segunda-feira, 6 de maio de 2013

Teremos um justo campeão

Seja Vitor Pereira, seja Jorge Jesus.

O vencido continuará a ser um grande treinador. Naquilo que controlam foram bestiais. 

Naquilo que não controlam (penaltys de Jackson, expulsões de Defour ou Martins, três pares de pontos oferecidos por Artur) nada poderiam ter feito de diferente.

P.S. - Jogo soberbo do Estoril que demonstrou o porquê da sua classificação. Tanta, tanta, tanta qualidade individual naquela equipa. E personalidade forte sempre a assumir em posse o jogo no campo do líder.

45 comentários:

Roberto Baggio disse...

Vais analisar o jogo? Gostava de ver as dinâmicas pressionantes deles e o posicionamento em posse.
Abraço

Miguel Nunes disse...

Epa...acho q não :) é um Benfica x Estoril... mas foi impressionante a forma fácil fácil fácil como saiam da pressão do SLB

Anónimo disse...

Gostava que aparecessem agora os que tanto te criticaram pelos elogios ao FCP e ao Vitor Pereira

São aqueles que agora estão todos borrados! Ahhh e claro, a culpa é do Jesus!

Roberto Baggio disse...

Ambos os dois sabemos que o SLB pressiona mal, de forma horizontal e que os adversário só tremem nessa pressão pelo poderio do Benfica.
Aí os jogadores do Estoril tiveram muita, muita personalidade. Mesmo sendo benfiquista tive pena de eles a certo ponto terem abdicado do ataque, podiam ter ganho jogo e era justo.
Abraço

Miguel Nunes disse...

Pois, e aquilo no Dragão, com os 4 médios no corredor central... Não sei como vai ser possível parar aquilo. O FCP sp me pareceu melhor, apesar de um super Benfica, mas é difícil sustentar isso perante as pessoas qd n está em 1o.

josé carlos disse...

Miguel, devias analisar... O Estoril merece. Faz lá esse esforço. Abraço.

GC disse...

Acho que JJ vai entrar com enzo, matic, salvio, gaitan, ola john e cardozo no dragao. vai abdicar de 2 pl pra jogar com um 10, de modo a que o enzo possa jogar mais recuado e ser mais efectivo na busca da bola aquando da perda.

Que te parece?

Roberto Baggio disse...

Aquilo que sempre defendemos Miguel... O modelo do Porto é melhor... Mas claro que a malta nunca vai perceber a não ser que apareça com resultados... O que significa que continuam sem perceber, decoraram... Porque se ela inverte, eles voltam a inverter também!
E concordo com o José hahahaha

DC disse...

Felizmente as más arbitragens não impedirão que o jogo se decida onde deve ser decidido: no Dragão em confronto directo.

Ainda mais justo era uma igualdade pontual e aí sim tirar as teimas, mas acredito que o Porto é superior ao benfica e vai ganhar.

Caso não ganhe (e não existam influências externas ao jogo), também não merece ser campeão. Um grande Porto, que já sabemos ser tacticamente muito bom, tem que ter também muito crer e muita raça, como teve por exemplo o de AVB. Portanto, se formos Porto como habitualmente, venceremos.

Ricardo Perna disse...

O Estoril faz um grande jogo, principalmente porque me parece que aquilo é o que fazem normalmente, sai-lhes de forma natural.

Quanto ao Jesus, duas questões, se te apetecer responder ;)

- Porque é que é o Carlos Martins que aparece no lugar do Enzo? Não teria valido mais a pena o André Almeida a jogar, adiantando o Matic, já que o Aimar ali poderia defender menos que o que era preciso?

- Com o Martins expulso (a boa notícia é a lesão, pode ser que ele não o possa voltar a usar esta época :) ), não deveria ter entrado o Aimar e retirar um dos avançados? Perdeu completamente o meio-campo e foi por ali que o Estoril criou a maior parte do perigo nos últimos minutos, porque ganhava as bolas todas e seguia sem qualquer oposição (muito fez o Matic, mas no final já não podia com uma gata pelo rabo... )

Hoje o próprio Jesus estava mais nervoso que o normal, parece que bloqueou depois da entrada do Rodrigo (outra entrada desastrada, diga-se...), não pareceu? Ou foi mesmo apenas azar, porque destas vez as bolas batiam todas nas pernas dos defesas do Estoril?

