quinta-feira, 13 de março de 2014

Já não podem haver dúvidas sobre qual o melhor avançado do SL Benfica

Na variedade de acções sem bola, na forma como desmarca em apoio e em ruptura, e muito no trabalho defensivo, na disponibilidade e velocidade com que pega no trinco adversário, baixando para trás da linha da bola, depois de ultrapassada a primeira linha (que forma com Cardozo).

Mais forte na tomada de decisão entre linhas que no passado, mas ainda com demasiados lances em que se precipita (neste aspecto perde bastante para o paraguaio). É na forma como desmarca para as costas adversárias, quer para os corredores laterais, quer para o central proveniente do lateral, como no lance que finalizou há pouco em White Hart Lane, que se torna distinto e com potencial para ser um dos grandes goleadores da próxima década na Europa.

P.S. - Grande abraço, Professor Luís Mocho, deste seu ex aluno que muito aprendeu consigo.

27 comentários:

Anónimo disse...

Markovic?!

Roberto Baggio disse...

Eu cá prefiro o Don Gala AKA Luisão

hertz disse...

Grande exibição do Rodrigo e do resto da equipa.
Só pena aquele golo num lance em que o Sílvio se precipita pois o Luisão já estava lá para controlar o lance. Foi um bocado burro o Sílvio aí.

Pedro Simões disse...

Na minha modesta opinião, para mim o Luisão está entre os melhores centrais do Mundo e seria um enorme prémio para ele se fosse ao Mundial.

Ronaldinho disse...

Queres apostar que ainda há muitas dúvidas?

Unknown disse...

Penso que o Luisão afirmou já não querer ir à selecção.

Que acharam dos comentários logo ao início a dizer "Claramente o erro táctico do Benfica em colocar o Silvio a marcar o jogador mais alto Adebayor".

Pedro disse...

Pensam fazer a análise dos jogos de hoje?

Abraço
Pedro

João disse...

O Rodrigo teve uma evolução considerável, em relação aos anos anteriores. Parece um jogador mais maduro, menos individualista e menos ansioso e isso faz com que consiga decidir melhor e oferecer mais À equipa. Não é o jogador que queria correr para a baliza, fintar todos e marcar.

Se no passado achei que o melhor seria vende-lo, agora estou triste porque já o fizemos! Ainda que tenha sido por uma quantia considerável...

Em que equipa acham que se enquadra melhor?

Paolo Maldini disse...

unknow, reparei nisso e ri. ri mt.

o Benfica n marca jogadores. marca zona...e assim é q tá bem.

Pedro, vou ver se consigo...

Pedro disse...

Maldini agradeço...verdadeiro serviço público este vosso espaço!

Abraço

C-zero disse...

Do mesmo comentador, logo depois do golo do Rodrigo, respondendo à pergunta se o Benfica vencia com justiça, respondeu que o Benfica teve sorte e que não estava por cima do jogo.

A mim pareceu-me que o Benfica fez o que lhe competia em todos os momentos do jogo. Acho que soube aproximar as linhas na primeira fase da partida, partindo para as transições rápidas (que resultaram no primeiro golo). Na segunda parte, com a entrada de Gaitan e Enzo, controlou a bola, afastando o Tottenham da sua área. Que acharam?

Abraço

Baresi disse...

E não goleámos por causa dele.
O que não impede de ser o melhor avançado do Benfica, quando joga sozinho na frente.
Para jogar em POrtugal, só no Dragão é que não considero Cardozo imprescindível. Em todos os outros a presença e golos do paraguaio são um "mal necessário", um jogador que desgasta é muito as defesas adversárias para os outros jogadores poderem aparecer.
Agora que o Rodrigo está a crescer e muito, principalmente em movimentos sem bola para. Mérito e muito para ele, e para o senhor que está no banco.
Mas isso sou eu a pensar, que percebo pouco ou nada disto.

Abraço

Andrea Pirlo disse...

Luisão merecia estes 2 golos. Dos melhores centrais do Mundo sem duvida. Rodrigo que golão, aquela recepção na direcção da baliza é meio golo.

Só faltou trocar melhor a bola, e falhar menos passes.

Vi o Porto, e também fizeram uma boa exibição. Melhoraram muito com a entrada de Luis Castro. Espero q consigam passar a eliminatória.

Andrea Pirlo disse...

Aquele ultimo lance do Siqueira tinha q ser golo!!

LGS disse...

Posse estar completamente errado mas continuo a achar o Rodrigo demasiado "burro" para ser tudo isso que afirmas Maldini.

Concordo com os elogios que lhe fazes, mas, para mim, naquilo em o criticas ("tomada de decisão entre linhas") é tão fraco que me tira do sério. E nisso não sei até que ponto ele poderá melhorar.

Achas que ele é capaz de melhorar (mas muito) na tomada de decisão entre linhas? É que eu dúvido...


Abraço

Benfiquista Tripeiro disse...

Gostava que me respondessem a duas perguntas, se possível.

Não acham que Cardozo já não tem espaço nesta nova forma de jogar do Benfica? Com as rotinas que ganharam Rodrigo e Lima, o Benfica começou a jogar doutra forma e hoje pareceu-me claramente que Cardozo não se enquadra bem no Benfica actual. Lembro-me, por exemplo, do jogo que fizemos no ano passado em Bordéus em que Cardozo foi decisivo, mas em que a equipa, a partir do momento em que ele entrou, virou o foco para ele. Isto este ano já não acontece.

