domingo, 4 de agosto de 2013

FC Porto de Paulo Fonseca

A principal novidade é a manutenção do sistema que levou o Paços de Ferreira à Liga dos Campeões.

Uma decisão importante da equipa técnica do FC Porto. Não apenas porque demonstra crença nas suas ideias, mas porque a mudança obrigará os jogadores tricampeões a manterem-se concentrados para se adaptarem a um novo modelo. Novas aprendizagens e rotinas são sempre uma boa forma de manter toda a gente ligada. 

Fica por perceber se Lucho se manterá no lugar que no Paços era de Vitor, ou se Quintero crescerá o suficiente para fazer o argentino baixar para a dupla de meio campo. 

47 comentários:

simaoasa disse...

Se o tempo e a vontade o permitirem podes fazer uma analise express aos momentos defensivos deste novo para porto? Não tendo visto este último jogo, fiquei com a sensação nos anteriores que o duo do meio campo não consegue tomar conta das operações defensivas. Basta um passe e lá se foram 30 metros da defesa, algo que nos anos anteriores nunca acontecia.
Danilo começou a marcar golos e já é um bom lateral... Só me dá vontade de rir. Continua a jogar igual, mas agora é o maior. Estes laterais que vêm para o meio são uns tramados.

Signori disse...

Parece-me estarem ainda meios perros com esta nova organização e dinÂmica. Há um lance em que o homem do Gala coloca a bola num colega entre linhas do Porto, e os homens da linha que foi ultrapassada dão as costas ao jogo e correm para ficar atrás da linha da bola novamente, sem se importarem com mais nada, apenas com o posicionamento, sem olharem sequer para a bola ou para o jogador que a tinha. Isto podia ter efeitos terríveis pq o homem do Gala poderia ter aproveitado esse momento em que viram as costas ao jogo para causar desequilíbrios

António Almeida disse...

Um pouco de off topic

Que achaste das declarações do Mourinho? "Treinei o verdadeiro Ronaldo quando tinha 30 anos"

Roberto Baggio disse...

Miguel fiquei com a impressão que a zona de pressão baixou. Deixam construir, para pressionar à entrada do meio campo. Concordas?

Miguel Nunes disse...

simaoasa e signori vou tentar ver com mais cuidado o jogo com o galatasaray, para poder falar melhor.

Sim, é assim... o Danilo é o mesmo jogador, mas como a bola agora bateu na rede 3x no mm jogo, passou a ser bom. Mas o mais comum qd se mudam as avaliações é com a troca de camisola. X sp foi mau, mas se assinou pelo Barcelona passou a ser bom. Mesmo sendo o mesmo jogador...

António, sobre isso só posso especular, pq n sei de facto o que se passou. Q n é um habitual em Mourinho, n é. Nem sequer concordo que o faça e revela um Mourinho mais interessado em fazer valer-se pelo seu estatuto que qualidade, quando o q o levou a provar a sua qualidade foi precisamente n ter estatuto.

O pq... talvez pq tenha havido uma qualquer traição do Ronaldo, e ele sentiu-a bastante, sobretudo depois de pela 1a x desde q me recordo ter montado um modelo de jogo praticamente todo pensado só para emergir um jogador, ao contrário do que fez até ai. Se calhar pensou q mudou tanto por um só jogador e depois n viu retribuido... mas, como digo, só especulando, pq n sei o q se passou. Mas, reafirmo, naõ é normal em Mourinho...

Manuel Humberto disse...

Se em treinadores pensarmos nas últimas 3 apostas de risco, Villas-Boas, Vitor Pereira e Paulo Fonseca, o plantel de VB tinha se calhar mais qualidade que o de VP e o de VP tinha se calhar mais qualidade que o de Paulo Fonseca. João Moutinho é um jogador único e o FCP ressentir-se-á da sua ausência. Nessa medida a missão de PF torna-se um pouco ingrata.

hertz disse...

off-topic

Miguel, o Rodrigo contra o Elche, a jogar como o único avançado lá na frente fez um hat-trick. É aí onde ele mais rende. Na tua opinião, porque é que achas que o JJ insiste em colocar o Rodrigo a 2º avançado? Fez isso na 2ª parte contra o Elche e contra o São Paulo. O jogo do Benfica piorou e de que maneira. Se a jogar com o Markovic ou Djuriric atrás do Rodrigo ou Lima tem dado bons resultados, tem dado golos, para que insistir na dupla Rodrigo+Lima? Porque é que achas que o JJ faz isso?

