domingo, 23 de junho de 2013

Espanha no Mundial u20

Muito difícil se não impossível encontrar selecção mais talentosa que a espanhola. Espanha continua a viver anos dourados. Primazia pela qualidade técnica e tomada de decisão e eis que surge mais uma geração espantosa. Para que tenha noção,  é possível que de toda a selecção portuguesa, apenas Ilori tenha qualidade para caber no onze espanhol, e nenhum outro jogador português está sequer perto de o fazer.

Destaques individuais.

Bernat. Lateral Esquerdo. Grande qualidade técnica e posicional. Sempre assertivo. Sempre capaz de manter a bola jogável e bem redondinha para os colegas mesmo quando é “encurralado” no corredor lateral. Grande critério a definir em posse.

Campaña. Trinco. A habitual leitura de jogo dos médios defensivos espanhóis. Procura jogar sempre um passo à frente, mentalmente. Ainda não recuperou e já tem na mente a opção para entregar. Qualidade técnica e de decisão como é apanágio na sua selecção.

Óliver. Médio interior. Um pequeno Iniesta. Enorme qualidade, pela criatividade que nunca mais acaba, capacidade técnica e sobretudo de decisão. No U20 é um adulto a jogar contra crianças.

Deulofeu. Extremo direito / Esquerdo. Não engana. Será craque do futebol mundial. Velocidade e qualidade técnica assombrosa. Apesar das virtudes físicas sabe temporizar e esperar o momento. Grande candidato a melhor do Mundial.

Jesé. Começou como extremo direito e passou ainda na primeira parte para ponta de lança. Maturidade, qualidade a finalizar, mil e uma movimentações (tantas vezes em apoio, mas também bastante bom a explorar a profundidade) e qualidade técnica.


Suso. Começou como avançado mas jogou praticamente todo o jogo como extremo direito. Enorme criatividade e excelência na tomada de decisão. Mais um baixinho espanhol ao estilo de David Silva, capaz ora de acelerar ora de temporizar em função do que o jogo pede.  

27 comentários:

JS disse...

Só conheço de nome (e youtube) o Deulofeu.

Dos outros, alguns seriam possíveis boas contratações pelos grandes portugueses, já que algumas posições serão necessárias nas novas equipas do SLB e FCP?

JPDB disse...

No entanto, segundo os génios da FPF o Ilori nem no onze da selecção de Portugal cabe

hertz disse...

Não vi o jogo da selecção espanhola, vou tentar ver para a próxima.
O Jesé e o Deloufeu foram o 2º e 4º melhores marcadores da 2ª divisão espanhola, respectivamente. Notável.

Por acaso o Deulofeu já me tinha chamado à atenção na pré-época do Barça no último ano do Guardiola (há 2 anos). Vi apenas os resumos dos jogos mas deu para ver pormenores deliciosos do Deulofeu, na altura com apenas 17 anos.

O Oliver também nunca vi jogar mas vi bastantes elogios na imprensa espanhola e ele já chegou a jogar pela equipa principal do Atl. Madrid.

Há talento em Espanha que nunca mais acaba. Impressionante!
A Espanha foi campeã sub-19 em que muitos destes jogadores participaram. Penso que são o principal candidato para ganhar este mundial de sub-20.

Miguel Nunes disse...

Podem n ganhar (como n ganharam há 2 anos) pq o físico ainda é mt importante num sub20, mas sem dúvida que tem os jogadores q chegarão mais longe e serÂo mais capazes de mais tarde ajudar a selecção A

Anónimo disse...

Deulofeu é impressionante, de facto. Suso nem por isso, já o conheço há 2 anos pois jogou contra o Sporting na NextGen nas 2 últimas épocas e não revelou nada de especial num nível competitivo forte.

Anónimo disse...

Miguel Nunes, desculpe lá, mas como é que o Llori podia ser titular da seleção espanhola se nem da portuguesa o é?!? Às vezes os jogadores não são nos treinos aquilo que nos parecem ser nos jogos, para quem só vê os jogos e não os treinos, como é evidente...

hra disse...

