quinta-feira, 20 de março de 2014

No San Paolo

Quando o colectivo não aparece, abre-se espaço para que alguns dos melhores executantes surjam como protagonistas, e salvadores dos problemas da equipa.

Mangala, Danilo, Fernando, por que não Quaresma, e sobretudo Ghilas. Tem mais que qualidade para se impor como titular na equipa do Porto. Apenas factores extra-futebol podem justificar a sua ausência regular das escolhas dos dragões.
O seu timing de desmarcação, a sua movimentação ao longo da linha defensiva, a qualidade de execução, aliado ao físico invejável não deixam ninguém indiferente. Jogando com regularidade facilmente se tornaria decisivo, no FCP, e no maior candidato ao título de melhor marcador da liga.

A 16 de Outubro, reclamávamos mais minutos para o avançado argelino.

51 comentários:

Paolo Maldini disse...

o Ghilas é talvez melhor avançado em Portugal. Mas o Jackson tem mais estatuto... para além de tb ser mttttt bom

Anónimo disse...

Como adepto do Sporting, fiquei com muita pena de não ver o Ghilas pelos lados de Alvalade, se bem Montero é também um excelente jogador.

Ghilas é para mim um finalizador, uma potencial máquina de faer golos, realmente nã sei porque não é melhor aproveitado no Porto, é dificil sentar um profissional como Jackson, e Ghilas não correspondeu da melhor forma quando iniciou o seu percurso no Porto, será por isso?

Ronaldinho disse...

Têm que jogar os dois, para mim é óbvio

Roberto Baggio disse...

Ainda para mais pensando na forma como jogava Paulo Fonseca. E sim, claramente que o sistema deveria ser alterado para beneficiar estes dois monstros.

Baresi disse...

Monstro foi o Fabiano.
Tal como aconteceu com o Benfica, o FCP vai lucrar imenso com a troca forçada do guarda redes.
Foi ele que empatou o jogo hoje.

Abraço

Roberto Baggio disse...

Tirando uma saída, para mim, o resto foi tiro ao boneco... Não é que não tenha estado bem, porque esteve, mas não me pareceu nada de extraordinário.

Válter disse...

O Quaresma disse que têm que jogar como equipa Lol

el bandido disse...

isso do quaresma nao da vontade de rir, o problema dele e precisamente esse, ele nao compreende (nem nunca compreendeu) que e um marginal, ele simplesmente nao entende o jogo.. sera sempre um jogador de 8 ou 80,e o tipico que ficara na retina dos adeptos apenas pelos momentos em que a sua genialidade permite que mesmo tomando decisoes erradas, por vezes consiga resultados
portanto as declaraçoes de "jogar em equipa" nao me surpreendem

Anónimo disse...

Danilo????

DC disse...

O Fonseca matou-o!
É enorme, não compreendo como há gente a dizer que o cepo do Slimani foi melhor contratação.

Andrea Pirlo disse...

Que finalização! Classe.

Josué entrou muito bem, aqueles remates do meio-campo é q são desnecessários.

Ricardo Cunha disse...

E o Quaresma hoje?
Foi Zero ou menos de Zero??

Andrea Pirlo disse...

O Quaresma após o golo, conseguiu jogar em equipa. Na 1ª parte principalmente, ele teve muito mal.

Roberto Baggio disse...

Ricardo Cunha,

Onde está isso escrito neste artigo?! Ou será que tu, como todos, ainda não perceberam que aqui se critica o que tem de se criticar e se elogia o que tem de se elogiar?! Não gosta da opinião? Não concorda? Ao menos tente argumentar com algo mais do que "como é que é possível dizer isso". Ou tente outra praça que acha que Quaresma é o maior da aldeia.

Gonçalo Matos disse...

Hoje vi o jogo do Benfica e parte do Porto e não pude deixar de reparar numa coisa. O Helton tem um jogo de pés de classe mundial e a comparação com, por exemplo, o Oblak demonstra isso... Eu aprecio bastante o Helton fundamentalmente pelo que acrescenta com bola.

Gito Bastos disse...

