segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Markovic

Tanta, tanta qualidade. Velocidade de condução assombrosa e cada vez mais qualidade a definir. Ao contrário de Quaresma, de quem se falou recentemente, os seus toques de classe são inseridos no colectivo. Ainda que volta e meia se deslumbre, decide para a equipa. Hoje incrivelmente mais culto tacticamente sem bola que ontem. Há muitos anos que não havia um miúdo a impressionar tanto e tanto no seu primeiro ano de sénior. Se é isto tudo aos dezanove, imagine daqui por 3 anos o que valerá o prodígio.

Logo na sua primeira ou segunda aparição no SL Benfica comparámo-lo a João Vieira Pinto. E faz tanto sentido.

21 comentários:

el bandido disse...

esta cada vez mais jogador, so acho e que estao a colocar a fasquia demasiado alta, visto que ainda esta longe de ser possivel avaliar a sua evolução.. como e que se ira enquadrar com o regresso do salvio?

Tiago Beça disse...

Que evolução enorme desde o inicio da temporada!
Eu nunca tive nem tenho duvidas, tem futebol da cabeça aos pés, é daqueles predestinados que não enganam.
Está muito menos inconsequente em todos os momentos do jogo, mais regular, fecha o flanco, tem muito mais noção de como jogar em equipa....E continua com as suas arrancadas à Messi!
Ao contrário de Carrillo que em pouco ou nada evoluiu, e tinha as mesmas lacunas.

Vou ser honesto, faz muitos anos que eu vi um jovem com este talento em Portugal.
No Benfica não me lembro de ver nenhum com esta idade e esta qualidade.

Continuando a evoluir, se começar a definir melhor nos últimos 30 metros...Temos um caso ainda mais sério.

Sam disse...

Gostaria de ler aqui o comentario vosso sobre as diferenças do SLB com e sem Cardozo!

Paolo Maldini disse...

bandido...o Markovic é o melhor jogador do Benfica. Quem tem de se preocupar com o Salvio é o Lima ou o Rodrigo... Mas pelos vistos este ano o JJ vai meter mts a jogar... agora, p o campeonato se ele cumprir o que disse (Jogarem os melhores), o Markovic vai jogar sp. Seja onde for.

Germano Bettencourt disse...

Enorme. Mas tem muito que evoluir.

el bandido disse...

sim isso nao nego que seja, desde que o matic saiu.. mas como sabes nem sempre jogam os melhores (posso dar o exemplo do nolito, capdevilla etc) mas achas que vai passar pa um avançado so e passar o lazar para 10 com o salvio na direita?

Andrea Pirlo disse...

Oxalá q fique no Benfica pelo menos, mais 1 ano. Hoje o Benfica fartou-se de criar oportunidades de golo, aquele lance do Rodrigo, é brutal, depois o Lima não teve a classe de a mete-la la dentro. Há que ser mais eficaz.

Andrea Pirlo disse...

Também penso q seja isso, Rodrigo ou Cardozo na frente, com Markovic nas costas. Salvio na direita, na esquerda o preferido do JJ tem sido o Nico. Vamos ver...

João Mendes disse...

É completamente clubístico comparar Quaresma com Markovic.
Ninguém pode ignorar o talento de ambos, mas são jogadores neste momento incomparáveis porque estão envolvidos em dois clubes com dinâmicas diferentes, faz um teste imaginário de os trocar de clube e pensa o que seria um e outro?
E se a verdade é que Quaresma nunca foi o verdadeiro jogador de equipa também me parece que seja algo que se queira fazer dele!

Ah... ainda não consegui ver esse jogador de equipa que tu falas de Markovic, tens muitos mais exemplos de não o ser do que o ser.
Vamos ver o que será no futuro.

Rafael Antunes disse...

Maldini,

Correção, em vez de "comparámos-o a JVP" será "comparámo-lo a JVP"


Reparei numa coisa interessante hoje, não devo ter sido o único.
Um dos comentadores: "Benfica precisa de lateralizar mais o seu jogo"... "Aproveitar as cavalgadas de Markovic pela linha"...

Instantes depois, o golo do MArkovic... Mais pelo meio impossível...

Perspicaz este Senhor... Foi engraçado...

