segunda-feira, 10 de março de 2014

Jogo de erros


Quando falámos aqui das variáveis que o treinador controla, relativamente à organização da equipa, continua-se a interpretar mal as nossas palavras. Por exemplo, continuam a existir respostas do tipo "ah, se é bom por que motivo não ganha?". Isto porque a maioria ainda não entendeu, verdadeiramente, que o futebol é um jogo de erros. A natureza do jogo é essa porque é jogado por homens. E dentro das organizações de qualidade (trabalho do treinador) vão continuar a existir erros por parte de quem tem a responsabilidade de interpretar as ideias. 

Quem ouviu a conferência de imprensa de Jesus depois do jogo com o Estoril, naquilo que foi importante reter da sua mensagem, percebeu isso. O treinador do Benfica diz que podia ter goleado. Disse ainda que Lima esteve duas vezes na cara do GR. Ora, se o jogo tivesse terminado empatado o Benfica já teria feito um mau jogo? O Benfica já não teria criado situações de golo? O treinador do Benfica já tinha feito um mau trabalho? A organização já tinha falhado naquilo que se diz ser essencial? Já se podia diagnosticar à equipa pouco trabalho de finalização ao nível do treino? Eu não acredito nisso. O treinador não tem culpa de ter criado ferramentas e os jogadores dentro da sua responsabilidade não terem conseguido utiliza-las.

Acho que, neste momento ninguém duvida que o Benfica tem o melhor plantel do campeonato. Ninguém duvida também que as individualidades mais relevantes, ao nível da qualidade técnica e criatividade, jogam no Benfica. Facilmente se percebe que a equipa com a melhor organização de jogo, no ataque e na defesa, é a do clube da luz. Então, como é que se explica que organizações com processos inferiores, como é o caso do Porto e do Sporting, com menor qualidade individual (mais que evidente nas unidades ofensivas), tenham mais golos marcados que o Benfica? A que se deve isto afinal? Simples. Ainda são os jogadores que jogam. E os jogadores são homens. E os homens erram.

40 comentários:

Anónimo disse...

O Real deu 6-1 ao Shalke.
Deixei de contar o numero de golos falhados por Ronaldo.
Fizeram o melhor jogo da história do Real Madrid em solo alemão, em termos tácticos.

Mas e se as bolas não têm entrado?
Passaria a ser um mau jogo também?
Abraço

HF

Ace-XXI disse...

Explicasse porque o Benfica de hoje nao é o Benfica do 1/3 do campeonato, nessa altura era claramente a equipa menos equilibrada dos 3, o Benfica vai ser campeão com toda a justiça mas bem pode agradecer aos motas e vascos santos desta vida terem arrumado com o SCP de forma tão prematura.

Além da azia natural de SPortinguista também acho que é uma pena podíamos ter 1 campeonato disputado até ao fim e assim vamos ter o 3/3 do campeonato para coroar o Benfica.

Roberto Baggio disse...

Anónimo,

Fica mais fácil se assinares, para que no futuro possamos ter uma ideia do seguimento da tua linha de comentários.

De resto, Ronaldo fez um jogo enorme contra o Schalke, e mais uma vez, não foi pelos golos que marcou ou falhou.
Assim como o Real, fez um jogo bom, faltando apenas maior envolvimento defensivo por parte das 3 unidades mais atacantes.

Abraço

Axe-XXI,

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/11/liga-zon-sagres-ao-final-de-9-jogos.html

Já tinham aí existido casos?!
De resto, já aí se percebia que o Benfica tinha muitos prós e poucos contras na luta pelo título, e Sporting nunca foi uma preocupação. 1ºano do treinador, equipa com qualidade individual muito abaixo do Benfica e Porto. É maravilhoso o que Jardim está a fazer, mas dado o campeonato que era, contra o Benfica que era, nunca poderia ser campeão.

Não digo que o Benfica do 1ºterço fosse o de hoje, que não o era, mas caminhava para lá. Já o tinha percebido no início de Novembro, como vês.

hertz disse...

Baggio, viste o jogo no domingo, certo?

Que achaste do Estoril e do trabalho do Marco Silva?