Acabou de afirmar que o Bruma não cabe nesta selecção espanhola?

CountZaccone disse...

Já não há como entender a Espanha. Incrível como dominam todos os escalões do futebol, ano após ano.

O Ilori não sei se entraria no 11, apesar da sua grande valia.

Miguel Nunes disse...

hra, sim, acabei de afirmar isso

nem 5 brumas tirariam o lugar ao Suso, Deulofeu ou Jesé. A carreira futura de todos eles provará quem tem razão

montoya disse...

E o Bernat só é titular porque o Grimaldo está lesionado.

Já viste o Laxalt do Uruguai?

A Croácia com o Livaja lá na frente pode fazer um mundial idêntico ao de Portugal com o Nélson Oliveira.

Joao disse...

Aposto que dirias o mesmo(nem 5 Cristianos para Suso, deloufeu e jese) se aquele Cristiano Ronaldo de 18 anos, estivesse neste U20, ainda sem estatuto. As carateristicas que tu valorizas Miguel, nem sempre sao as que levam um jogador mais longe na carreira.

Es um excelente blogger, nunca vais deixar de o ser, mas nao podes extremar as tuas convicçoes. É por isso que sinto saudades do Jogo Directo, quanto a mim o melhor blog de sempre de futebol. O Filipe à medida que ia amadurecendo, ia percebendo a velha maxima socratica "so sei que nada sei". Quanto mais se aprofunda um tema, mais consciencia devemos ter que apesar de podermos chegar a um nivel altissimo de conhecimento, é impossivel sermos tao deterministas. É bom sermos firmes nas nossas convicçoes, mas ao mesmo tempo é estupido nao conseguirmos sair delas.

Por isso, discordo absolutamente das criticas a Mourinho que alguns dos mais conhecidos bloggers lhe têm feito. Mourinho, o arrogante, teve a humildade de perceber que as convicçoes devem ser doseadas com o pragmatismo e abertura a novos conceitos. É hoje muito melhor treinador, do que era ha 10 anos, independentemente da ultima epoca.
Isto tudo para te alertar que a mim parece-me que estas a percorrer o caminho inverso. Quanto mais aprofundas o tema, mais viciado nas tuas antigas convicçoes ficas.
Cumps

Joao disse...

Ah e com tudo isto, nao quero afirmar por outro lado que Bruma vai ser superior a esses 3! Ainda vi pouco do Bruma e dos outros, para retirar alguma conclusao. So que percebo no que pensas, quando afirmas de modo tao categorico que nao vai chegar ao nivel desses 3 e por isso ficou a critica.

André Almeida disse...

Miguel, calma la porque o Bruma é muito forte mesmo!
A meu ver nao podemos afirmar que a carreira futura dirá quem tem razao, porque muitas vezes sao precisas as oportunidades certas nos sitios certos para se confirmar o potencial.
Mas nao vejo porque o Bruma possa ser considerado inferior ao Deulofeu sinceramente...
Gosto muito do que por aqui se escreve e analisa, mas neste caso especifico acho que estás a deixar-te levar por esteriotipos...
Sinceramente acho o Bruma superior (ou pelo menos do mesmo nivel) que o Deulofeu.
Digo isto essencialmente porque vejo no Bruma uma maturidade incrivel para a idade.

Jose Luis Álvarez disse...

O guarda-redes titular, Kepa Arrizabalaga está lesionado e Dani Sotres case non jogou no Racing de Santander na 2ª liga (tem pouca experiencia internacional).
A defensa ten moitas carencias;Juan Bernat nao é lateral esquerdo de raiz, pois sempre jogou de extremo.
No centro da defensa si que cabe o Ilori pois Derik ten muito fisico pero fraquinho tacticamente e Israel Puerto habia tempo que non estaba na selecçao.
Javi Manquillo é un grande lateral.

Oliver é muito bom mais este ano jogou moi pouco e so tem 18 anos.

Nesta equipa falta o Morata que foi coa sub21
Há outros jogadores de bom nivel como:
Saul, centrocampista de moito trabalho, con chegada e potencia.

