sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bruno Cortez

Observando apenas os videos típicos da intenet, tantas vezes enganadores, apraz tecer apenas algumas pequenas considerações:

Perfil típico de jogador apreciado por Jorge Jesus. Bastante forte no que o treinador do Benfica sabe que não lhe pode valer, isto é, nas qualidades técnicas e físicas (velocidade), e aparentemente com tudo para aprender sobre a posição, sobretudo ao nível do posicionamento.

As lacunas tácticas tornam-o possivelmente um jogador acessível ao SL Benfica. Não tendo de ser problemáticas essas dificuldades para quem tem Jorge Jesus no campo de treinos toda a semana. Depende sobretudo da capacidade de aprendizagem do brasileiro, sendo que tacticamente, defensivamente a integração de um lateral no modelo de Jorge Jesus não se afigura como tarefa nada complicada. Jogadores como Coentrão ou Melgarejo em pouquíssimo tempo cumpriam posicionalmente tudo com qualidade. Mas também é certo que Luisinho nunca dominou os princípios colectivos defensivos de Jesus...


57 comentários:

Pedro disse...

"Melgarejo em pouquíssimo tempo cumpriam posicionalmente tudo com qualidade."

Essa da "qualidade" é muito discutível mas sim, é um jogador, por tudo o que JJ acha de si, que encaixa na perfeição no perfil do treinador.
Eu queria que encaixasse nas necessidades da equipa mas não se pode ter tudo.

HerrKomandant disse...

Se o deixarem usar as mãos na área sem punição como deixaram o seu compatriota (e também lateral esquerdo) alex sandro então estará lançado. Uma coisa que dá que pensar é que este Cortês só começou a jogar aos 19 anos. Será um caso flagrante de "falta de escola"?

Miguel Nunes disse...

Pedro, n é pq os foruns acham q n tem q deixa de a ter. O Melgarejo fez uma época fenomenal até ter dado o estoiro (recordo um jgoo c o Rio Ave na luz em q na 1a parte já pouco se mexia). E o Benfica tb fez uma época fenomenal até esse momento.

O Jesus falou disso. Disse que só deixou de ser opção pq n estava habituado a tanta sobrecarga de jogos e foi-se abaixo. Foi aliás, o único caso assim do plantel.

Miguel Nunes disse...

Aliás... o Melgarejo até se tornou nesse aspecto superior ao Coentrão. Não tem é 1/10 do talento do Caxineiro. Mas isso conta mais para o aspecto ofensivo...

Pedro disse...

Está assim explicado o falhanço total do SLB de JJ: a quebra física de Melgarejo.

Se calhar JJ tb não tem qqr culpa nisso.. a tal gestão do plantel pedida por muitos e apontada por alguns como irrelevante.

Miguel, se não estava habituado a tanta sobrecarga de jogos se calhar era de bom tom não lhe ter dado tanta sobrecarga de jogos.

Não se pode defender uma coisa e o seu contrário. Não faz sentido.

E não são os foruns que ditam ou deixam de ditar a qualidade de um jogador. São os jogos. Não foi por Melga que perdemos o campeonato é certo, mas tb não foi por ele que ficamos mais fortes nessa luta.

Miguel Nunes disse...

n considero chegar a uma final europeia 20 e tal anos depois um falhanço total. ALiás, falhanços totais foram praticamente todas as épocas do Benfica desde os últimos pelo menos 20 anos, exceptuando as com Jesus e mais uma ou duas... Talvez sejas de uma era diferente da minha :) Eu acho q nc tinha visto o Benfica ganhar tanto como com Jesus. Até ai metade dos jogos eram empates ou derrotas.

Anónimo disse...


Cito o Miguel: "Eu acho q nc tinha visto o Benfica ganhar tanto como com Jesus."

E acrescento: Também não era normal o Benfica fazer investimentos tão elevados como com o Jesus.

Ainda em jeito de provocação, mesmo não sabendo a idade real do jogador (19,20,21,22?), gostei muito do lateral esquerdo do Iraque.
Cumprimentos
r.

Miguel Nunes disse...

n sei bem pq nc acompanhei mt isso, mas os investimentos nc me pareceram desnivelados em relação ao FCP.

Portanto se o investimento cresceu dum lado, tb do outro. Isso é uma falsa questão, até pq se assim for, para o investimento q fez comparativamente c o do FCP, ficar só a 1 pto foi maravilhoso. Uma vitória tremenda de Jesus!

luis disse...

"Eu acho q nc tinha visto o Benfica ganhar tanto como com Jesus. Até ai metade dos jogos eram empates ou derrotas".

