segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jorge Jesus desonra Lisboa

... e perde duas excelentes oportunidades para se preparar para a nova época.

É garantido que defrontar a equipa B do Sporting e Estoril ou Belenenses seriam testes bastante mais próximos da realidade que encontrará na Liga do que as partidas agendadas com Elche, Penarol, São Paulo e outros que tais.

Para quem dirige uma equipa que caminha quase para uma década de entradas em falso no Campeonato, para quem em quatro anos de SL Benfica perde duas das ligas por pontos perdidos nas primeiras quatro jornadas, desperdiçar oportunidades para garantir uma melhor preparação é uma atitude bastante corajosa. Ou apenas inconsciente.

P.S. - A vitória no troféu não apaga, nem desculpa as opções do Sporting. Opções catastróficas dos dois maiores de Lisboa, podem colocar em causa a continuidade de tão antigo troféu. Perde o futebol e sobretudo os seus adeptos.

77 comentários:

Roberto Baggio disse...

Tu és realmente especialista. E é nestas coisas que se nota a diferença. Criticar o que é criticável, o que é controlado pelo treinador. Boa reflexão, bom trabalho.
Abraço

Dejan Savićević disse...

Betinho é craque...

GC disse...

Ainda bem que não fui o único a ficar com a sensação de que o Betinho é um avançado muito muito bom...

hertz disse...

Como benfiquista não gostei nada daquela convocatória e da total desvalorização da prova.
Ao Sporting, apesar de tudo, pode se dar um desconto pois provavelmente já tinha o estágio no Canadá agendado ou programado (a calendarização da Taça de Lisboa também não foi a melhor, o Belenenses também se queixou disso). Agora, o Benfica não tem desculpa nenhuma para não ter apresentado uma convocatória da melhor equipa. Não digo que não levasse alguns elementos da equipa B, mas aquela convocatória é incompreensível. E só para se ter mais uma ideia da total desvalorização e falta de respeito para com esta Taça, ontem no banco de suplentes estavam...4 jogadores! E um deles era o GR!
Como dizes e bem, numa prova em que iria enfrentar equipas da nossa Liga, em que seria uma boa preparação para o nosso campeonato, o Benfica teve uma atitude muito má com uma convocatória inadmissível e ridícula.

PS: Viste o derby? Aquele André Gomes fez uma exibição...sem palavras. Achas que as esperanças que se tinham neste jogador são justificadas ou estaremos perante um flop?

el bandido disse...

pa, completamente off topic mas pf leiam este topico com 12 anos e as ideais que nele eram defendidas, ahah o que eu me ri.
http://relvado.sapo.pt/porto/alenitchev-melhor-que-deco

Nuno disse...

Miguel, desculpa o off-topic, mas dado o pequeno destaque que tem sido dado ao chaby nesta pre-temporada, achas que vamos ter oportunidade de o ver fazer algum jogo na equipa principal este ano? qual é a posiçao dele no campo?

YilmaZ disse...

Pena Edgar Borges preferir Aladjes & Cavaleiros... :(

Cole disse...

Esgaio e João Mário têm tudo para serem craques. Metem o André Gomes e outros overrated do Benfica num bolsinho... Jesus começa a época a desiludir. Acho que não dura até à 5ª jornada...

Cantinho do Morais disse...

Creio que Jesus e Benfica foram bastante "amigos" do Sporting.
Um erro enorme do Sporting, ao ter duas competições a ser disputadas na mesma data (em continentes diferentes), podia ter custado um acréscimo de pressão no trabalho da direcção e corpo técnico.

Se Jesus coloca o arsenal que dispõe (Djuric, Enzo, Lima, Salvio, Luisão, Markovic, etc), podia vergar o Sporting (B, mas Sporting) e destabilizar e aumentar a crise leonina, fazendo com que a sua equipa (e adeptos) aumentasse a sua confiança.

Esta boa acção (que terá consequências para o Sporting, pois ninguém dá nada a ninguém sem algo em troca) teve o efeito contrário, prejudicando o Benfica (e Jesus e a formação encarnada que sai mal na foto) e dando ar e confiança a um Sporting em constante reconstrução.

Ricardo Sala disse...

Bom dia Miguel, excelente análise, não se compreende a incapacidade de aprender com os erros, preparar a equipa de uma forma mais orientada ao futebol europeu (já nem digo português) com adversários com estilo de jogo mais parecido com o que encontramos por cá, mas...os clubes hoje estão reféns do "cachê" das pré-épocas. E não me parece que o oferecido para a participação neste troféu se compare sequer a amigáveis na América do Sul. Tanto que o FCPorto também por lá está. Não querendo retirar-te razão, porque a tens em toda a largura do teu argumento, temos de ter em conta hoje em dia os aspectos financeiros na preparação das equipas. Betinho é craque, mas não tem nome de jogador estido Fredy Montero:)

Pedro disse...

Já discutimos tanto mas tanto e depois, aos poucos, lá te vais aproximando do que eu tenho vindo a dizer.

JJ é isto. Burro, incompetente, sem tacto para perceber a realidade que o rodeia.

Leo disse...

Podiam tb falar do Sporting!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente, não percebi nada deste texto.

Farináceo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151632068778122&set=a.92848933121.85684.88564238121&type=1

Este link ajuda também a compreender a tal "falta de respeito" que o Sporting deu a esta competição... Quem quer ser respeitado, tem de se dar ao respeito...

Roberto Baggio disse...

Pedro há uma diferença grande entre criticar o Jesus sem critério e criticar apenas quando se deve...
Essa é a diferença entre o que tens feito e o que o Miguel sempre fez. Criticar no que é criticável.

Abraço

Pedro disse...

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre os jogos e jogadores deste torneio. Pareceu-me que o Estoril continua com uma boa equipa mas, o que me surpreendeu mais, foi a qualidade de alguns dos jogadores B/C do Sporting, provavelmente a melhor equipa B que anda ai.

Abr,

Gandhy disse...

O Jesus é o maior. Aquilo não era a Champions, essa é que ele quer ganhar. O mestre da tácita, com um currículo de duas taças da Liga e uma Liga, só treina para a Champions!!!

Constantino disse...

Critico e muito a atitude do SLB, mas a mesma apenas tem tido o condão de fazer as pessoas esquecer a do sporting. Aliás, é que se formos a ver, a única equipa que ainda apresentou alguns consagrados, foi mesmo o Benfica. Obviamente que em casos de igualdade comportamental, é sempre a "arrogância" do Benfica que vem à tona, porque os outros como são "diferentes" podem ir incólumes para o Canadá sem que alguém lhes aponte o dedo. Pior, no universo Benfiquista a condenação da atitude do clube é geral, quase unanime. No universo do sporting o unico clube que é condenado é o SLB porque (passo a citar) "não apresentou os ic's e substimou a competição". Sejam honestos, a única coisa de que podem acusar o SLB é de ter poupado o sporting a um resultado embaraçoso.

