quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O lado invisível da maravilha de Enzo

Maurício (na linha do segundo poste) preso a Lima, afasta cobertura e abre espaço no meio abandonando Dier no 1x1.

Inteligência de Lima arrastando o central brasileiro para o espaço lateral libertando espaço para a acção de Enzo no 1x1.

21 comentários:

Mike Portugal disse...

Já na altura das repetições tinha visto uma coisa que esta imagem mostra bem. Não deveria aquele jogador (não sei quem é) que está fora do triangulo que desenhaste, correr para o Enzo de forma a pressioná-lo?

É que ele está ali sem fazer nada nem a marcar ninguém, enquanto que, de facto, o Mauricio está "preso" pelo Lima.

Paolo Maldini disse...

ele está a voltar para lá. Não sei de onde vinha...se tinha tempo de chegar a tempo, mas sim, se desse o ideal seria recuperar para a linha onde estariam os outros 2, c Mauricio no local onde tá a bolinha vazia...

Mike Portugal disse...

Esquece, já estive agora a ver o lance corrido. Não dava tempo para ele lá chegar porque vem muito de trás.

Acho que a unica maneira de pressionar o Enzo com um 2º jogador seria mesmo o Mauricio ter abandonado o Lima e corrido para pressionar, esperando que o passe do Enzo para Lima não saisse bem ou que esse tal jogador que vem a correr de trás conseguisse interceptar o passe.

Paolo Maldini disse...

O Mauricio bem posicionado, o Lima ficava fdj. Se o Lima baixasse p sair do fj, ele ficava a controlar a linh de passe. só se a bola entrasse por cima... mas ai era mais dificil p lima receber e finalizar

Pintão disse...

Confrangedor o Sporting...sem qualidade... milagre as vitórias que já somaram...agradeçam ao Jardim!!!Vao buscar um jogador ao Maritimo e só com uma semana de treinos sem conhecer os colegas e as dinãmicas da equipa, o treinador acha logo que ele é melhor que os outros todos que já lá estavam... o q é q isso diz da qualidade do plantel do Sporting, Maldini?

NSC disse...

Pois, eu também achei curioso que chegue um jogador (mediano) do Marítimo e jogue logo. Diz muito sobre o que o treinador pensa dos outros.
Mais curioso é verificar a forma como os adeptos do Sporting olham para os seus jogadores. Na terça-feira decidi ir ver o jogo em volta de um jantar com uns amigos. Os sportinguistas pediam a entrada do Capel; os benfiquistas também.

Mike Portugal disse...

Pintão e NSC,

Concordo com vocês na parte em que o treinador transmitiu a mensagem que "tenho mais confiança neste que acaba de chegar". Mas a realidade dos factos mostra que:

- Capel tem sido inconsequente;
- Wilson não é ala e nem é capaz de desequilibrar no 1x1
- Mané ainda não tem rodagem para ser titular
- Carrillo só joga bem quando entra na 2ª parte a substituir alguém

E mesmo o Heldon sem conhecer os colegas nem as suas rotinas e (mais importante ainda) sem ter Jefferson no seu flanco, o que daria logo outro tipo de apoio ofensivo, mesmo assim ainda foi o mais perigoso do SCP.

Filipe Marçal disse...

Este lance dá bem para avaliar a importância do trabalho do Lima, mesmo quando não marca. Como já tinha dito a época passada, Lima chegou ao SLB na altura certa, no auge das suas capacidades e da maturidade competitiva, e o seu trabalho sem bola é tão valioso como o que faz com bola. Neste lance, e como na imagem aparecem 4 jogadores de cada equipa, o scp foi penalizado por uma pressão altíssima por parte dos jogadores do SLB, bem dentro do seu próprio meio-campo, e os seus jogadores não conseguiram recuperar a tempo.
Sim, a imediata utilização do heldon mostra bem da qualidade do plantel do scp e do atestado de incompetência que o jardim transmitiu para dentro do balneário. Mas a verdade é que o heldon foi o menos mau dos jogadores do scp. De facto parece uma milagre (entre os golos do montero em fora-de-jogo e penalties por lances fora de campo...) o scp estar na posição que está...

humanista disse...

Quando vi a repetição do lance também reparei nesse pormenor, que estava um defesa aberto sem necessidade. No entanto o Leonardo Jardim deu uma descasca ao Dier... A predominância da dupla Maurício/Rojo, também dá algumas indicações menos positivas por parte do LJ.

Ace-XXI disse...

