segunda-feira, 24 de março de 2014

No clássico

Antes da análise ao jogo, as individualidades. 
Noite fantástica para Benzema, Iniesta, e Busquets. Mas foram dois argentinos que roubaram todo o protagonismo. Messi e Di Maria estiveram simplesmente notáveis.
A primeira impressão que fica é a que já tinha antes do jogo, falada no post anterior. Barcelona com os jogadores fortíssimos na tomada de decisão, e com um colectivo com muitas debilidades. Real Madrid que se faz valer sobretudo pelas individualidades, só que estas com menos qualidade de decisão.

32 comentários:

Elias disse...

Iniesta e Busquets fizeram um jogaço! Jogo maravilhoso, deu nova vida ao campeonato, apesar da minha torcida pelo time do Simeone.

V disse...

Messi? nao fez nada..2penaltys..1puxado a ferros e outro escandaloso. E quem te diz isto eh um sujeiro q adora Messi. Se me falares do Iniesta, do Benzema, Di maria, modric

Roberto Baggio disse...

Os dois bombons que o Neymar fez o favor de desperdiçar, o bombom ao Iniesta... Isso é nada?
Fala a sério V

ricnog disse...

Messi é doutra galáxia......porque nasceu na mesma altura que Ronaldo?grrrrrrrr ter um fenômeno, a seguir um messi ou Ronaldo e depois o outro, deveria ser ouro sobre azul......com zidane andar a brincar aí pelo meio ;)

Pitons na Boca disse...

E Ronaldo ontem estava claramente em modo-Quaresma. Quase sempre a tentar tudo sozinho, com tantas e tantas melhores decisões que podia ter tomado. Acaba por "aparecer" praticamente só no lance em que ganha o penalty (que até era ligeiramente fora da area) e na conversão do mesmo.

Anónimo disse...

Busquets foi de facto um animal...

http://cde.3.depor.pe/ima/0/0/1/0/9/109036.jpg

DC disse...

Messi 3 golos 2 assistências (contando a do penalti do neymar), praticamente 100pc de decisões certas, 88pc de acerto no passe mesmo tendo efectuado vários passes de risco, mas há quem diga que não fez nada...
O tata tirou-me a crença quase toda no Barcelona mas realmente Messi é o jogador mais fabuloso da história do jogo.

Joana Saraiva disse...

Um real madrid vs barcelona alucinante! Golos, emoção, jogadores em grande destaque... é este futebol que me apaixona ;)

zdamen disse...

Não consigo perceber… o Ramos é claramente um caso extra-futebol. Só isso justifica que treinador de classe mundial atrás de treinador de classe mundial o gajo continue a calçar.
Agora o Marcelo??? Mas quanto golos é que o RM já não levou da mesmíssima forma, em particular do Barcelona, à pala do gajo?

LC disse...

Vou lançar um desafio aos bloggers, fazerem uma análise ao Pepe enquanto futebolista (o feitio dele pouco me interessa).

Obrigado.

V. Branco disse...

Busquets de facto espectacular!!! Que pisadela!!!

DC disse...

Baggio, ficou-me um lance do Ronaldo na cabeça que não sei se reparaste. Um 3 para 3 em que ele tem o Bale e o Benzema em posição privilegiada e prefere parar o jogo e tentar fintar o Piqué para poder rematar.
Muito mau mesmo! Essa decisão acho que nem o Quaresma a tomava.

Mike Portugal disse...

O Real devia era ter o Jorge Jesus como treinador. Ele ía lá ensiná-los como se defende e limpava o campeonato.

B Cool disse...

Concordo com quase tudo Baggio, menos com a afirmação que o Benzema esteve fantástico. Teve 5 golos nos pés e na cabeça, só marcou 2, tivesse o Messi essas 5 bolas e teria marcado as 5.

Fernando Redondo disse...

O Sérgio Ramos joga pela mesma razão que jogava o entravado do Arbeloa, é Espanhol, Baggio podias era fazer um post de más decisões do Sérgio R, errr... Se calhar é melhor não, senão ias escrever mais nada durante uns meses...

Gandaia disse...

Não entendo como Varane só tem 900 minutos esta época.

