segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Referências individuais a tramarem o Gil

2º golo de Rafa - Braga x Gil


Mais uma vez, em situação de transição rápida pelo corredor central, o central esquerdo do Gil escolheu acompanhar a desmarcação do avançado do Braga, deixando o meio aberto para a entrada do Rafa.


Golo fácil, tal como o 1º em que faz uma desmarcação perfeita. Rafa muito forte na procura da profundidade. Será capaz de variar as suas acções?

4 comentários:

Roberto Baggio disse...

HxH tem destas coisas. Quanto ao Rafa, gosto dele, mas ainda não tive oportunidade de ver um número elevado de jogos em que ele participou.

Vitó disse...

Rafa na seleção já!

Pedro Ribeiro disse...

O que aconteceu foi que o Gil Vicente não estava preparado para a nuance táctica que Jesualdo apresentou, colocando Rafa como um segundo avançado e "abandonando" o seu meio-campo a três (com Alan a "passar por lá). O tempo que o Gil Vicente levou a acomodar-se a esta nuance táctica custou-lhes dois golos.

Essa falha que é aqui assinalada ocorreu porque o Braga apareceu com mais homens do que é habitual pela faixa central. Jesualdo surpreendeu tudo e todos abandonando (certamente de forma pontual) o seu sacrossanto 4-3-3, jogando com um homem (Rafa) no apoio directo ao ponta-de-lança Rusescu.

Quanto a Rafa... não é um jogador feito, nem sempre decide bem com bola mas tem um potencial incrível. Jesualdo diz que ele é um avançado exactamente porque ele (ainda?) não gere a posse de bola como se pede a um médio criativo. Mas tem momentos de verdadeiro génio. É fisicamente algo débil e talvez por isso as suas explosões surpreendam os adversários. É fortíssimo no primeiro toque e no arranque com bola. Mais do que ontem, acho que o jogo que define o seu talento foi o derby frente ao V.Guimarães. As suas duas assistências para golo mostram o que ele pode ser: na primeira, depois de mais uma das suas explosões, rodeado por n adversários, consegue ter a visão periférica para colocar a bola pelo meio de uma floresta de pernas no lado contrário, isolando Pardo; no outro, executa um cruzamento (que é um passe) inesperado, com uma facilidade do outro mundo - acho que até virou costas para o desfecho do lance! É procurar no youtube. Não, nºao estou a tentar vender o jogador! ;-)

GBC disse...

Comparado com este Sr., o João de Deus é um menino.

http://www.maisfutebol.iol.pt/olhanense-galderisi-olhanense-galderisi-diakhite-liga/52f900bee4b084bd88656008.html