quinta-feira, 16 de maio de 2013

Porque é que este Benfica não esteve no Dragão?

É uma questão legitima. Porém, a diferença não esteve no Benfica. Antes no adversário dos encarnados.

O FC Porto é mesmo uma equipa de nível mundial (que ironia terem de voltar a ler aqui isto, não é?) e não deixou de o ser por ter perdido com um elemento a menos em campo para o Málaga, que recorde-se viu-se eliminado da Liga dos Campeões por um super finalista Borussia Dortmund, no período de compensação com um golo pleno de irregularidades várias. Mas o Málaga até poderia ter a qualidade do Olhanense, que "acidentes" acontecem, e o FC Porto não seria menos competente e menos forte por um resultado.

O FC Porto não é só bastante superior ao Chelsea. Como aliás, também o SL Benfica colectivamente o é. O FC Porto beneficia de ter um excelente treinador, bastante superior ao bom e muito titulado Benitez, por exemplo, que conhece como ninguém o adversário que enfrentou no fim de semana. Ao contrário do Chelsea, que percebia-se não sabia bem para o que ia. Ainda que tenha corrigido um pouco as coisas na segunda parte, quando começou a condicionar a primeira fase da construção encarnada.

É soberbo o futebol do Benfica quando o adversário não tenta controlar logo no primeiro momento as investidas encarnadas. Garay sem pressão entrega com qualidade em Matic e/ou Enzo. Matic recebendo e enquadrando, mesmo que com pressão é fantástico. Tem mil formas de dar seguimento com muita qualidade ao ataque, e descobre normalmente Gaitán entre sectores, e ai o argentino tem estado a um nível impressionante. Porém, condicionar a primeira fase ofensiva dos encarnados significa desmoronar metade do potencial perigoso do SL Benfica. Os centrais jogam longo, a bola não passa por Matic, não chega com qualidade a Gaitán e não se perde tudo, mas bastante.

Sporting, Estoril e FC Porto. Três dos adversários mais recentes dos encarnados que o perceberam, e que fruto disso colocaram mais dificuldades ao Benfica que qualquer outro em praticamente toda a temporada encarnada.

Não foi um Benfica diferente em Amesterdão. Foi um adversário incapaz de o conhecer e controlar. A diferença de qualidade e produção ofensiva esteve sobretudo nas diferenças entre adversários. O FC Porto é bastante superior colectivamente ao Chelsea e sobretudo tem um treinador de grande qualidade que sabe como ninguém como travar o Benfica de Jorge Jesus.

Menos Benfica na segunda parte em Amesterdão deveu-se acima de tudo a uma nova organização / estratégia blue. Menos liberdade aos encarnados na saída de bola encarnada, Benfica a jogar longo mais vezes, Matic com menos bola, Benfica com menos ataques prometedores. 

120 comentários:

Anónimo disse...

loooooooooooool consegues atingir o nivel ridiculo dum lagarto que viu o seu clube acabar ontem

Mike Portugal disse...

Os treinadores Portugueses são, genericamente, superiores a quase todos em questões tácticas. Não têm é acesso a planteis de milhões.

Mas se JJ fosse treinar o Real Madrid, acho que assistiríamos a uma nova era em que o Barça não seria campeão tão facilmente.

Pedro disse...

E de uma assentada demonstras bem como é fácil derrotar o esquema táctico de Jesus.
Um tão bom treinador, como defendes, com uma táctica tão simples de ser condicionada, travada e ultrapassada. É, no mínimo, estranho.
E se analisarmos que JJ NUNCA conseguiu dar a volta a essa situação, quando o adversário o consegue bloquear, ainda mais estranho fica.

João Silva disse...

Miguel, ainda tens de pormenorizar o "excelente" de Vitor Pereira...

Tenta fazer um comparativo, VP/JJ, em alguns aspectos, como esquema tático, mentalidade, linguagem jogadores, substituicoes, pressão,etc..

Anónimo disse...

Mike portugal, desculpa nao percebi.... com jesus no real madrid era o inicio de uma nova era???? desculpa mas para esse comentario so tenho uma resposta.....ah ah ah ah!!!!

Miguel Nunes disse...

às x, por ti, gostava de ver o SLB com outro treinador, a definhar como definhou durante 20 anos, até perceberes a diferença, Pedro.

Anónimo disse...

Após o jogo e declarações do próprio JJ, será que para o ano o veremos treinar o FCP?

Aí veremos a perda do SLB e o aumento do poderio do FCP!

T disse...

O Porto é um clube de nível mundial a comprar árbitros, dirigentes, e treinadores/jogadores adversários.

O Porto é tb um clube de nível mundial a condicionar os adversários, que sentem medo da violência verbal e física (bolas de golfe, pedradas nos autocarros, etc.), e sentem medo tambem da aura de suposta invencibilidade que se instalou.

O Porto é tb um clube de nível mundial a condicionar a imprensa, que os protege em quase tudo, abafa os seus problemas, abafa os erros, os maus momentos, e cria fait-divers sobre os adversários que distraem do que de mal se passa no Porto.

O Porto é tb um clube de nível mundial a motivar os jogadores para odiarem o Benfica. O ódio é tão grd que se superam. Saem do Porto e nunca mais voltam ao mesmo nível.

O mérito, se é que existe, sabendo-se de tanta corrupção, é a motivação que incutem nos jogadores.

O Málaga perdeu 1 a 0 com um fora-de-jogo do tamanho da inveja que todos os anti-benfiquistas sentem.

Este Porto se jogasse metade do que o Benfica joga, este ano tinha ganho com 30 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

O Benfica para ser campeão tem de ser estratosférico. Não chega ser MUITO melhor.

O Porto se estivesse com a qualidade do Benfica, e com as habituais ajudas de que todos os anos beneficia, chegaria a esta altura com tantos pontos de avanço, que preparia a final europeia com duas semanas de antecedencia.

Este Porto sem as maos dos Danilos e Alex Sandros, sem as porradas do Mangala, sem o Moutinho a poder fazer 4 faltas para amarelo por jogo, sem os mergulhos habituais nas areas adversarias... e PIOR QUE TUDO ISSO, sem a conivencia de adversarios mansos (p.e., Nacional da Madeira, Setubal, Academica, Braga), e sem ter dirctores, presidentes, jogadores e ex-jogadores espalhados por toda a primeira liga... coitado do Porto, no dia em que o jogo sujo ja nao funcionar...

Pode ser mt organizado, pode ser mt seguro, mas brilhantismo futebolstico so viste em dois ou tres jogos esta epoca. No resto, o Porto foi sofrivel.

O Braga este ano vendeu o LIma ao Benfica e de castigo acabou-se os brindes de arbitragem. Pro ano, nem que o Vieira quisesse muito, o Salvador voltaria a dar benesses.
O Guimaraes, qd andava amigado com o Benfica, era constantemente prejudicado por arbitragens, chegou a estar para descer. O Maritimo, no ano que se seguiu a polemica com o Kleber, andou para descer. Sao tudo coincidencias.

Num futebol menos podre, em 4 anos o JJ teria sido campeao no benfica em 3, de caras.
No ano do AVB, na quinta jornada ja tinhas sido roubados em tres jogos. Dps, com o avanço ganho, com a habitual força mental que existe na terra da tripa, fez-se o resto.

Este Benfica e este JJ merecem a gloria.
O ano passado o Bayern tb perdeu tudo. Este ano ganhou o campeonato com um avanço gigante, e este ano esta outra vez na final da champions.

O benfica no proximo ano vai cilindrar o Porto.

Dejan Savićević disse...

como poderia jesus mudar a saída sob pressão do adversário??
atuar com mais um homem no meio campo, ou aqui a qualidade individual tem interferência?

Ricardo Perna disse...

A questão que subsiste depois de ler o teu post (mais uma excelente análise), Miguel, é:

- o que se poderia fazer diferente?

- JJ deveria ter um esquema de jogo diferente, para outras situações, em que regressasse aos losango do meio-campo, com o Gaitan mais fechado, Enzo mais à direita e Aimar no apoio aos 2 pontas de lança? Poderia ter dois sistemas diferentes, teria tempo p ter os odis afinados durante a época?

- ou consideras que dentro deste esquema poderia ter uma alternativa para quando condicionassem a saída de bola do Matic sem ser as bolas longas para os pontas de lança? Lembro-me que há uns tempos era o David Luiz quem saia a jogar, às vezes, de forma louca e suicida, é certo, mas dava uma alternativa... se sim, em tua opinião, de que forma o Benfica podia ajustar o seu modelo de jogo quando Matic e Enzo são pressionados e não conseguem construir?

Miguel Nunes disse...

Jesus no Benfica é isto, Pedro

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=110698

qd ele sair e as suas épocas deixarem de contar p o ranking lá voltará os potes 3 da ordem

T disse...

Se o Benfica jogasse o que Porto este ano jogou (e no ano passado), o treinador já teria sido COMPLETAMENTE TRUCIDADO quer pelos adeptos, quer pela imprensa.

O Porto a jogar mete sono. Até os adeptos portistas o reconhecem, na maioria dos jogos o Porto é uma seca, joga mal, joga lento, joga previsível, e depois, a qualidade individual dos jogadores desiquilibra, se antes os árbitros já não desiquilibraram.

Os próprios portistas o dizem, estão desejosos de ver o Vitor Pereira bazar, estão fartos. Gostam de ganhar, adoram que o Benfica perca, mas já nem conseguem ter o mesmo prazer. Sabem que mesmo com corrupção instalada, o Porto não brilha.

Por isso é que não percebo como é q consegues elogiar tanto uma equipa destas. No ano do AVB eu perceberia, pq eles realmente jogaram bem, tiveram o seu mérito, tinham jogadores melhores do q têm actualmente... mas este ano? O ano passado?!?

Miguel Nunes disse...

