segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como perder a Liga dos Campeões para dummies.

Pedro Caixinha, um desastre à espera de acontecer.

Dez últimos minutos fatídicos na final da Liga dos Campeões da CONCACAF e Pedro Caixinha perde, como com um pouco mais de “sorte” apesar da tremenda incompetência, poderia ter ganho um troféu valiosíssimo, que o faria saltar directamente para a lista de possibilidades dos clubes grandes em Portugal.

É assim o futebol. A competência do treinador avalia-se pelo número de troféus e pela habilidade para prosar.

Ignora-se que numa liga com os dezasseis melhores do mundo, um dos melhores ficaria em último e não deixaria de ser um enorme treinador. Mas crê-se que quem venceu será por ter competência. Numa liga de dezasseis péssimos treinadores, alguém sairá sempre valorizado.

A defesa / escolha de, por exemplo Vercauteren passou sobretudo pelos troféus obtidos. Ignorando o contexto onde foram obtidos. Por norma quem toma este tipo de decisões nos clubes percebe zero de futebol. Olha o cardápio de nomes e conquistas, utiliza uma qualquer fórmula que associa o vencimento pretendido pelo treinador e chega à sua escolha.

Caixinha esteve a dez minutos de poder entrar para o cardápio. Que importaria se as suas equipas são desastres à beira de acontecer? Teria ganho o titulo mais importante da América do Norte, e essa é a forma de avaliação de todos os que observam futebol.

Um destino diferente na final da Liga dos Campeões e assim como o seu nome já havia sido sugerido para o Sporting, garantidamente que no Benfica poderia ser uma opção a ter em conta. Trocava-se o eterno segundo, o finalista derrotado por um vencedor. A capa seria essa. Todavia o interior seria diferente. Trocar-se-ia o treinador de uma das mais bem definidas e organizadas equipas europeias por um desastre à beira de acontecer. E bem cedinho.













50 comentários:

Dejan Savićević disse...

agora percebes o pk do sá pinto ter sido adjunto do Caixinha??? e do rojo jogar como jogava??

Roberto Baggio disse...

Agora sim percebi tudo! Tudo faz sentido! Perdeu? Que coincidência! O pior é que ainda vêm aí iluminados dizer Ahhh mas o Jesus faz como dizes e também perdeu! LoooooL... Há derrotas e derrotas... O mesmo resultado, não espelha a qualidade do trabalho dos timoneiros... Assim se saiba avaliar!

Schwarz disse...

Excelente análise. No entanto, permitam-me uma pergunta. A responsabilidade será toda do treinador ou também, em parte, dos jogadores, que habituados a um estilo de jogo diferente durante décadas não conseguem assimilar em apenas uma época a consistência táctica imprimida pelo treinador? Continuem com o bom trabalho.

SLBenfica Vencedor disse...

Hehe, bela análise.

Miguel Nunes disse...

Schwarz, normalmente de ambos. Mas neste caso concreto n há nada para assimilar, pq n se notam falhas numa base geral. Simplesmente n há base geral... e ai a culpa n é dos jogadores.

SLBenfica Vencedor disse...

Miguel Nunes, pegando nas palavras do Roberto Baggio, há derrotas e derrotas.

Ficava muito honrado e agradecido se fisesses uma análise de dois lances:

http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/jj-tambem-falha-na-componente-tactica-e_2509.html

http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/jj-tambem-falha-na-componente-tactica-e_5625.html

Podes humilhar a minha análise à vontade... eu gostava era de saber a tua opinião! Obrigado

Miguel Nunes disse...

Benfica vencedor, a transição defensiva do SLB tb foi criticada aqui na época passada. Este ano foi bastante diferente, por alguns ajustes q o Jesus fez. :)

abraço

SLBenfica Vencedor disse...

É pah, mas eu pago-te uma mini se me analisares o lance do golo do Kelvin.
Só preciso que me digas quem é que falhou: os jogadores que se desconcentraram, ou a estratégia que foi desaquada.

Ofereço-te uma mini e uns tremoços num café à tua escolha à beira-mar, e ainda te empresto a filha do Cannigia.

Se não analisares, é provável que comeces a ter sintomas iguais ao do Camilo de Oliveira.

Tiago Azevedo disse...

Eu pago outra mini Miguel! :) Eu logo na altura achei completamente inadmissivel, com o campeonato ganho, o Benfica levar com um contra-ataque daqueles... Ao nivel de um Caixinha!

Miguel Nunes disse...

bem, vamos lá fazer uma recolha total de minis para ver se se avança c isso.. lol

Jorge disse...

