sábado, 19 de abril de 2014

Curta

"O PSG é uma equipa que não está habituada ao jogo directo, pelas características do seu campeonato".

E o Sunderland está no mesmo campeonato do PSG, para que a estratégia tenha sido chuveirinho, e fé no Demba?

Já posso dizer que, as declarações de Mourinho foram ridículas? 

Já posso dizer que Mourinho, hoje, acredita muito no seu trabalho defensivo, e que do ponto de vista ofensivo é padronizar transições, e o resto é fé?!

39 comentários:

Elias disse...

Isto me lembra uma declaração recente do Seedorf quando ainda estava na sequência de derrotas pelo Milan como treinador onde dizia que os jornalistas nada sabem de táticas. Discutem muito mas não sabem que hoje só se treina táticas defensivas e que a parte ofensiva é deixar os homens de frente livres após recuperarem a bola. Acho que o Mourinho está vendo o futebol atualmente desta maneira. É o que este Chelsea estar a mostrar.

Tiago Regadas disse...

Já há pelo menos 5 anos que é assim, aliás, penso que terá sido sempre assim...

Tiago Regadas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paolo Maldini disse...

o trabalho de um treinador é preparar as suas equipas colectivamente para terem respostas para dar em todos os momentos do jogo. Mourinho já foi o melhor do Mundo. Hoje, não é o melhor de Portugal.

Fernando Redondo disse...

Maldini,
Independentemente do que está na base dessa tua análise(ja nao ser o melhor treinador do mundo)e nao discordo dela. Tambem terás de admitir que por mais que prepares uma equipa colectivamente, o escorregar do Azpilicueta e posterior penalty é dos infantis.... e nao ha treinador que se salve. Ja agora achas que é cansaço de ganhar? Como o Guardiola disse dos jogadores do Barça?

Paolo Maldini disse...

melhor trinco do mundo,

eu só vi uns minutos do jogo. n é pelo resultado de hoje, ou de outros dias. É pq as suas equipas não estão colectivamente tão bem preparadas quanto outras.

da mesma forma q apesar de n ter visto esse lance, posso concordar, mas tb digo q se uma equipa com tamanhas individualidades só faz um golo a uma equipa de premier league de bola parada.... mas n vi o jogo. Não classifico a qualidade pelas bolas q entram, mas mt mais pelos lances q criam.

Baresi disse...

É verdade que falharam um ou outro golo por mera infelicidade, mas o fio de jogo da equipa, é realmente fraquíssimo.
Hoje (e quase sempre) houve Pouca velocidade na transição, aposta sistemática no desequilíbrio individual, e pouca ou nenhuma profundidade dada pelos laterais.
Sem Hazard, a equipa afunda-se completamente, porque perde o seu maior desequilibrador.

Quem diria que fosse o ultimo classificado da Premier League a (quase) decidir o título inglês em 4 dias...

Paolo Maldini disse...

deixo uma curiosidade sobre os críticos.

se amanha o jorge jesus não for campeão contra o último, todo o mundo o vai rasgar e chamar de incompetente.
O Mourinho perdeu o titulo com o último...

Curiosas as declarações hoje do Jorge Costa "Os jogadores são sempre bestiais e os treinadores são sempre bestas", que vão de encontro ao que aqui se defende. Ao treinador cabe conferir as melhores armas colectivas aos seus jogadores... mas, no fim do dia são eles que jogam...

Os treinadores devem ser avaliados pelos comportamentos colectivos em campo. E não devem estar sujeitos à sorte/azar qualidade/azelhice dos jogadores que tÊm à sua disposição.

O VP ia parecendo péssimo pq o JAckson perde 4 pts a falhar penaltys. O JJ pareceu péssimo pq o ARtur entregou uns 7 pts (inclusive nos confrontos directos)

Fábio disse...

O Mourinho ou muda muito (apesar de eu não acreditar que venha a acontecer, mas ainda está a tempo e penso que tem inteligência para isso) ou já acabou há muito tempo. Praí desde o segundo ano do Chelsea. Mas vai continuar a ganhar coisas...

O Jorge Costa era efectivamente uma besta quando em jogador!
Mesmo dando-lhe razão no que disse, para uma equipa que está a tentar não descer, será a melhor forma de "motivar" os jogadores para tal?

Anónimo disse...

Não é nada estranho um treinador ficar desactualizado. Tem toda a lógica isso acontecer e passado uns anos de estar no topo passar a ser apenas mais um dos bastante razoáveis ou até pior que isso. Outra coisa é regredir. Mourinho regrediu. E apesar de tudo e em particular apesar deste jogo que em condições normais até teriam ganho, é bom para o futebol que o Chelsea não seja campeão.
Estou também a torcer pelo Real na champions. Apesar de não ser perfeito é um ENORME upgrade em relação ao madrizinho de Mourinho do ano passado.

