terça-feira, 28 de maio de 2013

Convocatória para a selecção A

"O Paços de Ferreira deve ter de ser campeão europeu para ver os seus atletas chamados à selecção" Facebook do Paços de Ferreira.

Tendemos sempre a olhar para o que determinado jogador fez para justificar a sua chamada à selecção nacional. 

Na caixa de comentários do post anterior surge a pergunta "Não fez André Almeida mais do que Silvio na presente temporada?" Talvez tenha feito. Porém, no caso concreto duma selecção importa sempre escolher os melhores. Ter feito melhor não significa por si só que se é melhor. Fazer regularmente melhor, sim. 

A questão que se deve colocar não é tanto "o que fez ou não fez para cá estar", mas "o que poderá fazer / acrescentar cá". 

Percebo a ideia de premiar quem teve melhor ao longo de determinado período, sobretudo num período recente. Todavia, não concordo.

Há uns meses quando André Gomes foi chamado, a indignação dos que não concordavam com a chamada foi sempre pelos motivos errados. "O que fez ele a mais que X para estar na selecção?". Por cá, a discordância pela opção de Paulo Bento foi sobretudo pelo questionar "...que tem André Gomes para acrescentar?".

Muito recentemente foi aqui  escolhido o onze do ano em Portugal. Questionaram a ausência de André Martins. Vitor, André Leão e Hugo Viana fizeram uma época incrivelmente superior ao jovem craque leonino, que esteve ausente praticamente dois terços da época. Se passasse por mim a convocatória para a selecção nacional teríamos Martins preterido pelas escolhas que eu próprio tomei para onze do ano? Nem pensar! Recorde, a questão que se coloca não deverá ser "o que fez para cá estar", mas "o que poderá fazer quando cá estiver". Nesse sentido, deve ser relativamente indiferente se X foi melhor que Y. Ao seleccionador cabe escolher o melhor. Aquele que pela sua qualidade mais pode contribuir para o que virá, e não o que contribuiu para o que já aconteceu.

Carlos Queirós pensou diferente quando ostracizou João Moutinho.

André Almeida foi muito competente defensivamente. Não sei o que terá sido a época de Silvio. Não o observei uma única vez. Porém, optaria sempre pelo segundo. É incrivelmente mais jogador que o primeiro e poderá, garantidamente, ofertar mais do que Almeida.

Aqui vai, com os convocados de Paulo Bento, o meu onze. Assim estejam clinicamente aptos e fisicamente a um nível satisfatório:

Patrício, Amorim, Bruno Alves, Neto, Coentrão, Custódio, André Martins, João Moutinho, Ronaldo, Postiga e Nani.

P.S. - Não convocaria nenhum dos jogadores que tão brilhantemente levaram o Paços de Ferreira à pré eliminatória da Liga dos Campeões. Mesmo sabendo que no futuro, Josué possa vir a tornar-se jogador de selecção. Não o é agora, não porque jogue no Paços, mas porque aos vinte e dois anos ainda não tem o nível necessário. Potencial para lá chegar, há.

Adenda - Teria convocado André Martins ainda antes de se tornar titular no Sporting.

26 comentários:

Luís de Aguiar Fernandes disse...

O A.Leão não é hoje mais jogador que o Custódio?

André Gomes disse...

Miguel percebo todo o raciocinio mas os factores "o que fez para cá estar" e "o que pode acrescentar estando cá" não poderão estar relacionados na maior parte das vezes? Na minha opiniao sim.

Convocar um jogador pelo que supostamente vale, mesmo tendo em conta q possa ter feito uma epoca mediocre n será meio caminho andado para que ele tenha uma prestaçao medicore se for chamado?
Pelo contrario, um jogador que merece ser chamado pelo que fez tem maior probabilidade de responder de forma positiva caso seja chamado.

Nesta caso penso que o factor "forma actual/o que fez" tem que ter mais peso do que defendes.
Na minha opiniao o factor "qualidade/o que pode dar" tem que pesar obviamente mas bem misturado com o factor "forma actual/o que fez".

Miguel Nunes disse...

Para mim não. Há mt que defendo a titularidade do Custódio na selecção no lugar do MVeloso

Miguel Nunes disse...

Curiosidade. O Custódio tb n esteve no meu 11 da época.

Miguel Nunes disse...

André Gomes. Os melhores regra geral fizeram sp mais. Mas há pequenas excepções. Daí Custódio e André Martins e não Vitor e André Leão, por exemplo. Simplesmente pq são melhores, e por serem melhores podem ajudar-me mais a ganhar que os outros.

P exmeplo, o Nani pouco jogou. Quero lá saber, na selecção comigo jogaria sempre.

Anónimo disse...

és feio

Miguel Nunes disse...

mentira...

Joel disse...

Mas se Sereno e Ricardo Costa vão a selecção a questão dos jogadores do Paços e valida

Anónimo disse...

és és, é o André Leão que diz.
E o Vítor diz que cheiras mal.

Ronaldinho disse...

Oh Miguel podias ter escolhido uma fotografia melhor do Paulo, o pessoal assim não respeita as escolhas do homem pois está claro ahahah

Anónimo disse...

Nélson Oliveira em vez de Licá é muito mau.

Samuel Ramos disse...

E nao e' algo exclusivo de Portugal.

Se fosse pelo que faz nos clubes, o Podolski nunca seria chamado 'a seleccao alema. A verdade e' que ja' tem mais de 100 internacionalizacoes e continua a ser um perigo 'a solta naquele ataque demolidor.

