segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Curtas de Napoles, Aveiro e Alvalade

- Jogo muito fraco do SL Benfica naquilo que costuma ser mais forte, na forma como cria ocasiões de golo. Trocar Gaitán por Markovic não pareceu em nada uma boa ideia. Perde-se o que de melhor tanto um como outro têm para dar;

- Sílvio que até nem estava a ter um mau jogo num único lance soma um erro técnico (mau corte) a um erro táctico (não recupera rapidamente para a linha dos colegas) e permite a justa vitória do Napoli. Depois do erro táctico de Cortez na anterior partida com São Paulo, agora Sílvio. Talvez por comparação se perceba melhor agora os elogios a Melgarejo;

- Pela primeira vez fez-se notar a ausência de Cardozo. Ao contrário do que se pensa não é no número elevado de golos que marca que o paraguaio faz a diferença sobre Lima e sobretudo sobre Rodrigo. Por cá até temos a ousadia de crer que quer um quer outro se forem apostas regulares como ponta de lança até farão mais golos que Cardozo. É a receber e a dar seguimento às bolas que recebe entre sectores que Cardozo faz bastante diferença. Pode "apanhar" menos bolas, mas as que lhe chegam saem com muita qualidade. É muito bom também na fase que antecede a finalização. E foi ai que em Nápoles o Benfica nunca se impôs;

- 4x3x3 na segunda parte. Melhor controlo da transição adversária, no momento do jogo em que o Benfica realmente controlou um pouco mais o jogo. Todavia, percebeu-se que a táctica foi transmitida oralmente. Sem qualquer trabalho de campo prévio, pela forma como não havia princípios comuns de actuação nos 3 centrocampistas (Enzo, Matic e Amorim). Um novo sistema para Jesus aperfeiçoar para determinados jogos?

- Licá a demonstrar as qualidades que o levaram a ser primeira opção. Mais agressividade defensiva e mais critério com bola relativamente a Iturbe e Kelvin tornaram-o num titular não tão inesperado. Há na actual selecção gente com menos qualidade;

- Lucho sensacional. Poderá jogar onde quiser. Quem tem o conhecimento que o argentino tem do jogo será sempre um jogador notável seja qual for o espaço que ocupe. Continua a demonstrar que as competências intelectuais são o que de mais importante se requer na actualidade. Os talentosos Quintero e Josué que aproveitem o ano para assimilar tudo o que houver para assimilar com El comandante. Se souberem aproveitar bem terão carreiras ainda melhores;

- O fabuloso Jackson por Portugal continua. Incrível como consegue o FC Porto descobrir jogadores desta qualidade em países que se pensa terem pouco para oferecer ao futebol. Assombroso na agressividade a atacar a finalização e imensa qualidade em tudo o mais. O FC Porto está preparado para o perder, mas tal não significa que o colombiano não seja, com larga margem, o melhor avançado em Portugal;

- Do Sporting x Fiorentina sobrou a mesmíssima análise ao jogo anterior, que havia sido aqui abordado com um pouco mais de cuidado. Quer individual, quer colectiva. O 442 em momento defensivo, que impede desde logo os centrais adversários de sairem a jogar tem a vantagem de no plano teórico oferecer mais bola ao Sporting. Não se deixe enganar, todavia, pelos golos alcançados frente aos viola. Nenhuma equipa da Liga, excepção a FC Porto e SL Benfica vai ousar sequer arriscar um milímetro em espaços tão recuados. E essas pelo recuar de um médio centro e pelo maior afastamento dos centrais contornarão de forma mais fácil a primeira pressão só com dois elementos. Curiosidade para ver como Leonardo Jardim em tais jogos preparará a equipa para reagir ao assumir cedo do jogo por Matic ou Defour;

- Também Montero deixou no segundo jogo a impressão que havia deixado no primeiro. Bastante boa. A par do treinador é o ponto de maior incremento de qualidade em relação à época transacta;

- Sporting totalmente diferente do que há um ano se preparava para iniciar a época. Há um ano organização zero. Hoje há ideias e procura-se um jogar colectivo, assimilado por todos. Princípios comuns a qualquer um dos jogadores que subam ao relvado. Não dá para ficar demasiado optimista se tal for pensar numa entrada directa na Liga dos Campeões da próxima temporada. Mas é expectável um pontuação bastante superior;

- Porque não Carrillo no lugar de Wilson Eduardo?Ou André Martins com Adrien em detrimento de William Carvalho? Ainda que o pequeno craque acrescente critério no corredor direito;

- Estará a chegada de Slimani relacionada com o ofertar do papel de segundo avançado a Montero? Só observando se poderá perceber se tal faz ou não sentido. Todavia, ainda que contra o que parece ser a corrente, o colombiano parece fazer muito mais sentido tal como está a jogar do que no papel de Wilson Eduardo.

