quinta-feira, 27 de junho de 2013

45 minutos de Tiago Silva

Mesmo sabendo que teria poucas ou nenhumas oportunidades por estar tapado por jogadores com mais estatuto, arriscámos a sua inclusão nas figuras a observar no Mundial da Turquia. E isto depois de numa primeira análise a possíveis seleccionados o termos descrito como aquele que poderia ser o “Factor Mais” da selecção.


Tiago é o criativo. Ainda que o adversário seja fracamente mau, o vídeo que apresentamos mostra aquilo que é intrínseco. Que não depende do adversário. Qualidade técnica, muita. Muita criatividade, muita inteligência com bola e sem bola, na constante movimentação, para dar linhas de passe diferentes, seja em desmarcação para o corredor lateral, em apoio frontal ou a baixar para apoio, como quando trouxe o adversário directo libertando mais a zona onde a bola entraria no golo de Tozé. A Liga Zon Sagres descobrirá um talento enorme na próxima época. Muita atenção ao miúdo, porque é dos que não engana. Um grande lamento por Edgar Borges não o perceber. 

19 comentários:

JP Proença disse...

Azulão! O teu miúdo está muito giro, parabéns por tudo.

Miguel Nunes disse...

abraço zé. Sai ao Pai!

hertz disse...

Finalmente teve a sua oportunidade. Veremos se só entrou porque o jogo estava resolvido ou se terá mais oportunidades no futuro.
E este miúdo que já foi do Benfica...

Gonçalo Teixeira disse...

mini Aimar?

LGS disse...

Miguel, vem aí mais uma análise à prestação/destaques dos nossos U20, nesta 3ª jornada, ou ficas pelo Tiago Silva?


Abraço

josé carlos disse...

Que qualidade :)

PP disse...

É o que faltava ao meio-campo Português. Nem falo tanto pela criatividade, mas sim pela forma como acelera o jogo.

Gosto de vê-lo naquele tridente e com o seu companheiro de meio-campo do Belenenses, o Ricardo Alves, acabamos por ter dois jogadores com elevado entrosamento no meio-campo.

O adversário era fraco, mas já vi esta equipa frente a adversário fracos adormecer e hoje tal não aconteceu.

Agora deixo uma questão no ar: será que o seleccionador só olha para os clubes de onde vêm os jogadores e os coloca em campo em função dessa importância?

Outro pormenor, gostei de ver o Ilori sobre o lado direito a fazer dupla com o Tiago Ferreira, acho que têm tudo para funcionar.

Apesar do golo do Ricardo, quando é que o Edgar Borges coloca o Cavaleiro na sua posição?

Tsubasa disse...

Primeira vez que estou a ver. Gostei.

Recepção sempre orientada. Posse de bola sempre em progressão. Vou estar atento ao Belenenses...

Eu também gosto de André Gomes (João Mário sempre primeiro!!) e acho que pode ter o seu espaço no futebol nacional, mas acho que estava a precisar mais de banco do que outra coisa qualquer. Tem que aprender a lutar, porque o futebol não é sempre fácil.

Miguel Nunes disse...

LGS, neste jogo não. N vi, fiz o download da 2nda parte, só pq sabia q o Tiago Silva tinha jogado.

Anónimo disse...

Vocês vão me desculpar o off topic, mas esta seleção é qualquer coisa de vergonhosa! São só pretos martelados! Ainda no jogo de ontem pareciam homens contra crianças! Alguma vez aquele ajide (não sei se é assim que se escreve) e aquele bruma (e os outros blacks que aquilo quase parece uma seleção africana) têm a mesma idade que os outros?!?

LGS disse...

Ok, estava na esperança que fizesses mais uma análise ao Cancelo. Gostava de perceber se achas que realmente há ali jogador para o meu Benfica. :)


Quanto ao Tiago Silva, foi mesmo uma lufada de ar fresco nesta selecção.


Abraço

Cole disse...

Faz lembrar o Rui Costa.

Anónimo disse...

Mostra excelentes pormenores este miúdo. Um vídeo com tantas situações "engraçadas" sabendo que é apenas de 45 minutos e bastante revelador.

Capacidade técnica, inteligência e criatividade e objectividade. Que mais é preciso para ser aposta? ah.. nome.. pois..