Já que comparas épocas, compara também orçamentos.

Sálvio, Gaitán, Matic, Witsel, Javi, Ola, Cardozo, Garay, Rodrigo, Enzo, Aimar, Saviola, etc, etc, são jogadores de nível MUNDIAL, coisa que nestes últimos 20 anos nunca houve em tão larga escala.

JJ teve e tem ao seu dispor, orçamentos megalómanos, como nunca houve na história do clube.

Eu lembro-me bem do Aguiar, do Beto, do Assis, do Dos Santos, do Miguelito. Era difícil ganhar tanto. Ah, e perdia-se o mesmo.

Miguel Nunes disse...

anónimo, Iraque, Gana, Nigéria, e mais uma ou outra selecção, fiz por não ver um único jogo. Gosto pouco de ser enganado. Já ver os da França...

Mas, já me disseram isso, sim...

Miguel Nunes disse...

oh luis, e o FCP n jogava tb com jogadores pescados em Portugal?

E ganhava mts mts jogos.

luis disse...

"Portanto se o investimento cresceu dum lado, tb do outro. Isso é uma falsa questão, até pq se assim for, para o investimento q fez comparativamente c o do FCP, ficar só a 1 pto foi maravilhoso. Uma vitória tremenda de Jesus!"

Mas então faz um esforço e falemos em competições onde não jogamos directamente com o FCP, como a aça de Portugal e competições europeias.

Em 4 épocas, fomos uma vez à final da TP. lol. Perdemos contra o Guimarães. lol.

Não passámos duas vezes os grupos da LC (em três). lol. Passou o Celtic. lol.

Ah, fomos à final da LE. Sempre a eliminar equipas de topo. Ironia.

Apanhámos um Liverpool, levámos 4.
Apanhámos um Chelsea, duas derrotas.
Apanhámos um Braga (lol), berrámos.
Apanhámos um Chelsea, perdemos, na final.

Falar em sucesso assim é muito difícl. Mas aprecio o esforço! :D

Miguel Nunes disse...

olha..fui ao zero zero, peguei num jogo aleatório do FCP campeão em 2005. Aqui vai o 11

Helton
Bosingwa
Ricardo Costa
Pepe
Marke Cech
IBson
Lucho
Quaresma
Alan
Lisandro
Adriano

Portanto, n me gozem com o investimento... as equipas do Porto tb tinham mta banalidade... mm assim ganhavam e sempre deram 10 a 20 ptos de avanço ao Benfica.

Tirando quem vivenciou as decadas de 60 e mais uma ou outra, acho mt estranho não perceberem isto.

ahhh n tinhamos orçamento. Os outro tb não! Agora temos... tb os outros!

Manuel disse...

Há muitos benfiquistas tão aziados que ficam contentes quando têm razões para apontar defeitos ao Benfica, à equipa ou ao treinador. São tão cínicos e falsos que quando não encontram defeitos, inventam-nos.

Eu concordo totalmente com a opinião do Miguel Nunes. E só uma pessoa totalmente alienada e cega não o faz.

O Benfica não ganhou o ano passado mas chegou a um patamar muito alto, criou bases para crescer muito mais num futuro próximo. O crescimento, seja de uma pessoa, de um animal ou planta, de uma organização ou de uma equipa de futebol não é feito numa subida constante. Faz-se em patamares. E só um ignorante de como as coisas se passam, não apenas na natureza, pode pensar ou insinuar, ou mesmo querer ou exigir, isso.

O Melgarejo por muito que doa a muita gente foi apenas o melhor defesa do Benfica o ano passado. Se foi o único que estoirou os técnicos têm de estar de parabéns. Atendendo às competições em que o Benfica esteve envolvido, dois jogos por semana durante 3 meses ao mais alto nível, acho que foi fantástico!

Mas isso é apenas uma indicação de que o miúdo só pode ficar mais forte com o tempo.
It bodes well for the future!



Miguel Nunes disse...

antes de apanhares um Braga lol q tinha eliminado o Liverpool... e q tinha Lima, Mossoró, Hugo Viana, Custódio, Alan... Silvio no 11 (já sei todos maus, até chegarem ao Benfica. Ai são bons e entram no orçamento...) apanhavas o Bastia e o Halmstad...

Eu nem mm quartos de final da europa (tirando o ano de sorte do Koeman), consigo recordar nos ultimos 20 anos...

Roberto Baggio disse...

Luís, lamento imenso, mas de todas as contratações do Jesus, apenas uma era de nível mundial, antes de chegar ao Benfica : Saviola.