38 comentários:

Miguel Nunes disse...

Para n haver má interpretação

"A par do treinador é o ponto de maior incremento de qualidade em relação à época transacta" ISto n se referia a JFerreira, mas a quem era trienador do SCP por esta altura na época passada.

Count Zaccone disse...

Pareceu-me que o mau jogo do SLB aconteceu por uma desinspiração do meio campo para a frente e não de falta de entrosamento/jogo colectivo.

Tirando o Matic penso que o resto do pessoal jogou mal. Fico portanto não tão receoso em relação ao futuro. :D

Unknown disse...

Miguel,

Já percebi que não és propriamente apreciador das qualidades do William Carvalho. Ou que não o consideras um jogador de 1º nível. Como é provavelmente a 1ª vez que não estou de acordo (ainda ontem fui ao estádio e fiquei muito bem impressionado) gostava de saber o porquê da tua opinião (talvez mereça uma das tuas excelentes análises com imagens).

Um abraço e parabéns pelo teu trabalho.

João

Miguel Nunes disse...

unknown, tb n tenho assim nada de negativo para lhe apontar. Mas, é como dizes não fiquei propriamente apreciador.

"GC, o W.Carvalho nao me impressionou minimamente. Não é que seja mau jogador, que também não achei isso. Mas... ainda para mais jogando ali só com dois (Ele e o Adrien)... é preciso muito mais. É preciso também conduzir, fixar adversários e soltar. É tudo muito simples. O que, lá está, não é mau... mas tb n é propriamente bom. E torna-se mais visível quando só jogam dois ali. Mas, este foi o primeiro jogo que vi do SCP. Tinha visto uns minutos mas aos bochechos com o West Ham. Hoje pela primeira vez sentei-me a ver o jogo com atenção."

esta foi a minha resposta num post anterior. Reforço agora que vi apenas 2 jogos dele (Braga e Fiorentina), o que é mt pouco para se poder ter um impacto forte.

GBC disse...

João,

Arriscaria dizer que pelas mesmas razões que o Miguel prefere o Matic ao Javi...

Miguel Nunes disse...

Isso mesmo. Boa analogia.

Morales disse...

Miguel, na minha opinião o segundo golo do Nápoles é responsabilidade do Artur e nao do Silvio. O Silvio pôs o higuain em jogo pq teve de cortar uma bola que tem de ser do guarda redes. É normal uma bola que é cortada para o ar (pelo melga) uns 5/7 metros e cai na pequena área nao ser do guarda redes quando nem sequer lá anda qualquer jogador do Nápoles? E mesmo se houvesse algum jogador do Nápoles faz algum sentido Artur ter ficado na linha de golo?

Morales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike Portugal disse...

O Montero não engana ninguém: é craque. O toque de bola, a forma como combina com os colegas, etc...

Quero é ver como vai Jardim colocar o meio-campo do SCP. Se não estivesse ninguém lesionado nem castigado, eu poria assim:

--------- Patricio
Cedric E.Dier Ilori Rojo
------ W.Carvalho
Carrillo A.Martins Adrien W.Eduardo
---------- Montero


Com Carrillo e Wilson a fazerem diagonais para o centro.

Se Patricio não puder jogar devido ao castigo, entra Boeck. E enquanto o Ilori não estiver bem, prefiro o puto Semedo ao Marcelo.

Miguel Nunes disse...

Morales, és capaz de ter razão. Não recordo assim mt bem a trajectória, mas sei q a grande diferença do último campeonato foi Hélton x Artur. Fez e desfez um campeão. Não foram os treinadores...

Sim, Mike, o Montero é 10x melhor (c a precipitação q há sp qd se afirma uma coisa destas após menos de 180 min) q o Wolfswinkel q se mexia bastante bem, mas n sabia dominar uma bola, mas isso tb n seria nada de extraordinário.

Morales disse...

De acordo que nos guarda redes esteve parte importante daquilo que separou Benfica e Porto. E totalmente de acordo quanto a melga. Juntavas 2 cortez e nao fazias um melga. É uma pena JJ ter emburrado com o gajo a partir de certa altura do ano passado. Gostava de perceber pq.

Miguel Nunes disse...

