terça-feira, 1 de abril de 2014

Ele é de facto capaz de fazer o que fazem os melhores do mundo

...e como tal não se coíbe de tentar e tentar e tentar. 

Quaresma secou o ataque do FC Porto. Com ele praticamente não há meio termo. Ou sai golão ou bola para o adversário. Se sai para o seu colega é apenas porque era necessário um cruzamento bonito ou um passe de ruptura. Um passe simples num apoio para rodar o centro de jogo está fora de questão. Ricardo poderia usar o respeito que os adversários lhe têm para atrair e soltar para espaços mais perigosos e com menos adversários. Mas não. É sempre ele. A assistência tem de ser dele. O golo tem de ser dele. O passe que antecede a assistência, ou o passe que antecede o passe que antecede a assistência têm valor zero para o talentoso jogador agora do FC Porto. E como tal, Quaresma secou o ataque do FC Porto.

29 golos em 14 jogos havia sido o registo do FC Porto antes Quaresma na presente época. 16 em 11 pós Quaresma (mas hey... Ricardo somou 5. A culpa há-de estar em outrem...). Um jogo em branco antes de Ricardo, quatro jogos sem marcar com Quaresma. Como facilmente se depreenderá é muito redutor explicar queda tão acentuada com a presença de um único jogador. Mas, já aqui, logo após a derrota na Madeira haviamos afirmado que o jogar do FC Porto, naquele momento já totalmente centrado num jogador que tinha chegado ao clube apenas algumas semanas antes, não iria correr nada bem.

E quando a trivela bater no fundo da rede e você em pulgas vier "bater" no "lateral esquerdo" lembre-se... não compensa. Simplesmente não compensa. 

E ao contrário do que quem nunca perceberá um jogo de futebol crê, decidir bem não é não arriscar. Muito pelo contrário. É identificar o melhor caminho a cada instante. Isto não significa que não surjam demasiados momentos para o passe de ruptura ou para o remate. Apenas é garantido que tal não se impõe de todas as vezes que a bola estiver junto à bota. É tudo uma questão de probabilidades. Se em dez só farás um, melhor procurar alternativa que em dez consigas mais vezes ser bem sucedido.

50 comentários:

Anónimo disse...

para os fanáticos do MESSI e bla bla, aqui têm um português que o ofusca, e não é o melhor jogador português de semprehttps://www.youtube.com/watch?v=Ey5uYF-TNd0

DC disse...

As coisas até poderiam ser balanceadas se houvesse um treinador com tomates. Mas não, Quaresma joga sempre os 90min faça o que fizer, marca as bolas paradas todas mesmo sendo um miserável marcador de penalties, etc...
Entretanto, os "elos mais fracos" do plantel, como Josué ou Defour, vão levando com as culpas.

Pelo menos ajudou-me a decidir definitivamente que não vou renovar o lugar anual para ver o "circo quaresma".

Paolo Maldini disse...

DC, o Quaresma n ficará no FCP na próxima época...

Paolo Maldini disse...

anónimo, o futre é um idolo de infancia

DC disse...

Maldini, dizes isso com base num palpite ou nalguma fonte?
Achas que uma aposta "presidencial" deste nível vai sair?
Eu aposto mais nele a receber a braçadeira de capitão com a saída de Fernando e Hélton, infelizmente...

Brendan disse...

Resumindo e concluíndo, o Quaresma é um extremo pouco inteligente que não sabe os fundamentos do jogo de futebol em equipa. É por isso que contra grandes jogadores em grandes campeonatos foi igual a nada. Aí a inteligência e a capacidade de decisão não é um acessório, é um imperativo.

Paolo Maldini disse...

é mais fácil sair um que um plantel inteiro...

DC disse...

Já não digo nada sobre a gestão do Porto. Depois de ver o Lucho e o Otamendi a serem afastados, já estou por tudo!

E tendo em conta que as saídas de Fernando e Jackson são praticamente um dado adquirido, juntando-se a pré-reforma do Hélton, parece-me que não fica ninguém no plantel com "voz" para se impôr ao Quaresma.

Hugo disse...

Bom e o Ola John

Pedro disse...

Acho que tudo depende de como o fcp sair com o duplo embates com o SLB para as Taças....

ricardo disse...

Sinceramente isto já parece hate puro...

Roberto Baggio disse...

