quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sporting x Braga

O 442 clássico a defender. O posicionamento de William como 6, e Adrien e Magrão como interiores na saída para o ataque. A mobilidade do segundo avançado, Eduardo, sempre a movimentar-se de dentro para fora. São estas as três principais notas a reter da equipa de Leonardo Jardim.
















18 comentários:

Arnaldo Ventura disse...

Boas Miguel
Tens razão quando referes as duas situações mais deficitárias deste Sporting:
- a saída de bola, nem Rojo nem Maurício têm qualidade de saída, Rojo então é uma desgraça...;
- o espaço entre linhas, nomeadamente o posicionamento de Carrilo que não fecha o espaço central e o distanciamento da linha defensiva para o meio campo.
No entanto, acho que são situações que Leonardo ainda vai a tempo de corrigir, principalmente o afastamento entre linhas.
Saúdo-te e ao blog.
Um abraço

PM disse...

Vi o jogo na diagonal e não me tinha apercebi deste 4-4-2.

Bom trabalho Miguel!

YilmaZ disse...

Acho que Jardim pede coisas muito complicada a Wilson Eduardo & Carrillo..
Pra eles é 4-3-3 e "corre Forrest"!!Lol..

PS:Este Real Madrid sem Di Maria e com Isco agrada-me;é mais estiloso,mais inteligente.. mais tudo!

Ricardo Sala disse...

Boas,

Excelente análise. Do que vi do jogo, e vi quase todo, o William pareceu-me demasiado fraco no passe, perdeu, principalmente na primeira parte, alguns passes de rotura bastante fáceis. Muito trapalhão, mas com um domínio pela força no centro do campo. Não compreendo a fixação pelo Carrilho, posso estar enganado mas se não "rebentar" em breve, não vai passar de um jogador mediano com nome de craque.

YilmaZ, qualquer equipa sem Di Maria e com Isco é mais inteligente:)
...mesmo que perca alguma "verticalidade", ganha sempre mais domínio, mais qualidade na decisão e posse. E ainda mais desde que o Di renovou contrato...

Peyroteo disse...

Quando o Miguel falou no lance em que Montero cabeceou desenquadrado, lembrei-me de um grande golo que ele fez no Millionarios:

http://www.youtube.com/watch?v=XF0Whd_7YXE

Fantástico golpe de cabeça

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente e do pouco que vi acho que o Sporting tem uma tarefa impressionante pela frente...

E também confesso, contrariamente ao que achei outras vezes, que o L. Jardim não está a começar nada bem. No entanto, os meios ao seu dispor são fraquíssimos.

O Sporting continua com atletas que não tinham lugar assegurado na maioria das equipas portuguesas. E com outros que têm muito potencial mas que não se sabe bem aquilo que podem dar à equipa.

É estranha, por outro lado, a opção por um 4-4-2 quando o Sporting tem um perfil de 4-4-3 claro. Neste modelo suspeito que o André Martins vá aquecer o banco. Acontece que é o melhor jogador - mas de muito longe - do Sporting.

Pedro disse...

Dentro do que era possível acho que os reforços do scp não são grandes mais valias. Em tempos que o dinheiro não abunda, podiam tê-lo gasto melhor.

O Montero tem uma boa capacidade técnica mas, para ponta de lança só lhe um pormaior: marcar golos. O central, bem, um zagueiro da segunda divisão do brasil com cara de lutador de vale tudo... pronto, bate e chuta para a frente, não complica. O Magrão, desculpem mas não vi nada que me entusiasmasse. O lateral que veio do estoril é fraco a defender, coisa que, continuo a achar que é a primeira função de um lateral. O Cissé... só digo: LOL. Os miudos mais novos têm alguns potencial mas, não sei se chega. Só uma palavra para o W. Carvalho: novo Viera? Só se for Luís Filipe Vieira!
O melhor jogador, de longe, na minha humilde opinião, Adrien Silva. Assim continue, comece a aguentar um jogo completo e ajudará a seleção.

O Braga da primeira parte joga para os lugares do meio da tabela, o da segunda para o 3º/4º.

Abr,

Miguel Nunes disse...

Arnaldo, obrigado e abraço

PM, obrigado

Yilmaz, ainda n vi nada do Real, mas isso é óbvio.

Ricardo Sala, o Carrillo pode dar mt mais. Eu continuo a pensar nisso...

