quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Curtíssima do Sporting x Braga

Nível individual anormalmente baixo para um clube da dimensão do Sporting, e bastante baixo para a realidade recente do Sporting de Braga. Leonardo Jardim e Jesualdo Ferreira terão de ser heróis.

28 comentários:

José Augusto disse...

pa, fodasse, pq é que tenho de levar c o Rojo outra vez, e pior, agora juntou-se o Mauricio? Fodasse... nunca vi tanto pontapé para o ar na minha vida...tudo para o adversário... VERGONHOSO!

GC disse...

Saem Dier e André Martins e pronto, é isto. Futebol de chutão na frente. Para o nosso bem esperemos que Ilori e Bruma fiquem...

Miguel Nunes o que achas do William Carvalho? E sem querer abusar, Betinho tem hipóteses neste plantel?

YilmaZ disse...

É um pouco desesperante a falta de qualidade(criatividade)no Sporting... E não é com Magrões ou Slimanis que aquilo vai melhorar! :(

Carrillo-Capel-Wilson Eduardo-Salim Cissé dava uma excelente estafeta 4x100..(já que os mundiais de atletismo vão começar em breve ;)...

Terríveis esses extremos(avançados)que não percebem nada de jogo coletivo!!...

Montero é bom,apesar daquele falhanço a fazer lembrar Bojinov...

Adrien parece em grande forma!...(espero que continua,gosto deste jogador..)

PS:Uma derrota na 1° em Coimbra,logo o Benfica na 2°.. e Jardim já vai começar a sentir pressão!..(Bem-Vindo ao Sporting!!.. lol)

YilmaZ disse...

Ah não,o Sporting começa com o Arouca!.. Portanto,já da pra respirar um bocado...(enfim.. nunca se sabe...)

Convidados disse...


Rojo, Rinaudo, Capel. A causa de grandes males a época passada e - se continuar - esta época.

Espero que com a época a andar o Leonardo se inspire e perceba que Ilori e Dier são a melhor parceria ao centro, Jefferson na LE e Cedric na LD cumprem (o Cedric, tal como o Rojo, devia ter umas aulas básicas de marcação e posicionamento, mas hoje o tuga não esteve mal), Bruma e Carrillo nas alas era um mimo, o William tem que sentar o Rinaudo, o Capel devia ser proibido de entrar em campo e que o Labyad deve ser deixado a 10, a lutar com o André Martins.

Uma equipa assim...

Patrício - Cedric / Dier / Ilori / Jefferson - William / Adrien / Labyad ou André Martins - Bruma / Carrillo / Slimani ou Montero

... garantia fácil o 3º lugar.

Pedro Ribeiro disse...

Para mim, era uma evidência, mesmo sem ver estes jogos, que Braga e Sporting estariam mais longe de Benfica e Porto e menos distantes do resto do pelotão. É evidente que o mercado ainda não fechou, pode haver alterações mas não parece que possa haver ainda significativas alterações (à excepção de Bruma para os lados de Alvalade).

O Braga, que é o que mais interessa, desperdiçou na época passada o melhor plantel da sua história por inépcia do seu ex-treinador. Jesualdo, infelizmente, terá matéria prima de inferior qualidade - ainda que as opções disponíveis sejam mais equilibradas entre si. Vamos ser no entanto uma equipa com um equilíbrio que nunca existiu na época passada, assim que Jesualdo coloque de parte a ideia de fazer actuar Micael e Alan, em simultâneo, no meio-campo. Tem também de esconder as debilidades dos nossos laterais. E tem de lançar mão do (escasso) talento que tem disponível. Tem de arranjar lugar para Rafa no onze! E ir lançando Luís Silva. E esperar que o regresso de Éder suceda com a maior brevidade!

Nota: quanto ao Barbosa, reconheço que é um jogador com talento, mas a sua tomada de decisão (que é um critério muito apreciado por aqui) é lamentável. É exasperante vê-lo jogar e desperdiçar o seu talento. Como é possível tomar boas decisão se não se tiram os olhos do chão!?

Signori disse...

Parece-me que a qualidade individual do Sporting é insuficiente para um jogo de posse capaz de criar desequilíbrios, que leva a uma velocidade de execução diminuída. Associando a falta de inteligência/ menos boas decisões,leva-se mais tempo a executar, diminuindo o tempo e espaço daí que surja chutão na frente e menor qualidade e fluidez de jogo.