Abraço,

Top1

Fernando Redondo disse...

Top1, eu acho estranho! Mourinho não é uma velha carcaça do futebol! Aquela cena do "verdadeiro Ronaldo" foi mais uma estupidez que nada ajudou nem o Mourinho nem o Chelsea, o que quero dizer é k kd começas a ver estes comportamentos indicia alguma coisa não tá bem na cabeça dele

Paulo disse...

Maldini,

Para ti é JJ o melhor treinador português da actualidade?

Abraço!

Paolo Maldini disse...

Sim, p mim talvez sim. V.P. tb mt forte... colectivamente as equipas de treinadores portugueses mais preparadas para ganhar.

Anónimo disse...

Porque é que o Porto do Vitor Pereira nunca teve sucesso na Europa? Se eram tão bem preparados para ganhar...

Anónimo disse...

Tanto se fala de capacidade de decisao neste blog, sera que o mourinho nao pensa o mesmo??? Que a forma de cobrir espacos, anular os pontes fortes do adversario isto ele trabalha de uma forma bestial e depois a organizacao ofensiva ele entrega uma parte aos jogadores para eles poderem decidir. Acham que o chelsea tem um plantel para estar na meia final da liga dos campeoes?? Deem merito a quem o tem..

Baresi disse...

No FCP o Mourinho alternava o 4-3-3 com um 4-4-2 losango, consoante o adversário, trocava muitas vezes entre o MacCarthy/Postiga com o alenitchev, se não me falha a memória.
Hoje em dia já se sabe que Mourinho jogará quase sempre em 4-3-3, e a única "inovação" que ele teve em Madrid foi encostar o Ozil á faixa.

Não me lembro qual foi a ultima vez que Mourinho começou o jogo com 2 pontas de lança. Ele tornou se previsível, os movimentos das suas equipas previsíveis, e ganha devido a uma excelente organizacao defensiva.
Agora, ofensivamente acaba por ser um vazio tão grande que até dá pena.

Parte das melhores equipas do Mundo vao fazendo alterações na sua sua forma de jogar.
O Benfica joga com 2 avançados "fixos" em Itália a Juve joga em 3-5-2, o Liverpool joga numa táctica super atacante que deveria ser alvo de estudo, Guardiola pôs Javi Martinez a central e Lahm a meio campo, Ancelotti anda a arranjar um lugar novo na equipa pra Di Maria... O que é que faz Mourinho? Nada...
Adaptar ou morrer...

Alexandre silva disse...

Mourinho nunca foi pra mim o melhor,o futebol praticado pelas suas equipas foi sempre defensivo e a jogar no contra golpe,tanto que assim é que defendeu o futebol praticado pela Grécia no euro 2004.O que faz actualmente a David Luiz para pôr a jogar o "velho" mostra que aquela cabeça já não funciona.Foi campeão em Itália porque a Juve tava na segunda e o Milan começou com -16 pontos,gosto muito mais de Guardiola,Jesus,Martinez(que trabalho no Everton,que grande treinador)Simeone e Rodgers,por esta ordem.Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

é verdade. no entanto devo dizer: o chelsea contratou alguns jogadores que ainda nao estao ao nivel de regularidade necessaria, e nao tem de facto avançados ao nivel que um clube assim deve ter. oscar e willian a meu ver ainda nao estao no ponto. e o willian nao sei se passa daqui. sinceramente? eu nem esperava que o chelsea andasse ainda a cheirar o titulo nesta altura...

de longe, era o city quem tinha "obrigacao" de ser campeao. um plantel de jogadores maduros.

por isso mesmo, quem merecia mesmo o titulo era... o liverpool.

ricnog disse...

Porque mourinho alterou a sua forma de defender bolas paradas? Defesa hxh? Porque?? Ele que acreditava na zona e até foi por ele (eh exagerado) que as equipas começaram com zona.....

Não sei se este comportaamento do mourinho é por não evoluir ou se é pela equipa técnica...que se foi alterando...

Que é estranho, é.......

Roberto Baggio disse...

"eu nem esperava que o chelsea andasse ainda a cheirar o titulo nesta altura..."

Não são os resultados que estão em questão. É a incompetência que a equipa apresenta num momento do jogo.

Baresi,

No 1ºAno era Postiga e Derlei. No segundo ano Era Benny, e Derlei.