Miguel Nunes disse...

Baggio, ainda n vou falar concretamente de nada p n me enganar mt

Manuel, ontem recebia uma sms de um grande amigo, benfiquista, responsável por me ter iniciado nos blogs (foi meu jogador e há uns bons anos atrás pediu-me para ir ver o blog dele, entretanto parado (iliadabenfiquista). Dizia ele que ia ter um ano penoso. É esse o sentimento de todos os benfiquistas, pelo que me parece. E eu respondi-lhe e não foi para o animar, foi pq acho mm isso, q se calhar quase pela primeira vez desde que me lembro, se calhar é o Benfica que parte, na minha cabeça, como favorito. Isto depende obviamente do que ainda falta "jogar" no mercado. E as razões para este pensamento prendem-se mesmo com o que referes. O VP é fabuloso e conseguiu contornar com enorme qualidade o facto de n ter extremos de qualidade. Usou só um... e retirou um rendimento brutal do James (até parar por lesão), do Moutinho, do Jackson...

O Paulo Ferreira ainda terá de provar qualidade. Se calhar, tb n dou como sp, o FCP favorito de caras pq sou eu q ainda n conheço bem o trab do P.F.

Curiosidade, apesar de achar q o SLB pode ser mais favorito, numa fusão de 11 entre SLB e FCP em 433 continuaria a ter mais jogadores do FCP: Helton, Danilo, Otamendi, Garay, Alex Sandro, Fernando, Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Jackson.

Signori disse...

Pois, Moutinho é outro campeonato. Vão ressentir-se daquele critério e decisão que flui e dinamiza o jogo de outra forma. Ontem vi algumas partes do jogo e vi um ou outro rasgo de Defour. PArece que quer dar mais do que nos habituou, veremos. Mas que não procure ser Moutinho, que procure ser Defour.

Ronaldo e Mou. Penso que tudo deve ter começado naqueles desentendimentos tácticos em que o Mourinho disse que o Ronaldo não estava disposto a ouvir e aprender. A partir daí as proporções tornam-se exageradas devido ao circo mediático e principalmente aos egos em jogo. Ronaldo é um gajo que há muitos anos que certamente não tem quase ninguém que o chame a atenção sobre algo, pelo contrário, é rodeado por gente que o trata como um ser omnipotente e isso pode tornar uma pessoa cega e intolerante À cedência ou negociação. Mas teve a sorte de ter algumas pessoas chave em momentos chave da sua vida, sir Alex, etc. Mourinho é também uma pessoa idiossincrática. Mas por outro lado estes egos e a necessidade de valorização que ambos têm foi algo que em muito contribuiu para que tenham-se dedicado a se aperfeiçoarem e hoje sejam o que são.

Miguel Nunes disse...

Hertz, não sei e não concordo minimamente. Acho q o responsável pelo Rodrigo estar desvalorizado (pelo menos aos olhos dos adeptos) é precisamente o JJ. Eu n concordo com tudo o q ele faz, comoo é óbvio, ainda que por ele ser mt bom e eu o reconhecer isso possa transparecer.

E custa mais a perceber pq qd jogava Lima Cardozo, era Lima que ficava mais recuado. Não percebo pq qd joga Lima Rodrigo, n pode ser igual...

Com Rodrigo a jogar entre linhas o Benfica perde 1/3 do seu potencial...

Signori disse...

Miguel, o teu 10 é 5 de cada. Aliás, o Porto ganha apenas na defesa. E como em 25 jogos do campeonato a defesa não é tão posta à prova, talvez seja por aí que o Benfica seja favorito, na tua óptica :)

Miguel Nunes disse...

Signori, vamos é lá ver se 3 dos q meti ai do SLB por lá ficam (Garay, Matic, Salvio)

O Defour é mt bom jogador. Gosto bastante.

hertz disse...

"E custa mais a perceber pq qd jogava Lima Cardozo, era Lima que ficava mais recuado. Não percebo pq qd joga Lima Rodrigo, n pode ser igual..." Ora aí está uma coisa que também nunca consegui perceber.