Signori disse...

De qq maneira: Patrício; Wender,Dier,Ilori,Jefferson; William, Adrien e André Martins; Wilson Eduardo, Carrillo/Capel (bem ou mal é preciso técnica neste Sporting); Montero

Miguel Nunes disse...

Pois, Pedro Ribeiro, eu gosto do Peseiro, e não segui muito a época do Braga. Mas, sem dúvida que tinha jogadores mtttt bons e q foi uma época péssima, sobretudo se pensarmos que o Sporting tb esteve bastante mal e isso n foi aproveitado.

Este ano, SCP ou SCB terminarão em 3o, e será uma época +- conseguida para quem o fizer... mas, pobreza muito grande. E se o SCP dos tempos recentes já andava por isto, o Braga tem tido pelo menos 11 que davam 10 a 0 a este. Nada a ver mesmo...

Miguel Nunes disse...

GC, o W.Carvalho nao me impressionou minimamente. Não é que seja mau jogador, que também não achei isso. Mas... ainda para mais jogando ali só com dois (Ele e o Adrien)... é preciso muito mais. É preciso também conduzir, fixar adversários e soltar. É tudo muito simples. O que, lá está, não é mau... mas tb n é propriamente bom. E torna-se mais visível quando só jogam dois ali. Mas, este foi o primeiro jogo que vi do SCP. Tinha visto uns minutos mas aos bochechos com o West Ham. Hoje pela primeira vez sentei-me a ver o jogo com atenção.

Eu não conheço suficiente o Betinho. Pensei que ia conhecer no u20 e parece q incompreensivelmente ficou de fora. Mas o que oiço é que sim.

O Montero deixou-me a impressão contrária ao Tadeia. Sim, falhou 2 ou 3 golos, mas... pareceu-me mt forte também na área, ao contrário do que deram a entender. Tem lá um lance que cabeceia desenquadrado... e cabeceia mal, pq era impossível fazer melhor naquelas condições, mas impressionou-me a forma como tendo a estatura que tem adivinhou o lance. Não fiquei mm nada com a sensação de que é fraco na área! Mas, também foram praticamente os 1os minutos que vi.

GC e José Augusto, centrais confrangedores... talvez se perceba o apreço pelo Ilori. Dum lado tavam 2 centrais ao chutão, do outro os centrais tentavam não dar chutão, mas simplesmente mt banais. Então aquele ex SCP... n o conheço mt bem, pq esteja onde estiver nc é opção, mas se é aquilo... bem fraco.

Pedro Ribeiro, para completar os dois acrescentos q falas (Luis Silva e Rafa) n conheço, mas é bom q tenham mm qualidade...o Éder é determinante...o Edinho é mt fraco, apesar do excelente golo.

Convidados, sobre a dupla de centrais...é que nem há duvidas..

Signori disse...

O Sporting jogou em 433 contra a real sociedad e contra o west ham, se não estou em erro. Vai jogar certamente nesse esquema. A questão que fica é se estes reforços me parecem ser iguais aos de Godinho Lopes, só que a diferença é que são baratinhos/emprestados ( sempre com aquela ilusão que por serem de selecção ou terem andado em clubes médios/altos sejam uma grande descoberta e que sejam de um nível altíssimo por causa disso, e dessa forma dá para sonhar secretamente com o título, tipo o pack Mpenza, césapr prates e andré cruz que se quer repetir quase todos os anos). Será que não seria melhor apostar num 11 de base da formação, com 2 ou 3 contratações em que, resultado de avaliação criteriosa da qualidade, se esticava o tecto salarial?

Signori disse...

Estes reforços à la Sporting fazem-me lembrar objectos da loja dos chineses que parecem muito reluzentes, chamativos e que aparentam ser funcionais, e por serem baratinhos são uma tentação e parecem um excelente negócio, mas vendo de perto e utilizando umas 2 ou 3 vezes percebemos a qualidade made in china/loja dos trezentos, e percebe-se que há uma razão para aquele preço. O problema é que vão lá uma e outra vez. Dois ditos populares vêm-me à cabeça: quem compra barato compra duas vezes; fool me once shame on you, fool me twice...