Savicevic (jogas tanto! Gostava tanto de te ver jogar), Masterzen (no post anterior) e Ricardo, vocês assim obrigam-me a pensar... e não tou c mta vontade disso. Já tenho de pensar nas minhas coisas, qt mais nas do JJ. O JJ tem o plano alternativo. Mesmo quando joga directo, há um plano, naõ é aleatório. Mas n tem metade da qualidade do plano A.

Andre disse...

Miguel a forma mais fácil de explicares que este Benfica nunca poderia estar no Dragão é esta:
Só há uma bola e ela está muito tempo na posse do Porto.Quando a perde pressiona logo não deixando a equipa jogar.

Miguel Nunes disse...

basicamente foi isso q tentei dizer, sim, André :)

Ricardo Perna disse...

Por não ter metade da qualidade do plano A é que sou levado a pensar que ele verdadeiramente nunca pensou a sério que alguém fosse capaz de lhe estragar assim tanto o plano A... :)

Eu acho, tb sem pensar muito, reconheço, que seria de apostar mais nas saídas ofensivas pelos laterais, coisa que ele tinha resolvida com o Coentrão, mas que nunca teve com o Melgarejo, ou com o Maxi (independentemente da qualidade técnica do jogador), que até sobe bem, mas este ano pareceu sempre mais retraído que em épocas anteriores nesses movimentos...

Miguel Nunes disse...

Uma coisa que acredito mm mt. O Danilo e o Alex Sandro custaram alguns 25M ao FCP. Uma verdadeira loucura, verdade, mas estou mais q convencido que tivessem ambos ido p o SLB como se falou, e JJ seria hoje campeão. A linha defensiva do FCP é uma loucura em termos de qualidade! Não que os do SLB não sejam bons, mas o nível ali do FCP é estratosférico! Inclusive os centrais Mangala e Otamendi!

Nuno Silva disse...

O jesus é um bom treinador, não é por ter perdido estas 2 finais (sim, o jogo do Dragão era uma final) que passa a mau!

Agora, o que não é é um excelente treinador, ou um treinador de nível mundial como ele próprio que parecer e como o fazem parecer só porque está no Benfica.

há questões que só podem estar erradas na metodologia de treino e planeamento de épocas/ciclos/periodização/mini-ciclos.

numa corrida o factor mais importante é ter gasolina para chegar ao final... e o benfica vai na 4ª época e chega de novo arrebentado ao final do campeonato.

reparem que mesmo na 1ª época de futebol fenomenal, estiveram até à ultima jornada a discutir o campeonato com o Braga.

algo se passa . não é normal. no Porto aconteceu assim apenas uma vez com António Oliveira em 99/00.

Nesse ano, fizemos uma excelente 1ª volta, ficamos em 2º no grupo do Real Madrid, vencemos em Espanha o que foi depois campeão europeu... depois perdemos às mãos do Bayern com uma vitória moral. e com Jardel como goleador máximo da prova.


é como a F1 actual e os pneus... não se pode queimar os peneus em 40 voltas se a corrida tem 50. o jesus é de pé no fundo até acabar a gasolina. depois fica apeado.

muito sinceramente até fiquei admirado com o bom jogo que o benfica fez e a péssima imagem que o chelsea deixou em parte do jogo. fisicamente o benfica este relativamente bem, apesar de começarem com cãibras a partir dos 60min. dei por mim a torcer para o benfica empatar e sou portista.

Roberto Baggio disse...

Sabes tanto Miguel, quando colocar a análise ao jogo, vou apontar o link para este post, para que percebam às diferenças e o da primeira parte também do jogo no dragao...
O Chelsea leva 1000000000000000 a zero do Porto em termos de organização. Mas também estamos a falar de uma equipa top 5 na Europa nesses termos, o que diz muito do treinador. E o Benfica idem, menos eficaz em organização ofensiva, mas muito, muito, muito, muito, muito organizado. E também top 5 na Europa. A sincronização daquela defesa. A forma como resolve lances de igualdade e inferioridade numérica. Wow... Isso diz tudo sobre o JJ. Se o plantel blue se mudasse para a luz, mudava aos 5 e acabava aos 10.

Anónimo disse...

Nota introdutória, este é o meu blogue preferido. Adoro futebol e adorava percebe-lo como alguns dos que por aqui passam. Infelizmente gosto mais de ver a redonda na baliza e perco-me rapidamente dos aspetos táticos que tanto se fala por aqui.

Sobre o Benfica e Porto e esta comparação que vem sendo feita por aqui, há coisas que me fazem confusão. É dito recorrentemente que o Benfica joga mais na vertigem, na aceleração, é um facto. É dito também que o Porto por seu turno joga com mais cabeça, com mais controlo sobre o jogo. No meu reduzido conhecimento do jogo aceito estas afirmações como verdades absolutas, no entanto tenho uma observação a fazer. O Porto é uma equipa com imensos problemas na construção de jogo. Imensos. Vi 3 jogos do Porto este ano ao vivo (campeonato 0-2 em Braga, Taça 2-1 em Braga e Taça da Liga 1-0 em Coimbra) e reparo que em todos eles o Porto teve pouquíssimas oportunidades de golo. No jogo para o campeonato (talvez o mais importante dos 3) marca depois da hora num remate que tabela num jogador do Braga. É dito recorrentemente que Benfica jogando mais na aceleração, torna o jogo partido e assim aleatório, aumentado a probabilidade de insucesso já que não controla o jogo, dando azo ao jogo de sorte/azar. Eu percebo e até concordo com isto, no entanto voltando a comparar com Porto como é que se justifica que este Porto de Pereira tenha tinha participações na Europa tão fracas, atribuindo o azar como justificação? Não faz lá muito sentido. O Benfica nesta época (campeonato e todas as competições) perdeu 5 jogos, o Porto equilibrado, bem estruturado perdeu 4. Pode-se dizer que em duas das derrotas jogou grande parte do jogo com uma unidade a menos, no entanto as expulsões surgem por falhas na marcação, ou seja erros.

Resumidamente, por aqui leio que quando o Benfica perde é porque não controlou o jogo, o Porto quando perde são coisas que o futebol tem. O Benfica perdeu o campeonato e Liga Europa num balão para a frente e num canto, curioso que o Porto foi eliminado na Liga dos Campeões num canto...o futebol é também isto, é a bola que entra num remate que tabela e que de um balão dá o golo do titulo.

Acho o Pereira um bom treinador de campo, admito que possa ser melhor que o Jesus, mas teve este ano muita sorte em todo o campeonato, e o Benfica mas sobretudo o Jesus não o merecem perder...por sorte. Recordo-me de pelo menos 2 jogos em que o Porto podia perfeitamente ter perdido no final do jogo (Marítimo na Madeira e Sporting em Alvalade) e assim não foi. Veremos o que fará o Pereiro no próximo ano num clube que não o Porto onde não terá a jogadores de nível tão elevado (supondo que sai obviamente). Aliás o percurso de ambos até chegarem aos grandes demonstra bem as qualidades de cada um.

Miguel Nunes disse...

anónimo, obrigado pelas palavras. Ofensivamente acho o FCP mt depedente do James. A sua melhor fase (várias goleadas) coincidiu c o melhor James (1a volta), desde a sua lesão a coisa ficou mais complicada ofensivamente. Mas é uma equipa que tem a bola o tempo todo e q qd n tem defende de forma soberba (agressivo sobre o portador e sobre o espaço), pelo que não precisa de criar assim tantas oportunidades. Na maior parte dos jogos bastará marcar 1 golo para os ganhar, pq marcar golos ao FCP é tarefa hercúlea.

Agora os elogios ao FCP n devem ser tidos como criticas ao SLB. Já há mt q o digo, são os dois brilhantes, cada um à sua maneira, e n é por acaso q qq um deles ainda pode ser campeão!

Anónimo disse...

Miguel, posso ter-me enganado a fazer as contas mas nesta época até ao momento o Porto tem uma média de 0.56 golos sofridos por jogo, a do Benfica é de 0,67. É assim tão diferente, sendo que o Benfica tem 17 jogos Europeus enquanto o Porto tem 8. Acho que há uma sobrevalorização do modelo defensivo do Porto quando esta se baseia (para mim, claro está) naquilo que há pouco disseste, os valores individuais da defesa do Porto. Alex Sandro é muito superior a Melgarejo e Danilo é melhor do que o Maxi Pereira. Já para não falar do Helton em comparação com o Artur. A melhor segurança defensiva do Porto (que nem é tão evidente assim) reside na diferença de valor individual dos jogadores e não no modelo que cada treinador aplica.

O Benfica perde tudo, porque assim é o futebol, porque não é quem é melhor que ganha, mas sim que é mais feliz naquele dia. É o futebol, cuja justiça se faz com bolas dentro da baliza.

Obrigado por te dares ao trabalho de me responder.

Miguel Nunes disse...

Acabei de escrever isto no twitter

"O JJ c o quarteto defensivo do FCP andava embrulhado era na Champions, n era na Liga Europa"

Anónimo disse...

Caro Miguel Nunes uma comparação Jesus/Pereira?

Miguel Nunes disse...

Miguel Nunes, acrescenta o helton ao quarteto defensivo do porto!

Miguel Nunes disse...

sem dúvida Miguel Nunes! Os 5 de trás do FCP são do melhor q há por essa Europa fora! Impressionantes mm!

Anónimo...as comparações foram sendo feitas ao longo da época. Estão ai alguns jogos do FCP e mts do SLB

RodriSantos disse...

Sou frequentador assiduo deste blog e é simplesmente fabuloso.

Admira-me ver no SLB a insistência em elementos bastante mais fracos que o nível da restante equipa. Estou a falar de Melgarejo, Roderick, Carlos Martins.

Outra grande intriga são as contratações de Luisinho, Michel, Hugo Vieira. Para quê?

