quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vitor Pereira

Aos olhos do grande público a competência de Vitor Pereira joga-se na Luz em duas jornadas. Só Marco Silva e Augusto Inácio podem tornar Vitor Pereira novamente num bom treinador. Apenas para alguns, ainda assim. Porque bem possivelmente mais de metade continuarão desconfiados por não ter sido o treinador do FC Porto campeão com o conforto de tantos antecessores seus.

Antes de começar o terrível escrutínio, apenas relembrar um pequeno facto. Desde que entrou no FC Porto há três épocas atrás para a equipa técnica de André Villas Boas até à data de hoje e possivelmente até à data do término do Campeonato, o FC Porto somou uma derrota no campeonato nacional. Uma derrota em três anos. Entre os que considerarão Jesus competente estará uma larga percentagem de indivíduos que teria tido opinião diferente se Jackson transforma em quatro pontos os penaltys que desperdiçou. Ou que mudarão de opinião se a parte final da época termina com bolas no ferro e não na malha, como poderia ter acontecido na Madeira.

Relembrar o mais importante de tudo. Numa liga com dezasseis incompetentes, haverá sempre alguém a passar por competente, porque corta a meta em primeiro. Numa liga com dezasseis competentes, haverá sempre quem passe por incompetente.

Aparentemente, mesmo que volte a sagrar-se campeão, o FC Porto deverá abdicar de Vitor Pereira. Poderá ser cometido um erro histórico, assim não se saiba escolher o sucessor. Porém, é certo que naquela casa as provas de competência a nível de escolha fazem história. Há apenas que perceber a importância da natureza de tal decisão. 

52 comentários:

Anónimo disse...

Como eu gostava que fosse o Rui Faria, e não passasse somente dum boato.

Bom post.

Abraço

Jorge disse...

Acho um erro monumental que espero que nao aconteca...
Nao so acho que deve ficar, como o seu contrato deveria ser prolongado.

Pinto disse...

Jorge, para ficar, o seu contrato teria mesmo de ssr renovado. Ele assinou por duas epocas quando passou para tecnico principal.

hertz disse...

Eu sinceramente não gosto do Vítor Pereira pois simplesmente não gosto da sua maneira de ser, de estar e do modo como já desrespeitou o Benfica. Talvez esta minha aversão por ele não me permitiu analisar as suas capacidades de forma imparcial, pois sempre o considerei um treinador não muito competente. Felizmente temos sempre este grande blog para nos esclarecer e para nos ensinar muito sobre futebol.
Mas falando no percurso do Vítor Pereira no Porto, no ano passado o Porto passou um mau bocado antes do mercado de Janeiro. Aí, na reabertura do mercado, o Pinto da Costa "arrumou-lhe a casa". Pôs na equipa técnica um antigo e carismático ex-jogador do clube, despachou o Belushi, Souza e Guarin e contratou um ex-grande jogador do Porto e um líder, Lucho. A partir daí as coisas melhoraram. Como seria o desempenho do Vítor Pereira num clube que não tivesse esta estrutura?
No final da época passada vimos alguns jogadores a dizerem palavras poucos "simpáticas" acerca do trabalho do V.P. Dá-me a sensação que ele não sabe lidar com a pressão e que em termos de liderança deixa a desejar e, na minha opinião, esses são 2 aspectos importantíssimos num treinador.
Sinceramente, duvido que o V.P. tenha sucesso noutro clube quando sair do Porto.

Miguel Nunes disse...

Hertz, é um bom ponto de vista. A parte táctica é o mais importante, mas há mt para além disso. No fundo pretendia enaltecer o seu domínio sobre aquilo que mais importa, mas acabei por esquecer outras coisas sobre as quais tb tenho duvidas. Mas ali, está bem. Há n mt tempo li o Fernando dizer q a primeira parte da 1a epoca dele foi mt complicada pq nenhum jogador queria ter ficado no FCP. Queriam todos ter saido pq tiveram todos grandes propostas...

ele foi apanhado num cenário mt complicado

-37! disse...

O maior problema foi aquilo que ele (não) mostrou lá fora.
A eliminação da Champions no 1º ano (aos pés de um Apoel), e depois da Liga Europa, ao cair com estrondo em Manchester, e a eliminação com o Málaga vão fazer mossa.



