quinta-feira, 6 de junho de 2013

Djuricic

Qualidade e sobretudo potencial que não acaba. O SL Benfica será garantidamente uma passagem na carreira de um jovem cujas qualidades técnicas e intelectuais (na tomada de decisão) são absolutamente impressionantes. Desengane-se, todavia, quem crê que o reforço do Benfica poderá ter uma época de elevada qualidade na regularidade. Quem crê que o jovem sérvio poderá ser a chave do futebol encarnado na próxima época e não, como provavelmente será, uma espécie de "joker" que aparece a mostrar toda a qualidade que tem, mas somente a espaços, estará muito provavelmente enganado.

Da liga holandesa à portuguesa vai o mundo. Do tipo de situações de jogo que encontrava no Herenveen às que encontrará no Benfica outro. E depois há isto: "...nunca levei tanta pancada..." Ola John. Pancada não expressa na maior / menor maldade dos intervenientes da nossa liga ou da liga holandesa, mas antes a pancada natural que acaba sempre por triplicar quando o espaço para jogar é bastante mais diminuto. 

Djuricic como todos os grandes jogadores adaptar-se-à e revelar-se-à um óptimo reforço. Cuidado com a expectativa, porém. Sobretudo para a sua primeira época / primeiros meses. 

46 comentários:

daniel duarte disse...

E que ideia tens para a sua posição e dinâmica no modelo do JJ?...teremos oportunidade de ver Jesus resgatar o 442 losango, n com base neste jogador apenas mas com o actual plantel, contratações confirmadas ou possíveis reforços?...

Miguel Nunes disse...

Daniel, no lugar do Gaitán. Defendia à esquerda, mas com bola jogava nas costas dos dois avançados. Aparecia a dar largura qd tinha de o fazer, mas jogava maioritariamente no corredor central.

Se o Gaitán não sair, mais difícil entrar no 11.

Ele no Hereenven até joga onde joga o Lima no SLB. Como 2ndo avançado, nas costas do ponta de lança. Mas tenho impressão que não é ai que JJ o pretende usar... Só se for Djuricic + Lima...

Pedro disse...

O tipo de reforços que o SLB está a contratar não me parecem ser os mais adequados para um 442 losango. Só se Suljmani e Markovic tenham capacidade para jogar como interiores.

Num 442 losango onde punhas Matic? A interior a no vértice defensivo?

Um MD + Enzo e Matic a interiores e Djuricic a 10 com Sálvio e Lima na frente?
Parece-me bem mas enquadra-se com as aquisições feitas até ao momento?




Miguel Nunes disse...

o plantel claramente está feito para a mm táctica. Essa deve ter sido tb um dos prós para a continuação do Jesus. Vinha um tipo p mudar a táctica e n tinha jogadores...

hertz disse...

Por falar em reforços, hoje lá vem outra vez nos jornais que o Benfica quer o Insua. Porquê? Quando é que o Benfica abre os cordões à bolsa e compra um LE de qualidade indiscutível? Às vezes penso que é mais provável o Benfica contratar o Messi ou o CR do que um LE de qualidade...

Mas como provável que o Insua venha (ainda por cima é do Atl. Madrid com quem o Benfica adora negociar), Miguel, achas que ele poderá evoluir com o JJ e tornar-se um LE melhor que o Melgarejo e que seja uma mais valia para a equipa?

Mr. Shankly disse...

Estou de acordo, ainda tem muito que evoluir para ser craque, mas um potencial imenso.
A posição deve ser de 2º avançado.

Miguel Nunes disse...

Olha, já aqui em 2012, se n me engano escolhi o Insua para o melhor 11 do ano. Era/foi nessa altura o melhor DE em Portugal, na minha opinião. Mas isso n significa que seja um grande jogador. É bom, sim, mas eu nc gastaria dinheiro nele tendo o MElgarejo que me parece a mim, ofensivamente dar mt mais que o Insua. O nível equivale-se e até acho o Melgarejo com mt mais potencial. Trocar por trocar é parvoíce. Se é para ir buscar um lateral esquerdo ou direito, tem de ser de nível mundial como os do FCP. Se n, é só troca por troca e perder dinheiro.

Em relação ao Melgarejo há é a dúvida sobre fica ou não, com esta história do Cardozo. N sei como será o ambiente...

DeVante disse...