Roberto Baggio disse...

Hertz,

Não vi este jogo com atenção, estava distraído com outras questões. Mas conheço o trabalho do Marco Silva no pormenor. Uma vez que tenho falhado muito poucos jogos deles, na TV ou no estádio. Aliás, o trabalho dele está lá no Posse de Bola. Pontos fortes, debilidades, dúvidas, etc.

Abraço

Pedro disse...

Os treinadores tb são homens...
;)

Roberto Baggio disse...

Certo Pedro. Mais que certo :)

Aza Delta disse...

É tudo muito giro mas até há pouco tempo atrás o Benfica apresentava qualidade de jogo sofrivel, e foi aqui dito "a qualidade individual é tanta que se arriscam a ser campeões mesmo jogando 30% ou 40% daquilo que pode jogar".


Mais uma vez, a ver tudo preto no branco, o que dizes tem alguma lógica. mas nem o jesus tem feito uma época irrepreensivel, nem erros individuais justificam tudo.

Roberto Baggio disse...

Sim. Nao tem feito. Esta exactamente com os mesmos pontos do que quando foi campeao, nos mesmo jogos. Menos golos marcados, é verdade, mas nunca mais conseguiu replicar aquela epoca em termos de golos.
De realçar tambem que no ano passado tinha mais 3 pontos que nesta temporada, mas pode acabar exactamente com o mesmo numero de pontos. Se a qualidade de jogo podia ser melhor, ahh, isso é um argumento completamente plausivel. Mas os adeptos queixam-se dos titulos, e preferem campeoes que nao ganham mais de 50% dos seus jogos.

formatted error free disse...

o problema é que o treinador não é só o técnico, só treinador de campo. Também é ele que escolhe os homens que põe a jogar e lhes tem de dar não só meios em termos técnicos e tácticos mas também pscicológicos e físicos para tirar o maior aproveitamento deles. Dar aos seus jogadores "a melhor organização de jogo" só por si não é suficiente.

Roberto Baggio disse...

"mas também pscicológicos e físicos para tirar o maior aproveitamento deles."

Isso está implícito no treino do modelo de jogo. Isso faz parte do treino e das ferramentas. Está em cada exercício, em cada feedback.

Ace-XXI disse...

Baggio

"É maravilhoso o que Jardim está a fazer, mas dado o campeonato que era, contra o Benfica que era, nunca poderia ser campeão"

Tudo certo temos menos qualidade que o benfica mas a verdade é que nesses 9 jogos como é que estava a classificação do campeonato? A partir do jogo com o Nacional o SCP foi completamente atirado para fora da luta pelo titulo (e na minha opinião nem em 2º vai ficar).

A partir de dezembro o SCP começou a baixar a qualidade do seu futebol mas a verdade é que mesmo com pouca qualidade os serviços mínimos são cumpridos, desde a derrota no dragão o SCP apenas perdeu pontos justamente contra Estoril e SLB nos outros 3 jogos em que perdeu pontos foi unanimemente prejudicado, é que falar agora dos 7 pontos de avanço é muito bonito mas quando em Janeiro o SCP estava em vantagem pontual e tem de se perceber como e quando essa vantagem foi perdida.

O SLB tem a melhor equipa e principalmente o melhor plantel mas a classificação não pode ser definida por decreto e a verdade é que esta liga está a ser feita por decreto.

Roberto Baggio disse...

Pois,vê lá tu como é que estava a classificação, e vê lá tu o que é que eu dizia. É o problema dos adeptos. Olham para a classificação e nada mais. Não percebem as qualidades/dificuldades da equipa, e de que forma isso pode influenciar o seu rendimento no futuro.
E os pontos que ganhou sem merecer? Não contam? Ou faz tudo parte? Por exemplo, posso dizer-te que vi o jogo com o Setúbal, com a devida atenção, e achas mesmo que o Sporting merecia ganhar o jogo?! Eu não comento questões sobre as leis de jogo e trabalho das equipas de arbitragem. Não o faço nunca com os meus jogadores, nem o faço aqui. Isto porque toda gente é prejudicada, e beneficiada. E a malta só fala com indignação quando é prejudicada. Das outras vezes que foram beneficiados isso já não conta, não dá menos pontos, porque os pontos só contam os do prejuizo. Por isso é que n discuto isso dos senhores que apitam. Os adeptos do Benfica choram, os do Porto choram, os do Sporting choram, e por aí em diante. É conversa fiada. O Sporting não tem qualidade organizativa e individual para ombrear com o SLB. O SLB se ganhar, vai ser justo. Assim como era justo que ganhasse no ano passado, porque a diferença de qualidade não era fundamental entre SLB e FCP. Ganhou o FCP, foi justo, era a melhor equipa.