Já se viu que com Vitor Pereira, o FCP não vai dar mais que isto.
Super competente no campeonato nacional, (O maior problema de Vitor Pereira é mesmo o Benfica de Jorge Jesus, porque em condições normais a pontuação que o FCP tem agora daria para ser campeão 9 vezes em 10 anos) baseado em processos defensivos bastante consolidados (aliás a maior diferença entre SLB e FCP foi o dinheiro que essas duas equipas gastaram em contratações: FCP deu muito dinheiro para os jogadores da defesa, o Benfica fez isso com os atacantes).

Quantos jogadores evoluíram efectivamente a sua qualidade de jogo nos últimos 2 anos com Vitor Pereira? Alex Sandro? Mais algum?

Quantos jogadores contratados por vários milhões de euros, jovens com grande potencial ele não soube capitalizar?
Este FCP joga pior futebol que o do ano passado, indiscutivelmente. E praticamente no 11 inicial base "apenas" perdeu Hulk e ganhou Jackson, e trocou Maicon por Mangala, o que acaba por ser um paradoxo, porque os processos estão mais que consolidados.

Acho que arrisco pouco ao dizer que o FCP tem o "banco" mais fraco dos últimos 20 anos. E isso também contribuiu (e muito) para aquilo que esta época não está a ser.

Miguel Nunes disse...

n há desculpa para o insucesso na champions no 1o ano. Apesar de se relacionar c as declarações do Fernando. Já sobre o jogo c o City, é uma eliminatória falsa. O FCP foi imensamente superior em casa e do nada (apenas pq tem super craques) o City virou o jogo para 1-2. Totalmente injusto. Em Manchester se bem me recordo há uma expulsão cedo q deitou logo tudo a perder. Jogar c menos um mais de uma parte a trás da eliminatória e perante o City...

A eliminatória c o Malaga foi apenas infelicidade. Mais uma parvoíce de uma expulsao. Sem ela n sabemos o q teria dado.

-37! disse...

A expulsão foi a 15 minutos do fim, aquando do 2-0.
Aí o Porto acabou.
Mas ele era obrigado a fazer mais, porque o City, apesar de ter jogadores incríveis, vem mostrando ano após ano que ainda não está preparada para dar cartas na Europa.

Fazem-me lembrar o Dortmund. Campeões 2 anos seguidos, depois chegavam á Liga dos Campeões e ficavam em 3º/4º. Este ano estão a mostrar realmente a qualidade que têm. O City ainda está num patamar mais abaixo. Mas pode ser a surpresa da próxima Champions.

A eliminatória com o Málaga devia ser alvo de estudo. Apesar de toda a posse de bola, e da exibição apontada pela maioria da critica como soberba, não me lembro do Willy fazer uma defesa complicada em 90 min, e o Málaga ainda tem que se queixar da arbitragem em 2 lances capitais da eliminatória.

Agora impõe-se a questão, como se melhora uma equipa em que já se gastou 80M€ em jogadores?
Gastam-se outros 80?
Vindo outro treinador, mudando a táctica, vendendo grande parte da equipa?
Manda-se V.Pereira embora, deixando para trás um trabalho de 3 anos?

Não gostaria de estar no lugar de Pinto da Costa quando o campeonato acabar, porque esta decisão poderá ter uma importância capital para os próximos anos do futebol português.

Pinto disse...

Parabéns -37!, fossem todos assim...

No.Worries disse...

Temos todos que concordar que ao não se marcarem várias mãos na bola de jogadores do ex clube do Casagrande na sua área é fácil estar tanto tempo sem derrotas.
Mas não acredito que o vitó pereira seja corrido (ou por outras palavras: que não lhe renovem o contrato), pois se não ganhar este campeonato, e pela voz do próprio, foi pelas arbitragens, por isso ele não tem nada a temer. A menos que afinal o titulo (forjado, apenas mais um por aqueles lados) da época passada tenha sido unica e exclusivamente mérito do proença, mas acho que não... o xistra, o soares dias, o olegário, o hugo miguel, etc, também foram muito importantes... o vitó foi apenas mais uma peça acessória...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Curiosas as justificações do Miguel para as borradas do FCP nos últimos dois anos... Foi tudo azar. Ok.