Quando se tem em casa matéria prima de qualidade para trabalhar, vão buscar-se pré fabricados, enfim

YilmaZ disse...

Tadeia só disse merda sobre Montero...

"Não tem capacidade para se impor ao jogo"blabla.. "falta competitividade,agressividade,intensidade.."blablabla... .. "falta de finalização"blablablaaaaaa............

Insuportável!



PS:Hierarquia(do bom ao menos bom)dos PL no Sporting
1.Montero
2.Betinho
3.Guedes
4.Wilson Eduardo
5.Slimani
6.Salim Cissé

PS²:Rubio ainda lá anda??.. Esse também é melhor que o trio de sprinters(Slimani-Eduardo-Cissé)!

hertz disse...

De facto o Éder é um acrescento enorme de qualidade ao Braga. É um jogador que eu não me importava nada de ver no Benfica.

Signori disse...

off topic
“My Chelsea 2004-06, wouldn’t win the Scudetto,” insisted Mourinho. “My Inter wouldn’t win the Premier League, my Chelsea wouldn’t win La Liga, my Real Madrid wouldn’t win the Premier League, my Real Madrid wouldn’t win the Scudetto.

“This is about football ­culture, the culture of the ­opponents and the different characteristics of every league.

“So, when people see a certain kind of football [in a different country] and think that kind of football can succeed in the ­Premier League they are wrong.”


José Mourinho

Henrique disse...

O pior foi mesmo os chutões de ambos os lados.

Aza Delta disse...

Miguel o que tens a dizer da permanência do Cardozo? Para mim o problema é que o Jesus não vai resistir a metê-lo junto com o Lima.


Não só se queima o Rodrigo, como me parece, que na ânsia de meter tudo lá para a frente, vai voltar a meter o 4-1-5 suicida...

Miguel Nunes disse...

Não sei se o Cardozo fica ou se foi só estratégia para não o desvalorizar... pena é pelo Markovic... mas também ainda é um miúdo. O Rodrigo... confirmando-se, é mais um ano para esquecer porque nunca será ponta de lança

hertz disse...

O Cardozo é um goleador nato e desportivamente é sempre uma mais valia mas olhando para o plantel do Benfica tenho gostado de ver o Djuricic ou o Markovic a jogarem na posição de 9,5, atrás do Lima ou do Rodrigo que finalmente iria jogar na sua posição (pelo menos era o que se esperava mas depois de 2 jogos consecutivos a pô-lo atrás do Lima já não digo nada). Se o Cardozo ficar o JJ é capaz de voltar a fazer as duplas lá na frente com os 3 avançados, alternando.
E claro, para além disto tudo, a relação dele, não apenas com o JJ, mas também com os colegas (alguns não devem ter gostado nada de ele ter refilado com o A. Almeida) deve estar bastante frágil.

Daniel Santos disse...

Caro miguel e tacticamente pensas que Jardim consiga combater esta mediania, ou uma equipa pequena com bom treinador, e boa ideia de jogo (tipo paços ano passado), poderá bater este Sporting?

Aza Delta disse...

O Rodrigo jogou a 9 contra o Elche nos primeiros 45 minutos. pensei que um hat trick abrisse os olhos ao Jesus.

Mas não achas que o Jesus não se vai meter a jogar no seu esquema suicida (agora com markovic em vez de aimar)

Ou eventualmente, num caso de saída do Salvio, num losango versão 2010 com o Enzo a servir de 8, e um extremo mais ofensivo do outro lado?

GBC disse...

Qualquer equipa que perca o Hugo Viana e o Mossoró fica mt mais fraca individualmente.

Mas, perdendo-os, o Braga reforçou-se bem...

Miguel Nunes disse...

n senti isso GBC (qualidade dos reforços)

LM disse...

Miguel Nunes (já tive, em tempos um aluno com esse nome, ...será que...?), duas coisas rápidas (não tenho tempo para mais:

1. na época passada o Sporting tinha um "nível individual anormalmente alto" e deu no que deu. Não te esqueças, foca-te naquilo que realmente faz a diferença.

2. Deverias de saber que a análise de um jogo apenas, pode inquinar o olhar mais atento. O Sporting, para mim, neste momento, é muito pouco do que o caracterizas. O Braga sim, tem um trabalho importante pela frente, e não Jesualdo não vai conseguir fazê-lo.

