sábado, 1 de março de 2014

Encher o meio campo defensivo por William Carvalho

Grande jogo de William. Num meio campo que dá tanto espaço e que fica tantas vezes a ver o adversário jogar, emerge William Carvalho. Às mil recuperações segue-se sempre um passe assertivo. Entre recuperações e bom passe seguinte, inicia mais de metade das transições ofensivas do Sporting. Além de que morrem em si infinidades de ataques adversários. Tanto destaque também porque é autêntico bombeiro no meio campo defensivo em função do espaço que colectivamente a equipa oferece. É a par de Montero o jogador mais de um Sporting que não convence, porque parece sempre jogar mais com o coração que com a razão, mas que vence.

46 comentários:

Gonçalo Matos disse...

O homem camufla mto bem as dificuldades da equipa na transição defensiva.. Gostava de saber o que pensas do Slimani e do Mané, se possível!

Marteleiro disse...

E eu que tinha a (ténue) expectativa de ver William + André no meio hoje... Fica para uma próxima.

Já agora, que tal o Mané? Pareceu-me ter qualidade técnica, velocidade na progressão e, apesar de ainda não decidir sempre bem, já vi bem piores nesse capítulo! Fiquei, portanto, agradado. Mas como eu não percebo nada disto, qual a vossa opinião?

AG disse...

A inveja corrói... Só fala assim aqueles que não viram muitas vezes o Sporting jogar e fiam-se em resumos e no ultimo jogo contra a sua equipa de eleição...

Compensan que isso passa...

Roberto Baggio disse...

Se eu jogasse sempre sozinho no meio campo também estava sempre a aparecer.

João disse...

AG. Fala assim quem sabe do que fala. A tua resposta reflecte o "lagartismo" instalado que vos faz achar que têm uma super equipa, o que não é verdade. Pelo contrario.

Manuel Humberto disse...

Maldini, e os últimos 25 minutos do Alan? Um farol na equipa do Braga quando vai a caminho dos 40 (ou coisa que o valha). A idade não pesa nada.

Paolo Maldini disse...

Mesmo Manuel, eu não me recordo dele mais novo (ja n me lembro da passagem dele pelo FCP). a ideia q tinha é totalmente errada da q tenho agora (um tipo com uma inteligência brutal).. se ele mais novo já a tinha...passou ao lado sem se saber bem pq...

Gonçalo...a ver se vejo mais uns jogos p responder a isso

Roberto Baggio disse...

O Rafa a definir em espaços curtos deixa muito a desejar. Bem como a executar.

Pedro S disse...

Nota-se uma prosa bem mais penosa, com menos fluidez, quando está em causa umm jogador do Sporting. É a realidade. Os defeitos não lhe apontam (era preciso estarem muito inspirados), embora se vá dando a ideia que só sobressai porque joga sozinho no meio campo ou porque os colegas jogam mal. Qualquer merda. Adorava ver o vosso Fejsa ali naquela equipa. Era campeão o Sporting as tantas.


Pedro S disse...

Nota-se uma prosa bem mais penosa, com menos fluidez, quando está em causa umm jogador do Sporting. É a realidade. Os defeitos não lhe apontam (era preciso estarem muito inspirados), embora se vá dando a ideia que só sobressai porque joga sozinho no meio campo ou porque os colegas jogam mal. Qualquer merda. Adorava ver o vosso Fejsa ali naquela equipa. Era campeão o Sporting as tantas.


Paolo Maldini disse...

olha...o Baggio acha o Fejsa melhor q o William. Eu n conheço tão bem...mas recordo um jogo do sérvio q me ficou na retina várias perdas q ainda n vi ao do Sporting

Manuel Humberto disse...

Pedro S, esse comentário é um bocadinho descabido mas o William por acaso até pode fazer do Sporting campeão, se 3 ou 4 naquela equipa ajudarem. Já o Fejsa nunca fará do Benfica campeão ... só para veres a diferença neste momento entre as 2 equipas.