Miguel:

Esperava mais do Pedro Caixinha e o tipo deixou-me ficar mal ja que tenho andado a tentar convencer o pessoal por estes lados que e necessario ir buscar treinadores competentes a Europa para melhorar a qualidade de futebol nos EUA.

Eu ainda estou com esperanca que ele mostre mais qualidade se puder escolher os jogadores do plantel, ja que tanto na defesa como no ataque tem jogadores de muito baixo nivel. Nao sei se a linha baixa da defesa, mormente no fim dos jogos, se devera mais as caracteristicas, fisicas e intelectuais, dos defesas e menos ao modelo que o treinador gostaria de implementar.
Como e que as suas equipas jogavam em Portugal?

Miguel Nunes disse...

Jorge, n faço ideia. Eu apanhei este jogo na RojaDirecta, fiz download da 2nda parte e foi... tenebroso...

abraço

Roberto Baggio disse...

Eu pago mais uma Hahahah, vamos embebedar o Miguel

SLBenfica Vencedor disse...

Muitas minis e a filha do Cannigia, e fica o "negócio" feito.

SLBenfica Vencedor disse...

Hehehe.

Hélder disse...

Como achas que se safava o JJ no campeonato brasileiro? Num Santos com Neymar ou num internacional com Óscar?

Anónimo disse...

Miguel, reparaste no Jesus Corona do Monterrey?

Deusébio disse...

Miguel,

O pica-pau é por minha conta!

Anónimo disse...

O Caixinha é daqueles casos estranhos, em Portugal andou de clube em clube mesmo sem apresentar bons resultados praticamente sem parar, sempre com boa imprensa e oportunidades de trabalho mesmo que na minha opinião as suas equipas sempre foram fracas defensivamente e com pouca garra nunca justificando toda a hipe de volta dele(do que ví cá).
Depois de cá não ter mostrado nada de especial consegue ir para fora, será do empresário? Quem é?
No SLB, não, queria ter visto o JJ mas para vir este mais vale estar quieto!

JNF disse...

E a forma como os jogadores do Benfica defendem as bolas paradas, não é semelhante? E o que dizer da opção de deixar quase sempre o lateral direito (Almeida ou Maxi) ao segundo poste para ser batido em altura pelo jogador adversário mais forte no jogo aéreo?

Ricardo Faria disse...

Ao anónimo que perguntou pelo Jesus Corona do México, pergunto se também já sabe onde ele vai jogar em 2013/14?

Do que vi em Toulon, é um extremo (sobretudo lado direito) bastante rápido, gosta de ir para cima dos defesa, solta no momento certo. Jogador interessante!

Miguel Nunes disse...

só vi a 2nda parte deste jogo, não conheço individualmente os jogadores.

hertz disse...

"17,5 valores. Foi esta a nota mais alta do último curso de IV Nível organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. Uma marca alcançada por Pedro Caixinha, treinador da União de Leiria, mas partilhada com Miguel Cardoso, adjunto de Domingos Paciência. Ambos foram classificados com «muito bom»."

"José Mourinho e José Peseiro terão enviado cartas de recomendação à UEFA para apoiar o actual treinador da União de Leiria na realização do curso. Assim, Pedro Caixinha deslocou-se à Escócia esta semana, para tirar um dos módulos do IV nível do curso europeu de treinadores, ministrado por Davie Weir, Alan Stubbs, David Unsworth, Alexander Graham e Alex Ferguson."

Tantos cursos e tanta coisa e depois vai-se a ver na prática...os teus esquemas e análises dizem tudo.

PS: Será que poderias responder às perguntas do JNF? É que também tenho curiosidade em saber o que achas disso.

DC disse...

É estranho é que o Caixinha tenha sido recomendado aos mexicanos pelo Mourinho...

Miguel Nunes disse...

n é estranho. Amizades... n acredito q o Mourinho tenha perdido tempo a ver alguma equipa do Caixinha sequer...

JNF, não. O Benfica fica fora da grande área e não qs na pequena. É uma diferença do tamanho do mundo. Sobre a zona do 2ndo poste ser a mais fraca tem a ver com o facto de ser a zona onde é mt mais dificil colocar a bola sem q o gr a intercepte. Não tendo tudo jogadores de 1.90, aquela é a zona q podes desguarnecer, pq caem lá pouquissimas bolas q o gr n intercepte.

hertz, cursos etc... valem o que valem. O que na minha opinião faz a diferença é a forma como se interpretam os conhecimentos que se adquirem.