Gandaia disse...

Não entendo como o Varane só tem 900 minutos esta época.

jose disse...

Sergio Ramos e Mascherano sao um case study para muitos textos

Zé Miguel disse...

Já por 2 ou 3 situações me lancei em comentários via Facebook, este é o meu primeiro cometário directamente no blogue! Quero agradecer desde já aos criadores pelo excelente trabalho aqui desenvolvido onde tudo o que é explorado e analisado vêm contextualizado no panorama do futebol actual!
Agradeço os conhecimentos que me "fazem beber" pois até à vossa aparição não sabia o que era reacção à perda, cobertura, contenção, linha de pressão, controlo da profundidade e da largura etc etc etc, ou seja, o meu nível de conhecimento estava ao nível da comunicação social (jornais e comentadores). Escusado será dizer que era um nível limitado e em desacordo com a evolução constante do futebol.
Quanto ao post em questão, Di Maria e Iniesta claramente que fizeram uma joga incrível mas a maneira como Messi desmarca Neymar para o primeiro penalti do Barcelona e a forma como descobre o mesmo Neymar aquando do terceiro golo dos blaugrana é só o que na minha opinião diferencia Ronaldo de Messi, poder de decisão e "A PREDOMINÂNCIA DO CÉREBRO SOBRE O FÍSICO". Tecnicamente Messi é superior, sem grandes duvidas, fisicamente as diferenças não são assim tão gritantes mas tende para o lado do português mas é sobretudo no lado cognitivo que Messi não têm, nem por perto, concorrente à altura! É um monstro em todas as fases do jogo e na absorção de tudo aquilo que cada momento pede.Por outras palavras, é o jogador mais inteligente do mundo!
Abraços e continuação do bom trabalho!

hertz disse...

Surreal o Sergio Ramos estar constantemente nos melhores 11's da UEFA/FIFA.

Btw, alguém leu as declarações do Eto'o sobre o Guardiola? Inacreditáveis!

Unknown disse...

O Sérgio Ramos é mau? O Arbeloa só joga porque é espanhol?

Pois podem ficar cientes que o Arbeloa foi dos jogadores que mais falta fez ao Real Madrid juntamente com o Khedira ontem. O Carvajal sem duvida o elo mais fraco dos 22 jogadores em campo. O erro no primeiro golo o Arbeloa não permitia.

O sérgio Ramos é mau? Vocês só podem estar a gozar. É um centralão, imperial no jogo de antecipação, grande capacidade no corte tanto pela relva como pelo ar e com o Mourinho e o Pepe tiranizou a grande área. Enfim!

Ontem o Messi esteve em grande muito por culpa da estratégia do Ancelotti que não se quis cobrir de maneira especifica contra o astro mundial, deixando muitos metros por cobrir nas entelinhas e por muitos golos que marques Messi nessas circunstâncias é capaz de criar mais. No entanto é delicioso ver as duas sssitencias que ele dá, a primeira ao Iniesta e a segunda ao Neymar que dá o penalty.

Pouco_barulho

Fernando Redondo disse...

Pouco Barulho, compara lá o Arbeloa com o Daniel Alves, ou o Lahm , ou o Ivanovic, homem, até o Maicon da Roma. kto ao Sérgio Ramos nunca disse que não era um grande central, tem é um problema no relógio, que de repente parece que pára. Refiro me a ser espanhol porque por menos outros centrais já foram postos num canto. Concordo contigo sobre o Khedira, será na linha do busquets, rouba a bola e entrega a kem sabe :)

Pedro disse...

Ramos centralão?

Ramos é o verdadeiro All-In da asneira.

- Falhas posicionais constantes

- Entradas fora de tempo

- Falhas técnicas jogo sim, jogo sim

- Agressividade exagerada (ao lado dele o B. Alves é um menino)

Epá é tão mau mas tão mau...escap-me é ele ter tantos jogos no Real.

Case study como alguém disse acima.

Quanto ao Arbeloa vou tentar definir a sua capacidade para jogar futebol:


Pronto, já está.