Eh pá, o Benfica tinha o jogo completamente dominado na 1ª parte contra o São Paulo. Na 2ª parte, a única alteração: sai Djuricic e entra Rodrigo. Pronto. Acabou-se. Revolta-me mesmo que o JJ nestes 2 últimos jogos tenha voltado ao Rodrigo+Lima quando já se viu que não resulta...

Signori disse...

eu acho que Defour tem muito para dar, e este ano em que vê as portas abertas para a titularidade, espero que lhe dê a tranqulidade e confiança para ser uma das surpresas e revelações desta época, como matic o foi, salvo as devidas diferenças.

Miguel Nunes disse...

sim, hertz, o Benfica fez uma 1a parte fabulosa. Faltou a bola entrar... dirão que faltou o Cardozo, mas n foi nada disso. Aliás, será engraçado reparar q qd o Benfica empatar algum jogo por 1-1 ou 0-0 vão dizer que faltou o Cardozo para marcar o golo da vitória. Mas, o paraguaio esteve na época passada no jogo com o Estoril... ou em tantos outros... foi campeão 1x em 6 anos. Apenas 1 em 6 não por sua responsabilidade, mas se fosse o Deus na terra... então tb tinha resolvido mais vezes aqueles jogos como com o Estoril...

O pai/empresário do Rodrigo até já mandou na imprensa a boca de que o filho é 9. é ponta de lança. é na área q faz a diferença.

Manuel Humberto disse...

Miguel, subscrevo em absoluto e também continuo a pressentir o Benfica como favorito. É interessante isso do nº de nomes dos 2 clubes no melhor 11 e qualidade individual. Helton, Danilo, Otamendi, Alex Sandro ou Fernando não resolvem jogos. No limite nem Jackson resolve jogos. O talento em jogadores como Markovic, Gáitan, Djuricic e Matic o FCP por ventura não terá, mas o Benfica já o tem e é isso que em tese (favoritismo) faz o Benfica ter mais brilho e maior capacidade para solucionar problemas. No mais, apesar das borlas de Artur e de nomes como Jardel ou os problemas que se calhar terão no lado esquerdo não foi / não é fácil marcar golos ao Benfica e em princípio assim continuará. A permanência de Jorge Jesus dá ao Benfica garantias nesse sentido.

Estas duas coisas somadas tornam o Benfica mais perigoso que o FCP.

Mas claro tudo isto é favoritismo, exercícios abstratos, porque 3 ou 4 maus resultados nas 1ªs jornadas podem muito bem despoletar problemas atendendo à pouca paciência que muitos benfiquistas demonstram para com o seu treinador, em virtude do nº de troféus ganhos nas 2 últimas épocas. Ao contrário se o FCP treme ao início e o Benfica arrancando bem somar 5 ou 6 pontos de vantagem, a injecção de confiança associada a doses muito grandes de talento naquela equipa tornará muito difícil uma perseguição. Não serão Fernando ou Lucho que terão capacidade para correr atrás do Benfica embora isto esteja dependente daquilo que os reforços do FCP revelarem e isso ainda falta conhecer. Jogadores como Quintero, Herrero, Josué e até Izmailov, é uma incógnita aquilo que oferecerão ao FCP durante a época.

Henrique disse...

Miguel Nunes, o Cardozo nunca foi consensual, mas como o pessoal atribui ao JJ a responsabilidade dos falhanços desportivos, a pessoa do Cardozo tornou-se num cavalo de batalha anti-jesus.

E também não percebo o porquê dos 2 PL. Talvez o JJ pense que seja uma variação importante para vários jogos no campeonato nacional. Mas também acho que o modelo preferencial será 1 PL + Djuricic/Markovic.

No que toca ao jogo com o São Paulo, gostei muito da primeira parte. Parece-me que o Benfica vai apostar mais no jogo interior, nas tenho de ver mais jogos com o Sálvio.

Miguel Martins disse...

