terça-feira, 28 de maio de 2013

Swansea de Michael Laudrup


























28 comentários:

Anónimo disse...

Sabes de alguma coisa ou é só por causa do rumor?

Anónimo disse...

Como é que um treinador percebe a vantagem de procurar receber a bola entre sectores ofensivamente é capaz de optar por defender com 3 linhas rigidas?! Não é um bocado contraditório?

Anónimo disse...

próximo treinador do benfas?

hertz disse...

Miguel, vou puxar a brasa à minha sardinha e aproveitar para te perguntar algumas coisas sobre o futuro treinador do Benfica (assumindo que JJ não fica).
1 - Achas melhor um treinador português ou estrangeiro?
2 - Do Rui Vitória, Van Der Gaag, Paulo Fonseca e Marco Silva qual deles terá mais qualidade para o Benfica? Ou achas que qualquer um deles não têm (ou ainda não têm) qualidade para o Benfica?
3 - Tens algumas alternativas para além destas que poderiam ser uma mais valia ao Benfica e ter sucesso no clube?

Anónimo disse...

TONI!!!

Anónimo disse...

Já há uns anos que venho espreitar este blogue, e fico sempre agradado com os vossos textos sobre tatica. Andei uns largos meses sem cá passar, mas antes era o PB que escrevia. Agora pelos vistos é o Miguel Nunes, e estou a adorar o que escreve. Parabéns!
p.s.
O que aconteceu ao PB?

Anónimo disse...

Já há uns anos que venho espreitar este blogue, e fico sempre agradado com os vossos textos sobre tatica. Andei uns largos meses sem cá passar, mas antes era o PB que escrevia. Agora pelos vistos é o Miguel Nunes, e estou a adorar o que escreve. Parabéns!
p.s.
O que aconteceu ao PB?

Anónimo disse...

Boas questões, hertz.

Já agora Miguel, diz-me como vias Jorge Jesus no Porto.

Um abraço

Miguel Nunes disse...

anónimo, sim, é um bocado contraditório mesmo, mas é assim q ele joga no Swansea

hertz,

Se o plantel n estiver c o JJ, n sei o q será. Quem chegar no imediato arrisca-se a ter sucesso (à semelhança de Domingos em Braga), mas não sei como será qd a equipa for sendo renovada.

Rui Vitória tem o pior futebol da 1a div. Acho de um desinteresse abismal. Mas com melhores jogadores, pode ter interesse... O Marco Silva n sei. O que sei é que, e disse ainda em Janeiro, o Estoril tem uma equipa individualmente fenomenal... 5o lugar n é nada de extraordinário. P.Fonseca gostava de ter visto mais. Vi os jogos com os grandes e foi mt impressionante a postura. O Van der Gaag no Belém tem um futebol diferente daquilo que pede um SLB...

Miguel Nunes disse...

anónimo, Jesus no Porto... com aquela linha defensiva era para acabar a época com 6 ou 7 golos sofridos e campeão com 20 ptos de avanço.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Laudrup sempre me pareceu ter equipas fortes no processo ofensivo mas desequilibradas. Não controla as partidas. Sofre golos de todas as formas e feitios. Vi alguns jogos do Swansea com atenção.

No entanto pode ser uma opção interessante para muitos clubes. Tem espaço para evoluir. Talvez seja da admiração que tinha enquanto jogador mas o Michael Laudrup é uma figura que aprecio.

DC disse...

Miguel nisso tenho que discordar. As equipas de VP foram sempre mais equilibradas portanto acho estranho dizeres que o JJ ia reduzir os golos sofridos para metade.
Só se estiveres já a contar com a quebra do benfica e a moral associada a isso que o Porto ganharia.
Mesmo assim, acho irrealista dizer que o Porto sofreria menos golos do que sofreu esta época.

Anónimo disse...

