sexta-feira, 14 de março de 2014

Terceira vitória da história do SL Benfica em Inglaterra (no tempo regulamentar) e o porquê de duas em três serem com o mesmo treinador ao leme










34 comentários:

masterzen disse...



Um pormenor muito importante no foto 5/9 é a Comunicação! Vital para que todos os processos tenham êxito.
Luisão assinala a Fejsa o espaço que este deve novamente ocupar e do outro lado Garay indica a Siqueira que há um avançado naquele espaço.

O movimento de Siqueira a jogar dentro como mais um interior para fechar espaço na transição ofensiva contrária, poderia ser combatido pelo adversário colocando alguém aberto nesse lado como por exemplo o avançado.

Que te parece esse movimento Maldini? Como treinador aprovas-o do ponto de vista de quem defende? O que farias para tentar neutraliza-lo do ponto de vista ofensivo?

Abraço e grande Post!

Paolo Maldini disse...

verdade e tb tinha reparado no pormaior do Luisão a ajudar o sérvio.

A questõa é a dificuldade em meter lá a bola. É que a pressão é exercida do lado esq p o centro, qd os adversários estão c os pés virados para o outro lado (Costas para o lado livre). é mt dificil recuperar e meter lá. para isso é preciso enquadrar para aquele lado, ou driblar alguém,... e ai ou se faz falta...ou podes até recuperar a bola.

Mas, durante o jogo houve algumas variações... ai Garay sai para def.esq e Fesja junta a central e siqueira baixa para 6. Fica tudo organizado mas com peças diferentes.

Paolo Maldini disse...

verdade e tb tinha reparado no pormaior do Luisão a ajudar o sérvio.

A questõa é a dificuldade em meter lá a bola. É que a pressão é exercida do lado esq p o centro, qd os adversários estão c os pés virados para o outro lado (Costas para o lado livre). é mt dificil recuperar e meter lá. para isso é preciso enquadrar para aquele lado, ou driblar alguém,... e ai ou se faz falta...ou podes até recuperar a bola.

Mas, durante o jogo houve algumas variações... ai Garay sai para def.esq e Fesja junta a central e siqueira baixa para 6. Fica tudo organizado mas com peças diferentes.

Pedro disse...

Maldini,

Podes explicar melhor o que dizes do lance de Luisão/Siqueira/Adebayor?

Se Luisão sobe como subiram os colegas colocava Adebayor em fora de jogo que, presumo, seria a intenção colectiva.

Se Siqueira não sobe o Adebayor não ficava sozinho mas pareceu-me que o objectivo era a defesa subir para o colocar em fora de jogo.

Anónimo disse...

Grande análise!

Paolo Maldini disse...

se o luisao sobe, o tipo q está no corredor central mais perto da bola podia receber isolado e no corredor central. ainda bem pior que isto. O Siqueira não devia ter saido. devia ter ficado onde está o circulo. Com silvio batido, sobravam 3 defesas no lance (Luisão, Siqueira e Garay). Com 3 defesas as equipas de Jesus defendem tal como está o posicionamento nas bolinhas. Um triangulo com um na bola e dupla cobertura. O Siqueira saiu à bola, quando o Garay já o tinha feito... qd devia ter ficado a formar o triangulo da dupla cobertura com o Luisão.

Nas equipas do Jesus e bem, quem está com a bola nunca é a última linha, e se o Luisão sobe... quem estava com a bola seria a ultima linha... dava até para fazer à Markovic style...auto passe e receber na frente isolado.

Jorge disse...

Adoro estas analises... Aprende-se muito aqui.

Tambem tenho uma questao quanto ao lance do Luisao/Adebayor/Siqueira.
A decisao de baixar do Luisao tem a ver com o facto de nao estar ninguem em cima do jogador com bola?
O erro nesse caso comeca pela falta de contencao, respondendo o Luisao correctamente a isso, mas o que seria desejavel nessa situacao seria que o portador de bola nao tivesse nem espaco nem tempo para fazer o passe ou progredir.
Estou a pensar na situacao descrita aqui no ano passado em que o Messi tem a bola contra um muro de jogadores do Benfica.

Jorge disse...

Paolo

OK respondeste a minha pergunta.
Percebo a diferenca entre os lances e funcoes dos jogadores.
Obrigado.

Paolo Maldini disse...

Jorge, mas nesse lance, o Messi tem um muro... mas é um muro em duas linhas. a 1a a da contenção (quem está com o Messi. neste caso quem saiu ao Erikson?) e a 2a, a de cobertura... onde está Luisao aqui e onde estavam um batalhão deles contra MEssi.
Tira todos os jogadores do lance, deixa só Luisão, Siqueira e Garay... em tempos fiz uma bonecada dessas até para os médios... com 3 atrás da linha da bola... um sai à bola os outros 2 fazem linha de cobertura.

aqui está mt bom:


http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2011/09/sabe-quando-joga-xadrez.html

Jorge disse...