Denis Suárez, que joga no City, semelhanta ao Oliver pero un pouco mais lento e con mais frieza na leitura do partido

Paco Alcácer sempre fai bos partidos coa señlecçao espanhola pese a jogar pouco no Getafe.

Pensar se os jogadores portugueses terian sitio na Espanha nao faz sentido, o pior adversário para a Espanha será Portugal polo seu estilo

João disse...

Chegou a falar-se de Jesé no Benfica, na época passada. Era jogador para isso?

CountZaccone disse...

Desculpa lá o off-topic,

Miguel, parece que tu não tens grande confiança numa grande carreira para o André Gomes, sendo que partilho contigo esta desconfiança. Mas parece que lá fora é considerado uma das mais valias futuras portuguesa.

Não consigo explicar isto :D

Anónimo disse...

O pessoal esquecesse que o Bruma tá a jogar contra jogadores com menos 2/3 anos, o que nestas idades conta muito.

Rui disse...

Todos os referidos são muito bens sem dúvida, mas eu fico me com o Oliver. Este miúdo tem uma técnica, visão de jogo e tomada de decisão superlativa. Já o tinha visto a jogar o ano passado no europeu sub-19 e fiquei deslumbrado. Esperemos que não perca progressão.

Miguel Nunes disse...

Joao, Cristiano Ronaldo de 18 anos ainda sem estatuto? Really? É q no ano em que o Quaresma rebenta (SCP campeão com ele a ser a revelação da liga), ainda o Ronaldo n era conhecido (do grande público), o seleccionador nacional (na altura meu professor) me disse que havia um Ronaldo lá que era mil vezes melhor que o Quaresma.

Quanto à história de pragmatismos e convicções e mais n sei que, deixa-me que te diga que não fazes ideia absolutamente nenhum do pq eu achar que o Bruma nc atingirá o nível que os outros vão atingir. Não tens mm a minima noção do pq da minha afirmação, pelo que vires com teorias quando não fazes ideia de que convicções tenho ou defendo,Ou se quer se acho que sei o mesmo hoje que sabia há 5 anos, é um erro grave que cometes.

Por exemplo, tu n sabes mas eu até conheço o Mesca,irmão do Bruma que joga em Inglaterra, e até isso me ajuda a perceber mta coisa. Mas tu tb n sabes o pq disso. Tb n to direi, por isso digo que o melhor é esperarmos para ver quanto vai evoluir o Deulofeu e qt vai evoluir o Bruma. É pena que 3 anos n seja já amanhã, pq daqui por 3 anos o Deulofeu atingirá um nível inacreditável e o Bruma n estará assim tão tão tão diferente daquilo que já é hoje.

Isto tudo para concluir, quando não se sabe do pq das afirmações dos outros, devemos ter o máximo de cuidado!

A propósito, tenho um blog, mas n sou blogger de futebol, nem alguém que olha para o jogo do ponto de vista teórico e lhe tenta dar fundamentação. Não existe teoria sem prática.

PS- obrigado pelas palavras. Seriam uma ajuda, se o que afirmaste fosse real. abraço

Miguel Nunes disse...

montoya, o laxalt vi no sudamericano. foi um dos jogaodores da minha lista de 15

Miguel Nunes disse...

José Luiz Alvarez, é um prazer ter alguém não português a ler o blog

abraço e obrigado pelos esclarecimentos

joao disse...

Va la PB vou tentar explicar de novo pq chamei o Cristiano para aqui. O Cristiano Ronaldo foi um exemplo do tipo de jogador que nao te desperta o mesmo interesse(porque foge do padrao ideal que tu eleges), comparado com um jogador mais forte na decisao(e o Ronaldo com 18 era quase um zero nesse aspecto).

Entao, o exemplo era "imagina um jogador como ele era aos 18, mas sem estatuto a aparecer com as mesmas carateristicas neste mundial"...qual seria a tua opiniao?" Pq ele aos 18, já tinha um certo estatuto, num tempo em que as skills individuais à Ronaldinho Gaucho eram muito valorizadas pelos observadores.