Julgo que o benfica para o ano vai ter uma grande lacuna no sector defensivo. O maxi e luisao ja estao em fase descendente e garay sai. Não faço contas com jardel, luisinho, melgarejo, sidnei, ou miguel vitor

Miguel Nunes disse...

a propósito último anónimo que trouxe a média de golos sofridos. A de marcados tb n é assim tão diferente como querem fazer supor. São 6 golos mais p o SLB. 5 golos sofridos menos p o FCP no campeonato.

hertz disse...

Eu pessoalmente não gosto do futebol do Porto, não é cativante e chega a ser imensamente aborrecido. Por exemplo, o Porto contra o Benfica teve muito, mas muito mais bola, mas depois olhamos para as oportunidades e são 2 ou 3. É como alguém aqui escreveu num comentário num post anterior, parece que o Benfica disse "olha, toma lá a bola brinca com ela que não fazes mossa".
Depois, não queria estar aqui a fazer comparações entre os 2 mas reconheço muitos mais méritos ao JJ pois é muito mais dificil ser treinador no Benfica do que no Porto. Nunca o PC no inicio da época deixaria o VP sem 2 jogadores-chave e já no mercado de janeiro da época passada arrumou-lhe a casa dispensando os contrariados e contratando um líder, Lucho, e um ponta de lança (lacuna do plantel). É por isso que volto a dizer que duvido muito que o VP tenho sucesso noutro clube mas aqui estaremos para ver o que acontece no futuro.

Para a próxima época o Benfica tem de abrir os cordões à bolsa e contratar defesas de qualidade. Já temos grandes extremos e avançados, por isso, se gastam balúrdios em jogadores mais ofensivos, porque são tão unhas de fome no que toca à contratação de jogadores para a defesa?

Já agora, Miguel, dizes que o Porto "tem um treinador de grande qualidade que sabe como ninguém como travar o Benfica de Jorge Jesus", então se ambos ficarem nos seus clubes, o Benfica está condenado a ver o Porto superiorizar-se e ganhar nos confrontos directos a maior parte das vezes?

Pedro disse...

Miguel, tb podia "desejar" ver o JJ num SLB sem estes jogadores que custaram milhões...

Essa conversa é uma treta q não faz jus à qualidade deste blog.

JJ erra, e muito. Falemos desses erros.

Como é que JJ, sendo tão bom treinador, desperdiça um central de qualidade mundial pondo-o a lateral esquerdo quando tem o melhor lateral esquerdo do momento e o mete a médio esquerdo? Fala-me disso. Agora estatísticas??? É pá...valem o que valem.

Fala-me de a 20 minutos do final do jogo com o Estoril, com 1-1, tirar o Melga para meter o Rodrigo a médio esquerdo e fazer descer Gaitan para a lateral isto com Ola Jonh disponível.

Falemos destas merdas concretas... de "ses"?? Se o SLB isto se o SLB aquilo? Se JJ sair o que pode acontecer assim de tão grave? O fcp ser campeão? Perder em casa com eles a festejarem na nossa cara?ser eliminado da taça de portugal em casa apesar de uma vantagem de 2 golos? Ter vantagem de 4 pts a 3 jornadas do fim e entrar na última em segundo lugar??

A sério?

Não há mais treinadores decentes no mundo? Se o JJ sair o SLB deve fechar a porta é?

Não é só esta época q está em causa...são 4. Como todos os erros e virtudes de JJ nelas todas.

Miguel Nunes disse...

hertz, depende. n basta essa parte, pq quem joga são os jogadores, e chegamos à parte q tu referes. O SLB tem de abrir os cordões à bolsa para a defesa. Os laterais do FCP custaram uns 25M mas são autenticos monstros! Jogadores de Man Utd ou Real Madrid! Trocavas os laterais e se calhar já se resolvia a coisa.

Como disse há n mt, para mim o 11 do FCP é superior ao do SLB, q tb é mttt bom. Mas n tanto... o SLB tem, na minha opinião um plantel mt superior, mas no 11, repito, só vejo 2 do SLB a entrar de caras no FCP. Sálvio e Matic. Um pq o Varela é mtt fraquinho e o outro pq é das melhores coisinhas q vejo no fut em Portugal há mt tempo. Não q os outros jogadores do SLB n sejam mt mt mt bons, pq tb o são.

Miguel Nunes disse...

O SLB c JJ perde menos de 15 ptos todos os anos. Qd trocar passa a perder o habitual, perto de 30. E só n volta a lutar pelo 2ndo lugar em vez do 1o como era habitual antes dele aparecer no SLB, pq o Sporting tão cedo n entra nestas contas. E olha que daí não sei...

HerrKommandant disse...

Nem sei bem por onde começar... mas vou fazê-lo pelos comentários antes do post: dos 5 de trás (4 defesas + trinco) o fcp só é superior na lateral esquerda. Alguém que trocava Maxi, Luisão, Garay (melhor defesa a jogar em Portugal) e Matic por danilo, mangala, otamendi e fernando não podia estar bom da cabeça.
O fcp perdeu com o málaga e bem. Relembro que pode ter jogado muito bem na 1 mão mas só ganhou vantagem graças a um golo em claro fora-de-jogo. E no jogo da 2ª mão beneficiou ainda dum golo mal anulado ao málaga. A questão do correrem muito já foi explicada pelo Casagrande...
E se o vitor pereira é assim tão bom eu queria que me explicasses porquê que ainda não renovou pelo fcp? Porquê que não sai para um colosso europeu? Porquê que não vai substituir Ferguson, ou Mourinho, ou Benitez? Bem sei que são quase perguntas de retórica, mas isso não acontece poque nesses países não há proenças (nem xistras, nem olegários, nem soares dias, etc), não há clubes satélites (como a vergonha do nacional que deixa 3 titulares de fora e aos 22 minutos já está a levar 3), não há vitamina casagrande. Afinal o que é que fez e o que ganhou vilas boas quando saiu dali? Pois...

Anónimo disse...

mas o Matic entrava para o lugar de quem? do Lucho?

--

mas de facto queria perguntar outra coisa: para mim, a parte onde o Porto mais fraquejou esta época foi... no público. fui ao estádio sempre, e durante muito tempo estava lá o que alguém chamou "o honrado grupinho dos 25 mil". no entanto como tu dizes, o Porto é certamente das equipas que melhor futebol jogou este ano pela europa fora. agora, a vida não é fácil para muita gente economicamente, e ainda mais cá no norte, e a atitude da generalidade dos média também nunca nos é favorável, mas não podia ter havido formas de materializar melhor a qualidade do futebol junto dos adeptos?

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, essa resposta diz tudo. "O SLB c JJ perde menos de 15 ptos todos os anos. Qd trocar passa a perder o habitual, perto de 30".

Há aqui uma discussão mais vasta relacionada a estruturas. O FCP a esse nível também é uma máquina e quando o adversário sobe a fasquia, eles igualam e superam-no nos detalhes. Decisões cirúrgicas, nuances na forma como lidam com as questões do seu futebol. Mas esta discussão é genérica, ao longo do tempo, porque este ano nem foi evidente. Tratou-se do infortúnio que fez o adversário (SLB) cair. Infortúnio = golo sofrido em descontos, com a ressalva de que o campeonato só se decide na Mata Real.

"O SLB c JJ perde menos de 15 ptos todos os anos. Qd trocar passa a perder o habitual, perto de 30".

Factual, sólido como uma parede.

A: 82 pontos, 7 empates e 2 derrotas.
B: 74 pontos, 5 empates e 1 derrota.

O primeiro em 34 jogos.
O segundo em 29 jogos.

A é o campeão de há 10 anos. B ainda nem terminou a temporada. Este SLB teria superado o FCP campeão Europeu de Mourinho em 2003/04, quando ambos foram às finais das respectivas competições Europeias e final da taça de Portugal.

Anónimo disse...

Alguém que trocava Maxi(...) por danilo(...)? HerrKommandant Dixxit

Eis o credito que lhe tem de ser dado...

Daniel Santos
Cumps

Miguel Nunes disse...

anónimo, o Fernando, Lucho e Moutinho são enormes, mas o Matic é o melhor em Portugal.

Adolfo Sapinho disse...

Miguel, tu és um gajo que percebe muito de bola, mas considero esta frase manifestamente exagerada: "FC Porto beneficia de ter um excelente treinador, bastante superior ao bom e muito titulado Benitez".

É que nem vou analisar a questão benitez e o problema que é o chelsea pós mourinho, seja para que treinador for (veja-se AVB). Dizer que VP é excelente tem, só por si, muito que se lhe diga.

Acho que VP vive, simplesmente, à sombra dos louros de ganhar sistematicamente a JJ, que é, no meu entender, muito superior a VP.

Sei que JJ tem sido comido nos jogos entre ambos, mas jamais poderemos concluir que isso se deve à suposta genialidade de VP. Acredito muito mais noutros factores, designadamente de estrutura, estabilidade e, sobretudo, plantel.

Ao contrário do que muita gente aqui diz, não acho que o slb tenha um plantel melhor que o fcp. Tem é um plantel mais diversificado, o que é muito diferente. É que às vezes parece que o 11 base não é o mais importante num plantel, mas a verdade é que é!!! E o 11 do fcp é, claramente, bastante superior ao do slb, com a vantagem acrescida de já estar bem mais rotinado. (relembro para os mais distraídos que JJ viu Garcia e Witsel, o miolo do slb, saírem no início da época - VP viu apenas sair Hulk e entrar Jackson...)

Aliás, Miguel, tu próprio reconheces que apenas dois jogadores do slb teriam lugar no 11 do fcp, o que é um indicador brutal da diferença entre ambos!!!

Tudo isto para dizer que, para mim, o fcp partiu no início desta época muito à frente do slb e que foi precisamente a diferença de qualidade entre VP (-) e JJ (+) que fez essas diferenças esbaterem-se.

Claro que os eventuais erros/lapsos nestes jogos finais são muito mais relembrados, mas já ninguém se lembra das eliminações do fcp na taça em Braga, frente ao málaga fora na LC, ou a final da taça da liga? A gestão de VP nesses três jogos foi péssima e resultou na eliminação/derrota nas três provas!