A liga está a ser definida por uma equipa que está a ter um rendimento em tudo semelhante ao dos anos anteriores. Com a diferença de não estar a competir contra outra super organização, com qualidade individual.

Galocha disse...

AceXXI, o Sporting joga zero! Esta 2a volta até tem muitos mais pontos do que os que devia ter. Levou chocolate do Rio Ave, levou chocolate do Braga, levou chocolate do Setúbal, do Benfica... enfim. Miséria mesmo.

Se chegou longe com mts pontos foi devido ao empurrão que teve na 1a volta...daqueles que agora se queixam!

A sério, abram os olhos... fizeram um ano completamente atipico para a qualidade que têm! Para o ano voltam a lutar pela europa! E se puseres a mão na consciência sabes que é verdade!

Ace-XXI disse...

O slb jogou 0 contra o Paços, guimaraes e Belenenses e não somou 9 pontos?! Eu não gosto de centrar a conversa dos jogos na arbitragem já comento aqui há algum tempo e nunca me viste seguir esse caminho mas caramba existe alguma lei que uma equipa que jogue pouco tem de perder o jogo?!

O SCP passou o 1/3 a jogar mais que os rivais e chegou a 10 jornada em igualdade pontual, tínhamos muitos mais golos marcados e muitos menos golos sofridos mas em termos pontuais estávamos igualados ora bem pela vossa teoria o SLB nos primeiros 3 jogos deveria ter tido 3 derrotas porque foi inferior aos adversários.

O SCP tem mais qualidade do que vocês vendem caso contrario não era preciso estes roubos todos para nos puxarem para baixo, se a partida era expectável que o SCP lutasse pelo titulo? Não! A verdade é que uns jogos a jogar melhor noutros a jogar pior e a vencer devíamos estar com toda a justiça com o 2 lugar garantido e a lutar directamente com o benfica pelo titulo.

Em relação a próxima época veremos o que vai sair vocês são todos uns grandes entendidos e conseguem adivinhar o futuro mas parece-me que temos pessoas competentes, o que foi conseguido com o que tínhamos para gastar prova isso e acredito que podemos continuar a evoluir principalmente se conseguirmos garantir a entrada na champions.

Aza Delta disse...

Não respondeste a metade do meu post Baggio. Há umas semanas escrevia-se aqui que a equipa jogava 40% de que realmente e ganhava pelas individualidades.

Se se escreve que a qualidade do colectivo è fraca, qual é o mérito que queres passar ao Jesus?

E atenção que eu estou do lado dele, e acho que esteve bem em algumas coisas. mas uma coisa é certa, o Benfica não jogou um chaveco na primeira volta, e foi eliminado num grupo acessível da Champions. E faz-me confusão como vocês branqueiam as falhas do Jesus (e atenção que eu não nego os seus pontos fortes), mas depois vêm criticar cada vez que há um erro individual)

Unknown disse...

Ace XXI, após o jogo contra o SLB, na primeira volta, era só: "mas que banho de bola, não jogam nada. Os erros dos árbitros? Joguem mas é à bola"

Baggio, estou perfeitamente de acordo com o que dizes. O treinador dá as ferramentas e depois, a qualidade dos jogadores define. Agora, não estou totalmente de acordo com o que dizes que se uma equipa pode não marca e jogar bem. Penso que marcar golo será sempre um factor determinante da exibição da equipa. Mas já o contrário, marcar e jogar mal poderá ser aplicado.

Mas também é por isso que o fut é tão fixe. Porque tem tantas variáveis que há sempre incertezas.