Eu sei pq, Morales. Foi uma questão apenas uma questão física. Dos jogos que falhou, apenas a final da taça poderia ter jogado, mas mm assim a meio gaz, tal como teve na final da Liga Europa. Entrou em sobretreino http://www.guia-fitness.com/sobretreino.html

E esta possível saída parece ser mais por efeitos de gestão do balneário...

Morales disse...

Qdo puderes dá uma vista de olhos no lance do golo do higuain outra vez, porque para mim é erro claro do Artur e esta-se a crucificar o Silvio que fez, na minha opinião, o melhor jogo desde que chegou.

E é preciso ter em conta o nivel deste Nápoles. Gostava de saber o que achas da formula Matic-Enzo-Amorim que JJ usou na segunda parte. Aqueles primeiros 15/20 minutos da segunda parte foram de grande nivel na minha opinião, faltando alguma objetividade, um problema recorrente nesta pre época.

E, ja agora, gostava de saber a tua opinião sobre Djuricic. Parece-me a mim que devia ser um indiscutível nesta equipa.

Miguel Nunes disse...

Sim, o Silvio fez o melhor jogo. Referi mais ou menos isso qd disse q não estava a ter um mau jogo (nos outros q vi critiquei-o), Aquele 433 pode ser mt interessante, mas precisa de ser treinado e eu não deixaria o Matic como 6, mas sim o Amorim.

Djuricic é mt bom, mas n estou tão seguro como tu de que deva ser indiscutível. Até ver, impressionou-me mais o Markovic

Daniel Santos disse...

Na minha opnião o quintero será o melhor jogador da liga que se aproxima. O modo de jogar nao engana, quer sempre bola e esta sempre a desfazer-se dela para chama-la outra vez.

Boa tecnica, solta facil depois de atrair, oferece linhas de passe, boa meia distancia, apenas falha na agressividade sem bola, mas de resto é um regalo ve-lo jogar, nem que seja 15 minutos.

Caro miguel achas que o paulo fonseca poderá mante-lo no banco mais de uns dois meses? e como ria resolver com lucho?eu penso que tem de jogar os 2 e o meio campo voltar a ter tres linhas. Qual a tua opnião?

Cumprimentos

Morales disse...

Markovic mais vistoso sem duvida. Aceleração e condução de bola de grande nivel. Mas Djuricic mais jogador feito e mais jogador de equipa. Estive a ver o que ja escreveste sobre ele e acho que tocaste no nervo qdo falas nos tempos de decisão. Ainda guarda muito a bola. Tempo demais. Corrigindo isso parece-me que sera um caso serio.

Mas sim, concordo que "indiscutível" seja tlvz exagerado, qdo ha aquele diamante em markovic. Ideal seria csguir ter os dois, mas markovic mostrou que nao pode jogar na direita e na esquerda tb nao me parece que tenha espaço. Vamos ver. Curioso para ver a evolução de ambos.

Miguel Nunes disse...

Daniel, acho que o PF n vai mudar nada. O Quintero acabará por entrar numa ala. É o que me parece.

hertz disse...

Relativamente ao que o Cortez fez no 2º golo do São Paulo, será que aquilo não poderá ser classificado mais como um erro de concentração do que um erro táctico?
Quanto ao Melgarejo, teve azar na pré-época pois chegou mais tarde, lesionou-se e ainda houve aquele problema relacionado com o Cardozo e por isso o Cortez talvez parta como favorito mas pelas palavras do empresário, o LFV é que estava a ver se surgiam prepostas para a sua venda mas o JJ pediu para que não o vendesse pois contava com ele.

Miguel, agora que acabou a pré-época e se não houver mais mexidas no mercado, ainda consideras que o Benfica parte como favorito para este campeonato?

Miguel Nunes disse...

hertz, um erro de concentração que valeu um erro táctico (um mau posicionamento).

Se n houver mais mexidas, inclui ficar Garay. Nessa condição, sim. Mesmo sabendo que estas duas primeiras deslocações possam ser terriveis, até pela pressão que há. Mas, o Benfica tem mais do que futebol/equipa/treinador para fazer os 6 ptos das duas 1as deslocações.

Yilmaz disse...

Acho que Montero pode tornar-se o melhor avançado em Portugal... Com Lucho,Quintero ou um Djuricic atrás dele não tenho dúvidas que o seria mesmo...

Mas A.Martins & Adrien também podem lhe dar boas bola... A ver vamos...