Anda por aí toda a gente a bater em ricardo por causa do lance do 1º golo.
A mim parece-me que quem está mal é Mangala. Depois da chegada de Reyes para a contenção, Mangala deveria ter-se colocado em cobertura, formando uma segunda linha com Ricardo.
No 2º golo do Nápoles, sim, esteve mal. Tentou colocar-se na linha de contenção. Deveria ter feito uma segunda linha de cobertura.
Baggio, qual é a tua opinião?
PS: Só vi o resumo... mas aquela jogada que deu golo de Ghilas... que delicia :) 1º a Cueca, depois o passe de Fernando e depois a finalização... Classe!!!

Daniel Martins disse...

Para mim uma equipa que quer ser dominadora tem de ter um guarda-redes que saiba jogar com os pés, e quanto a isso o Oblak tem muito a aprender. Muito mesmo.

Ghilas é um finalizador nato, e com um Martinez em acentuada quebra física não se entende como é que o argelino não joga mais minutos. Mas com os dois em boa forma e num 4-3-3 prefiro o jogo interior e de apoios do Martinez.

Se o Luís Castro se deixa levar pelo bom resultado e não olha para aquilo que a equipa produziu até ao primeiro golo, este "alívio" do Porto não durará mais que um suspiro. Quantas desmarcações em profundidade é que o Nápoles fez hoje com sucesso? 25? 30? E já nem falo dos remates dentro da área do Porto.

Andrea Pirlo disse...

Maldini, porque dizes q o Ghilas é melhor q o Jackson?

TC disse...

Um jogo pobre do FCP... ganhar com a alma e garra é um sinal de mudança e o treinador não pode com tão pouco tempo exigir mais dos jogadores, mas isso não é de todo suficiente. Um bravo ao LC quanto à leitura de jogo e timing de substituições. Um jogo com um enorme Fernando, Ghilas e um gigante Fabiano. Concordo um pouco com o Baggio na situação "tiro ao alvo", mas era um jogo muito importante para Fabiano e ele esteve à altura. Em relação ao Danilo tenho notado alguns "problemas" defensivos. Em 2/3 jogos do Porto esta época, Danilo é o principal culpado de erros defensivos, principalmente quando falamos em situações de fora de jogo. Ofensivamente é um jogador explosivo, muitas vezes em vão devido à falta de decisões coletivas por parte do Quaresma. Que se pode dizer de Quaresma??........

Gonçalo Teixeira disse...

Não sei se vão efetuar a análise ao jogo do Benfica mas de qualquer das formas gostaria de perguntar uma dúvida, No lance do primeiro golo a culpa principal terá de ser atribuída ao Rúben porque devia ter fechado a saída do Luisão, correto? Há uns posts atrás referiram que o Rúben pode ser o 6 de Jesus, basta que assim o queira. Penso que se tivesse dobrado o Luisão, mesmo q não fosse a tempo de fechar o espaço, seria perfeitamente capaz de estorvar a ação do atacante do Tottenham e, provavelmente, ter evitado o golo.

Anónimo disse...

Acham ele superior ao Jackson? Ghilas devia jogar no lugar de Jackson? Ou os dois ao mesmo tempo?
ou ghilas na ala?

Roberto Baggio disse...

Gito, sim, parece-me dupla contenção, e falta de linha de cobertura.

Gonçalo, em defesa de Ruben Amorim, Siqueira, Luisão, e Garay, foi o 3ºjogo em 7 dias. 3ºjogo de início. Apenas Siqueira não fez todos os 270 minutos, saiu aos 72º no nacional. O Erro é de Rúben sim, mas muito também de Garay e Siqueira. Mas tendo em conta o adiantar do resultado e os minutos nas pernas, acho bastante normal. Garay e Siqueira têm que rapidamente aproximar para formar uma tripla cobertura a Luisão +/- na mesma linha de Maxi. E Rúben deve baixar um pouco, sim. Mas todos eles reagem tarde. É normal, tendo em conta o nº de jogos que têm.

Anónimo disse...

O Fabiano não estando mal, também fez nada de extraordinário, mas na rádio dizem que foi o melhor em campo (deve ser por causa das estatísticas). O jackson movimenta-se bem, mas a nível técnico é fraquinho e demora sempre muito na tomada de decisão com bola. Gostei do Ricardo (ainda não vi o segundo golo do Nápoles) e sobretudo gostei muito do Reyes. O Rosado disse que metade do primeiro golo é do Jackson, o Rosado é parvo mas isso já se sabia, metade do primeiro golo é do Fernando porque com outro qualquer a bola ia para o corredor lateral. O Quaresma jogou bem quando jogou no corredor central. Talvez por isso tenha dito o que disse. Já em relação ao Josué quero acreditar que o problema era o Paulo Fonseca. Veremos daqui prá frente
O Danilo soma erros atrás de erros atrás de erros atrás de erros. tirando isso, é bom jogador.
Eu gostava era que alguém aqui esclarece-se a minha grande dúvida, que é: O que é que o Defour tem de diferente em relação a milhares de outros jogadores?
o Porto conseguiu empatar (falo do golo do Ghilas) e a partir daí resolveu a eliminatória, mas o resultado não demonstra as muitas fragilidades que esta equipa tem.
Jorge Gaspar

AM disse...