"Tanto se fala de capacidade de decisao neste blog, sera que o mourinho nao pensa o mesmo???"

Porventura pensa, ou já pensou, nem sei.

"depois a organizacao ofensiva ele entrega uma parte aos jogadores para eles poderem decidir."

E qual é a diferença do treinador português de "ontem", para o treinador de "hoje"? Exacto. Essa mesmo. É medíocre nas ferramentas que dá aos jogadores, num momento do jogo. Quando já foi Brilhante em todos.

Nuno Ferreira disse...

Which does Mourinho prefer? 'I like the week organised the way Louis does. I like to have the spine of the week clearly defined, repeating exercises that are crucial to the playing style so you achieve certain habits and learn to think as a team. So, in defence, I follow more the model of Louis van Gaal. But in attack I favour more the approach of Bobby, who likes to give freedom to certain players to play their own way, outside the team's system - those two or three players who on their own can make a difference.'


http://www.theguardian.com/football/2003/may/18/newsstory.europeanfootball

Nuno Ferreira disse...

Artigo / entrevista de 2003...

Marte 8 disse...

Como se explica a regressão do André Villas Boas e do José Mourinho? É inacreditável.

Anónimo disse...

Ainda aguardo resposta à pergunta " Porque é que as equipas super organizadas do Vitor Pereira não tiveram sucesso na Europa

Roberto Baggio disse...

Porque o Defour é um idiota.
E porque o FCP não tem/tinha a qualidade do Real Madrid, do Chelsea, do Inter, ou do FCP de Mourinho.

Nuno Ferreira disse...

Sera que os principios do m Mourinho mudaram assim tanto?

Mourinho em 2003:

"Which does Mourinho prefer? 'I like the week organised the way Louis does. I like to have the spine of the week clearly defined, repeating exercises that are crucial to the playing style so you achieve certain habits and learn to think as a team. So, in defence, I follow more the model of Louis van Gaal. But in attack I favour more the approach of Bobby, who likes to give freedom to certain players to play their own way, outside the team's system - those two or three players who on their own can make a difference.'


http://www.theguardian.com/football/2003/may/18/newsstory.europeanfootball

Nuno Ferreira disse...

O ano passado o Porto fez uma meia de luxo em Malaga. Do melhor que vi na competicao. Devia ter matado a eliminatori ali. Nao matou, o Defour leva encarnado e as coisas compicam-se. Mesmo contra dez o Malaga passa a rasca. O Isco marca num lance individual de genio e os centais e Guarda Redes do Malaga sao os MVP's

Roberto Baggio disse...

"Sera que os principios do m Mourinho mudaram assim tanto?"

Não é óbvio? Está aí um artigo com o Porto de 2003, não se notam diferenças? Eu noto, e não são poucas.

Nuno Ferreira disse...

Do que me lembro as meias finais da CL do Porto do Mourinho foram para se cair a dormir...entao a primeira mao na Coruna

Na final o Monaco entro com tudo teve 2-3 claras oportunidades
Nao marca, o Giully sai lesionado (de longe jogador mais perigoso)
O Porto marca antes do intervalo
Na segunda parte o Monaco atira-se ainda mais para a frente e o Porto mata no contra. Dois golos em 5 minutos

Uma performance muito professional e vitoria justa
Dai a dizer que aquilo era uma maquina fluida de futebol ofensivo, que era uma equipa mandona que submetia a oposicao ja nao sei

Nuno Ferreira disse...

O que o Mourinho diz em 2003:
- organizado na defesa/transicoes
- confiar na criatividade de 2-3 individualidades no ataque

Francamente para mim o que vejo hoje nao e muito diferente

Roberto Baggio disse...

Tu lembras do que quiseres. Claro. Eu lembro do que quero. Claro.

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/04/jose-mourinho-modelo-de-jogo.html

E eu, lembro do Porto de 2003. É para mim o melhor. O meu preferido. E lembro do Porto de 2004, que não sendo tão bom, era melhor que o Real Madrid dele, ou que o Inter dele, ou que o Chelsea actual dele. Também me lembro que esses Portos tinham muito menos qualidade individual que qualquer uma das equipas citadas acima. Lembras dessa final? Ainda bem. Acho que só para te satisfazer vou fazer um post, tenho o jogo gravado e tudo. Domínio absoluto sobre o adversário em todos os momentos do jogo. É disso que me lembro. PS: A primeira mão da meia final do Porto foi no Dragão, e a segunda na Corunha, onde fez mais uma exibição estrondosa, contra uma equipa que tinha acabado de dar 4, no mesmo estádio, ao campeão europeu em título (Milan de Ancelotti).
Se tu dormias a ver o Porto, era uma opção tua. Eu fazia tudo menos dormir. Estava ali o futebol do futuro, estava ali quem indicava o caminho. Era o melhor futebol da Europa. De longe.