Quanto ao Bruma, nao posso dizer que tenho uma opiniao ja formada. Vi pouco. Mas imagino que possa ser pelo gajo ser preto e ter na verdade uns 21, 22. Nao importa. Mesmo que aquele Bruma fosse branco e estivesses na maternidade no dia em que ele nasceu, a minha opiniao é que continuarias ainda assim a afirmar que nao chegaria ao nivel dos outros 3. SO a minha opiniao, baseada em todas as analises que fazes a jovens jogadores.

E nao leves a mal eu ter-te chamado blogger. Para todos os efeitos, é isso que tu aqui representas e nao tens de te sentir mal por isso. Nem que fosses o treinador do Barcelona, se ainda assim mantivesses um espaço como este, eras...um blogger. Um excelente blogger. Um dos poucos que ainda visito com regularidade.

Em relaçao à "nao ha teoria sem pratica". Acho que há pessoas que nunca tendo pisado um pelado ou um relvado, podem sim acrescentar pontos interessantes sobre futebol, por vezes ate melhores do que os que lidam com isso diariamente. Eu fui jogador uns bons anos, nao tendo ultrapassado a 3 nacional(deixei cedo, aos 24, mas tb nao tinha talento para mais)e nunca assumo para amigos meus que vao discutindo futebol comigo, sem nunca terem sequer praticado, essa posiçao de exclusao.

O melhor critico de cinema nao é necessariamente o antigo actor, produtor, realizador. O melhor critico de culinaria, nao é um antigo chef.

Ou seja, a frase é sem duvida verdadeira, "nao ha teoria sem pratica", mas aqui a pratica, é ter visto milhares de filmes, é ter degustado milhares de ementas. É ir aprofundando conhecimentos sobre um assunto e avaliar o RESULTADO FINAL. Quem vê milhares de jogos de futebol, pode nao fazer ideia de todo o processo de construçao do que está a ver, pode ser uma anedota se algum dia tentar ser jogador ou treinador, mas pode avaliar as vezes até com mais argucia, o valor do que está a ver(jogadores, qualidade de futebol, etc). Abraço


Anónimo disse...

Miguel, sou sportinguista e um admirador do Bruma, mas, como tu, também acho que esses 3 jogadores espanhóis são superiores ao Bruma.

O Bruma tem imenso potencial, muita velocidade, capacidade de drible e bom remate. Mas comparativamente aos outros, tem menos técnica de passe, menos técnica no 1º toque e muito menos critério na tomada de decisão. Agora, o potencial e margem para evoluir, o Bruma tem.

Por isso é que não consigo afirmar que daqui a 2 anos, o Bruma será inferior a qualquer um dos 3 espanhóis.

E porque o futebol está cheio de casos, em que o potencial não se confirma.

Ainda há uns anos pensava eu que um menino meio espanhol, meio croata, que marcava carradas de golos em escalões de formação 2 anos acima da sua idade, que brilhou várias vezes pela seleção espanhola e que era (para mim) superior a qualquer um dos intervenientes deste mundial de juniores, seria um dos melhores do mundo num curto espaço de tempo. No entanto, esse jogador, de nome Bojan, tarda em demonstrar todo o seu potencial.

Muitos parabéns pelo blog.

João

Anónimo disse...

Este e q e o grande Ilori? É tão cepo como os outros centrais

hertz disse...

"Mas nao vejo porque o Bruma possa ser considerado inferior ao Deulofeu sinceramente..."
"Sinceramente acho o Bruma superior (ou pelo menos do mesmo nivel) que o Deulofeu."

Oh André Almeida, decerteza que nunca viste o Deulofeu jogar senão não dirias tal coisa.

Miguel Nunes disse...

Joao, e como integras na tua concepção que tens sobre o que sao as minhas ideias o facto de achar o Deulofeu extremamente parecido com esse Cristiano quando tinha os 18 anos?

Anónimo disse...

Morata é de 92, nunca poderia estar neste mundial, não queiram fazer a espanha ainda mais forte por amor de deus...