Pedro disse...

"Naquilo que controlam foram bestiais. "

JJ não foi. Mas falamos no final da época. Guarda essa frase para depois discutirmos.

-37! disse...

Arbitragens? O Estoril marca com um golo em fora-de-jogo (apesar de (+1) frango do Artur).

Hoje era jogo para golear, não se tivessem falhado tantos golos. Lima, Maxi, Cardozo, tanto e tanto golo falhado..

O Estoril é uma grande grande equipa, e está a 3 pontos da Liga Europa (e de deixar o Sporting fora dela).

O Benfica tem de mostrar mais uma vez, que é a melhor equipa portuguesa.
E no sábado é para ganhar.

Miguel Nunes disse...

Pedro, podemos discutir já. Para mim n é importante o resultado de um jogo ou de dois ou três no avaliar de um treinador, mas a organização que a sua equipa tem. O potencial individual q tem para pontuar e os pontos q efectivamente faz. Nesse aspecto, JJ pode até perder já os 2 ultimos jogos q fez pontos mais q suficientes para ser considerada uma grande época.

Ele n é mau por haver melhor, é isso q pareces não perceber

Ricardo, concordo, mas eu sp fui um critico do Martins. Acho-o bastante fraco, sp achei. Só quer coisas bonitas e só faz asneira... aqueles passes que pica a bola só dificultam a recepção dos colegas...

Quanto ao azar, n diria isso hoje. Se vencesse, tb seria sorte, o Estoril esteve mt mt bem. Mas em oportunidades o Benfica poderia ter ganho, sem dúvida, mas em futebol apresentado... grande Estoril hj.

Mg disse...

Grande jogo do Estoril. Muito bem!
Agora é ir ao Dragão e ganhar!

Pedro S disse...

Um leigo pergunta: este Estoril e este Paços, até que ponto é obra dos treinadores? Jogam muito à bola. Não sei se tiveram sorte com o plantel, se eles é que fizeram dos jogadores o que eles são hoje, se eles são mesmo dois grandes treinadores.

Miguel Nunes disse...

Tinha escrito isto há algum tempo

"- Derrota expectável do Sporting na Amoreira. Não há que desvalorizar o trabalho de Marco Silva. Todavia torna-se fácil produzir bom futebol quando o onze é composto por vários jogadores de grande nível para aquela que é a realidade do Estoril Praia. Mais do que um colectivo cheio de qualidades está nas individualidades a explicação para o justo sétimo lugar dos canarinhos;"

Qd há uns tempos me pediram um 11 da 1a Liga q entrasse no 11 do SCP, 4 eram do Estoril e dos 4, nenhum era um destes belissimos médios centro que lá jogam (Carlos Eduardo, Evandro e Gonçalo)

Até acho que o Estoril tem mais qualidade individual que o Paços (q tem no Vitor, Josué e Leão grandissimos jogadores). Portanto... diria q o Paços é fruto de um grande grande grnade trabalho colectivo.

Estoril, um bom trabalho colectivo, mas c grandes jogadores para a realidade do clube

Anónimo disse...

Fds Miguel nunes percebes tanto de bola...Parabens

Miguel Nunes disse...

lol pq dizes isso?

Anónimo disse...

Pelo que disses-te do paçoes e do estoril. Acho tambem que o Paulo fonseca é ainda mais promisso que o treinador do estoril, que juntamente com o plantel do rio ave (graças ao mendes) vivem acima da qualidade individual normal para estas equipas.

Acima de tudo acerca do vitor pereira, nao imaginas o que e ser portista, e ouvir constantemente outros portistas a falar no passe para o lado que o Porto pratica, por causa do treinador segundo eles, quando na minha opniao apenas AVB e Mourinho nos ultimos 20 anos serao superiores ao vitor (e com duvidas em relação ao AVB nao me convenceu no totenham). E triste aguentar quase 2 anos a refilar com alguem apenas porque realmente nao tem o carisma dos outros 2. E acima de tudo porque sempre achei que apesar do destaque que fazes ao jesus (e realmente muito fez ele ate este momento), preferes o modelo do vitor no porto, que na minha opniao ate supera o de AVB (infelizmente a qualidade individual é que desceu).

