sexta-feira, 5 de julho de 2013

Djuricic o 9.5

Todos querem e procuram um dez, mas a realidade é que poucas equipas no futebol mundial ainda guardam espaço no seu sistema táctico para o tradicional número dez. 

A surpresa que muitos experienciaram ao ouvir o treinador do Benfica referir-se a Djuricic como um 9.5 e não um 10, como na imprensa vem mencionado, só pode estar relacionada com o facto de nunca terem seguido um jogo que seja do Sérvio na Holanda. 

O Herenveen jogava na época transacta com o mesmíssimo sistema táctico de Jorge Jesus, ainda que num modelo diferente. Um avançado no mesmíssimo espaço que Cardozo ocupava no SL Benfica, e Djuricic onde jogava Lima na época transacta. Como segundo avançado. Responsável por sair ao central adversário defensivamente, mas também por baixar um pouco mais quando a bola ultrapassava a primeira linha de pressão. E o mesmíssimo espaço de Lima ofensivamente. Entre sectores. Talvez o brasileiro do SL Benfica se tenha apresentado mais forte nos movimentos de ruptura e talvez Djuricic dê um pouco mais de criatividade no espaço entre linhas. Todavia, Djuricic na Holanda nunca foi um dez. Foi sempre um segundo avançado, como Jesus deu a entender que continuará a ser.

A primeira previsão para o que virá no modelo do SL Benfica será seguramente uma dupla Djuricic - Lima. Lima onde antes jogava Cardozo, e Djuriic onde jogava Lima. Aguardemos para perceber se Djuricic já estará pronto para tão importante desafio. Uma certeza porém, terá de triplicar a velocidade das suas decisões, comparativamente com o que encontrava na Liga Holandesa.

36 comentários:

tiagos disse...

Em Portugal estamos sempre com a conversa do 10. Basicamente o que se quer é um jogador que seja um médio na forma de entender o jogo e que defina nos últimos metros como um avançado... é a ideia bem portuguesa de que um jogador tem de jogar sozinho e resolver os problemas que o coletivo não resolve... é assim quando nos queixamos na seleção dos nossos interiores (Moutinho, Martins, Micael, Meireles, Machado, Amorim... ) queremos ao mesmo tempo um jogador que faça a função 8 e que carregue a bola até ao ultimo passe ou finalização... quando no futebol atual as decisões individualizadas são cada vez menos usuais... longe vai o tempo de Zico, Rivelino... hoje esses jogadores teriam tal como todos os outos de se incluir no jogo coletivo. A figura do 10 diluiu-se com a falta de espaços e coesão defensiva... esqueçam de uma vez esta questão isto simplesmente já deixou de existir ao nível de top.

No.Worries disse...

Penso até que o Jesus o comparou a Saviola, que também não pode ser considerado um 10. Vamos é ver se o Jesus, com equipas mais fechadas, não o coloca a jogar atrás de 2 pontas. Não seria surpresa. Claro que o "andamento" tem que ser outro, e basta ver que por vezes o Ola John ainda tem alguns "vicios" da liga holandesa, mas se o Djuricic foi eleito para o melhor onze do campeonato, tem que ter alguma qualidade...
Estou também curioso para ver o Markovic, que com 19 anos é já numa das maiores promessas do futebol europeu.

PS.- sem surpresa, o melhor jogador da liga passada foi o Matic. E o melhor treinador, o unico clube que conseguiu depois de ser corrido do clube da fruta foi nas arábias. Curioso...

Pedro disse...

Se JJ não muda a táctica e não coloca mais elementos no meio campo é irrelevante se Djuricic é 9.5 ou 10 ou 99...

Miguel Nunes disse...

achas q se mudar a táctica vai fazer melhor q perder 13 ptos em 300?

Tiago Santos disse...

Mudar a tática?? Se joga em 4x3x3 é porque fica um avançado sozinho e são médios a mais, se joga em 4x1x3x2 é porque são médios a menos e os criativos ficam com demasiada responsabilidade, se joga em 4x2x3x1 é porque só tem um ponta de lança, se joga em 4x4x2 é porque não tem 10... quando não se ganham títulos tá sempre tudo mal não é? Mourinho no tempo do Porto disse antes de um jogo com o Real Madrid que para ganhar precisava de 14 jogadores a defender... nem assim?