Roberto Baggio disse...

"mas caramba existe alguma lei que uma equipa que jogue pouco tem de perder o jogo?!"

Não. Não existe. Por exemplo, o Benfica perdeu a liga Europa para uma equipa que não jogava nada. Um tal de Chelsea.

Não há nenhuma teoria. Nem estou a dizer que sou dono da verdade. A minha opinião é que uma equipa que não fez por ganhar (entenda-se não jogou melhor que o adversário) não se pode queixar do arbitro, porque apesar disso, não fez bem o seu trabalho. Tendo feito bem o seu trabalho, e tendo sido prejudicada, aceito que se queixem dos factores exteriores ao jogo da equipa.

PS: Se Sporting é assim tão bom como dizes, não terá dificuldade em manter a classificação actual. Só depende de si. Da qualidade dos seus jogadores, e da qualidade da sua organização. Estaremos cá para ver. E dar os parabéns pela época, que acabe, como acabar, é motivo para congratular.

Aza Delta,

Desculpa. Vai ao meu blogue. Vê as criticas que faço ao Jesus. A diferença entre as minhas e as vossas (não sei se te posso incluir) é que as minhas não mudam com os resultados. Ou seja, as minhas críticas são relativamente às ideias de jogo. A qualidade ou não do modelo de jogo. Isto porque o resto, apesar de criticável, ninguém conhece... Ninguém está lá dentro para criticar as coisas que criticam. Eu só posso criticar o que aparece nos jogos, as regularidades da organização. E no fundo era isso que o Bergkamp fazia passar há muitas semanas atrás. Veja-se que o Benfica não é uma equipa dominadora com bola. E o que ele disse, prende-se com isso. Mas isso não muda se a equipa ganhar ou perder. Não é o princípio da pastilha elástica que nos define.

Ace-XXI disse...

"Se Sporting é assim tão bom como dizes, não terá dificuldade em manter a classificação actual",

desculpa mas depois da conversa que estamos a ter neste post vires com isto é para rir então eu queixo-me que o SCP desde janeiro já ficou a arder com 6 pontos devido a erros graves dos árbitros e tu dizes que só depende de nós garantir o 2 lugar?! Pelo caminho que isto está a levar sou forçado a dizer que até o 3 lugar está em perigo.

Não distorças o que eu digo, eu sempre escrevi aqui que o SLB tem o melhor plantel do campeonato mas a verdade é que até outras forças desequilibrarem essa diferença não se notava na classificação porque o SCP mesmo quando jogava mal conseguia vencer (muito graças a Slimani).

Roberto Baggio disse...

Pois. Notou-se em campo. Na luz. Onde fiz um post a dizer que a diferença de qualidade era evidente, e tu, foste um dos que discordou de imediato. Resultado, viu-se em campo. Ainda que estivessem a um ponto de diferença, na classificação, as diferenças continuariam a ser as mesmas. Isso em nada ia mudar o que disse. Como vês pelos meus artigos.

Ace-XXI disse...

Mas eu nisso concordo contigo e até te digo mais mesmo que o SCP acabasse o campeonato com mais 1 ponto que o Benfica podias continuar a dizer que eles eram melhor equipa que não seria mentira, o que eu disse na véspera do classico foi que era o 3 jogo da época e nos anteriores essa superioridade não tinha sido demonstrada e que a diferença de pontuação também traduzia o equilíbrio do que se tinha jogado até aí.
o benfica ganhou e ganhou bem mas curiosamente desde esse jogo baixou e muito a sua produção ofensiva e acabou por fazer jogos medíocres contra Paços, Vitoria e principalmente Beleneses mas nada disso interessa porque foi os 3 pontos foram conseguidos.


Volto a escrever o mesmo, num campeonato limpo o SLB seria na mesma o principal favorito a vencer mas a verdade é que passou quase metade do campeonato para nos passar a frente e a partir de uma certa altura os erros de arbitragem arrumaram completamente com qualquer hipótese de o SCP competir pelo titulo, perdemos nós mas também perde o campeonato que podia voltar a ter 1 final muito interessante.

Anónimo disse...