Senão,Tadeia voltou a fazer das suas!.. "Licá pode não ser um jogador muito vistoso.."blabla... blablabla.....

Bento preferiu chamar Bruno Gama,muito bem.. Bom extremo também... mas aposto que sera Licá a ser chamado nas próximas convocatórias...

Boa notícia a chamada de Josué!.. Um meio campo com ele mais André Martins & Moutinho é que dava mesmo.

WZD disse...

Quintero parece ser o sucessor natural do Lucho, logo irá entrando aos poucos para ganhar minutos aqui e ali, especialmente se os jogos já estiverem resolvidos e for preciso descansar "El Comandante". Nada que não se tenha já visto com James Rodrigues por exemplo. Por aqueles lados, se um jogador tiver de ficar um ano quase parado, ele fica.

The Blue Factory of Dreams disse...

Caro amigo, é só para informar que o blogue The Blue Factory of Dreams está a carburar novamente ao fim de algum tempo parado, se for possível recolocar o link neste espaço agradecia.

Abraço e continuação de bom trabalho

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.pt/

Arnaldo Ventura disse...

Não obstante a tua análise Miguel, dois pontos:
- Sílvio será sempre fraco, porque não tem qualidade nem inteligência suficiente, mesmo com Jesus a treiná-lo diariamente. O que não invalida que não faça alguns jogos bons. A título de exemplo tens o Maxi que após 4 anos com Jesus ainda não aprendeu a defender;
- Na forma como LJ está a colocar o Sporting, Carrillo será o natural substituto de Wilson, até porque no meio Carrillo só tem a melhorar, porque tem melhores jogadores a jogar perto e porque numa acção individual fica facilmente na cara do GR em vez de ficar na linha onde depois não sabe cruzar, só tem que aprender a decidir melhor na finalização, porque mesmo no golo à Fiorentina colocou a bola no lado errado.
Cumpts

No.Worries disse...

- Para mim, tanto Gaitan como Markovic não são alas puros, e rendem mais jogando no meio. A questão é que tendo Enzo e matic lugar garantido no onze, só um deles pode jogar no meio.
- Também concordando que foi o melhor jogo do Silvio desde que chegou, é curioso ser nesse melhor jogo que faz um duplo erro desses. Custa a perceber (até para os colegas de equipa) como a este nível se cometem erros desses, incluindo aqui o do Cortez contra o s.paulo. Ainda bem que ambos vieram por empréstimo, pois os titulares deverão continuar a ser Maxi e Melgarejo, que estão muito à frente da cocorrência.
- Sim, concordo e foi muitas vezes falado neste blogue: o Cardozo é muito mais que os muitos golos que marca, e a fazer o apoio frontal entre linhas devem haver muito poucos a fazê-lo com a qualidade que ele faz. Quem o mandou empurrar o treinador?
- o 4X3X3 da 2ª parte não deverá ser utilizado mais que duas ou três vezes cá em Portugal. A mim até me agrada esse trio de centrocampistas, mas por cá a grande maioria das equipas joga demasiado retraída quando defronta o SLB, daí penso que não se justifica um meio campo desses. Mas na champions de certeza que poderá vir a ser útil. Só não percebei o que quiseste dizer com: "Todavia, percebeu-se que a táctica foi transmitida oralmente.". Pelo que se conhece do JJ não parece ser coisa dele, pois ele trabalha e insiste nos promenores até à exaustão.

Pedro disse...

"Todavia, percebeu-se que a táctica foi transmitida oralmente. "

Vamos entrar no quinto ano de JJ.

Não preciso dizer mais nada sobre JJ, tu disseste tudo.

Emanuel Guerreiro disse...


Boas Miguel,

Assunto off-topic..
Deixo aqui um link com ideias de jogo de alguns dos teus treinadores preferidos:

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22380/2/17563.pdf

É favor dar uma vista de olhos partir da página 95...

Queria também dizer que não tenho a mínima intenção de menosprezar o trabalho monográfico que se encontra no link,que tem o seu valor e onde as ideias que lá se encontram fazem sentido para o autor e para a sua ideia de trabalho académico. Coloquei aqui só para que vejamos bem a distância que vai da teoria até a operacionalização no terreno.

Abraço

Miguel Nunes disse...

Emanuel, muito obrigado pela partilha. Já conhecia, mas confesso até agora li mt pouco.

Gonçalo Matos disse...