PS: desafio, daqui por 4 meses vamos revisitar este post, ok?

GBC disse...

Alguns deles não conheço, Miguel. Pardos e afins só vi jogar ontem.

Mas o Eduardo é bom, o Joãozinho tb (para o Braga e para aquele lugar), o Luiz Carlos é mt disponível (sempre a dar-se ao jogo, mas sabe-o fazer bem; só tecnicamente é q n é grande espingarda, mas tb n é mt mau), o Luís Silva tem potencial, e o Rafa tb. Este Mauro (médio-defensivo) nunca o tinha visto jogar mas pareceu-me ter tb bastantes qualidades. Se tivermos em conta que o Kléber/Éder, o Hélder Barbosa e/ou o João Pedro (mt melhor q o Agra, e o Pardo tb não convenceu), forem titulares, o ataque ganha muita dimensão... Ah, e o Pedro Santos do Setúbal (n sei se tem jogado) tb tem alguma qualidade.

Acima de tudo, reforçaram-se com vários jovens (a maioria contratados, mas um ou dois tb dos quadros/Equipa B). Como acho que têm boas qualidades e que o Jesualdo os pode fazer evoluir, acho q se reforçaram bem. Até pq penso que o orçamento e as expectativas baixaram (ao Jesualdo, pedem o 3º lugar, ao passo que ao Peseiro ainda "sonhavam" com um dos 2 primeiros, embora isso n fosse assumido, e com a conquista de 1 título;

Eduardo vs R. Patrício (2)
Baiano vs Cédric (2)
Paulo Vinícius vs Rojo (1)
Aderlan vs Eric (2)
Joãozinho vs Evaldo/Jefferson (?)
Custódio vs Rinaudo/William (1)
Rúben Micael vs Adrien (2)
Alan vs André Martins (2)
João Pedro vs Carrillo (2)
Kléber vs Montero (1?)
Hélder Barbosa vs Capel (1)

O único sector onde o Sporting me parece realmente + forte que o Braga é o meio-campo, e mm assim o Braga tem para ali o Custódio, Ruben Micael, Alan, Luiz Carlos, Luís Silva e Mauro.. boas opções!

Claro que se conseguíssemos segurar o Ilori a conversa (qualidade individual) era outra, e ficávamos claramente c melhores opções q o Braga.

Um abraço

Miguel Nunes disse...

LM, não me parece que tenha sido seu aluno. Mas nunca se sabe. Onde? e há quantos anos? :)

O nível individual do SCP da época passada só era alto na sua opinião, porque a verdade é que era bem baixo também. Aliás, polémica houve pq o afirmei bem cedo, já esperando o que sucedeu.

Podemos revisitar o post, mas preciso de saber o que quer dizer com o mesmo. Crê que daqui por 4 meses o SCP está mt à frente do Braga e perto de SLB e FCP, é isso?

Se for, não acredito minimamente nisso.

GBC, a permanência do Ilori, o ter Dier a central, e sobretudo a afirmação de Montero são decisivas para o SCP conseguir o 3o lugar.

LM disse...

De 94 a 99? Não? Então bola para frente :D

Cheguei ao teu blog há meia dúzia de dias, saúdo essa análise ao Sporting da época passada. Revela esclarecimento. Mas concorda que, para a generalidade dos "experts" o Sporting tinha um grande plantel. Por isso falei no assunto.

Acredito que daqui por 4 meses (ou melhor, no final da 1ª volta) o Sporting estará mais perto do Porto e Benfica do que do Braga. Não o suficiente para preocupar estes últimos.

O Braga. Antecipo desde já o fracasso, prefiro abster-me a acrescentar pormenores neste ponto. Para já.

Gostei de algumas coisas que vi por aqui, mesmo com as que não concordo, acabam por ser interessantes.

"O que interessa é ter uma ideia e saber aplicá-la e, com o tempo aperfeiçoá-la"

Miguel Nunes disse...

Eu percebi que é novo por aqui :)

Não devo ser o aluno que está a pensar, pq eu n sou conhecido como Miguel...

abraço, e espero que se mantenha por aqui, concordando ou discordando.