Quanto ás declarações sobre o Ronaldo acho que foram tiradas de contexto... ele estava a salientar que mesmo antes de ser principal já treinava grandes jogadores, e o Ronaldo é o fenómeno, depois houve outro Ronaldo (Ronaldinho) e agora há outro (CR7) por isso acho que foi mesmo para definir de quem estava a falar.
Tanta discussão acerca do Ola Jonh mas afinal na equipa ideal aparecem Salvio e Gaitan.
Em minha opinião (benfiquista) o FCP é favorito por diversos fatores: Modelo de jogo mais ajustado a jogos competitivos, Desgaste psicológico dos jogadores com JJ, Pessoalmente acredito na qualidade do PF em função do trabalho desenvolvido no Paços (embora ter de ganhar possa pesar), e as ajudas arbitrais (embora completamente fora do foco deste blog, também contam e muito).
"Rodrigo contra o Elche, a jogar como o único avançado lá na frente fez um hat-trick." É diferente jogar contra o Elche do que contra o Chelsea, onde até caia sozinho! Rodrigo entre linhas é muito mau, não consegue ligar o sector médio com o ofensivo pois erra imensos passes (más decisões entre passe no pé e no espaço), procura demasiado desmarcações em ruptura ao invés de apoio, e raras xs procura tabelar ou manter a posse.

hertz disse...

Eu não consigo ver o Benfica a partir como favorito. Ambos têm belíssimas equipas. O Porto apesar de ter perdido Moutinho e James continua com aquela defesa de betão, agora já tem alternativa ao Jackson e ainda contratou jogadores de qualidade.
Para além disto, o Paulo Fonseca goza de uma das melhores imprensas que eu já vi um treinador dos grandes ter. Elogios de toda a imprensa. Toda, sem excepção. Vi momentos de uns 4 jogos e os gajos da sporttv sempre, sempre a elogiar o Paulo Fonseca. A pressão externa, tanto dos adeptos como da imprensa, sobre o Paulo Fonseca não tem nada a ver com aquela que terá o Benfica, mais propriamente o JJ. Com o jogo de ontem já deu para ver isso, da parte dos adeptos com assobios e lenços brancos e da parte da imprensa com as capas de jornais a serem demonstrativas disso. E como se não bastasse isso tudo ainda temos o caso Cardozo com a imprensa e adeptos a tratá-lo como se ele fosse um salvador para o Benfica, como se sem ele o Benfica não marcasse golos.
O Porto vai começar o campeonato num clima de pura paz e tranquilidade, enquanto o Benfica vai começar o campeonato num clima de destabilização, de pressão sem limites, de guerrilha entre adeptos que apoiam ou não o JJ, que apoiam ou não a volta do Cardozo. Está bem patente o clima que se vive em redor do Benfica quando na 1ª derrota da pre-época se ouvem assobios e se vêm lenços brancos. Isto tudo e o campeonato ainda nem começou.
Por isso tudo, considero o Porto favorito na mesma para ser campeão.

João disse...

Miguel, qual a tua opiniao sobre o Josue? Para mim, grande desilusao...depois de tudo o que tinha ouvido falar sobre ele(mas sem nunca ter visto o suficiente para avaliar), julguei que poderia estar ali um jogador para o futuro da seleçao, tao necessitada de talentos no centro do meio campo. Mas do que vi, nem pensar nisso...é por ser pre-epoca ou ele nao sabe conduzir a bola no pé? Sempre que recebe, procura imediatamente o passe...sabe temporizar, mas só parado! Quando se pede que avance com bola controlada, zero! Ate o Castro tem estado melhor nisso. Ja o Quintero, que grande talento está ali. Só espero que exista coragem, Lucho recua e miudo a 10!

Miguel Nunes disse...

João, vi mais vezes o Quintero que o Josué. O Quintero tem potencial para ser dos melhores do mundo. O Josué nc vi mt. Vou ver este ano e voltarei. Mas, que é bom, é... pode estar a sentir o peso do FCP. N sei... n tenho visto

Ricardo Cunha disse...

Sinceramente nao consigo ver diferenca alguma entre a dupla Fernando - Moutinho da epoca passada e Fernando - Defour desta epoca... quantas e quantas vezes Moutinho nao baixava para pegar no jogo?

António Almeida disse...

Miguel Martins, não foram retiradas de contexto nenhum que eu vi-as no telejornal e percebi bem o que quis dizer

Já que pegas no que questionei, pego no que escreves depois

"Tanta discussão acerca do Ola Jonh mas afinal na equipa ideal aparecem Salvio e Gaitan."