Pedro disse...

Baggio, o "azar" é que eu critico JJ com factos. Podem não gostar mas dizer que é sem critério é muito puxado...soa a falta de argumentação.

Criticar tácticas, substituições, discurso, postura, aproveitamento de jogadores, gestão de plantel...se isto não é critério o que é então?

NSC disse...

O mágico sabe muito de bola. É mais fraco é no futebol.

Manuel disse...

Um post um bocado fora do que é a linha editorial, mas que mostra a verdadeira cor ou face de quem o fez.

O Sporting fugiu para o Canada para não ter de enfrentar, neste momento, o Benfica. Sabiam há muito tempo as datas da Taça de Honra.

Quando os treinadores do Benfica decidem em virtude disso dar tempo de treino aos jogadores vindos mais tarde, sem qualquer treino nas pernas depois de 5 semanas de férias, assim como a alguns jogadores candidatos à equipa B e de mostrar os novos contratados sem qualquer entrosamento ou conhecimento dos seus novos companheiros o que faz o autor? Critica os treinadores do Benfica como se fossem estes os culpados por não terem dado a importância devida à Taça de Honra. Isso tem um nome: hipocrisia!


Manuel disse...

NSC, o mágico não é só fraco no futebol. Também é fraco na cabeça. É esse o seu problema.



Pedro disse...

Ui..os avençados descobriram o Lateral Esquerdo. LOL

Edson Arantes do Nascimento disse...

Até há duas semanas atrás eu nem sabia que haveria uma "Taça de Honra"...

Isto é alguma competição para levar a sério? Não me façam rir porque é hora de expediente.

Olhando um pouco para o calendário do Benfica - a ideia seria fazer cinco jogos em sete dias? Será que era uma boa iniciativa nesta fase da época?

Eu não sei, estou a perguntar, mas o Miguel Nunes ficou um bocado histérico assim de repentemente...

garcias disse...

o Sporting ficou contente agora no jogo de dia 1 de setembro levamos 15-0 dizem eles
por mim que fiquem contentes depois no dia logo veremos ;)

Miguel Nunes disse...

hertz e demais, n vi jogo nenhum. Apenas a 1a parte do Estoril x Belenenses.

Tinha compromissos e como vi as convocatórias antes, nem me dei ao trabalho de deixar os jogos a gravar.

Pedro Jorge disse...

oh constantino

"Aliás, é que se formos a ver, a única equipa que ainda apresentou alguns consagrados, foi mesmo o Benfica."

pois é...e mesmo com esses consagrados levaram na tarraqueta do Sporting B

"Sejam honestos, a única coisa de que podem acusar o SLB é de ter poupado o sporting a um resultado embaraçoso."

seja você também honesto e admita que a única equipa que saiu embaraçada do torneio foi o benfica que com "alguns consagrados" conseguiu apenas marcar 1 golo e ganhar ao colosso Belenenses apenas nos penaltis depois de um, também ele embaraçoso, 0-0 nos 90 minutos

vamos agora a factos...o presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Caralho, disse antes do torneio que o estágio no Canadá já estava marcado à muito tempo (ainda antes de se saber da existência desta taça). Ainda assim disse também que o Sporting iria levar uma equipa capaz de vencer o torneio

o facto aqui é que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL VENCEU O TORNEIO...tudo o resto é azia benfiquista para mascarar a vergonhosa actuação do seu clube (eles que diziam que iam dar 8 e 9-0 ao Sporting)...mais um banho de humildade...que aliás vem sendo aplicada desde o final da época passada ;)

Roberto Baggio disse...

Pedro não é azar nenhum. Eu tenho lido os teus comentários aqui, como sabes.
O que entendes por tácticas?
Que tácticas são essas que criticas? É que se criticas é porque sabes como é possível operacionalizar a mudança, certo? Isto em treino e em jogo, correcto?
Substituições, só quem está lá as percebe. Digo, sou treinador, e erro nas substituições tanto quanto acerto. Pois a intenção de mudar o jogador X, para ter efeito Y, pode sempre correr mal por o jogador Z não cumprir com o que seria expectável na nossa cabeça. Ou seja, todos os treinadores do mundo acertam e erram nas substituições e não há nenhum, nenhum mesmo que erre ou acerte mais que outro.
Portanto, se criticas algo que é criticável em todos os treinadores, é um bocado como estava a dizer. Não te esqueças, também, que tu vês o jogo diferente do Jesus porque ele tem o modelo de jogo na cabeça dele, tem o que os jogadores fizeram no treino, tem os relatórios de observação do adversário, tem feedback dos jogadores, etc. Tem uma data de variáveis que tu não tens, para que possas fazer tal juízo.
Discurso e postura não sou especialista em ciências do comportamento, se o és okay, aceito que tenhas críticas, mas não me atrevo a criticar algo que não tenho conhecimento suficiente para fazer.
Aproveitamento dos jogadores... Ora um treinador que aproveita em percentagem 75% dos jogadores que tem, diz alguma coisa. Não sei onde estão as tuas críticas. Todos os treinadores aproveitam mais uns quantos outros e por azar jesus, ao seu jeito, tendo em conta as ideias dele de jogo, tem aproveitado bastantes. Aproximando, mesmo sem títulos, o Benfica do Porto ao nível de valorização de jogadores.
Gestão do plantel, já foi aqui discutida e do meu ponto de vista, não tiveste razão, como se leu nas caixas de comentários de outros posts.

Portanto acho que são argumentos, da minha parte, suficientes. Ou não?

Abraço

Aza Delta disse...

Pedro, o teu problema é que tu criticas todo o pormenor que há para criticar, e ignoras todos os aspectos positivos do trabalho do Jesus.

Quer queiras quer não, o homem teve os melhores resultados dos últimos 20 anos no Benfica, é tão simples quanto isso. E não, não teve maiores investimentos que os antecessores, muito pelo contrário, aquilo que se gastou em transferencias foi resultado da valorização de activos que nunca tinha acontecido antes dele (basta lembrares-te que o Simão saiu por 20, o Miguel por 8 o tiago por 12 milhoes), e casos de gajos que até tinham sido contratados antes da sua chegada (di maria e coentrão por exemplo).

Gonçalo Matos disse...

Uma coisa que não consigo compreender é o porquê de JJ estar no banco de suplentes. Se se vai levar a B, nao deveria estar apenas o treinador da B no banco? Não conhecerá o Helder os seus jogadores, melhor que o JJ? Já para não falar que assim, não se percebe quem ditou ordens pro campo.

