sábado, 4 de maio de 2013

SL Benfica x Fenerbahce. Como Gaitán, Lima, Matic, Enzo e sobretudo Cardozo arrasaram os turcos.























38 comentários:

Nuno Gomes Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Nunes disse...

Já se assumiu. Não precisas de voltar mais se n é o teu clube :)

Pedro disse...

Análise muito boa!
Obrigado pelo melhor blog de futebol nacional e espero que continues este teu bom trabalho ;)

ped.ribeiro disse...

Boa resposta a um adepto do 2º maior clube de Portugal, o Anti-Benfica. Quanto ao artigo, excelente, como sempre. Uma pergunta, Miguel: concordas com o Jesus quando este afirma que o Leverkusen foi a equipa mais forte que o Benfica defrontou esta temporada na liga europa?

ped.ribeiro disse...

Boa resposta a um adepto do 2º maior clube de Portugal, o Anti-Benfica. Quanto ao artigo, excelente, como sempre. Uma pergunta, Miguel: concordas com o Jesus quando este afirma que o Leverkusen foi a equipa mais forte que o Benfica defrontou esta temporada na liga europa?

Miguel Nunes disse...

Sim. Mas sem comparação possível com mais nenhuma! Do Leverkusen para o Fener, Newcastle ou Bordéus, é como do SLB para o Rio Ave.

E depois do Barcelona, a melhor na Europa este ano.

Valter Correia disse...

Porque este blogue em vez de lateral esquerdo não se chama Melgarejo, Fabio Coentrão ou Messi?

O conteúdo é de qualidade, mas é sempre em volta do mesmo asunto. Porra.

Miguel, quando for a Portugal, vou tentar apanhar o Jorge Jesus. S conseguir, apanho-lhe um autografo para ti ;)

Miguel Nunes disse...

E ainda assim, aqui estás tu...

Valter Correia disse...

Deixa lá eu estar aqui que não faz mal. Quando eu me fartar de ler sempre o mesmo, outros também já se fartaram.

O blogue é teu, sabes o que escreves. E parabéns pelo conteúdo. É único, porque mais ninguém se aplica....

Miguel Nunes disse...

Talvez devas fazer um para lá irmos todos ler... partilho o link se o fizeres, está prometido.

Valter Correia disse...

http://www.teoriadofutebol.com/

nem é bem um blogue mas pronto

Se partilhares o link e se trabalhares no futebol, faço-te uma entrevista a publicar e partilhar no facebook

Está prometido ;)

Gonçalo Ruivo disse...

Etiquetas - James (16), Melgarejo (8), Messi (14),

SLB (49) SCP (57) FCP (37)

Afinal o que se passa aqui?

AZIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIA

MORRAM CORRUPTOS

Gonçalo Ruivo disse...

ahhh morram, mas longe! Desapareçam! Tenho saudades de qd corruptagem n entrava aqui

ped.ribeiro disse...

Acho que o problema é que ficaram a faltar a análise aos jogos europeus do FCP ou do SCP...

Miguel Nunes disse...

Estás a gozar, Valter?!

"a condução de bola é mais lenta que o passe, mas é mais segura, uma vez que um jogador está no controlo da mesma assim porque o adversário necessita de criar espaços e tentar o desarme para recuperar a bola."

"Como efectuar a condução de bola correctamente? Efetuar pequenos toques com a parte interna do pé - esta é uma técnica para manter a bola dentro do raio de ação e em frente ao portador da bola. Assim, se um adversário tentar o desarme, o portador da bola tem mais hipóteses de manter a posse de bola."

Mas eu ia dar uma entrevista para alguém que diz que conduzir a bola é mais seguro que passar? Tipo...pq é q os jogadores não se lembram disso e correm c a bola duma baliza À outra?!?!

Ou dar uma entrevista a quem falando de futebol diz q a condução de bola é com a parte interna do pé?!?! FODASSE, MAS ISSO É FUTEBOL PARA PINGUINS OU ASSIM?!!?

Voltarei com mais pérolas, porque todo o site é brilhante. Vai fazer parte da rúbrica de humor cá do espaço. Até já tinha pedido a 2 ou 3 amigos com mais jeito para isso para pegar no teu material, mas estou tentado a usar eu

josé carlos disse...

Em vez de virem para cá com críticas sem sentido absolutamente algum, talvez seria melhor pensar que ao vir aqui, estão a aprender futebol. Porque toda a gente pensa que sabe tudo, mas não sabe nada.

