quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Destaques individuais do Derby

Enzo. O argentino é mesmo de alta cilindrada. Agressividade defensiva, cultura táctica, enorme qualidade técnica e inteligência. Foi a figura do derby. Se defensivamente é totalmente fiável, ofensivamente garante sempre saída pelo corredor central, quebrando linhas adversárias. Uma espécie de extremo mas que desequilibra no corredor central. Imagine a valia disso. Vai ser uma ausência tremenda na próxima jornada.

Luisão. O comandante da linha defensiva do SL Benfica. São muitos anos com as ideias de Jesus, e o capitão encarnado sabe sempre quando subir para encurtar espaço e colocar em fora de jogo, ou baixar para controlar a profundidade. A sua valia em termos de posicionamento de toda a equipa é inegável.

Fejsa. Seguramente um dos seus melhores jogos pelo SL Benfica. Boa ligação com os centrais em termos defensivos, ao estilo de Javi Garcia. Sempre bem posicionado e desta feita a revelar qualidades na saída para o contra-ataque que ainda não haviam sido perceptíveis. Sem medo de ter a bola e segurança, mesmo quando foi apertado.

Markovic. É certo que será um dos grandes futebolistas europeus da próxima década. Tem crescido imenso com Jesus. Cada vez mais regular dentro do próprio jogo, com bastante mais critério. Tem melhorado imenso a sua tomada de decisão para deixar de ser um jogador que aparece apenas a espaços. Com tamanha velocidade e qualidade na condução vai sempre ser um desequilibrador. Agora que sabe fechar espaços e que reduziu os erros em posse, está bastante mais completo.

Gaitán. É sempre um prazer aquele toque de bola. Também o argentino cresceu imenso. Mais preocupado em vencer e menos em aparecer. Bastante cumpridor defensivamente e mais responsável com bola nos pés. Está num momento extraordinário, porque de uma vez por todas parece ter percebido que a equipa é a prioridade. 

Adrien. Péssimas abordagens aos lances com Enzo. O principal defeito que um jogador de futebol pode ter, é crer-se bastante melhor do que o que realmente é. A forma como o português abordava cada disputa com Enzo demonstrava que não conhece minimamente as suas limitações. A Enzo havia que sair, encostar apenas para não deixar enquadrar, esperando que o argentino devolvesse o passe ao central. Adrien ou não encostava para criar dificuldades ao enquadramento (Jardim terá responsabilidades...?) e quando encostou, entrou sempre para desarmar e o argentino foi sempre embora pelo lado oposto. Como se não bastasse a recuperação para trás da linha da bola sempre feita a velocidade cruzeiro. Qualquer jogador adversário foi sempre mais rápido mesmo a transportar a bola que o português sem bola. Péssimo a restabelecer equilíbrios. Jardim também o abandonou no seu plano de jogo.



18 comentários:

Pedro disse...

Adrien deve ter acreditado nas coisas que leu por aqui... ;)

Excelente Fejsa. O posicionamento defensivo entre os centrais com estes a abrir para as alas é imagem de marca de JJ e a coisa processa-se com uma fluidez fabulosa. Aqui sim dou mérito e reconheço valia em JJ.

Luisão dá à equipa aquilo que dinheiro nenhum no mundo consegue dar: experiência que resulta de anos e anos de casa.

Imaginemos Gaitan com a intensidade competitiva de Enzo.

Paolo Maldini disse...

Pedro, e tu achas que o Luisão tornou-se assim sozinho, não? Tudo o que de bom tem é made in Jesus. Até ai era do piorzinho que por cá havia... Pensas que a forma como decide a movimentação saiu de uma noite em que teve bons sonhos..?

masterzen disse...


Maldini,

Grande joga do Benfica sem dúvida nenhuma, equipa a chegar muitas vezes a zona de finalização, criando situações de 1c1 ou muitas vezes isolados para o guarda-redes.
Foi um Benfica dono e senhor do jogo, agora o buraco no meio campo continua lá com apenas dois jogadores. É verdade que Lima e Rodrigo formam uma primeira linha de pressão muito mais activa do que quando está Cardozo.
Mas repito o buraco no meio campo está lá, Enzo e Fejsa passam a vida em superação porque falta gente no meio.
É um futebol bonito, empolgante, mas continuamos iguais, sempre que tivermos adversários com muita qualidade pela frente vamos sofrer muito e depois ou jogamos na roleta russa do jogo ou é mudar o sistema e alterar rotinas. Jorge Jesus não vai mudar nunca e é preciso ter consciência disso mesmo.
Abraço,

MasterZen

Rui Santos disse...

Outro jogador do Sporting que nao me convenceu foi Cedric. Serei eu que estou a ser injusto com o jogador ou este e mais um caso de boa imprensa?

ricnog disse...

Adrien é um jogador muito muito valorizado pela imprensa. É bom, sim, mas não é óptimo. Estava a conseguir superar-se no inicio da época. Mas como tudo no desporto, ou mantem a forma no sub maximo, ou quando estás no limite, vais sempre descrescer. O Sporting até poderá agora ter alguns beneficios, baixando o Martins, acrescentando o Vitor, que me parece mais jogador que Adrien.

Pelo pouco que vi do jogo, Rodrigo, na profundidade e a descair algumas vezes, é sem dúvida algum um jogador doutro mundo!!!!! Fizesse ele os golos em oportunidades que tem e já levaria 30 golos.

Benfica está a chegar a esta fase da época como, finalmente, grande favorito ao campeonato, mesmo estando a 50 ou 60% do que pode dar.

Paolo Maldini disse...

Cédric teve um ano mt difícil na época transacta. Não tenho visto muito este ano, mas dizem-me que está bastante melhor. O Adrien faz lembrar um pouco o Carlos Martins mas com menos criatividade. É bom jogador, mas muito longe do que pensa que é e do que muitos pensam (pensavam no caso do Martins) que é.