Quanto ao Sporting, acho que não foi de todo uma competição mal usada. Foi um estimulo muito bom para os miudos que jogaram, que tiveram oportunidade de enfrentar adversários mais forte e no caso do estoril, bastante bem organizados. Além do mais, nota-se trabalho, e bom, naquela equipa B. Não faço ideia se marcaram ou não o estágio antes, mas não estando os A por cá, a solução apresentada dignificou o clube e acima do mais, mostrou bom futebol.

Petinga disse...

Nao penso que JJ tenha necessariamente "desonrado" o torneio. O Benfica tem uma sobrecarga de jogos e, convenhamos, a Taca de Honra apareceu numa calendarizacao muito pouco conveniente para qualquer dos dois grandes de Lisboa. O Sporting tinha o estágio no Canadá já agendado (provavelmente com um belo cachet do qual nao pretenderia - nem poderia - abdicar).

O que me parece é que houve uma diferenca grande em termos de atitude competitiva das duas equipas. O Benfica tinha até um jogador assumidamente pretendido pelo Sporting - Sílvio -, e sinceramente teria sido muito mais complicado ao JJ motivar as suas estrelas para jogar contra o que era essencialmente o Sporting B com alguns dispensáveis de salários chorudos do que o contrário.

Para além disso, os jogadores que jogaram pelo Sporting sabem TODOS que estavam a jogar as suas chances de fazer parte do plantel. Os que jogaram pelo Benfica dificilmente escaparao ao banco de suplentes ou equipa B. Nao era fácil a JJ fazer melhor do que fez, independentemente de animicamente o Sporting ter ganho muito com esta competicao.

Mas é só uma Taca de Honra... vale o que vale.

Constantino disse...

Caro Pedro jorge,

Toda a gente reparou que o que estava em causa não era o resultado, mas a forma como Benfica e Sporting desrespeitaram a competição... bem, toda agente não, o Pedro não reparou... talvez estejamos todos errados e você certo.
Levar 2-1 na "tarraqueta" num jogo desvalorizado por ambas as equipas foi violento. Espero recuperar a tempo de ainda discutir o campeonato. Sei da vossa experiência que só a partir dos 3-1 em casa ou dos 2-0 em casa na "tarraqueta" é que as coisas ficam mal... mas nunca fiando.
De resto, os meus parabens porque O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL GANHOU O TORNEIO catano e há tanto tempo que não ganha nada, que qualquer coisa serve... inclusive um torneio em que o sporting esteve muito bem a dar oportunidades aos jogadores da equipa B e o benfica foi estupido por dar oportunidades à equipa B. A não repetir, se faz favor.

Abraço.

L. disse...

Estando de acordo com este post na sua maioria, não esqueço que a Taça de Honra de Lisboa sempre foi uma prova disputada, essencialmente, por segundas escolhas e reservas, sobretudo no caso dos dois grandes.

Portanto, nada mudou.

Pedro Jorge disse...

caro Constantino

quem o ouvir falar até pensa que o seu clube ganha títulos atrás de títulos ;)

e se o Sporting "desrespeitou" o torneio foi porque se calhar tinha um estágio marcado à mais tempo...mas devo ter sido só eu a ter reparado nisto também ;)

o presidente da AFL é um claro benfiquista, que há 2 anos postou no facebook um comentário chamando ao Sporting Clube de Portugal uma "equipa do bairro de Alvalade", fora mais uma ou outra frase insultuosa...e as virgens ofendidas ainda queriam que o Sporting respeita-se um torneio realizado por uma associação da qual esse senhor é presidente??têm piada vocês ;)

TA disse...

Veja-se o facto de a equipa do Benfica que defrontou o Sporting não ter qualquer tipo de entrosamento e muitos estarem a disputar o primeiro jogo da pré-época. Depois a expulsão do Sílvio acabou com o resto da organização. Já para não falar que um meio campo composto por A. Gomes e Roderick só podia ter o final triste que teve...

Já no segundo jogo, embora tenha sido um jogo tristonho, percebeu-se muito mais um trabalho colectivo da equipa. Um maior entrosamento e dinâmica. Admito até que a segunda equipa daria mais luta ao Sporting B....

Assim, o erro no primeiro jogo, foi a colagem de jogadores em forma de equipa...

Pedro disse...

Baggio, o que um treinador de um clube com as aspirações do SLB pretende, quando está a perder ou empatar, com uma substituição aos 89 minutos?

As substituições são feitas com um objectivo que, normalmente, é perceptível: ou refrescar a equipa ou alterar algo que não está a correr bem ou ainda aproveitar uma debilidade do adversário. Tirando o refrescar da equipa não me lembro de uma única substituição de JJ que tenha permitido ao SLB mudar o rumo de um jogo a seu favor mas lembro-me de várias que tiveram o inverso. Não preciso de saber o que se passa semanalmente no treino para perceber um erro do treinador numa substituição. Não preciso de saber o que se passa durante a semana para saber que tirar o Melgarejo para colocar Rodrigo a ala esquerdo e Gaitan a lateral esquerdo com Ola John disponível no banco é errado. E não preciso de ser especialista em comportamento humano para perceber as óbvias dificuldades de JJ nesse campo mas basta falar com quem priva com ele, no dia a dia.

Sobre a gestão de plantel infelizmente não vi qqr argumentação que me diga que não tive razão. O próprio JJ reconheceu que a equipa quebrou fisicamente na recta final da época. Aliás, por várias vezes, nas flashinterviews ele dizia algo "vamos ver se recuperamos a equipa para o próximo jogo". Obviamente que não é a meter jogadores aos 85 minutos que faz gestão do plantel...

Aza Delta, os aspectos positivos de JJ não nos dão nada. Os aspectos negativos de JJ já nos fizeram perder títulos. Penso que se percebe facilmente o que importa reter.

Mais, aqui no Lateral Esquerdo são elogiadas as capacidades de JJ em termos de matéria defensiva e o que se vê, quer em jogos a brincar, quer jogos a sério, é o SLB sofrer sempre o mesmo tipo de golos e em quantidades pouco abonatórias para um clube com as aspirações do SLB. Claro que vão dizer que a culpa é dos jogadores mas JJ não é apontado como um mestre em ensinar essas coisas aos jogadores?

Sobre a valorização. Aza Delta isso para mim são tretas. Ele está lá para ganhar. A valorização vem por acréscimo. E não me parece ser muito complicado valorizar jogadores que custam 6/78 milhões de euros. Tirando Coentrão quem mais ele valorizou que não tenha custado uma pequena fortuna para os níveis do SLB?

Roberto Baggio disse...

Olá Pedro,

"As substituições são feitas com um objectivo que...quem priva com ele, no dia a dia."