Mas concordo com o texto. No entanto concordo ainda mais com os comentários do hertz e do -37. Nós sabemos que a parte táctica e as ideias são a base de um bom treinador/equipa mas há outros factores igualmente importantes.

Jorge disse...

E bem possivel que o Vitor Pereira nao seja um treinador perfeito, mas pelo que leio nas analises feitas por quem sabe da poda, parece-me que os comportamentos da equipa que se podem atribuir a o treinador e a qualidade de treino sao de grande qualidade.
Ha depois aspectos que deveriam/poderiam ser melhorados, mas nao me parece claro que esses aspectos sejam inequivocamente imputaveis ao treinador.
Ha quem o faca, mas parece-me que as pessoas que o fazem partem do pressuposto que o VP nao e bom treinador e tendem a atribuir qualquer coisa que nao corra bem a sua falta de capacidade de motivacao ou de seleccao de jogadores.
Por exemplo, nos jogos com o Malaga, e mesmo em varios jogos da Champions do ano passado, a equipa sofre golos por erros defensivos, o Defour tambem e expulso estupidamente assim como o foi a Alvaro Pereira o ano passado. Quanto ao ataque, quando uma equipa de qualidade se fecha na defesa, e preciso arte e engenho tanto ao nivel colectivo como individual e nao estou certo qual e que tera faltado ao Porto, mas reparei que algumas equipas de qualidade teem tido problemas contra o Malaga este ano.
Por outro lado, vi equipas do VP a controlar equipas de grande qualidade, inclusive, de certa forma, o Barcelona na supertaca, que tambem acabamos por perder devido a erros individuais.

DC disse...

Excelente crónica.
O Problema, e eu que tenho lugar anual no Dragão noto bem isso, é que a grande maioria dos adeptos do Porto são completamente idiotas no que se refere a futebol (não são só os do Porto antes que comecem as habituais provocações).
Mas eu já saí do Dragão depois dum 5-0 ao Nacional com a equipa a ser assobiada!!!
Já estive no Dragão com o Porto a ganhar 4-0 e a descansar com bola e os adeptos a insultarem o treinador por não atacar mais.

Vamos cometer um erro histórico, tenho quase a certeza. O Domingos já anda a sentar-se na bancada com o presidente o que anuncia um cenário terrível. Vamos perder pelo menos o próximo campeonato sem dar grande luta.

Espero, pelo menos, que o VP encontre um clube à sua altura porque ele merece e posso dizer que foi ele que me proporcionou os melhores momentos de futebol no Dragão talvez desde o Mourinho (sim, AVB incluído).

DC disse...

Já agora, o que aconteceria a JJ ou a qualquer outro treinador se lhe vendessem um Falcao e dessem o Kleber, se lhe vendessem o Hulk e dessem o Iturbe, se lhe dessem para extremos apenas o Varela e 3 putos de 19 anos sem qualquer capacidade para serem titulares no Porto? Se para ponta de lança suplente fossem buscar um brasileiro de 40 anos com uma incapacidade de 23% num joelho?

Fenómeno disse...

o homem é tão mau a comunicar que até o Rui Oliveira e Costa goza com ele

http://www.youtube.com/watch?v=mnMnSsSAVpM

JL Martins disse...

Este último comentário do DC é pertinente. Fala-se dos méritos de Jesus, que os têm, mas está a colocar-se de parte um óptimo treinador como é Vítor Pereira.

Esta minha opinião é consubstanciada pela grande maioria das pessoas que gravitam à volta da 1ª Liga (e de alguns que estão em Inglaterra...) e faz todo o sentido. O problema de VP era as relações interpessoais com jogadores e imprensa, contudo tudo na vida se aprende e alguns "treinadores pessoais" fazem maravilhas.

VP sairá do FCP, mesmo que seja campeão, isso é claro, mas apesar de tudo não é um erro histórico porque existem mais treinadores portugueses competentes.

Por último, caso Jesualdo Ferreira saia, gostaria de ver VP no Sporting, era o treinador ideal para potenciar uma equipa em crescimento.

rsa disse...