Cuidado com o primeiro de Abril

OAutor disse...

Sempre a bater no Quaresma!!!

Anónimo disse...

Concordo com as limitações que se apontam a Quaresma. Creio, no entanto, que é um pouco exagerado "atirar-lhe para cima" as contas de pontos e golos do FCP pré-vs-pós Quaresma: o pós Quaresma é também o pós Não-Lucho (pilar fundamental!) e o pós Não-Otamendi (importante).
Abraço
miguel

Anónimo disse...

Que obsessão com o RQ7! 3 posts dedicados a ele.. Não é por nada, mas há aí algum ódio ou algo do género não? Já se sabe que o gajo é individualista, não tem grande tomada de decisão, bla bla.. É preciso insistir?

Anónimo disse...

mas porquê é que se preocupam tanto com o Quaresma?! já todos perceberam que não gostam dele e o acham um burro, e já todos que sabem ver perceberam que também têm números para fundamentar esta opinião... quase parece que querem aumentar o nº de visitas à página à força.

André Martins disse...

De facto os números não mentem, mas parece que há malta que nem assim percebe bem o que é o quaresma. Deve ser a mesma malta que acha que ele não ter dado nada em nenhum dos inumeros clubes por onde passou foi implicância dos diversos treinadores que trabalharam com ele. Sempre foi visto como problema em vez de solução, sempre foi "empurrado" para fora desses clubes, mas como o em Portugal alguns iluminados o tratam por harry potter, ou por mustang, ele próprio acredita que é craque e na realidade é zero.

HC disse...

Impressionante é ainda haver pessoal com palas do tamanho do mundo, a questionar esta jogada presidencial para encontrar um salvador. Aqui não se tratam de "Clubites", mas sim de saber ver futebol. E eu dou como o exemplo um jogador do clube do qual sou adepto. Salvio é um excelente jogador, mas a sua capacidade de decisão nunca foi a melhor (mas não ao nível de Quaresma...). Quando JJ, obriga os seus extremos a jogar por dentro, Salvio ficará sempre no banco/bancada, pois não será capaz de dar à equipa aquilo que ela está treinada para isso. Oxalá me engane, e que JJ consiga melhorar isso no argentino...

Paolo Maldini disse...

anónimo, sim...estou mt preocupado com o nº de visitas... foi por isso que fechei o blog qd estava c uma diária superior a 4mil

anónimo, insistir é preciso, n para bater no quaresma, mas nos ceguinhos que percebem 0 de bola. mas n é preciso cá vir ler, pois não?

Anónimo disse...

Há uma coisa que vocês esquecem sempre: o Quaresma entrou neste Porto sem fio de jogo, em crise e o jogo passa todo por ele exactamente porque o jogo colectivo do FCP tem falta de qualidade. Alguém tem de assumir o jogo, e o treinador sente que não tendo tido tempo para treinar o jogo colectivo da equipa, tem de se agarrar ao Quaresma. O Quaresma, já agora recordo, jogou uns 5 anos no FCP e sempre em bom nível, com os defeitos e qualidades que se lhe conhecem. Não sei se os autores deste blog eram nascidos na altura, mas se o FCP foi campeão várias vezes, foi porque tinha um bom jogo colectivo no qual estava inserido o Quaresma.

Zdamen disse...

Só uma pequena atenuante: foi muito mais danosa para o FCP saída do Lucho que a entrada do Quaresma em si mesma.

Nunca conseguiremos isolar os dois factores, mas acredito que o jogo do FCP se fosse ressentir muito, mesmo sem a entrada do Quaresma.

Quanto ao jogador em si, nada a acrescentar. A vossa análise é perfeita

Fabio Correia disse...

Perfeitamente em acordo com os 3 post dedicados ao Quaresma. Lembro-me de um jogada do Quaresma que podia tido resolvido a eliminatória contra o Schalke em 2008 mas seu excesso de individualismo mandou o Porto fora (com ajuda do Neuer é verdade). Nao aprecio o jogador acho que a equipa perde muito, sua capacidade de decisão é quase zero sem falar da sua movimentação sem bola que é horrível.
Contudo Maldini tenho uma pergunta, achas que o Quaresma seria um bom joker nos jogos fechados, o seja um substituto de peso em jogos onde os respectivos sistemas de jogos anilam-se ?

