quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A evolução de Markovic

No último post sobre o sérvio, afirmávamos e confirmávamos a sua evolução.

"Ao contrário de Quaresma, de quem se falou recentemente, os seus toques de classe são inseridos no colectivo. Ainda que volta e meia se deslumbre, decide para a equipa. Hoje incrivelmente mais culto tacticamente sem bola que ontem." Aqui

Hoje o seu treinador explica porque é agora bastante mais utilizado que antes.

"Todos os jogadores que trabalham comigo sabem perfeitamente que primeiro está a ideia da equipa. Todos têm que se adaptar a uma ideia de equipa e ela consiste em vários momentos do jogo, quando se ataca e defende. A partir daqui, temos que ver o que se faz dentro de campo e todos têm que responder a essa ideia. Os que não respondem têm menos possibilidades de jogar. Os jogadores podem ter criatividade individual mas trabalham sempre para o coletivo. É o que o Markovic está a fazer agora, não o fazia quando chegou, por isso é que não jogava. O Benfica não está dependente de nenhum jogador, está de todos os jogadores" Jorge Jesus

O miúdo para além de todo o génio que se percebe em cada toque, mostra-se disponível para a aprendizagem. Tendo tido a felicidade de encontrar tão cedo quem o ajude de forma tão assertiva, só se pode esperar que atinja o nível que nunca outro jogador saído do Benfica para um grande europeu atingiu.

P.S. - O lance que melhor define toda a sua genialidade não foi o golo em Alvalade depois de ultrapassar uma infinidade de jogadores leoninos, ou o brilhante golo ao Sion na pré-época. Tão pouco o golo deste fim de semana. Foi o passe para Rodrigo no primeiro golo no clássico SLB x FCP. O timing do passe tendo em conta a linguagem corporal de adversários e desmarcação do colega, bem como a forma como o executa, parecendo até ao momento em que contacta na bola que irá prosseguir a condução, enganando totalmente os jogadores do FC Porto presentes no lance, ficará para sempre nos almanaques do bem jogar futebol. Pormenores daqueles só estão ao alcance de muito poucos. E que aparecem somente de muito em muito tempo.


24 comentários:

LGS disse...

Tão verdade esse PS!

hertz disse...

Aquele passe para o Rodrigo no clássico foi simplesmente perfeito e apenas ao alcance de alguns.
Se para o JJ é um privilégio ter este jogador no seu plantel, também é um privilégio para o Markovic ser treinado pelo JJ que lhe vai ensinar imenso(já se nota) e que será muito importante para a evolução dele.

Roberto Baggio disse...

De assinalar que quando Matic chegou não jogava exactamente por isso. Não conhecia as ideias do treinador melhor que Javi. Jesus também o disse.



Anónimo disse...

Se calhar algumas pistas para o insucesso de algumas promessas do Benfica encontram-se na citação de Jesus: Quantos estão disponíveis para colocar a sua arte e talento em prol do colectivo em vez da gloria e do individualismo????

chipc disse...

e talvez possa vir a render mais jogando solto atras dum nº 9...a ver vamos...

Paolo Maldini disse...

ou mt me engano ou Markovic nas costas de Rodrigo seria coisa para valer golos que nc mais acabam

Roberto Baggio disse...

NEM QUERO PENSAR NISSO!!!! Como já havia dito no Posse de Bola, o lugar dele é no meio.

Luis Santos disse...

boas! já agora, deixo a pergunta: e o que acham da possibilidade de Markovic a 9? (não necessariamente o tradicional, mas mais ao estilo de Messi, Totti,...)

Roberto Baggio disse...

Acho bem, desde que ele tivesse liberdade para pegar no jogo em zonas mais recuadas :)

Anónimo disse...

Baggio, o que achas da ideia de se tirar o Lima do onze e colocar o Markovic a jogar atrás do Rodrigo? Na minha opinião, com Salvio, Gaitán, Markovic e Rodrigo, o título ficaria entregue.

Pedro disse...

Podemos discordar algumas vezes (nem tantas quanto isso...) o que até é bom para uma sã troca de ideias mas a qualidade que trouxeram a este, já excelente, Blog é fantástica. Como leitor é um privilégio poder ler os vossos posts.

Bem que o Mestre Rui Malheiro avisou que Markovic era um génio em potência e que nem queria acreditar que vinha para Portugal. É daqueles que não engana mal toca na bola.

O passe para Rodrigo no golo frente ao fcp é excelente. Se há leitura sobre a postura corporal do adversário a coisa assume níveis assustadores.

Ferreira Fidalgo disse...

A melhor coisa que lhe aconteceu é ter vindo para o SLB e ser treinado pelo Jesus. Essa frase do Jesus de que os jogadores só podem pôr o colectivo à frente do individual é um dos tiros mais certeiros do seu discurso até hoje. Também eu gostava de ver o Marko a jogar no meio, não sei se será possível dada a concorrência dentro do plantel, mas pode ser...

ricnog disse...

Já pensaram, não neste esquema, mas num 4-3-3 estilo guardiola com gaitan, Rodrigo e markovic?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Meio, Meio, Meio!

Incrível condução e incrível a enquadrar no primeiro toque. Só ao alcance dos mais evoluídos.

João disse...

Sem dúvida. O lugar dele é no meio. Não é a extremo direito, muito menos a extremo esquerdo.
Classe. No caminho para ser um dos melhores da sua geração.

M. disse...

A propósito do golo deste fim de semana, a da infame capa de uma publicação de hoje, tb me parece justa esta homenagem:
http://www.youtube.com/watch?v=S6lCwOhCalw

zorg disse...

Acho piada a esta conversa do "tem de jogar no meio".

Em que posição tem jogado o Markovic no Benfica?


Aza Delta disse...

Boas, há uns tempos postaram aqui este post.

http://lateral-esquerdo.blogspot.nl/2013/05/futebol.html


tendo em conta a previsão do treinador do vídeo, leiam agora a notícia que saiu na bola online.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=462741

Paolo Maldini disse...

"Quando Gorka foi demitido, os órgãos sociais do clube entendiam que devia ser contratado António Pereira. Mais uma vez não fomos ouvidos" LOL

Aza Delta disse...

É incrível como que por mais provas que um treinador dê num clube pequeno, um internacional ex jogador de fato e gravata tem sempre melhor perfil.

Rafael Antunes disse...

Quando li isto lembrei-me desse post...

Mas a questão que me fica é... Porque carga de água é que mandaram o homem embora?! (não acompanhei de perto todos os desenvolvimentos, mas lembro-me que na altura já o próprio dizia que não ficava, mas que depois o quereriam de volta...)

Rafael Antunes disse...

Quanto ao post...

Será que o Ola Jonh não terá sido uma vitima do que o JJ apresenta como justificação para o facto de não apostar no Markovic ao início??!!

De resto, parece-me que o JJ apresenta melhoras no que à comunicação diz respeito.

"O Benfica não depende de nenhum jogador" pareceu-me completamente apropriado...

Anónimo disse...

E o lance do golo de hoje? Parece-me que ele simulou que ia fazer o chapéu e tirou do caminho do gr...

pouco_barulho disse...

E Markovic é só um das várias pérolas que têm saído da fornada do Partizan, de onde saíram génios como Mijatovic, e as atuais promessas/certezas Nastasic, Mitrovic, Andrija Zivkovic e Milos Jojic.