Acho que o hertz resumiu e bem o titulo de VPereira o ano passado sustentou-se na remodelação feita em Janeiro com Paulinho Santos na estrutura e Lucho no campo.
Só perdeu um jogo ? E JJ perdeu quantos ?
No fcp qualquer um se arrisca a ser campeão em termos de futebol VPereira montou uma equipa que defende e controla o jogo mas que em termos de ataque é muito limitada seja pela qualidade (Varela) seja por não conseguir tirar o melhor dos jogadores que têm James é o exemplo mais flagrante.

Sinceramente acho que VPereira atinjiu o topo.

hertz disse...

Oh DC, calma lá. Tu já viste o que aconteceu ao JJ esta época? No início da época saiu o Javi e o Witsel (2 pilares da equipa nessa altura) e não veio ninguém. Eram notórias as lacunas na lateral esquerda e também não veio ninguém, tal como não veio nenhum LD para fazer concorrência ao Maxi. O JJ teve de olhar para o plantel e arranjar soluções e foi isso que fez com muito sucesso.
Pois, já agora também faço as minhas perguntas, o que aconteceria com o V.P. se lhe vendessem o Fernando e Moutinho e não viesse ninguém? O que aconteceria se quando venderam o Álvaro Pereira não tivessem contratado nenhum LE?

DC disse...

Hertz o lateral esquerdo não veio para o benfica porque o JJ não quis e há muito planeava esta adaptação. Optou por gastar 20 milhões em 2 extremos e dispensar Nolito e Bruno César. Sim, deu-se ao Lucho de dispensar 2 extremos que seriam titularíssimos no lugar do Varela, especialmente o Nolito.
Para ponta de lança, até o Kardec da equipa B seria uma alternativa melhor ao Jackson do que foi Kleber e agora Liedson.

Sim perdeu o Javi, tinha lá outro 500 vezes melhor. Sim perdeu o Witsel e a adaptação do Enzo é sem dúvida o grande mérito dele nesta época. Mesmo assim ainda podiamos falar em Martins e Aimar, ou em deixar Miguel Rosa eternamente na equipa B.
No Porto não tens nem metade dessas soluções do meio-campo para a frente, só na defesa estamos melhor que o benfica, de resto não temos suplentes.
Esta época não aconteceu, mas se Jackson se lesionasse o Porto tinha provavelmente perdido o campeonato bem mais cedo.

Miguel Nunes disse...

concordo c o DC, o plantel do SLB é bem superior ao do FCP. Mas o 11 do FCP é melhor q o do SLB. Sobretudo pelos jogadores da defesa, sim. A diferença de qualidade dos laterais é abismal. Ainda q o SLB tenha depois o 2ndo melhor lat esquerdo da Liga, e o Maxi apesar de tanta parvoíce provavelmente só perde para Danilo e Salino.

E no fundo, é como digo, a diferença até ao momento são 2 penaltys falhados, qd Lima n falhou nos momentos chave (Académica e Maritimo). N há responsabilidades do treinador aqui. Nem sequer definição de bom/mau jogador por penalty golo ou nao. Mas sim sorte/azar, como tenho referido aqui. Há mta competencia dos dois lados. Vai cair para um lado, porque assim tem de ser. Só pode ganhar um, mas isso não deve fazer procurar debilidades no outro lado, pq este ano n as houve! Aconteça o q acontecer nos ultimos 3 jogos.

Pedro disse...

O Lateral Esquerdo faz análises excelentes e leva a discussão sobre futebol a um nível fabuloso. Mas é impossivel deixar passar certas frases.

" Uma derrota em três anos. "

Todos nós sabemos como isso aconteceu.

Dar louvores a um treinador por esse feito é algo que não faz sentido e inquina qqr discussão.

Defende o VP mas não uses esse tipo de argumentação. Nem a forma como o fcp acerta nos treinadores. Nós sabemos o que está por trás desse "acerto".

Roberto Baggio disse...

VP é super competente no trabalho de campo. Quanto ao resto não posso comentar, porque não sei. Para mim, é um erro dispensa-lo. Mas pode ser que esteja enganado e contratem um melhor. O que duvido, mas é possível...

venis disse...

'E no fundo, é como digo, a diferença até ao momento são 2 penaltys falhados'

depois do 'candidato a campeão europeu só atrás do barcelona' entre outras, tu acreditas mesmo qd escreves isto ou tens gosto em dizeres bacuradas só pelo gozo?