1º Perceptível para quem?
2º Qual foi a parte do o treinador não controla o rendimento que o jogador que entra vai ter que não leste?
3º Claro, dizes tu que não precisas de dados dos treinos, por não seres tu o treinador. Mas isso é fácil, para quem está cá fora. Porque um jogador que tenha feito uma/duas semanas de treino de merda, tem uma moral do caraças para lá para dentro e detrimento de outrém que, até se esforçou bastante e esteve muito bem dentro das suas possibilidades. Claro que é fácil falar em meter o X e não o Y, quando não se sabe o que se passou na semana de treinos. Quando não se sabe que sendo o Rodrigo um jogador mais de profundidade que o Ola John, pode pelas características do adversário, ajudar a aproveitar mais uma debilidade ou outra. Pode inclusivamente, sendo pior que o Ola, ter treinado melhor e só isso, para mim é o suficiente para ele entrar e o outro não. Como eu não tenho esses dados, não tenho feedback dos jogadores que estão em campo, não tenho análises de adversários e sobretudo, como sou treinador e sei bem como isso funciona, não sei criticar substituições, desculpa. Se não percebes isto, então já não é falta de argumento, é não quereres perceber.

"Sobre a gestão de plantel infelizmente...que faz gestão do plantel..."

Todos os treinadores dizem isso... Todos... O importante a dada altura da época é recuperar os jogadores, porque os jogos decisivos são todos e de 3 em 3 dias... O que tu querias, provavelmente, era que Jesus fosse apresentando duas equipas, a cada três dias. O problema disso (ressalvando já que nenhuma equipa o faz, a não ser que tenha muitos pontos de vantagem ou de atraso) é que esses jogadores não estão entrosados uns com os outros. Isto não é FM que metes 11, tiras 11 e o resultado é o mesmo... Jesus, foi tirando os jogadores que estavam a rebentar, dando-lhes o descanso devido, sabendo pelos testes sanguíneos que faz (post aqui do LE) quem estava com grande desgaste e maiores dificuldades na recuperação. O único jogador que acabou a época como dizes, foi o Melga... Ora 1 em 10...

"Aza Delta, os aspectos positivos de JJ não nos dão nada...que importa reter."

Os aspectos positivos de JJ permitem-te lutares por títulos e teres uma equipa organizada, de tal forma que o Benfica neste momento é top10 europeu. Só não o percebes porque não queres...
Jesus, desde que chegou tem constantemente lutado por títulos e entrado nas fases decisivas das competições em condições de os ganhar. Vai ver as épocas anteriores do Benfica no zerozero, os 3ºs lugares consecutivos e etc. E depois continua a dizer que não te dá nada. A aproximação ao Porto não é coincidência. E claro que tu queres mais, queres títulos, mas se não consegues dar mérito a alguém que te aproxima ao máximo dos troféus, o que tu queres, pelos vistos, são Trapatonnis... Só pode ser isso...

"Mais, aqui no Lateral Esquerdo são elogiadas as capacidades de...ensinar essas coisas aos jogadores? "

Aqui no Lateral-esquerdo, como tens lido. Jesus faz um trabalho fantástico com os defesas. Não conheço, aliás, treinador mundial que ao nível da defesa saiba tanto como Jesus. A parte que te esqueceste foi que aqui no lateral-esquerdo, também, se diz que a qualidade individual define o resto. Se não o entendes, bem... Novamente acho que não o queres.

Grande Abraço

Sui Generis disse...

Isto off topic, mas ve la se queres pegar nisto

http://www.youtube.com/watch?v=uQ8oRCD0s2w

Sui Generis disse...

http://www.youtube.com/watch?v=uQ8oRCD0s2w

É off-topic mas ve lá se queres pegar nisto

Miguel Nunes disse...

Sui,

isto é feito num ambiente de descontração... Certamente num momento em que os objectivos do treino eram mais "sociais" ou "psicológicos" que outra coisa. É normal estas coisas. O que não é normal é fazer deste tipo de coisas o treino. Agora pontualmente aparecerem ... é divertido.

Miguel Nunes disse...

Agora se os trienos do Moyes forem isto... :) mas, n são de certeza.

Aza Delta disse...

"Aza Delta, os aspectos positivos de JJ não nos dão nada. Os aspectos negativos de JJ já nos fizeram perder títulos. Penso que se percebe facilmente o que importa reter."

Mas então quem é que tu queres a treinar? Achas assim tão fácil arranjar melhor que o Jesus? Quer queiras quer não foi o melhor treinador que o Benfica teve nos últimos 20 anos. Mas tu provavelmente deves achar que um gajo campeão com 67 pontos em 34 jogos é melhor que um segundo lugar com 77 em 30 jogos.

"Mais, aqui no Lateral Esquerdo são elogiadas as capacidades de JJ em termos de matéria defensiva e o que se vê, quer em jogos a brincar, quer jogos a sério, é o SLB sofrer sempre o mesmo tipo de golos e em quantidades pouco abonatórias para um clube com as aspirações do SLB. Claro que vão dizer que a culpa é dos jogadores mas JJ não é apontado como um mestre em ensinar essas coisas aos jogadores? "

Mais uma vez, tu tiveste o melhor registo defensivo das últimas 2 décadas com o Jesus. Este ano sofreste 20 golos na liga, sendo que 2 deles são os erros individuais do melgarejo contra o Braga, 3/4 são erros individuais do artur, relativamente aos quais o Jesus nada pode fazer (ele n consegue ensinar um jogador a ter melhores reflexos, ou melhor capacidade técnica). Ou seja, com uma defesa do nível do Porto, o Jesus praticamente n sofreria golos. Mas tu esqueces-te que este ano ele começou a época com um extremo a defesa esquerdo, e com o Jardel a titular graças ao castigo do Luisão


"Sobre a valorização. Aza Delta isso para mim são tretas. Ele está lá para ganhar. A valorização vem por acréscimo. E não me parece ser muito complicado valorizar jogadores que custam 6/78 milhões de euros. Tirando Coentrão quem mais ele valorizou que não tenha custado uma pequena fortuna para os níveis do SLB?"

O David Luiz veio por 1 milhão de um clube da segunda divisão, e esteve 3 anos na luz antes de explodir, o que só aconteceu com o JJ. Ou seja, dois jogadores (coentrão e david luiz) que custaram 2 milhões, rendem 55 milhões mais um gajo que tb foi valorizado pelo Jesus.

Pedro disse...

Baggio,

É um regalo discutir assim.

Basicamente o que o SLB tem de bom é culpa do JJ o que tem de mau é culpa do treinador. Assim é fácil. Não entro nessa.