"Jesus no Porto... com aquela linha defensiva era para acabar a época com 6 ou 7 golos sofridos e campeão com 20 ptos de avanço."

excluindo o defesa esquerdo por motivos óbvios, se os jogadores do defesa e meio campo defensivo do benfica não são em nada inferiores aos do fcp, até acho que são superiores, pois nenhum dos centrais do fcp se compara ao garay e nenhum dos médios mais recuados do fcp se compara ao matic, porque razão jesus não conseguiu essa performance no benfica? não digo sofrer apenas 6 golos e ser campeao com 20 pontos de avanço, mas há que assumir de uma vez por todas que 1 campeonato e 3 taças da liga em 4 épocas é muito pouco (sobretudo quando comparamos com os 3 campeonatos, 2 taças de portugal, 1 liga europa e 3 supertaças que o fcp conseguiu em igual período) e que por ventura, a raiz dos problemas poderá residir noutro local.

e na minha opinião reside no facto de jesus ser um líder terrível, incapaz de motivar de motivar os jogadores. não é propriamente uma opinião muito "técnica" mas penso ser indiscutivelmente verdadeira.

este factor impossibilitará a sua contratação pelo fcp que na hora de escolher os treinadores tem sempre em linha de conta a sua personalidade e capacidade de liderança.

jesus nunca será treinador do fcp, isso vos garanto!!!

Edson Arantes do Nascimento disse...

"Não é propriamente uma opinião muito "técnica" mas penso ser indiscutivelmente verdadeira."

Ou seja, és o Guardiola e a malta ainda não sabe.

Anónimo disse...

se eu fosse o guardiola a minha opinião seria 100% técnica..

simplesmente acho que jesus é um líder terrível e isso impede-o de ter sucesso e, consequentemente, as equipas que treina, apesar do excelente futebol que praticam, não atingem o sucesso.

só isso.

a não ser que o sucesso seja isso, uma conceito abstracto que se baseia em opiniões de especialistas. mas não é. o sucesso é levantar a taça. e isso jesus não consegue. muita pena.

no fcp sabem isto melhor que ninguém, por isso jesus nunca será seu treinador.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Mas o que tu achas é apenas isso, a tua opinião, e pelo menos eu ainda não percebi se vale a pena tê-la em consideração.

Felizmente o mundo não é feito de opiniões. Achas muita coisa mas tens de ter sempre em consideração que não és um gajo infalível, tás a ver?

Eu também posso achar que só dizes merda. E ficamos aqui no achismo até ao final do dia. Se quiseres.

Anónimo disse...

bolas edson,

tens 13 anos?

é obvio que sou infalível. e tu e o jesus também.

a teu "achismo" sobre o laudrup também não passa disso mesmo, uma coisa que te "parece" ser de uma maneira, mas pode ser de outra completamente diferente. se é merda ou não, não sei. não vi um único jogo do swansea, por isso não opino sobre esse assunto.

foda-se, não me digas que és daqueles que "acha" que o benfica para o ano, se jesus ficar, é candidato à champions? "acha" não, tem a certeza, porque isto não está para "achismos", temos de ter certezas absolutas, e claro, vieira e jesus é uma dupla de certezas absolutas.. de derrota em derrota até à vitória final que vai acontecer lá para... foda-se, tanto faz caralho, sem estes dois caramelos não há benfica..

enfim..

ganda pelé me sais-te tu.. calado és um poeta!

Deusébio disse...

Boas Miguel,

É impressão minha, ou seria um downgrade significativo?

Talvez a única vantagem fosse o "encaixe" dos reforços já contratados, de resto...

Miguel Nunes disse...

sim, é o que penso tb.

Essa é outra, outro treinador para 3 médios... o plantel está todo pensado de outra maneira... mts extremos, mts avançados...

Pedro disse...

Miguel, estes teus posts são um espectáculo mas falta uma coisinha: uma análise final. ok?
:)

Sobre Jesus no fcp

Como achas que seria a táctica dele? Mantinha a aposta nos dois avançados como faz no SLB desguarnecendo o meio campo? Se ele fizesse isso não achas que teria fortes consequência na solidez defensiva da equipa?

Ou ía mudar de estratégia?

Anónimo disse...

Pedro, se fosse com o plantel deste ano, nem tinha jogadores para isso, só tinha 1 avançado (+liedshow lol)

Duvido que nao jogasse em 4-3-3, ele nao jogava assim no belem?