DC disse...

Miguel são 13 pontos em 90 (30 x 3).
E até agora com essa táctica JJ já perdeu nas últimas 4 épocas:
14 pontos
27 pontos
21 pontos
13 pontos

Não é mau, mas são números que podem ser facilmente batidos, aliás basta olhar para VP e AVB.

Miguel Nunes disse...

onde é q fui buscar os 300 lol tb me pareceu um exagero desmedido, mas nem pensei nisso.

a época das 27 pts tem uma particularidade mt grande. Cerca de 10 ou mais ptos nesse ano foram perdidos qd passou a jogar c as 2as linhas todas em simultaneo (Filipe Menezes, Luis Filipe, Carole, Roderick, etc). Foi aliás nesse ano q o Benfica bateu o record de vitórias consecutivas. Entre o desastroso inicio e depois a tal fase das 2ndas linhas

Anónimo disse...

Chamem o Scolari.

Henrique disse...

Concordo, apesar de ter visto apenas os clássicos vídeos do youtube, o Djuricic sempre me pareceu um avançado solto e não um número 10. Estou com curiosidade para ver como se vai sair.

Pedro disse...

"achas q se mudar a táctica vai fazer melhor q perder 13 ptos em 300?"

Acho que se mudar a táctica irá ganhar competições. Se mudar a táctica irá ganhar jogos a sério. Se mudar a táctica estará, como vocês defendem, mais perto do sucesso.

São 4 anos desta táctica. Os resultados falam por si.

"Se joga em 4x3x3 é porque fica um avançado sozinho e são médios a mais"

Fica um avançado sozinho pq? Mais ninguém ataca é isso? Pergunta ao Miguel e ao PB o que eles acham de só se ataca se tivermos muitos avançados...

Gonçalo Matos disse...

Tendo em conta então que jogará como um segundo avançado e que ainda não terá a velocidade de decisão que é preciso pra jogar em Portugal (e na Europa) nessa posição, não achas que inicialmente será suplente do Rodrigo?

E já agora, tenho lido que o Sulejmani tb terá características semelhantes.. Como achas que será a hierarquia entre os 4?

Miguel Nunes disse...

o Rodrigo nem decisão tem ahahah

Não, acho q o Djuricic jogará de inicio com o Lima. Salvio e Sulejhamni (se gaitan sair). Acho q n deve fugir disso

Roberto Baggio disse...

Rodrigo ainda decide pior que ele, mesmo não estando tão habituado à exigência do campeonato.
Miguel, vou concordar, em parte, com o Pedro.
Ele tem de trazer o losango com interiores, do 1*ano no Benfica, de volta.
Equilibra muito melhor as operações assim. Jogo interior, linhas de passe. Pressing muito mais alto e forte. Reacção mais forte à perda de bola.

Abraço

Miguel Nunes disse...

oh tá bem, mas n o vai fazer tendo 4 ou 5 extremos puros...

Roberto Baggio disse...

Que os venda e fique só com dois looooool xD

Ronaldinho disse...

Miguel, o que é para ti um extremo puro? É que puros só considero o Ola e o Salvio

Miguel Nunes disse...

pois, n conheço bem o Markovic nem o Sulejmani para dizer a posição exacta deles.
Só nesses 2 estão 20 Milhoes ao lixo para mudar um sistema táctico

B Cool disse...

Miguel se dizes que deverá jogar preferencialmente com Salvio (porque resolve jogos), Sulejmani (porque tem o mesmo perfil de Salvio), Djuricic e Lima como avançados, quer dizer que terá Ola John e Markovic (mais de 20 milhões investidos) a suplentes ... E se não sair o Gaitán ?
É que pelo que me parece, não há assim tanto mercado para este argentino ...