Abraço
Sérgio

Anónimo disse...

gostei muito deste tiago! sem dúvida o médio mais talentoso que lá está. porém, continuo a não apreciar o ricardo alves. é superior ao cá mas isso não chega. o tozé também não me pareceu nada de especial. penso que um meio campo com joao mário, andré gomes e tiago silva seria o ideal. andré gomes mais recuado e tiago mais avançado, joão mário a fazer de 8.

pena que se preveja desde o desaparecimento de tiago silva ao mais alto nivel. a não ser que assine com um empresário tipo jorge mendes (ou seja, a não ser que se torne jogador de jorge mendes) não lhe auguro muito sucesso.

em condições normais um jogador com este talento já estaria, no mínimo, referenciado pelos principais clubes e, até onde vai o meu conhecimento, não é isso que está a acontecer com tiago silva.

o bruma continua a correr, a correr, a correr que nem um perdido! ninguém o apanha. parece uma mota! já o ricardo... é verdade que marcou um golinho mas continuo sem perceber o que tem de especial. o esgaio é melhor em tudo. o aladje é isto e será sempre isto. enquanto marcar está no céu, quando deixar de o fazer descerá aos infernos da crítica futeboleira. já tínhamos um hugo almeida nascido em portugal, agora temos um que nasceu na guiné. está tudo bem.

na defesa as coisas melhoraram. pudera. frente a um adversário tão fraco. todavia a ausência de ié e dabo, que jogaram contra a coreia, revelou-se muito importante para o regular funcionamento das coisas nesse sector.

acho que se não apanharmos selecções a sério até às meias finais temos algumas hipóteses, bastante escassas é verdade, de ganhar o caneco!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Por momentos estive a ver o Belluschi contra o 1º de Dezembro...

Tenham dó de mim, o jovem pode ser maravilhoso, mas contra estes camaradas tudo fica descomplicado.

Anónimo disse...

Miguel queria só dizer que existem comentários que deviam e podiam ser evitados neste espaço . Digo isto porque os comentários são filtrados e não me parece de bom tom serem aceites .. É incrível como de um momento para o outro começou-se a criticar os "pretos martelados" e os "camiões de jogadores da Guiné" . Sejamos honestos, hároubos d idade desde sempre, e não, não vou uitlizar isso como desculpa, senão tinha que concordar com a escravatura mas acho de mau tom não sabermos a idade e criticarmos o maior desenvolvimento . Eu trabalho com factos, não com suposições ! Sou negro, sempre fui mais desenvolvido que todos os meus amigos, que todos os jogadores do meu escalão e no entanto, sempre tive a idade que disse ter .. É engraçado virem criticar os negros e blá blá blá quando só o maior jogador português de todos os tempos é negro, martelado ou não, era daqueles que fazia golos a toda a gente não como melhores marcadores de sempre que só marcavam á albania e polonia mas ok .. Tirando isso, excelente post, o meio campo portugues tinha de ser os dois do Bélem, o joão mário e o Tozé .. Joaquim José

Filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

concordo absolutamente com o comentário acima! é certo e sabido que as pessoas de raça negra têm o desenvolvimento mais rápido que as pessoas de raça branca: crescem mais cedo, a musculatura é muito mais desenvolvida (e mais cedo), as raparigas até têm o período mais cedo! isso é algo genético!! portanto acho que é ridículo estarem a duvidar de todos os negros da nossa seleção! eles são portugueses e cabe-nos a nós defender o nosso povo, sejam pretos, brancos ou amarelos! se vão ser grandes jogadores, nao sei, mas por favor parem com teorias da conspiração! quanto a futebol, portugal tem 3 médios com grande qualidade técnica (j.mário, tozé e t.silva) mas não podem jogar todos, isso ia criar ainda mais desíquilibrios defensivos! eu gosto do r.alves como trinco: agressivo, bom posicionamento, não trata mal a bola! de resto, vejo muito potencial neste seleção, resta esperar que as equipas b ajudem a transição para o futebol profissional! (btw, sou branco, só para não acharem que a minha opinião é parcial)

Gonçalo Matos disse...

O problema neste caso é nao haver um teste que permita calcular com exactidão a idade dos atletas. Fala-se em martelados porque eles existem, todos nos conhecemos casos! Acho que o que se deverá fazer é basicamente excluir os casos mais duvidosos. É publico que a Nigéria utilizava jogadores nos sub--20 que tinham muito mais que essa idade.. Infelizmente acho que haverão sempre duvidas e faz-me confusão como nao se tenha ainda desenvolvido um teste fiável..