Todos os outros, tinham talento, sim, mas nunca iriam encaixar num grande europeu na época que vieram para o Benfica.
Tornaram-se depois, jogadores de nível mundial, sim.
Mais um elogio ao trabalho de Jesus, não achas?!

Pedro, quanto aos títulos, antes do jogo com o Porto eu conversava informalmente com o Miguel Nunes, e sabes o que ele disse? Disse, nessa altura, aquilo que jesus afirmou no início desta temporada : o Benfica está próximo da hegemonia nacional. Só precisa do click certo para a máquina começar a funcionar, e ser campeão, ali no Dragão, era naquela altura o click necessário. Não aconteceu a vitória é verdade e acabaste por perder tudo, mas é uma questão de tempo até os títulos surgirem com regularidade. E quanto aos que estão fartos do Jesus, pode ser que no final da época comecem a chorar de saudades, porque ganhando ele o campeonato nacional ou não, vai embora.

Depois, quando voltarem os Quiques, as derrotas frequentes e a regularidade em empates, vamos todos começar a perceber.

Abraço malta

luis disse...

Eu acho que não estás a perceber o cerne da questão e estás a ir por um caminho que não tem muita relevância.

A questão não é aceitar ou não, que o Benfica está mais forte do que antes. Isso é inegável.

A questão é que ganha o mesmo de sempre, ou seja, nada.

E isso custa-te admitir (mas custa ainda mais aos benfiquistas, acredita).

Aliás, ignoras olimpicamente os desaires (tantos, e tantos) de JJ no Benfica e isso quer dizer alguma coisa.

Posto isto: estamos melhor (seja lá o que isso for). Mas não ganhamos um cu, como com os outros todos. Mas estamos melhor :D

Abraço

Miguel Nunes disse...

FCP campeão em 98

11 em Leiria (tou a escolher ao acaso)

Krajl (LOL)
J Costa
Aloisio
Fernando Mendes
Secretário
Rui Barros
Doriva
P.Santos
Chippo
Zahovic (craque... descoberto no guimaraes)
Jardel

FCP campeão em 2007

Helton
Ricardo Costa
Bosingwa
Bruno Alves
Lucas Mareque
Lucho
Meireles
Assunção
Lisandro
Vieirinha
Postiga

Entraram - Ibson, Sokota, Alan.


ISto para concluir o do... com JEsus tamos mais perto pq temos melhor equipa. Pa, pois têm, mas e o FCP n tem 10 x mais do q até aqui?


NSC disse...

«Depois, quando voltarem os Quiques, as derrotas frequentes e a regularidade em empates, vamos todos começar a perceber.»

Na ferida.
Só por muito má-fé ou clara falta de inteligência se pode diminuir o trabalho de Jesus.

Miguel Nunes disse...

Mas, pronto, estamos a fugir ao essencial.

E o essencial que queria dizer era mm q este gajo q tinha td p dar merda noutro lado por ter outro treinador, no Benfica tem tudo para dar certo pq onde é mau, o treinador muda-o num instante... e é bom (será? tou a falar por videos enganadores) naquilo que o treinador n consegue mexer

Pedro disse...

Miguel o Porto não foi campeão em 2005. Foi em 2006.

Adiante. Concordo várias vezes contigo, mas nesta não.

O Porto teve sempre bastantes jogadores nacionais, mas na sua maioria os melhores jogadores nacionais.

Repara.

Onze base do Porto em 05/06:
Baia

Pedro Emanuel
Bosingwa
Pepe

P. Assunção
Lucho
R Meireles / Diego
Jorginho

Quaresma
Lisandro
Benni

Onze base do benfica em 05/06:
Moretto

Leo
Nelson
Anderson
Luisao

Petit
M . Fernandes
Beto


Geovani
Simao
Miccoli

Quem é que achas que tinha melhor plantel?

E nem falo de outras personagens que fizeram mais de 25 jogos: Manduca, Manu, Marcel, Manuel dos Santos, Bruno Aguiar, enfim...

Eu, mesmo aceitanto as qualidades do Jesus, não posso deixar de reparar que ele teve sempre plantéis equilibrados, em relação aos do Porto. Algo que (por muito que custe aos benfiquistas), já não acontecia desde o inicio da década de 90, onde as vitórias no campeonato eram equilibradas entre Porto e benfica.

É aqui que reside o cerne da questão, na era Damásio o benfica perdeu 3 coisas essenciais: bons plantéis, bons treinadores e contas equilibradas. Passaram uma década no deserto. Agora começam a arrebebitar. Já resgataram 2 coisas: dinheiro e plantéis, mas continuam com maus treinadores e Jesus é um deles.

Roberto Baggio disse...