Já para não falar na análise do mercado de inverno... a não ser que alguns iluminados achem que aquele passe do liedson para o kelvin é fruto da obra e engenho do mister VP...

enfim, tudo somado, atendendo à qualidade deste plantel do fcp, custa-me muito, mesmo muito, reconhecer excelência a VP, quando muito provavelmente a única prova que vai ganhar este ano se deve mais a demérito do benfica e a uma muito improvável combinação entre liedson e kelvin ao minuto 92...

e só para finalizar, aproveitando para alimentar a ilusão nos corações benfiquistas, se por acaso VP cometer o 4º erro decisivo da época e eventualmente perder o campeonato em Paços de Ferreira, continuará a ser "excelente"?

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Matic superior a Moutinho??

Anónimo disse...

Sim o SLB com os 5 de trás do FCP seria um caso sério.. MAS e o FCP com Salvio e Gaitan??

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, o FCP sucumbiu nos últimos 15 minutos porque ficou sem 2 desses 3. Estava a caminhar para o fim do jogo e simultâneamente perdeu Fernando e Lucho. Moutinho manteve o nível mas a equipa desintegrou-se. O SLB "sentiu" a quebra e subiu no terreno. Na televisão vieram com os lugares comuns do costume "FCP curiosamente em falência física", período em que o SLB esteve por cima.

Estar por cima ≠ estar melhor, porque melhor (ou bem) esteve o SLB durante o jogo todo, na sua proposta de jogo. Por cima esteve só durante 15 minutos.

Até nisto as percepções andam todas trocadas. Foi a equipa do FCP que atirou a toalha (e não só a equipa, a sensação de impotência generalizou-se ao estádio, até ao banco). Banco = jogadores, porque Vitor Pereira de forma bastante solitária nunca deixou ao pé do relvado de intervir dentro do
relvado.

No fundo as duas equipas estiveram bem, porque tinham missões diferentes, e o FCP esteve inferior porque tinha a missão mais difícil. É mais difícil criar / inventar / desbloquear do que cumprir (defender). Mas isso também já se sabia: a missão dos portistas à entrada para as últimas 2 jornadas era mais complicada que a do SLB.

Miguel Nunes disse...

Adolfo, o VP tem 1 derrota em 2 campeonatos! E poucos empates! Ganha qs sempre! é impressionante! Mas, nem é pelos resultados que falo assim dele. É pelo forma como o FCP se apresenta em campo!

Sobre os enormes méritos do Jesus, já me viste escrever mt mais sobre eles do que sobre os do VP.

Até já me viste dizer aquilo de do SLB só 2 entrarem no FCP, que é algo que nenhum adepto do SLB admite, e é por isso que têm reservas sobre JJ, qd o q como disse o espanhol q citei ha uns posts anteriores, n fosse um treinador destes no SLB e o Porto era campeão fácil fácil fácil.

São os 2 mt bons, não tenho outra forma de o dizer. Mas, claro que os méritos defensivos do VP (e é sobretudo defensivamente q se nota mais "dedo" do treinador) tb traduzem mt daquela q é a enorme qualidade individual q tem ao seu dispor.

obrigado pelas palvras

Anónimo, Matic é incrivelmente melhor q Moutinho. Tem tudo o q de bom o português tem e tem mt mais, sobretudo ofensivamente.

Anónimo disse...

São opiniões é claro, talvez é porque gosto muito do Moutinho. Para mim ficava assim dentro do 433:

Matic Moutinho

Fernando

Miguel Nunes disse...

agora que penso nisso.

Acho q foi o hertz lá em cima q disse q o SLB investe td no ataque e o FCP na defesa.

Creio que n pode ser dissociado das ideias do JJ. Segundo o próprio, defender mais de metade da responsabilidade é do treinador. No ataque é o contrário.

Tenho a certeza q é por isso q o JJ preferiu ver investido dinheiro na frente enquanto trabalhava ele próprio o Almeida, Jardel, Melgarejo, etc.

Mas acho q o upgrade agora terá de ser feito com aumento da qualidade individual na defesa. Ou então esperar q o FCP n faça uma época sem derrotas e só com 5 empates ou 6 empates, n sei bem qts.

Miguel Nunes disse...

tb gosto mt mt mt do Moutinho e tb seria o Lucho quem eu sacrificaria. Achar um outro melhor, n significa q se esteja a desvalorizar o Moutinho. Acontece-me sp isso q valorizo o Messi (aparecem os malucos do CR a chatear...)

Anónimo disse...

Lol aos T's e HerrKommandant's desta vida, da pra rebater tudo ponto a ponto. Oh T, se o Porto consegue isso tudo que dizes, pq q ainda ves futebol?? E como consegues afirmar que para o ano o slb nos cilindra com base nisso?

Anónimo disse...

Bem dito Miguel :)

Já agora não achas que o Salvio e o (Gaitan actual em detrimento do actual James) entravam no 11 do FCP a jogar com extremos pé contrário como o VP parece gostar, o Porto seria fortíssimo no ataque?

Anónimo disse...

não posso acreditar que chames Matic será "incrivelmente melhor" do que qualquer um dos três do meio campo do Porto, mas admito que talvez esteja a ver melhor o mérito dos "meus"... também se falou muito na qualidade do Javi Garcia, desprezando o Fernando, e o gajo desapareceu completamente. não sei.

tens muita pachorra a responder aos comentários, até a alguns mesmo estúpidos e ofensivos, obrigado!

Miguel Nunes disse...

ahhh uma curiosidade, o Gaitán neste final de época mm ontem c 2 avanaçados apareceu a jogar nas costas dos av. no corredor central, tal como faz o James no Porto.

O Gaitán está melhor q o James neste momento, mas o James é bem melhor. Mas mm bem melhor.

Gaitán ou Salvio no FCP discutiriam entre eles o lugar de avançado (direito/esquerdo), pq o FCP só joga c um dos lados. Costuma ser o esq. Na direita é Lucho e Danilo que caem por lá.

Miguel Nunes disse...

anónimo, curiosamente eu tb sp preferi o Fernando ao Javi...

Anónimo disse...

Alguém me pode esclarecer porque é que o super Benfica não passou da fase de grupos da Champions? Por acaso apanhou algum super Estoril?

Anónimo disse...

achei o James muito lento a soltar a bola desde que voltou da lesão. parece que às vezes está a chamar mais responsabilidade pra si do que era necessário, e bom para a equipa. espero que tenhas razão e que isto seja apenas uma fase passageira (e que então ele continue cá pro ano, claro).

Deusébio disse...

Boas Mister,

Entrando numa parte mais esotérica da questão, achas que pode ter influência na moral/confiança dos jogadores do SLB depois de andarem n jogos da liga a ganhar fácil mudarem o sistema quando os jogos são a doer? por oposição aos jogadores do fcp que seja em Barcelos seja no Barnabéu jogam com o mesmo sistema?

É exactamente o que disseste o porto torrou 30K em 2 laterais o Benfica torrou 20K em 2 alas... O Helton tirou uma bola de "dentro" da baliza ( livre do Cardozo)e o Artur pôs uma bola dentro ( infelizmente sem aspas)da Baliza.

Abraço

Deusébio disse...

@ Anónimo das 16:56

porque o celtic ganhou ao Barça

Anónimo disse...

O James já há algum tempo que sabe que vai sair e anda com a cabeça noutro lado.

Rui Sousa disse...

Há sempre aquela máxima que no porto até um macaco era treinador, dada toda a qualidade da equipa e estrutura do clube.

A história dos números e estatísticas nem sempre mostram a realidade. nos últimos anos assistiu-se a um fosso tremendo entre o conjunto FCP/SLB e os restantes clubes, daí sobressairem as raras derrotas destes dois clubes.

O campeonato passou de um duelo para um truelo ("duelo a três"). Investiguem bem as condições de um truelo e verão que o mais forte sai sempre mais prejudicado!

Gonçalo Teixeira disse...

A competência do Jesus está aqui. Com um onze mais barato, ganhou um campeonato, e teve tão perto de ganhar outros dois contra um Porto que tem um orçamento muito maior. Reparem no investimento do Porto para esta época e apenas poderá conseguir vencer o campeonato.
Vou colocar aqui o onze tipo do Benfica e quanto eles custaram e quanto custou o do Porto.
Artur (custo zero)

Maxi Pereira (Cerca de 4 milhões)
Luisão (1 milhão de euros)
Garay ( 5 milhões de euros por 50% do passe)
Melgarejo (700 mil euros)
Total defesa: 10.7 milhões de euros

Matic (avaliado em 5 milhões de euros)
Gaitán (8,4 milhões de euros)
Salvio (13 milhões de euros)
Enzo (5,5 milhões de euros

Lima (4 milhões)
Cardozo (12.1 milhões de euros)
Total 57.7 milhões de euros

Porto
Helton (custo zero)

Danilo (13 milhões de euros)
Mangala (6,5 milhões de euros)
Otamendi (8 milhões de euros)
Alex Sandro (9,6 milhões de euros)
Total (37,1 milhões de euros)

Lucho (6,65 milhões de euros , valor da primeira compra ao river)
Moutinho (11 milhões)
Fernando (valor desconhecido)


Varela ( Custo zero)
Jackson (8,5 milhões de euros)
James (7,35 milhões de euros)
Total onze inicial 70 milhões de euros

PS: Só pus os valores do sector defensivo uma vez que têm o mesmo número de elementos e é realmente assombrosa a diferença. Se me enganei em algum, agradeço que me corrijam para atualizar. Tentei tirar os valores da CMVM e outros mesmo pela internet.

Anónimo disse...

Mas é preciso ter calma que o Jesus ainda pode ganhar este campeonato. Tá tudo a dar o titulo como garantido para o Porto ou quê?

Anónimo disse...