Já vi os autores da versão portuguesa dos princípios de jogo a fazerem de forma diferente à interpretação que eu dou das próprias coisas que eles trouxeram para Portugal.

O Nelo Vingada da última vez q vi, no Maritimo, defendia HxH, e eu não sei como é que ele encaixa esse conceito no princípio defensivo que ele próprio adaptou para Portugal da concentração defensiva.

João Oliveira disse...

Estas análises parecem-me um pouco presunçosas e até algo atrevidas. Estamos a criticar gratuitamente alguém que já mostrou algo no Futebol, enquanto aqui no blog e nos comentários todos parecem ser Mourinhos Iluminados...
A humildade fica muito bem a qualquer um, meninos...e o Futebol é muito mais que os conceitos táticos que aqui tanto apregoam.
Já pensaram que se estivessem em frente a um grupo de jogadores de um Clube, tal como o Santos Laguna, a Liderança seria essencial para conduzir o grupo à dimensão tática pretendida? Será que o Caixinha não a tem?

André Gomes disse...

Miguel, mais um granda post que ajuda sem dúvida a desmistificar muita coisa...
Realmente a sorte define muita muita coisa no futebol.
Depois de ver esta analise pensar q este gajo podia ter sido campeao norte americano e assim ficar um treinador bem cotado é inacreditavel!

E já que estamos a falar de treinadores, posso saber a tua opiniao sobre o trabalho de Mano Menezes e Muricy Ramalho?
Nao falo de titulos, porque isso é subjectivo, ainda pra mais no Brasil, mas sim da forma como trabalham as equipas.

Miguel Nunes disse...

André, obrigado pelas palavras.

Não conheço bem o futebol brasileiro. Estou apenas esta época a tentar seguir o Brasileirão (vai na 3a jornada)

abraço

PM disse...

O meu comentário vai no mesmo sentido do anterior do João oliveira. Realmentente há ali posicionamentos que envergonhariam qq equipa de iniciados no 1º ano de fut 11 mas ainda assim há por vezes uma grande distância entre o que o treinador pede e pretende e aquilo que os jogadores realizam... o que nos remete para a operacionalização dos principios ao nivel do treino... mas a esse nível aqui no blog somos todos muito bons... já com as nossas equipas (aqueles que de facto são treinadores!) nem tanto...

António Almeida disse...

Ganhem mas é vergonha na cara! 3/4 dos treinadores de futebol são charlatões e enriquecem a enganar presidentes, jogadores e adeptos, e ainda vêm para aqui com "mostrou algo no futebol"?! Mostrou o q?! Cunhas e cunhas e cunhas! Este mundo é dos charlatões que vendem banha da cobra. Mostrou o q? O q mostrou para ter estas oportunidades?! Empresários e charlatões há em todas as actividades, mas nada bate o futebol. O Mourinho se não tivesse a cunha do Manuel Fernandes ainda hoje não era treinador, e vejam a qualidade do homem. Quantos não há assim a terem de ouvir que não mostraram nada e que o X que não passa de um charlatão mostrou?

Ganhem juízo! Isto é um blog pessoal e o Miguel fala do que lhe apetecer, não vejo qual a relevância, apesar de ser um bom blog, q tem um bloguezito pessoal para o q quer q seja para virem com o "atrevido".

E n mudes nada, Miguel, rasga quem tiveres que rasgar e elogia quem axares merecedor



PM disse...

A questão não é a do achar ou do rasgar... a questão é de que todos falamos muito do q conhecemos (jogar) e do q n conhecemos (treinar)... ainda num comentário a outro post foi dado a entender que o braga do domingos defendeu bem durante 2 anos à custa do trabalho do JJ de 1 ano... en? quantos treinos viram das equipas do Domingos para pressupor que ele é assim tão fraco... e que somos todos mais inteligentes que ele e todos os adjuntos juntos... (nomeadamente o tal José Miguel do curso com o Caixinha). De resto muito boa análise aos erros do jogar...

Pedro disse...

Miguel,

A imprensa fala hoje em Mano Meneses para o Porto, que podemos esperar trata-se do tipico treinador brasileiro?

Um abraço
Pedro

Miguel Nunes disse...

PM sobre isso, pessoalmente sinto-me mais confortável na operacionalização que aqui na "teoria".

Sobre o Domingos diz quem passou por ele que o processo de treino é demasiado enfadonho.

Pedro,

não conheço. Mas arrisco c grande segurança que seria um retrocesso em relação ao VP

Anónimo disse...