Pah os vídeos não mostram muita criatividade, do ponto de vista ofensivo. Mas mostram velocidade e técnica, sim.
Vai é encontrar aqui menos espaço para correr e mais pernas para ultrapassar. Vamos lá ver como evolui.
Nem o Jesus faz milagres, se ele não tiver capacidade de aprendizagem, já está condenado.

luis disse...

Miguel, toda a gente reconhece imenso valor ao Jesus, a começar nos jogadores.

Mas isso não nos impede de analisar o seus defeitos, que são alguns.

A insistência doentia em Emerson, um jogador fraquíssimo, não tem explicação, por exemplo.

JJ tem no Benfica, além de dinheiro, estabilidade, pois eu é que não me lembro de ter um treinador tantos anos no comando.

Mas também convém olharmos para os resultados que, no futebol, são as vitórias e as derrotas.

E aí, JJ não apresenta um saldo positivo, por muitas voltas que possamos dar.

Criticar o JJ não é negar as suas qualidades. Agora, endeusá-lo, é perigoso e prejudicial. Como, aliás, se tem visto.

Pedro disse...

Eu sou de um tempo em que o SLB ganhava títulos. E não sou assim tão velho qt isso. Sou de um tempo em que vencer significa conquista de títulos e não jogos ou vitórias morais.

"Depois, quando voltarem os Quiques, as derrotas frequentes e a regularidade em empates, vamos todos começar a perceber. "

Derrotas frequentes é apanágio do grande catedrático.

Wishmaster disse...

Quando fui ver o jogador ao YouTube pensei isso mesmo, ou seja, a qualidade técnica está lá. Chega por empréstimo, se o Jesus não o conseguir transformar, vai à vida dele.

Em relação ao Melgarejo, acho incrível que ninguém perceba que foi o melhor lateral da equipa no ano passado, fosse um pouco mais criativo e seria jogador para um Real Madrid, porque é muito cumpridor, rápido e bom posicionalmente, prefiro-o mil vezes ao Maximiliano Pereira. Outro jogador muito criticado e de quem eu gosto muito é Olá John, estou certo de que se jogar com regularidade vai ser caso sério.

Amanhã já vamos ter um cheiro, confesso-me curioso para ver os dois centrais, Mitrovic e Lisandro.

Miguel Nunes disse...

O jogo é de 2005 mas do campeonato 2005 2006

Pedro Emanuel (Boavista)
Bosingwa (Boavista)
Pepe (Maritimo)
P. Assunção (Nacional
R Meireles (Boavista)
Jorginho (Setúbal)

Do 11 dás-me 6 jogadores que vieram da Liga nacional, e querem falar-me de orçamentos?! A coisa a esse nível foi sempre igual. São bons pq alguém os ajudou a crescer!

Fossem nesse ano para o Benfica e seriam eles os Manducas e os Betos que falaste.

Pedro disse...

Desculpa lá Miguel, mas estás a diminuir o Porto.

Queres comparar o Pepe e o P. Assunção com o Beto e o Manduca?! Nem o JJ evoluia Betos e Manducas. Basta comparar plantéis e treinadores.

Os benfiquistas falam que os treinadores são campeões no Porto mas não valem nada. Falam que depois lá fora não ganham nada.

Mário Wilson. O que fez?!
Manuel José. O incompreendido das arábias.
Souness e o pack: Minto, Deane, Taument, Pembridge, Harkness...
O grande Toni esse bêbedo.
A fúria das axilas: El Camacho!
Chalana o pequeno génio...not

Enfim. Existe um grave problema em fazer instrospeção, para os lados da Luz.

Espetaste aí um 11 do Porto em 98, eu dou-te um do benfica.

Michel Preud’homme
Carlos Gamarra
Ronaldo quem?
Scott Minto oi?
João Vieira Pinto lol!
Amaral
José Calado melão?!
Karel Poborský
Luís Carlos o cantor brasileiro?!
Serhiy Kandaurov hum?
Nuno Gomes

E ainda entraram Panduru, Sanchez e Taument.

Isto tudo Miguel, para te demonstrar que Jesus é um afortunado, no entanto espero que se mantenha no benfica por muitos e longos anos!

Miguel Nunes disse...

OH PEdro tas a falar de 2 jogadores q vieram do nacional e do maritimo. Foi o orçamento a fazer a diferença?!?!

Dás um onze do Benfica q tem garantidamente um orçamento perto ao do FCP. Só o Taument q nem jogou de inicio se calhar ganhava mais q qq jogador do Porto

qq Scott Minto que chegou de Inglaterra pesava mais no orçamento que Emanuel, Meireles, Bosingwa, Pepe e Assunção juntos. Não tenhas duvida nenhuma disto.