Gonçalo, se avaliasses, como devias ter feito, o passe do Garay em 10 milhões (se custou 5 por 50% o valor dele é 10 milhões) e o do Lucho em 0 (se ele veio a custo zero o passado não interessa que eu saiba senão também íamos avaliar o Artur pelo que custou à Roma e o Hélton pelo que custou ao Leiria) ficavas com uma diferença mínima.
Ou seja, os 11 equivalem-se só que o benfica apostou mais no ataque e o Porto mais na defesa.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Tirando as cassetes habituais (incrível como conseguem repetir, anos e anos a fio, as mesmas tretas, as mesmas coisas, os mesmos argumentos) este thread está bem interessante.

Jürgen Klopp disse...

Mourinho(Chelsea) Vs Guardiola(Bayern) na Supertaça Europeia!



Jürgen Klopp disse...

...e José a agradecer Rafa!!

http://www.lavozdegalicia.es/deportes/2010/12/23/0003_8926119.htm

Benfiquista Tripeiro disse...

Miguel, então explica-me uma coisa.

O Avb era um desconhecido, igual a muitos que andam por aí. O Vítor Pereira era um adjunto e tu dizes que é excelente.

Então porque raio é que dizes que se o Jesus sair, o Benfica volta ao que era antes dele? Não há mais Avb's e Pereiras por aí? O mundo acaba em Jesus? Ou estão todos reservados ao porto? Ou só o pintinho é que os sabe escolher? Ou há algo mais do que o treinador para conseguir ganhar?

Pedro disse...

Lucho veio a custo zero.

Se contas a primeira compra, tens também de contar, por exemplo, quanto o benfica pagou pelo Salvio a primeira vez.

Enfim. Idiotices.

Manuel disse...

O Danilo e o Alex Sandro custaram os dois 28M€. Não entendo a razão pela qual continuam a apresentar números mais baixos quando os números são públicos!

Embora ache que este blogue é o melhor sobre futebol, concordo totalmente com o que o T escreve. Todas as acções extra futebol conhecidas de todos corrompe totalmente qualquer conversa que se tenha sobre tácticas e sobre futebol, por muito competentes que sejam, e são, os comentadores.

Embora eu ache que as opiniões são sempre muito interessantes.

Anónimo disse...

Já encomendaram a cruz para o Jesus? Vendam as faixas na feira de Carcavelos! No último canto foi marcação individual, à zona ou mista? No sofá pareceu-me mais com os olhos, como eu em casa e também não consegui chegar à bola. Tremenda falta de concentração, sempre evitou o prolongamento.

Gonçalo Teixeira disse...

Anónimo, o valor do Lucho é zero mas o do garay é 5 milhões. Se uma equipa nao tem orçamento para 100% do passe, compra metade. Tem a ver com o orçamento que dispõe. Se o Porto dispõe de mais, compra mais. O q importa é comparar quem gasta mais.

Gonçalo Teixeira disse...

Tirem lá os 6 milhões ao Lucho LOL

Miguel Nunes disse...

Deusébio, acho q n foi questão de moral ou confiança. o Benfica esteve inesperadamente tranquilo e confortável no dragão. Foi precisamente o q disseste. Na luz o Helton tb roubou 2 ptos ao CArdozo.

Detalhes q os treinadores n controlam.

Benfiquista tripeiro, há que juntar treinador e jogadores de qualidade, sem dúvida...

O VPereira sp foi mt bom. Basta ler uma entrevista que deu há mts anos para uma tese de mestrado onde a falar de futebol percebe-se que sabe mais do q 90 porcento dos treinadores portugueses.

Apenas precisou de uma oportunidade. Se há mais por ai assim? Claro q há? a maior parte deles se calhar nem são conhecidos. VP por n ter um grande carisma (e n ser especialmente famoso) para cargo tão relevante começou como adjunto do AVB o q foi óptimo para ele. Conseguiu impor a sua qualidade sem ter de dar mt a cara e depois assumiu-se naturalmente

T disse...

O Vitor Pereira tem uma derrota...

então e quando está 0 a 0, 60 minutos de jogo, e o Danilo ou o Alex Sandro fazem falta para penalty (mão na bola), e o árbitro finge que não vê?

Então e qd isso acontece no jogo contra o Braga, em Braga, e no mesmo jogo um jogador do braga é claramente agarrado nos calções dentro da área e o árbitro tb não vê? Dois penalties no mesmo jogo, evidentes, que o árbitro não vê.

Braga esse, que saiu da luz na primeira jornada com um empate porque o Cardoso marcou o terceiro golo já no fim, mas o árbitro (Artur Soares Dias, pois então) resolveu imaginar uma falta que NÃO existiu?

E, dois penalties perdoados ao Porto contra o Braga, a fazer parceria com os dois penalties inventados pelo Xistra em Coimbra, no Académica-Benfica? Um desses penalties é uma falta um metro fora da área, que o Xistra transforma em penalty!!!

E dps falam de UM jogo em que o Capela REALMENTE errou?!?

Então e estes favorecimentos da arbitragem anos após anos, desde meados de 80?!?
Isto não favorece que agora, com tanto medo que os árbitros têm, e que as próprias equipas adversárias têm, um treinador como o Vitor Pereira só tenha uma derrota em dois anos?!?

E o GIl Vicente, equipa que o ano passado ousou ganhar ao Porto... como se tem visto à rasca este ano!!! Coincidência?!?

Então e o Paços, se ousar dificultar a vida ao Porto este fds.. o que lhe vai acontecer no próximo ano?

E haver presidentes afectos ao Porto em tantos clubes da primeira liga?
E o facto de vários ex-jogadores do Porto serem promovidos a treinadores de várias equipas da primeira liga, mesmo qd ainda não têm experiência nem provas dadas?!?

A Académica tinha o Pedro Emanuel despedido para entrar o Conceição. Ambos afectos ao Porto. Já está garantida a manutenção. Coincidências?

O Beira-Mar contratou o Costinha, pra ver se se safavam... se correr mal, lá vai o Costinha treinar outra equipa da primeira liga no próximo ano. É certinho!

O Nacional contra o Porto jogou sem os três jogadores mais perigosos, e fez uma exibição miserável... logo de seguida, ganha ao Braga com grande pinta... espectáculo!

Quantos não abrem as perninhas de medo sempre q jogam contra o Porto?!?

E que equipas ousam realmente fazer frente ao porto, sabendo que depois (qd não é antes) recebem ameaçadas, são prejudicadas com arbitragens, etc etc?

E no meio disto tudo, que está à vista de todos, o Porto é uma maravilha (que dá sono)?

Num campeonato limpo, sem favores, sem medos, sem sistemas obscuros, se calhar era o Porto que ficava a 30 pontos, e não o Benfica.

Gostava de ver o Rui Costa a presidente da Federação Portuguesa de Futebol. O Shéu a presidente da Liga.
O Álvaro Magalhães a treinar o Braga.
O Hélder Cristóvão a treinar a Académica.
O Mozer a treinar o Setúbal.
O Rui Águas a treinar o Nacional da Madeira.
E, já agora, uns benfiquistas a presidirem 4 ou 5 dos 16 clubes da Liga Sagres...
aí queria ver o que os portistas diriam... e quereria também ver a GENIALIDADE do porto, e quantas derrotas teriam ao fim de cada ano.

Anónimo disse...

Já começou a campanha pró Jesus como nunca se viu em Portugal. Calma que não é para vender o treinador, desta vez é só para convencer as galinhas todas. E no canto também não foi falta de concentração nenhuma porque ainda não estava ninguém cansado.

Anónimo disse...

Caro miguel gostaria de saber se na tua opniao quem falhou no canto do chelsea foi o jardel como tanto se tem dito, se o andre almeida, ou mais alguem ja que se defende à zona?

Sepre a aprender contigo

Daniel Santos

Miguel Nunes disse...

Daniel, preciso de rever o jogo para saber. Já me disseram que há zona o Jesus adicionou uma marcação individual (como Enzo com Dier) q era precisamente Enzo com Ivanovic. Não sei se assim foi ou não. Só revendo o jogo e os outros cantos

Anónimo disse...

Pois o enzo parece que segue ivanovic mas e muito pouco agrssivo para marcação H-H, ele segue-o mas por breves instantes, e nos outros cantos (minutos 38,56, 85 e 92 pra facilitar),tambem nao vejo H-H especialmente no dos 85. A mim o que me parece é que estao todos zona e que o andre nao ataca a bola que seria dele, mas espero pela tua opniao (vale mais que a minha hehe)


Aos que so veem falar mal por falar do porto e benfica porque nao estragam os post de outros blogs mais afectos a isso?

Cumps
Daniel Santos

DC disse...

Miguel, sou só eu que acho que o Rodrigo é o pior jogador do benfica? e que ontem o benfica perdeu em 90% por culpa dele?

André Sousa disse...

Miguel, a valia do adversário não deve condicionar tudo. O Benfica, por ver o Porto à frente, que, defensivamente, é uma equipa de nível mundial, não pode abdicar da bola como o fez. Se ofereces a bola como o Benfica ofereceu ao Porto, por muito bem que defendas, acabará sempre por haver um deslize, uma desconcentração, uma jogada com total mérito do adversário... O que for. Não é certo que aconteça sempre e, em dez jogos, o Porto não ganhará dez vezes, mas duvido que saia derrotado em algum deles. Porquê? Porque o Benfica não consegue chegar à baliza deles.