Num meio campo tantas vezes só c 2, deixar Adrien para Enzo com tanto espaço... LJ tem mtas responsabilidades, na minha opinião.

HerrKommandant disse...

Agora era uma boa oportunidade para recuperar o post "Benfica-Sporting, as diferenças" porque relativamente à pergunta de quantos jogadores do scp entrariam no onze do SLB, a resposta só pode ser que se calhar nem no plantel, quanto mais no onze.
O adrien dá-me vontade de rir com aquele jeito dele que parece que lhe estão a dever alguma coisa, parece que está a fazer um favor por ser craque, mas na realidade é banalíssimo. Mas como ele há muitos por ali, graças a uma comunicação social muito boa e a uns adeptos que de futebol pouco ou nada percebem...

Pedro disse...

Maldini, se reconheço competência a JJ no processo defensivo é natural que ache que tem alguma coisa na qualidade actual de jogo de Luisão.

Paolo Maldini disse...

Mas, Pedro tu reconheceste no comentário anterior competência no processo ofensivo "centrais a abrir para as alas"

hertz disse...

Maldini, o que achaste daquelas daquelas más decisões do Rodrigo? Vejo muita gente a dizer "pena os remates terem saído mal" mas o problema nem é esse. O que a mim me enervou foi que, o Benfica estava com o jogo em risco pois com 1-0 tudo pode acontecer, por causa do que o Rodrigo andava a fazer. Naquele lance em que tenta marcar um golaço colocando a bola no poste mais distante (a bola acabou por ir para a bancada) tinha 3 jogadores do Benfica a chegar à entrada da área completamente sozinhos. Depois ainda há lá 1 ou 2 lances em que tem jogadores do Benfica ao lado sozinhos e ele rematou sempre. Este jogo fez-me mesmo lembrar aquele lance em Camp Nou há 2 anos. Como é que se pode "corrigir" este aspecto no Rodrigo ou trata-se tudo de alguma ansiedade por marcar golo?

Já agora, o que achaste do Siqueira?

PepAlves disse...

Completamente de acordo com tudo. Só acrescentava o Rui Patricio, esteve muito bem, salvo aquele remate/alívio com o pé direito que quase dava golo... De resto até salvou o Sporting de sair com um cabaz.

Abraço.E ainda bem que o LE está de volta :D

Ace-XXI disse...

Adrien é 1 excelente jogador! Podes sempre utilizar este jogo para marcar a tua ideia mas a verdade é que o nível que ele tem tudo neste campeonato nao tem nada haver com o que ele jogou ontem.

Ontem houve 1 colapso colectivo da equipa que foi causado por 1 super Benfica a jogar a mil a hora, nao me parece correcto aquilo que muitos (SPortinguistas incluídos) estão a fazer, utilizar 1 jogo para rebaixar tudo o que de bom tem sido conseguido.

Neste momento estamos a pagar o preço de termos feito o 1/3 do campeonato brilhante, a equipa tem qualidade mas esta claramente a passar uma fase má, a forma como responder a esta "mini-crise" vai ditar a sua classificao final.

Paolo Maldini disse...

Ace-XXI, mantenho a minha opinião "Adrien é um bom jogador"

Discordo totalmente da tua "é 1 excelente jogador"

abraços

Ace-XXI disse...

E eu como é obvio respeito a tua opinião mas mesmo que não concordes comigo nao achas que adrien esta época tem tido 1 rendimento elevado?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Hertz, que o Rodrigo tem problemas ao nível da capacidade de decisão isso é um facto. Que já foi bastante discutido por aqui e no Posse de Bola. É também por isso que muitos dizem que ele é um grande jogador, mas na posição 9. Eu também concordo.

No entanto foste buscar um exemplo drástico - o "caso" Barcelona. Em que o jovem, numa situação de dois (Rodrigo e Nolito) para o guarda-redes, foi por ali fora e finalizou a jogada quando tinha o colega em situação de 1x0. Um burro.

Mas no jogo com o Sporting, na minha opinião, ele conseguiu disfarçar bem esses defeitos. Combinou com os colegas, finalizou quando estava em boas condições para isso e foi fortíssimo nos duelos individuais.

Ou seja, como dizem aqui os escribas, o Rodrigo passou o jogo todo a receber e enquadrar como bem quis - e a fazer os movimentos na profundidade em que é especialista.

Teve más decisões? Sim, algumas. Como sempre! Mas foi dos melhores jogos dele nos últimos tempos (na minha opinião). E não marcou por manifesta falta de sorte e mérito do guarda-redes.

Paolo Maldini disse...

hertz... acho que um dos grandes problemas do Rodrigo é saber que tem o lugar contado por dias... e que se parar de marcar golos será sempre ele a sair. Independentemente do que o Cardozo fizer ou não fizer... isso tolda-lhe o jogo e prejudica-o...

Começa a pensar mais em si que na equipa, e depois é ciclo vicioso...acaba por merecer sair da equipa se for assim.

Ace-XXI, todo o SCP tem tido uma época brutal. Nem num sonho imaginaria que estivessem por esta altura a apenas 5 pts do 1o lugar. Mas, importa tb dizer que os outros (SLB e FCP) têm feito épocas mais fracas que o habitual. Isso tb ajuda.

Unknown disse...

Quantos jogadores na posição rodrigo, deixavam a bola para o maxi?

Pedro disse...

"Mas, Pedro tu reconheceste no comentário anterior competência no processo ofensivo "centrais a abrir para as alas""

Sim, ok, é no momento de transição ofensiva mas estava a querer relevar o trabalho táctico de posicionamento.