Obrigado, sorry pelo meu mau português (from Switzerland)

Paolo Maldini disse...

zdamen, nc se saberá pq Lucho quis sair. Poderá estar relacionado??

Qualquer outro jogador c 2 olhos na cara n faria tanta estupidez com "medo" do Lucho... mas o Quaresma n é assim... n liga a essas coisas. basta ver as coisas q diz...

Nem um Lucho o conseguiria controlar, parece-me...

Fábio...o Quaresma domado seria uma grande arma... este Quaresma só rebentará a equipa onde estiver

Vítor Leal disse...

Verdade, Maldini. O Quaresma faz soar facilmente os alarmes, ninguém o nega, mas será que um jogador mau - efectivamente mau - alguma vez seria contratado por Barcelona e Inter. Um jogador mau poderia ter jogado com Jesualdo Ferreira e contribuído para títulos ganhos pelo FC Porto. Não quero dizer que não se enganem os clubes ao contratar. Vejamos o Porto com o Iturbe, mas 18 milhões que pagou o Inter ao Porto. Alguma coisa o rapaz "tinha que ter" para levar responsáveis de um clube a desembolsarem o valor pedido. Quanto poderá Licá render ao Porto num negócio? Quanto poderá Iturbe render ao Porto num negócio? Quanto poderá Josué render ao Porto num negócio? OU melhor, o que terão todos eles que jogar para serem vendidos por mais de dez milhões de euros? Jogarão para convencerem um clube a desembolsar 18 milhões de euros?

Isto para concluir que concordo com o post, mas também me parece que Quaresma não é incompatível com Porto campeão. Os 15 pontos perdidos para o Benfica não foram o resultado da sua chegada. Outros factores explicam a avassaladora diferença: ausência de alternativas ao 11, saída do Lucho, desaparecimento de Otamendi, entrada do Abdoulaye, Alex Sandro e Danilo exauridos. O Quaresma até pode ser um furo no depósito de combustível, mas quando o abastecimento não chega nem a 1/4 do depósito não se esperam longos voos.

Paolo Maldini disse...

Vitor, o termo talentoso com que sempre o apelido não é irónia

Vítor Leal disse...

Ao trazer Quaresma em Janeiro de 2014 e ao dar-lhe visibilidade, parece que o Porto quis recuperar o Quaresma que por lá passou entre 2004 e 2008, face à gritante falta de alternativas. Ou, como diz, tirar partido desse talento.

Hugo disse...

Já agora se querem usar dados estatísticos para mostrarem o vosso ódio pelo Quaresma convinha usarem todas as competições, não apenas aquela que vos dá mais jeito

Anónimo disse...

"Como facilmente se depreenderá é muito redutor explicar queda tão acentuada com a presença de um único jogador."

plenamente de acordo. vocês próprios o dizem, os números que apresentam dão uma falsa ideia de objectividade (o que não quer dizer que a afirmação não seja verdadeira na mesma), uma correlação não é uma relação causa-efeito! mas já que gostam de estatística lanço-vos um desafio: conseguem demonstrar que a presença do Quaresma é um factor preponderante entre os seguintes (que são aqueles de que eu me lembro assim de repente):

-- pessima gestão do plantel pelo PF: com uma sobrecarga fisica tremenda de jogadores essenciais para a manobra ofensiva da equipa (Danilo, Alex Sandro, Varela, mesmo Jackson). este factor logicamente se torna cada vez mais forte conforme o tempo passa.

-- crescente descrença de todo o plantel nas capacidades do PF, e consequentemente nas próprias capacidades, nervosismo.

-- saída de Lucho, capitão e um dos melhores jogadores do plantel.

-- saída de Otamendi, um dos melhores centrais (e o melhor a sair a jogar; ainda por cima aliado com uma onda de lesões nos centrais).

-- um ponto que pode ser uma mania minha, mas cada vez que vejo o Herrera parece-me que o gajo é veneno para o jogo do FCP, não sabe jogar os passes mais simples e perde carradas de bolas - conseguem demonstrar pelos números que a presença dele em campo é menos determinante para as derrotas que a do Quaresma?

seria muito interessante uma análise estátistica destes factores todos, mas infelizmente deve ser impossível de fazer... de qq forma, cuidado com as confusões correlação estatística/causa-efeito!

Paolo Maldini disse...