E, nisto, a culpa é do Jesus. Da mesma forma que a boa organização da equipa defensivamente no Dragão é mérito dele. Mas o próprio é que tem de procurar outras soluções. E tem qualidade para as pôr em prática. Já bato nisto há três anos, desde a saída do Ramires, que era um elemento fundamental no modelo de jogo do Benfica, mas este modelo de jogo continua a expor muito a equipa. Hoje já não tanto como na segunda e terceira época de Jesus, porque há Enzo, que é bem mais reactivo à perda e consegue estancar muitas vezes a transição ofensiva do adversário, juntamente com o Matic, mas continuamos a aparecer em desvantagem numérica imensas vezes. É, ou foi, altura do Jesus repensar certas coisas em relação ao seu modelo de jogo. Retirar um avançado e colocar um médio não significar ser cagão. Não significa ter medo nem tão pouco atacar menos. Jesus tem matéria prima para trabalhar uma reacção à perda semelhante à de Vítor Pereira. Há, porém, um elemento com características um pouco estranhas para isso, que é Cardozo, mas nada que não se consiga com trabalho táctico. Já agora... Miguel Rosa, nisto, seria importantíssimo.

Da mesma forma que também tem matéria prima para desfazer a pressão que o Porto faz. E, por algumas vezes, fê-lo bem no Dragão, com o Matic a desfazer as zonas de pressão do Porto quando conseguiu jogar a um/dois toques. E é aí que está a chave. Atrair, tocar, rodar o centro de jogo e, aí sim, respirar.

O problema é que parece haver todo um bloqueio mental que impede que o Benfica o faça.

Já agora, sobre a valia dos onzes. Alex Sandro é de outro nível. Em todos os aspectos. Danilo, por outro lado, é só bom. Não tem, nem de perto, a mesma qualidade individual que o colega tem. Nem tão pouco vale aquilo que foi pago por ele. Independentemente de, no futuro, poder resultar numa transferência maior.

Sobre Jesus e o Benfica: Há um enorme problema. O Benfica, neste momento, vê-se refém da incompetência do seu presidente para encontrar outro treinador.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Miguel Santos, joguei muitos anos futebol.
Fui profissional e cheguei até a ser internacional pelas camadas jovens na altura do Caneira, Vargas, Jorge Cordeiro, etc...
Tive alguns treinadores que já com certeza ouviste falar (José Guilherme - que hoje treina os juvenis do Porto, Rui Caçador - foi ele que inventou o livre que dá golo no lance do Dani no Mundial do Qatar onde os jogadores fingem que se desentendem, Queiró, Quinito, etc..).
José Gulherme já naquela altura era muito bom, percebia muito da poda, mas não era tão forte na gestão humana. Rui Caçador também era Top, muito bom mesmo. Quinito também excelente.
Mas confesso que pela forma como te vejo a "vomitar" conhecimento, o mais certo é chegares lá.
Nunca tive alguém a treinar-me que fosse tão minucioso, com tanta astúcia e lógico como tu.
Se ao nível do trabalho com a mente dos jogadores fores igual, vamos ouvir falar de ti. Isso é certo.
Há muita gente que acha Mourinho um Deus, um génio.
Esquecem-se que Mourinho é como é por ter tido a oportunidade de, como adjunto de Robson em vários clubes de Top, e depois de Van Gaal, ter sido o "confidente", o "psicólogo" de muitos jogadores. Ele aprendeu como ninguém a percebe-los, a saber como eles pensam, a saber o que os motiva, o que os aborrece. Ele depois aliou esse conhecimento precioso a uma personalidade muito forte que tem e a um carisma inigualável. Como também percebe muito de bola, o resultado deu-nos um dos melhores treinadores de sempre.
Vitor Pereira percebe muito, mas mesmo muito de futebol, Sei disso pelo que vejo no Porto, pelas suas entrevistas dadas há uns anos no Espinho, pelo que ouço de amigos que foram treinados por ele no Espinho. Apenas me parece que a vertente de trabalhar a mente dos jogadores é que não está a um nível tão, tão apurado, ainda que não conheça um único jogador que tenha sido treinado por ele que não o admire muito como treinador.
Jesus também é top. Estou farto de dizer que o melhor reforço que o Porto poderia ter para o ano era o Jesus sair do Benfica. Voltávamos a ter um Porto campeão ao fim da primeira volta. Quem não perceber que Jesus tem o Benfica nas mãos e que o Benfica hoje está no patamar que está graças a ele, é porque não vê muito para além do resumo do jogo na TV.
Tu Miguel também tens de lá chegar. Tens tudo para o conseguires.
Nem imaginas o prazer que é ler os teus posts.
Para quem é apaixonado por futebol, este blogue é uma dádiva.
Se eu fosse Presidente de um Clube da 1 liga estavas feito.
A tua analise ao jogo do Porto Benfica é tão perfeita e tão certa que deveria constituir a crónica obrigatória ao jogo.
Benditos aqueles que vêm para além da escuridão.
Não perceber que o Porto só não conseguiu ser mais perigoso contra o Benfica porque o seu principal jogador está longe da sua melhor forma, é como não perceber que James e Matic são os mais talentosos jogadores do nosso campeonato. Quando vejo um Khedira no Real Madrid até me arrepio, sabendo que há por aqui um Joao Moutinho à mao de semear.
Miguel gostava de saber a tua opinião para o seguinte:
Não obstante eu achar que o Porto em 10 jogos contra o Benfica perde um, não achas que o sistema de jogo do Jorge Jesus é mais eficaz para o campeonato Nacional em que 90% dos jogos é contra equipas mais fracas? É que o sistema do Porto é mais sólido e fiável mas basta não haver ali James em forma que aquilo torna-se mais difícil contra equipas que levam autocarros de dois andares para o campo.
Desculpa a extensão do comentário.
Tiago S.

Anónimo disse...

Isto de valorizar o VP só pode ser para valorizar ainda mais o Jesus. Até o Manel subiu o Santa Clara! Vamos deixar VP perder o colinho da estrutura que já volta a ser um grande treinador.

-37! disse...

O Porto tem uma equipa feita para não falhar em Portugal. Solidez defensiva, onde 1/2 golos chegam para ganhar o jogo, porque tirando Benfica, Sporting e Braga, poucas equipas por cá têm qualidade suficiente para provocar problemas sistemáticos à defesa.

Agora, este modelo de Vítor Pereira está feito para falhar sistematicamente na Europa. Falhou com o Málaga, com o City, com Apoel.
Para o ano o Porto ainda estará no pote1 da Champions, mas no ano a seguir cairá para o 2º.
E sabemos que a diferença entre apanhar um Shakthar ou um PSG e um Barcelona ou Man United poderá fazer a diferença entre passar ou não a fase de grupos.

Em relação ao jogo de ontem, o 11 do Chelsea custou 230M€. Não contando com Lampard.
É difícil imaginar o que o Jesus conseguiria fazer se tivesse esse dinheiro para fazer uma equipa.

Outra coisa que me faz confusão é as pessoas virem falar de aspectos tácticos, e que o Benfica falhou nisto e naquilo, quando no futebol, na sua essência, e como em todas as outras profissões, quem tem os melhores profissionais acaba por ter muito maior rendimento e atingir com muita maior facilidade os seus objectivos.
O melhor jogador do Benfica nem é convocado para a selecção Sérvia.
Não temos um jogador do top 100 mundial.
Mesmo assim JJ consegue fazer deste "Fiat" parecer um Ferrari.
Embora não o seja.

Benfiquista Tripeiro disse...

Miguel, outra pergunta. Caso Jesus opte não renovar, que treinador português achas que tem capacidade para treinar o Benfica?

Hugo disse...

Que continuem a existir muitos T para o Slb continuar a acumular derrotas
Inventa factos e mistura jogos para tentar mostrar a sua suposta razao. Continuem assim sff

Anónimo disse...

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22394/2/16743.pdf

Miguel Nunes disse...

DC, ontem escrevi no twitter que o Rodrigo chega a dar pena de n acertar uma única. Na brincadeira com o Jorge D. do Centro de Jogo até lhe disse que o metia na área e proibia de tocar na bola fora dela.

último anónimo, obrigado pela partilha.

Tiago S., mt obrigado pelas tuas palavras. Nesse campo do reconhecimento, vou tendo as minhas pequenas vitórias pessoais, que me alimentam e mt o ego, mas q n podem ser reveladas por aqui :). Quanto à tua pergunta, faz todo o sentido. O SLB tem mais ptos contra os outros que o FCP. Diferença curta, mas tem. Desta vez, se o FCP ganhar em Paços, n se poderá dizer q o campeonato se ganhou contra os pequenos.

Roberto Baggio disse...

Se me permites Miguel,
Este Benfica não esteve no dragao por isto:

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/05/benfica-chelsea-1-parte.html?m=1

Não esteve lá, porque o Chelsea é horrível... Só por isso...

T disse...

Claro que sim, Hugo.

Os "Ts" desta vida são uns idiotas ignorantes.

O facto de o presidente da Federação ter ajudado o empresário António Araújo a arranjar bilhete para as "Deusas" não têm importância nenhuma!
E claro, agora que está na FPF, o Fernando Gomes já é uma pessoa séria! E está de certeza rodeado de pessoas sérias, no Conselho de Justiça e de Disciplina.

Deve ser por causa dos "Ts" desta vida que o Mangala raramente leva amarelos, que na única vez que foi expulso foi contra o Beira-Mar no fim do jogo, já com o resultado resolvido.
Esse maravilhoso Mangala, agora internacional, que salta para cima dos adversários como quer, que faz carrinhos e entradas como quer, na boa escola do Bruno Alves e do Jorge Costa.
Ouviste o Costinha na semana passada a dizer que o Jorge Costa fazia tudo o que queria?

Pois... se calhar é o "T" que está a inventar tudo.
Se calhar a única coisa que contam são as tácticas e os treinos.

Se calhar o Garay cortar a bola limpo e o Xistra marcar penalty contra a Académica não conta para nada. Se calhar o MAxi pôr a mão fora da área e ser penalty, no mesmo jogo, tb não contou nada para a definição da época.

Aliás, todos estamos certos que os árbitros não temem dar cartões amarelos ou vermelhos a jogadores do Porto. Isso e marcar penalties...

O Mangala é um grd jogador, sem dúvida, mas esta época já devia ter sido expulso 3 ou 4 vezes, como o CARLOS MARTINS foi no jogo contra o Estoril (e bem).
E se o Mangala tivesse sido expulso, nesses 3 ou 4 jogos, tudo seria diferente.