Será que vamos ter mais um Nolito esta época ? Tirando o Sulejmani (custo zero), o Lima (4,5 milhões) e o Rodrigo (5 milhões), todos os outros representam maiores investimentos - Djuricic pelo menos 6, Gaitán 8,5, Markovic 10, Ola John 10 e Salvio 13,5.

Para quem se queixa que não consegue competir com os grandes tubarões conto mais de 50 milhões na linha avançada (dando de barato a saída do Cardozo que custou 11,6 milhões).

Parece-me que a desculpa da falta de meios já não é muito aceitável.

jorge corrondo disse...

Mais uma época sem ganhar nada. Para o ano jj volta para o belem.

Sem cardozo não fazem nada.

Sporting vai ser campeão com jogadores como o Maurício e o regresso do Wilson Eduardo (melhor pl nacional) vamos ser campeões!

Ronaldinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldinho disse...

Percebo aquilo que queres dizer mas na minha opinião quando o dinheiro começa a interferir no modo como o treinador pensa a equipa então já está a perder... uma coisa que nada tem a ver com o jogo não pode definir um aspecto tão importante. É complicado até porque esse investimento foi feito com indicação dele, entendo essa responsabilidade, no entanto, pressupondo que Jesus percebe que mudar o sistema é o melhor para equipa então isso não pode ser impedimento.

hertz disse...

Aqueles que andam por essa internet fora a criticar o JJ por essas declarações nem devem fazer a mínima ideia de que ele jogava a 2º avançado no antigo clube, como referiste, e na selecção sérvia até joga a avançado sendo o homem mais adiantado no terreno. Acho que ficou tudo doido com as declarações do JJ porque se tem falado que ele vai usar a camisola com o nº 10 LOL

"Para quem se queixa que não consegue competir com os grandes tubarões conto mais de 50 milhões na linha avançada (dando de barato a saída do Cardozo que custou 11,6 milhões)." B cool, o problema é que esse investimento avultado na frente de ataque não garante uma equipa equilibrada. Que interessa ter uns 4 ou 5 extremos/avançados de 8/10M se depois temos uma defesa remendada e bem inferior à frente de ataque? O que é estúpido no Benfica é que conta os trocos para reforçar a defesa mas depois compra extremos de 10M quando já temos essa posição mais do que reforçada.

Deusébio disse...

Jorge,

Mete mais tabaco nisso...

Deusébio disse...

Bcool,
Por isso é que não é fácil surgirem elementos da B ou juniores...
Só acho, tal como o Miguel Nunes disse à tempos, que a qualidade individual da linha defensiva tem de aumentar...
Depois de ver a entrevista do JJ, fiquei com o feeling que o Luisão está de saída...
Abraço

Cole disse...

Do pouco que conheço dos novos sérvios, parecem ser jogadores +- polivalentes. Ao estilo de Gaitan, por exemplo, que joga na esquerda, no meio ou na direita. O Djuricic e o Markovic parecem ser um pouco mais dados a explorar o interior do que o Sulejmani, mas acho que aqueles 4 lugares da frente do 4-2-4 do Jesus ficam bem entregues ao plantel atual, mesmo que Cardozo vá para outro clube. O Benfica ficará com Lima e Rodrigo para o lugar de 9, com o Lima a poder fazer de "9.5", Sálvio e Markovic na direita, Ola John e Sulejmani na esquerda, Djuricic e Gaitán a 9.5.
São 8 jogadores para 4 lugares... parece-me equilibrado, isto porque o Rodrigo, o Ola John, o Markovic e o Djuricic ainda são muito jovens e com margem de progressão, por isso parece-me prudente tem uma mescla de jogadores com potencial e outros com provas dadas. Se der para manter todos, é para o lado em que durmo melhor. Custava-me muito mais ter apenas 4 destes e no banco ter Urretas, Carlos Martins, Felipes Menezes, Kardecs, Brunos Cesares e afins...

Gonçalo Matos disse...

Blessing, nao me parece que o Benfica tenha neste momento jogadores pra jogar como interiores.. Pelas contratações parece que mais uma vez se vão jogar com 2 médios ala e na vertigem da correria e da acção individual..

Nem me tinha apercebido da quantidade de jogadores do meio campo pra frente.

