terça-feira, 21 de maio de 2013

Jurgen Klopp

"Apesar de estarmos II Divisão, fomos o primeiro clube alemão a jogar em 4x4x2 sem libero. Vimos um vídeo muito chato, mais de 500 vezes, com o Sacchi a treinar a defesa, sem bola, com o Maldini, Baresi e Albertini. Pensávamos que se os outros fossem melhores tínhamos de perder. Depois aprendemos que tudo é possível, podemos bater os melhores usando táticas"

Quase cinco anos após o início do blog, palavras de Klopp que descrevem o propósito de o termos iniciado. A primazia da táctica sobre todos os outros factores, que devem e surgem em redor do primordial. Técnica, físico e psicológico sempre associados ao objectivo principal de cada sessão de treino.

27 comentários:

Joao Rodrigues disse...

O melhor é ainda ele a falar do Kagawa está muito bom

Elio Ribeiro disse...

Boas, podem colocar o meu Blog sobre o Benfica na vossa lista de blogues do Glorioso ? Depois faria o mesmo.

O meu Blog: http://agendadoglorioso.blogspot.pt/

Saudações benfiquistas

Miguel Nunes disse...

A saída de Kagawa para o Manchester United: [Antes de comentar bateu com a palma da mão na testa] «Shinji Kagawa é um dos melhores jogadores do Mundo e agora joga 20 minutos no M. United...a extremo esquerdo! O meu coração parte-se. A sério, vêem-me as lágrimas aos olhos. Médio centro é a melhor posição para ele. É um médio ofensivo com um dos melhores instintos para o golo que conheço. Chorámos vinte minutos nos braços um do outro quando nos despedimos»."

Completamente de acordo. É um desperdício de talento! Contra o Real ainda jogou como 2ndo avançado durante um período, com Rooney a ext esq

Miguel Nunes disse...

Elio, já adicionei

Ungarrr disse...

Link da entrevista?

Ungarrr disse...

Link da entrevista sff. Obrigado.

Miguel Nunes disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/alemanha/jurgen-klopp-dortmund-borrussia-alemanha-champions-liga-dos-campeoes/1452099-1484.html

Miguel Nunes disse...

obrigado LGS. Uma vez q financeiramente isto n compensa, são sp alguns elogios que me fazem prosseguir.

abraço

Elio Ribeiro disse...

Muito obrigado Miguel Nunes, tambem vou já adicionar. Abraço

KARLOS disse...

Salve miguel

Engraçado q pra mim o q está acontecendo hoje é a evolução do q Arrigo Sacchi pregava (claro q misturado com a holanda de 74), no q diz respeito a defesa em zona, o Benfica é a prova disso... Até parece q foi o Sacchi quem treinou!!

Eu procurei um post aqui, acho q do PB sobre o Arrigo Sacchi e não achei, o q houve foi excluído?Esse post explica muita coisa!!

Abraço Miguel
;)

B Cool disse...

Embora compreenda a importância das tácticas, há algo que as exponencia ou quebra e esse algo é o factor humano, o saber gerir esse factor humano. Por isso é que dizes que VP é um grande treinador e na verdade ele não o é, como JJ também não é. São bons treinadores, mas falta-lhes algo e esse algo é diferente mas parecido, falta-lhe a humildade. VP é um bronco em termos de relações humanas e não consegue ter um discurso verdadeiramente inspirador. JJ também tem limitações relacionais, mas o seu maior problema é o seu ego que o cega e o afasta da realidade.
Como diz o Manuel Sérgio, para se ser treinador de futebol, tem que ser mais que treinador de futebol.
Volto ao início, as tácticas são muito importantes, são uma condição necessária para se ter sucesso, mas uma condição não suficiente, por isso embora importantes, não são o mais importante e o que a entrevista mostra - pelo menos a do guardian - é que há algo mais importante e maior em Klopp que as tácticas, que é o lado humano. A experiência na Suécia é reveladora disso mesmo.
Independentemente disso MN, adoro ler o teu excelente trabalho em que dissecas tacticamente o jogo e nos ensinas a perceber melhor certas coisas.

Miguel Nunes disse...

Karlos, nenhum post foi excluído

grande abraço

Joao disse...

Era este o treinador que dava um jeito do caraças ao FC Porto...


Unknown disse...

Karlos....deverias saber os varios tipos de lideranca....cada uma tem coisas boas e mas. Poderemos olhar de varias formas para as liderancas!!!!!!ja pensaste, se as equipas de jesus, conseguiriam ser tao perfeitas, se ele nao fosse assim? Nao se chateasse tanto? Ja pensast se as equipas de mourinho, jogavam tanto a bola, se nao fosse ele a enfrentar os bois, desreponsabilizando sp os atletas?ja pensast se o vp fosse mt bonito a falar, seconseguia transmitir as ideias dele? Ng eh perfeito.....tudo depende de jogadores e restante estrutura!,

-37! disse...