PB tás perdoado!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá desculpem lá mas dizer que "o Jesus dispensou o B. César e o Nolito" é uma grande mentira... Mentira redonda. O Benfica mandou-os embora porque precisava de dinheiro.

Dizer que um treinador que falhou a todos os níveis na Taça e na Europa, em dois anos, com o "azar" é realmente de grande coragem - independentemente de eu achar que o FCP é uma equipa bem trabalhada.

«Mercado de janeiro deixa Jesus irritado com a SAD»
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=381285

«Benfica não ficou mais forte em janeiro» - Jorge Jesus
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=380355

«Vieira agastado com Jesus»
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=378139

«Se saírem alguns jogadores, gostava de receber um ou outro» - Jorge Jesus
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=377604

«Disse a Nolito que não o deixava sair» - Jorge Jesus
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=376857

Mentiras não, por favor!

Miguel Nunes disse...

Venis? mas n é? Se o Jackson marca os penaltys n estava tudo igual?!

Na Europa foi bem mais longe o FCP

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bem mais longe do que o Sporting... Sem dúvida.

Diário de um Dragão disse...

Infelizmente, tudo aponta para a saída de VP. Acho um erro. Espero mesmo que não seja o Domingos.

Quanto à parte motivacional de VP, duvido que alguém aqui saiba mesmo se é forte ou fraco nesse aspecto. Só quem lá está é que pode dizer isso. Alguns atribuem os seus sentimentos em relação ao treinador aos sentimentos dos outros.

A primeira época foi difícil, sim, mas havia muitas ervas daninhas no plantel. Este ano não foi assim e notou-se uma melhoria grande na qualidade de jogo. Simplesmente por o Benfica estar à frente, isso é ofuscado. A ironia de estar melhor este ano e mesmo assim perder o campeonato que foi ganho o ano passado.

Uma coisa que afectou o jogo do Porto, foram as inúmeras lesões no plantel. Uma época muito atípica nesse aspecto. James, Moutinho (numa fase crucial), Maicon (quando se tinha afirmado na defesa), Fernando, Varela, Atsu (ficamos sem extremos numa altura), entre outros que tiveram lesionados ao longo da época. Só com uma grande qualidade colectiva é que o FC Porto se manteve na corrida.

Isto, sem querer tirar nenhum mérito ao Benfica por estar na frente, mas como se disse aqui, por um ter de perder não significa que seja incompetente. A competência do JJ não se alterou muito do ano passado para este, nem do ano que perdeu 5-0 no Dragão.

Vítor Pereira, a sua sucessão e a renovação de Jorge Jesus

Pinto disse...

O Domingos não vem.
Curioso que quem comeu o vómito do anjo Gabriel não viu os 3 foras de jogo com jogadores isolados no clássico, o roubo de igreja do Capela, o penalty forjado aos 96' com a Academica, o penalty clarinho do Luisão ao contrario dos que o Gabriel tenta impingir contra o Beira Mar (vitoria por 1-0 com golo de...penalty), a expulsao por mergulho do Lima quando o Braga os encostou as cordas...
Ainda têm a lata de referir o "roubo" de um golo limpo ao Cardozo na 1a jornada, quando nao se pode tocar no GR na pequena área e isto a jogar contra 10 porque o arbitro confundiu o Custodio com o Douglao (sao parecidos...), quando estavam a ser dominados.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bem, caro Pinto, se queres ir por aí também posso fazer uma lista assim de cabeça e sem recorrer a arquivos mais ou menos tendenciosos:

- Os dois pénaltis em Coimbra. Queres que me desmanche a rir?

- A arbitragem na Madeira contra o Nacional. Cardozo e Matic expulsos com vermelho directo em jogadas, no mínimo, duvidosas e que podem dar azo a diferentes interpretações. Bem, peço desculpa porque a do Matic é um nojo.

- Pénaltis contra o FCP: é proibido marcar? Quantas bolas dentro da área jogaram, sem o árbitro se pronunciar, ao longo da época? Já lhes perdi a conta. Ainda no fim-de-semana foram mais duas.