Portanto... n me venham com o "Jesus tem orçamento"

Nesse aspecto, andou sp nivelado. Uns faziam bem os outros mal. Agora ambos fazem bem. É simples.

Anónimo disse...

continuo a achar que o Jesus escolhe os jogadores pelo penteado... e nesse particular vejo muito pouca qualidade no Porto nos últimos anos, enquanto no Benfica houve David Luiz, Witsel, Aimar, e agora este...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Como disse noutra entrada, confesso que sou um apreciador do Cortez. Mesmo sabendo que vai precisar de trabalhar muito para chegar ao nível do Melga.

Vi-o jogar bastantes vezes no Brasil e sempre gostei do que vi.

Gonçalo Teixeira disse...

Este comentário do Anónimo do penteado está genial..

Aza Delta disse...

A esta corja ignorante que gosta de dizer que o jesus teve investimentos brutais:

Em 2007/2008 ou 2001/2002 gastou-se mais que em qualquer ano do Jesus. E ficámos em 4º lugar.

Nos anos com o Jesus, os valores de vendas foram sempre bastante superiores aos valores das compras.

E gostava de saber qual foi o investimento incrivel da ultima época, em que lhe venderam o meio campo, sem alternativas para o Onze e sem um único jogador para 8! (o enzo era extremo)e sem um defesa esquerdo de raiz.


Que falta de coerência

Cole disse...

Na questão dos orçamentos que o Benfica agora é rico, etc... Mas acham mesmo que o Benfica é rico?! O Benfica só compra jogadores caros quando existe grande possibilidade de os vender pelo dobro do preço de custo! Mesmo o próprio Lima de 29/30 anos já é passível de ser vendido por mais do que o que custou (€4,5M). Um Ansaldi não custaria mais do que Djuricic ou de Markovic que vêm para posições para as quais o Benfica já tem bons jogadores (Gaitan, Salvio, Ola John, Rodrigo e o entretanto saído Nolito). O problema é que um Ansaldi muito dificilmente seria vendido por mais do que o seu custo (+/- €7M)...
Rico é o Real Madrid ou o Barça que estouram milhões em jogadores que depois saem de borla, ou por muito menos do que o preço de custo.
Agora conseguir encontrar esses talentos e potenciá-los é que já é só para alguns. E nesse aspeto o Benfica, finalmente, igualou o Porto. E, por isso, tem mais crédito para que lhe emprestem dinheiro para artilhar o plantel com Ramires, Witsel, Markovic, Djuricic, Javi Garcia, Garay, Lisandro Lopez, Ola John...
Grande parte do mérito está do lado de Jesus, que consegue fazer a máquina funcionar, valorizando jogadores e vendendo-os posteriormente, gerando mais confiança para que possa voltar a artilhar o plantel.
É o dinheiro que move a máquina. O próprio JJ afirma que o Benfica é uma empresa. Mais do que satisfazer os adeptos, tem de dar dinheiro a quem lá investe... Infelizmente é assim. Aimar e Saviola foram os últimos investimentos verdadeiramente desportivos do Benfica, tal como o Lucho nesta segunda fase no Porto. E mesmo estes casos, acabaram por contribuir para a questão financeira, uma vez que serviram de tutores que permitiram que os Di Marias, os Coentrões e afins aprendessem a cada treino. São os próprios colegas que afirmaram o quão privilegiados eram por conviver tão de perto com estes craques.

Cole disse...

@Aza Delta estou contigo,

A malta não se conforma com o facto do Jesus ser um parolo que facilmente cai na fanfarronice e diz palermices em praça pública.
O pessoal gosta de um Quique Flores, porque é mais parecido connosco: adequado em público, com pinta de gestor, imagem da moda, seriedade, vai de metro com ipad para os treinos, faz avaliações físicas xpto na pré-época by Paco Ayestaran, namora com uma gaja boa, tudo planeado, controlado, previsto, regulamentado, racionalizado, etc. O verdadeiro treinador superstar com "tudo para dar certo".
O problema é que o futebol não é propriamente racional... tem muita coisa a influenciar e deve ser sempre encarado pelos técnicos na sua complexidade. Existem algumas coisas que orientam e levantam pistas na abordagem ao jogo (e isso ensina-se na faculdade e cá no Lateral-Esquerdo). Mas existe tanta outra coisa que só a experiência e o conhecimento conseguem dar ao treinador. E nisso Jesus é muito melhor do que Quique e afins.

Pedro disse...

