segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sete meses de trabalho...


Reflectidos num único lance de ataque...

18 comentários:

Anónimo disse...



Caro Baggio,

Podias me explicar o que é a área de construção, de definição e decisão? Existe também neste modelo uma área de finalização?

Há mais áreas? Faz-me imensa confusão estes termos porque os jornalistas misturam todos os conceitos e deformam a visão do jogo.

Obrigado e continuação de bom trabalho

Pedro

FranciscoB disse...

O extremo esq. (quaresma?) foi nabo e cruzou para trás da baliza... na área estavam 3 jogadores que poderiam finalizar...

Essa história dos sectores muito juntos tem um risco - "nas distritais é pontapé para a frente" e se tiveres um jogador rápido na frente fica facilmente isolado só c/ o GR...

Sem ovos não se fazem omeletas... o Gaitan não centra para trás da baliza... mas o Benfica já teve um Nelo a LE que não acertava na área...

E não adianta falar de arbitragens? O normal nos últimos 35 anos era o Evandro ser expulso por simulação e o fócuporco ganhar com um penalti inventado no último minuto... aí o sistema era óptimo...

Roberto Baggio disse...

Pedro,

A explicação teórica é muito extensa. Mas de uma forma muito redutora, podes definir construção como a fase em que ainda estás a posicionar os teus jogadores, na procura das melhores soluções para penetrar o bloco adversário. por criação poderás entender como o momento em que deixas de preocupar com a penetração no bloco adversário, e começas a pensar em como penetrar as zonas de finalização. E depois sim, a última fase que é a finalização.

Anónimo disse...


Baggio,

Não existe nenhuma zona de definição?
Obrigado pela explicação.

Pedro

Roberto Baggio disse...

Não é um termo teórico que conheça Pedro. Usa-se muito definição quando se fala do último passe. Mas não me lembro do termo estar teoricamente ligado ao futebol.

Tiago disse...

Como é que que isto é possivel?
Se o paços ferreira o ano passado fazia tudo ao contrário...

el bandido disse...

Baggio
Na sequência do que tem sido dito acerca do porto de paulo fonseca, tem-me intirgado uma questão e gostava de saber o que achas. nao achas que o problema aqui nao sera proproiamente em termos de ideias do treinador (digo isto pelo que vi no paços ano passado, por exemplo basta comparar a forma como o josue era usado com o facto de ter jogado algumas vezes na esquerda a procurar a ala, como um verdadeiro extremo_) mas sim da transmissao das mesmas? quero dizer, se os jogadores nao respeitam o treinador, e possivel que nao assimilem o que ele pretende nao e?

Roberto Baggio disse...

El Bandido, Tiago, etc.

Eu acho que é isso mesmo.
Não acho que o PF seja tão mau quanto o que aparece nestas análises. Acho que a experiência FCP tem sido um verdadeiro pesadelo para ele desde início. Não é ele que decide que jogadores quer, não é devidamente "tratado" pelos directores mais próximos da equipa. Depois, as ideias que tentou implementar não foram/são pacíficas para os jogadores, ainda por cima a equipa não ganhava com a regularidade de outros anos. Para ajudar a festa o Sporting mostra-se a um nível bom, o Benfica mantém +/- o mesmo rendimento do ano anterior, e pronto. Instabilidade, confusão na cabeça dos jogadores por não ganharem, pressão acrescida para ele. Sem vitórias, a equipa deixa de jogar bem, comete mais erros, torna-se mais vulnerável do ponto de vista mental, não cumpre com o que deve treinar, etc...

JON disse...

O PF quis-se pôr ao nível dos jogadores e deu-se mal. Ser líder, no futebol, numa empresa, ou onde quer que seja, é muito difícil. É por isso que a maioria das pessoas opta por ser chefe: manter a distância, postura de "quem manda sou eu", e acabou-se.
Ele terá querido ter uma postura ao nível de um AVB e lixou-se. O próprio AVB foi mal sucedido noutros sítios, muito por culpa dessa postura.

PS: pelo que sei, não terá ajudado nada ter o menino querido Josué, considerado por todo o plantel como um chibo, como o seu mais-que-tudo.
Ah, e o Lucho obviamente foi-se embora porque não estava para aturar aquilo...

Mats Magnusson disse...

Robert Baggio no lance que evidencias neste video dá ideia que a decisão de rodar o jogo pela direita era só um maneira de retirar jogadores adversários do lado contrário - lado onde a bola acabou e onde os azuis estavam em vantagem numérica. Decidiram e executaram mal, certo, mas como jogada achas que isto foi pensado ou sou eu a ver coisas que não estão lá? E se foi pensado, fará algum sentido? Abraço e bons olhos vos vejam de volta e em força aqui ao blog. Adoro.

Roberto Baggio disse...

Mats, peço desculpa desde já, não entendi de forma clara às tuas questões, pelo que as repostas possam não estar correctamente enquadradas.

A 1ª questão que colocas é se o variar do corredor de jogo, por fora do bloco, é propositado e consequência do treino?

Se é isso que perguntas, a resposta é sim. Esse tipo de basculações ofensivas, têm fama de desorganizar a equipa adversária, podendo aproveitar-se essa mesma desorganização momentânea para se atacar em melhores condições que as anteriores.

Se isso faz sentido?
Para mim não. Discordo completamente dessa tese. E vendo a forma como o lance se inicia, e a forma como o lance acaba, não vejo melhoria nenhuma das condições iniciais de ataque.
Isto claro, porque a equipa adversária é minimamente competente do ponto de vista da ocupação de espaços.

Anónimo disse...

Francisco B...deve ser de B d Bicha. Apareceste do esgoto? Andavas a rastejar mas agora já consegues bater palminhas. Em breve voltas para o buraco.

Eduardo Sá

el bandido disse...

este post foi hoje referenciado no portal dos dragoes, bom trabalho baggio :) apesar da tua cor me parcer ser vermelha, analise acertada

Roberto Baggio disse...

Obrigado, el bandido.

Quanto à minha cor, estás enganado. Já tive clube, é verdade, já sofri com derrotas e rejubilei com vitórias, também é verdade. Mas assim que me tornei treinador, esse clubismo parece que desapareceu de verdade. Actualmente, torço pelas equipas que apresentam as melhores ideias de jogo, as que conheço claro. E olha que não são poucas. O ano passado por exemplo, qualquer equipa que ganhasse o campeonato em Portugal me faria feliz, e fez.

Roberto Baggio disse...

PS: O que é o portal dos dragões?!

el bandido disse...

baggio
o portal e um forum, provevelmente o maior , de adeptos do porto, onde se discute a actualidade do clube, noticias etc.. e muito visitado

como tinha referido, daquilo que venho sabendo o fonseca foi sucessivamente desautorizado, e neste momento e o verdadeiro bode expiatorio, o que e uma pena, porque me pareia ter ideias mt boas no paços,e conseguiu potenciar varios jogadores (ja para nao falar em ter apostado em andre martins no pinhalnovense)

Roberto Baggio disse...

mete aí o link

el bandido disse...

http://www.fcporto.ws/index.php?topic=15563.12125
foi por volta da 1:20 da manha que comentaram com o link