Os que vêm para o Benfica nunca são craques...O Enzo não era, o Matic também não. Portanto, não haveria de ser este.

Miguel Nunes disse...

fdx onde é que isso tá afirmado?

Que injustiça! E eu que devo ter sido o único desde o 1o momento a dizer q o Matic era bom!

Sobre o Enzo vais Às etiquetas:

"DOMINGO, 12 DE JUNHO DE 2011

Um pouco de Enzo Perez


Não terão sido mais de sessenta minutos. Mas, para tão pouco tempo, foi impressionante a prestação do argentino.

Tantas e tantas vezes a primeira impressão não corresponde a amor efectivo. Ainda para mais quando se refere a uma impressão de sessenta minutos. Todavia, não há muitas primeiras vezes tão marcantes como a de Enzo.

Excelente capacidade técnica, capacidade de explosão, e boa definição dos lances em que se viu envolvido.

É difícil predizer que Perez almejará na Europa um nível de influência tão elevado quanto o que se percebe ter no Estudiantes. Com tão pouco tempo de observação, arriscaria dizer que sim. Talvez não logo no imediato. Porém, percebeu-se em gestos simples como a recepção, e a velocidade, quer na passada, quer a executar, na forma como guarda a bola, não a perdendo, nem mesmo quando assume uma atitude mais ofensiva, que Perez é diferente. Com a qualidade que facilmente se adivinha, chegar à Europa aos vinte e cinco anos bem poderá ser uma garantia de sucesso imediato.

Para quem gosta de comparações rápidas, foram sessenta minutos a fazer recordar um dos melhores jogadores do SL Benfica na última década. Simão Sabrosa."

Primeira vez que foi falado aqui!

ou na 2nda:

"Enzo. Aqui foi comparado a Simão. No jogo com os turcos, voltou a demonstrar o porquê dessa comparação. Não sendo um jogador de classe, como nunca foi Simão Sabrosa, é um atleta de rendimento. Muito rápido, boa técnica, é um verdadeiro desequilibrador. Ao contrário de outros colegas, aparentemente mais talentosos (Gaitán, à cabeça), parece garantia de maior regularidade, sempre a um patamar de rendimento elevado. Não engana, paulatinamente perderá a timidez e será um jogador de futuro imenso num Benfica que se pretende muito forte."


DeVante disse...

Único não foste de certeza!
Mas isto nem foi para ti porque sei o que pensas. Só peço desculpas por ter dito no teu post.
A ideia generalizada é a de que os "reforços" do Benfica nunca são craques...vêm sempre para o banco e como alternativas.
Alguém se lembra de quando Witsel chegou? Era alternativa a...Bruno César, o astro brasileiro.
Matic, acrescento dos milhões de David Luiz...Ola John...flop.
Tivesse Djuricic sido contratado por outro clube...humnn

Gonçalo Ruivo disse...

Tou impressionado com essas 2 primeiras avaliações ao Enzo. Parabéns.

daniel duarte disse...

Era mm aí que queria chegar...na hipótese de salvio avançar no terreno numa posição mais próxima do ponta de lança, djuricic no apoio aos 2 e mais um médio junto a magic e enzo... Eventualmente um pivô e avançar matic...

Miguel Nunes disse...

n vai acontecer, esquece :)

DC disse...

Este acho que é muito bom. Já o Sulejmani duvido que faça melhor do que o Nolito.

Mas a época do benfica vai depender, na minha opinião, de uma só coisa: venda ou manutenção do Matic. Se ele sair o benfica fica a 10 pontos do 1º (isto se o Paulo Fonseca perceber alguma coisa do assunto).

Miguel Nunes disse...

N fica, Jesus inventa algo de novo, mas p mim SLB tb é metade Matic...

Pedro disse...

Permitam-me dar uma colherada no caso Enzo:

"Enzo Perez é craque, muito craque mesmo, daqueles que não engana"

QUARTA-FEIRA, JULHO 20, 2011

"Se as exibições de Nolito falam por si e já terão conquistado o terceiro anel tenho que reconhecer que Enzo Perez me enche as medidas e quando estiver totalmente integrado será uma fortíssima dor de cabeça para o treinador"

QUARTA-FEIRA, AGOSTO 10, 2011

:)

Pedro disse...

"á o Sulejmani duvido que faça melhor do que o Nolito."