Pronto..os valores das vendas foram superiores aos das compras. Está bem então. Assim a argumentação que JJ teve orçamentos que mais nenhum teve cai por terra. Vendemos mais do que compramos. É mesmo o que está em causa na discussão.

:)

Pedro, a tua referência aos treinadores não faz qqr sentido. Nenhum desses treinadores triunfou no SLB.

"Em 2007/2008 ou 2001/2002 gastou-se mais que em qualquer ano do Jesus. "

Não vou fazer contas mas JJ leva com QUATRO anos de investimentos brutais. QUATRO. E os resultados são a miséria que se sabe.

Mas espera...ganhamos os jogos todos menos aqueles q dão titulos.

Henrique disse...

Claro que o Jesus tem bons orçamentos, mas melhores tem o Porto. Já dizia o outro "sem omeletes não se fazem ovos".

DC disse...

JJ é melhor do que os antigos treinadores do benfica? É!
JJ está a um nível impossível de superar por outro treinador ao alcance do benfica? Duvido muito.

JJ é muito bom mas também tem muitas limitações. Desde logo o preferir gastar 30 milhões em avançados e 5 em defesas do que 18 em avançados e 17 em defesas. Depois perde campeonatos e não percebe porquê. Tivesse optado por não contratar o Ola John e apostasse tudo num grande defesa esquerdo, a esta hora se calhar era campeão.
Ele acredita que pega nos defesas e os transforma em craques mas isso não é verdade. Ele pega nos defesas e transforma-os em bons jogadores, mas nunca transformará um Melgarejo num Alex Sandro, nem que passasse 10 anos à volta só do Melgarejo a treiná-lo. E por essas convicções dele torna-se limitado.

Além disso, tem um sistema de jogo que não é muito difícil de anular por treinadores muito competentes como o VP. Em todos os confrontos directos foi batido pelo VP e pelo AVB. Não haverá mais em Portugal como VP?

hertz disse...

Não basta chegar e dizer: ah e tal mas o JJ tem um maior investimento à disposição. Mas o Benfica não joga sozinho por isso há que fazer a comparação com o rival. Quem fala no investimento do Benfica, já viu o do Porto? Só os 2 laterais do Porto custaram cerca de 30M! Digam-me lá onde em 4 anos de JJ ele teve laterais ao nível destes dos do Porto. Só 1, o Coentrão que foi ele que desenvolveu e "transformou" no grande LE que ele é.
E na época passada ouvi várias vezes: "ah e tal como perdemos contra eles se temos muito melhor equipa" Ah? Melhor plantel até temos, agora o Porto tinha melhor 11 titular. Já compararam o quarteto defensivo+GR do Porto com o do Benfica? Muito superior.

Outra coisa, no início da época com a venda do Witsel e Javi sem virem substitutos e sem vir nenhum LE, digam lá quem é que aqui acreditava em chegar a 2 finais e a lutar pelo campeonato até ao último jogo? Eu pelo menos, não me lembro de começar uma época com as expectativas tão baixas e olhava para o plantel e pensava: Não dá. Pelo natal já estamos fora do título. E pelos blogs benfiquistas, as expectativas eram as mesmas.
Mas vejo pessoas a falar do JJ como se fosse o único no mundo que chegasse ao fim e perdesse tudo pelo que lutava, como se fosse um atestado de incompetência. Aconteceu o mesmo ao Heynckes há 2 épocas, aconteceu quase o mesmo ao Mourinho a época passada. O Man United do Fergusson, essa lenda do futebol, há 2 épocas, já perto do final do campeonato tinha 8 pts de avançado e desperdiçou-os, 3 desses pontos foram perdidos no jogo contra o City (o grande rival). O Milan, há 2 épocas atrás também, perto do fim do campeonato chegou a ter 5 pontos de avanço em relação à Juve. Em 2 jornadas perdeu-os e perdeu também o campeonato. Não nos podemos esquecer que do outro lado há rivais fortes que também lutam pelos seus objectivos e a linha que separa o sucesso do fracasso é muito ténue como se pode ver nestes exemplos que eu apresentei.

KARLOS disse...

Salve, Salve Miguel

Conheço o Cortês, a bem pouco tempo não tinha nem aonde morar, jogava de atacante pelo lado esquerdo, mas não fez sucesso jogando nessa posição, mesmo jogando em times pequenos...

Até q alguém pediu q ele quebrasse um galho na lateral-esquerda do NOVA-IGUAÇÚ. Ele estava desempregado e disse q jogava em qualquer lugar, jogou agradou e se deu bem... um atacante q ninguém queria passou a ser um talentoso lateral-esquerdo, muito fraco defensivamente é verdade mas com o JJ acho (e torço) q vai evoluir muito, é uma grande pessoa merece...