Mas expulsar Carlos Martins é fácil, expulsar Mangalas é que é mais difícil.

E o Alex Sandro é um grande jogador, mas mãos na bola que fossem penalty teriam tirado outros pontos ao Porto.

Isso não conta nada. O "T" é que está a inventar.

Pedro disse...

O problema é que neste momento o campeonato ganha-se no confronto directo. E aí JJ e a sua táctica estão a perder, claramente.

Anónimo disse...

O T é de tolinho, não é?

Anónimo disse...

a entrevista com o VP na tese postado aí acima é absolutamente espantoso

Miguel Nunes disse...

tao bom, n é Anónimo? Mas sabes... o futebol é aquela actividade q toda a gente pensa que perceber sem perceber absolutamente nada. E esses estão em maioria e são esses que o queimam.

Mt mt mt mt mais interessante a entrevista dele q a do Jardim, p exmeplo.

mas ainda vi outras para outro trabalho ainda melhor..

Anónimo disse...

"O problema é que neste momento o campeonato ganha-se no confronto directo. E aí JJ e a sua táctica estão a perder, claramente."

Depende do ponto de partida, estás a assumir que sem o JJ conseguias levar a disputa ao confronto directo...

T disse...

Sim, o "T" é de tolinho.

Queria ver era, no próximo domingo, o Paços-Porto estar empatado, o Porto a carregar para conseguir o golo da vitória e eis que, o corajoso árbitro...

... expulsa um jogador do Porto, por segundo amarelo, após uma falta a meio campo igual à do Carlos Martins no jogo com o Estoril.

Adorava ver isso.
Um jogador do Porto expulso aos 80 minutos, com o jogo empatado, e com o título por decidir.
Com o Paços a jogar com 11, e sem o árbitro depois arranjar forma de expulsar um do Paços para compensar.

E adorava ver o que não diria o fantástico Vitor Pereira e todo batalhão de fantásticos.

Adorava ver o Porto a sofrer penalties quando o resultado esta empatado.

Adorava ver o Porto a sofrer expulsões quando o jogo está empatado.

Aí, sim, a batalha de tácticas e estratégias seria limpinha.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Miguel, se é a entrevista que foi publicada no Posse de Bola é mesmo muito interessante...

Diz-me uma coisa (um bocado off-topic): o que entendes por rodar a bola sempre pelo lado cego do adversário? É que o VP nessa entrevista fartou-se de pisar na mesma tecla!

Nunca tinha pensado (nem ouvido) nisso e fiquei a matutar neste assunto...

No FCP-Benfica reparei que (por exemplo) se a bola está no corredor direito o FCP roda a bola e organiza-se sempre pelo lado direito do adversário: que - naturalmente - pelo facto de a bola estar no SEU corredor esquerdo, vai-se deslocando para o SEU lado esquerdo...

Isto cria uma espécie de contra-pé no adversário. É por aqui ou estou a viajar na maionese? eheheh :-P

Não sei se me consigo explicar bem...

Anónimo disse...

também gostei da última, do Luís Castro. já era adepto do VP, mas começo a recear que ele terá uma capacidade de crescimento pralém do FCP... estou muito curioso para ver a decisão tomada pelo PdC e por ele.

M disse...

nao foi um gajo do Porto expulso na final da taça da liga e os gajos não levaram 2 ou 3 porque não calhou?

tenho essa ideia, não vi jogo...

Anónimo disse...

e ainda na outra nota que referes, era bom que algum desse pessoal que pelos vistos está a ser formado nas universidades acabasse por influenciar o que aparece nos jornais e nas televisões, que o que por lá se apresenta como "análises ao jogo" costuma ser tão deprimente...

Benfiquista Tripeiro disse...

Miguel, outra pergunta. Caso Jesus opte não renovar, que treinador português achas que tem capacidade para treinar o Benfica?

Miguel Nunes disse...

Edson, nada melhor q o próprio Vitor Pereira para te responder

"Pressionar o adversário pelo lado cego é o aproveitamento dum mau posicionamento do adversário, dum deficiente ajustamento dos apoios na recepção da bola que normalmente “fecha” o campo. O que é que eu quero dizer com isto, imaginemos o adversário a sair a jogar pelo corredor lateral direito com o médio centro ou o pivot defensivo a receber passe interior com os apoios virados para esse corredor, voltados para essa lateral, portanto está-nos a dar o “lado cego” e normalmente isso acontece sempre, acontece na linha defensiva ou na linha média. Recebem quase sempre a bola dando “lado cego” e é isto que temos de aproveitar com uma aceleração, com uma acção pressionante sobre o “lado cego”, mas para isso temos de convidar o adversário a entrar na “zona pressing” que estamos a organizar, para depois acelerarmos sobre o adversário e recuperar a posse de bola."

percebeste? tem a ver com a posição dos pés. se recebes a bola com os pés virados p um corredor lateral, se te apertam já sabes q n a consegues rodar pelo outro lado. O outro lado é o cego.

Miguel Nunes disse...

Queres saber quais são as referências que usa para pressionar? Ele diz-nos

"Passe devolvido entre central e lateral, passe longo do adversário, passe devolvido pivot defensivo central, são momentos que nós queremos aproveitar colectivamente para “saltarmos” em cima do adversário. Nós no fundo tentamos promover determinada forma de construção de jogo do adversário e posicionamo-nos para que esses momentos que são referenciais de pressão para nós surjam, para nos aproveitarmos colectivamente, através de uma identificação colectiva. Não queremos pressões individuais, porque isso desgasta e abre o nosso bloco defensivo. Nós pretendemos que momentos como passes devolvidos, receber de costas, passes longos lateralizados sejam identificados como referenciais de pressing colectivos, sejam identificados como momentos em que temos de “saltar” em cima do adversário. Não queremos um tipo de pressão constante, se pressionarmos constantemente o adversário, ele não sai a jogar, o adversário bate a bola na frente, não nos permite criar condições para..então nós temos que diferenciar ritmos defensivos, ou seja, nós temos de lhes dar a ideia de um momento calmo para um momento rápido."



Deixa o VP sair e o JJ ficar, e talvez o JJ volte a ser bom treinador para os "entendidos"

Miguel Nunes disse...

ainda há quem pense q é possível fazer-se 2 campeonatos com uma única derrota sem competência. Isso é que é verdadeiramente estranho. Ou este do Jesus, uma derrota apenas e com grande azar, independentemente de tudo o resto.

Anónimo disse...

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14727/2/6862.pdf

Pedro disse...

"Depende do ponto de partida, estás a assumir que sem o JJ conseguias levar a disputa ao confronto directo..."

Isso é uma discussão teórica. Só quando ele sair saberemos. Por exemplo, Koeman, levou claramente a melhor no confronto directo.
O que se diz é que a diferença de SLB e FCP para os restantes é tão grande que os campeonatos são decididos nos confrontos entre eles. E aí, JJ, perde claramente. Factual.

T disse...

Miguel Nunes:
O Vitor Pereira é muito competente.
O Pinto da Costa e os seus capangas são a competência e a perfeição levada ao expoente máximo.

O pinto da costa e a sua máfia brincam com o amadorismo da Camorra.

E enquanto não se reconhecer e lutar para que haja limpeza dos corruptos, o porto parte sempre para o campeonato com 10 pontos de vantagem.

O "M" disse e está dito:
no único jogo em que o porto teve um jogador expulso antes de o jogo estar resolvido (BEM EXPULSO), o Porto perdeu 1 a 0, e só não perdeu 4 ou 5 porque não calhou.
Pois é, no jogo com o Braga daquela taça que o porto odeia e não quer ganhar nem por tremoços.

Agora acontecer isso no campeonato? Só delírio.

Aliás, estou convencido q isso aconteceu na taça da liga precisamente para não acontecer no campeonato. Pq assim o competentíssimo Vitor Pereira pôde queixar-se do árbitro, dizer que foi um penalty à Mossoró, que foi uma expulsão injusta, coitadinhos... e assim lá ficaram livres no campeonato.

Depois, o Benfica fez uma conferência de imprensa a mostrar lances claros, e a queixar-se que o porto nunca tem penalties contra.
Resultado: na jornada seguinte, é assinalado penalty contra o Mangala... quando o resultado já estava RESOLVIDO (3 a 0).

Pois.
O "T" é de tolinho.

Anónimo disse...

Oh T é tao facil desmascarar os teus "factos", mas ja nao ha pachorra. So pergunto, porquê que o teu presidente apoiou o Fernamdo Gomes para a FPF?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Entendi... mais ou menos! :-P

Manuel disse...

Infelizmente tenho de falar sobre algo que não tem nada a ver com tácticas de futebol - ou talvez tenha, no fim de contas - e apenas dá razão ao que eu s+afirmo assim como ao T.


"Triste, é saber que há Jogadores do Paços de Ferreira, BEM COMO SEUS FAMILIARES, AMEAÇADOS DURANTE OS ÚLTIMOS DIAS, por DELINQUENTES, FANÁTICOS OU ATÉ CRIMINOSOS, que fazem o trabalho sujo de um certo clube (FCP). Penso que alguém deveria denunciar esta situação.
(andrebaros, in A Bola 16-05-2013 - 15:49)"

"Caros colegas, as noticias das ameaças aos jogadores do Paços são todas verdade. Hoje em conversa com um familiar de um jogador, ele contou que o próprio avisou que não quer nenhum familiar no jogo. E que eles estão a contar com invasão de campo, em qualquer das circunstâncias... E como é lógico estão todos acagassados... Os SD têm estado lá todos os dias, e nem deixaram os próprios adeptos do clube comprar bilhetes. Ficaram com todos, por isso já podem imaginar o clima que estão a criar..."

