segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Hazard. Criatividade.

Nos anos mais recentes foi instalando-se a ideia de que a bola é que deve circular e foram surgindo cada vez mais jogadores que jogam apenas a um dois toques. Cada vez mais jogadores incapazes de se soltar duma base mecânica que lhes foi incutida em demasiados casos por outrem. Cada situação é uma situação, e se é certo que numa percentagem elevada das vezes se impõe mesmo fazer a bola circular, sobretudo quando em situações contra defesas em organização, a verdade é que não há uma forma mágica. Cada lance é um lance e mesmo que na mesma fase do jogo, pode requerer respostas diferentes. 

Os melhores jogadores na actualidade são os menos "formatados". Os mais criativos, que para além de terem uma variedade grande de respostas para oferecer sabem perfeitamente quando as devem oferecer. São apenas vinte e dois anos de idade, mas um potencial tremendo o de Hazard. Tanta qualidade vai agora encontrar um treinador que sempre privilegiou a criatividade entre linhas, mesmo que em determinado momento tenha mudado um pouco. A expectativa é elevada. Em video o que fez Hazard frente ao AC Milan. A velocidade a soltar quando não enquadrado e com oposição a chegar às costas, a velocidade a disponibilizar-se para receber e por fim a condução na direcção da baliza adversária, o atrair da oposição e a assistência. Um grande talento o belga. O "novo" futebol da Bélgica, outrora apresentado aqui e aqui.


12 comentários:

Roberto Baggio disse...

Este e o Kevin de Bruyne vão dar que falar.

João disse...

Quem faz o passe para o Hazard é o Óscar?

E por falar em jogar a um dois toques. http://youtu.be/iMYc47dMVAA

Henrique disse...

O de Bruyne é muito bom, este já dispensa apresentações :D

Roberto Baggio disse...

"Emanuelson foi a tentar fechar ao meio, nota-se que não é lateral-esquerdo de raiz, a sentir algumas dificuldades de posicionamento"

Estava a ouvir isto em directo e a comentar com o Gonçalo... Rofl

João disse...

Miguel, um off-topic. Como pensas que será a epoca de Cristiano Ronaldo na sua nova posição? Se houve um ponto onde sempre discordei de ti, foi sobre ele. Penso que este ano será um verdadeiro teste, onde ele poderá mostrar o quão determinante é, mesmo jogando numa posiçao central. Sim, ele ja explorava vezes sem conta zonas interiores, mas agora esta definitivamente "ilibado" de qualquer responsabilidade defensiva. Ao contrario do que os proprios adeptos de Madrid pensam, acho que vai ser a melhor epoca da sua carreira. Pelo que ja vi, acho que poderá ser tao monstruoso o seu rendimento ali que deve inclusive obrigar Paulo Bento a readaptar todo o modelo da selecçao, em cima da hora. Losango de novo, talvez...Vai aqui uma aposta? O Ronaldo este ano, se nao existirem lesoes, ultrapassará a marca de 50 golos na Liga. E terá mais assistencias que nunca. Mesmo sem a inteligencia e criatividade de muitos outros do proprio plantel de Madrid...

hertz disse...

O Hazard com o Mourinho vai explodir e a ver se também consegue "ressuscitar" o Torres.

Falando de outra coisa, o que é que acham das várias declarações que vieram a público de jogadores do Bayern que, de certa forma, questionaram as ideias do Guardiola? Será que como ganharam tudo estão de certa forma acomodados e consideram que as modificações do Guardiola são desnecessárias?

Miguel Nunes disse...

João, ainda não vi o Real jogar. Mas assim deixas-me com vontade de o fazer o quanto antes! Quando puder digo qq coisa.

Hertz, eu não sei se isso será mesmo real. O que li foi um pouco correio da manhã... .sabe-se que Robben tal tal. Ou estou enganado? Foi mau para o Guardiola terem ganho tudo, porque lhes dá esta posição do não termos nada para aprender, como Mourinho disse que Ronaldo fez também me Madrid. Mas, acredito que ele lhes dê a volta. Quando no relvado as coisas saem e bonito... ui...

vou dar-te um exemplo que experienciei... a um nível totalmente amador e portanto se calhar com pouco transfer, ou se calhar... com algum.

Ai nuns posts atrás falou o António, que foi meu jogador há muitos anos numa Liga amadora. A Liga já existia há uns anos qd lá entrei... e entrei directamente para a equipa dele que era a campeã na altura. Mudei tudo... Do sistema táctico a tudo o resto... e durante a pré-época nem sempre as coisas saiam bem e por vezes sentia que eles desconfiavam um pouco... tipo, "ganhamos tudo, vem aqui este gajo cheio de conceitos novos... tudo diferente... vamos lá ver onde isto nos vai levar". Lembro-me que abertamente no final de um treino lhes disse vamos fazer assim X tempo. Experimentam. Se n correr bem, voltamos ao sistema que estão habituados e trabalhamos a partir daí. Não sou inflexível.

A verdade é que quando as coisas começaram a sair no campo... ui... Tinhamos lá um espanhol, adepto do Barça que às tantas começou a dizer que éramos o Barcelona do Cruijf a jogar à bola.

A verdade é que acabou por correr tudo bastante bem.

No fundo... os jogadores só precisam de dar uma oportunidade ao Guardiola. Depois as coisas acontecerão com naturalidade.

Unknown disse...

que tens a dizer sobre isto?

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior_premium.aspx?content_id=837250

lolol

Miguel Nunes disse...

unknown, é bom que não seja essa a análise do Leonardo Jardim. O Sporting mais do que nunca depende muito da competência do seu treinador, porque aquele plantel não promete lá mt para a presente época.

Signori disse...

Sim Baggio, essa do Emanuelson eu fiquei a pensar, estou a ouvir bem? eu sei que já é tarde, se calhar o homem está ensonado!

Signori disse...

Essa dos jogadores terem ganho tudo e se acharem com grande autoridade, fazz-me lembrar o que aconteceu a del Neri, após Mourinho no Porto,e a sua famosa defesa subida a encurtar e a jogar no fora de jogo. Foi corrido em 3 tempos do Porto!

Signori disse...

Sim, faltou músculo. Penso que estão a pensar contratar o Gravesen (ainda joga?), trazer novamente o Koller para o futebol, e dar uma oportunidd ao Onyewu. E vão dispensar o André Martins e Chaby que são casos perdidos. Acho que Leonardo já percebeu como pode ser campeão! E os outros qu vêm dos juniores só vão ser inscritos no fim de Janeiro, pq até lá é só ginásio. Vão pedir umas dicas tb a Ancelotti sobre os treinos dos MArines.