domingo, 28 de julho de 2013

Iuri, Tiago Silva, Chaby e Bernardo. Não dá para acelerar o futuro?

Numa era em que a falta de talento dos jogadores nacionais é deveras preocupante, surgem sinais de lufadas de ar bem fresco.

Cuidem bem dos meninos.


40 comentários:

António Gomes disse...

Tens já o André Martins... O qual já elogiaste muito... tivesse ele mais 10 cm de altura e seria um caso sério..

YilmaZ disse...

Incrível o que faz Bernardo nessa jogada;como dizem na América do Sul,"inventa la jugada"!

O puto é de facto imprevisível;cuando recebe a bola não sabes o que ele vai fazer,engana toda a gente,é um mágico...

Temos 10.

Leo disse...

Estamos com umas novas gerações excelentes! Principalmente no Sporting onde agora estão a sair craques ás carradas

Ricardo Faria disse...

Acrescentaria aí dos sub-19 o Tomás Podstawski e o Alexandre Guedes. Ainda tenho dúvidas sobre os laterais, ambos com as mesmas qualidades e defeitos (Cancelo e Rafa).

De relembrar que nestes sub-19 não estão presentes o Bruma, G. Paciência e o Chaby

António Gomes disse...

já agora desta selecção de sub-19 tenho ficando impressionado com o Leandro Silva (médio do porto)..

hertz disse...

Só espero é que o Benfica cuide bem do Bernardo e que daqui a uns tempos seja o próximo nº 10 do Benfica (após a saída do Djuricic numa transferência milionária :))

JL Martins disse...

Joga bem à bola, parece o Dominguez.

João Saro disse...

E o João Cancelo? Tem potencial?

O ano passado, lembro-me de um amigável com o Gil Vicente e tinha ficado com boa impressão. Não seria um bom suplente para o Maxi?

Signori disse...

Egdar Ié no 2º golo da Sérvia...ai ai my god!

Miguel Nunes disse...

Olha João, o Cancelo tem óptimas qualidades físicas e tb tem mta técnica, mas parece um calhauzito com olhos. Ainda hoje... é só despejar bolas lá para cima, mesmo que só lá esteja um tipo e sem possibilidades de se movimentar para finalizar. Joga à toa... não me agradou mm nada tudo o q vi...

Jorge Fernandes disse...

Agora aparecem vários 10, o bom é que alguns podem jogar a 8 e outros descair nas alas. Como incorporar todos estes jogadores no meio campo?

Chaby [Sporting]
Tiago Silva [Belenenses]
Bernardo[Benfica]
João Carlos[Liverpool]
Ronny [Man. City](tem jogado nas alas nesta selecção mas é 10)
Iuri [Sporting](igual ao de cima, joga nas alas mas, na minha opinião, é no meio que rende)

Depois temos o João Mário [Sporting] a jogar atrás, a 8, só falta um 6.

Depois a para se quisermos alguém a jogar atrás do avançado, como 2º avançado num 4-4-2 temos também o Ponde, o Mané(neste mundial não teve bem, mas ele é muito bom),

Dentro de alguns anos poderiamos ter uma equipa como por exemplo:

José Sá
Cédric Ilori Tobias Rafa

William Carvalho

Ronny João Mário
Bernardo

Mané
Betinho

Nota-se muito a minha cor futebolística, mas pus estes jogadores por serem aqueles que conheço melhor.

jorge gaspar disse...

até que enfim, que alguém viu no cancelo aquilo que eu sempre tinha visto. Pena que no mundial de sub20 tenhas ficado com melhor ideia dele Miguel. Gostei desta selecção de sub19 mas aqueles dois centrais e o cancelo são muito fraquinhos. De alguns jogos das equipas b que vi fiquei com bom ideia do Fábio Cardoso do benfica b. Pelos vistos tava enganado visto que ele não joga em nenhuma selecção junior.

Roberto Baggio disse...

Miguel, isso foram ordens do Peixe.
Ele só passava esse feedback. Quando ele não cruzava, ele dizia fdxxxx Cancelo, a bola tem que ir para área

Nuno Mendes disse...

Já o Edgar Ié, é o perfeito contraste, em termos de qualidade.

Nuno Mendes disse...

Já o Edgar Ié, é o oposto em termos de qualidade. Já o João Cancelo, parece não levar aquilo que faz a sério, é completamente irresponsável em campo. Se ele um dia decidir mudar a própria mentalidade, talvez chegue onde tem potencial para chegar.

YilmaZ disse...

Cancelo é bom só que às vezes é um pouco exasperante quando começa a tentar fintas à Ronaldo,o gajo quer armar-se em extremo ou não sei quê...

Pena Portugal não ter ido a final!Mereciam...

Os sérvios fazem um remate na segunda parte e da golo,é fodido...

hertz disse...