Eu estou-me borrifando se o blog tem tendência para um lado ou outro, aqui discute-se futebol, treino e tudo o que advém. Sou Sportinguista, mas acima de tudo sou treinador de futebol também e amante da modalidade e acho que era mais importante virem para aqui com uma ideia de aprenderem sempre um pouco mais de futebol e não mandarem postas de pescada sem conteúdo.

Um abraço.

Gonçalo Ruivo disse...

ahahhahaha conduzir a bola com a parte interna! LOOOOOOOOOOOOOL uma vez experimentei e cai. Mas não sou o Messi ou o Ronaldo

loooooooooooooooooooool

Futebol para penguins é mt bom

Valter Correia disse...

Aimar 33
Carlos Martins 15
Fabio coentrao 23
Jorge Jesus, 84, isso mesmo 84
Nolito 18
Quique flores, 23
Saviola 26

Gonçalo Ruivo, deixa o futebol e vai estudar matemática.

Miguel Nunes, é claro que eu estou a gozar. Mas é claro que eu estou a gozar, porque eu nem tenho dois anos disto, nem jogador fui, nem formação tenho.

Apenas tenho paixão para escrever o que eu entendo que está certo, tal como tu....

Incomoda assim tanto ter um concorrente sem formação? Se eu tivesse formação ainda me tentavas assassinar....

Miguel Nunes disse...

n sabia q eras concorrente. Mas, olha que aqui não tentamos fazer humor. Só às vezes...

"Nunca deixem um jogador desorientado em campo:

O que acontece quando uma má decisão é tomada por um:

Guarda-redes: por ironia, uma má decisão de um guarda-redes termina em metade dos casos em golo. Seja por criar uma grande penalidade para o adversário, seja por desviar a bola para o sítio errado e entregar a um adversário bem posicionado, ou até mesmo por brincar em frente à baliza quando não tem ninguém nas costas para o proteger.
Defesa: geralmente, os defesas estão mais próximos da própria baliza que outro jogador que não seja o guarda-redes. Um mau passe ou finta estúpida, leva o defesa a perder a bola e até a deixar o avançado adversário de frente a frente com o guarda-redes da equipa.

Médio: com uma posição mais subida no terreno quando comparado com o defesa, os riscos são menores se perder a bola. No entanto, um erro pode entregar a bola ao adversário e este assumir o controlo do momento. Por vezes, os defesas e os médios estão mal organizados, e libertam imenso espaço para o contra-ataque adversário.
Atacante: para uma bola alcançar as zonas mais avançadas do terreno, é necessário um esforço de toda a equipa. Uma má decisão de um avançado põe em causa todo esse esforço que, por vezes, é um esforço fora do normal. Vários jogadores terminam os jogos desgastados psicologicamente por tanto tentar oferecer uma bola a um avançado que não a soube aproveitar."

Ouve, isto tem ajudado imenso. Sempre que vejo alguém desorientado, tiro logo. Sobretudo se for o gr, pq uma má decisão dele termina em metade dos casos em golo.

Bem, minto. com o gr já arrisquei. Uma vez ele tava desorientado e eu esperei pela primeira desorientação. Por acaso não foi golo! Então, tirei-o logo, porque à 2nda, já se sabe... metade de 2 daria um golo....

Valter Correia disse...

Há muita gente que me diz que os melhores blogues em Portugal é o meu e o teu. Não vejo mais nenhum a falar de organização tática com regularidade, sendo eu honesto.

Vim aqui dizer-te para nao escreveres sempre o mesmo, porque muitos falam-me começa a ser cansativo ver sempre a mesma tendência. E cheio de orgulho, perante alguém que sabe menos, desvaloriza.

Deixa-te andar. Continuo a visitar o Lateral Esquerdo, mas vou poupar o teclado para o meu futebol de pinguins!

Miguel Nunes disse...

Pha, mas a mesma pessoa a dizer isso?! ou uns dizem q é este e outros q é o teu. É q a mm pessoa a dizer isso é impossível. Só se for por simpatia. Ou comigo ou contigo, Valter!

Valter Correia disse...

Miguel, falam dois dois como os melhores, e únicos até na organização tática e afins. (tenho que escrever com o máximo detalhe, ou á moda antiga, queres que te faça um desenho?)