Abraço
;)

Benfiquista Tripeiro disse...

Fernando Santos esteve no Benfica, não fez nada. Ganhou uma porrada de vezes no porto. Jesualdo idém. Mourinho foi corrido da Luz, a história fala por si. Vocês estão a discutir os treinadores, quando o problema não é esse. No dia em que o Benfica tiver uma estrutura a sério com um presidente a sério, com influência em todos os meandros do futebol, um Quique qualquer é campeão. Ou têm dúvidas que o Quique era campeão no porto?

Estão a isolar uma questão que não pode ser isolada, nunca vão chegar a conclusão nenhuma pois só estão a considerar uma das variáveis que são necessárias para se ser campeão.

Anónimo disse...

Boas,

Julgo que o Cortês poderá ser um lateral interessante, com tudo para evoluir no Benfica.

Todavia, o cerne da questão, quanto a mim, está na não necessidade imediata do referido jogador ter que se adaptar instantaneamente ao futebol portugues, motivo que em anteriores ocasioes, incutia uma pressão exagerada sobre os reforços, dando-lhes menos espaço de manobra!!!

O caso de Ola J. é sintomatico desta situação que referi, ou seja, se Ola J. tivesse que entrar para titular do Benfica na epoca passada, provavelmente este ano seria uma das dispensas ou emprestimos do Benfica..

Tal situação é salvaguardada no grande rival, ou seja, na sua maioria, excepto quando há anos de grande transformação do plantel, o fcp, prepara os jogadores para terem o sucesso, dando-lhes oportunidades sem a pressão da titularidade com a margem de erro neccessária para evoluirem e se adaptarem!!!

Isto é fundamental que tambem aconteça no Benfica e lá está o que JJ e o Miguel têm referido, sendo da mesma opinião, o gap está cada vez menor e o Benfica está mais proximo da hegemonia do futebol portugues!!

Cumprimentos,

Jorge Carolo

zorg disse...

Também tenho dificuldade em perceber esta implicação com o Melgarejo. Acho que fez uma excelente época e é já nesta altura um defesa esquerdo de grande qualidade.

A única explicação que consigo arranjar para esta implicação é o estigma do "jogador adaptado". Há gente que acha que os jogadores nascem com um gene que determina a posição em que devem jogar em campo e, por isso, um jogador adaptado a uma posição será sempre inferior a um jogador geneticametne equipado para ocupar uma posição. Desse ponto de vista, o Melgarejo nunca vai ser um lateral esquerdo capaz, porque geneticamente é um avançado, ou um extremo.

Para mim é evidente que o que o afastou da titularidade na fase final do campeonato foi o ter dado o estouro fisicamente, o que é perfeitamente normal para um jogador que, em Janeiro, já tinha feito mais jogos pelo Benfica do que na totalidade da época anterior pelo Paços de Ferreira.

luis disse...

NSC e Aza Delta, deduzo que sejam benfiquistas. E concluo que são o espelho de uma realidade lamentável: preferem o insulto barato, assim que vêem os vossos dogmas postos em causa. Não vos importa nada discutir, importa espalhar a vossa mensagem (certa ou errada) à pedrada e ao biqueiro.

O Benfica não ganha títulos, mas o pior disto tudo é ver que existem muitos benfiquistas que estão a ficar cada vez mais doentes, irascíveis, coléricos e ordinários.

Eu sou do Benfica, não sou "corja ignorante", nem "menos inteligente", apenas porque não aprecio como vocês, e na mesma medida, o trabalho do JJ.

NSC disse...

Havia a opção «má-fé», mas acho curioso que tenha escolhido a «menos inteligente».

Louco Da cabeça disse...

Sinceramente não sei quem é pior: se estes pseudo-benfiquistas que dispensam lagartos e tripeiros (e que eu espero que se mantenham longe do estádio da Luz porque este tipo de benfiquismo é no minimo descartável), se estes adeptos do clube da fruta a fingirem que se pode comparar alguma coisa com quem compra árbitros, lhes oferece meninas, jantares e viagens. Qualquer dúvida basta irem ao Youtube! E se ainda tiverem estômago depois de ouvirem as escutas ao desgastado presidente do clube da fruta, é só procurarem a confissão do casagrande. Aquilo é como o algodão: não engana!

Adjunto 1x2 disse...

Daquilo que observei deste jogador concordo com a avaliação feita - fisicamente muito forte, tecnicamente é bom e defensivamente pode melhorar.
Levando em consideração o estilo de jogo do Benfica, e deduzindo que o Jorge Jesus irá melhorar o Cortez tacticamente, penso que o lateral precisa de melhorar os cruzamentos.