Interessante ler essa tua opinião acerca do Cancelo, Miguel. É que já andam aí uns certos comentadores de jornais desportivos a dizerem que o Cancelo é o maior talento das escolas do Benfica desde o Rui Costa. Já para não falar de muitos benfiquistas que "exigem" que o Cancelo esteja no plantel principal e alguns até o querem a titular.
O que vale é que há aqui este grande blog onde realmente se percebe de futebol.

Tantos Lixos disse...

De todos os que tiveram minutos só Ie me desiludiu.
Alguns precisam de crescer outros terão grande futuro. Ie não me parece que alguma vez venha a ultrapassar a mediania.
Mas isto sou eu que "ainda" gosto mais de bola do que de futebol.
Minha sorte ter descoberto este blog para lentamente ir equilibrando os gostos. Acho que nunca vou deixar de gostar de bola, mas gostar um pouco de futebol ajuda e muito.

Obrigado Miguel.

Signori disse...

O Cancelo foi o gajo mais exasperante no jogo de hoje. A sério que me irritou tanto, tanto!... é engraçado como os dois supostamente mais experientes, ele e o Ié, são os piores em campo de Portugal, na minha opinião. Um por falta de qualidade - Ié- e o outro por ser uma peça estranha no jogo da equipa, parecia que jogava sozinho ou que nunca tinha treinado com os companheiros. Tive pena pq elogiei aqui esta selecçaõ durante o jogo com a Lituânia, e mereciam ir à final, e quiçá vencer a França, que empatou com esta Sérvia sem se mostrar nada superior. Enfim, sobra o talento desta geração, que junto com alguns valores dos sub20 faz-nos soltar um esparançoso sorriso. E foi tão refrescante que o Peixe tenha apostado em criativos. Aquela substituição a meio da 1ª parte fe-me gostar mais dele. Quanto ao feedback ao Cancelo para cruzar, como sabes disso, divino codino? Ouviste na tv?

Roberto Baggio disse...

Giuseppe, sim ouviu-se bem alto.
Abraço

Angelo Barbosa disse...

Para quem falou aí no João Carlos, do Liverpool, não é 10.

O Cancelo está longe, bem longe de ser fraquinho. E sim, é um dos maiores produtos do CFC, ao nível da qualidade individual. Precisa de maiores estímulos competitivos, precisa de competitividade e de responsabilidade para perder aquela que é a sua grande pecha, a atitude perante o jogo. É isso que é a origem para os seus defeitos, vide tomada de decisão.

André Sousa disse...

O João Carlos, de quem falaram aí atrás, não é médio ofensivo.

O Cancelo está longe, bem longe de ser fraquinho. É um dos maiores valores a sair do CFC, a nível de qualidade individual. Precisa de corrigir aquela que é a sua pecha, que é a atitude perante o jogo. É a origem para os seus defeitos, vide fraca toma de decisão. Precisa de maiores estímulos competitivos, de maior responsabilidade, não em campo, mas mais ao contexto envolvente do jogo.

Signori disse...

Bem, mais vale meter na área do que ele dar uma de CR7 e perder a bola, como fez várias vezes. E houve mais que uma vez que vários colegas subiram, desgastaram-se, estavam na área e ele em boa posição para cruzar optou o 1x2 ou 3! e perdeu a bola. Isto para os colegas para que estão lá dentro é desmoralizante e quando se fala tanto em desgaste, acredito que são estas situações que massacram física/psicologicamente.
Uma curiosidade ou pérola dos nossos comentadores: o Nuno Dias ( que supostamente é o expert naquelas duplas da tv portuguesa em que um é a criança excitada e que está autorizada a dizer abébias bem alto, e o outro o reservado, com tom professoral para dar um ar analítico e de estudo à coisa) a referir muito convictamente que Portugal, ao assumir o jogo e ficar com a bola tanto tempo em seu poder, criava um grande desgaste na selecção portuguesa. É por estas e outras que é melhor tirar o som. O da eurosport é a solo, e faz só de criança excitada. Logo que Portugal marcou o primeiro falou de imediato em vencer a final, e recordei-me de quando o Ié fez o 2-1 contra o Gana, e estando nós nos oitavos, falou logo na final e melhorar Colômbia 2011... levamos na pá pouco depois. Espero que à segunda lhe tenha servido de lição, mas como diria JJ, não me acredito.

jorge gaspar disse...

Roberto até podes ter ouvido isso e ser essa a explicação para o facto de o Cancelo estar sempre a cruzar, o problema é que as más decisões dele não se limitam a fazer muitos cruzamentos, ele está constantemente a fazer passes para ninguém ou a fintar quando tem alguém solto em boa posição para receber a bola. É incrível como é que em blogs onde se está constantemente a ouvir que o mais importante num jogador de futebol é a tomada de decisão, o Cancelo ser elogiado (lateral-esquerdo, entredez, possedebolla ). Já agora depois de ver os comentários percebo que ninguém gosta do lé e na verdade ele é horrivel, mas alguém vê no outro defesa central que jogou hoje alguma coisa de jeito. É que do que vi são os dois incrivelmente maus

KARLOS disse...

Miguel

Dois pesos, duas medidas!?