Tiago disse...

De facto, durante o jogo só pensava que o Alan não merece a equipa que tem à volta...tal a diferença de qualidade!Não surpreende a posição do Braga, não acham?

Paolo Maldini disse...

Tiago, no inicio da época depois dum SCP x Braga no Algarve, pareceu logo q o Braga tava mt fraco. Assim como o Sporting com pouca qualidade. Mas os resultados do Sporting têm desmentido completamente isso. Os do Braga não

Pedro S disse...

Manuel Humberto, falei no Fejsa porque foi neste blog que li que o Fejsa era claramente superior ao William. Uma pena, neste blog que é tão bom a dar-nos a conhecer melhor o jogo, não conseguirem os autores tirar as palas vermelhas.

Ace-XXI disse...

Sinceramente percebo que vocês digam que os Sportinguistas façam mais do SCP do que aquilo que somos mas vocês acabam por cometer o mesmo exagero...

Patrício, Jeff, Rojo, Maurício, Cédric, WC, Adrien, Montero e até o próprio Slimani tem feito uma excelente época além disso acho que Dier, André Martins, Carrilho e Capel são bons jogadores e podem dar mais do que tem rendido.

A recente quebra de forma da equipa dá azo a toda essa desvalorização mas a verdade é que no 1/3 do campeonato a qualidade do jogo do SCP estava bem acima da do SLB e FCP.

É obvio que não temos as mesmas armas (ofensivas) de SLB mas sinceramente cansa um bocado ver tanta desvalorização do que o SCP consegue até porque mesmo em confrontos diretos os resultados não tem sido bons mas em 4 dos 5 derbies o SCP não foi em nada inferior aos rivais.

Roberto Baggio disse...

Pedro S.

Palas vermelhas?!
Não podias estar mais enganado. Se soubesses qual é a minha equipa, ficarias surpreso. Conheço o William melhor do que pensas. Sempre o vi jogar. Cresceu e evoluiu muito. Mas perdeu o melhor que tinha, que agora lhe faz falta, porque desde cedo foi obrigado a frequentar o ginásio, para aumento de massa muscular. Uma estupidez, diga-se. William, é meu amigo pessoal. Tem cuidado com o que dizes.

Ace-XXI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

pa...os lagartos até a estes blogs vêm chorar falta de atenção... vocês são fracos, não jogam nada, têm tido mais sorte que juízo... qq um percebe isso... pensam q têm uma grande equipa qd só se safam 3 ou 4 no máximo! o Paços tb fez mts pontos...e entao? merdas acontecem... logo logo tao no vosso lugar...n se excitem demasiado para n fazerem as figuras de sempre

Paolo Maldini disse...

Pedro S.

podes pensar isso perfeitamente, como eu posso pensar que esse endeusamento todo ao William resulta da ausência mt grande de jogadores que se possam endeusar no SCP.

Ou então, podes ir às etiquetas procurar outros jogadores que tenham um perfil de decisões próximos do William (Fernando e Javi) e ver se foram endeusados, ao contrário do William.

E não é que não ache q o Fernando é o melhor médio em Portugal ali, ou que foi durante muitos anos, ou q o Javi tb era bastante útil ali. é mm uma questão de apenas endeusar quem tem perfil de decisões diferentes (isto é, faz tudo o que o William, Javi e Fernando fazem, mas qd se impõe a condução e o quebrar linhas também o fazem. Daí o endeusamento de Matic, por exemplo)

Mas claro que podes sempre pensar que é por o Matic ser (era) do Benfica e o William do Sporting.

Luis Fernandes disse...

Como os adeptos do clube do Shikabala até aqui fazem choradinho, a verdade é só uma: este WC não tem lugar no plantel do SLB. Não é no onze, é no plantel. Acham mesmo que alguém olha para ele e pensa que gostava de o ter no clube?!?

Adolfo Sapinho disse...

O benfiquismo de algumas análises é evidente. Isso, no entanto, não invalida a razoabilidade de algumas opiniões.