Cumprimentos
Daniel Santos

Anónimo disse...

PS Isto fora tudo que aprendi durante este ano com os post acerca de questoes tacticas, acredites ou nao a forma como vejo o futebol neste momento é completamente diferente...

Daniel Santos

Miguel Nunes disse...

Obrigado pelas palavras :)

abraço

Anónimo disse...

O Jesus hoje tem muita culpa... por que raio deixou o André Gomes de fora, para jogar o sem ritmo Carlos Martins? Porque não fez entrar André Almeida aquando da expulsão do Carlos Martins, para atenuar a desvantagem no meio-campo?
Porqu~e Lima/Cardozo jogaram tanto tempo quando se viu que estavam claramente cansados?

A verdade é que hoje o Benfica deu de mão beijada o título ao FCP, e este só não será campeão se não o quiser.

HPereira disse...

Uma questão de quem não percebe nada disto: se a recuperação depende dos dias de descanso e não dos jogos nas pernas, porque razão jogadores como o Garay hoje recuperavam as suas posições a passo, quando tiveram 4 dias de descanso?

Miguel Nunes disse...

3 jogos em apenas 7 dias. Como Jesus já referiu várias dezenas de vezes o 3o jogo da semana é sp mt complicado em termos de recuperação.

O Garay nem reparei tanto, o Matic reparei q tava mt mais lento.

Miguel Nunes disse...

Ou seja, a equipa esteve cansada hoje. Pareceu-me. Mas não está cansada. Sábado n estará de certeza. Mas n é por isso que ganhará ou perderá...

Anónimo disse...



"As águias (...) podem ser campeãs se vencerem no Dragão mas agora estão proibidas de perder. E porquê? Porque este Benfica está de rastos. Física e psicologicamente." - Crónica do jogo, n'A Bola

MN/PB, isto não é ridículo? Se uma equipa estivesse verdadeiramente "de rastos", física e psicologicamente, não conseguiria correr aquilo que o Estoril nos obrigou a correr ao longo de 90 minutos depois de três jogos em sete dias e tendo sido o segundo, com o Fenerbahce, tão intenso como foi? Com menos um elemento, e com menos critério na decisão, realmente acusámos um certo desgaste nos minutos finais, de resto, acho que a equipa esteve à altura, ainda que, claramente, tenha pensado que o jogo estaria resolvido mais minuto, menos minuto. Mas o físico não creio que tenha sido o principal problema.

Acho até que a equipa nem esteve mal, na primeira parte podíamos ter resolvido da questão se tivéssemos tido maior eficácia, mas se calhar o facto de o Estoril ter jogado como jogou leva a que os adeptos pensem que o Benfica esteve horrível, mas eu não acho, sinceramente, acho que foi um belíssimo Estoril e um Benfica interessante.

Anónimo disse...

O Porto sempre pareceu melhor baseado em quê ? É que eu julgo que o objectivo deste desporto é fazer golos, ou pelo menos fazer mais um que o adversário, portanto estou para ver qual a nuance táctica "superior" do Porto que os impede de demonstrarem no terreno (e não apenas para o Miguel Nunes) que são eles os melhores.

E como é que uma equipa que "sp me pareceu melhor" pode terminar a época com zero títulos e sendo superior (até ver) apenas no número de golos sofridos ?? É que a discussão não é sobre qual o modelo de jogo mais seguro, mais profícuo ou mais espectacular, a discussão táctica passa por avaliar os resultados que se obtêm com as estratégias que se escolhem.

Se o Porto escolhe um modelo menos arricado é natural que sofra menos e marque menos também, mas já não é natural que seja eliminado de todas as competições em que entrou. Onde o Miguel Nunes vê (e equipara a JJ) bom trabalho do VP, eu vejo zero. Aliás, vejo um treinador limitadíssimo tacticamente, que consegue errar 90% das substituiçoes operadas. Vejo um treinador que invariavelmente não altera rumos das partidas (poucas vezes esteve a perder, é verdade) e que em 2 anos nunca teve um "golpe de génio".