Maldini primeiro é o Montero que é o melhor avançado, depois o Ghilas. Qual é o próximo? Ah, também tem o Rodrigo que já foi considerado aqui o melhor ponta da Liga. LOL decidam-se!
Quanto a Quaresma, já vi por aqui dizerem que o nível exibicional dele é sempre horrível todos os jogos. Eu vejo 4 golos, 5 assistências só na Liga! Ele cala os críticos com estes momentos de génio. Se podia jogar mais para a equipa? Podia. Se podia ser menos individualista e ter melhor tomada de decisão? Sem dúvida. Mas não tirem o virtuosismo e estes momentos ao futebol porque senão era uma seca :)

AM disse...

Maldini primeiro é o Montero que é o melhor avançado, depois o Ghilas. Qual é o próximo? Ah, também tem o Rodrigo que já foi considerado aqui o melhor ponta da Liga. LOL decidam-se!
Quanto a Quaresma, já vi por aqui dizerem que o nível exibicional dele é sempre horrível todos os jogos. Eu vejo 4 golos, 5 assistências só na Liga! Ele cala os críticos com estes momentos de génio. Se podia jogar mais para a equipa? Podia. Se podia ser menos individualista e ter melhor tomada de decisão? Sem dúvida. Mas não tirem o virtuosismo e estes momentos ao futebol porque senão era uma seca :)

masterzen disse...



Baggio,

No primeiro golo do Napoles se o Mangala está em contenção não deveria o outro jogador que chega integrar a linha defensiva e fazer a cobertura? Não é mais prático assim do que o Mangala ceder.lhe a contenção e ter que voltar para a linha de cobertura?

Roberto Baggio disse...

Anónimo, os dois ao mesmo tempo.

Jorge Gaspar,

"O Danilo soma erros atrás de erros atrás de erros atrás de erros. tirando isso, é bom jogador."

Ri muito com isto XD.

"O que é que o Defour tem de diferente em relação a milhares de outros jogadores?"

Em "competente" em todos os momentos do jogo.

JON disse...

JOSÉ TIAGO SILVA, aquando da primeira mão:


""mas o Porto é o Porto e é isso que muito gente falha em compreender." sem palavras"

Sem palavras mesmo!...

Ontem o Man United, estando de rastos, e com um treinador que é aquilo que já se falou por aqui, conseguiu dar uma reviravolta incrível.
O futebol também é... cultura de vitória. O hábito de ganhar, a crença, o que se quiser chamar...

Por mais que custe a muita gente, o Porto, num ano péssimo, não deixa de ter essa cultura!

Roberto Baggio disse...

MAsterzen,

"No primeiro golo do Napoles se o Mangala está em contenção não deveria o outro jogador que chega integrar a linha defensiva e fazer a cobertura?"

A impressão que me dá é: 2x2, Mangala na contenção. Entretanto Reyes recupera e cai ele na contenção, sendo que Mangala, como consequência do lance, fica numa linha de cobertura. E daí não devia ter saído. Se o Reyes fica em cobertura, fica a cobrir uma "linha de passe" onde não existe ninguém, e pelo exterior. Fernando adapta o posicionamento dele ao Mangala por isso, parece-me isento.

Roberto Baggio disse...

Não somos nós que tirámos virtuosismo ao futebol, o Quaresma é que tira o futebol do virtuosismo.

masterzen disse...


Baggio,

Isso quer dizer que defendes que cada vez que um jogador recupera em situações destas deverá ir para a sua posição e quem está na contenção deverá voltar para a linha e ficar em cobertura? Quando fiz a minha pergunta está a pensar que Reyes deveria ir para a linha de cobertura e ocupar um espaço interior e não exterior, ficando fernando na ponta esquerda dessa linha uma vez que já lá estava e assim adaptava também o seu posicionamento.