É completamente impossível argumentar futebol com alguém que para além de não querer ver o obvio, julga que a realidade pode ser desmentida pelo "deve" das arbitragens. O "haver" convenientemente desaparece!
Vitimas eternas!

RC

Sentinela um Estremecer disse...

Muito boa, esta campanha sportinguista actual, do "gamaram-nos 7 pontos que nos dariam a liderança".
Como se não tivesse existido nenhum erro que os beneficiou também com alguns pontos, ao longo do campeonato. Pena que os adeptos de futebol têm olhos na cara e essa teoria cai por terra, de tão ridícula que é, já para não falarmos do nível confrangedor em termos matemáticos que a própria campanha apresenta (liderança com mais 7 pontos?).
E quando é que começam a contar com os pontos que ganharam também com erros dos árbitros? Refaçam lá as contas, para a malta conseguir levar-vos mais a serio.

Pedro disse...

Ace, no jogo da Taça a diferença entre SLB e SCP foi evidente. Bastou ao SLB acelerar um pouco e meteu três golos. Não meteu um quarto pq anularam a jogada limpa ao Sílvio logo no início da segunda parte. Depois JJ decidiu fazer o que tão bem tem feito nestes anos, mexeu na equipa, voltou ao 442 com a entrada de Cavaleiro e saída de Amorim e vocês empatam em dois lances de bola parada lá para a molhada.

Lá por ter sido 4-3 não significa que não tenha sido notória a diferença.

pmm disse...

O Ace-XXI é engraçado tipico adepto que acha que os arbitros são o mal de tudo o que se passa no clube. Como qualquer 1 usa palas e só vê para um lado, o seu clube de facto este ano nunca foi beneficiado tem sido sempre prejudicado, nunca Montero marcou golos em fora de jogo, nunca perdoarem penaltis ao SCP, nunca inventaram penaltis para SCP (lembro-me de 1 fantástico feito fora de campo), enfim o costume.
O SCP está a fazer um campeonato fantástico que o plantel que tem e muito mérito do Leonardo Jardim mas se analisar-mos a epoca toda será para o fraco. Fazer 34 jogos num ano muito pouco ao nivel de equipa que lutam para não descer.
O Campeão está encontrado e com toda a justiça é a melhor equipa, tem o melhor plantel e treinador. Como Baggio disse o SLB está a fazer um campeonato quase igual ao da epoca passada a diferença é que o seu grande rival desceu incrivelmente de qualidade e quando isso aconteçe...

João disse...

Eu faço as palavras do autor do Ai Vale Bujas as minhas, e talvez ajudem mais a esclarecer o que aqui se debate

"O Sporting tem o mérito de se ter organizado cedo, bem e rapidamente esta época.(...)À medida que o campeonato foi avançando e entrando no 2º terço, as equipas começaram naturalmente a organizar-se e depois de alcançada a estabilidade na maioria das equipas do campeonato, começou a haver mais competitividade e o Sporting sofreu com isso, pura e simplesmente porque não tem um plantel suficientemente bom e comprido para desbloquear certos jogos mais complicados, como este em Setúbal. Foram fortemente evidentes as dificuldades no jogo que o Sporting teve contra o Benfica, no jogo que ia definitivamente lançar ou não a equipa do Sporting para o título. As dificuldades seguiram-se e só com alguma sorte conseguiram virar os jogos em Vila do Conde e em Alvalade contra o Braga. O futebol jogado é pouco e houve algumas más apostas de Jardim para esta 2ª volta. A saída de João Mário para o Setúbal não se compreende, principalmente quando se tem Magrão, André Martins e Vitor como elementos a lutar por jogar ao lado de Adrien e William. A contratação de Heldon também não se compreende, principalmente tendo em conta a contínua aposta no Mané - esta uma aposta muito bem feita por Jardim. Não faz sentido investir em Shikabala e Heldon, muito mais, quando se têm tantas debilidades defensivas e quando se despacha Rinaudo, única alternativa ao William, e se fica com Dier como 3º central e 2º médio defensivo. Portanto, antes de se queixarem de arbitragens - e por mais razão que tenham muitas vezes - têm que analisar o que correu de mal no futebol da equipa. Primeiro ponto, porque é que táctica e tecnicamente o Sporting começa a piorar depois das outras equipas subirem de rendimento. Porque é que isto aconteceu? Porque o Sporting tem uma organização ofensiva básica? Porque André Martins está num mau momento e as alternativas não são boas? Ou será que o André Martins está em má forma porque os extremos se comportam como pinos e dependem do movimento do lateral para desbloquear uma jogada (vide jogo vs Braga)? Será que com outro tipo de rotinas o André Martins e o Adrien não brilhavam mais ou será que são eles a engatar todo o processo ofensivo? Ou será que a culpa é da movimentação/falta de inspiração do Montero? Pensem nisso. Segundo ponto, porque é que deram tiros nos pés em Janeiro depois de terem acertado tanto no Verão e resolvido tantos dossiers difíceis como o de Boulahrouz e Jeffren? Errou o Inácio? Errou o Jardim? Errou o Carvalho? Isto sim foi decisivo para o Sporting, para além, claro, do bom momento do Benfica e da forma inequívoca como foram batidos na Luz."