Não Baggio, JJ não me deu nada. O SLB sempre lutou por títulos. Fernando Santos chegou à ultima jornada com condições de ser campeão, melhor que JJ em duas das suas épocas e tb apresentou um futebol muito bom e tinha muito menos qualidade disponível do que tem JJ. E foi corrido. Pq falhou. JJ falhou e vai continuar a falhar pq os erros estão todos lá.

"1º Perceptível para quem?"

Para mim que é o que importa.

"2º Qual foi a parte do o treinador não controla o rendimento que o jogador que entra vai ter que não leste?"

Isso é desculpa de mau pagador, desculpa que te diga. Se ele mete um tosco a probabilidade de o resultado ser mau é elevada. A responsabilidade de colocar um jogador num lugar errado é do treinador não há volta a dar. (PS: Não respondeste à pergunta da subs aos 89 minutos. :) )

" O que tu querias, provavelmente, era que Jesus fosse apresentando duas equipas, a cada três dias"

Não, nada disso. Queria que ele não fizesse substituições irrelevantes aos 89 minutos. Queria que ele, a ganhar por 3 e 4 golos de diferença a 20 minutos do fim fizesse substituições com vista a dar tempo de jogo aos suplentes para que eles tivessem mais ritmo de jogo quando fossem chamados na fase a doer e não fazer as tais substituições aos 89 minutos.

"Os aspectos positivos de JJ permitem-te lutares por títulos"

Ou será que é a qualidade brutal dos jogadores que permite isso? Enquanto os jogadores têm pilhas e moral o SLB anda sempre lá em cima quando começa a quebrar e é preciso dedo do treinador a coisa corre mal. Acho piada á forma como reduzem o bom a JJ e o mau aos jogadores quando a realidade é bem capaz de ser mesmo o contrário. É que o ponto forte do SLB é o ataque fortíssimo que tem que resulta de uma enorme qualidade individual dos jogadores, algo que JJ assume que treina e controla pouco. O resto, que ele controla e treina, falha sempre nos jogos mais duros. Sempre.
Nós não nos aproximamos ao Porto, nós ultrapassamos o Porto, por duas vezes. Vai ver a estratégia e opções tomadas que nos levaram a perder a vantagem que tínhamos sobre o fcp de Vítor Pereira.

Se os treinos justificam tirar Melgarejo, fazer entrar Rodrigo para médio ala esquerdo com Ola John disponível e colocar Gaitan a lateral esquerdo tb assim se explica muita coisa no fracasso total do SLB ao longo destes três anos.

Gostava de ver o que o grande JJ conseguia fazer com a equipa que Trapp teve ao dispôr. E gostava de ver um dia JJ com 10% do currículo de Trapp. Um pouco de respeito fica bem.

Benfiquista Tripeiro disse...

Estás no blog errado, aqui fala-se de futebol, não se tratam clubites. E esta taça ja estava marcada em Junho, logo, antes de estar marcada a tal viagem ao Canadá.

Pedro disse...

"Mas então quem é que tu queres a treinar? Achas assim tão fácil arranjar melhor que o Jesus? "

É pá...menos. O Barcelona teve o Guardiola, o melhor treinador de sempre para muitos, ganhou tudo o que havia para ganhar e não acabou quando o trocou por um adjunto. E agora foi buscar um que "ninguém" conhece. O cemitério está cheio de insubstituiveis. Fazer o que JJ faz no SLB ou seja perder sempre para o fcp não será dificil de encontrar outro que faça igual...bem mais barato.

"um gajo campeão com 67 pontos em 34 jogos é melhor que um segundo lugar com 77 em 30 jogos"

Mas há dúvidas? Quem é que ganhou?!?! Este argumento é uma falácia que pegou. Cada campeonato tem o seu contexto próprio. Trap foi campeão no seu contexto, foi o melhor de todos. O engraçado é que essa argumentação serve, igualmente, para o único titulo que JJ conquistou...que foi contra o Braga, na última jornada. Já o Trapp foi campeão contra o melhor scp das últimas décadas. E não tinha nem por sombras tanta qualidade disponível.

"sendo que 2 deles são os erros individuais do melgarejo contra o Braga"

De quem é a culpa do Melga estar lá?

"Mas tu esqueces-te que este ano ele começou a época com um extremo a defesa esquerdo"

Culpa minha?

"O David Luiz veio por 1 milhão de um clube da segunda divisão, e esteve 3 anos na luz antes de explodir"

Tretas. David Luiz já era titular e todos reconheciam a qualidade que ali estava.

Onde está a mestria de JJ em jogadores q ele escolheu? Airton, Kardec, Jara, Éder Luis, Fernandez, Michel, Luisinho, Bruno César...e não foram assim tão baratos.

hertz disse...

David Luiz, Coentrão, Di Maria que só explodiu na 3ª época com o JJ, o próprio Luisão que melhorou bastante, o Melga que em apenas uma época se tornou num LE bastante competente, o A. Almeida cujo rendimento até aqui no Lateral Esquerdo surpreendeu, etc. E se o Benfica compra jogadores mais caros é porque pode fruto das receitas que consegue face à grande valorização de jogadores por parte do JJ e que permite vendas milionárias. Claro que para ser valorizado o jogador tem de ter qualidade. Isso é lógico e o JJ sempre admitiu isso.

Há pouco vi uma entrevista do Leo (ex-LE do Benfica) ao Sapo Desporto em que ele fala do Quique dizendo que ele mandava-os fazer coisas com as quais o Leo não concordava e que achava que não eram condizentes com a dimensão do Benfica. E logo a seguir, fala no JJ dizendo que já desde o tempo do Braga tinha dado conta do seu excelente trabalho e que tem feito um grande trabalho no Benfica, colocando a equipa bem mais forte. Os jogadores sabem distinguir os treinadores competentes dos incompetentes.

Pedro disse...

"Basicamente o que o SLB tem de bom é culpa do JJ o que tem de mau é culpa do treinador. Assim é fácil. Não entro nessa."

Basicamente o que o SLB tem de bom é culpa do JJ o que tem de mau é culpa dos JOGADORES. Assim é fácil. Não entro nessa.

Obviamente.

:)

NSC disse...

Mágico, tira lá um argumento da cartola que não seja um lugar-comum anti-JJ.
Mas um argumento com alguma objectividade, não uma opinião.

Pedro disse...

"Os jogadores sabem distinguir os treinadores competentes dos incompetentes."

Pois sabem. Por isso é que no primeiro ano todos gostam de JJ e nos anos seguintes já não o podem ver. A reacção de Cardozo não foi caso único.


M disse...

cada vez que se fala na valorização de jogadores, pelas vendas potenciadas pelo JJ lembro-me do Arsenal....

compra jovens e tal (bem caros no entanto), vende mais caro, joga futebol ofensivo que é muito bonito sim senhor, goleadas, na premiere e na champions e tal...e não ganha népias!