O outro estarola do Fernando Santos e do Aguero, coitado, não pesca nada disto, deixa-o estar contente a pensar que sim... tu apareces cheio da teorias, e afinal pelos vistos nem interpretar português consegues... O que é que tem os elogios à decisão ou decisões do Ola John a ver com o Gaitán e o Sálvio? Quando simpaticamente te pediram para ir ver os teus treinos, e por mais de uma vez, e tu a fugir com o rabinho à seringa percebi logo tudo... teoricozecos dos sistemas e subsistemas, que ainda por cima são parvos ou apenas provocadores.

Miguel Nunes, também pensei nisso... algo não está bem com Mourinho. Por maior que fosse a traição do Ronaldo ele nunca reagiria assim num passado distante... outra coisa que pensei foi o facto de agora ser Chelsea... afasta-se pq Ronaldo é MAN UTD!

José Augusto disse...

LOL realmente é complicado falar com quem tem tanta dificuldade de compreensão... Então mas o Salvio até nem foi eleito aqui há algum tempo para o 11 inicial?

mas o topo foi: "Eu até concordava com as análises" Deve ter sido emocionante para o Miguel ler isto LOLOLOL Sem esta aprovação o que seria deste blog? LOL

Miguel Martins disse...

António Almeida: eu também ouvi no telejornal e dei a minha opinião... e justifiquei a minha opinião. tu fizeste uma questão e eu dei a minha opinião... eu respondo por mim e a quem se dirige a mim, além de suportar em argumentos as minhas opiniões. não preciso advogados de defesa nem tomo as dores de ninguém por isso não me compares com ninguém. na discussão sobre o Ola dizem lá que é o melhor extremo do Benfica depois apontam outros 2 para o melhor onze... para mim é uma contradição (para ti não é). se tu interpretaste simpaticamente eu interpretei sarcasticamente... mas posso t convidar quando vieres até tras-os-montes. passas um comment a criticar m mas não apontas nada... so que nem português compreendo. já agora o que são teoricozecos dos subsistemas? onde leste algo meu a falar de algo do género?
José Augusto: com ou sem aprovação o blogue continuaria a ser provavelmente o melhor sobre futebol em Portugal, embora com muitas pseudo verdades e pouca abertura ao debate mas com mts puxa saco que só aparecem para dizer és o maior, não sabem o mínimo para poder questionar algo e que criticam acefalamente quem questiona e fundamenta opiniões diferentes.

Miguel Nunes disse...

"na discussão sobre o Ola dizem lá que é o melhor extremo do Benfica depois apontam outros 2 para o melhor onze... para mim é uma contradição (para ti não é"

Miguel, podes se n for assim mt trabalhoso (n te posso exigir coisas q envolvam trabalho pq tb n me esforço ctg) colocar o link e explicar onde aparece a tal citação em que afirmo que o Ola John é o melhor extremo do SLB?

Para perceber se escrevi ou falei durante o sono ou se para além das dificuldades de interpretação q te apontaram tb és mentiroso...

PP disse...

Este blog não está cheio de egos. Está sim cheio de alter-egos!

Fala-se cada vez menos de futebol... por isso se este blog é o melhor que Portugal tem para oferecer sobre futebol... estamos bem tramados!

PP disse...

Ó Miguel Nunes, tu não pescas nada disto.

Qual é a equipa que treinas?

Miguel Nunes disse...

Ainda cá vens lol Se eu soubesse que ficarias tão sentido qd disse que não percebias de futebol, não o teria dito. Estou a falar a sério, não tenho interesse algum em magoar pessoas...

PP disse...

E que tal responderes à questão?

Tu não és ninguém para dizer o que quer que seja sobre o futebol, apesar de seres "adorado" aqui... ou não fosse este o teu blog, não é verdade?

Quanto ao sentir-me ofendido, estás redondamente enganado. Normalmente só se é ofendido quando se deixa ser ofendido e isso só aconteceria se aceitasse o que escreveste sobre mim.

Agora, e que tal responderes pelo menos a uma questão que te coloco?

Ou vais cobrar-me a resposta?

Miguel Nunes disse...

PP, estás assim tão curioso? 5 mil euros! Porque é para ti! Já me pagaram mais do que isso para me ouvirem :) Se calhar já fui campeão nacional, se calhar já ganhei a taça de Portugal, se calhar já andei pela Liga dos Campeões, se calhar trabalho p clube da Premier League ou para um clube grande em Portugal, ou se calhar nada disto e ando perdido num sitio qq esquisito de Portugal. A verdade é que os conhecimentos não dependem do curriculo. Valem por si. Mas, voltando à questão, não te posso dizer, não por ser a ti concretamente, mas pq sei que se a maioria soubesse iria achar q isso influencia os textos ou análises a determinados clubes. Então prefiro assim.