Nuno Ferreira disse...

"It is difficult to remember a Champions League tie in which neither goalkeeper was forced to make a save worthy of the description, so for it to happen in a semi-final was hugely dispiriting given the number of outstanding players on view and the magnitude of last night's occasion"

http://www.theguardian.com/football/2004/apr/22/match.championsleagueA minha intencao nao e tirar merito ao que o Mourinho fez no passado nem dizer que nao se deveria exigir mais dele na actualidade
Apenas tentar ver as coisas numa perspectiva rigorosa
E verdade a segunda mao foi na Coruna. Algumas impressoes daquela meia final pela impressa na altura:



Nuno Ferreira disse...

Quanto a final contra o Monaco
Podem ver aqui e tirar conclusoes:

http://www.dailymotion.com/video/xzl9nl_2004-as-monaco-fc-fc-porto-1st-half_animals

Nuno Ferreira disse...

A minha intencao nao e tirar merito ao que o Mourinho fez no passado nem dizer que nao se deveria exigir mais dele na actualidade
Apenas tentar ver as coisas numa perspectiva rigorosa 
E verdade a segunda mao foi na Coruna. Algumas impressoes daquela meia final pela impressa na altura:



"It is difficult to remember a Champions League tie in which neither goalkeeper was forced to make a save worthy of the description, so for it to happen in a semi-final was hugely dispiriting given the number of outstanding players on view and the magnitude of last night's occasion"

http://www.theguardian.com/football/2004/apr/22/match.championsleague

Nuno Ferreira disse...

Observacoes interessantes do Tiago
Futuro treinador na forna:

http://deportes.elpais.com/deportes/2014/04/20/champions/1398025289_339045.html

Nuno Ferreira disse...

"desde que le conozco siempre ha sido un entrenador muy práctico, con equipos fuertes físicamente, muy bien organizado y de transiciones rápidas”.
Tiago Mendes

http://deportes.elpais.com/deportes/2014/04/20/champions/1398025289_339045.h

Interior-Direito disse...


o FC Porto 2002-2003 foi a melhor equipa portuguesa que vi jogar, era muito mais espetacular que a equipa que ganhou essa LC, essa continuava forte mas foi formatada para ser mais pragmática. esse FCP foi ainda melhor que o Benfica da 1.ª época do JJ e do que o FCP do Villas-Boas, lembro-me de chegar à Luz e Alvalade e dar grandes bailes de bola, e só ganhar por 1-0, já para não falar do FCP 4-1 Lázio.

Nuno Ferreira disse...

Posso aceitar isso Interior Direito
O ponto e que nao vejo que o Mourinho tenha tido nenhuma transformacao radical na sua metodologia/filosofia nas ultimas epocas
Na verdade em 2003 ele afirmava:

"A mí me gusta organizar la semana de la manera que lo hace Van Gaal. La espina dorsal de la semana claramente definida, repitiendo ejercicios que son cruciales para mi estilo de juego con el objetivo de que se vayan forjando ciertas costumbres en las mentes de los jugadores. Que piensen como equipo. En la defensa sigo más el modelo de Van Gaal. Pero en el ataque me inclino más por la filosofía de Robson, que le gusta dar libertad casi total a ciertos jugadores, a los dos o tres que te pueden resolver un partido, y alejarlos en cierta manera de las reglas que se exigen a los demás"

http://elpais.com/m/diario/2003/05/21/deportes/1053468002_850215.html

Anónimo disse...

A verdade é que a maior transformação do mourinho foi da época em que ganhou a taça uefa para a época em que ganhou a LC... a equipa que ganhou a LC era uma excelente equipa a defender mas que a atacar vivia da qualidade individual dos jogadores (sendo que o Deco fazia com que tudo parecesse coletivo). Mas passou a ser uma equipa acima de transições (ao contrário da época anterior)... e contra o Mónaco desculpa Baggio mas o Nuno tem razão... o Mónaco entrou melhor e dominou completamente o jogo até à lesão do Giully... O porto marcou contra a corrente do jogo... e depois acabou por dominar na 2a parte... Agora concordo que as equipas do Mourinho estão cada vez pior em organização ofensiva... mas se calhar eram jogadores como deco, ozil e modric que disfarçavam pela sua qualidade individual/coletiva as lacunas do Mourinho em organização ofensiva.