Sinceramente tenho de dar os parabéns ao departamento de comunicação do FCP: quando perdem (ou empatam) a culpa - publicamente falando porque lá dentro de certeza que a discussão vai para outros níveis de responsabilidade - é sempre do árbitro. Sempre.

Um trabalho profundo em termos de coerência e que afecta todos os agentes ligados, directa e indirectamente, ao clube. Adeptos inclusive. Parabéns.

hertz disse...

DC, não é bem assim.
O único LE que o JJ pediu (Eliseu) a direcção do Benfica não foi capaz de lhe dar. O JJ teve de adaptar o Melgarejo porque não tinha outra opção.
Não foi o JJ que despachou o Nolito e o Bruno César, aliás, o próprio disse publicamente que não queria que eles saíssem. Foi uma decisão da direcção para fazer algum encaixe financeiro. Enquanto o Benfica perdeu 2 jogadores em Janeiro, o Porto reforçou-se com um dos melhores jogadores do nosso campeonato (Izmailov).
Benfica gastou 20M em extremos? Pois gastou. Mas o Porto gastou cerca de 30M nos 2 laterais, mais uns valentes milhões nos defesas centrais. O Porto fez um investimento louco na defesa. O JJ teve de andar a fazer adaptações e conta com jogadores muito mais económicos.
Concordo que o Benfica tem mais opções que o Porto, tem um banco melhor mas por exemplo, o JJ foi à equipa B buscar o André Almeida e transformou-o num LD super competente. Foi lá buscar um miúdo de 19 anos, André Gomes, e pô-lo a jogar em jogos importantíssimos como em Alvalade, Camp Nou e agora recentemente na Turquia.
O Porto não tem nenhum jogador de qualidade na equipa B? Se o Porto não tinha grandes opções no banco, porque o VP não foi procurar alternativas na equipa B?

Anónimo disse...

Epá deixem essas conversas para os comentarios na bola e no record.

Penso que a qualidade do VP na parte táctica e de treino é inegável, mas deixa a desejar na capacidade de liderança e tem algumas escolhas duvidosas.
Mal um jogador do banco ou da equipa B comece a destacar-se, como o Castro ou o Tó Zé, eles simplesmente não tem oportunidades. Assim é dificil ganhar Enzos e Melgarejos para colmatar as deficiências do Plantel.

Dos rumores que correm os que me agradam mais são o Montanier, Paulo Fonseca e Rui Faria. O resto, com algumas dúvidas no Leonardo Jardim, parece-me que seria passar de cavalo para burro.

PS: http://www.football-italia.net/33713/quintero-join-porto-report
Este é que era bem roubado!

Anónimo disse...

alguém que diga que as mãos do Danilo este fim de semana foram intencionais e portanto penalties, ou é burro ou é burro. Não há outra hipótese!
Numa tem os braços atrás das costas e colados ao corpo, noutro ele próprio para evitar tocar na bola com os braços roda para se virar de costas para a bola. É muita desonestidade.

Miguel Nunes disse...

anónimo, do Quintero já falei algumas x. Grande grande potencial

Benfiquista Tripeiro disse...

Isso de dizer que estava tudo igual se o jackson não falhasse os penáltis é uma falácia. O jogo acabava a seguir ao penálti? O adversário deixava de jogar? Isso é a lei da batata.

E a quantidade de vezes que o porto se arrastou em campo? Prova disso é os dois anos miseráveis na europa que o porto fez. Vitor Pereira até pode ser um treinador competente, não percebo o suficiente de futebol para opinar sobre isso. Mas uma coisa sei. Como pessoa é horroroso. A forma como fala nas conferências de imprensa, o asco com que fala do Benfica, os "toma" em pleno jogo, a forma como se refere a jogadores directamente, insultando-os e criticando o que os dele também fazem (Mossoró, por exemplo), é de pessoa sem nível.

Na final da taça champions liga veio dizer que aquele penálti (claríssimo, menos para ele) era oferecido e que a expulsão foi incorrecta. Não deve ter visto a porrada que o abdoulaye deu antes. Passados uns dias já veio dizer que exagerou e que o árbitro tinha razão. Depois de o Benfica ter sido beneficiado no jogo com o sporting (há que dizê-lo, foi claramente beneficiado), já veio outra vez com a cantiga que o penálti foi falso. Não há paciência, é falso como Judas.