No caso em apreço, dissociar a performance de qualquer jogador do Sporting dos milhões que valem e que ganham, por comparação com slb e fcp, bem como ignorar a estabilidade dessas equipas nos últimos anos e que o Sporting vem do pior período da sua história, não me parece intelectualmente honesto.

Mas, na verdade, se a genialidade que por aqui se apregoa fosse consistente, provavelmente este blog não tinha tempo para ser alimentado.

SL

FranciscoB disse...

É + importante jogar c/ o coração do que com a cabeça...

Anónimo disse...

Perde-se a razão toda quando se começa com os "lagartos", "lamps", "palas", etc... Seja qual for a ponto de vista. Eu considero William um jogador bem acima da média, penso que com uma boa pré-época pode realmente crescer e por fim se tornar um jogador fora de série. Mas como tudo, é preciso dar tempo, o objectivo do Sporting é por estes jogadores na Champions, não só pela sua valorização, mas também porque todo o bom jogador precisa de Champions nas pernas para poder subir os últimos degraus como profissionais.

Manuel Humberto disse...

Pedro S, não é muito importante isso de William ser melhor ou pior que Fejsa. Imagina William no Sporting e no Benfica, o mesmo jogador com o mesmo valor e mesmíssimas qualidades. O do Sporting sempre seria mais determinante que o do Benfica. Não significa que William é bom porque a equipa do Sporting é inferior à do seu rival. Não é isso que se está a dizer. O jogador seria positivamente o mesmo. Unicamente, menos determinante no Benfica.

Quem diz William, dirá Fejsa, ou qualquer outro. As melhores qualidades do Benfica dificilmente passam pelo jogador que actua naquele lugar. Por exemplo Matic enquanto esteve no Benfica destacou-se sempre pelo que fazia com a bola. Era isso que o tornava especial e não a competência defensiva que eventualmente mostrasse.

Paolo Maldini disse...

Manuel, para terminar a tua ideia, acho que Fernando, William e outrora Javi (Fejsa ainda não vi tanto, mas parece-me meio parecido ao Javi) estão bem onde estão. Ou seja, provavelmente Fernado e Javi (Fejsa) n encaixariam tão bem no SCP como William, como William n encaixaria no SLB ou FCP, ou Fernando não encaixaria no SLB ou SCP tão bem.

Penso em Fernando...naquilo que era o modelo da época passada... Em que jogando com um único ali, a agressividade dele (q o William n tem) era decisiva. Ou no modelo do JJ antes de descobrir Matic, o jogo aéreo que o William n tem levá-lo-ia a ser menos usado que Javi, ou no do SCP, quer Fernando quer Javi por não terem a mesma capacidade de iniciar logo a tramsição, n tirariam o lugar ao William.

Estão todos bem onde estão.. É lá que estão a ser/foram bem aproveitados.

Mas para me levarem aqueles elogios que o Pedro S queria ler, qq jogador tem de ter algo mais... que se vê sobretudo qd conduzem a bola!

Eu sou mais Pirlos menos Xavi Alonsos. Cada qual gosta do que gosta...

JC disse...

Para mim, deverá ser um dos melhores trincos durante os próximos 10 anos. Há muitos anos que o Sporting nao formava um jogador tão melhor que os restantes 21 em campo.

Nem vou perder tempo a comparar o William com o Fejsa.

FranciscoB disse...

Os comentários da equipa de tostões contra a equipa de milhões só serviam qd o Sporting estava perto do SLB... agora que é o fócuporco que está atrás do Sporting ninguém fala dos tostões...nem dos milhões...

Anónimo disse...

olha o Miguel Veloso 2... são sempre os melhores do planeta, mas depois saem para Génovas...e enquanto cá andam ficam sp a 20 ptos da frente...pronto este ano ficam só a 10..

Anónimo disse...

e quem n se lembra da histeria com o André Santos tb qd começou a titular no Sporting...? por isso pensam q sao os árbitros que os fazem terminar sp tão longe da frente... eles não têm qq noção...