Voces deviam dar aulas...

Martins disse...

Boas

Acho que não foi a terceira, foi a quarta vitória. Ainda assim, o mérito é inquestionável e duvido que em alguma das outras se tenha verificado tamanha superioridade

Paolo Maldini disse...

terceira no tmepo regulamentar. EM Arsenal foi no prolongamento. Ficou 1a1 nos 90'

P.Cardoso disse...

em termos de preciosismo, nao sao 11 vermelhos num rectangulo, são 10, pois n aparece o gr

Paolo Maldini disse...

em termos de preciosismo só haviam 10 vermelhos em campo :)

Leão de Alvalade disse...

Maldini,
Inglaterra é o berço do futebol, pelo menos assim é convencionado mas em qualidade técnico-táctica deixam muito a desejar. Não estranha por isso que Mourinho já a considere como a sua terra de adopção, é um sitio óptimo para um treinador como ele ser feliz e isso vê-se na classificação do Chelsea.

E como parece que há pouca a gente ainda a não perceber a importância diferenciadora do trabalho de um treinador é por isso que vemos um Sherwood* no comando de uma equipa que gastou mais de 100k em jogadores.

Ele mesmo não parece perceber a questão, basta ver as declarações dele após o jogo com o Chelsea. Faz aquilo que muita gente faz - sobretudo muito comentador consagrado dos média - explicando o desaire pela falta de aplicação dos seus jogadores. Fraco líder que atira as culpas que são suas para as costas dos jogadores.

Com algumas naturais excepções, ainda estou para conhecer um jogador que não queira ganhar ou ver-se pegado de cernelha e encaixar 3 ou 4, ainda por cima nos grandes palcos e grandes jogos.

*Diga-se que o trabalho de AVB nos Spurs também deixou muito a desejar. Ver a equipa jogar era dos melhores suporíferos do ano. A saída de GB não explica tudo. As rábula dos jogadores não escolhidos por ele também, se aceitou ajudou a fazer cama onde se deitou.

LGS disse...

Mais uma grande aula. Obrigado Maldini!


Posso só pedir que respondas a uma dúvida que coloquei no post sobre o Rodrigo? Perguntei se achas que ele ainda vai/pode melhorar (muito) a sua tomada de decisão entre linhas.

Abraço!

Roberto Baggio disse...

LGS,

NÃO! hahahaha :)

Eu acho que não.

Abraço

zdamen disse...

Muito bom post.

Obrigado e parabéns

LGS disse...

ahah pois Baggio, também me parece.

Por isso é que me custa aceitar que "Já não podem haver dúvidas sobre qual o melhor avançado do SL Benfica" =P

Como se conciliam essas duas ideias?


Abraço

Roberto Baggio disse...

Cardozo está morto...

LGS disse...

Não achas que é só falta de ritmo/forma?

Desde sempre me pareceu que o Cardozo é daqueles jogadores que se não estiver a 100%, ou quase, fisicamente, não rende, mas quando está em forma...

Roberto Baggio disse...

E o que é que isso faz dele, nesta altura da época? Impossível recuperar...

Rumo Norte disse...

Muito bom! Neste post, excelente a tua análise das duas linhas da defesa. A solidez defensiva do Benfica este ano é à prova de bala. E o Luisão está absolutamente intratável, com um tempo de entrada, um domínio do posicionamento, uma força física e uma determinação como não me recordo de ter visto antes a este nível. E depois, faz o que faz na área adversária! Irreal!

Já agora, como é que explicas o número de foras de jogo que o Benfica tira a todas as equipas com quem joga? Eu percebo quando há avançados muito rápidos que arrancam antes do passe; mas quando temos avançados menos rápidos, como o Adebayor, ontem, que deveria saber melhor do que isto, fico com a sensação que tem mais a ver com a forma como a defesa joga que com o erro do avançado. É um erro forçado, como se diria no ténis. Tenho uma teoria, mas gostava de saber a tua opinião.

Ricardo disse...

Maldini,

No lance do Adebayor acho que quem falha é mesmo o Luisão no seu posicionamento, eu entendo a tua ideia e faz todo o sentido em ataque continuado. Na minha opinião alguém tem de sair no jogador da bola, neste caso foi o Siqueira e o lUisão apenas tem de seguir o Garay por norma estes dois são sempre os 2 ultimos homens. Naquele caso em espeifico penso que assim que Siqueira sai na bola Luisão teria de subir na linha da defesa, é arriscado mas o risco faz parte do jogo. Já agora o Benfica deve ser a equipa que tira mais foras de jogo aos adversários, tão bem que aquele acordeão defensivo está afinado.
Abraço e bom post.