Anónimo disse...

Paulo Fonseca no SCBraga, portanto não vai pró Dragão!
Rui Faria não me parece que queira sujeitar-se a um possível insucesso em vez de continuar a ser importante com Mou.

O Leonardo Jardim, na minha opinião, será a hipótese mais certa. A história da mulher do presidente do Olympiacos foi mal-contada. Ele descobriu o pré-acordo com o FCP e mandou-o embora!

Pinto disse...

Edson, tens 1 exemplo a teu favor. E foram os dois falta, mas um realmente não era penalty porque foi fora da área. Mas o benfica nunca esteve à frente desse jogo nem em posição de vencer, e recordo que estavam a jogar contra 10 por um vermelho direto no vosso penalty. Vermelho direto por uma mão na área? É comparavel a do Boularhouz ou do Suarez em 2010, em cima das linhas de baliza (golo certo)? Era um remate que ia na direcção do GR e a mão nao foi em cima da baliza. Era amarelo. Senao uma mão numa bola de um remate a 40 metros que fosse na direcção da baliza, na linha da grande area, seria sempre penalty E expulsão. Era bom era... Ou seja nunca estiveram em posição de vantagem nem foram espoliados para lá chegar, e ainda ficaram 40 minutos contra 10 por erro a vosso favor.

Não é como os jogos que o Porto empatou com penalties sonegados já nos ultimos minutos. E os vossos "factos" ficam aqui bem ilustrados:
http://i.imgur.com/r3IWIGE.jpg
Não comemos gelados com a testa.

Outra coisa engraçada é falares do jogo do Nacional. Eu é que me desmancho a rir! A expulsão do Matic realmente ao inicio pareceu me disparatada. Mas foi aos 95 e nem se jogou mais. Empataste por isso? Chama-se areia para os olhos. E depois cheguei a ver imagens onde se vê que o cotovelo dele acerta no Candeias (?). Mas até diria que nao foi intencional, mas não é relevante. Agora de rir mesmo é falares no Cardozo. Até te agradeço. O adversário a perder tempo (todos o fazem contra nós), o Cardozo dá-lhe um pontapé por trás, e levam os dois vermelho direto!!! Lol o outro leva vermelho direto por perder tempo e ser agredido. Como se nao bastasse, para quem tanto gostava de falar do encosto com o peito do Belluschi, o Cardozo ainda puxa o árbitro por trás depois de agredir um adversário, juntado ao facto de ser um reincidente (vejam o histórico de vermelhos), e apanha 1 (!!!) jogo de suspensão! Realmente...

Repara que so falei em jogos em que so ganharam por 1, porque mais exemplos haveriam.

Miguel Nunes disse...

Benfiquista tripeiro, mas isso eu tb critiquei mt. A conferência dele na luz, acho q só diminuiu o bom jogo q fez na Luz.

Anónimo disse...

Miguel tu que percebes de tácticas explica-me o que é um 4-3-4. Este blog em jogo é das coisas mais hilariantes que já li!

http://emjogo.blogs.sapo.pt/295185.html?view=817169#t817169

Miguel Nunes disse...

anónimo, se é mau, não me faças ir ler que o meu tempo é diminuto :)

Anónimo disse...

Miguel, achas o Quintero capaz de jogar no lugar do Lucho?

Miguel Nunes disse...

O Quintero apesar de ter as caracteristicas de um 10, e apesar da Colômbia jogar mtas x em 442 losango, ele joga como um dos interiores. Isto para pegar mais cedo no jogo, pq ele tem mm grande qualidade. Se me perguntas se deve ser já titular para o ano no FCP em detrimento do Lucho...é difícil. É arriscado. Que vai dar a médio prazo n tenho duvida nenhuma. Mas o início pode ser mais complicado. Mas com jogos de certeza q rebenta.

Eu n abdicava logo do Lucho. Mas diria que lá para janeiro pega no lugar e daí só sai para outra liga :)

Benfiquista Tripeiro disse...

Anónimo, fui ao link que mandaste para me rir também e digo-te que sonhaste essa do 4-3-4. Aliás, o texto até está bastante bem escrito.

Anónimo disse...

Foi editado filho. estava lá 4-3-4 em vez de 3-4-3.

