sábado, 22 de junho de 2013

Portugal na 1a Jornada no Mundial da Turquia

Destaques individuais

João Cancelo. Percebe-se a boa relação com bola e a velocidade a que se move. Algumas dificuldades nas situações defensivas de 1x1 e há que elevar o critério com que decide quando tem a bola nos pés.

Edgar Ié. Sem controlar a distância a que joga para o outro central. Sempre demasiado próximo de Tiago Ferreira, obrigava Cancelo a ser praticamente central. Má abordagem defensiva a cada nova situação. Catastróficos os seus constantes maus posicionamentos

Ricardo Alves. Qualidade posicional muito elevada. Seja à frente dos centrais, nas coberturas nos corredores laterais ou na articulação com a linha defensiva, ocupando o espaço libertado pelos elementos da última linha portuguesa. Um jogador de equilíbrios capaz de iniciar o processo ofensivo, mas a denotar dificuldades sob pressão.

João Mário. Jogo muito grande do capitão. Enorme qualidade de passe e enorme inteligência na movimentação, sempre a aproveitar os espaços vazios. Parece que soma anos e anos de futebol sénior a cada decisão que toma.

André Gomes. Melhor em termos posicionais, a garantir o equilíbrio da equipa nas saídas de Ricardo Alves da posição. Bastante fraco com bola. O habitual André Gomes do SL Benfica. Perdas, perdas e mais perdas. Uma percentagem de passe seguramente bastante reduzida.


Bruma. A desequilibrar completamente o jogo. Quando as recepções lhe saem é um verdadeiro perigo pois deixa desde logo para trás um adversário directo. Os nigerianos nunca souberam perceber o seu posicionamento distante da linha lateral e foram sempre incapazes de lhe colocar dificuldades no enquadramento. Qualidade na zona de finalização, foi a estrela maior no primeiro dia.






21 comentários:

DC disse...

Não vi o jogo mas acho curioso que toda a imprensa arrasou o Tiago Ferreira e falou bem do Ié e pelos vistos não foi bem assim...

Quanto ao André Gomes, como é possível ter ido à A?
E Tozé não joga nem como suplente porquê?

João Martinho disse...

Uma pessoa muito fixe e que perceba muito de futebol ainda me vai conseguir explicar como é qe o Ilori não é titular com esta dupla de centrais

Miguel Nunes disse...

qq coisa se passou para n jogar o Ilori, pq de todos é o melhor e acho q o treinador sabe isso. É qq coisa extra. Já o Tiago Silva, já esperava q n jogasse p jogar o estatuto do A.Gomes. Logo ele que é o melhor...

GBC disse...

Escandaloso não é o Tiago Silva não jogar, é o João Carlos não ir ao Mundial...

José Sá, Cancelo, Ilori, Ferreira, Mica, RAlves, JMário, JCarlos, Bruma, Esgaio, Betinho

Com este onze, não precisava de ser treinador para fazer um pleno de vitórias (fáceis) na fase de apuramento.

E ainda há Cá, Gomes, TSilva, Tozé e Ricardo.

Melhor geração de Sub-20 dos últimos (largos) anos, não? Se o Chaby não tivesse tido aquela lesão e jogasse o ano inteiro então...

Com um bom treinador então...

FCS disse...

O Esgaio também entrou muito bem, alias a equipa ganhou bastante.

Pinto disse...

Tozé e Ilori deviam jogar.

Ricardo Alves foi dos melhores mas isso até é mau sinal, não é grande coisa na minha opinião.

André Gomes é um hype, muito mal. Tiago Ferreira também é uma anedota, bem me enganou há uns anos não evoluiu.

O GR esteve muito seguro, gostei.

Quem é o 4o central? Não tem lugar no 11 com o Ilori?

Anónimo disse...

"Um jogador de equilíbrios capaz de iniciar o processo ofensivo" eu do ricardo alves com bola, só vi mesmo pontapé para a frente, mesmo quando tinha adversários a mais de 10 metros dele, mas no próximo jogo vou estar com mais atenção. Quanto ao Cancelo, não é só a dificuldade no 1x1. ele demora duas horas a recuperar e a posicionar-se correctamente para além de que a boa relação com bola traduz-se em dezenas e dezenas de más decisões. Dos centrais nenhum me pareceu ter jogado bem, ainda assim o Tiago Ferreira é mesmo muito fraco. Já o vi nos juniores do Porto e na equipa B este ano e ele é realmente péssimo. O facto de ele jogar tanto no Porto B como na selecção é um mistério que gostaria de perceber.
Jorge

Rear disse...

André Gomes não é nenhum numero 10. Nunca será, nem o vai ser.
E muitas vezes neste jogo, era ele o jogador que aparecia mais adiantado, num lugar do campo em que ele não se sente à vontade.
O melhor jogo que vi o A.Gomes fazer foi a numero 6 no Benfica.
Tem é de aprender a não perder tanta bola naquele local do terreno.

Agora, Tiago Ferreira.
É incrivel como é que ele tenha sido convocado nesta selecção. Apesar de todos os erros que o resto dos companheiros da defesa tiveram (todos os outros 3), os do Tiago Ferreira não tiveram tanto impacto porque não deram golo.
Mas foram primários.
Perdeu de toda a forma, velocidade, força, mau posicionamento, etc.