Tacticamente é um Porto consistente, difícil de derrotar ? Ok, e o mérito é deste treinador ? Pouquinho. Epá desculpem lá, mas ver méritos tácticos num técnico como VP é algo que me tira do sério e gostava mesmo de ler alguns dos fundamentos de tal "invenção" para poder debater, porque, à partida, julgo-me perto da surrealidade.

É isso e aquela do "com 4 médios na zona central,não sei como vão parar aquilo". Então mas essa mesma disposição serviu na Luz ? É que apesar de maior luta e controlo por parte do Porto (zero chances de golo criadas e 2 golos oferecidos = Artur e Garay) não vi que tivessem estado mais perto da vitória, mas enfim, o mito da "equipa com melhor sistema" baseia-se em retroactivos, digo eu.

E, se de facto houvesse justiça neste (como noutros) Campeonato, há muito o vencedor já estaria decidido, não só pela diferença brutal de qualidade de jogo ou deslizes arbitrais, mas sim porque efectivamente este Porto miserável não merecia esta benesse e não justificou o 2º lugar na pole position.

Mas se há quem precise de um final round para poder dormir descansado...pois bem, Sábado, 20h, abram bem os olhos e vejam quem é o Campeão.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Independentemente do texto e das questões do modelo, ontem a opção pelo C. Martins foi a morte do artista. Este senhor não tem condições nem para jogar no Penafiel nem no Kabuscorp do Palanca, de Luanda, nem tão pouco na Sanjoanense.

Um jogo horrível, sempre sempre sempre 100% das vezes com a treta dos passes na profundidade ou na solução mais complicada, não entende as funções que tem de desempenhar em campo e, ainda por cima, é irresponsável.

Também são extremamente injustos os comentários em relação ao Artur. Ontem acabou por salvar uma bola de golo (remate do Carlitos) e nos outros jogos tem inúmeras defesas decisivas. Não foi de certeza por ele que o Benfica empatou com uma óptima equipa do Estoril.

Aza Delta disse...

Para mim a culpa é do vieira e da sua terrível gestão no verão passada. não temos uma única alternativa ao enzo e ao matic. e ele preferiu gastar milhões em extremos e avançados e depois dizer que em crise temos de poupar guito.

Anónimo disse...

Afinal os grandes jogadores também ganham jogos e afinal o SLB não é a melhor equipa a defender em Portugal. Só ainda não percebi como é que foi possível o Benfica ter perdido uma coisa que nunca teve esta época - meio-campo - depois das saídas de Witsel e Javi. Sabia-se à priori que dois coxos que não fazem um jogador de pouco ou nada iriam servir este ano.

O que Jesus fez esta época com um médio, que o ano passado ainda ninguém sabia quem era, um trinco que nem alternativa tem, já foi um autêntico milagre. Muito à custa de um ataque demolidor que camuflou muitas mas mesmo muitas fraquezas de um plantel muito desequilibrado. Responsabilidades só devem ser imputadas à direcção encarnada, um desastre na gestão desportiva.

O SLB precisa urgentemente de chutar vários reformados do meio-campo e comprar 4 ou 5. Laterais idem. Como já não é Jesus que indica há muito tempo... Para ser campeão devia ter abdicado da liga Europa há muito tempo. Resta-lhes a Taça de Portugal.

Anónimo disse...

E o Porto claro que precisa de um novo treinador. Vitor Pereira, com o plantel à sua disposição, não fez nada de mais numa Liga Portuguesa que nunca esteve tão nivelada por baixo! Este Porto, mesmo com poucas alternativas no miolo mas também quase sem lesões, tinha obrigação de ter goleado na maior dos jogos em Portugal.

Anónimo disse...

O Benfica morre dois anos seguidos na praia muito à conta do desgaste nas competições europeias. Deviam saber retirar conclusões. Gastam muitos recursos a tentar controlar o sistema. Estava a brincar, com a recuperação de Enzo podem perfeitamente discutir o jogo no Dragão. Agora é que estava mesmo a brincar. Ah ah ah ah ah ah! E logo para o Vitor Pereira... Vai ser limpinho, limpinho, limpinho!

rsa disse...