O texto não deixa de ser estúpido :)

Diário de um Dragão disse...

Concordo que VP teve várias vezes mal nas conferências de imprensa, mas daí até dizer que é horroroso como pessoa por causa disso...

Como é que vocês acham que a maioria dos portistas vê o JJ? Acham que o JJ foi sempre muito elegante e justo para o FCP (já para não falar noutros adversários)?

Deixemo-nos de moralismos, porque aí ninguém ganha...

Eu acho que o FCP fez uma boa campanha na Europa este ano. Abaixo das expectativas, sim, mas fez sempre bons jogos e perdeu para uma equipa inferior em que no global da eliminatória foi bastante melhor.

Não se esqueçam que o Benfica só foi para a Liga Europa depois de ser eliminado da Liga dos Campeões. Se ganhar será uma época melhor do que a FCP a nível europeu, mas se perder não considero que tenha sido melhor. É sempre preferível ir aos oitavos da Champions do que às meias-finais da Liga Europa, a meu ver...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Olha Pinto, como és tendencioso-doente, e tens falhas de memória que me dão um asco do caraças, vou buscar a minha boa educação ao fundo do baú e envio-te cordialmente para o caralho.

(Diz-me lá onde o Marçal levou "vermelho directo" na jogada com o Cardozo, na Madeira. Onde?)

NSC disse...

Muita dor, a que Vítor Pereira demonstrou hoje conferência de imprensa. Estava mesmo a sofrer.

Mas tem desculpa: a azia é lixada.

Diário de um Dragão disse...

Esta conferência de imprensa do VP foi o cúmulo. Como é que ele cai no erro de fazer aos outros o que lhe fizeram o ano passado não sei, mas é uma tristeza.

Vítor Pereira, as críticas à arbitragem e o futebol português

Zé disse...

Hoje ficou bem esclarecido algo: Vitor Pereira é um burro. Ponto final

Miguel Nunes disse...

Diário, já tinha dito isso. Sendo q no passado as criticas n vieram do JJ mas de dirigentes, acho eu. Ou pelo menos não desta forma. JJ a clubes nc fechou portas. Eu gosto mt do trabalho no campo do VP, mas tendo a n gostar pessoalmente das pessoas que desrespeitam o desporto que lhes dá de comer. Fechar portas noutros clubes para mim é isso. Desrespeito pela sua actividade. E o desvalorizar da Liga Europa qd ele próprio a venceu como adjunto cheira a dores mesmo. Muito parvo.

zorg disse...

O JJ não sabe falar português, é arrogante e ao que consta tem muita dificuldade em lidar com faltas de empenho, tanto nos jogadores (ninguém se esquece as "descascas" que já deu a vários jogadores publicamente), como nas pessoas que trabalham com ele.

Agora, nunca vi o JJ ir a uma conferência de imprensa desrespeitar a equipa adversária e dizer que perdeu por causa do árbitro (como o VP fez na eliminatória com o Málaga, apesar de até ter sido beneficiado), desrespeitar o adversário e a prova ao dizer que perdeu por causa do árbitro e até nem estava interessado em ganhar a prova (como fez a seguir a ter perdido, com toda a justiça, a final da taça da liga para o Braga), nem muito menos comentar incidências de jogos que não envolvam o Benfica!

Eu acho que o VP tem qualidades como treinador (embora nunca tenha partilhado do entusiasmo do Miguel em relação a este Porto) e o a sua equipa é organizada, tem um modelo e sabe aplicá-lo. Agora a sua imagem pública é a de um tipo com um mau perder atroz e uma fixação com o Benfica dificil de explicar. Não sei se se limita a fazer o que lhe mandam, ou se é da sua autoria, mas em qualquer dos casos, fica-lhe mal!

Pinto disse...

Tens razão foi segundo amarelo, mas se fores ao zerozero aparece lá o símbolo do cartão vermelho sem amarelo por detrás (de duplo amarelo). Folgo em saber que todos os factos relevantes que listei são irrefutáveis e que apenas te pudeste agarrar a essa distracção ;)

Pinto disse...

Fica mal mas em Portugal quando estão por baixo é assim... Olha vê:
http://www.publico.pt/noticia/jorge-jesus-culpa-arbitros-pela-vantagem-do-fc-porto-1472339