E eu acrescento, Ace-XXI se me permites, concordo que nao se devem por as coisas como "o SCP jogou mal entao deve perder" ou merece perder, mas uma coisa que está a custar perceber, tal como nós benfiquistas nos queixamos da má gestão em janeiro de anos anteriores e mesmo no verão com saida de importantes jogadores e falta de melhor controlo de JJ dos recursos que tinha, Jardim creio eu! nao foi capaz de fazer o contrario. Para uma equipa que queira ser campeao e lutar em varias frentes há que ter um plantel suficiente para tal, caso contrario apenas será capaz de fazer uma epoca ao nivel de Estoril em que epenas se utilizam 20 jogadores em 4 competiçoes (!!).

Cumps a todos

lel disse...

tótó-bola à segunda feira. Já sabemos que o rolo compressor é a melhor equipa da europa e o sporting é fraquinho fraquinho e só ganha porque os adversários são azelhas e o rojo é o pior central do campeonato

Mike Portugal disse...

João,

"Primeiro ponto, porque é que táctica e tecnicamente o Sporting começa a piorar depois das outras equipas subirem de rendimento. Porque é que isto aconteceu? Porque o Sporting tem uma organização ofensiva básica? Porque André Martins está num mau momento e as alternativas não são boas? Ou será que o André Martins está em má forma porque os extremos se comportam como pinos e dependem do movimento do lateral para desbloquear uma jogada (vide jogo vs Braga)? Será que com outro tipo de rotinas o André Martins e o Adrien não brilhavam mais ou será que são eles a engatar todo o processo ofensivo? Ou será que a culpa é da movimentação/falta de inspiração do Montero?"


Esta frase resume muito do que eu penso. A equipa está demasiado dependente do que se faz nas alas. A meu ver LJ cometeu 3 grandes erros neste jogo com o Setubal que ainda não tenho qualquer explicação:

1º Retirou o Adrien da posição onde mais rende para o colocar na zona 10, completamente afastado da linha média;

2º Colocou o Magrão no lugar de Adrien;

3º Deixar Montero no banco, quando é o ÚNICO jogador que sabe jogar pelo centro na zona 10;

Bastaram estes erros para "dar" o meio-campo ao Setubal.

Anónimo disse...

lel,
só para ti...
"De acordo com o site americano bleacher report Rojo é o elo fraco da seleção argentina"

"segundo o site Coach World Report JJ foi considerado o nono melhor treinados da atualidade!"

Anónimo disse...

lel,
só para ti...
"De acordo com o site americano bleacher report Rojo é o elo fraco da seleção argentina"

"segundo o site Coach World Report JJ foi considerado o nono melhor treinados da atualidade!"