Sim mas ontem como JJ disse ao não fazer rotatividade pode ter hipotecado o campeonato A.Gomes ontem deveria ter jogado Enzo saiu lesionado porque a recuperação foi curta, quanto a Matic recuperava a bola mas depois a reacção era lenta.
E foi por aqui no meio campo que o Estoril ganhou o controlo do jogo e muito sinceramente não percebi se não quis ou não foi capaz de esticar o jogo para ganhar.
Na frente foi o terceiro jogo seguido de Lima talvez a primeira vez esta época e tivemos um Lima sem explosão o grande trunfo este ano do Cardozo foi o ter menos tempo de jogo ontem estava extenuado e muito bem marcado Rodrigo mais fresco deveria ter sido opcção.

O campeonato vai-se decidir no Dragão e apesar de Benfiquista e não o desejar acho que é justo nenhuma das equipas foi superior á outra (não gosto do VPereira mas têm mérito no trabalho que está a a fazer apesar de achar que a estrutura do fcp ajuda e muito )

Infelizmente considero que a forma como o BENFICA treina/joga torna a equipa mais frágil nos jogos a doer.E o jogo no dragão será mais que um jogo como sempre será uma guerra para a qual infelizmente o Benfica não Generais.
As contas são faceis de fazer o Benfica têm 3 finais 3 vitorias o paraiso.....


rsa disse...

Sim mas ontem como JJ disse ao não fazer rotatividade pode ter hipotecado o campeonato A.Gomes ontem deveria ter jogado Enzo saiu lesionado porque a recuperação foi curta, quanto a Matic recuperava a bola mas depois a reacção era lenta.
E foi por aqui no meio campo que o Estoril ganhou o controlo do jogo e muito sinceramente não percebi se não quis ou não foi capaz de esticar o jogo para ganhar.
Na frente foi o terceiro jogo seguido de Lima talvez a primeira vez esta época e tivemos um Lima sem explosão o grande trunfo este ano do Cardozo foi o ter menos tempo de jogo ontem estava extenuado e muito bem marcado Rodrigo mais fresco deveria ter sido opcção.

O campeonato vai-se decidir no Dragão e apesar de Benfiquista e não o desejar acho que é justo nenhuma das equipas foi superior á outra (não gosto do VPereira mas têm mérito no trabalho que está a a fazer apesar de achar que a estrutura do fcp ajuda e muito )

Infelizmente considero que a forma como o BENFICA treina/joga torna a equipa mais frágil nos jogos a doer.E o jogo no dragão será mais que um jogo como sempre será uma guerra para a qual infelizmente o Benfica não Generais.
As contas são faceis de fazer o Benfica têm 3 finais 3 vitorias o paraiso.....


Pedro disse...

"Ele n é mau por haver melhor, é isso q pareces não perceber"

Não sei o pq dessa frase. Não faz qqr sentido.

Não sei se JJ é mau ou bom. Sei que comete N erros nas fases decisivas das épocas e isso leva-me a pensar noutras razões. Já discutimos alguns dos erros de JJ q tu achas que não são função de um treinador (algo que para mim é um absurdo) como substituições durante um jogo ou o correcto escalonamento de um 11.

Mas voltaremos à conversa. Neste momento estou demasiado "ferido" para bater.

Miguel, não é esta derrota nem foi a vitória na quinta. Após o meu post de quinta feira levei com bocas sobre o que tinha criticado em JJ. A minha resposta foi "mantenho tudo o que disse". Hoje tb mantenho tudo o que tenho dito sobre JJ. E se ele conquistar tudo irei manter tudo o que disse sobre JJ.

Não é este empate.

Voltaremos à conversa.

ADexterA disse...

Concordo com o Miguel. Ontem era visivel que a equipa estava cansada. Mas isso não quer dizer que tenha "rebentado". Ja no jogo do Maritimo diziam que estava cansada e depois foi o que se viu contra o Fenerbahce.
No meu entender, depois de um jogo tão intenso como aquele também existe uma certa "descompressão" que tem essencialmente a ver com aspectos psicológicos. Depois, voltam ao normal....mas como o Miguel disse não será isso a decidir o jogo no sábado.

Anónimo disse...