último anónimo, pq sairam os argentinos, sobretudo o Lucho?

anónimo das 8h, e o q diz da tua patética existência leres e comentares textos de mongos...? Não me vês interessado em nada teu, pois não...?

Anónimo disse...

sabem dos rumores que há que o Otamendi quase chegou a vias de facto com o PF no intervalo do jogo da luz... sairam por não acreditarem no treinador, evidente. porque é que haviam de sair por causa dum novo jogador no plantel?

de qq forma não respondeste ao desafio... (-:

Paolo Maldini disse...

anónimo, sei bastante mais do que pensas... sei p exemplo que o Otamendi disse à frente de todo o grupo para o PF que aquilo não era o Paços de Ferreira... q ali jogava-se para ganhar.

JP disse...

Voces exageram. Obviamente que Quaresma tem os defeitos que lhe apontam e por alguma razao, nao era incomum ser vaiado no Dragao na sua primeira passagem.

No entanto, ligarem esses numeros à chegada de Quaresma é um ataque fanático ao cigano. O Porto era uma equipa que ia mantendo os niveis quanto baste de concentraçao e motivação, mas com debilidades evidentes. A partir do momento em que se iniciasse a descolagem, era obvio que os pessimos numeros iriam começar.

Por alguma razao na sua primeira passagem, Quaresma era uma mais valia para aquela equipa. Esconder um pouco os defeitos, potenciar as qualidades. Assim como Hulk, que nao duvido ter sido criticado por quem tem a forma de ver o jogo que voces têm. Concordo em muitos assuntos com o que voces publicam, mas o vosso problema é estarem na idade das certezas, do absolutismo de opiniao. Nao existe uma unica formula que nos aproxime mais do sucesso. O mundo nao é todo estupido, sendo casa de uma dezena de iluminados. E eu que sempre segui o vosso blog(sempre com o mesmo autor sob diferentes pseudonimos), noto uma atitude progressivamente mais arrogante que nao vos beneficia(agora ha outro que tb escreve, alem do PB, certo?)

Quaresma pelos defeitos que tem, nunca poderá jogar num Barcelona, num Real, num grande inglês...contextos diferentes, onde o que ele tem de melhor nao é melhor do que os que lá estão. E o que ele tem de pior, os que lá estão não têm. Ponto. Agora, num Fc Porto, se enquadrado numa melhor equipa, como nos tempos de Jesualdo ou Adriaanse, poderá sim, acrescentar valor. Porque uma coisa é libertar a bola para o centro para que Iniesta descubra os buracos entretanto criados, outra coisa é libertar para o centro para que Herrera ou Defour encontrem os buracos criados. Nao quero afirmar com isto que ele deve sempre partir para cima como faz, mas sim, em percentagem às vezes acaba por ser uma melhor decisao, tentar ele com a sua qualidade individual resolver, do que se estivesse num grande europeu.

A melhor decisao depende de quem nos rodeia e nesse ponto discordo de voces. Alias, ate ja tive essa troca de argumentos aqui ha um tempo com o PB, onde lancei o exemplo de Jardel e os cruzamentos.

Se o Ronaldo nos pede a bola na profundidade na linha de meio campo, apenas com o Jorge Andrade de ha 10 anos atras ao lado, em boa situaçao de desmarcaçao ou se o Michael Thomas nos pede a bola na profundidade na mesma situaçao, qual a melhor decisao? Lançar ou segurar e iniciar um ataque mais lento? Pois...

Anónimo disse...

então Maldini, também é culpa do Quaresma aquilo não ser o Paços?!

Anónimo disse...

então Maldini, também é culpa do Quaresma aquilo não ser o Paços?!

Lord Sexus disse...

"Agora, num Fc Porto, se enquadrado numa melhor equipa... ...poderá sim, acrescentar valor." by JP
Em outras palavras, se tiver os outros nove a jogarem muito melhor entre eles e não jogarem para ele, como acontece agora, as borradas que o cigano faz não se notam. Naqueles tempos o FCP tinha Lucho e Lisandro a jogarem que se fartavam, eles eram o verdadeiro motor da equipa. Quaresma era pura e simplesmente acessório, se a bola fosse ter a ele e fizesse uma das suas macaquices e se elas dessem resultado, muito bem. Se não resultasse, não havia problema, havia 9 outros que jogavam futebol. Ajudava também ter os rivais muito, mas muito incompetentes e incapazes, principalmente o Benfica, o que mascarava eventuais debilidades da equipa. Quando assim é, o FCP parecia fortíssimo (não era) e o cigano um jogador de classe mundial (só cabeça dele).