Se fizer igual ao Nolito já é excelente.

Miguel, e agora com Paulo Fonseca no fcp?

M disse...

lima na frente, com djuricic como 2ºavançado, salvio e gaitan nas alas, enzo e matic....djuricic apagdo, sai ola jonh e gaitas vai par ao meio...mais coisa menos coisa...

fará sentido? Irá jesus prescindir de 2 avançados?será mais sólido?

e haverá Cardozo (?)Rodrigo, Suljmani, Markovic ?), etc....

Miguel Nunes disse...

Pedro, bem me parecia que não iam para o Brasil...

Deixa começar a pré-época. Os jogos completos que vi do Paços foram todos contra os grandes. É diferente...

José Fernandes disse...

Miguel achas que o benfica ganhou com a manutenção de JJ em oposição à mudança do porto para PF? que tal um post sobre uma "avaliação" dos treinadores dos 3 grandes + Braga agora que já são conhecidos?
É a 1a vez que comento aqui mas já tenho seguido o blog à bastante tempo. parabéns pelo excelente trabalho!!

Miguel Nunes disse...

Sobre o PF, deixem-me que vos diga que um dos adjuntos que seguirá com ele para o FCP é leitor assiduo do blog e até já trocamos algumas palavras. A expectativa é grande.

Nuno Freitas disse...

O Porto debilitou-se no meio campo com a saída de Moutinho e de James. Não vai ser fácil para o PF dar nova dinâmica de jogo

Anónimo disse...

Treinas que clube, Miguel?

Miguel Nunes disse...

anónimo, n leves a mal, mas prefiro n falar mt de certas coisas, há por ai um stalker perigoso à solta

Anónimo disse...

Ainda havemos de ver o Miguel Nunes na primeira liga... :)

DC disse...

Sim Miguel, mas uma coisa é inventar com um Matic no plantel, outra é ter que inventar gajos como o André Gomes que nem nos sub-20 conseguem jogar nada.

Se o benfica vender e substituir mal o Matic o Porto arranca com bom avanço. Embora perder Moutinho e talvez Fernando seja complicado.

Nuno Freitas disse...

Não acredito que o Porto venda também o Fernando. É estar a destruir por completo o meio campo e começar do zero.

DC disse...

Se ele não aceitar a renovação o Porto não tem grande alternativa...

Nuno Freitas disse...

Sem Mangala e Fernando, caso estes também sejam vendidos, a juntar aos já vendidos James e Moutinho, o Porto para o ano é somente para reestruturar o plantel. É um ano de celibato e de desvalorização dos jogadores.

DeVante disse...

Desde que não vendam o Pinto da Costa e continuemos a poiar inequivocamente o gajo das facturas, o Porto continuará forte, independentemente dos jogadores e do treinador.

hertz disse...

Gostava era de ver o VP pegar agora neste plantel do Porto, sem duas peças chave, James e Moutinho e ver o que fazia. Isso de ter a casa arrumadinha e "limitar-se" a trabalhar a equipa é bem mais fácil do que estar a construir uma depois de saírem jogadores fulcrais.
No entanto, nem após ser bicampeão consegue ficar no Porto mas mesmo assim a sua preocupação é espezinhar o trabalho do JJ e a equipa do Benfica. As declarações dele à revista Dragões mostram uma pessoa rancorosa e ainda me fizeram ter mais certeza que ele fora do Porto dificilmente terá algum sucesso.

O Paulo Fonseca era a minha 1ª escolha caso o JJ saísse. Havia sempre aquela dúvida se tinha capacidade para um grande. Não veio para o Benfica mas poderemos ver o que vale no Porto, se bem que é muito diferente treinar no Porto do que Benfica.

No.Worries disse...

Concordo que precisará dum período de adaptação, mas penso que por já jogar na Europa será uma adaptação mais rápida e fácil do que se viesse do (por exemplo) campeonato brasileiro.
Só é pena não poder ser treinado por esse "monstro" dos treinadores chamado vitor pereira, pois ao que tudo indica parece que se encontra inexplicavelmente no desemprego...

DC disse...

Enfim, o VP realmente só prova que é bom quando pegar no Arrifanense e vencer a Champions.

Já pegou no Porto sem Falcao, depois sem Hulk, mas só seria bom se pegasse sem Moutinho e James?