Miguel Nunes disse...

Estás mesmo sentido... imagino se algum dia tiverem essa opinião, mas sobre a área que dominas... matam-te por dentro, homem! Não devias deixar isso moer-te tanto. Estou a falar a sério. Com machado enterrado e tudo :)

PP disse...

Miguel Nunes,

Podes convencer os leigos todos por aqui, mas a mim não me convences, até porque já destes mostras de que metes as mãos pelos pés no que revela a falar sobre futebol. Primeiro o adversário não influencia a decisão, depois já influencia... enfim, coerências!

Não vou falar das tuas competências de análise de jogo sobretudo no "paint", porque aí parece-me que és um Às.

Não és treinador profissional nem sequer com o teu perfil vais lá chegar. Depois, estamos em pré-época e tu passas mais o tempo aqui neste blog...

A tua desculpa para não me dizeres onde treinas é infantil e até cómica, pois o receio que tens em que "isso influencia os textos ou análises a determinados clubes" é patética. É óbvio que influencia e vai sempre influenciar. E, um dos problemas que deves ter com muitos dos que aparecem aqui a comentar e a expressar uma opinião diferente é exactamente por isso: só vês como os burros ciganos, ou seja, com palas nos olhos para olhar sobre uma direcção, aquela que tu achas correcta.

E, por fim, se eu tivesse mesmo ofendido, fazia a figura que estás a fazer, ou seja, que fica sempre algo para dizer e precisas de escrever mais algo ao fim de 7 minutos para deixar bem marcada a tua posição.

O melhor conselho de borla, mas que vale muito mais dos 5k€ que dizes cobrar, e que te posso deixar é: cresce miúdo!

Miguel Nunes disse...

bolas, mesmo zangado... get over it!

António Almeida disse...

O rapaz está mesmo triste LOL

olha o que lhe perguntaram no Posse de Bola:
"Ronaldinho disse...
Oh PP tu por acaso não és amigo ou da família do Valter pois não?"

"Ronaldinho disse...
É um rapaz que costumava visitar muito o nosso blogue e o lateral esquerdo. Vocês têm uma maneira muito parecida de entender o jogo e de debater ideias por isso é que perguntei"

aperta com ele que ainda temos estarola a confessar aqui que não percebe nada, nem de engenharia LOL

Ricardo Cunha disse...

Miguel,

Qual é para ti a principal diferença na tão falada mudança no meio campo do porto da época passada para esta época?

Fernando / Moutinho
Vs
Fernando / Defour (Castro)

Miguel Martins disse...

Miguel Nunes: Além de não teres argumentos para discutir e entrares em insultos baratos, eu disse que era uma contradição e tu vens chamar mentiroso. Ora Então aqui vai, mentiroso és tu, ou então (é a minha opinião) escreves sem te preocupar com a coerência: "Sem dúvida que de todos os extremos é o que tem maior potencial. Pela idade, inteligência, qualidade técnica e física." 2 de Agosto de 2013 às 21:59. Já sei que agora vais começar com retórica que potencial e eleger para a melhor equipa não é a mesma coisa, mas não passa de retórica... facilmente desmontável pois não tens argumentos nem conhecimento para suportar tais afirmações. Dizes que os conhecimentos valem por si, mas não discutes os teus, dizes que discutes com este e com aquele... mas então em que pt ficamos? Já agora se o adversário não influencia a decisão qual é o problema em os teus adversários saberem quem treinas? Não influencia (dizes tu, embora não ajas como tal, mais falta de coerência)!
António Almeida: Aceita o convite? Já agora, o Miguel Nunes alguma x o convidou? ou foge com o rabo a seringa? Ele é que nem diz quem treina quanto mais convidar a observar os treinos! Nada contra essa opção, mas se me faz essa proposta a mim posso perguntar-lhe se a fez também a ele!

António Almeida disse...

