sábado, 18 de maio de 2013

Fala Costinha


Costinha, treinador do S.C Beira Mar acedeu ao pedido do Posse de Bola e do Lateral Esquerdo para responder à algumas questões.
O antigo internacional português deixa assim algumas respostas e alguns segredos que prefere não revelar, por agora.


1 - Porquê o 442 losango?

Porque permite ter controle do jogo na zona central além de uma posse de bola mais intensa ( isto se equipa adversaria jogar com 2/3 médios)

2 - Qual é a característica mais importante num jogador de futebol?

A inteligência

3 - Qual o jogador com quem partilhou o balneário (colega ou seu jogador) que mais o impressionou (dentro do relvado) e porquê?

Vários . Destaco Jorge Costa porque nunca falhava um treino mesmo se estivesse lesionado e porque exercia a função de capitão todos dias e com todos de igual forma.


4 - Que variáveis considera quando constrói um exercício? E que importância dá ao "jogo" (não necessariamente o 11x11, mas 7x7, 8x6, o que for, mas jogando) no processo de treino?

Passam todas primeiro pela nossa forma de jogar depois adaptadas as nossas melhores qualidades individuais que por sua vez têm de fazer um colectivo forte. O resto é segredo...

5 - Qual o momento (ofensivo / defensivo) que dá mais primazia no processo de treino e porquê?

Guardo para mim ...

6 - Que preocupações com os feedbacks durante o treino? Alguma estratégia?

Sim tento sempre transmitir que se não se treinar a pensar no jogo, o jogo nao sairá da forma como o preparamos, além disso e importante sensibilizar os jogadores que muitas das más acções dos jogos advém dos treinos.

7 - Em que se centra durante a palestra que antecede o jogo? E na do intervalo? E no final?

Sempre na motivação , concentração e moderação.

8- Quem é para si o melhor jogador da liga portuguesa?

João Moutinho

9- Porquê?

Porque joga sempre numa rotação alta, é muito inteligente na abordagem do jogo , domina  a jogada ofensiva / defensiva e posse/controlo desse mesmo jogo.

10- Quem é para si o melhor jogador do mundo?

Cristiano Ronaldo

11- Porquê?

Porque pensa o treino como o jogo , porque decide um jogo a qualquer altura , porque sozinho carrega uma equipa , porque mesmo em baixo forma consegue ser melhor que um bom jogador e porque se prepara /aperfeiçoa diariamente para a profissão que exerce.

8 comentários:

-37! disse...

Podia ter dito tanto e disse tao pouco

André Sousa disse...

Das duas uma. Ou mentiu quando disse que aquilo que mais valorizava era a inteligência num jogador, ou então é só patriota.

Manuel Humberto disse...

As referências a João Moutinho enquanto melhor jogador Português do campeonato são um bocadinho chatas, quando juntamente com o presidente do Sporting engendrou e/ou abençoou a transferência do então capitão de equipa para o FCP. É daquelas coisas, como Paulo Bento quando no período de maior fulgor do atleta não se importou de 'correr' com Carlos Martins do Sporting. Anos mais tarde, já o achou digno (e bem) de representar a selecção Nacional.

O ano passado tive oportunidade de cumprimentá-lo, na «Loja Verde». No dia do Sporting CP - Marítimo para a Taça de Portugal, vitória do Sporting por 3 x 0. O jogo foi de noite, vi-o de manhã. Ele estava no interior da Loja com o filho. Disse que queria cumprimentá-lo e estendi a mão. Ele muito gentilmente, acedeu.

Muito boa a menção a Jorge Costa, faz sentido quando duas das maiores referências de Costinha, a nível de jogadores que admirou, foram Oceano (Sporting CP) e Bryan Robson (Manchester United).

3 jogadores numa mesma linha, capitães durante longos anos, homens íntegros, trabalhadores e dedicados aos clubes que serviram.

São pormenores que dizem alguma coisa de Costinha, e dizem bem.

Metralha disse...

Essa resposta do João Moutinho é mentira não é? Foi só para os sportinguistas ficarem com azia nesta semana de alegria?

Pablito disse...

Já vi pedras da calçada com ideias bem mais interessantes...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não gostei...

Muitas respostas cheias de lugares-comuns, e algumas não-respostas, e depois diz que a característica mais importante num jogador é a inteligência e que o CR é o melhor do mundo.

Não bate a bota com perdigota!

Como treinador não o conheço (só vi o jogo contra o Benfica onde o Beira-Mar fez uma óptima apresentação) mas parece-me que vai ter de comer muita palha para chegar a algum lugar de destaque...

rsa disse...

Outro exemplo de competençia consegue perder com o scp no joo decisivo mais um grande treinador do fcp :)

Bernardo disse...

epá, muito interessante...not!