Como é que o Illori não joga?
Estou parvo...

hertz disse...

Eu tinha visto aqui a lista de alguns jogadores a serem seguidos no mundial. Ilori e Tiago Silva eram 2 deles. Nem um nem outro jogou. O Tiago Silva não conheço mas é incrível como o Ilori não é titular nesta selecção. Só pode ser mesmo alguma coisa extra-futebol pois ele deveria ser titular indiscutível.

O que achas do Tiago Ferreira? Ele costuma ter assim umas paragens cerebrais e às vezes parece-me que vai demasiado confiante aos lances e acaba por perdê-los.

O João Cancelo, já tinha reparado nisso na equipa B, tem as maiores dificuldades a nível defensivo e a nível ofensivo às vezes agarra-se demasiado à bola. Mas parece-me um miúdo com muito potencial. Espero que na próxima época jogue alguns jogos na equipa principal para evoluir com o JJ.

Em relação ao André Gomes, realmente ele erra muitos passes e perde bastantes bolas. Qual é que achas que é a razão para isso? E achas que tem capacidade para evoluir e driblar esse problema?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Análise curta mas interessante.

Só vi a primeira parte mas achei que a equipa é muito mas muito melhor do que a de 2011. A começar na proposta de jogo e a acabar no potencial de vários jogadores.

P. S. - Foi a primeira vez que vi jogar o João Mário e ele foi decisivo. Mas há ali qualquer coisa que não me convence. Ainda não sei bem o quê mas depois voltarei ao assunto.

Leão de Alvalade disse...

Não vi o jogo na totalidade, apenas do inicio até pouco tempo após o 2-0. Mas o meu comentário foi que não terminaríamos o jogo sem sofrer golos. Acho os centrais fraquinhos e sem nenhum entrosamento entre eles. Quando se fala em candidatura ao titulo só pode ser a brincar, pelo menos enquanto se mantiverem estas fragilidades. É que os títulos começam-se a ganhar com a consistência defensiva.

Anónimo disse...

Mas aquilo foi um jogo entre duas seleções africanas? Fonix, a seleção portuguesa é só rapazes de cor...

Jorge Fernandes disse...

Miguel achas que o Ricardo Alves seria uma boa contractação para o Sporting ou seria melhor por exemplo o Agostinho Cá. Ambos claro para a B, mas tendo em vista umas chamadas à A. Acho que faz falta uma alternativa ao kikas que tem jogado na B já que o Zezinho vai subir.

A imprensa disse que o Ié esteve bem e o Tiago mal. Então como ficamos? Vou acreditar em ti miguel, já nos demonstraste que percebes muito mais de futebol que os engravatados que ganham dinheiro por escrever umas tretas quaisquer num jornaleco

Jorge Fernandes disse...

Miguel, pode me tirar esta dúvida? Vai parecer um bocado estúpida, mas pronto.

veja esta imagem sff

http://img259.imageshack.us/img259/6116/57r.png

Jogo entre os eua e a espanha, o jogador com a bola remata e marca um grande golo. Não teria sido melhor jogar nos colegas? ou é preferível arriscar e marcar grande golo?

Miguel Nunes disse...

Jorge, decidiu mal... e o Tiago tb n teve bem. Rapava-lhe aquele cabelo todo a ver se se preocupa menos c o estilo e mais em jogar futebol lol

O R.Alves n seria boa contratação p o SCP. Pelo menos por agora. É por exemplo suplente no Belenenses de um jogador q esse sim, entraria de caras no 11 do SCP. Ele q até foi formado lá. Fernando Ferreira.

Hertz, acho q o Tiago tem potencial, mas é mt imaturo a jogar. é um tipo q dum momento p o outro pode mudar completamente.

N acredito q o Ilori n seja titular. Foi qq coisa q se passou. O Tiago Silva já esperava q n fosse titular... o estatuto conta mt. Ainda ontem na entrevista grande do Norton de Matos, qd lhe perguntaram pelos melhores da 2nda liga ele disse p estarem mt atentos ao Tiago.

FCS, esgaio entrou mt bem, sim. é uma geração c mt potencial. Felizmente, pq andava mt deprimido...

Tsubasa disse...

Ainda bem que alguém viu o mesmo Ié do que eu. Muito fraco. Em alternativa esta é a minha sugestão: Miguel Rodrigues, Nacional da Madeira. 2a volta toda a titular, com um bom nível. Sabe sair a jogar, lê muito bem o jogo e tem altura para o jogo aéreo.

Tiago Ferreira tem que adaptar a sua "vontade" e voluntarismo a serviço da equipa e aprender a ler mais o jogo. Prejudica a equipa e a si próprio ao jogar assim.

Cancelo precisa de Jorge Jesus. Vai seguramente evoluir defensivamente e espero que também o faça ofensivamente, com melhor decisão. Estraga muitas jogadas com decisões à toa. E ele que cruza muito bem.

