quarta-feira, 17 de julho de 2013

Markovic toma-lhe a dianteira

Os primeiros noventa minutos, separados por dois jogos deixaram desde logo perceber o toque de bola, a criatividade. A classe. À caixa de comentários chegou a comparação com João Vieira Pinto. E fez todo o sentido. Ainda mais depois do jogo de ontem, onde jogou precisamente no espaço que o enorme talento português jogava. Como segundo avançado. Aquela forma de receber, conduzir sempre de cabeça levantada, a forma de entregar, progredir e driblar, não engana. Markovic terá do futebol o que dele quiser ter.

Um dos poucos preconceitos que por aqui se têm em relação aos jogadores passa um pouco pela idade. Enquanto que outros desvalorizam os atletas mais velhos, por cá assumimos um certo receio naquilo que poderão dar em termos de regularidade os mais novos. E essa é a única razão pela qual se modera o optimismo perante as evidentes qualidades do sérvio de quem menos esperávamos e mais nos vai conquistando. 

Depois dos elogios da véspera, nossos e na caixa de comentários, Markovic em quatro, cinco lances (a forma como isola Sulejmani é um hino ao futebol) a não deixar desapontado quem percebeu logo o potencial que ali está. 

Djuricic que se cuide.

Ao contrário de João Vieira Pinto, o sérvio não irá, seguramente, envelhecer por cá.

26 comentários:

João disse...

Por causa da 'comparação', faço uma pequena pergunta, até porque foi o meu ídolo de infância. Qual a tua opinião sobre João V.Pinto? Era jogador de classe mundial? Teria feito uma carreira de nível mundial se tem saído do Benfica por volta dos 22/23 anos?

Cumprimentos.

Miguel Nunes disse...

João, é que nem há dúvidas em relação a isso. MAs, mesmo nenhumas! É tudo isso e ainda mais um bocado. Foi uma grande tristeza ter ficado por Portugal e por aquele Benfica...não merecia. A consolação por ter encontrado um super Sporting no fim de carreira, que mm assim poderia ter feito mais a nível Europeu... (e isto n tem nada a ver com ser dum ou doutro clube. apenas constatação do que de facto aconteceu)

João disse...

Também sempre pensei assim. Via nele mais talento que em Rui Costa ou no Luis Figo, simplesmente não teve um sítio onde pudesse evoluir de forma consistente.

Parece-me que a sua experiência traumática no Atlético, conjuntamente com o salário principesco que sempre auferiu, e quiçá uma pequena falta de ambição, o condicionou grandemente.

Nunca mais me esqueço do JVP, nº8. Aquele 14 Maio de 1994 ficará para sempre na minha memória, fiz 10 anos nesse dia, de longe a melhor prenda que poderia receber!

E aquele lance contra a Alemanha, no estádio da luz, em que finta metade da equipa e o GR estraga tudo? Fabuloso.
Era mesmo craque!

Anónimo disse...

Afirmei-o sem problemas no post dedicado às individualidades do Benfica e depois do jogo de ontem, reitero a minha opinião: estamos na presença do João Vieira Pinto Sérvio!

Ontem o miúdo entusiasmou-me... admito que adoro os pormenores de um jogador chamado Gaitán, que considero um artista da bola e não de futebol, mas este miúdo, com cabeça, inteligência e força de vontade, pode ir muito mais longe! Que o Jesus tenha coragem e arrisque nele!

Hugo disse...

"Ao contrário de João Vieira Pinto, o sérvio não irá, seguramente, envelhecer por cá."

Certamente. Basta lembrar que o plano é ficar duas temporadas e depois rumar ao Chelsea ao estilo do Ramires

Dejan Savićević disse...

Aquele golo pela zona central faz lembrar o do Cissé ao Tourizense uns dias antes...redes pela frente e a criatividade de ambos a sobressair!!!

Anónimo disse...

podem-me dizer por favor onde é que posso ver o jogo completo do benfica ontem?
agradeço a vossa ajuda, cumprimentos a todos que frequentam este blog
Tiago

Miguel Nunes disse...

looooooool Savicevic. Classe versus trapalhada.