Anónimo disse...

acho mt bem as vossas intenções de serem imparciais, mas também deviam de realizar que só se consegue aproximadamente. pode ser que o sporting não mereceu ganhar ao setúbal, mas e o benfica mereceu no restelo? como dizia o Camacho, en el fútbol manda el gol... o merecer ou não é uma categoria errada.

também acho que vêm como demasiado bom o actual benfica, se o do ano passado tinha alguns méritos (pessoalmente concedia-lhe bastante menos do que vocês, mesmo assim, porque falhar nos jogos grandes sistematicamente também quer dizer algo) o deste ano será campeão pela incapacidade dos outros -- uma incapacidade apesar de tudo muito meritória a do LJ, visto o estado da equipa em que ele pegou, e uma sem desculpa por parte do PF, que tinha excelentes bases para o trabalho, e um plantel que não fica atrás do slb mas cuja qualidade ele nunca conseguiu exprimir nem aproximadamente.

-- tom

Jorge Carolo disse...

Ace-XXI,

Não vale a pena estar para aqui a discutir uma coisa diferente do resto das pessoas...

O sporting se fosse competente no que ao jogo diz respeito, não teria perdido tantos pontos, mas cm não o consegue ser, está à mercê dos erros dos árbitros...

Se acha que o seu clube merece lutar pelo titulo também deve achar, e isso sim preocupá-lo seriamente, que deviam jogar alguma coisa e não ser a mediocridade que apresentam nos últimos tempos (já vai em mais de um mês)!

Relativamente, às comparações que tenta arranjar (despropositadas, dado os factos que consegue ignorar), veja por exemplo nos jogos que refere que o Benfica deveria perder por ter jogado mal, quantas oportunidades teve a equipa adversária, quantos remates fez, que perigo criou??? Agora por outro lado, admitindo que de facto o Benfica não terá feito grandes exibições, analise os mesmos factos para o lado contrário e nos jogos do sporting, faça o mesmo...

A resposta está aí!!

Uma equipa é muito superior à outra naquilo que apresenta em campo mesmo que ambas ganhem os jogos pela mesma margem!

Perceba que, embora eu não seja o melhor exemplo disso, aqui discute-se futebol, não o que o arbitro apitou ou deixou de apitar, percebe? Vá para o visão de mercado fazê-lo, que lá é que é local para isso...

Preocupe-se em perceber quais os problemas da sua equipa para apresentar um futebol fraquinho... Isso sim deveria ser o cerne da sua discussão...

Já cansa a sua conversa à bruno de carvalho.

Cumprimentos,

masterzen disse...


Tom,

Ninguém é ainda campeão. Faltam 24 pontos e até o Estoril pode ser campeão.

Não conheço nenhum campeão que não o seja pela incapacidade dos outros, incapacidade de ganhar todos os jogos, incapacidade de segurar vantagens ou perder igualdades pontuais.

Agora também não conheço nenhum campeão que o seja por falta de capacidade. Se foi campeão é porque teve mais capacidade de ganhar mais jogos, de criar e manter vantagens pontuais em relação aos adversários.

O Campeão é fruto da sua capacidade mesclada com a incapacidade dos outros.
Há campeões todos os anos, uns mais fortes outros mais fracos comparando a época anteriores e só isso.
Se há algum tempo se colocou a questão de quantos jogadores do Sporting seriam titulares no Benfica, eu coloco-te duas:

Quantos jogadores suplentes do Benfica seriam titulares no Sporting?

Quantos jogadores emprestados seriam titulares do Sporting?
Na minha opinião conheço pelo menos dois, Ola John e Pizzi.

Ace-XXI disse...

Eu nem gosto muito de falar das arbitragens, costumo comentar aqui e no sector e quem me costuma ler sabe que é verdade, no entanto o que se tem passado é demasiado e por muito que custe a alguns as contas estão bem feitas o único jogo que o SCP pontuou com erros directos dos árbitros foi contra o Benfica em Alvalade, isto nao sou eu que o digo são os jornalistas dos 3 jornais desportivos, o jogo diz que são apenas 5 pontos mas isso é porque no painel dos ex árbitros tem lá algumas opiniões simplesmente inacreditáveis.
Sinceramente nao percebo a azia dos benfiquistas ninguém diz que são vocês a ser levados ao colo é ao SCP que não estão a deixar competir pelo título, como já disse quem perde somos nos todos que podíamos assistir a uma luta entre 2 e assim vai ser apenas um passeio para o Benfica.