João Mário é tão melhor do que qualquer outro jogador do meio campo do Sporting. Talvez Martins se em condições, o sente no banco, mais nenhum. Mas tal como o irmão, não lhe dão a oportunidade, alguem saberá porquê...

Achei, do que vi, que André Gomes até esteve bem nos primeiros 20 minutos (em que João Mário demorou a "entrar" no jogo), mas depois morreu e ofensivamente pareceu-me tudo forçado. Pode fazer melhor, mas talvez o estatuto que tem não lhe esteja a fazer bem.

Gostei de Bruma, desequilibra com muita facilidade. Mas também gosto muito de Ricardo. Acho muito equilibrado. Não é só técnica, não é só velocidade, não é só desequilíbrios, também sabe pausar, segurar e decidir bem. Gosto.


Vamos ver os próximos episódios.

Schmeichel disse...

Eu efectivamente acho o André Gomes um exemplo de sobre-valorização precoce e inconcebível. Muito estilo a correr mas uma quantidade de passes perdidos incompreensíveis. Parece-me, juntamente com o Mica, dos jogadores mais limitados da selecção.

O João Mário enche-me as medidas com a capacidade de decisão e visão, mas parece-me por vezes demasiado displicente. Falta-lhe ali um bocadinho mais de nervo, porque às vezes parece que anda meio a dormir em campo. Se corrigir isso, temos um patrão para o meio-campo da selecção a médio prazo.

Não compreendi a condição de suplente do Esgaio, porque é um jogador com uma consistência fora do comum. Decide invariavelmente bem. Não é muito veloz, não é um típico jogador de linha, mas cria muitos desiquilíbrios com a sua inteligência na movimentação. Não foi por acaso que as assistências para os golos de Bruma foram do Esgaio e do João Mário.

É lógico que tem de se passar algo com o Ilory, provavelmente está desestabilizado com a novela da sua hipotética saída para a Premier League. Além de ter rodagem de primeira liga, é superior em tudo ao Tiago Ferreira e ao Edgar(excepto talvez na agressividade), porque é melhor no posicionamento, no jogo aéreo e na velocidade (o Tiago Ferreira parece-me pesadote).

Anónimo disse...

o guarda redes é que me pareceu muito bom.

cancelo melhor que mica a atacar. mica melhor que cancelo a defender. contudo ambos conferem qualidade aos flancos.

o andré gomes, na minha opinião, tem de jogar recuado no terreno. a inteligência e qualidade táctica estão lá. falha muitos passes, é verdade, mas penso que poderá melhorar com o tempo.

os centrais não são grande coisa, realmente. o tiago ferreira então é um susto. como é que este rapaz consegue estar na selecção? o lori é melhor a dormir que este ferreira acordado..

o jogo mudou com a entrada do melhor jogador da selecção, que é o ricardo esgaio. joão mário também é muito bom e tem lugar no meio campo do sporting de caras.

não conheço o miúdo do belenenses.

ivan cavaleiro e aladje não aquecem nem arrefecem.

agora a polémica...

1 - o trinco, ricardo alves ou lá como se chama, só dava pontapé para a frente. indiscutivelmente o mais fraco do meio campo. não percebo como aqui no lateral esquerdo se pode apreciar um trinco com estas características. na segunda parte o andré gomes e o joão mário pareciam que estavam a ver um jogo de ténis.. bola cá.. bola lá..

2 - o ricardo que vai do vitória para o porto... yanick djaló 2.0. muito fraco. não percebo o destaque que este rapaz tem.

3 - e o bruma.. e o bruma.. e o bruma.. peço desculpa mas não vejo nada de especial. corre, corre, corre... tem muita qualidade individual mas não acredito que consiga desequilibrar numa equipa sénior que lute por títulos. muita habilidade muita correria e pouca cabecinha. mas apesar de tudo o epíteto de novo yanick fica melhor a ricardo. acredito que se continuar no sporting poderá "explodir". todavia, se sair para um "tubarão" europeu após o mundial terá, na melhor das hipóteses, um destino semelhante a luís boa morte.

vamos ver como corre hoje. seja como for até estou optimista. há muito tempo que não via uma selecção tão boa.

agora, o que eu não sei é se isto é um elogio a esta selecção ou uma crítica a todas as outras...

B Cool disse...

Olha que se o Illori é bom, contra a Coreia está a enganar bem a malta. Quanto ao Lê ou Iê ou que raio é, é só péssimo ... Quanto à qualidade de decisão de alguns jogadores, acho que exageras um pouco, desde perdas de bola comprometedoras a estragarem ataques por se perderem em fintas, parece-me que as certezas afirmadas são demasiado convictas para miúdos que facilmente se deslumbram e estragam jogadas prometedoras ...

Miguel Nunes disse...

Bcool, nesse post apenas o _João Mário foi elogiado em relação à qualidade de decisão...

B Cool disse...

O João Mário tem boa qualidade de decisão no ataque, as jogadas de perigo de Portugal saem quase sempre dos seus pés, mas na defesa, já no primeiro jogo tinha tido uma perda comprometedora (deu golo) e agora teve outra perda muito comprometedora que por acaso não deu golo mas podia ter dado ...