Outra pergunta é sobre o primeiro golo que o Benfica sofre, no teu modelo de jogo onde defendes em zona faz sentido um central sair tão longe do seu espaço para ir disputar uma bola de cabeça com um avançado como fez Luisão? Ou nestes tipos de lance existe uma marcação individual?

Anónimo disse...

Baggio não podes dizer que um jogador que com bola só faz passes para o lado ou para trás que é competente em todos os momentos do jogo. Acredito que se posicione bem tanto quando a equipa tem a bola como quando não a tem. E sendo assim , é um jogador competente sem bola. Já não será mau. Quanto ao Danilo, Hoje vi-o fazer duas ou três vezes a mesma coisa que fez em alvalade no lance do golo do Sporting. Também me deu vontade de rir, mas felizmente não deu em golo. Depois vi-o fazer mais duas ou três vezes uma imitação de João Pereira, pontapé na bola com toda a força, para ver até onde ela chega no ar, também me deu muita vontade de rir. Mas vi muitos mais erros que agora nem me recordo. O melhor do Danilo é exactamente aquilo que vocês aqui mais têm desvalorizado, ou seja a componente física. Talvez agora valorizem mais.
Jorge Gaspar

Anónimo disse...

Baggio não podes dizer que um jogador que com bola só faz passes para o lado ou para trás que é competente em todos os momentos do jogo. Acredito que se posicione bem tanto quando a equipa tem a bola como quando não a tem. E sendo assim , é um jogador competente sem bola. Já não será mau. Quanto ao Danilo, Hoje vi-o fazer duas ou três vezes a mesma coisa que fez em alvalade no lance do golo do Sporting. Também me deu vontade de rir, mas felizmente não deu em golo. Depois vi-o fazer mais duas ou três vezes uma imitação de João Pereira, pontapé na bola com toda a força, para ver até onde ela chega no ar, também me deu muita vontade de rir. Mas vi muitos mais erros que agora nem me recordo. O melhor do Danilo é exactamente aquilo que vocês aqui mais têm desvalorizado, ou seja a componente física. Talvez agora valorizem mais.
Jorge Gaspar

Roberto Baggio disse...

Masterzen,

Não. Concordo que o Reyes se devia ter posicionado em cobertura ao Mangala numa fase inicial. Mas dado que não o fez (fruto do pouco tempo que tem a jogar desta forma), Mangala que é mais experiente a jogar zona, deveria ter ficado em cobertura.

Quanto ao primeiro golo do SLB, sim faz sentido. Não havia ninguém com possibilidade de chegar a 1º bola, Luisão leu bem e saiu. Os outros (Garay, Siqueira, e um pouco menos culpado Rúben) é que reagiram tarde. Deveriam formar um losango com o Luisão.

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/07/sem-surpresa-portugal-sub-20-foi.html

Vê logo o 1º lance e imagina que a bola é disputada no ar. O comportamento é exactamente o mesmo.

Roberto Baggio disse...

PS: Como expliquei, o cansaço acumulado é muito para Luisão, Garay, Siqueira, e Rúben.

masterzen disse...



Baggio,

Gracias pelo video e a explicação.

Se o cansaço acumulado é muito domingo contra a académica será ainda mais o que provavelmente fará multiplicar o numero de erros.

Abraço

Roberto Baggio disse...

Masterzen,

Certo. Daí ter escrito isto http://possedebolla.blogspot.pt/2014/03/profundidade-do-plantel.html
Porque é mesmo importante ele poupar os centrais e Siqueira, que estão a rebentar. Para não falar de Maxi que também vai para o 3º jogo da semana. No lance desse golo facilita a progressão pelo interior. Vê os apoios dele e como isso dificulta a reacção ao movimento interior de Chadli. Os apoios têm que estar na diagonal. Como que a apontar para a bandeirola de canto do corredor que Chadli está a atacar, com o corpo perfeitamento alinhado com o caminho mais rápido para a baliza tendo em conta a bola. Convidando o extremo a progredir por fora, e dando a possibilidade de reagir rápido a uma progressão interior. Ele tem os apoios paralelos a linha lateral.

DC disse...