Gito Bastos disse...

JP, a solução melhor será sempre atrair 2 ou 3 adversários e descobrir os buracos criados, soltando a bola. Claro que Defour ou Herrera não são Iniesta. Da mesma forma que os adversários do Porto não têm a mesma valia dos do Barça.

Henrique disse...

Mas estava-se à espera de outra coisa que não isto? Há jogadores que com a idade melhoram a parte mental e alteram a sua personalidade. Quaresma ficou pior. Não se pode comparar o "miúdo" que saiu do Porto com o velho cheio de vícios que chegou agora.

Sobre as críticas do Otamendi ao PF, se é verdade aquilo que dizes, e acredito que seja, é sinal que o balneário estava de rastos. Mas era algo que já se adivinhava, após a saída do Lucho.

Rodrigo disse...

Pior cego é o que não quer ver! É óbvio que a chegada de Quaresma é que levou às cinco derrotas quando antes mesmo jogando mal o Porto nunca perdia... não é só pelo que diz o Maldini neste texto, mas muito pelo que ele disse logo em Janeiro... a questão da liderança e dos grupos no balneário!

Vê-se aqui muitos comentários, mas de gente que nunca fez parte de um grupo de futebol, mesmo que amador! Mas alguma vez um grupo de gajos que eram tricampeões, como o Maldini disse, ia aceitar agora terem de jogar para um gajo que nem conhecem, nem reconhecem valor e ainda para mais só pensa no seu umbigo??? A sério...? Alguém que já tenha feito parte de uma equipa acredita nisso...?

Foi sim a contratação do Quaresma que rebentou de vez com aquilo tudo! Acham que o Lucho estava para aturar aquilo?? E porque é que o Danilo e o Alex Sandro já nem se esforçam e andam lá por andar? Estão todos a cagar para aquilo...o génio que resolva.

E espero que o Maldini esteja enganado quando diz que ele sai no fim da época! Se por lá ficar já sabemos quem não é campeão para o ano outra vez

HC disse...

Para quem defende Quaresma e que ah e tal é só no campeonato...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/03/no-dragao.html

O vídeo diz tudo. Não esquecer que a eliminatória em Nápoles ficou controlada com o golo de Ghilas (esse sim! enorme jogador e que ainda não consigo conceber como não jogou mais este campeonato...Ainda bem para o Benfica!) Não graças a Quaresma...

Comparo a situação de Quaresma a este post...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/03/tomada-de-decisao-take-xxxxxv-exemplo.html

Isto não tem nada a ver com o Quaresma ser do Porto, Sporting ou qualquer outro clube. É um facto relacionado com o jogador em si! Deixem a clubite de fora e vejam o futebol!

Por falar em futebol e desculpem o offtopic, Nou Camp ontem... só deu Iniesta! Que jogador!

Ega disse...

Mesmo olhando apenas para a partir da chegada do Quaresma (11 jogos no campeonato), o Porto marca muito mais (em média) quando ele não está em campo.

Quaresma esteve em campo 781 min, em que o Porto fez 11 golos. Dá um golo a cada 71 min.
Quaresma esteve fora durante 209 min, em que o Porto fez 5 golos. Dá um golo a cada 42 min.

Confirmem:
http://www.triviafoot.com/curiosidades/fc-porto-marca-muito-menos-com-quaresma-em-campo

Assim já não dá para dizer que é por causa do Lucho, do Paulo Fonseca, ou outra coisa qualquer...

JP disse...

Gito, sim em situaçoes de 1-2 e 1-3 declaradas, melhor libertar no centro. Mas em 1-1 ou 1 contra 1, com o segundo adversario a aproximar-se, mas ainda a uma certa distancia, a probabilidade de sucesso de Quaresma numa acçao individual poderá ser superior à probabilidade de sucesso de bola para o centro com buracos que ainda nao sao buracos negros. Numa outra equipa, com outros companheiros, basta uma abertura irmã lucia para fazer a diferença, nao ha necessidade da cicciolina...

Angelino Ferreira disse...