Numa Liga da treta e sem cheta onde os dois primeiros ainda nem perderam só tinha que ser assim, até deviam fazer 4 jogos entre eles. Pela lógica até devia ser mais difícil ir ao Paços na última jornada que receber o Estoril a duas do fim e as galinhas todas borradas. Porque é que será? Pelo Capela? Ou ainda se lembram da época passada e aqui chegados vêm que não aprenderam nada?

Jorge disse...

Nem oito nem oitenta... O campeonato esta longe de estar entregue, se bem que como portista gostasse que ja tivesse decidido a nosso favor, para evitar problemas cardiacos nos proximos fins de semana.
Nao so o Benfica pode empatar ou ganhar nas Antas como o Porto pode ter serias dificuldades em Pacos de Ferreira.
So vi partes dos jogos internacionais do Benfica e se bem que goste de alguns aspectos que o Miguel tem salientado ainda nao me convenceu. O unico jogo de que gostei foi contra o Barcelona em casa de resto jogou contra equipas ou individualmente fracas ou pouco "organizadas."
As poucas vezes em que parece defrontar equipas com bons jogadores e um modelo de jogo solido tem problemas, dai prever serios problemas para os proximos dois jogos.
Se perder no Dragao nem sei como e que ira estar contra o Chelsea... Sonhavam com tres titulos e de repente, quando tinham um na mao, comecam a ver dois por um canudo.

MözZart ÖZzil disse...

Licá é mesmo um belo jogador!.. Rápido,técnico(habilidoso)inteligente(a movimentarse como a decidir -sempre com critério-)... E por cima,como dizem no Aimar-vai-a-Baliza,"Ganda Cabelo"! ;)

Não percebo mesmo o que tem a mais Ola Johnes ou Jeffrenes!!

Licá merecia melhor que o Estoril-Praia(Vitoria Guimarães?Braga?Sporting?..)

24 anos.. Ainda vai dar o que falar!

PS:Sábado,Moutinho(o melhor médio em Portugal)arruma aquela merda!

O Anti Lampião disse...

Arbitragens? O Estoril marca um golo limpinho (apesar de (+1) frango do Artur).
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/944144_166987433466963_1791980510_n.jpg

O Estoril viu o Artur defender uma bola que já tinha passado a linha de golo
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/600913_166996953466011_1930814714_n.jpg

O Estoril viu Artur cometer uma grande penalidade que não foi assinalada
http://2.bp.blogspot.com/-dBzC6ORGFPA/UYjMIX6wevI/AAAAAAAABVY/crjoowrD6Xw/s320/5lb+x+est+penalti.jpg

O Estoril fez mais do que o suficiente para vencer a partida.

Anónimo disse...

"zero chances de golo criadas"
foi meio para o impossível criar oportunidades nesse jogo ...
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3-JdfGuX5Xc

JD disse...

JJ é o Gaitan do treinadores. Pode fazer coisas geniais e depois meter um carlos martins a jogar.

Válter disse...

Eu sou benfiquista e também considero o modelo do porto melhor mas não é pior.
Eu explico: o modelo do porto é mais forte. É um modelo que está muito mais perto do sucesso. Muito menos fragilidades. Mas eu não sou treinador. Sou adepto. E prefiro ver um jogo "à benfica" que um jogo "à porto" prefiro ganhar 4-2 do que ganhar 3-0.
E acho que esta é a grande diferença entre os dois.
E também acho que o resultado do dragão é imprevisível.
Recordo os anos de Jesus: 0-2, 5-0, 1-1.

E para os portistas que sempre ignoram o 5-0 teve condições espeiais. Talvez o 11 titular mais fraco dos jogos do Benfica contra os 10 primeiros nos anos de Jesus:
Roberto
Maxi
Luisão, Sidnei
David Luiz (lat esq.)
Javi Garcia
Salvio (em estreia)
Aimar, Martins
Kardec

Entraram ainda Roderic (por Martins), Ruben amorim (salvio) gaitan (sidnei)

Válter disse...

Em cima faltou-ne o coenrão a Extremo esquerdo

Anónimo disse...

Para malta que por aqui pediu uma análise ao Benfica Estoril, encontrei esta. Aos interessados. http://www.tacticzone.com/analise-benfica-1-x-1-estoril/