Se fosse o Neymar estavam a achar o defeito do defesa... e blá,blá,blá...

Mas não é o Neymar, então...

;p

Miguel Nunes disse...

Karlos, se reparares ele só "achou o defeito do defesa" pq nenhum colega lhe deu opções. Se o visses jogar saberias que ele n vale pelo drible. Ali foi obrigado.

Roberto Baggio disse...

Jorge Gaspar, bom dia

Onde está o elogio ao Cancelo?
Percebo perfeitamente que ele se destaque nesses torneios porque o nível de exigência é bem menor do que um treino do Benfica.
Claro que ele tem técnica e fisicamente é bom, mas falta o que disseste.
Essas iniciativas dele são resultado da facilidade com que ele driblou adversários na competição. Era fácil para ele, então repetiu muita vez.
Isso não o desculpa, mas quanto aos cruzamentos foi claramente feedback do treinador.
Se ele melhorar o perfil de decisão, pelos estímulos que vai receber no Benfica, sem dúvida que será um jogador importante, até na selecção. Se continuar a ser burro, vai ser o João Pereira.

Abraço

YilmaZ disse...

Acho que o principal problema destas seleções são os extremos(Ricardo,Marcos Lopes,Helder Costa,Carlos Mané,e até mesmo o Bruma..)que não percebem grande coisa do jogo coletivo

Parece que não sabem entrosar-se com os companheiros,como desligados do resta da equipa...
Fazem os seus pequenos "truques",no um vs um e tal,mas aquilo não resulta mesmo em nada se não te chamas Nani ou Cristiano..

Temos de acabar com isto!.. Mesmo nas alas precisamos de jogador com cérebros capaz de vir jogar nas zonas interiores e poder combinar em espaços reduzidos...

Manuel disse...

O Cancelo pode ter os defeitos todos que quiserem, mas é um dos defesas que eu vi colocar melhor a bola à distância. Daí as ordens do Peixe, que não é tolo nenhum.

Mas muitas vezes pouco ou mal aproveitadas pelos avançados. Mas isso já não é culpa dele.

Roberto Baggio disse...

Yilmaz,
Tira o bruma dessa lista então. Ele distingue-se dos outros extremos, exactamente por jogar com o colectivo e por ter uma boa relação com os colegas.

Signori disse...

Alguém pode abordar a selecção sub 19, relativamente ao seu processo, estratégia e ideia de jogo. Peixe procurou ser diferente dos treinadores de bigode da selecção? Que acharam?

Miguel Nunes disse...

praticamente n vi. n posso pegar nisso. só se agora qd entrar de férias tiver tempos livres p ver jogos...

Signori disse...

Esta selecção, sendo assim, irá ao mundial sub20, certo? E que tal imaginar um 11 da selecção sub 21 actualmente ou em potencial? Que, já agora, ultimamente têm sido o reflexo da política formadora que se anda a seguir no nosso país. É o escalão onde se anda a notar as dificuldades de transição para o futebol senior e profissional. Se nos escalões anteriores essas diferenças esbatem-se, porque anda tudo a jogar mais ou menos ao mesmo nível, nos sub21, enquanto que nos outros países muitos já andam a jogar com regularidade, com estabilidade, na selecção portuguesa é o que se costuma ver: emprestados sem rei nem roque e abandonados.... ou encostados e destinados a praticamente não jogarem durante a época. A ver se as equipas B trazem algo de novo e favoreçam o Rui Jorge e permitam um salto qualitativo em algo que ameaça tornar-se grave quando se reflectir a sério nos A.

Roberto Baggio disse...

Também só vi um jogo. E o tempo pouco ajuda.

Jorge Fernandes disse...

O João Carlos não é 10?
Pensava que era,.... my bad.

André Sousa disse...

Signori, esta selecção não irá ao Mundial sub-20. Este só se realiza em anos impares. O próximo será apenas em 2015 e, a maioria destes jogadores (nascidos em 94), nessa altura, já será sub-21.

Signori disse...

hmm.ok. mas o critério de acesso ao mundial das selecções europeias é ser um dos 6 primeiros classificados no euro sub19. Sendo assim, há euro para o ano que vem?

André Sousa disse...

Há Europeu sub-19 todos os anos. Há uma fase de grupos e, de seguida, uma ronda de elite, que definem os apurados para o Europeu sub-19.

Signori disse...

okay. assim faz sentido. De qualquer forma, a geração posterior a esta, consta que tem potencial. Espero que com esta nova direcção da FPF, que as coisas comecem a mudar, porque há tanto diamante para ser lapidado que dói-me a alma ao ver algumas opções que se tomam em relação aos jogadores em que se pegam. Por acaso, nesta de sub19, não tenho nada a dizer relativamente à escolha dos jogadores

Válter disse...

O Bernardo não podia ser o 8 (estilo Xavi) que o Benfica precisa para substituir Enzo?

Acho que o miúdo já poderia passar para a primeira equipa mas acho que o Jesus não está para isso.