segunda-feira, 20 de maio de 2013

FC Porto x SL Benfica. 2nda Parte.







33 comentários:

V disse...

tu és o melhor nas análises. MAS MELHOR QUE GARAY?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NUNCA

Miguel Nunes disse...

são praticamente do mm nível na verdade. Garay ganha mais no ar, Otamendi no chão. São os 2 melhores. Nem sei se jogam na Argentina, mas se n formam dupla lá, é uma loucura do seleccionador.

HerrKommandant disse...

O otamendi o melhor central a jogar em Portugal?!? hehehe, por favor... mas só se for porque o Garay não é deste campeonato...
A questão de que "os portistas não deixam respirar" e da sua "dinâmica" terá alguma coisa a ver com aquilo que o Casagrande disse?

off-topic: má noticia para o futebol nacional. Foi hoje nomeado o árbitro da final da champions, e não foi o hugo miguel! Vergonhoso

hertz disse...

Bem, eu ia falar nessa frase de dizeres que o Otamendi é o melhor DC em Portugal em detrimento do Garay mas vi que já respondeste.
O Garay é titularissimo na Argentina e tem feito dupla com o Federico Fernández (está no Getafe emprestado pelo Nápoles). Por acaso a defesa da Argentina, desde que lá está o Sabella, tem estado bastante compacta e consistente (muito por culpa do Mascherano também que ajuda os defesas e limpa tudo), mas também acho que a dupla ideal na Argentina seria Garay-Otamendi.

Em relação ao Danilo confesso que o acho um bom jogador mas não mais do que isso. Por exemplo, o Alex Sandro, esse sim é craque (o Benfica tem de arranjar 2 laterais deste calibre...para ontem)

Luis Santos disse...

Miguel, sabes quem vai à selecção na vez do Otamendi? É um rapaz que gostas muito e joga no Sporting? :P
Por acaso, acho que ele é chamado como lateral, mas os que vão no lugar do Otamendi também não são grandes peças...

Quanto à questão 433 vs 442, acho que se prende pela posição do James quando o Porto defende. Por norma, não fica no meio, vai para a ala e volta o Lucho (ou o Moutinho) para o meio.

Cumprimentos!

Pedro disse...

Sei que é uma grande lata da minha parte mas vou fazer-te uma pergunta simples que gostava que respondesses com alguma elaboração:

Qual o melhor modelo de jogo, o do fcp de VP ou o do SLB de JJ?

Miguel Nunes disse...

Sim Luis, o Rojo vai p defesa esquerdo. Se jogasse a central e Otamendi sem ser convocado era qq coisa do tipo jogar o Vieirinha no lugar do Ronaldo.

Miguel Nunes disse...

Para ganhar a Liga Portuguesa? O do Jesus deste ano, em que controla mt bem as transições. Jesus teria sido campeão só c 4 ou 5ptos perdidos se tem Danilo e Alex Sandro nas laterais. Nem era preciso mais, apesar de haver mt mais jgoadores do FCP q entram no 11 do SLB

Miguel Nunes disse...

ahh esta das laterais n tem a ver com os problemas defensivos dos laterais do SLB q são super competentes. Mas os do FCP são laterais de Real Madrid ou Man Utd. Os dois. Ofensivamente partem um corredor todo e a defender são mt bons tb.

hertz disse...

Oh Miguel, e agora onde o Benfica vai arranjar laterais desse calibre? Tens alguma sugestão de algum que ainde aí no mercado?
Bem...como o Insua joga no Atl. Madrid e o Benfica adora fazer negócios com eles (comissões...) acho que é uma forte hipótese em cima da mesa no entanto sempre me deu a sensação que a defender deixa algo a desejar. Achas que o Insua seria uma boa opção, um upgrade, para o Benfica?

Miguel Nunes disse...

Insua... para isso fica o Melgarejo q é ela por ela. Até é mais rápido o paraguaio.

N conheço mts não acessíveis ao SLB, pq eles são mm topo dos tops.

Só se for o Coentrão... Deve ser o q está mais barato que tem um nível próximo do Alex Sandro.

Anónimo disse...

O Danilo desiquilibra com uma simplicidade impressionante, mas como n é de fazer piscinas até à bandeirola de canto e cruzar ao calhas não gostam dele. O Hector Herrera que vem para a próxima época faz muito bem esse papel de descair para a direita, espero que jogue aí passando o Lucho para a esquerda já que Moutinho vai sair.
Viste alguma coisa do Herrera pelo México Miguel?