Casa arrumadinha? A ter que encostar jogadores como Belluschi, Sapunaru, Guarin, Alvaro, Rolando e até Fernando no início? A ter que jogar com Kléber e Walter?

Daniel Martins disse...

Penso que o Djuricic vai lutar com o Lima por um lugar no plantel. O sérvio é um 10 que me parece ter uma boa capacidade de decisão, último passe e finalização, daí poder jogar tão adiantado. Perde-se um pouco a sua capacidade de transportar jogo do meio-campo para a frente mas para isso já lá temos o Matic e o Enzo (se não saírem...)

JR disse...

" É bom, sim, mas eu nc gastaria dinheiro nele tendo o MElgarejo que me parece a mim, ofensivamente dar mt mais que o Insua"

Em que te baseias para afirmar isto? Eu tenho que discordar. Acho que o Melgarejo, defensivamente, superior ao Insúa (mas penso que com Jesus, Insúa seria superior ao Paraguaio) mas ofensivamente o Argentino sempre foi muito superior, tendo inclusive uma veia goleadora pouco habitual em laterais.

Discordas?

daniel duarte disse...

Achas assim tão improvável um resgate do losango por parte do Jesus?...imaginemos a mera hipótese de um regresso saudável do Amorim (pouco provável e certo)...que achavas de um meio campo com matic a pivô, Amorim e enzo a interiores e gaitan ou djuricic no apoio a salvio e lima?...

hertz disse...

Oh DC, teve de encostar jogadores? Quem fez isso foi o PC que mandou embora os excedentários, foi buscar um ponta-de-lança que o Porto precisava, trouxe um líder, o Lucho, e ainda pôs o Paulinho Santos na equipa técnica dele.
Perdeu o Hulk? Deram-lhe o Jackson. 24 golos na época de estreia.

E por falar na Champions, acho que poderia ter feito muito melhor. 2 anos nos grupos mais fáceis da competição e num nem de grupo passou, noutro passou mas não o conseguiu em 1º e foi logo arrumado pelo Málaga depois do excelente resultado (ilegal) de 1-0 na 1ª mão.

Anónimo disse...

e o que o Miguel pode falar do novo reforco do FCP, o Herrera? è caso para o Benfica ficar "preocupado"?

moskow disse...

Eu por acaso acho mesmo que o Djuricic é para disputar a posição com o ola john/gaitan (caso este não saia e sendo que tb faz a posição onde costuma jogar o lima) e o Sulejmani será para disputar directamente a posição do lima ou para o apoiar caso seja o lima o PL.

O Markovic tem 19 anos, caso venha mm acho que vai ser mais (na primeira epoca) para rodar com o Salvio...
Nesta epoca o Salvio foi dos jogadores q menos descansou, talvez também seja dos que menos precisa, mas fiquei com a ideia que ele no final da epoca já se apresentava um bocado desgastado (para além do que é normal), para além de que sendo um jogador criativo tb teve alturas em que a motivação/concentração não estariam tão em altas então o rendimento físico tb se ressentiu, e nessas alturas dá jeito ter um puto cheio de skillz e tesão para partir aquilo tudo!

Jorge Carolo disse...

Parabens excelente artigo!
E gosto muito da discussão feita nos comentários!!

Miguel, que defesa esquerdo (e já agora direito) julga capaz de lhe encher as medidas e que ao mesmo tempo esteja ao alcance do Benfica??
O francês do Bordeus? e para a direita, o silvio?

cumprimentos

Ricardo Cunha disse...

Para mim o principal erro de Jesus é precisamente a escolha do modelo de jogo.
O Benfica a jogar apenas com 2 médios (Matic e Enzo) NUNCA pode ganhar jogos a doer.
E o que tem feito Jesus nesses jogos?
Descaracteriza a equipa, tira um avançado e mete Gaitan no meio.
Quanto a mim faz bem, pois só assim consegue equilibrar com o porto por exemplo, mas comete o pecado de descaracterizar a equipa.
Jesus tem de optar de uma vez por todas por um modelo de jogo para a equipa que lhe permita a qualquer momento ganhar ao porto.
E neste momento apenas Enzo Perez e Matic no actual plantel lhe dão garantias de jogar apenas com 2 médios.
Um modelo de jogo de uma equipa nunca pode ser baseado nas caracteristicas excepcionais de 2 jogadores.
E quando Matic ou Enzo se constiparem?