Em Portugal lembro-me, por exemplo, do maniche e do costinha, que depois do porto pouco ou nada fizeram, mas na seleccao continuavam a ser indispensaveis.

André Gomes disse...

Ok percebo o teu ponto de vista. Nalguns jogadores isso verifica-se claramente como o caso do Nani. No caso do André Almeida já acho que a minha teoria tem mais sentido.

Em relação ao André Martins percebo o que dizes dele. Tem muita genialidade nos pés e essencialmente na cabeça. Mas nos dias de hoje não achas que um médio da sua zona do terreno precisa de mais golo?

Pedro S disse...

Ri-me quando percebi que achavas que o Moutinho não tinha ido ao mundial por uma decisão do Queiroz tendo em conta "o que deu" ou "o que pode dar". É bom seres um apaixonado pelo futebol, e um entendido do mesmo. Mas também não é necessário ser tão ingénuo.

Bom trabalho

portista_amadorense disse...

Miguel Nunes, e o Licá? É que taste sempre a esquecer dele. Não era melhor telo no banco em vez do Varela?
E Moutinho e Martins ambos a titulares, qual deles organiza o jogo? Ou tas pensar num Moutinho em funçoes de 8 e num Martins a fazer de 10?

Miguel Nunes disse...

Joel, como assim?

É que os centrais do Paços são mt fracos... O Sereno e o Ric Costa foram convocados p centrais. Pepe está castigado e R.Carvalho ostracizado...

portista_amadorense, n vi mts mts jogos do Licá. Os que vi foram suficientes para perceber que é um bom jogador. Mas não arrisco dizer que deva estar na selecção. Não por estar no Estoril, mas apenas pq n o vi tantas vezes como isso para ter essa certeza.

Moutinho int dto, Martins int esq

André Gomes, eu até gosto mais do AMArtins a pegar na bola mais cedo. A ter mais bola...

Aza Delta disse...

O Manuel Fernandes tem muito para acrescentar à selecção. Mais que Viana, Martins e que qualquer outro medio tirando moutinho e meireles. mas sabe-se lá porquê, o Paulo Bento não o convoca.

Miguel Nunes disse...

n vejo o MF jogar há mts anos. Ele tinha um potencial enorme! Não faço ideia de como esteja agora

Anónimo disse...

Está prestes a lançar um cd de hip-hop em turco.

Miguel Nunes disse...

a ser verdade parece q a carreira dele continua a seguir por onde se esperava... lol

Joel disse...

Mas não deixam de ser jogadores muito fraquinhos e que não têm nível para a selecção...

E se eles alcançam a selecção qualquer futebolista consegue... não me referia especificamente aos centrais do paços, mas há jogadores melhores por ai.

Em Portugal

Steven Vitória
Yohan Tavares
Aníbal Capela
Tiago Ilori


No estrangeiro

Daniel Carriço
Zé Castro
André Pinto
Jorge Teixeira
José Fonte

Pedro Rebelo disse...

e o Paulo Machado não merecia estar na convocatória?

Aza Delta disse...

A carreira parece seguir por onde se esperava?

Desculpem lá, mas para mim o Manuel Fernandes tem mais fama de que proveito de ser o bad boy.

Esteve emprestado 1 época em Inglaterra, no ano a seguir vai para o Valencia... e leva com o Koeman. No ano a seguir ganha a titularidade que perde porque se lesiona gravemente. Quando finalmente está a voltar, tem a hipótese de ir para o Inter do Mourinho, mas chumba nos testes médicos (estava a voltar de lesão), podia ter sido campeão europeu com o Mourinho, se isto não é azar...

Desde que foi para o Besiktas, tem-se afirmado como um dos melhores jogadores do clube e da liga.


Ninguém diz que ele é um super médio.Mas caramba nesta selecção tem mais que lugar. e considerando que paulo machado, carlos martins (numa forma péssima, diga-se de passagem), andré gomes, ruben micael (em alturas em que nem era utilizado no braga por lesão), amorim, são chamados à sua frente...

Em resposta ao tópico: ninguém contesta que o mais importante é o que cada um pode dar à selecção. Mas será que a forma que um jogador tem no momento não determina também o que pode dar nesse momento à selecção? por exemplo, o Martins esteve lesionado, faz 2 3 jogos no Benfica em que não convence e se mostra a um nível péssimo e sem ritmo competitivo. Não será isso um indicador de que não é uma boa opção para a selecção nesse determinado momento, embora o pudesse ser noutro momento da época?

Anónimo disse...

E o Pereirinha?

Miguel Nunes disse...

discutiria o lugar de DD com o Amorim. Estaria na selecção, claro.

Miguel Nunes disse...

Pedro Rebelo, o Machado n é mau jogador. Mas n chega.

Aza Delta, claro que o momento conta se falamos de limitações físicas. Não é disso que eu falo. Se um jogador não está apto clinicamente, ou se n tem condição física pq vem de lesão...

agora, é importante n esquecer uma coisa. É mt diferente vir de lesão ou vir de um longo período sem jogar mas sem lesão.

É que qd vens de lesão a tua condição fisica desceu abruptamente pq não treinaste. Se treinas sp tens condição física. Pode n ser a melhor pq a competição é um ponto de intensidade elevada que contribui para a melhoria da condição física, mas... o jogador está disponível e a 100 porcento e com capacidade para jogar mt tempo.