Tiago, procura no rojadirecta. n sei se está

Pedro disse...

JVP era fabuloso. O melhor da sua geração. Técnica, velocidade, visão de jogo, remate, jogo de cabeça, antecipação, inteligência. Tinha tudo.

Menos ambição para ir para fora e ter as oportunidades q Figo e Rui Costa tiveram. Seria Rei do mundo no seu tempo.

Anónimo disse...

já procurei no rojadireta e nao vi, não sabes outro?

Miguel Nunes disse...

não. sorry...

Anónimo disse...

Miguel, não achas que o djuricic rende mais a jogar mais proximo de enzo e matic, a pegar o jogo de frente para a baliza em detrimento de jogar tão perto de lima?

Miguel Nunes disse...

n conheço assim tão bem. Mas é sp mais fácil jogar c mais espaço,claro.

Anónimo disse...

Tendo em conta que ele é do Chelsea não fica cá muito tempo de certeza.

NSC disse...

Os sérvios do ataque parecem reforços, mas se o Gaitán e o Sálvio não saírem é difícil afirmarem-se este ano como titulares.
Todavia, há minutos para todos e é melhor ter um banco forte do que fraco.

No.Worries disse...

De todos os reforços parece-me o que estará mais perto de ser titular (pelo menos enquanto não sair ninguém), e não é por falta de qualidade de quem entrou, mas sim (e como disse JJ) porque os que já cá estavam partem em vantagem por já terem as rotinas de jogo assimiladas. O Djuricic passa muito tempo sem bola, e ainda estou para perceber se é mais por culpa dele que devia procurar mais, criar mais linhas de passe, etc, se por causa dos colegas que ainda não o conhecem bem.

Anónimo disse...

é do chelsea oh burros...

Custou 10Milhoes e é do Chelsea...

Anónimo disse...

Procura no youtube canal benfica full matches

Edson Arantes do Nascimento disse...

Foi, no conjunto dos três jogos e a grande distância de todos os outros, o atleta a demonstrar mais potencial.

Muita classe em tudo o que faz - mas a forma como domina e enquadra a um toque e com muita inteligência parece ser fora do normal...

Veremos com mais exigência e conhecimento da equipa e dos colegas para sabermos o que vale.

Anónimo disse...

O Sílvio a fazer o pino, vendado e de costas para o jogo é melhor que o Maxi no máximo do seu potencial...
Marko? TOP!!!!!

NSC disse...

Ó Anónimo, andas confuso... O Sílvio melhor do que o Maxi? A mim parece-me pior que o Luisinho...

Carregador de pianos disse...

Acho que qualquer análise, nesta fase da época é prematura.

Nestes primeiros minutos de pré-época, nota-se que é um jogador com potencial, mas daí a entrar no onze base/tipo há um longo caminho a percorrer.

Dos sérvios penso que Sulejmani é o único jogador feito.

PS: E aqueles 45 mins do Cortez ontem?!

Cumprimentos

Joao Lucio disse...

Anónimo das 09:27 não experimentei, mas julgo que podes ver os jogos completos do Benfica em
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=42464.0

Joao Lucio disse...

Anónimo das 09:27 não experimentei, mas julgo que podes ver os jogos completos do Benfica em
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=42464.0

Roberto Baggio disse...

O possedebolla.blogspot.pt vem anunciar uma parceria com o lateral-esquerdo.blogspot.pt.
Desta forma, todos os que não queiram discutir futebol na sua vertente, técnica, física, emocional e táctica, podem expressar a sua opinião no primeiro endereço.
Vamos lá tentar manter esta caixa de comentários aberta a quem quer discutir realmente, futebol. Caso contrário à continuar com as clubites, arbitrices, etc vamos todos, repito todos, incluindo o Miguel, o PB, eu e vocês, perder o melhor espaço de debate nacional de futebol, nas vertentes que referi atrás. Refrear os ânimos por favor.

Um abraço a todos

PB disse...

GBC, agradeço-te imenso. Abraço.