Rumo Norte disse...

Re: Cardozo

COncordo com os dois: é uma questão de forma física, mas terminou a época para ele. O jogo ofensivo do Benfica vai ter o Cardozo como acessório, não como essencial. Mas na minha opinião é um mal que veio por bem; o Jesus teve que inventar um outro sistema, o que dá mais opções; achei no ano passado ue houve situações onde estava muito dependente do Cardozo, que é peça fulcral em 3 ou 4 das jogadas de golo contruidas do Benfica. Este ano, sem Cardozo disponível, há paradoxalmente mais opções.

LGS disse...

Ok, certo. ;)

Paolo Maldini disse...

LGS,

acho que pode melhorar a sua tomada de decisão em determinado contexto sendo muito trabalhado para isso. Ele melhorou pq as situaçõoes q encontra se repetem vezes sem fim (são treinadas no treino).

Mas, nunca será especialmente forte nisso.

Amoroso disse...

Acho que só faltou uma imagem aqui. Uma transição ofensiva do Tottenham após perda de bola por parte do Benfica no corredor central já na 2ª parte. Transição iniciada com Eriksen a penetrar mas a fazer um passe, que deveria ser uma diagonal para o Adebayor que estava mais posicionado lateralmente, para tentar chamar a atenção dos defesas do benfica em inferioridade e assim criar espaço no corredor central. Passe feito, parecia que sim ia criar perigo mas o SR (C) não deixou: 2 passes ao lado e corta a bola. "Bruá" imenso na bancada porque já é hábito ver o Benfica ser a melhor equipa neste momento a defender em inferioridade e dá um certo gozo ver a cara de desilusão dos adeptos adversários quando vêm que em nada deu o ataque. Curioso seria ver as reacções faciais dos jogadores adversários. Tentam, tentam mas a "bola não entra" e não passa aquela muralha. Isto não se constrói com £€Milhões mas sim com muita organização.

LGS disse...

Obrigado Maldini

Já agora, só para acabar, podes explicar com um bocadinho mais detalhe o que te leva a achar que "potencial para ser um dos grandes goleadores da próxima década na Europa.?"

É que eu tenho uma certa embirração com o Rodrigo (o Baggio é testemunha disso nos comentários no Posse) e gostava de perceber se estou a ser parvo ou não. :P


Abraço

Paolo Maldini disse...

Amoroso lembro-me bem do lance que referes e deixa-me destacar a tua ultima frase "n se consegue c milhoes mas c mta organização"

LGS, os número do Rodrigo em termos de min / golos são números de mt respeito... e atenção que feitos sem regularidade de minutos (jogos seguidos consectuvamente) q é algo decisivo para um avançado (pelo ganhar de rotinas c os colegas... timing de desmarcações com timings de passe, etc)

o Rodrigo é um goleador! Sp achei q nesse aspecto fosse superior ao Cardozo. Apenas precisa de ser aposta regular

Unknown disse...

Relativamente à questão dos jogadores perceberem o jogo ou não:

O Luisao, estando a fazer uma excelente temporada, significa que percebe o jogo ou é apenas treino é por isso as coisas estão a sair bem.

Pergunta de leigo.

LGS disse...

Got it, obrigado.


Ainda assim prefiro um jogador como o Cardozo (quando está bem fisicamente) por aquilo que oferece entre linhas. Mas por outro lado estou a gostar bastante desta "nova" forma de jogar do Benfica, que não sei até que ponto não depende também da dinâmica da dupla Lima-Rodrigo, que não sei se o Oscar conseguiria replicar.

O ideal seria ter o cérebro do paraguaio no corpo do espanhol,não?...


Abraço

Paolo Maldini disse...

unknow, o Luisão é a melhor invençaõ de Jesus. Melhor que Matic, Di Maria, Coentrão ou Enzo.

De péssimo central sem valor sequer para o Benfica a um dos melhores da europa (neste modelo) foi um treinador de diferença.

Se saisse do Benfica... indo jogar p ex p a selecção... iriam notar-se tanto, mas tanto as debilidades... n ia nem parecer o mm jogador!

Ali, na equipa de Jesus, é fantástico.

Roberto Baggio disse...

Deixem-me só reforçar o comentário do Maldini.

Lembro-me de ter feito um artigo no ano passado, sobre o melhor 11 do Benfica na ERA Jesus. E lembro-me de ter colocado Luisão e Garay como centrais. Começo a ser questionado pela ausência de D.Luiz, em detrimento de Luisão.
Ao que eu respondo, se tivesse que trocar um central era o Garay. Luisão é imprescindível para o modelo de Jesus. E ao D.Luiz, aconteceu o Garay ter passado por lá :).