Miguel Martins, para além de já ter visto, já participei nos treinos do Nunes. Já lá vão uns bons anos, no Estádio Universitário, e garanto-te que foi o melhor tempo da minha vida! Cada treino uma aprendizagem nova, para além de que o fazíamos sempre a jogar...e para quem joga, não há melhor do que isso. A liga era amadora, mas os treinadores estavam praticamente todos no Benfica e no Sporting... a nossa equipa ganhou o campeonato com 17 vitorias e 1 empate em 18 jogos, para além de termos ganho a taça também... depois o Miguel e outros mt bons que lá estavam (dois dos treinadores que por lá andavam já se tornaram campeões nacionais) saíram para coisas mais a sério e a malta acabou por desistir. Nestes muitos anos desde esses tempo tenho mantido o contacto com o Miguel... sei onde treina e se quiser posso aparecer que serei bem recebido. Sobre aquilo que ele disse, do ter sido campeão nacional, trabalhar para um clube da Premier League e para um grande em Portugal, por acaso até é real, apesar dele ter deixado só no ar, mas n é isso que o torna bom ou mau. Tu n és mau porque estás em Trás-os-montes, ou és?

Quando tiveres uma equipa toda a comentar entre ela que foste a melhor coisinha que já lhes aconteceu, é sinal que és bom... mesmo que isso seja em Trás-os-Montes! Ele já era extraordinário quando me andava a ensinar a jogar futebol. Não se tornou só por ter chegado ao clube x ou y, ou ter ganho x ou y.

Pegando noutra coisa que nem é para mim... potencial, a meu ver = capacidade para no futuro tal e tal.

Tenho a certeza que sabes isto, apenas estás a tentar ser parvo. Perdes mais do que o que ganhas com isso..isso tenho eu a certeza...até pq o outro estarola não faz ideia do que é um jogo de futebol, já tu parece que pode nem ser bem assim...

E desculpa lá qq coisinha... não me meti na vossa parvoíce no post anterior... venho a este fazer uma pergunta a uma pessoa em concreta e tu vens meter-te cmg a chatear, com o contexto... qd ainda hoje o Ronaldo diz q "n cospe no prato q come"... n ia sequer dirigir-te a palavra, apesar de ter andado tentado a fazê-lo, mas como foste tu que vieste chatear primeiro...

Quanto ao convite, agradeço... mas a distância é complicada.... vivo em Lisboa, não poderei aceitar... mas, obrigado.

Miguel Nunes disse...

Ricardo, mais que o individual, muda o sistema. O Fernando jogava como pivot único à frente dos centrais, e depois à sua frente dois médios interiores (Lucho e Moutinho).
Neste momento, joga Fernado e Defour lado a lado. É difícil estar a arriscar mta coisa sem ver mt, mas n sei se o Fernando renderá o mm desta forma. O Defour é mt bom, na minha opinião. Tem mt critério e qualidade técnica... mas sem bola Moutinho é bastante superior

António, sempre foste o meu favorito, mas não digas aos outros... lol

Martins, afinal n és mentiroso, apenas desconheces o significado de potencial. Quanto às decisões, vou tentar lá voltar num post novo para explicar o pq destas n dependerem do adversário. As BOAS decisões, óbvio.

Miguel Martins disse...

António Almeida: quanto a questão do Ronaldo ele tb intrepertou como um ataque pessoal... eu interpretei de forma diferente e expliquei pq. podes concordar ou não mas não podes dizer que digo por dizer ou para ser parvo. em relação a tua defesa do Miguel Nunes.. até podia ser o Mourinho que era incoerente na mesma... as ideias não têm valor por serem de a ou b mas pela sua sustentação e argumentação... e a dele é=0. a resposta tipo dele é:você não percebe nada não vou explicar! se ele soubesse explicar não era difícil com o tempo que gasta com respostas a insultar explicar o que acredita. tal como já disse antes eu respondo por mim e não tenho de defender nem de ser defendido por ninguém. em relação ao convite... deu para perceber o porquê de ser desnecessário convidar? o factor proximidade geográfica!
Miguel Nunes: até podes preparar 10 posts que não passa a ser verdade...em qualquer desporto com oposição o adversário representa um constrangimento a decisão. depois há na mesma situação diversas decisões boas (até gostava de te ver definir concretamente o que é uma boa decisão, não com comparacoes ou pela negativa, mas uma boa decisão é isto) ... tens e de ter a mente aberta que não há apenas a tua solução.

Helder disse...