Eu não sei o que tens contra eu escrever aquilo que me lembro. Tive um colega de restaurante que foi jogador, e por causa disso lembrei-me de começar a escrever. Isso à menos de dois anos

Tu, tens estudos certamente, e escreves num blogue que já existe há seis anos, começado por ti. Vê bem, um blogue com seis anos. Nessa altura, estava eu a acabar o nono ano, e pelo menos podia jogar computador para ver o futebol na vida. Nessa altura, já tu escrevias com mais conhecimento do que o nenhum conhecimento que eu consegui juntar até agora.

Não tenho formação, não tenho experiência e não tenho merda nenhuma feita no futebol sequer. Estudo porque quero saber mais, e estudo enquanto trabalho. Isso incomoda?

É preciso vir aqui um teórico de futebol de pinguins para que o teu blogue tenha algo de diferente do habitual? Ou foi por te perguntar se te pagavam para escrever?

Ok, eu entendo que o SLB tem estado melhor, numa altura que coincide com a altura que o blogue existe, e tu não tens culpa disso. Nem tens culpa de ter uma ideia própria, nem culpa se algum dia chegares a um excelente nível, num clube nacional ou assim. Mas não sentes culpa de teres ido estudar e hoje te tentares impôr perante uma pessoa sem estudos, que nem trabalha na área.

Aceitar críticas vale pena personalidade demonstrada. Entender como uma crítica não vale pelo orgulho. É justamente por não sermos todos iguais que aparece sempre alguém com ideias diferentes que faça este mundo evoluir. Se fossemos todos iguais, em vez de estar eu aqui a dizer-te para disfarçar a tendência, estávamos a discutir "Como desenhar os testículos de um boi através da arte rupestre", neste caso, na tua caverna.

Lol

PS: Comigo ou contigo, porque não com os dois? Somos inimigos? Não andamos os dois com a vela para o mesmo lado? Quem me dera que o meu site tivesse exatamente as mesmas visitas, mas fosse um dos menos visitados, significando que em Portugal encontrava-se um mundo muito à frente no futebol, nada mais!

Hélder disse...

"Geralmente, e não é um conceito errado, o campo é dividido em duas zonas fundamentais: meio-campo da própria equipa e meio-campo do adversário, (...)"

Fodasse, mas este gajo é uma espécie de genio ou quê?

Miguel Nunes disse...

LOL Hélder, tu não tens a mínima noção... um dia tive a ler os textos dele com 3 ou 4 amigos (um deles o Blessing Lumeno) e até as lágrimas nos vieram aos olhos...

Já tenho um post nos rascunhos a analisar apenas um texto desse site. Mas basta escolheres um qualquer, das centenas de textos que lá estão, que vais chorar a rir...

Válter disse...

Venho aqui só dizer ao meu homónimo.... Oh Valter vai ver o Gaitan e o James a conduzir com a parte de dentro do pé!
São só os jogadores mais fortes tecnicamente da liga e condusem com a parte de fora!

Miguel Nunes disse...

Válter, n são só esses 2. São todos... Tenho impressão que deve ser impossível conduzir com a parte do pé que o Valter recomenda como ideal... lol A menos que sejas o Charlot!

Hélder disse...

É caso para dizer que há uma linha que separa nosso campo do campo do adversário.

Agora a falar de coisas sérias: Preocupa-me que este benfica fique Matic-o-dependente. E preocupa-me ainda mais que venha aí um tubarão e ponha as notas na mesa e percamos o ramires deste ano...

Anónimo disse...

Goncalo ruivo, deves ser mesmo crescido.

masterzen disse...

Miguel,

Uma pergunta sobre um frame deste post, falas que o posicionamento do Maxi quando a bola está no outro corredor se situa hoje em dia como médio interior do lado contrário ao contrário de antigamente no modelo do Jesus. A minha pergunta é como era antigamente o posicionamento do lateral nessas situações?
Segunda pergunta que comportamentos encontras hoje em dia que eram diferentes no modelo de jogo do jesus?

Abraço

Miguel Nunes disse...

1. Mais no corredor lateral, aberto. Mais longe do centro do jogo

2- Em relação ao 1o ano, ou ao Braga, ele jogava sp c um interior perto do trinco e um 10 nas costas dos 2 avançados. Depois no 2o ano de SLB passou qs para um 424 (2 extremos e 2 avançados). No terceiro igual, mas o 2ndo médio a jogar mais perto do trinco). Agora continua o 442, mas já sem 10. Mantem os 2 extremos bem abertos mas posicionalmente tem essa diferença dos laterais do lado oposto À bola estarem mais dentro qd a equipa tá em organização para chegarem mais rápido qd a equipa perder a bola. De qs 442 losango, passou a 424 e agora um 442 mais clássico, mas q por x qd o Enzo vai pressionar o médio defensivo adv tb se torna um losango a defender, pq os extremos aproximam do Matic

masterzen disse...