Paolo Maldini disse...

tb tinha comparámo-lo, mas o corrector dá-me erro assim, e certo como tava. n percebo...

Rafael Antunes disse...

Despede o corretor... :D

Andrea Pirlo disse...

Esse comentador é o Calado né? Enfim, a meter ideias arcaicas na cabeças dos espectadores. Tragam o Abel Xavier para comentar os jogos do Benfica, aqueles comentários do derby de Liverpool foram uma aula ao Conduto eheheh, ele já nem sabia o q dizer.

Benfiquista Tripeiro disse...

Podiam esclarecer o papel do Lima (e sua importância) no jogo actual do Benfica? É que já estou farto de ler e ouvir malta a dizer que ele está a mais na equipa e eu acho que ele é fundamental. Qual é a vossa opinião?

Sobre Markovic não há muito a dizer, é daqueles que nasceu para o futebol. Cada vez que conduz a bola dá sempre aquela sensação que a vai perder, tal é a tangente que passa aos adversários, mas ela magicamente fica sempre colada aos pés dele. Tem um íman nas botas.

Anónimo disse...

Tecnica, velocidade, conduçao de bola de topo mundial. Quando os defesas pensam que conseguem fazer o desarme ele da mais um toque e passa grande parte das vezes. Muito para evoluir? Sim mas ha alguns que com 25 anos nao lhe chegam aos calcanhares
Joao marques

Anónimo disse...

Recordo-me do primeiro jogo do Marko e disse em comentário na altura que estávamos na presença do Joao Vieira Pinto Sérvio. Ao que o Autor do Blogue concordou e realizou um post sobre essa minha comparação. Apesar de muitos a adeptos de futebol continuarem a desvalorizar o futebol de Markovic, deviam era continuar a apreciar a qualidade e a evolução deste menino enquanto cá esta, no nosso campeonato.

Um abraço e continuação de um excelente trabalho.

Baresi disse...

Lima está a fazer o papel que dantes era de Cardozo: levar "porrada".
É trabalho difícil, mas na equipa alguém o tem de fazer.
No Braga e no Benfica com Cardozo, lima recebia grande parte das bolas de frente para a baliza.
Agora como recebe mais de metade delas de costas para ela, é ele que sofre na pele com os defesas adversários.
Cardozo consegue fazer isso, e ainda marca golos. Muitos. Lima, apesar de todo o trabalho que tem feito, fica uns furos a baixo do Paraguaio.

Markovic é de outro campeonato. Classe de uma ponta á outra.
Na pré-época já tinha marcado um golo ao Sion salvo erro, que poucos jogadores marcavam.
Se tudo correr bem ele tem mais 20 jogos para fazer esta época, mais coisa menos coisa.
Se continuar a fazer destas, continuando a ser potenciado e lapidado como (quer se queira quer não) só JJ consegue no Benfica, serão os seus últimos jogos por cá.
É aproveitar e ir ao estádio vê-lo.
Porque como está escrito no post, e como eu disse a uns amigos meus aquando do golo em Alvalade, passaram muitos grandes jogadores pelo Benfica. Nos últimos 30 anos só vi um com potencial para ganhar a bola de Ouro no futuro. Markovic

Pedro disse...

Markovic no Partizan não era já sénior?

O puto não engana. Aquelas arrancadas são fabulosas. Quase sempre procura os colegas. Ele tem uma jogada pela linha em que finta dois adversários entrando na grande área e coloca a bola no meio quando muitos "excitados" pela jogada tentariam o golo.

HerrKommandant disse...

Coitadinho do quaresma ao pé do Marko... quando o Marko sair do SLB (o que não deve demorar muito e não deve ser para nenhum zenith...) de certeza que não vai ser empurrado de clube em clube como o quaresma. Isto é quase como comparar o Enzo ao josué, ou ao adrien. Mas acho um exagero dizer-se que o Marko é o melhor jogador do SLB. Depois da saída do Matic acho que poucas dúvidas podem haver que o melhor é Enzo. É um jogador completo.

Paolo Maldini disse...

Baresi, concordo inteiramente com algo que dizes que lhe prediz o futuro. Candidato a bola de ouro, e realmente não me lembro nunca de o Benfica ter tido alguém com potencial para tal.

Benfiquista Tripeiro disse...

Obrigado pela resposta!