A razão pela qual o Lucho saiu não tem a ver com razões tácticas mas com razões financeiras. O Porto devia-lhe 1,5M€ e ele deve ter aberto a boca, foram os árabes a pagar a dívida para além de não terem de lhe pagar o salário mais elevado do plantel. Isto não devia ser novidade é público!

Assim como a saída do holandês treinador de guarda redes também se despediu com justa causa por carta enviada À SAD porque lhe deviam muitos meses de salário. Até desistiu deles o que deve ter dado muito jeito à SAD.

Deve ter sido isso que a que PC se referia em entrevista ao PortoCanal, mentindo, quando disse que ele tinha pago, imediatamente, a causa de rescisão! LOL!



Anónimo disse...

estes labregos que só conseguem ver azul e bronco à frente para defender o cigano enterra, são como os labregos vermelhos que ficavam doridos quando o ano passado aqui diziam que o James era o melhor do campeonato... tudo farinha do mesmo saco... Portugal passava tão bem sem vocês, labregos!

Edson Arantes do Nascimento disse...

JP o que tu não percebes é que ninguém aqui está a defender que o Quaresma não pode ter iniciativas de 1 contra todos...

O que se diz aqui, e eu também estou 200 por cento de acordo, é que ele joga como se não tivesse cabeça. Como se não pensasse. Como se o jogo fosse apenas ele contra o mundo. Como se os colegas não existissem. Como se o jogo de futebol fosse jogado apenas de uma maneira.

Este é o verdadeiro problema.

Acho que fui dos primeiros a dizer aqui no LE, logo a seguir aos primeiros jogos que fez, que o Quaresma é um jogador horrível. Péssimo. Deixa-me completamente furioso porque cada vez que toca na bola olho para o rapaz e penso sempre que poderia ser um dos melhores do mundo.

Mas não é. É horrível. É um jogador horrível. Porquê: porque utiliza o físico sempre, sempre, sempre. Em 100 decisões possíveis, ele só conhece uma. É o verdadeiro mentecapto.

O cérebro para ele não existe. E isto para mim é inconcebível - seja no futebol, seja no bodyboard, seja nos jogos sem fronteiras ou no pasteleiro ou no pedreiro.

Roberto Baggio disse...

Para que vocês não pensem que é implicar por implicar, veja-se isto:

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/12/ricardo-quaresma.html?m=1

http://possedebolla.blogspot.pt/2014/02/ricardo-quaresma.html?m=1

Dois meses depois , com tempo suficiente para adaptação.

António Teixeira disse...

Anónimo da dívida do Porto ao Lucho: não diga asneiras.

António Teixeira

Jorge disse...

Totalmente de acordo com o post e com comentarios como o do Edson.
Sou portista fanatico e nunca gostei do Quaresma e um jogador tecnicamente fabuloso mas e pouquissimo inteligente, e um idiota que e incapaz de adaptar a sua forma de jogar de acordo com o feedback que recebe do(s) jogo(s).
Para ter sucesso e preciso perceber o que se passa, escolher a melhor resposta e executar essa resposta. O Quaresma save executar mas no resto e absolutamente incompetente, e o resto e o mais importante, senao o essencial.

Baresi disse...

Parafraseando uma frase do Moneyball "eu não te pago pelo jogador que eras à 10 anos, pago por aquilo que és agora".

O sentido colectivo que o Quaresma tem agora é sensivelmente o mesmo que tinha no inicio de carreira, com a agravante que é bem pior individualmente do que era quando saiu do FCP.
A diferença gritante é nos jogadores que jogam ao seu lado, que fazem deste Quaresma algo que ele não o é.
O pior para este FCP não é o estar a 15 pontos do Benfica.
Com a diferença gritante de qualidade nos planteis e treinadores, isso acabaria por ser normal.
O problema é a distância para uma equipa do Sporting, feita em cima do joelho, assentada em jogadores que a grande maioria das pessoas pouco ou nada conheciam (Montero, William, MAuricio, Slimani)

Abraço

Gonçalo Matos disse...

Grande Fábio!

Anónimo disse...

Quaresma só trouxe brilho e vida ao porto. O facto de querer marcar tudo não é mais do que uma vontade enorme de ver a sua equipa ganhar. Afinal ele é o mágico com mais truques na cartola. Ficava-lhe bem a braçadeira de capitão.