Roberto Baggio disse...

Basicamente o que tu dizes é que o que o Benfica tem de bom são os jogadores e o que tem de mau é do treinador. Mas assim a história não te dá razão...
Vê o desaparecimento dos mesmos jogadores com outros treinadores.
Curriculum a mim diz muito pouco amigo, e devia dizer a todos que percebam um pouquinho de futebol. Amigo, como jogador, fui campeão, com muitos pontos de avanço e muitas goleadas, ganhei a fase final e levantei a taça, bom para o curriculum do treinador. Queres saber que mérito ele teve? Zero! Ganhou, exatamente por ter mais qualidade individual que outros. A equipa, como equipa, valia zero. E é isso que define o bom ou mau treinador. A valia, da equipa, como equipa, enquanto não o perceberes, isto vai ser como falar com uma porta.

Jesus erra, claro, só que tu, por não saberes e perceberes onde apontar, metes uma venda e atiras para onde calhar. E pronto, basicamente é isso que dizes. Claro que alguma vez acertas, mas isso é consequência de atirares a todo lado.

Não respondi, claro, porque como te disse sou treinador, e sei perfeitamente que as substituições são muito subjectivas. Eu estou a pensar numa coisa, o andré noutra, e o nosso adjunto noutra. Não tendo os dados para poder comentar, não comento.
E não, não é desculpa de mau pagador, é experiência da prática das situações. De quem muitas vezes faz uma substituição e depois de cinco minutos pensa, fdx, devia ter entrado outro. Só isso amigo.

E depois digo mais, o que é mudar o rumo do jogo? É ganhar o jogo ou jogar melhor?

Não viste o Jesus no belenenses? Não viste o Jesus no Braga? Ou não interessa? Quando um qualquer Fernando Santos ou um qualquer Trap pegar numa dessas equipas e fazer o que jesus fez com o Belém em Munique Ou com o Braga em Milão o o que o Peseiro fez em Manchester depois conversamos... Mas claro que não percebes isso, porque o que interessa é o resultado final, não o que se faz para chegar ao resultado...

O dia em que descobrires onde jesus realmente erra, poderás estar em condições de avançar com a operacionalização de uma solução. Até lá, vamos continuar com o demérito onde existe e onde não existe.

Defensivamente, repito, nenhum treinador do mundo se aproxima de Jesus, isto falando dos defesas e médios, não da organização defensiva global. Se não percebes isso e que os jogadores cometem erros que jesus não controla, pronto, pouco mais há a discutir...

E não, o Benfica não ultrapassou o Porto, aproximou-se, apenas... O facto de ter ganho um campeonato e ter estado à frente durante alguns períodos noutros, não significa que seja melhor e tenha ultrapassado. O Porto só vai ser ultrapassado se o Benfica ganhar consecutivamente, até lá, estou muito contente com a aproximação e mais contente ainda por essa aproximação ser sustentada por uma organização, ainda que discorde de alguns pontos dela, de qualidade.

Um abraço

Tantos Lixos disse...

Este Pedro é o mesmo Pedro que sempre que aqui surge alguém com "clubite aguda" o despreza, porque aqui se discute futebol?

Mas que merda discute ele?

As minhas desculpas se não for a mesma pessoa. E as minhas desculpa por - não percebendo da "poda" - vir aqui para com tempo e paciencia ir aprendendo e percebendo alguns "porquês".
Mas comparar a clara demonstração de conhecimentos e o argumentário usado pelo "empírico" Pedro até a mim verdadeiro ignorante me leva à gargalhada.

Pedro se fores o tal, dedica-te à politica, nessa area ninguém precisa de ter uma pista sobre o que fala. Basta a pose!

Tantos Lixos disse...

Ahhh... quase esquecia.

Miguel tens visto os sub-19?
Aqui o aprendiz que não tem pretensões a sábio - pretendo tão somente olhar para o rectangulo e perceber o que vejo - eliminando um pouco o factor "adepto desgraçadamente obtuso", suspeita estar perante uma muito boa formação.

Abusando... tens alguma daquela tua robusta opinião formada?

Aza Delta disse...


É pá...menos. O Barcelona teve o Guardiola, o melhor treinador de sempre para muitos, ganhou tudo o que havia para ganhar e não acabou quando o trocou por um adjunto. E agora foi buscar um que "ninguém" conhece. O cemitério está cheio de insubstituiveis. Fazer o que JJ faz no SLB ou seja perder sempre para o fcp não será dificil de encontrar outro que faça igual...bem mais barato."

não te deves lembrar do que era o Benfica nos anos anteriores... Mais uma vez, o Benfica do Jesus foi mais forte que qualquer outro Benfica dos últimos anos.


Mas há dúvidas? Quem é que ganhou?!?! Este argumento é uma falácia que pegou. Cada campeonato tem o seu contexto próprio. Trap foi campeão no seu contexto, foi o melhor de todos. O engraçado é que essa argumentação serve, igualmente, para o único titulo que JJ conquistou...que foi contra o Braga, na última jornada. Já o Trapp foi campeão contra o melhor scp das últimas décadas. E não tinha nem por sombras tanta qualidade disponível."

Factos, o Braga com os pontos que teve nessa época teria sido campeão nos 4 anos em que o Porto foi tetra campeão, o Jesus fez 76 pontos nessa época... é assim tão difícil ver o óbvio? jogou melhor futebol, marcou mais golos, sofreu mais, perdeu e empatou menos e ganhou mais jogos que o trappatoni.
E essa de que o sporting do peseiro era o melhor das últimas décadas (quando uns anos antes havia quaresma jardel e joão pinto na mesma equipa) tb é uma piada... Mais uma vez, o sporting perdeu para um campeão que teve 67 pontos... o Porto tb era terrível nessa época e tinha 3 treinadores. claro que tinha um contexto especifico: todos jogavam mal para caraças.

"De quem é a culpa do Melga estar lá?"

tinhas alguem melhor para a posição?



"Tretas. David Luiz já era titular e todos reconheciam a qualidade que ali estava. "
2007/2008 passou metade da época lesionado. no ano a seguir o quique flores metia-o a defesa esquerdo.

Reconheciam-lhe qualidade, mas o gajo fazia um bom jogo em cada 4 maus.

"Onde está a mestria de JJ em jogadores q ele escolheu? Airton, Kardec, Jara, Éder Luis, Fernandez, Michel, Luisinho, Bruno César...e não foram assim tão baratos."