Peyroteo, há lances que não definem a qualidade de um jogador. E aquela perdida do Montero é um deles. aquilo pode acontecer a toda a gente. já há pequenas coisas que se notam que não estão ao alcance de todos. Pode parecer parvo, mas a forma com adivinhou aquele lance, e n fez melhor, apenas pq era impossível, foi o que me ficou na retina. Não é para todos e indicia que pode ser bastante diferente do que agora dizem dele (n serve na área)

Edson, também concordo c mt do que dizes, sobretudo a parte do A.Martins

Pedro,concordo com qs tudo, tenho duvidas sobre o que dizes do Montero. Não sei se não os marca... não foi essa a sensação com que fiquei, apesar das perdidas. Outro lance interessante foi aquele como no meio de 2 adversários mata no peito e consegue finalizar. Sinceramente, pareceu-me fera... e n é um palpite fácil de fazer depois das perdidas.

Braga mt fraco... desiludiu bastante mais do que o SCP, que n merecia de forma alguma ter perdido.

Rui Monteiro disse...

Meu caro,

Dois pontos que saliento. O Montero pareceu-me craque. Tem técnica. Intui os lances. Adivinha onde a bola vai cair. Não seria precipitado a dá-lo como um "flop" como os comentadores o fizeram ontem.

A saída de bola pelos centrais é um tragédia. Basta um avançado para pressionar a linha de passe para qualquer um deles acabar numa biqueirada para a frente. ainda para mais deixam-se pressionar logo à saída da área o que deixa a equipa toda partida.

Um abraço

Miguel Nunes disse...

Rui, completamente de acordo. Ou mt me engano ou o Montero vai demonstrar que quem pensa q na área não se safa está enganado.

Os centrais têm de ser Dier e Ilori, na minha opinião.

El Cata disse...

Com Jardim André Martins dificilmente será valorizado.
No passado nunca incutiu nas suas equipas cultura de posse e proximidade entre jogadores em organizçao ofensiva. As suas equipas nunca se caracterizam por serem fortes em corredor central, preferindo sempre potencializar o momento de transição.

Roberto Baggio disse...

Betinho é craque,

Ahh essa deixa é do Savicevic

RSP disse...

Não te pareceu estranho a distância entre os 2 da frente e a linha de meio-campo a pressionar? Era tão clara que pareceu intencional.

Miguel Nunes disse...

sim, pareceu. Torna bastante fácil contornar os 2 adversários, basta recuar um trinco.. mas o braga mm c Custódio a vir buscar, jogava c os centrais e ele (os 3) mt perto e saiu sp mal por isso. Foi a ideia com que fiquei

Signori disse...

e a ideia do jogo directo acerca da assimetria deste sporting, e que a especificidade dos intérpretes relativamente Às funções e dinâmicas que se pretendem, poderá ser chave neste sporting:

"...parece-me que o ponto decisivo para a definição do patamar que este Sporting pode, ou não, atingir reside no binómio especificidade-qualidade. Apelando um pouco à memória, a boa equipa que Jardim conseguiu construir em Braga tinha precisamente na especificidade uma das suas marcas mais fortes (conjuntamente, também, com a assimetria), com as principais dinâmicas a ir ao encontro das características dos seus intérpretes. Neste aspecto, em Alvalade Jardim ainda tem um longo caminho a percorrer, mas sou da opinião de que é pela via da especificidade que o Sporting poderá alavancar a sua qualidade e, consequentemente, a eficácia dos seus processos."

Pedro disse...

Miguel,

Percebo a tua aposta no Montero e queria partilhar mas estou tão farto de pontas de lança que fazem quase tudo bem e depois... ah... foi azar(minha preferida... de longe)! Ou caiu para o pé errado...

Bem, assim esteja eu enganado e ganha o campeonato!

Abr,

Luis Santos disse...

Miguel, acho que o Braga tinha a segunda linha do meio-campo (Micael e Alan) muito longe do Custódio. Sem rever o jogo, é difícil sustentar isto, mas foi a ideia com que fiquei. Até melhoraram com a entrada do Luiz Carlos que joga muito mais próximo do trinco.

Miguel Nunes disse...

Não, nada disso. Tive fora o dia todo. Mas, não serei seguramente o seu ex aluno...

Que erros de concepção se refere?