E aqui alguém ouviu a grande puta do grande Mou resumir a saída do maior do mundo para o Chelsea? Bastaram 2' eu perguntei-lhe se ele me queria de volta e ele perguntou-me se eu queria voltar. A mim só me faz lembrar algumas gajas. Cada vez pior o grande Mou. Ah e tem 2 amores como o Marco Paulo. Inter e Chelsea, até aposto que sei qual é a loura.

Anónimo disse...

Caro Miguel Nunes,
agora que tens um pouco de tempo livre já que não tens de analisar o nosso glorioso (:P) consegues analisar ou pelo menos mandar umas bocas sobre a nossa selecção de sub-20 e quais as expectativas para o mundial que se aproxima?

Nestas idades fico sempre com a sensação que são miúdos sem grandes preocupações e que uns porque correm muito e outros porque são fisicamente mais fortes (normalmente os de genética negra)conseguem destacar-se individualmente.

Obrigado.
Abraço ;)

Miguel Nunes disse...

anónimo,

vi os 2 primeiros jogos e hj vi c menos atenção. Tenho algumas opiniões sobre os jogadores, mas quero ver um pouco mais para tentar me enganar menos. Mas a opinião sobre as individualidades é positiva. Pela primeira vez em mt tempo é uma geração que aprecio

vou falar sobre isso, mas n sei qd

Roberto Baggio disse...

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/06/o-tal-lance-que-define-o-campeonato.html?m=1

JNF disse...

Desculpa lá, mas tenho de discordar por completo com o que dizes. Aliás, estes vídeos atestam o que digo. Jesus mete os jogadores todos lá atrás, convidando ao cruzamento. E é uma pena não ter conseguido encontrar os lances em que o Maxi e o Martins tiveram de defender o Bruno Alves que aparecia sempre ao segundo poste.

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca0910/playview/37#nav1=3

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca0910/playview/84

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca0910/playview/241

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca0910/playview/212

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca1011/playview/8#nav1=3

http://futebol.videos.sapo.pt/epoca1011/playview/177#nav1=2

Miguel Nunes disse...

Viva JNF, acho q houve ai alguns erros nos links. só dois são de bolas paradas e nenhum é de um livre fontal. São os 2 de livres entre a grande área a linha lateral, e num dos dois qd a bola entra no corredor central, os jogadores do Benfica q estavam na área até sobem todos rapidamente p fora da área.

Outros lances são de ataques do SLB?! n percebi.

Qunato ao Martins defender o B.Alves individualmente em bolas paradas, posso dizer-te que se tivesses jogado futebol perceberias o pq. E convido alguém q o tenha feito que costuma passar por aqui a explicar. Se n aparecer, eu depois explico-te o pq. É pela mm razao q foi por exemplo o pequeno Enzo a marcar o Dier.

Anónimo disse...

Atenção, cérebro em risco, actividade cerebral reduzida, sem actividade cerebral.................

Anónimo disse...

Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

We can!

António Almeida disse...

Eu acho que não há erro nos videos... há no raciocinio do JNF

Tu respondeste isto: "O Benfica fica fora da grande área e não qs na pequena. É uma diferença do tamanho do mundo. Sobre a zona do 2ndo poste ser a mais fraca tem a ver com o facto de ser a zona onde é mt mais dificil colocar a bola sem q o gr a intercepte. Não tendo tudo jogadores de 1.90, aquela é a zona q podes desguarnecer, pq caem lá pouquissimas bolas q o gr n intercepte."

ele leu a resposta mas esqueceu-se que perguntou pelas bolas paradas... como leu q a zona do 2ndo poste é a mais fácil para o gr, esqueceu-se que falavam de cantos e foi buscar golos c a bola a entrar ao 2ndo poste LOOOOOOOOL

e já agora, podes explicar pq Martins q é baixo ou Enzo com B.Alves ou Dier?

JNF disse...

É um problema do Sapo Vídeos (ou azelhice minha).

Os lances são todos relativos aos jogos dos links, mas não sei por que motivo não aparecem. De qualquer das maneiras, eu digo quais são os lances em questão.

1º link: o tal lance do Ronny

2º link: Polga, 23 min

3º link: o golo de Ricardo Chaves, aos 71 min

4º link: golo do Tiero, aos 88 min

5º link: golo de Miguel Fidalgo, aos 25 min

6º link: o golo do Hugo Viana, aos 41 min

Isto prende-se com a forma como o Benfica defende as bolas paradas. Parece-te correcto que os jogadores baixem tanto no terreno, convidando a uma bola bombeada para perto do GR?