Pedro Simões disse...

Gosto do William Carvalho mas ainda não me convenceu ao ponto de o achar uma pérola como muitos o acham... Eu ás vezes acho estas época de certos jogadores como "tesão de mijo", ou seja, fazem um boa época e na a seguir eclipsam-se. Eu gosto de dar tempo ao tempo, embora reconhece qualidade acima da média no William, mas vejamos o que será o William com carradas de jogos nas pernas, a jogar num Champions em alta rotação, contra grande equipas e grandes jogadores. Quero vê-lo fazer jogos de 3 3m 3 dias, aliás, quero ver toda a equipa do Sporting neste ritmo competitivo. Vamos com calma com o William e vamos ver o que o "puto" vai dar porque exemplos de genialidades que depois de vê que afinal são somente bons há muitos e no Sporting é aos pontapés como aconteceu com Veloso e André Santos. Ou até com o Rinaudo que o ano passado era quase a excelência em campo e que muitos Sportinguistas não o trocavam por Matic e agora anda emprestado... Não esqueçam que também muitos foram aqueles que teceram loas ao Licá no inicio da época e depois veio a verificar que aquilo foi a tal "tesão de mijo".

Também sou da opinião que neste momento da carreira do William o melhor para ele seriam 1/2 épocas com JJ e aí sim poderíamos ver outro William Carvalho, no Sporting poderá fazer o caminho do Miguel Veloso...

Abraço!!

Ace-XXI disse...

O André santos nunca mostrou 1/3 do futebol que WC tem e Miguel Veloso é 1 bom jogador que fez uma gestão de carreira mais virada para a parte econômica mas pela vossa teoria nao entendo os vossos elogios a Rodrigo porque pode seguir o caminho de Nelson Oliveira ou de markovic que pode muito bem ser o próximo reyes...

Manuel Humberto disse...

Maldini, exactamente. Em linha com o que escreveste há umas semanas não sobre jogadores mas treinadores. A importância das peças está completamente dependente do contexto. O contexto do Sporting é um. O do Benfica é outro.

Pedro Simões, M. Veloso teve a felicidade de ver-se lançado por Paulo Bento na principal equipa do Sporting em 2006/07 - foi muito bom. Ao mesmo tempo, teve a infelicidade de ter tido Paulo Bento como treinador ao longo das 3 épocas seguintes. Miguel Veloso poderia hoje ainda ser um elemento valioso na equipa do Sporting, olhados os plantéis que o clube tem tido de 2009/10 para cá. Sem querer comparar os jogadores porque Veloso tinha mais futebol, é a mesma coisa para André Santos. No jogo com o teu Benfica no início da temporada foi por exemplo dos poucos na equipa do Vitória que tentou fazer alguma coisa de jeito.

Anónimo disse...

Primeiro dizer que gosto muito de vos ler e saúdo o vosso regresso. Dos pouquíssimos que vale a pena seguir que se dedicam a falar de futebol como merece.

Estou habituado a falar com pessoas que considero muito inteligentes e a ouvir opiniões que a maioria considera idiotas. Mas ouvidos argumentos, que no final é exactamente o que interessa, independentemente de estar ou não de acordo, posso aceder que os mesmos têm valor.

Como ler que o Vítor Pereira é o melhor treinador português da actualidade, por exemplo. É quase impossível ao comum mortal dizer isto sem se rir. Mas seja como for, esgrimidos os argumentos, talvez se possa equacionar a possibilidade. Ainda que tenha tido uma carreira curtíssima ao mais alto nível, ao contrário de outros.

Até consigo aceitar, depois de ler a opinião, que as ideias de jogo são fortíssimas embora haja argumentos muito fortes que sustentem o contrário.

Agora ao que interessa, onde está a opinião que sustenta que o Fejsa pode eventualmente ser melhor que o William? Sem saber exactamente do que se trata, só podemos estar a discutir uma piada.