Lol, então agora o jesus tb é culpa dos maus jogadores que vêm para o Benfica. Porque era algo que antes não acontecia... aliás, o bergessio, o balboa, o sídnei, karadas, paulo almeida everson, etc é tudo culpa do Jesus.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Baggio, meu amigo, louvo sinceramente a tua paciência, mas estás a dar pérolas a porcos... Acho que não vale a pena trocar ideias com alguém que se masturba com as próprias opiniões. É o onanista dos blogues.

Por isso, deixa-o gozar à vontade.



Petinga disse...

Sou do Sporting, mas para nao ser capaz de reconhecer o mérito de JJ no renascimento do Benfica é preciso ser cego.

- Valorizacao de jogadores (já aqui foram dados exemplos... impressionante como é que todas as épocas o Benfas está em posicao de fazer uma ou duas vendas de 25-30 milhoes?!)
- Valorizacao da equipa (o Benfas vai estar no pote 1 do sorteio da Champions... provavelmente pela primeira vez na sua história... dasse)
- Valorizacao da marca (o ano passado a cavalgada na Liga Europa valeu um encaixe total de 19 milhoes de euros e trocos... isso é quase o orcamento todo do Sporting para este ano... dasse dasse)

Se comete erros? Claro que sim. Se é sobranceiro e bazofeiro? Claro que sim (mas isso agrada muito a uma certa franja da massa adepta). Se lhe vai ficar colado à pele o final merdoso do ano passado? Peseiro, estás perdoado.

Agora, escrever que o Trappatoni ganhou um campeonato ao "melhor Sporting das ultimas décadas" é um bocadito para rir :-D

Manuel disse...

Roberto Baggio e Aza Delta concordo com tudo o que dizem. Este Pedro o "Mágico" já é conhecido há anos por ser pretencioso pois acha-se uma sumidade em futebol. Infelizmente para ele tem uma cabeça fraca.
As pessoas ignorantes quando falam de coisas que não dominam, têm esse hábito. É dos livros.

O que é mais grave é que há anos que usa o blogue onde escreve para fazer propaganda anti-pessoas que trabalham no Benfica, porque não gosta delas, pelo facto de ter uma agenda muito própria. O nome José Veiga diz-vos alguma coisa? Eu sei do que falo.

hertz disse...

""Os jogadores sabem distinguir os treinadores competentes dos incompetentes."

Pois sabem. Por isso é que no primeiro ano todos gostam de JJ e nos anos seguintes já não o podem ver. A reacção de Cardozo não foi caso único."

O quê? Quem é que disse que não o podem ver? LOL
Não me digas que és daqueles benfiquistas ingénuos que acham que o Cardozo fez o que fez pois não gostou das derrotas ou não concordou com a sua saída de campo. O Cardozo fez o que fez porque estava chateado por o JJ ter deixado o grande amigo Melgarejo no banco e foi por isso que também foi discutir e culpar o A. Almeida.
Ainda no outro dia o Enzo deu uma entrevista a um jornal argentino a dizer que ficou feliz com a renovação do JJ pois ele é um grande treinador que os surpreende de dia para dia com métodos de trabalho muito bons e até inovadores. Vês reforços que ainda agora chegaram a dizer que já aprenderam muito com o JJ. Vês jogadores que antes de chegarem ao Benfica elogiam o JJ e dizem que com ele sabem que vão evoluir. Vês jogadores como o Javi, David Luiz, Ramires, Coentrão, Di Maria entre outros, que na hora da despedida agradecem ao JJ por os ter ajudado e ensinado tanta coisa. Um super jogador como o Aimar que disse que gostaria de aos 24 anos ser treinado pelo JJ. E muito mais. Como é? Estes jogadores são todos uns burros que seguem e elogiam o "incompetente" JJ?

Pedro disse...

Mais me ajudas Baggio, mais me ajudas. Que qualidade individual tinha a equipa de Trap e qual a qualidade individual que tinha a equipa campeão com JJ?

Mais me ajudas.

Podes não gostar dos argumentos mas dizer que é disparar para todo o lado é não ter argumentação. Aponto sempre casos concrectos e factuais.

O q JJ fez nestes clubes serviu para o desejar no SLB, o que ele fez no SLB serve para o querer ver à distância.

Mudar o jogo é aproximar a equipa do objectivo que, no caso do SLB, é ganhar os jogos. Simples.

Mas tranquilo...teremos mais uma época para analisar detalhadamente os méritos e deméritos de JJ. Sabendo já de antemão que quando o SLB perder será culpa dos jogadores e quando ganhar será culpa de JJ. Ele tb pensa assim. E os outros vão festejando.

Curioso que ninguem comenta o que faria JJ com a equipa de Trapp...curioso que ninguem comenta que JJ tb só foi campeão num ano atípico... E sim Baggio, o SLB ultrapassou o fcp e por culpa das opções de JJ deixou-se ultrapassar novamente. Compreendo q tenhas dificuldade em debater estes temas por falta de sustentação da tua opinião sobre os méritos de JJ mas não entres na onda de dizer que quem critica o faz à toa. Nunca o fiz.

Pedro disse...

E Abraços. Claro
:)

Miguel Nunes disse...

n tenho visto nada, Tantos

Miguel Barata disse...

Pedro, eu também tenho sérias reservas sobre o JJ este ano, e acima de tudo como benfiquista acho-o frustrante por repetir sistematicamente certos erros.

Agora, há que ter um bocado de perspectiva. O Trap é que era bom porque foi campeão? A equipa nesse ano regrediu brutalmente em relação aos dois anos do Camacho. Foi campeã por ser a menos má. Se houve campeonato "com contexto especial" foi esse, que teve DE LONGE a pior média pontual para um campeão desde pelo menos 1970.

2009/10 foi atípico porque teve um Braga mais forte e um Sporting mais fraco. O Porto do Jesualdo não esteve longe do que tinha feito nos anos do tetra. Agora posso concordar que nestes últimos 4/5 anos a diferença de qualidade entre os plantéis de Benfica/Porto para os outros aumentou, e isso facilita o atingir marcas acima de 75 pontos.

E não posso concordar quando se diz que o Benfica é top-10 europeu. Temos o coeficiente que temos porque o ranking acaba por beneficiar quem tem os pontos de bonus de ir a CL e depois vai longe na EL. Uma equipa de top-10 não falha 2/3 vezes nos grupos da CL.

Sobre o JJ ser defensivamente genial, não tenho conhecimento para aferir isso, mas a incapacidade de gerir um jogo com alguma posse (falta de jogadores para isso?) mais aquele deja-vu de 3 ou 4 avançados contrários com 30 metros para galgar num meio-campo vazio até ao Luisão/Garay deixam-me céptico :p

Aza Delta disse...

Foi um ano tão atípico que o Porto fez 68 pontos, e tinha sido campeão no ano anterior com 70...