Por oposição tens as equipas do Paulo Sérgio, que sobem no terreno o mais possível para evitar uma bola para perto da baliza.

Alguma destas abordagens é "mais correcta"?

P.S. Não há aqui nenhum "erro de raciocínio". É apenas curiosidade com o facto de o Benfica defender as bolas paradas desta forma e que nos custa tantos golos por época. E quem diz livres diz cantos. A história da defesa em "L", o facto de JJ não querer ninguém a marcar um jogador que fica na pequena área com o GR, etc.

Anónimo disse...

parece q ja é oficial, o mano menezes ja é novo treinador do FCP. O Miguel pode dar uma opiniao mais formada sobre ele, quando tiver mais tempo?

Gonçalo Matos disse...

Gostei bastante da análise, é importante que se percebam onde estão os erros das equipas. Como não sou treinador, não percebo nada da operacionalização.

Contudo, percebo quando uma equipa é organizada ou não e quando vejo gente a "rasgar" treinadores tem a ver com a falta de qualidade das suas equipas, não é nada de pessoal...

Basta ver o Chelsea do Benitez pra perceber que não jogam bem. Se não jogam bem, não devem treinar bem, já que o jogo é o reflexo do treino. Ver espaços de uns 30m2 sem jogadores, defesas laterais a 10 metros centrais e por aí fora não é sinónimo de qualidade colectiva.

Quanto a cursos, nem todos os mestres da teoria são treinadores de alto nível... Tive um treinador que apresentava excelente curriculo mas depois falhava no momento da decisão. O treinador é um conjunto de vários factores, mas sem uma boa base de bom conhecimento adquirida pla teórica/prática não há treinadores de nível elevado...

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Paulo Sérgio? LOL

Miguel Nunes disse...

Descer demasiado é como subir demasiado, um risco tremendo (esta época trouxe cá um golo de bola parada do Estoril contra o Maritimo assim). NO caso do subir demasiado basta vir alguém a correr de trás coordenado com quem vai marcar o livre e nc é apanhado em fdj e aparece isolado. Tem de ser a distância entre ultima linha e baliza q permita ao gr interceptar a bola se mais comprida ou à defesa q recua um pouco assim q a bola é colocada em jogo, se um pouco menos comprida.

Em relação aos pequenos c B.Alves ou Dier, tem a ver com o facto do Jesus não querer desmanchar a zona onde mt + golos acontecem nos cantos ou livres laterais. (entre 1o poste e meio da baliza. Para lá dessa zona o nº de golos obtidos é capaz de ser inferior em 1/10 ou mais! Isto pq é mt difícil p qq jogador conseguir na marcação do canto conseguir meter a bola numa zona de finalização ao 2ndo poste sem q o gr a intercepte.) Portanto o q o JJ faz para se defender dos melhores cabeceadores adversários sem desmanchar a zona primordial (onde precisa de altura), é pedir ao menos apto neste tipo de lances q fique c a única marcação individual. Pq o menos apto? Pq continua c a zona como idealiza e pq na eventualidade de a bola ser colocada fora da sua zona protegida, onde as possibilidades de êxito diminuem substancialmente, o jogador menos apto q faz marcação individual não tem sequer de ganhar a bola. O único objectivo é atrapalhar. Saltar contra o adversário directo é suficiente para o impedir de finalizar. Não faz sentido gastar um jogador alto desguarnecendo a zona apenas para dar um encosto noutro.

Miguel Nunes disse...

anónimo, qd se falou no Mano Menezes há mais de 1 mes procurei jogos das equipas dele, mas n consegui encontrar nenhum...

Pedro disse...

"Tive um treinador que apresentava excelente curriculo mas depois falhava no momento da decisão"

Lembra-me alguém...
:)

Zeman disse...

Bem observado Miguel Nunes, deixo apenas um reparo, quando dizes que se vao buscar treinadores europeus para o futebol sul-americano para ajudar no seu desenvolvimentos, referindo-te ao santos laguna, estas a ser falacioso porque a liga mexicana nao e na america do sul. e nao estou a ser mesquinho nem piquinhas com questoes geograficas, digo isto porque a meu ver a liga mexicana e aquela que mais se aproxima das ligas europeias em termos de intensidade/velocidade de jogo, por isso e que por exemplo o jackson conseguiu ter tanto sucesso, de forma tao rapida ( e se nao estou em erro ate marcou mais me portugal do que marcava no mexico)
cumprimentos