Miguel,

Obrigado pelas tuas respostas, começo a ficar com medo que qualquer dia para abrir o teu site e comentar passe a ser pago devido a qualidade do conteúdo.
Para finalizar o Sábado de perguntas, explica-me lá como são as áreas do espaço ofensivo do jogo e onde se situam.
Existem a área de construção, finalização?

Abraço e não pares de escrever!

Miguel Nunes disse...

ahah Master, mt obrigado.

Não é bem por áreas, ou só por áreas aliás. é tb por oposição. Há fases. 11 adv atrás da linha da bola estás na fase da construção, geralmente mais cá atrás. Criação é outra fase, que está entre a construção e a finalização. Mas qq uma delas pode aparecer qs em qq espaço do campo, depende da oposição (da situação de jogo)

masterzen disse...

Miguel,

Percebi mais ou menos a ideia.

Quando é que consideras fase de criação?
Quantos defesas deverão estar nessa fase?
A fase da finalização será só dentro da área?

Miguel Nunes disse...

finalização é fácil. É qd rematas. Pode n ser dentro da área.

Criação é qd estás dentro do bloco adversário, já tendo alguns adversários à frente da linha da bola (avançados, extremo(s) adv). Por norma podes já estar nas imediações da área adv. Mas pode acontecer mais recuado tb, se o eu adversário está mt alto no campo

Joel Sampaio disse...

Ora bem, no futebol há muitas ideias e normalmente as certas são as que ganham, mas há coisas básicas que devem ou deveriam ser comuns: o minimo entendimento do jogo... conduzir a bola com a parte de dentro do pé???? oi????? e isto nem é entendimento de jogo, pois basta pegares numa bola e tentares fazer exatamente o que dizes para fazer.. Valter, treinas alguma equipa? nao tenho a minima duvida, e desculpa a arrogancia e sinceridade, mas acho que com uma equipa inferior a tua, nao deveria perder um jogo... gosto de ter as minhas opinioes e nao me ficar só pelo que "ouço" dizer e fui espreitar o teu site... ao contrario do Miguel (parabéns pelo site, revejo-me nas tuas analises um conceito de jogo similar ao que eu penso) eu nao consegui ler mais do que 3 minutos aquilo que tava a ler (sofro de vergonha alheia).. a melhor de todas foi alguem dizer que o teu ta no top 2 de PT.. primeiro, como ja foi dito, é impossivel ser a mesma pessoa que disse isso, pq numa fala-se de futebol como deve ser e noutra fala-se de novelas, sei la... segundo, não é pelo numero de gostos q ves a qualidade das coisas (Big Brother, pelo que sei, sempre teve mtas audiencias).. desculpem a publicidade, mas eu acompanho este blog e um outro (que tem 200 e tal gostos no FB) e no entanto mete o site do Valter no Porto.. juro por tudo que nao consigo ler nada de jeito.. ah, se este site nao te chega para aprenderes ou se te incomoda por ser benfiquista, visita o www.tacticzone.com e aprende por la pelo menos e veras que tanto este site como o tacticzone nada tem a ver com o teu e com as tuas analises!!! pelo q sei de futebol, pelo q estudei e pelo que ja vivi no meio, deixa-me esclarecer-te que nao fazes a minima ideia do que falas! no entanto, admiro a força de vontade e sugiro que nao paras, mas que te informes e aprendas mais e acredita q no futebol tem que se ser mt autodidata..

venis disse...

'FUTEBOL PARA PINGUINS' ehehe ahaha

Pedro disse...

Bom dia Miguel,

Só para agradecer a análise ao jogo...o resto abstenho-me de comentar...

Se tiveres tempo, uma análise do que pode esperar o Benfica contra o Chelsea, teria todo o meu interesse...

Continua por aqui a ensinar...

Um grande abraço!
Pedro

bancada16 disse...

Muito bom!!!
Confirmas aqui a ideia com que fiquei na Luz, qualquer equipa da 1a Liga Portuguesa dá 10 a 0 em termos tácticos a estes turcos.

Imagens muito bem selecciondas, e o mais incrivel é que me lembro de quase todas, só com a memória visual do jogo...

Abraço