Pedro disse...

Miguel, não me viste defender o Trapp, apenas critico a desvalorização que fazem ao título que ele conquistou. " Foi campeã por ser a menos má" dizes tu e bem mas foi campeã. Ponto final. De que vale JJ ser 100 vezes melhor do que Trapp mas nunca ser melhor que o adversário do momento? E não o é por erros próprios e é isso que eu discuto. Erros próprios.

Podia chegar aqui e insultar tudo e todos mas não o faço. Apresento argumentos sustentados por factos reais.

O Baggio rebate-os dizendo que são opções do treinador, da semana de treino, da sua metodologia e que como não sabe o que o treinador pensa não pode discutir. Claro que pode pq o que estamos a discutir é o desfecho final de todas essas opções do treinador. É exactamente por tudo ser opção do treinador, resultar do seu treino e do seu pensamento que tem q ser discutido e criticado. É que o problema é exactamente esse: é resultar das opções dele.

Dou-te apenas um exemplo de vários que já referi várias vezes e raramente recebo resposta:

5-0 no Dragão. JJ diz, palavras dele, que David Luiz é um dos melhores centrais do mundo e que Coentrão é o melhor lateral esquerdo da Europa. Passa a semana antes do jogo a elogiar o Hulk. Chega ao jogo e mete um dos melhores centrais do mundo a lateral esquerdo (lembras-te de ele chegar e dizer que com ele os jogadores jogarão no lugar certo dando bicada a Quique Flores por colocar DL a LE e a Aimar como segundo avançado?) e coloca o melhor lateral esquerdo da europa a médio. JJ chega ao Dragão e muda totalmente a sua estratégia por medo a um jogador adversário, o resultado foi o que se sabe e no final JJ volta a rasgar-se em elogios a Hulk.

Explicas esta opção?

J.J. disse...

Façam uma analise a este duplo pivot do Paulo Fonseca. Era bem interessante. Abraço

Aza Delta disse...

Pedro ninguém aqui põe em causa os erros do Jesus. Aquilo que é gritante é que tu te recusas a ver os aspectos positivos. E tu dizes que foram os erros que nos custaram campeonatos.

O Quique flores até podia fazer menos erros gritantes, mas depois perdia jogos por erros mais pequenos, mas que ocorriam mais frequentemente. E é esse o teu erro, é achar que o bom treinador é aquele que não mete o jogador que é expulso ou que fez o auto golo e n erra.

Pedro disse...

Aza Delta, não teimes nesse aspecto pq estás errado. Eu vejo os aspectos positivos de JJ. Simplesmente valorizo mais os aspectos negativos pq eles têm mais impacto, pq eles causam mossa que os aspectos positivos não conseguem corrigir.

Alguma coisa está muito mal quando o maior elogio que é dado a um treinador é sobre a sua qualidade em treinar aspectos defensivos e a equipa sofre golos atrás de golos.

As pessoas defendem JJ como se ele fosse o único treinador do mundo a ter que fazer adaptações, a perder jogadores fundamentais, a sofrer com erros individuais. Isso é a vida de um treinador. De todos.

M disse...

eh Miguel, nem jogo do Benfica, nem do Porto....habituas mal a malta com tuas observações e tal e depois um gajo sente falta....

não leves a mal, your house, your rules, é apenas reflexo da qualidade da escrita....

:)

Miguel Nunes disse...

M, claro q n levo a mal. Fico agradecido, até. Não vi nenhum dos jogos... desde o Benfica x Sion que não vejo futebol. Daí não ter escrito nada. E tenho pena pq recebi msg a dizer q o Markovic esteve bestial

Aza Delta disse...

Nao conseguem corrigir? Tu fizeste 77 pontos em 90 possíveis! É assim tão difícil perceber que era difícil fazer melhor, e que um golo no ultimo minuto nao muda a competência de um treinador?

E mais uma vez, o trabalho defensivo é mais do que escolher que joga a titular

Signori disse...

off topic...e uma referência aos sub 19, aos jogadores que lá estão e às diferenças de Peixe quer tacticamente, quer na escolha dos jogadores tipo para o 11 em relação aos treinadores de bigode habituais. Nem de propósito, golo de Portugal, 1-0 contra a Lituânia. A possibilidade de encontrar a Sérvia abre grandes chances para poder chegar a uma final.

Signori disse...

É impressão minha ou Cancelo e Ié, que vêm de um tipo de jogo nos sub20 com referências homem, uns dias depois passam para referências zonais com Peixe nos sub19!...Mas que raio de projecto tem esta Federação, têm a mínima ideia do que pretendem para o futebol de Portugal, ou para o jogador português??! Incrível, num país que se orgulha do seu trabalho nas camadas jovens.

Signori disse...

Após o primeiro jogo insosso contra a Espanha, e penso que as dificuldades surgiram porque era a Espanha, essencialmente, e o 1º jogo, vejo finalmente um futebol que privilegia as qualidades do futebolista português...jogo de posse, paciente, futebol colectivo, toca e desmarca num meio campo povoado da Lituânia. Não é preciso muito para sentir um refresco relativamente aos sub 20

Signori disse...

Não é por nada, mas é assim que se faz formação nas selecções. Espero que o exemplo desta equipa, independentemente dos resultados, seja o que fique, em vez do vice campeonato mundial de sub20 de 2011 e como foi conseguido. Segui a Ronda de Elite com o tutelado do Baldé, e ao contrário dos sub20 estes sub19 eram muito mais que Bruma, e dou mérito ao Peixe nisso. Bernardo Silva, Alexandre Guedes, Podstawski, Marcos Silva, Rafael, Tobias Figueiredo...sem precisar de Danilos, Sanás e Pelés.

YilmaZ disse...

Concordo com Signori.. Esta selecção da gosto de ver jogar... Aquilo é que é Futebol Tuga!!"Toque de bola" pahh...(lol)

Este meio campo(Podstawski-Leandro Silva-Bernardo Silva)é muito forte(só tecnicistas)!
Bernardo tem ouro nos pés... Joga com tanta facilidade que já parece um veterano!
Que puta de classe.. Temos "10"!! :))

O PL(Guedes)tbm é bom;movimenta-se bem,sabe tabelar... Tbm vejo aqui muita inteligência...

Mas aquele que mais me impressionou foi o central,Tobias Figueiredo;acho que é ainda melhor que o Ilori;mais seguro... Parece ser um patrão!
Carismático...

YilmaZ disse...

Bonus-Track!!..

As diabruras de Bernardo "O Pião" Silva:

http://www.youtube.com/watch?v=DAIsM8WCq3Y&hd=1

Parece o Deco...

Signori disse...

o pião nesse lance já passava a bola não