Miguel Nunes disse...

nc vi nem 5min do Herrera.

É isso mm anónimo. Se fossem contar o n de golos q se iniciam nas vezes q o Danilo ultrapassa o extremo trazendo a bola, como se impõe para dentro, ficariam espantados de certeza!

artur semedo disse...

o danilo tem três vezes mais assistências e golos que o alex sandro, na época toda. e, ainda assim, o pessoal só olha para o outro lado... deve ser por ser o lateral esquerdo! :)
a mim parece-me que ele [o danilo] "sofre" por ser um bocado mais "responsável" que o alex sandro, ou seja, vai lá à frente, mas sempre mais assertivo, e quando sabe que é para ser. mas posso estar enganado, claro...

Anónimo disse...

É o q faz o Ola john!
Apesar de ser extremo

DC disse...

Oh pah tanto Danilo como Alex Sandro são muito bons, mas o Alex Sandro tem pormenores incríveis, é imparável no 1 para 1 e é por isso que é mais apreciado pelos adeptos.

O Danilo é muito bom, inteligente e competente mas não tem aquela irreverência do Alex, além de ser fisicamente um pouco pior.

Quanto ao que disseste Miguel, da mesma forma que o modelo de JJ beneficiaria com 2 grandes laterais, o do Porto com uma Salvio ou Gaitan em vez de Varela e com uma alternativa do tipo Lima a Jackson seria imparável.
O Porto tem a melhor defesa de todos os campeonatos da Europa, é assim que se ganham campeonatos normalmente.

DC disse...

E claro, o auto-golo contra o Braga ou esta expulsão em Paços prejudicam a imagem do Danilo face à do Alex. Isso e ter custado mais.

Anónimo disse...

Bem, acho que o Porto joga mesmo em 433, apesar de nos últimos jogos tem jogado mesmo a médio, a 10 onde é realmente bom mas a ideia é sempre o 433.
O Otamendi quando está com cabeça é excelente e esse ano tem sido o seu melhor ano desde que está em Portugal apesar de não concordar quando dizes que ele é rápido, o Garay é excelente também neste lote incluo o Mangala que ainda é mais novo e penso que irá atingir um nivel mais alto que os outros 2.

wishmaster disse...

Miguel, se o Jota saísse, confiava-te o meu Benfica de olhos fechados ;)

Os laterais do Porto são de top, no entanto, custaram um absurdo para a realidade portuguesa.

Gostava de te lançar um desafio, para o modelo de Jesus, quem irias buscar (realisticamente) para conquistar o título e lutar por uns quartos de final da champions?

Um abraço.

Benfiquista Tripeiro disse...

Miguel, não achas que o Garay destes últimos 2 meses baixou um pouco de rendimento? Vi-o algumas vezes a perder em velocidade com avançados que não são especialmente rápidos e a ter algumas más decisões, umas salvas por outros colegas, outras que deram golos importantes. Se achas que sim, porque achas que é? Cansaço físico? Cansaço mental? Esta última não me parece, pois pelo pouco que o ouço falar, parece-me ser um líder e com uma personalidade muito forte.

V disse...

Achas o Alex Sandro melhor q o Coentrão do Benfica?
É uma pergunta sem malícia

João Silva disse...

Pois, olham mais para o Danilo porque custou 18M€, enquanto o Alex Sandro "só" custou 11 (segundo a CMVM).

Agora, Otamendi melhor que Garay?
Queres ver que anda toda a gente enganada?
Porque razão não aparecem equipas a quererem o Otamendi, se é assim tão bom?

Rui Sousa disse...

Vou voltar a referir o que já tinha referido noutro post: FCPorto Campeonato 2012/2013 14 golos sofridos!
Ora vejamos, os golos sofridos pela europa:

Porto 14
Bayern 18
Paris SG 22
CSKA 22
Juventus 24
Atlético Madrid 30
Ajax 31
Man City 34
Galatasaray 35

Não sou do Porto, mas há que reconhecer a qualidade de Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala

Miguel Nunes disse...

wishmaster, para te responder tinha de ver mt futebol, coisa q infelizmente n faço :) Portanto era ver se dá para fazer regressar o Coentrão

V, mesmo que fosse com malicia a resposta seria a mesma. São do mm nível. São dois dos melhores que estão na Europa.

