quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Duplo pivot defensivo de Paulo Fonseca no golo de Rodrigo Moreno.


Por pouco habitual, realce para o mau posicionamento de Fernando. Demasiado lento a reagir, não dá cobertura a Lucho (impunha-se que ocupasse rápido o espaço marcado com um circulo. Entre colega do meio campo que saiu à bola e baliza). Quanto do erro resulta dos novos hábitos do FC Porto? Fernando nunca havia jogado com um colega ao lado, e talvez por isso a leitura da situação tenha sido mais lenta. Sem cobertura a Lucho, Markovic furou pela avenida.




21 comentários:

Roberto Baggio disse...

Já tinha dito que o DP do Porto está mal trabalhado em organização ofensiva. Jogam muitas vezes os dois em linha, e se não me engano isso foi uma situação em que Benfica "acaba" de recuperar a bola. Assim, apanha o DP do Porto na mesma linha, coisa que para mim nem em organização ofensiva é viável, e fica fácil para Markovic furar onde ele é mais forte.

Tiago Stuve Figueiredo disse...

sou só eu que acho que o Otamendi é talvez o principal culpado neste golo?

Dennis Bergkamp disse...

bom exemplo, ainda assim ha mais por onde dividir as culpas, a bola ali nunca pode entrar no espaço entre lateral e central.

lateral deve estar por dentro para que a bola seja passada para o pé e não para o espaço, dando tempo a defesa de realizar contenção e logo depois cobertura.

para não ser só malhar. o lance só acontece devido a enorme imprevisibilidade que é o futebol do Markovic.

Pedro Oliveira disse...

Correcta a análise. No entanto, faltou o mais importante. Na realidade o erro foi do Lucho, pois o Porto estava em transição ofensiva e há uma perda de bola a meio-campo (pelo Lucho). O Fernando foi surpreendido enquanto estava posicionado numa óptica de transição defensiva. A meu ver, e mediante o contexto do lance, o Fernando não tem qualquer tipo de culpa - é o melhor médio defensivo em Portugal (e não só a defender, como muitos defendem). Cumprimentos e continuem o bom trabalho.

Roberto Baggio disse...

Pode-se dizer que o erro principal é do Fernando, e isso precipita o erro do Danilo.

Paolo Maldini disse...

Pedro Oliveira, perdas de bola acontecem. É preciso estar-se preparado para elas. no gif completo dá para perceber que Fernando tem mais do que tempo para ir para a cobertura, mas leu mal o lance.

Depois há mais coisas, mas começa ai.

abraço.

Paolo Maldini disse...

http://3.bp.blogspot.com/-gGop00fGELQ/UtQ67gszxfI/AAAAAAAAAHU/QjFk7UEPxY0/s1600/5aaadf78910e9fcb164eb9f7affc2f26.gif

repara no Fernando a passo, com mt tempo... tb podes dizer q começa no mau bater da bola do OTamendi, ainda antes do Lucho perder. Mas, não me importa ver os erros técnicos...

abraços

hertz disse...

Vinha aqui á procura de um post antigo quando me deparo com 2 novos posts. Muito obrigado por terem ressuscitado este grande blog. Que seja para continuar

Gandaia disse...

Espero que este regresso aos posts seja para manter. :)

DC disse...

Tendo em conta que isto foi na 15ª jornada, como se explica uma equipa tão mal preparada com tanto tempo de trabalho com o treinador?

Eu aponto para a incompetência, claro, até porque todos vimos o que os mesmos jogadores fizeram nos últimos 3 anos (especialmente no último ano onde eram quase perfeitos a nível de transição defensiva), mas gostava de saber a vossa opinião.

Paolo Maldini disse...

obg Hertz e Gandaia.

DC, o Baggio poderá responder melhor q eu. Peguei apenas num lance solto q me ficou na retina

abraço

Tiago Stuve Figueiredo disse...

Quando digo do Otamendi, não digo no momento em que bate a bola. digo no momento em que abre completamente o espaço entre o lateral e ele próprio antes do passe do Markovic para o Rodrigo. Se ele apenas controlasse o movimento do Markovic para fora/linha, a bola nunca entraria ali. Há uma imagem em que é evidente o Otamendi a tentar juntar -se ao Mangala e depois a tentar juntar se ao Danilo para fechar, mas nessa altura já tarde demais porque o buraco já tinha sido visto e o Markovic fez um grande passe.

O que acham?

http://opequeestamaisamao.blogspot.pt

Roberto Baggio disse...

DC,

PF não convence, para já. Ainda está a tentar implementar dinâmicas do sistema, e não parece ter ainda encontrado a melhor forma de passar isso aos jogadores.

HerrKommandant disse...

O grande culpado deste golo chama-se Markovic.
O fernando é aquilo que fizeram dele: muito parvamente endeusado, e pouco jogador. O que ele gosta mesmo é de dar pau, e nisso é dos maiores cá do burgo.

Marco Morais disse...

O Otamendi não conseguiu sair uma (!) única vez a jogar. O golo é uma sucessão de erros e o DP do Porto é horrível, mas epá...

VBasten disse...

E os apoios do Danilo se nao me engano? Nao sei se e pura coincidencia o passe do Markovic ser feito naquele momento exato.. mas se nao foi coincidencia,foi de genio! Pes trocados,ja foste! Mais um bocadinho e o rapaz embrulhava-se todo na relva

Paolo Maldini disse...

o timing do passe e a forma como saiu (parecia q ia continuar a condução) é absolutamente genial mesmo. Se fosse o Aimar não seria coincidência. O Markovic já teve lances assim, mas tb já teve mts outros em que opta mal... fica a duvida...

Hugo disse...

Não acho que seja correcto analisar o DP de PF com base num só lance onde a bola é perdida num momento em que a equipa se está a posicionar para atacar. A minha opinião é que é uma sucessão de erros, a começar com a perda de bola do Lucho. Como já alguém disse, a maneira como a bola sai do pé de Markovic também tem de ser incluida neste golo.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Como disse no Posse de Bola, neste jogo, o corredor central do FCP (em organização mas sobretudo em transição defensiva) foi simplesmente patético. O Benfica do JJ, que não está particularmente à vontade nessa zona do campo, fez o que quis do adversário.

Já agora: dizer que o Fernando é o melhor em Portugal só pode fazer sentido numa perspectiva pós-Matic. E mesmo assim não sei se o William não caminha a passos largos para lhe dar um bigode em apenas 12 meses.

Anónimo disse...

Não há erro nenhum do Fernando.
Ele apenas segue as ordens do treinador, que não vale a ponta de um corno.

Jorge Carolo disse...

Paolo Maldini,

"o timing do passe e a forma como saiu (parecia q ia continuar a condução) é absolutamente genial mesmo."

Estou totalmente de acordo com o que disse e alias quando comentava com amigos o lance durante o jogo realcei esse PROMENOR delicioso...

Cumprimentos