Estamos a falar de um jogador de 25 anos em comparação um jogador de 21 que faz pela primeira vez a sua época como sénior num grande clube na Europa, que luta sempre pela vitória, ao contrário do primeiro, que já tinha carreira num crónico campeão na Grécia.

De acordo com aquela que tem sido manifestada como a vossa opinião, de um jogador cujo trabalho de treinador é o seu maior trunfo: agressividade, capacidade de posicionamento, de entender o jogo sem bola e de se dar ao jogo sem ela. Do outro lado, alguém que nem sempre tem essa intensidade, mas com uma enorme capacidade de dar coberturas aos colegas, que procura insistentemente, e bem, o jogo entre linhas, que tem muito mais criatividade com bola, cuja capacidade de passe é melhor e que tecnicamente é incomparavelmente superior.

Outra coisa que não pode igualmente ser ignorada é o contexto colectivo em que se insere cada um. O Benfica é uma equipa feita e trabalhada há quatro anos. O Sporting é uma equipa nova com meses de trabalho. Uma é orientada por aquele que é considerado por vós como um dos melhores, o outro, pelo que me é possível inferir, por um que é considerado como um mediano que faz um bom trabalho.

Como é que é possível, e por que critérios, considerarem sequer a comparação? Aceitava perfeitamente, como aceito, afirmar que o Matic é superior. Concedo que o Fernando o seja. Jogadores de créditos firmados ao longo de muito tempo em Portugal, coisa que não foi necessária ao Vitor Pereira para ser considerado a nata do treinador português. Agora em termos de capacidae potencial, estou convicto que o William possa lá chegar e e, assim tenha capacidade de ser orientado pelos melhores, ultrapassar esse nível. E se entrarmos no panorama do potencial, o Fejsa desaparece completamente do filme.

Um abraço e continuação de bom trabalho.

Paolo Maldini disse...

ultimo anónimo, mt obrigado pelo comentário. Mete o nome (em x de anonimo) qd comentares...assim vai sendo mais fácil estabelecer interecção.

É impressionante o William estar no 1o ou 2o ano de sénior, sim.

Ace, o Rodrigo é tão elogiado como criticado. Se calhar até tem sido mais criticado que elogiado!

O Oliveira não tem andamento para um Benfica do nível dos anos de Jesus, ainda que haja quem o queira meter à força no plantel só por ser tuga e tal...

Roberto Baggio disse...

Grande oliveira hahajaha

Ace-XXI disse...

Depois de ver o jogo do slb hoje deu para ver onde fejsa é claramente superior ao WC muita porradinha deu o sérvio até JJ perceber que era melhor retira-lo do campo antes que o arbitro o fizesse.

Maldini eu sei que a minha comparação é ridícula mas caramba ler que elogiar WC é errado porque a uns anos também se falava bem de André santos é ridículo.

Paolo Maldini disse...

Ace... não me viste a mim a fazê-lo, (dizer q é errado elogiar quem quer que seja) de certeza

Leão de Alvalade disse...

Maldini,

era importante perceber se o post se refere à observação do jogo com o Sp. Braga ou se trata de algo mais exaustivo. Creio que a hipótese correcta é a primeira.

Isto porque o William desse jogo é muito melhor jogador, ou pelo menos melhor, do que o William que começou a jogar naquela posição. Basta dares um relance pelos jogos de inicio de época para o constatar.

Essa evolução que deixo implícita no meu comentário é o maior elogio que posso fazer ao William. Tecnicamente tem recursos para fazer muito mais do que normalmente se espera de um 6,a forma como evoluiu num tão curto espaço de tempo demonstra inteligência. Hoje William, com a mesma soupless de antes, aparece mais vezes em mais lugares. Fá-lo porque percebe melhor o jogo e importância de ocupar determinados espaços, sem aquele ar de esforço no limite de que tantos gostam. William nunca será um jogador assim, creio.

E como fisicamente parece ter todas as condições para jogar e jogar e jogar está ali um enorme jogador, ainda que não completamente feito.