Acompanhei o Licá nos ultimos 3 anos e acho que é dos jogadores mais inteligentes a jogar em Portugal. Em primeiro lugar conhece claramente as suas limitações e por tal, raramente o vemos fazer algo que seja fora das suas competencias técnicas. Depois, acho que é dos melhores jogadores em Portugal a atacar o espaço entre centrais e laterais, principalmente sem bola o que faz com que apareça várias vezes em zonas de finalização.

Em conversa com o Baggio e o Ronaldinho eles comentavam que Licá não terá a qualidade técnica para jogar a titular, ou pelo menos que comparativamente perderá para os restantes elementos. Que achas que ele pode oferecer e achas que pode ser opção recorrente?

Miguel Nunes disse...

Ainda o estou a conhecer tb. Ma,s dizes algo que tb me pareceu deste parco tempo de observação. Percebe o q pode e o q n pode dar. E é responsável, ao contrário de outros que jogam por aquela posição.

Yilmaz disse...

http://videos.sapo.pt/cgoydUL5FVYkZ8EcdL7Q

O pormenor ao 2:19,a recepção ao 2:29... Licá tem MUITA técnica!

E muita inteligência tbm,efectivamente...

A 1:39 faz o mesmo que fez sábado no seu golo;sempre nas costas do lateral...

3:27,nova amostra do seu talento:vem entre linhas pra tabelar com simplicidade...

3:40,boa acção tbm:passe em profundidade(cheio de classe) seguido de uma nova boa movimentação...

Acho que Licá é o melhor extremo em Portugal.

Gonçalo Matos disse...

Exacto, é um valor seguro, mesmo que não seja um fora de série. Parece que tudo o que ele pode oferecer à equipa, pelas suas características individuais, ele oferece. Não é burro nem parece cortar-se das responsabilidades colectivas.

Yilmaz disse...

Fora de série é o Carrillo;o problema é que às vezes parece que não tem cérebro...

Mas pode ser que com Jardim aprende duas ou três coisas...

Miguel Belo disse...

boa noite,
finalmente encontro alguém que acha o mesmo que eu. eu já fui guarda-redes, apesar de apenas em escalões de formação e digo com toda a convicção que o segundo golo do Nápoles demonstra o quão não apto o Artur neste momento está para ser guarda-redes do Benfica! aquela bola tinha de ser dele no meu ponto de vista! sem desculpas

J.J. disse...

Fala da história dos scouts... dá alguns pormenores pf

Unknown disse...

:)

Engracado que na epoca antes do Javi sair, eu achava que o Matic se ia assumir como patrao do meio campo.

Mas eu acho que o William da mais na transicao ofensiva e na construcao de jogo, mais que o Javi (vejam o inicio do lance da bola na trave do Andre Martins no jogo contra a Fiorentina). A qualidade no primeiro toque e no passe parecem la estar.

Mas mais importante que isso tudo, e o meu clube nao ter nenhum Matic. Alias, ha um ano que ando a ter nauseas qd vejo o Rinaudo a jogar.

Cumprimentos,
Joao

Unknown disse...

:)

Engracado que na epoca antes do Javi sair, eu achava que o Matic se ia assumir como patrao do meio campo.

Mas eu acho que o William da mais na transicao ofensiva e na construcao de jogo, mais que o Javi (vejam o inicio do lance da bola na trave do Andre Martins no jogo contra a Fiorentina). A qualidade no primeiro toque e no passe parecem la estar.

Mas mais importante que isso tudo, e o meu clube nao ter nenhum Matic. Alias, ha um ano que ando a ter nauseas qd vejo o Rinaudo a jogar.

Cumprimentos,
Joao

Miguel Nunes disse...

jj, n é cmg

Pedro disse...

Sempre gostei do Licá. Comecei a vê-lo na segunda liga onde, fruto da sua qualidade técnica e velocidade, dava nas vistas. Fiquei com curiosidade de o ver na primeira liga e confesso que me decicionou um pouco. Tem uma qualidade intrinseca uma intensidade muito alta. Sempre muito atento, muito concentrado, poe sempre o máximo em cada acção. Acho que ainda lhe falta um pouco para ser rotulado de titular do Porto e entrar na Seleção...

O Magrão é um jogador muito pouco elegante nestes dois jogos que vi. Deu-me a ideia que faz tudo em esforço, com uns passes assim à laia da enxada... o que é certo é que vai cumprindo e também mete intensidade no jogo.o Slimani deixou-me a mm ideia de deselegância a jogar, cava muito a corrida, parece dar-se mal com a bola.

Se calhar o Montero vai-me calar... Aquele golo contra a Fiorentina... bem, aquilo não é por acidente!
Abr,