Venha a próxima jornada e qqr que seja o resultado que nao seja a vergonha que tem acontecido o SCP perdeu e bem na luz e no dragão e ninguém falou de árbitros.

Pedro estas equivocado o cavaleiro entra ja esta 3-2 e na altura o SCP estava por cima do jogo, é verdade que vocês marcaram 3 golos com alguma facilidade mas o jogo nao acabou aos 35 min e o SCP reagiu muito bem e acabou por fazer uma bom jogo. Nao me vais falar dessa arbitragem pois nao? :)

lel disse...

Ónonimo

isto parece a caixa de comentários da bola...

de acordo com o bleacher report o marquês está reservado à 3 anos, portanto mais ano menos ano é na boa.

já voltámos àquela parte do ano em que o JJ é o melhor do mundo (e ganha como tal)

siga o totobola à segunda

lel disse...

bleacher report sobre Rojo dia 24 de feveiro de 2014

The man most likely to start at left-back for Argentina at the upcoming World Cup, Marcos Rojo has been linked to Manchester United, reports Daniel Harris of The Guardian.

The Sporting player, who has been solid for La Albiceleste without every really setting the world on fire, may be able to take his game to the next level if he can secure a spot at a prestigious club like United


de elo mais fraco para sólido vai uma grande diferença

António Teixeira disse...

De facto, a existir um campeão hoje seria o Benfica, sendo a equipa que vai à frente e a que está em melhor forma.

Olhando para os resultados, este Benfica é mais fraco que o do ano anterior. Ora, há alguns factores que, não retirando mérito ao Benfica, restringem as limitações desse mérito.

1º - O Porto:

Começamos muito bem, até com 5 pontos de vantagem a determinada altura. Um Porto competente esticava essa vantagem ou, pelo menos, não a perderia. Um Porto de Vítor Pereira ou de André Villas-Boas.

2º - O Sporting:

Perdeu muito do fulgor que tinha nestes últimos tempos.

A verdade é que o Benfica tem sido melhor, mas este campeonato surge marcado (não pelas arbitragens, eu nem falo disso mas acho que este ano estão muito repartidos os erros pelos três) pela incompetência do Porto, pelos picos de forma do Sporting e pela regularidade do Benfica. São campeonatos que acontecem de tempos a tempos, mas não são a regra.

De qualquer dos modos, ainda pode tudo mudar, e pessoalmente espero que sim.

Baggio, para quando um post do Luís Castro? :D

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

claro, não quis por em causa o mérito do benfica! só quis explicar que, como portista, importo-me pouco de perder este campeonato para o benfica, porque de facto nós não merecemos nada este ano, e eles são ... tãtãtããã: regulares. não tenho dúvida nenhuma. nunca seriam capaz de me entusiasmar tanto, mas é lógico. que sejam campeões, deixa-me indiferente. o ano passado custaria-me se o benfica fosse campeão, porque foi tão gabado, enquanto o grosso da comunicação social e opinião pública (naturalmente não o lateral esquerdo!) apoquentou o trabalho do Vitor Pereira, que pos a equipa a jogar como poucas. e aí, para mim, o futebol transcende os números, porque no jogo decisivo carácter e identidade e mérito apareceram. mas como digo, o mérito é uma categoria para os adeptos (nós temos que identificar-nos com a nossa equipa em campo), e não das estatísticas...

-- tom

Roberto Baggio disse...

Nao conheço o homem. E como disse ja, o futebol da equipa B é mau para avaliar isso, na medida em que ele pode nao ter total autonomia ao nivel do modelo de jogo. Daqui a um mes logo vejo isso.

Abc

António Teixeira disse...

Parece-me que existiram bastantes melhorias neste jogo contra o Arouca nomeadamente em ataque posicional (devido em muito ao jogo dos interiores, especialmente do Defour muito bem nos apoios), com alguns processos bons. A O.Def. parece-me igual, mas notam-se algumas melhorias na linha defensiva quando a bola entra no corredor, segundo me pareceu. A nível de Transição Defensiva o Fernando já dá upgrade. Mas quanto disto não será contextual? A ver :D

Abraço
António Teixeira