Creio que o próximo passo de William será decisivo. Será muito dificil fazer com que o jogador fique mais um ano no Sporting. O momento no futebol é quase tudo e isso é tão válido para o Sporting, que precisa do dinheiro, como para o jogador, sobre quem estarão centradas as atenções agora mas no próximo ano pode aparecer outro William em qualquer outro lado.

Isto para dizer que lamentaria imenso ver William a rumar ao ManUtd de Moyes, por exemplo. Como Mourinho tem o lugar mais do que ocupado com o Matic resta-me dizer que gostaria muito de ver o Guardiola fazer o Rummenigge & Cia perder a cabeça e bater os 40k. Ficavamos todos a ganhar: O Sporting, o William e o Bayern.

Paolo Maldini disse...

é centrado sobretudo neste jogo. foi uma das melhores exibições individuais de um jogador de qq equipa que vi nesta época. No início n esperava q atingisse este nível. Não tem aquele extra que gosto tanto... do progredir, cabeça levantada e quebrar linhas, mas recupera as bolas todas e sai sp com qualidade para os colegas. Um pouco como o Busquets, talvez.

Anónimo disse...

"Conheço o William melhor do que pensas. Sempre o vi jogar. Cresceu e evoluiu muito. Mas perdeu o melhor que tinha, que agora lhe faz falta, porque desde cedo foi obrigado a frequentar o ginásio, para aumento de massa muscular. Uma estupidez, diga-se. William, é meu amigo pessoal. Tem cuidado com o que dizes." Passou algum William no Seixal?

EQSM disse...

Não vale a pena comparar o William Carvalho com outros jogadores porque é um jogador único. Ponto final. É sempre o melhor em campo seja em que jogo for. Ponto final. Quem tem opinião contrária é porque nunca viu um jogo ao vivo, no estádio, deste Senhor. O Man. United,o City,o Barcelona, o Real Madrid e não sei quem mais já viram, por isso é que todos o querem. Porque é único. Os outros são só bons, ou até muito bons. Tem 21 anos. Vão ver o que ele faz nos 120x60 m, nas 40 polegadas da TV não dá para ver!

Roberto Baggio disse...

Não passou, por pouco... Escolheu outros caminhos, e bem. A meu ver, está a ser recompensado por isso. Mas como ele vive mesmo aqui ao lado, nem vale a pena explicar tudo não é?!

Lino disse...

O que vou dizer pode parecer estranho para muitos, mas eu acho que o que que mais falta ao William é... agilidade.

Ele tem ténica mais que suficiente para a posição que ocupa, sobretudo a nível do passe, se bem que consegue perfeitamente conduzir a bola e driblar.
Mas fica-me a sensação que todos os movimentos que necessitam de agilidade e coordenação motora são feitos em esforço, até me parecem muitas vezes em ligeiro desequilibrio.
Tem velocidade, bons reflexos, é rápido a decidir o que fazer quando aborda os lances, e tem membros longos, e acho que essas suas características mascaram muito a tal falta de agilidade.
É quase como se o tivessem ensinado a jogar sempre com o tronco direito. Quando um jogador se movimenta, quando muda de direcção, quando recebe a bola, quando tenta um corte, quando se "estica", tem de movimentar o corpo todo, não só as pernas, né? Abaixa-se, dobra-se, roda os ombros, as ancas, usa o braços para se equilibrar, etc. No caso do William, a mim parece que está a tentar manter-se direito sempre que é possível. Parece que tem menos movimentos corporais graciosos que um jogador com a sua técnica costuma ter.

No entanto, apesar de ficar com a sensação da tal falta de agilidade, acho que tem o suficiente para ser um jogador com uma carreira de suceeso.

Roberto Baggio disse...

Lino,

Certo!!!!

Foi exactamente isso que o treino de ginásio, desde cedo, lhe tirou.

Baresi disse...

Wiliam - Manuel Fernandes.

Tão parecidos e tão diferentes.