Gonçalo Matos disse...

Consideras o salvio um extremo puro? Sempre o vi mais como um médio ala, pela capacidade que tem de fazer todo o flanco mas também pla disponibilidade que tem pra ajudar o lateral

Miguel Nunes disse...

Sobre a posição do Djuricic no Hereenveen, o grande Rui Malheiro, já explicou no facebook que o sérvio experimentou várias posições em sistemas tácticos diferentes. E ele viu para ai mais 20 jogos que eu. De todos os que vi, foi de facto 2ndo avançado num 442.

Pedro disse...

442 losango com médios interiores é outra conversa. Mas não temos os jogadores correctos para essa táctica.

PP disse...

Não concordo com a leitura que os titulares deverão ser o Duricic e o Lima.

O Lima até dou de borla, pois é bem provável que o Cardozo saia.

Já para a posição de segundo avançado/"9.5", penso que o senhor que se segue é o Nico Gaitán, que ao que tudo indica deverá ficar mais uma temporada de águia ao peito.

Para além disso, não acho que o Herenveen seja um clube que joga como o Benfica. Como tal, acho que o sérvio irá passar por um período de adaptação.

E, já agora, pensando que Gaitán não vai mesmo sair, o concorrente do Duricic no onze titular será outro sérvio, o Sulejmani. Este deverá ser o substituto natural de Nico na faixa esquerda, pelo que se o Nico não jogar a "9.5", irá estar em campo na posição "11" (extremo esquerdo), dado o peso que o argentino tem no grupo.

Mas, confesso que ainda muita água vai passar por baixo da ponte...

JL Martins disse...

O Djuricic um "9,5"? sim, até jogou nessa posição, em alguns jogos, mas se JJ insistir em coloca-lo ali antevejo muitos amargos de boca.

Nunca fui muito à bola com Djuricic, se calhar é embirração minha, mas já Sulejmani... que jogador! Se JJ o trabalhar bem, e isso JJ sabe fazer muito bem, poderá ser uma estrela mundial.

Anónimo disse...

JL Martins quantas vezes viste (mas com olhos de ver) os moços?

GBC disse...

Miguel Nunes,

Viste o Djuricic no Hereenveen?

O tipo tem mt potencial, mas eles têm realmente uma boa equipa (bom trabalho do Van Basten) e bons jogadores.

Para além do Djuricic, gostei mt do Raitala (lateral-esquerdo), Zomer (n sei se se escreve assim... central, ao lado de um Jeffrey que andou nas bocas nos fóruns de clubes portugueses), do Marten de Roon (grande potencial) e sobretudo do Sven Kums (excelente médio). O Gr (Nordfelt?) também era mt bom. O PL (Finnbogason) marcou 20 e tal golos, mas achei-o não + que razoável (desmarca-se bem e finaliza bem, mas nada de especial... é tipo para marcar 10 golos por ano em Portugal, vá, e passar despercido em todos os outros momentos do jogo).

Um abraço

Miguel Nunes disse...

GBC, foi no Hereenveen que vi, mas foquei-me apenas nele, sem reparar nos outros. Os jogos que vi foram tb de grande dificuldade...

GBC disse...

Ok Miguel. Deixo-te aqui 2 vídeos se te apetecer ver:

http://www.youtube.com/watch?v=812oIQ_Hh24
(Kums, para mim o melhor jogador da equipa... a partir dos 1:49, antes é só golos)

http://www.youtube.com/watch?v=HleTz4SB7kc
(O de Raitala... jovem, mta qualidade defensiva, alguma ofensiva)

Um abraço!!

JL Martins disse...

"JL Martins quantas vezes viste (mas com olhos de ver) os moços?"

Resposta: muitas, inúmeras. Tenho por hábito ver os jogos de futebol do meu país (de acolhimento há mais de 8 anos).

Repito: Sulejmani encanta-me e estou ansioso por ver o que Jesus vai fazer dele. Djuricic não me aquece nem me arrefece, aliás o Benfica tem melhores para aquela posição.

Se tenho razão? Não sei, o tempo o dirá, só estou a dar o meu palpite.