"I got more in life than I was ever supposed to get – family, money, football. None of my teachers, or my parents, ever believed this would happen to me. So how can this perfect life of mine be spoilt because they take our players? It's better if they stay but I'm not sure we'd be stronger. You need change to make the next step in the team's development. If all these players had stayed I would have to go because there'd be nothing new. If I say 'Go left', they would say: 'You've told us that 200 times – we don't want to hear your voice any more.' That's life – so you need new players. It's not an easy situation but I can handle it. I am an absolutely normal guy but it's not so difficult to find a moment to be their friend or, well, [he grins] teacher."

Manuel Humberto disse...

Karlos:

http://lateral-esquerdo.blogspot.fi/2013/01/arrigo-sachi-quase-vinte-e-cinco-anos.html

Pedro disse...

B Cool, e é por isso que se explica que treinadores tacticamente mediocres consigam vários sucessos ao longo da sua carreira. São líderes natos, conseguem criar o espírito de grupo que leva os jogadores a dar tudo em campo (sim, eu sei que esta vertente é desprezada por muitos teóricos do trabalho e qualidade do trabalho/táctica) mas que é um factor importante lá isso é.

E basta ver o que a maioria dos jogadores de Mourinho diz sobre ele. É que para além de ser um génio da táctica/treino, Mourinho é um líder que faz os jogadores morrer em campo por ele. E isso, depois, faz toda a diferença naqueles "pormenores" que podem influenciar um jogo, uma competição.

Rui Sousa disse...

Eu acho o Mourinho um treinador razoável em termos tácticos. Pode ser muito bom a nível da motivação dos jogadores e de desviar o foco das atenções e da pressão para ele, mas acho-o limitado em termos tácticos. Há treinadores bastante mais competentes que ele a esse nível, como é o caso do Klopp, não o achas Miguel?

PedroF disse...

"«Messi é um jogador incrível, que nunca sonhei ver jogar. Viram aquilo que fez contra o PSG? Sozinho e meio coxo resolveu a eliminatória e colocou o Barcelona nas meias-finais da Champions. A simples presença dele muda as partidas. E o pior nisto tudo é que não podes fazer nada para pará-lo, Leo encontra sempre uma alternativa. Se achas que vai pela esquerda, aparece pela direita ou vice-versa. É mágico, algo do outro mundo. Não há tática que possa travá-lo», elogiou o alemão, que na entrevista ao diário AS falou ainda sobre o português CR7. "

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=403692

Miguel Nunes disse...

PedroF numa entrevista mt boa de pré-época do Jesus, não sei em qual das pré-épocas, ele refere que a única equipa impossível de travar tacticamente é o Barcelona. N pelo tiki-taka, mas pq "tem o Messi. Pega na bola deixa 3,4,5 jogadores para trás. Não há nada que se possa fazer para contrariar isto"

Tsubasa disse...

Na senda das entrevistas, esta não diz muito de novo, mas fica o apontamento que se relaciona com o post:

"Sou um médio criativo, gosto de jogar atrás do avançado ou como organizador. Em Portugal, mudei a minha forma de jogar, porque evoluí taticamente e participo mais na vertente defensiva."

Carlos Eduardo (ex-Estoril Praia) que acaba de assinar com o Porto.

KARLOS disse...

Unknown

"deverias saber os varios tipos de lideranca....cada uma tem coisas boas e mas"

Eu sei q existe isso sim, mas eu só quís entrar no mérito das vertentes táticas, apenas isso...

Manuel Humberto

Valeu pelo link, obrigado

Abraço a todos do blog
;)



Anónimo disse...

Olá Miguel, o que pensas do Ricky Alvaréz?

Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

Miguel Nunes disse...

O JS, tu pões-te assim a desvendar essas coisas :) Assim, o comentário n pode passar!

obrigado pela info

abraço

Henrique disse...

Miguel Nunes, em casos de os clubes terem treinadores normais (não vale a pena com Sá Pintos e Quiques) o que decide a maior parte das coisas, na minha opinião, é a qualidade dos jogadores. Todas as equipas podem tentar arranjar um óptimo treinador, pois há sempre mais que um no activo. Agora, Messi só há um.

Um abraço

Miguel Nunes disse...

Henrique, claro :)

abraço

Anónimo disse...

O James no 11 ?'!???