Concordo mike os "alas" do SCP tem tido 1 rendimento medíocre e perdem por isso qualquer direito a reivindicar o que quer que seja, e a aposta em heldon ( jogador que eu considero banal) até deu resultados porque eles foi dos poucos a fazer qualquer coisa positiva.

Paolo Maldini disse...

Mike, já agora, pq isto n é o FM (A forma como os homens correm/andam/mexem), se o Mauricio aproxima subindo... o Lima p sair do fdj tinha de vir para trás e ficava impossibilitado de receber a bola nas costas da defesa, mm q o passe viesse por cima (por baixo o Mauricio cortaria linha de passe. Entre Mauricio e o outro defesa mais recuado, chegaria a Patricio(estando a subir e pq n é de borracha, não se viraria em um milésio de segundo para atacar a finalização (baliza) outra vez)

Com jeitinho tinha eliminado o Lima da jogada...bastava ter alinhado com os colegas

Paolo Maldini disse...

Aliás, nos destaques individuais ao Luisão

"Luisão. O comandante da linha defensiva do SL Benfica. São muitos anos com as ideias de Jesus, e o capitão encarnado sabe sempre quando subir para encurtar espaço e colocar em fora de jogo, ou baixar para controlar a profundidade. A sua valia em termos de posicionamento de toda a equipa é inegável."

no post anterior... era mm este tipo de lances que se queriam enfatizar. Ele em conjunto com os colegas eliminam dezenas de ataques com a sua movimentação defensiva (mérito de JJ)

António Teixeira disse...

O Weldon ou Heldon ou lá que é pareceu-me muito bom. Gostei a nível de decisão (tirando um ou outro lance), qualidade técnica. Uma excelente aquisição.

Cumprimentos

Miguel Pinto disse...

Enzo Perez tomou a opção mais lógica(como aliás aconteceu durante todo o jogo) perante o enquadramento do lance. Parece-me que o Cedric poderia ter ajudado o Dier mas preocupou-se em ocupar o seu lugar. Sendo assim fico com a ideia que houve mais mérito do jogador do SLB do que demérito do Eric Dier.

Anónimo disse...

Lima é um excelente avançado, uma espécie de Miccoli, que se desgasta em movimentações para fora das zonas habituais de um Ponta de Lança, criando, dessa forma, imenso espaço e oportunidade para um Ponta mais fixo. Tanto o é que com a sua chegada, retirou imensa pressão sobre o Cardozo, e, neste momento, apesar de não conseguir contribuir com golos, tem contribuído, e muito, com abertura de espaços e criação de oportunidades para os seus companheiros. É ingratidão pedir-lhe mais golos.

Rui Freitas disse...

O Maurício está desposicionado neste lance e o posicionamento mais correcto seria o aqui apresentado. Não nos podemos é esquecer que o Maurício está ali colocado também como consequência da lentidão na recuperação do Cedric, que vem quase a passo. Se este recuasse mais depressa garantia-se a cobertura ao Dier e um 1x1 na linha.

Benfiquista Tripeiro disse...

A jogada devia ter sido cortada logo após a recuperação de bola por parte do Enzo, tal qual como no golo do kelvin o ano passado.

Benfiquista Tripeiro disse...

Com uma falta útil, claro.

josé soares disse...

Não querendo desvalorizar o trabalho de Leonardo Jardim, são nestes momentos que se vê a mestria de Jesus. O Benfica nunca teria defendido este lance de forma tão amadora.
Onde sacaste o video ?
Parabens pelo Blog, excelente !

Nuno Oliveira disse...

Boas pessoal,

Mais uma vez Cedric a provar-se fraquissimo a defender. Mas pior do que fraquissimo, que isso ha milhares de fraquissimos por ai, e a forma displicente e sem intensidade com que defende. Inacreditavel para um miudo titular do Sporting. Culpa direta no 1o golo e indireta no 2o (tendo em conta a imagem apresentada).
Mas ja que falamos de tatica, os guarda-redes tambem teem de perceber o jogo taticamente. E sem tirar qualquer merito ao enzo pela sua jogada (penetracao muito forte na zona central), a finta que fez e a finalizacao com classe, o Patricio ta super mal colocado. Aborda bem o lance num 1o momento mas depois da "revienga" do Enzo, nao corrige. Se corrigisse o posicionamento (2/3 passos atras) defendia aquela bola facil.
Grande jogo do Benfica, facilitado pelo muito fraco Sporting.

Abracos

Henrique disse...

Um dos gajos que tá na bolinha (Rojo?) está a colocar o Lima em jogo, para além do Maurício.