terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Onze inicial do Sporting na Luz

Poderá dizer-se que Leonardo Jardim arriscou? Nem por isso.
A colocação de Montero e Slimani, em simultâneo, em nada altera as dinâmicas defensivas do Sporting. Para quem acompanha desde o início da época, que se percebe que a equipa defende com dois homens nos dois centrais adversários para evitar a saída de bola, e duas linhas de quatro (4-4-2).
Mesmo quando defende no meio campo defensivo, duas linhas de quatro, e André Martins só quando consegue chegar da pressão no central.
No ataque a opção por Slimani deverá ser para garantir maior agressividade no ataque as zonas de finalização. Montero e André Martins estão super habituados a pisar o corredor lateral, com as trocas posicionais que fazem com os extremos.












12 comentários:

masterzen disse...


Grande Post.

Podemos dizer que o Sporting defende a homem no meio campo ofensivo e a zona no meio campo defensivo?
A situação porque pergunto sobre o homem a homem no meio campo ofensivo está ligada a foto que tu colocas e onde todos os homens do Sporting estão encaixados num atacante menos o guarda-redes.
Podes explicar-me essa situação?

Abraço e grande post

Paolo Maldini disse...

Baggio, grande post. Se assim for, é uma vantagem para o Jesus saber o que se irá passar. Usará Cardozo?? Mais fácil contornar a pressão jogando directo no paraguaio. Qq bola que segure para um apoio perto de Gaitán ou Markovic e 5 jogadores do SCP já foram batidos (4 da frente mais o médio que sai a Fejsa.

Gonçalo Matos disse...

Bem me parecia que estava a reconhecer a escrita. Olha lá meu malandro, que achas da linha de 4 dos médios do Sporting, na última imagem? Parece-me que o Adrien e Mané estão mal posicionados. Esta situação é recorrente ou foi pontual?

Um abraço!

Roberto Baggio disse...

Masterzen,

"Podemos dizer que o Sporting defende a homem no meio campo ofensivo e a zona no meio campo defensivo?"

Depende do momento. Quando a bola está parada, sim. Os 4 defesas controlados por 4 jogadores do Sporting, e caso um médio baixe, outro jogador do Sporting acompanha para não deixar enquadrar.
Depois da bola ficar jogável, aí muda tudo, e passa a defender zona.

Maldini, melhor defesa do sempre!

Sim, Jesus consegue facilmente descortinar a estratégia de Jardim. Cardozo é a opção que ele utilizou sempre contra Vítor Pereira, vamos lá ver se não vai ter vergonha de mudar.
Mas eu gostaria de ver como é que o Sporting iria reagir caso Markovic e Gaitan baixassem ao mesmo tempo, assim que a bola saísse, deixando a profundidade apenas para os avançados. Se eles conseguissem receber e enquadrar ultrapassando logo um número grande de jogadores do Sporting, daria sempre perigo. Mas não sei até que ponto o Benfica tem segurança para sair a jogar sob pressão.

Roberto Baggio disse...

Gonçalo Matos, hahahahaha pedi asilo aqui no LE.

"Olha lá meu malandro, que achas da linha de 4 dos médios do Sporting, na última imagem? Parece-me que o Adrien e Mané estão mal posicionados. Esta situação é recorrente ou foi pontual?"

Sim. Está mal posicionada. Não é algo que costuma acontecer sempre. Mas em lances rápidos (transição) William e Adrien ainda têm alguma dificuldade de percepção e pouca agressividade posicional.

Baresi disse...

Em 17 jogos para o campeonato, Slimani, Montero e André Martins jogaram juntos duas vezes.
E apenas numa delas com um extremo, que foi no empate contra o Estoril na Amoreira.
De todas as outras vezes que LJ juntou Slimani a Montero, tinha 2 extremos puros na equipa, o que não vai acontecer.

Onde o Sporting poderia ganhar vantagem, seria na luta de meio-campo. Assim a opção de LJ pode correr muito bem, ou muito mal.
Não estou a ver o André Martins a passar por Siqueira, e também não estou a ver o André Martins a fazer o flanco todo para defender o brasileiro.
A escolha desta equipa poderá ter a ver com 3 factores: Ganho de altura nas bolas paradas, aproveitar o possível mau estado do terreno colocando bolas directamente no argelino, e fazer com que Montero não largue Fejsa, ele que tem visíveis dificuldades na primeira fase de construção.

Quer se goste, quer não se goste, Jesus tem um modelo definido e trabalhado, à vários anos. Sempre que sentiu mais dificuldades, foi com equipas que tiraram a bola ao Benfica. O normal é o Benfica ter entre os 50-60% de posse, nem mais nem menos, mas tem sempre muitas dificuldades de assentar o seu jogo quando essas percentagens baixam dos 50%. O Sporting poderia causar problemas jogando no seu típico 4-3-3.
Ao retirar André Martins do meio campo, se Fejsa e Enzo estiverem em dia sim, poderão colocar as bolas rapidamente em GAitan e Markovic, e esses sim podem fazer a diferença no jogo.

Só mais uma coisa, hoje o Sporting terá no banco 4 extremos, que começaram a época com Luis Jardim.
Como se sentirão eles ao serem preteridos por um jogador que tem meia dúzia de treinos e não joga há quase um mês oficialmente?

Roberto Baggio disse...

Baresi,

"De todas as outras vezes que LJ juntou Slimani a Montero, tinha 2 extremos puros na equipa, o que não vai acontecer.

Onde o Sporting poderia ganhar vantagem, seria na luta de meio-campo. Assim a opção de LJ pode correr muito bem, ou muito mal."