Roberto Baggio disse...

Menos quantos jogos? Isto sem pôr em causa a defesa do porto que é top...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá que raio de perguntas...

O Benfica com o tamanco do Emerson chegou aos quartos da Champions. E com um bocadinho de sorte tinha passado às meias - com o Javi Garcia e o Emerson a centrais, na segunda mão, contra a equipa que depois eliminou o Barça e foi campeã europeia.

O jogo é colectivo não é individual. Entre quem entre na equipa tem é de conhecer as ideias e os princípios do jogo.

O talento individual depois ajuda a marcar diferenças. Óbvio.

Henrique disse...

Comprar uma defesa em Portugal com uma de outro campeonato é um esforço inglório: temos menos jogos e um nível muito baixo (tirando o meio da tabela para cima).

Mas de acordo, o Porto tem uma defesa de nível mundial. A questão é que conseguiu fazer um investimento ao nível de um clube de de outro campeonato. Como já aqui foi referido várias vezes, 25M (foi este o valor?) por dois laterais só está ao alcance de meia dúzia de equipas na Europa.

Não quero com isto desvalorizar o valor do Porto, mas é uma análise que nunca é feita em Portugal. Só se fala nos orçamentos quando o Braga passa uma eliminatória contra uma equipa estrangeira, ou quando o Benfica ou Porto ou Sporting perdem pontos contra um Olhanense desta vida.

Mas outra coisa não seria de esperar do jornalismo e dos comentadeiros desportivos.

Daniel Santos disse...

tem media inferior a 0.5 golos por jogo não ha igual na europa (menos 4 jogos que o bayern mas menos 4 golos)...

Daniel Santos

LGS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LGS disse...

Miguel, duas perguntas, se calhar um bocado ingénuas.

1º Achas que o João Cancelo tem potencial para ser um lateral acima da média?
(Isto porque do pouco que vi do miudo acho que tem uns pézinhos de ouro, mas não sei se lhe falta algo para no futuro atingir um nível top. E se o mercado está tão caro/com pouca oferta de laterais acima da média, será que não se poderia procurar uma solução "em casa"?)


2º Achas que um jogador com as características/experiência de um junior de 2º ano (como acho que é o caso do Cancelo) poderia ser integrado no plantel do Benfica e ser uma solução para a próxima época (Não logo no inicio, mas aos poucos, como aconteceu este ano com o André Almeida)?

(Quanto à idade, o Alex Sandro não tinha 19 anos quando chegou ao Porto? Bem sei que já era titular do Santos, e por isso pergunto, pode um junior de 2º ano passar directamente de uma equipa de juniores/equipa B para o plantel principal de uma equipa como o Benfica?)

Miguel Nunes disse...

Eu não conheço assim mt bem o Cancelo... Ouvi falar mt e bem, mas ver com os meus olhos... só vi em resumos. Claro q o q aparece nos resumos é francamente bom. Mas isso corresponde a 5por cento das suas acções em campo, portanto não posso opinar.

Sim. Se tiver u grande potencial, acho que mais que poder, DEVE ficar no 1º ano a treinar com o plantel sénior. Até pode competir com a equipa B. No 2ndo o ano ao treinador cabe perceber se será titular, se não... empréstimo na 1a Liga. No 3o, é para regressar para assumir o lugar :)

LGS disse...

Obrigado pela resposta.


Eu vi alguns jogos (não muitos) e a opinião com que fiquei é que tem muito potencial (a maneira como controla a bola faz-me lembrar o diMaria), embora seja um pouco indisciplinado nas suas acções. Acho que um ano com JJ serviria para ele aprender e crescer muito e ir sendo integrado como o Almeida foi este ano.

O Benfica e a selecção bem que agradeciam que o seu potencial se confirmasse...


PS - Acho que já disse isto antes, mas nunca é demais repetir, é sempre um prazer ler o que escreves aqui no blog e ainda mais interagir contigo. Espero que continues por muito tempo. =)

Gonçalo Teixeira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=huREpWK104I O que acham do irmão do Matic? As comparações com o Nemanja são inevitáveis. A um nível de dificuldade menor parece ter muito talento. Pode ou não vingar num clube como o Benfica, de qualquer das formas parece um jogador muito interessante.