Só uma coisa, já que há quem esteja a bater no Danilo, ele deve ter mais minutos que todos esses jogadores do Benfica.
Simplesmente, é sempre titular. Portanto, é normal haver desgaste físico e mental também.
É o melhor lateral direito em Portugal, mas parece que há gente que quer ter Maxis Pereira na equipa para saber o que é bom.
Mas se desdenhavam de VP, porque não de Danilo, Alex Sandro, Defour. Não há fartura que depois não dê em fome...

Anónimo disse...

O que me tem impressionado com o Ghilas é que, apesar de ter poucos minutos, não parece ter perdido confiança nem ritmo competitivo.
Pensei que ao passar tanto tempo sem jogar o gajo se fosse abaixo.

Cumps

Ace-XXI disse...

Outra vez arroz? Cada vez que querem elogiar alguém tem de rebaixar alguém do SCP, acho que nao havia necessidade....
Mas se queres entrar por aí, Slimani é 1 monstro dentro da área tem uma qualidade de jogo aéreo fenomenal e uma excelente capacidade de perceber onde a bola vai cair.

São 2 jogadores muito diferentes ( ghilas até tem sido utilizado nas alas) mas tem ambos excelentes qualidades.

DC disse...

Ace, falei no Slimani porque já vi muita gente a "agradecer" ao Porto ter roubado o Ghilas para vocês irem buscar o Slimani.

O Slimani, para mim, é físico e nada mais. Tem uma qualidade técnica sofrível, a bola estorva mesmo.
E não estou a dizer isso para ser contra o Sporting, porque acho o Montero fenomenal. A questão é que o Slimani está numa maré de golos e o Montero não. Mas enquanto o Montero, mesmo não marcando, contribui muito para o jogo do Sporting, quando a maré de golos do Slimani acabar (porque acaba a todos, até a Montero, Jackson, Cardozo, etc) verás que ele não traz absolutamente mais nada de positivo ao jogo do Sporting.

Roberto Baggio disse...

DC,

Claro. Tendo em conta o calendario, Danilo, Mangala, Fernando, Defour, Jackson, Quaresma, Varela, estavam todos rebentados.

António Teixeira disse...

Eu gosto do Ghilas, não gosto do Sulemani (ou Slimanji desculpem é ao do Sporting a que me refiro), mas reconheço-lhe qualidades como diz o Ace. Para mim o Jackson é o melhor avançado em Portugal: compensa os golos que falha com inteligência posicional, capacidade técnica muito acima da média e capacidade de sair de zonas de pressão. O Ghilas é diferente, tal como o Rodrigo, tal como o Montero (apesar de ser mais parecido ao Jackson), tal como o Slumani. Acho que Ghilas, por exemplo, deve jogar a extremo e fazer movimentos para a zona de finalização, porque faz bem e o Porto sente alguma falta desses movimentos.

E hoje? Prognósticos depois deste sorteio da CL?

Eu apostava: Dortmund, Barça, Chelsea, Munique. Ainda que passe o Madrid (penso que os outros três são favoritos apesar do péssimo momento do Barça e da qualidade do PSG), serão umas grandes meias finais, que podem opor antigos treinadores a antigos clubes xD.


Desde já aposto numa final Bayern-Chelsea como a mais provável.
Cumprimentos,
António Teixeira

António Teixeira disse...

Vi agora o teu último comentário Baggio, e isso tem sido um problema do Porto: o Alex Sandro e o Danilo quantos jogos tem nas últimas duas épocas? Sempre a fazer o corredor todo :S

Roberto Baggio disse...

Antonio,

O Jackson nao é muito acima da media tecnicamente. O Ghilas, por exemplo, é melhor que ele.

António Teixeira disse...

Baggio,

Não concordo minimamente com isso. Não tenho muito tempo para argumentar agora, mas vejam-se as recepções e como joga o Jackson em pressão.

Roberto Baggio disse...

Sim António, veja-se isso. A recepção de Jackson quase nunca é perfeita. Quase nunca orienta, quase nunca fica com ela totalmente controlada ao primeiro toque.

DC disse...

António eu aposto em Barcelona bayern psg e real. O Dortmund este ano não tem defesa para o Real. Quanto ao chelsea sem matic não fazem mossa a ninguém

Anónimo disse...

Defour é tipo o Messi dos Farneruds. Lol

Anónimo disse...

Baggio,

o que achas que faltou à defesa do Nápoles no golo do Ghilas? Reacção mais agressiva do central que cobria a saída do outro?

Roberto Baggio disse...

Controlar a profundidade