Se bem que o Real sempre teve pancada pelos "defesas" direitos de qualidade: Secretário, Arbeloa, Miguel Torres, Minambres, Velasco, etc...

Percebes muito de tricot desconhecido. Pena isto ser um blogue de futebol.

Pedro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=7QDb7TNuNy4

Meus senhores,

Sérgio "Baptista" Ramos

Gito Bastos disse...

Péssimo jogo do Real, principalmente em organização defensiva. Incrível o numero de vezes que os jogadores do Barça enquadraram, no corredor central, sem qqr tipo de contenção.
Confesso que não tenho acompanhado muito o Real este ano e foi para mim uma desilusão.
Nota ainda para o péssimo jogo de Neymar e para a dificuldade do Barça em sair de pressão na 1ª fase de construção(O real recuperou mais bolas aí do que no seu meio campo defensivo).
PS: Só vi o jogo até ao penalti de CR7.

Anónimo disse...

Aqui ainda há mais astros que no Barnabéu, por isso é que o meio-campo Modric - Xabi Alonso - Di Maria ganhou o jogo sem espinhas.

Anónimo disse...


Xabi Alonso e Khedira sempre empatava mais um meio-campo com Busquets e Xavi.

AL disse...

O Sérgio Ramos não aguenta estes jogos. O Arbeloa fez falta, porque apesar de não ser um Lahm ou um Dani Alves é muito seguro e não compromete.

Unknown disse...

Quem diz que o Arbeola é mau é porque não viu muitos jogos do Real Madrid, ou então dá valor a apenas algumas caracterísitcas.

O Arbeloa é um lateral defensivo, que equilibra a equipa exclente posicionamento e grande maturidade competitiva.

Por exemplo o primeiro golo do Barça no último jogo naõ teria exisitido, pois se O arbeloa tivesse jogado não teria cometido o erro grosseiro do Carvajal, que se esqueceu completamente de pressionar o jogador qe apareceu na sua zona (Iniesta).

A lista que o Pedro fez de laterais direitos do Real Madrid é no mínimo descntextualizada, pois dois dos nomes referidos são jogadores de cantera que apareceram numa altura em que o posto de lateral direito nunca lhes pertenceria (M. Salgado), outro nunca jogou lá (Velasco, para alémd e que enumerar agira todos os fiascos que passra pelo Madrid não faz do Arbeloa pior nem melhor jogador.

2º ponto ninguem falou nunca de comparar o Arbeloa com ninguém, mas já que fala do Dani Alves, este é um jogador que dá muito ao FCB ofensivamente, criando muitos desiquilíbrios em fase ofensiva com as suas subidas, que por vezes não compromete a defender. Mas claro naõ é sempre. Podemos dizer que ao FCB dá mais, neste momento, do que aquilo que tira.

No caso do Arbeloa é idêntico, não lhe vamos pedir que suba como uma flecha pela lateral, como os eu colega Carvajal, porque não é esse estilo dejogador, mas pordemos exigir e ele vai cumprir pouquíssimos erros defensivos, ao invés do já referido Carvajal.

Pouco_Barulho

Unknown disse...

Caro Pedro o seu desmerecimento perante a minha opinião não faz dela pior nem de si melhor comentador de futebol.

Relativamente ao Sérgio Ramos,

se o vamos julgar pelos seus feitos num vídeo de 7 minutos sobre os seus momentos mais infelizes então a discussão termina aqui, porque isto nem sequer é debater.

Agora se me ilustrasse todos os defeitos que citou de cor sobre o Sérgio Ramos eu agradeceria, porque até lá ele continuará a ser na minha opinião um dos 3/4 melhores centrais da atulidade, tanto pela sua grande capacidade de corte, o seu poderio físico, o seu bom domínio de bola e boa técnica. Tem capacidade de liderança e junto com o Pepe são a dupla de centrais que melhor jogam na antecipação.

Cumps.

Pouco_Barulho

emanuel melo disse...

para quem esta a ver o porto benfica... o posicionamento do maxi é das piores coisas que vi nos ultimos anos lol

DC disse...

unknown, o Carvajal não comete erro nenhum no 1º golo do Barça. Se ele sai ao Iniesta quem é que fica no Xavi?