Olhando para os "nomes" dos jogadores e não para o posicionamento que eles ocupam em campo poderá pensar-se assim. Mas o facto é que a única coisa que muda verdadeiramente são as qualidades individuais que cada jogador acrescenta em cada posição. Nada mais. Posicionalmente, tudo igual.

"Não estou a ver o André Martins a passar por Siqueira, e também não estou a ver o André Martins a fazer o flanco todo para defender o brasileiro."

O objectivo não é que ele passe por Siqueira. Há pouco 1x1 neste Sporting. Os extremos do Sporting jogam muito em combinações para soltar no lateral e este cruzar.
E quanto a defender o lateral, é algo que Martins já faz muitas vezes no jogo quando troca o posicionamento. Forma muito bem a linha de 4, e defende bem esse espaço. Não estou a ver problema por aí, uma vez que Martins conhece muito bem todos os posicionamentos, inclusivamente sabe compensar os centrais e laterais.

"O Sporting poderia causar problemas jogando no seu típico 4-3-3."

É assim que vai jogar. porque o seu típico 4-3-3, é 4-4-2 muitas vezes. Em organização ofensiva algumas vezes, quando Martins entra pelo corredor, como na imagem 5, e sobretudo em organização defensiva. Com combinações no corredor lateral e 3 homens a atacar zonas de finalização. O nome dos jogadores, repito, "nada" muda.

"Ao retirar André Martins do meio campo, se Fejsa e Enzo estiverem em dia sim, poderão colocar as bolas rapidamente em GAitan e Markovic, e esses sim podem fazer a diferença no jogo."

A.Martins, hoje, jogando no corredor em Organização defensiva como se espera, vai jogar mais no meio campo que noutros jogos. Uma vez que ele está sempre a fazer diagonais para os corredores laterais, quando jogo no meio, assim como na pressão é avançado e não médio. Hoje, a confirmar-se, vai jogar mais na zona intermédia do campo do que noutros jogos. O Sporting defende "sempre" com dois homens no meio, pelo que não muda nada defensivamente. Se o Benfica poderá aproveitar? Sim. Mas isso em nada tem a ver com o onze que Jardim escalonou, mas sim com a dinâmica habitual da equipa.

E depois, Enzo e Fejsa, só o farão, caso o Benfica arrisque na circulação de bola pelos defesas. Coisa que duvido que faça.

"Como se sentirão eles ao serem preteridos por um jogador que tem meia dúzia de treinos e não joga há quase um mês oficialmente?"

Boa pergunta para se fazer aos jogadores do Sporting

Anónimo disse...

Que baileeeeee ! Inchem lagartos! Onde anda esse prodígio chamado André Martins? Looool

Baresi disse...

Obrigado Baggio pelas respostas :)
Concordo com a maioria das tuas respostas, noutras discordo um pouco.

Este jogo irá ser dissecado pela comunicação social/blogs, e as opções de Leonardo Jardim serão obviamente discutidas e criticadas à posteriori.

O Sporting apanhou pela frente um grande Benfica, com um grande meio-campo, com uma grande ajuda de Markovic e Gaitan a correrem atrás da bola.
Eu, como já referi, acho que tendo-se os melhores jogadores, ganha-se mais vezes.
Lembro-me de uma frase de PB aqui, Messi até a central seria bom jogador.
Porque é bom.
Os únicos jogadores do Sporting que poderiam entrar no 11 do Benfica, nem sequer estiveram neste jogo, William e Jefferson.
E mesmo esses, seria complicado tal acontecer.

Com André Martins embrulhado com Siqueira no lado direito,
Enzo e Fejsa simplesmente "engoliram" o meio campo do Sporting.

Duas notas:
Se o objectivo de LJ foi pôr Slimani para pressionar o trio Luisão/Fejsa/Garay na primeira fase de construção, a distância que Adrien se encontrava dos 2 avançados, nesse momento do jogo, não impossibilitou qualquer tentativa de pressing que se tentasse fazer?

Como é que querem "este" Cedric na selecção?
A abordagem dele no lance do golo, é uma obra prima na arte de como não se deve defender. Ele vem a correr, mas só começa a sprintar quando vê que Maxi vai colocar a bola em Gaitan.

Roberto Baggio disse...

Baresi,

"Duas notas:
Se o objectivo de LJ foi pôr Slimani para pressionar o trio Luisão/Fejsa/Garay na primeira fase de construção, a distância que Adrien se encontrava dos 2 avançados, nesse momento do jogo, não impossibilitou qualquer tentativa de pressing que se tentasse fazer?

Como é que querem "este" Cedric na selecção?
A abordagem dele no lance do golo, é uma obra prima na arte de como não se deve defender. Ele vem a correr, mas só começa a sprintar quando vê que Maxi vai colocar a bola em Gaitan."

Deixa responder-te a isso depois de ter o jogo aqui no PC e ver com mais atenção. Amanhã, provavelmente.

Como tinha dito num post anterior, o Benfica tem um plantel que tem uma diferença fundamental de qualidade para o Sporting. Muito mais qualidade individual, logo, mais difícil de parar, ainda que o Sporting esteja bem organizado.

Henrique disse...

Eu não percebo é como é que os martelos dos comentadores não percebem que o André Martins não funciona como 3º médio. Não querendo desmerecer o trabalho do post, parece-me ridículo a falta de perspicácia dos comentadores/jornalistas desportivos.

Roberto Baggio disse...

Henrique,

Não conhecem o jogo. Jogam com os "nomes"!