"Manuel Cruz
Sou de Paços de Ferreira, a única coisa que sei que é verdade, foi que os SD esmurraram alguns pacenses e lhes roubaram os bilhetes. Foi preciso chamar o corpo de intervenção para acalmar, mas nem assim esses animais pararam de insultar e roubar. Agora estão a vender esses bilhetes a mais de 100€."


Posto isto de que serve falar de tácticas? Quando há outras tácticas criminosas muito mais eficazes que anulam todas as outras?


Anónimo disse...

Manuel, comentários n'abola para nos denegrir? Não queres falar do caso abafado de ameaças de morte semanais aos árbitros feitas por benfiquistas no vosso último título? os números eram disponibilizados no antitripa, verdadeiros (cheguei a testar) e todas as semanas diziam que já tinham ameaçado partir a perna ao árbitro que nessa semana ia apitar o benfica. Também ligavas??

Depois do fim do campeonato foram alguns de cana mas foi tudo abafado

Hugo disse...

Manuel os adeptos do teu clube é que andavam a fazer ameaças anónimas a árbitros.
Queres falar disso?
Como sempre vivem do insulto e das insinuações. Depois ficam escandalizados quando os outros torcem pelo Chelsea

Manuel disse...

Vocês são mentirosos e sabem-no! As ameaças que existiram, e que eu lamento, partiram de uma ou duas pessoas mas não foram no ano do título mas sim o ano passado, que vocês ganharam!

Grave é isto! E não tentem branquear com mentiras!

"O "braço-armado" portista (SD) sabe onde trabalham esposas e familiares, sabem os nomes e onde estudam os filhos.
Devido a esta situação, pelo menos dois jogadores normalmente titulares pediram a Paulo Fonseca dispensa do jogo. Foi recusado pelo treinador. Mau estar instalado no clube.

Jogadores do Paços amedrontados, desconcentrados só querem que o jogo passe depressa, que o porto seja campeão e que possam voltar à vida normal com a sua familia.



* Adeptos Pacenses agredidos e roubados.
Para conseguir o máximo dos bilhetes possíveis, elementos das claques portistas têm estado a semana todo em Paços. Agrediram adeptos adversários e roubaram os poucos que já tinham conseguido bilhete. Vários relatos inclusive de idosos mal tratados. Poucos adeptos Pacenses estarão presentes no jogo de Domingo. O medo e o terror dominam a cidade. Um clube pacato, sem grande força popular e mediática "come e cala".
Vários novos sócios do Paços nos últimos dias. Todos da zona do porto. Consta-se que todas estas inscrições foram suportadas pelo fcp e todos estes novos sócios são membros dos grupos de apoio organizado do clube. Algo que seria muito fácil de investigar por quem de direito… Objectivo "silenciar e controlar" as reduzidas áreas de sócios Pacenses.



* Josué, jogador preponderante na equipa do Paços e membro dos "Superdragões" desde há muitos anos, garantiu no seu circulo de "amigos" que estava tudo controlado. Tem sido constantes os encontros entre neste atleta e alguns dos mais conhecidos membros da claque portista. Segundo palavras do mesmo "não há razão para preocupações, o porto será campeão ou… Campeão".
Josué tem também aconselhado colegas a não se armarem a heróis porque "aquela malta não brinca". Este talentoso médio tem servido como uma espécie de infiltrado daquele grupo de marginais no balneário Pacense. Domina os mais fracos, demove os indecisos e denuncia os íntegros. Estes últimos os principais alvos do terror psicológico em relação às familias.



* Ameaças de que o jogo nunca chegará ao fim se algo estiver a correr mal e de que o Paços dentro de anos disputará as divisões amadoras…



Ameaças aos habitantes locais de uma enorme invasão portista à cidade! É melhor para todos, para a terra e os seus habitantes que nada "falhe".
Ideia generalizada e desejo de toda a cidade, cidadãos, adeptos do clube, jogadores e dirigentes que toda esta gente ganhe, fique feliz e se vá embora. De vez.




Em Paços de Ferreira e em muitos lugares da cidade do Porto sabe-se tudo isto e muito mais. Poucos aceitam dar a cara e falar com medo de represálias e os outros gabam-se, gozam e… Já festejam! Tudo às claras, tudo sob um silêncio comprometedor de milhares de jornalistas, centenas de rádios, tv's e jornais."


Anónimo disse...

Este Manuel está louco, só pode...

Anónimo disse...

Este Manuel é tão demente que nem se dá conta que o Paços não tem praticamente jogador nenhum que tenha filhos a estudar... É um incendiário que deve ter saído do Júlio de Matos sem ninguém dar por ela. Convido-o a ir à PJ dar conta do que sabe. Vir a blogues difamar sob a capa do anonimato é de cachopo...

João Arem disse...

Manuel,
Seria bom perceber se as aspas são de facto citações de órgãos de informação,ou se apenas um mero "ouvi dizer" e "tenho gente conhecida q sabe estas coisas"...é q citar sem identificar é o equivalente a mera difamação...o q foi amplamente divulgado foi o presidente do paços em amsterdão,mas isso não é nada suspeito,longe disso pensar essas coisas sobre o clube da verdade desportiva...tenham lá juízo...

Manuel disse...

Os jogadores do Paços não têm filhos a estudar? São todos homosexuais?


João Arem disse...

Verificar declarações do treinador do paços...nega as pressões do fcp e eventuais estímulos financeiros do slb. Serve? Ou só iliba a equipa q perdeu a liga europa?

Manuel disse...

O que queriam que o treinador do Paços dissesse, que é tudo verdade? Ele tem a obrigação de ser politicamente correcto mais não seja para motivar os seus jogadores. Provavelmente nem sabe metade do que se passa nos bastidores do clube que treina.

Aliás, a maior parte das pessoas em Portugal não sabe o que se passa. A CS nunca esteve interessada em denunciar o que quer que seja que se passa no desporto em Portugal. A melhor prova é o Apito Dourado. Muita gente sabia que era verdade, havia denúncias e os indícios eram muito numerosos, havia declarações e livros escritos, mas toda a gente dizia que era tudo mentira e que não havia provas. E davam as vitórias como provas! LOL!

É como se a Máfia italiana, ou qualquer outra máfia, desse o seu sucesso comercial como a melhor prova de que tudo o que fazem é legal ou ético!

No fim, a PJ pôs-se a caminho, gravou tudo e ainda há gente que não quer acreditar naquilo que toda a gente sabe é verdade. Chama-se a isso "dissonância cognitiva". Algo que os psicólogos sabem explicar.

O melhor exemplo é que eu fui a única pessoa neste blogue que denunciei isto porque houve pessoas que vivem no local, que têm "inside information", que têm amigos e pessoas de família e que teve a coragem de denunciar tudo. E o que dizem? Que eu sou louco! Por denunciar factos?

Há casos flagrantes de "dissonância cognitiva" na História da humanidade. Um dos casos mais flagrantes é o caso do nazis, quando muita gente denunciava o que se passava e toda a gente se recusava a acreditar. Porquê? Porque não havia provas! Os pessoas são assim!


Manuel disse...

Isto é que mete dó:

"Foi feito um bruxedo, na Mata Real, contra os jogadores do Paços.
Na zona exterior do estádio havia uma galinha viva, com sangue, sal, ovos e cruzes espalhadas com invocações a Satanás.
Havia ainda uma reza qualquer e um frase que dizia "os jogadores do Paços vão jogar com as pernas atadas"


E não me venham dizer que é mais uma coisa inventada por mim. Há fotografias do "acontecimento"!

Anónimo disse...

Ahah o que me rio com estes gajos, desiste do futebol Manuel o que tu gostas é de circo.

João Arem disse...

O argumento do apito dourado é engraçado. Foi julgado na justiça,não houve sanção,mas continua a servir de justificação a tudo. Pois bem,pela mm ordem de idéias,q se passou com as escutas a LFV? Foram arquivadas? Pois bem,do alto da minha moralidade,q valerá tanto como a do meu próximo,dito q existiu corrupção e q quem não concordar cmg sobre de dissonancia cognitiva. Que se passou com o Estoril no ano em que j.Veiga era simultaneamente acionista desse clube e dirigente do slb? Jogo no Algarve...do alto da minha moralidade dito - indícios de corrupção! E o Cadu,q joga agora no cluj,q diz q vai ver o jogo do Paços de cachecol vermelho,mas q em 2005,pelo Boavista,conseguiu fazer um penalti no último jogo do campeonato,q o simão viria a concretizar e dar o título ao Benfica. Sim,sofremos todos de dissonancia cognitiva,mas se calhar não é bem no mm sentido :)

Miguel Nunes disse...

epa o malta, parem lá com essas coisas. há ai tantos blogs para isso..

João Arem disse...

As minhas desculpas,por mim,assunto encerrado

T disse...

Então Miguel Nunes,

Estás a gostar da competência do Porto na Mata Real?!?

... quando o Paços estava a trocar bem a bola, a arriscar um lance de golo, eis que surge o COMPETENTÍSSIMO Hugo Miguel a inventar uma falta, um penalty e uma expulsão! ESPECTÁCULO!

É que nem disfarçam!

Mas claro está, os louros serão para o COMPETENTÍSSIMO Vitor Pereira, que sabe perfeitamente que nos dias difíceis há sempre um Hugo Miguel para resolver!
E que dizer dos jogadores do Porto?!? Não estavam a jogar nada, mas depois de uma falta/penalty/expulsão destas como hão-de eles não parecer os maiores do mundo?!?
É que nem é melhores que o Chelsea, é melhores que o Barcelona, o Bayern e o Dortmund juntos!!!

Como é que os jogadores do Benfica hão-de ir jogar ao estádio do dragão de peito aberto?!?
Como é que hão-de estar confiantes que o seu valor será suficiente se SABEM e VÊEM todo o mundo corrupto deste futebol?!?

Viste a cara do pinto da costa depois do penalty/expulsão?!?
Estava de certeza a pensar: "O Vitor Pereira é muito competente, carago!".

Este futebol mete nojo.