Cantinho do Morais disse...

Ter no banco um Ruben Amorim e na bancada um André Martins só pode vir da cabeça de um acéfalo ou de alguém que tem de fazer favores a outros (aqueles que o colocam lá).

Aconselho a leitura da entrevista de Xavi, hoje, ao jornal SPORT.
Grandes declarações e pensamentos, relativamente ao que é o Barça, um balneário, o elogío ao jogo (Real de Zidane e Butrageno) e a diferença que existe para o Real de Mourinho. Aborda, também, a eliminatória com o Bayern e elevado número de jogos que se fazem em Espanha (e a sua intensidade, nomeadamente, nos últimos 2 anos). Muito interessante.

Joel Sampaio disse...

Miguel, li em cima que jogarias com o djuricic na esquerda defensivamente e que em organização ofensiva jogarias com ele em espaços interiores, o que eu acho muito bom (uma das coisas que gostei muito no paços de Paulo Fonseca com o Josué)! Mas do que eu vi do rapaz, e foi muito pouco, só me fez lembrar um jogador pelo seu estilo (não estou a dizer que vai ter a sua qualidade, mas quem sabe?) que é o Rui Costa. Acho que, se a adaptação dele for rápida e mostrar a tal regularidade que fala o artigo, o JJ, mais tarde ou mais cedo vai ter que optar pelo 4-2-3-1 ou ate um 4-3-3 parecido com o do Porto de Mourinho, com Matic a 6 e Enzo a interior e Djuricic a 10! não sei, é uma ideia. O que achas?

P.S: espero que não haja problemas em tratar por "tu".

Miguel Nunes disse...

Com tempo responderei às vossas questões. Peço apenas uns dias. abraços.

Miguel Nunes disse...

Joel, claro que n há problemas em tratar por tu. Djuricic comparo-o ao Pedro Barbosa.

Cantinho, é inacreditável como o A.Martins n joga... só pedia que lhe dessem um jogo, um único. Tenho a certeza que jogariamos logo tão melhor q n saía mais...

Jorge Carolo, n conheço assim mts jogadores para poder recomendar um titular p o SLB

N conheço o Herrera,

Daniel, o losango está completamente fora de hipotese, qd o SLB tem tantos e tantos extremos q custaram mts milhões. Se calhar o plantel estar preso ao modelo do JJ foi outra das razões pelas quais acabou por ficar

Moskow, Markovic tem 19 anos. Se do Djuricic n espero regularidade, do Markovic mt menos. E nem o conheço.
Sabes aquele preconceito q todos tÊm como o "é velho", ou tenho o mm preconceito mas c jogadores abaixo dos 22,23.

JR, sim discordo. O Melgarejo parece-me bastante mais rápido e foi fruto dessa qualidade que apareceu inumeras x nas costas dos adversários a fazer assistencias e tb fez uns golos

DC, sem duvida... Mas o SLB descobriria alguém. Com Jesus isto vai andar sp nivelado, mesmo q possa vir a ter algum ano mais fraco, mas a tendência é sp taco a taco.

Rearviewmirror disse...

Acho que Melgarejo teve a maior evolução possível numa temporada, do campeonato português.
Tenho pena que JJ o tenha tirado da equipa nos últimos jogos, para tentar dar mais consistência defensiva à equipa, quando com isso perdeu "chegada" pelo flanco esquerdo.

Jesus vai sempre jogar com 2 pontas-de-lança, pelo menos em 28 dos 30 jogos em Portugal (os 2 em que poderá alterar a estrutura da equipa poderá ser no Dragão e em Braga).
Se com esta táctica, marca sempre mais de 100 golos por época, consegue uma média superior a 2 golos por jogo, e está nas decisões, porquê mudar?

Real Madrid, Barcelona e Benfica foram as únicas 3 equipas que em 4 anos seguidos conseguiram chegar pelo menos aos quartos de final de uma competição Europeia.
O orçamento do Benfica é 1/6 do dos espanhóis...
Mas percebe-se que é complicado admitir a competência de um treinador, quando ele não ganha titulos. É a mentalidade latina.

Só uma coisa, se se confirmar que Paulo Fonseca custará 2M€ ao FCP, fará com que o valor do treinador do Paços, pelo menos esta época, passe a ser semelhante ao de Jesus (se se contar com o salário)..

Abraço