Miguel Nunes, mas também podemos especular que a mudança de sistema táctico pode, além de ser igual à do Paços, ser mais adequada a um Porto sem o Fernando, que é o que parece que vai acontecer :p

Miguel Nunes disse...

Helder, sem dúvida. Mas independentemente disso, acho a mudança interessante e importante, pelas razões que apontei.

O VP é, mm q n seja reconhecido, de facto mt bom, e ir querer fazer igual ia dar confusão... pq seria tremendamente difícil... Assim fica toda a gente ligada desde cedo. E é curioso que nc, desde que me lembro, vi o FCP jogar neste sistema!

Pedro disse...

Miguel eu como Portista, infelizmente recordo-me de duplo pivot no meio campo do Porto.

Duas palavras: Octávio Machado

Paredes; Soderstrom; Costinha

Paredes; Soderstrom; Deco

Costinha; Soderstrom; Alenitchev

Paredes; Quintana; Costinha (épico!)

Desde que me dou como espectador de futebol, foi o pior ano do Porto.

Nem o Quinito fez pior.

O Porto tinha no plantel Deco, Ricardo Sousa, Alenitchev, Clayton, Capucho e jogava com aqueles mecos.


;)

PP disse...

@ António Almeida:

«Já lá vão uns bons anos, no Estádio Universitário, e garanto-te que foi o melhor tempo da minha vida! Cada treino uma aprendizagem nova, para além de que o fazíamos sempre a jogar...e para quem joga, não há melhor do que isso. A liga era amadora, mas os treinadores estavam praticamente todos no Benfica e no Sporting... a nossa equipa ganhou o campeonato com 17 vitorias e 1 empate em 18 jogos, para além de termos ganho a taça também... depois o Miguel e outros mt bons que lá estavam (dois dos treinadores que por lá andavam já se tornaram campeões nacionais) saíram para coisas mais a sério e a malta acabou por desistir. Nestes muitos anos desde esses tempo tenho mantido o contacto com o Miguel... sei onde treina e se quiser posso aparecer que serei bem recebido. Sobre aquilo que ele disse, do ter sido campeão nacional, trabalhar para um clube da Premier League e para um grande em Portugal, por acaso até é real, apesar dele ter deixado só no ar, mas n é isso que o torna bom ou mau.»

Portanto... és um graxista do Miguel Nunes, com o qual atenderam a alguns "workshops"... Ok!

É isso "campeão"! Já és um expert na matéria... Cá para mim trabalharam foi na horta que há ali na cidade universitária...

E, quanto às boquinhas do estarola... era necessário pertencer a um trio... trio esse que tu pertences.


@ Miguel Nunes: E, continuas a não responder às questões que te colocam... que clube, ou associação estás a treinar, se é que estás a treinar?

É que por detrás de um PC são todos uns heróis, são todos os melhores treinadores do mundo,...
Não entendo o teu medo.


@ Tema do artigo: Tirar uma foto a um momento isolado do jogo não diz muito...

Teria sido muito mais interessante haver mais imagens em vários outros momentos de jogo, pois assim perceberia-se melhor as funções de cada um dos elementos do tridente de meio-campo, mas também as funções que Paulo Fonseca dá aos seus extremos.

Aqui os sabichões, os "treinadores encartados" e demais graxistas do costume, falam em duplo pivot e em 4-2-3-1, mas o que se vê é uma linha de quatro a meio-campo, com o Lucho mais subido e numa posição intermédia entre a linha e o atacante, ou seja, um 4-4-1-1.

Mas, isso é "peanuts". Hoje em dia as equipas acabam por serem híbridas, no sentido de em vários momentos do jogo adoptarem um posicionamento táctico ligeiramente diferente àquele que vem nas fichas de jogo.

Aliás, a FIFA não reconhece o 4-2-3-1 como sendo uma táctica de base... por algum motivo é.

Miguel Nunes disse...

Deco, Aleni (o pequeno Zidane para Mourinho. Na final da Champions, disse o Bosingwa que o Mourinho se virou para o gajo e lhe diz "agora vais mostrar a estes gajos pq és o meu pequeno Zidane") e Capucho... meu Deus...

Miguel Nunes disse...

PP, vergonha alheia...

PP disse...

Os argumentos dos medíocres são o baixo nível... estás lá Miguel Nunes.