Anónimo disse...

Hegemonia? Mas que hegemonia? Acaso sabem o que significa hegemonia? Ganhar um ano é hegemonia?

"Só se for na playstation"

Cumprimentos,

António Teixeira

hertz disse...

https://www.youtube.com/watch?v=Y_XsDvdFH3E
Fica aqui um vídeo mais extenso do Bruno Cortez para quem estiver interessado.

Anónimo disse...

Louco da cabeça, um nick que assenta bem.

Tsubasa disse...

Penso o que resume esta discussão, para um lado ou outro é: O Jorge Jesus ganhou tantos campeonatos como o Toni.

Mas a propósito, alguém que até conhece bem aquilo por dentro:

«O grande problema do Benfica é a estrutura, não tem estrutura organizada e profissional. Não vale a pena estar a contratar ninguém, pois não vai ganhar regularmente, apenas de forma esporádica. O presidente não dá explicações quando as coisas correm mal, apenas dá a cara quando as coisas correm bem», atirou, considerando a última época uma «humilhação».

«Esta última época foi uma humilhação que ficará para sempre na história e ninguém explica o que correu mal. Não desvalorizo a presença na final da Liga Europa, apenas discuto o campeonato e a Taça de Portugal. Tínhamos obrigação de ganhar, tínhamos o maior orçamento e melhor plantel, que era superior ao FC Porto. Não é problema do treinador, pois o Jorge Jesus é melhor do que o Vítor Pereira» José Veiga.

Manuel disse...

Depois de ver o vídeo do Hertz fiquei muito bem impressionado.

O homem é uma força da natureza, empurra a equipa para a frente, é incansável, não perde um duelo individual tanto a defender como a atacar, passa muito bem em movimento e com definição, remata bem e forte, é muito rápido com a bola e corre de maneira que me lembrou o nosso Isaías. Mas remata melhor do que ele! lol!

Agora fiquei admirado foi que não o vi fazer um penalty, nem marcar na própria baliza, não fez uma falta, não apanhou nenhum amarelo nem vermelho! :-)))

Agora a sério, tenho a sensação que o LFV e a sua intuição acertaram em cheio!



Pedro disse...

Os benfiquistas viraram lagartos...
Siga.

Riks disse...

minuto 1 um excelente apontamento dele. Segura e liberta no momento exacto.

Riks disse...

minuto 1 um excelente apontamento dele. Segura e liberta no momento exacto.

Aza Delta disse...

luis: eu nao chamei ignorantes aos que criticam o Jesus, chamei aos que usam o argumento do Jesus ter orçamentos altos e etc.

Pedro: Desculpa mas se estamos a falar de orçamentos, claro que faz diferença se o dinheiro que fazemos em vendas. Ah, em 2002 foste buscar uma catrefada de jogadores, entre eles o Simão Sabrosa e o Mantorras, 17 milhões só por esses dois. a juntar a isto a catrefada de pesaresis e etc.

em 2007 Cardozo, Di Maria, Adu, Andrez dias, só estes foram quase 20 milhões!

Quique flores teve suazo reyes aimar, o Benfica já tem orçamentos altos há muito tempo. a diferença é que os resultados do Jesus foram sempre melhores.

Pedro disse...

Foram melhores? Onde?

Suazo e Reys vieram por empréstimo e se Quique não tivesse sido roubado no Dragão e na Luz contra o Nacional teria sido campeão. E há quem defenda q JJ beneficiou e muito do trabalho deixado por Quique. Infelizmente os anos a seguir dão força a essa tese pq JJ nunca mais ganhou nada quando passou ser ele a receber a herança do seu próprio trabalho.

Aza Delta disse...

2007/2008: ficas em 4º lugar com 52 pontos. eliminado na Uefa pelo Getafe.

2008/2009: 59 pontos, ficas em 3º a 7 pontos...do sporting, e a 11 do porto. na uefa levas 5 do olympiakos.

2009/2010: 76 pontos. eliminado pelo iverpool nos quartos da uefa

2010/2011: 63 pontos. eliminado nas meias finais da uefa.

2011/2012: 69 pontos. eliminado nos quartos da champions pelo campeao europeu.

2012/2013: 77 pontos. final da liga europa.

Ainda me vens com a conversa de que os resultados do Jesus não são melhores. E caramba esse Benfica do Quique flores não jogava um piço! A defesa era uma coisa atroz, que raio há o Jesus de ter beneficiado do Quique Flores?