A outra pergunta é sobre Matic/Fejsa. Mesmo sabendo que Matic é muito melhor, não acham que, no aspecto colectivo, o Benfica beneficiou em ter mudado o tipo de trinco? A equipa parece bem mais sólida a defender, mais equilibrada. Será possível isto? Sair o melhor jogador da equipa e, mesmo assim, a equipa melhorar? Ou estou a ver tudo ao contrário?

Paolo Maldini disse...

Benfiquista, sempre que alguém sai (neste caso Matic) aparece outro q os adeptos dizem ser melhor para a equipa. A questão aqui não é do individual. É o treinador maravilhoso que tens q faz parecer isso.

Cardozo voltou péssimo da lesão...com a idade que tem, não sei se volta a ter andamento para jogar no Benfica...

Benfiquista Tripeiro disse...

Quanto ao Cardozo, temo que seja mesmo isso.

Também reconheço que o Jesus nestes aspectos faz milagres, embora me meta nojo atitudes como a que ele teve hoje aquando do terceiro golo. O Benfica não se pode comportar assim.

Não estou a comparar Matic a Fejsa, mas sim a equipa com um e com o outro. Com Fejsa, não sei porquê (talvez por Enzo ter mais espaço para pegar na bola, e Gaitán também), mas gosto mais.

Mas comparando as duas equipas, com Matic ou com Fejsa? Qual está a jogar melhor?

Paolo Maldini disse...

Matic! O ano passado o Benfica ganhou mais vezes e jogava tao bem como agora!

Benfiquista Tripeiro disse...

Mesmo defensivamente? Golos sofridos, oportunidades concedidas? Têm sido bem menos!

Mas percebo a escolha, é um jogador superior.

Paolo Maldini disse...

n foi por uma troca individual q isso aconteceu. E a que realmente ajudou um pouco nisso até foi a do gr. ARtur deixava toda a equipa nervosa

Zinedine Zidane disse...

Ei calma, o Cardozo regressou de uma lesao de 3 meses, é mais do que o periodo de ferias no Verao. Será complicado, mesmo pela sua morfologia, de agora entrar no onze, tem de ganhar ritmo primeiro e fazer uma nova pre-epoca, a meio da epoca.
(Parabens pelo excelente blogue, continuem)

Benfiquista Tripeiro disse...

Sim, não era só a equipa que ficava nervosa com o Artur! Mais um que sai este ano, ficou sem espaço.

Valter disse...

há pouco :p

podem apagar este comentário mas até que enfim que dão o poleiro ao rodrigo

zdamen disse...

Quanto à questão Fejsa vs. Matic, se compararmos com o Matic da época 2012/2013, obviamente que Matic fazia do SLB uma equipa mais forte.
Contudo, este ano o Matic estava diferente, com o perfil de decisão diferente, arriscava muito mais em posse e no passe, o que no meu entender e tendo em conta a sua posição, o tornou pior influência no jogo do SLB e em diversas ocasiões causou problemas.
O que se nota neste momento é que a simplicidade de Fejsa além de fluidez, dá mais tranquilidade aos processos de jogo em particular nas transições.
Finalmente, a questão da troca de GR's parece-me ter também um peso muito importante.

Quanto ao Cardozo, eu não descartava já um jogador com a sua qualidade. É natural este desenquadramento que se nota, foi demasiado tempo de fora.
Contudo, do naipe de avançados do SLB, ainda é dele o perfil de decisão que pessoalmente mais gosto, além de que é aquele que oferece uma solução diferente na saída ofensiva e com muita qualidade.

Tiago Beça disse...

Acredito que o Cardozo volte a entrar em forma, daqui a umas semanas talvez.
Gostava de o ter a aparecer entre linhas como ele tão bem faz.
Este jogo também seria difícil para ele à partida, sem ritmo, contra defesas que parecem tractores como o Kaboul.

O Matic esta época começou mal, entretanto subiu de forma (como o resto da equipa). É um dos melhores médios que vi no Benfica, o protótipo de jogador moderno que sabe fazer de tudo.
O Fejsa é um jogador que defende bem, e como na transição tem critério, simplicidade, e rapidez, acaba por encaixar muito bem. Não tinha grandes esperanças acerca dele no inicio da temporada, mas o Sérvio jogou quase sempre bem.

Jorge Carolo disse...

Estou totalmente de acordo com a opinião de que o Benfica não defende melhor por causa de Fejsa em detrimento de Matic mas sim pela troca na baliza...

Para mim sim essa a grande diferença, pois apesar de alguns erros, Oblak é muito melhor com os pés e principalmente, naquilo que no ano passado nos fez perder muitos ponto e sobretudo SOFRER, os cruzamentos!!!!

Julgo que o Benfica deveria arranjar uma alternativa a Maxi à altura de por exemplo Siqueira, acho que Silvio, de quem gosto, é uma solução válida mas que precisa de jogar mais, pois infelizmente grande parte dos erros defensivos são consequência de Maxi, a que se junta as suas carências físicas no que velocidade diz respeito.

Cumprimentos