Deusébio disse...

Olá Miguel,

O Eugénio Queiroz do Record, diz que é o Marco Silva!!!

O que achas?

http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2013/05/29/o-novo-treinador-do-benfica.aspx

M disse...

alguém me consegue explicar porque carga d'agua o treinador xpto maravilha bicampeao nacional, com 1 derrota em 2 anos, capaz de colocar uma equipa a produzir futebol de nível mundial, não renova contrato em 30 segundos?

jesus, jesus, jesus...toda a gente comenta, toda o entendido opina e curiosamente (ou não) aquilo que em situação inversa era polémica para vender mais jolas frescas no pico Verão...nicles!

......

Sasuke - kun disse...

Boas Miguel, gosto muito do teu blog e adoro os teus textos. Acho que compreendes muito bem o jogo e ressalvas muitas vezes aspectos tácticos que saltam à 1a vista. No entanto deixa-me apenas dar a minha opinião acerca do Swansea.
Não sei se acompanhas a Premier com regularidade mas os swans são do melhor futebol que por lá se pratica(unânime em terras de sua majestade.) Tudo o que referes nos slides é absolutamente verdade só que acho pões "um bocado de lado" a capacidade das equipas adversárias.
Nos slides tens imagens contra o United e City p.e. Com isto quero dizer que é normal que apareçam erros defensivos porque do outro lado estão grandes executantes e sobretudo grandes "interpretadores" do jogo. Atenta que este Swansea ganhou 3 a 1 em anfield, empatou o united e chelsea, perdeu só por 1 a 0 em casa do city,arsenal e tottenham, ainda ganhou uma taça da liga onde foi ganhar ao emirates(0-2) p.e. De longe foi a equipa que mais dificuldades causou aos ditos grandes.
Era, até bem pouco tempo, a 2a(!) equipa da premier em termos de posse de bola. Só aí já seria um upgrade. Muito débil neste aspecto o Benfica.
Defensivamente mão acho que seria piorar bastante uma vez que o Benfica actualmente sofre golos de qualquer equipa(Na Luz tem sido ridículo)e só não sofre mais porque os artistas do outro lado são francamente maus..Visto bem as coisas dos adversários complicados que defrontou esta época o Benfica sofreu bastantes golos(Celtic, Barça, Spartak, Bayer, Newcastle,Fener, Porto, Braga..)
Para mim seria fascinante ter Laudrup no meu Benfica.
Futebol dinâmico, cerebral e refrescante na actualidade europeia. A seguir a carreira deste senhor e deste clube também(filosofia diferente).

Cole disse...

Boas,

Juntando o raciocínio do Miguel de que os "herdeiros" de Jesus beneficiam de alguns bons princípios de jogo interiorizados, com o raciocínio do Sasuke-kun relativamente à questão da posse de bola e das dificuldades a que o Swansea é exposto face aos adversários da Premier League, o pensamento lógico seria uma eventual grande primeira época de Laudrup no Benfica.
Mas como são tudo suposições... se calhar é melhor mesmo renovar com o Jesus. Se tal não for possível, o Laudrup seria uma opção muito interessante. As alternativas apresentadas e veiculadas na comunicação social não me parecem ter ainda estofo para o Benfica, no entanto poderão tê-lo no futuro. Se calhar precisam de mais anos de experiência tal como o Jesus acumulou antes de ir para o Benfica.

André Gomes disse...

Miguel, esta forma de defender não será mais adequada quando se tem centrais rápido (tipo Pepe) para "ir buscar" um avançado que fuja?

André Gomes disse...

Já agora aproveito para perguntar a tua opinião sobre dois jogadores:

Michu - não terá qualidade para voos (ainda) mais altos?

Lukaku - depois duma época bastante acima da média, irá afirmar-se finalmente no Chelsea?

Miguel Nunes disse...

Michu, sim tem. Lukaku n conheço bem.

André, ter centrais rápidos é sp melhor q ter centrais lentos, mas há coisas mais importantes