sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pensar como um dez. Hummels.

Uma grande aula de construção, tomada de decisão, criatividade, e qualidade técnica, do fabuloso DEZ alemão. Tenho aprendido e apreendido tanto com as soluções que este tipo de jogadores encontra. Incrível! Quanto a mim, com bola, o melhor central da actualidade. Não se compreende é muito bem, como é que os grandes "tubarões" europeus ainda não tentaram a sua contratação. Anda tudo a dormir.
Aqui, o Maldini explica: O passe que antecede a assistência, e o passe que antecede o passe que antecede a assistência. Tão importantes quanto a assistência. Mesmo que com menor notoriedade.



25 comentários:

DC disse...

Está sempre na lista de possíveis reforços do Barça. Pode ser que seja este ano...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não vi nada destes jogos, apenas vi os vídeos e adorei. Brutal. Que player este Hummels!

RS disse...

Ainda não foi comprado creio que devido à propensão para lesões.

Anónimo disse...

Deixem-se dessa parvoíce dos tubarões. Este é o único que percebe a filosofia do Klopp. Nem Sahin nem Goetze nem Lewandowski quiseram saber mais do futebol do que do dinheiro.

Gabriel disse...

Pergunto-me em que posição andaria a jogar se estivesse sob o comando do Guardiola...

Anónimo disse...

Do outro lado, Pepe-Ramos com Varane no banco...

Frigoliny

Gito Bastos disse...

Incrível!!!
O gajo parece que tem 4 olhos... uma visão periférica muito apurada.
Este é daqueles que VP dizia, em entrevista, lhe mostrarem soluções que ele jamais idealizaria. É incrível a criatividade que tem

Pedro Ribeiro disse...

Com bola, é sem dúvida um jogador fantástico. E é curiosos perceber como, de tempos a tempos, os alemães inventam um "defensor" deste tipo. Estou a pensar num Beckenbauer, num Mathäeus (na fase final da carreira), num Sammer... e agora Hummels. Mas não acho que este seja tão forte quanto isso em situações defensivas, particularmente nos duelos individuais - e acho que talvez por isso ainda nenhum grande clube o tenha pescado. Mas acho que será uma questão de (pouco) tempo. No entanto, tenho alemães na família e achei engraçado perceber nas conversas que tenho tido com eles como a nenhum lhes agrada ver Hummels no onze da Nationalmannschaft!

António Teixeira disse...

Ehehe os grandes tubarões são o Bayern e o Borrussia :D... A sério, ele provavelmente sabe que está no segundo melhor clube em que poderia estar neste momento. O Barça já o tentou várias vezes, sempre sem conseguir. O Madrid não precisa xD. O City? O Hummels não é burro... Só o vejo sair para um PSG ou Chelsea, mas ele já aufere bem acho. Está a gerir bem a carreira, até porque seria para além de justo estar a jogar uma meia final de uma Champions pelo segundo ano, mas thats soccer :D

António Teixeira

PedroC disse...

Para mim neste momento, o Dortmund representa tudo o que está correcto no futebol.

Ainda agora com o real, e desfalcado de jogadores como shmelzer, gundogan, bender, kuba, subotic, conseguiram arranjar soluções para fazerem o que fizeram.

Uma equipa criada de base desde a uns 4 ou 5 anos atras, que ja ofereceu bons jogadores e encontrou outros novos, e com um treinador simplesmente espetacular.

Se fosse jogador, não quereria estar noutro lado(a não ser no Sporting lol).

Hummels é um grande jogador sem duvida.

Roberto Baggio disse...

Pedro Ribeiro,

Ainda que não concorde com o "não ser tão forte em situações defensivas - particularmente 1x1", essas são situações que enfrenta muito poucas vezes no jogo. Neste, por exemplo, enfrentou duas. Perdeu uma, pelo físico de Bale e ganhou outra a Benzema. Quanto aos comportamentos defensivos que eu considero mesmo importantes, está lá tudo. Ocupa bem os espaços, defende bem a profundidade, defende bem os cruzamentos, assusta bem quando é batido, é forte nos duelos no ar (importante na liga Onde está).

Roberto Baggio disse...

Ps: Se é o melhor do mundo a defender? Não. Há Kompany e há Varane bem mais fortes Defensivamente. Seria o companheiro ideal para qualquer um deles, ou do Thiago Silva, ou do Javi Martinez, ou do Dante, ou do D.Luiz, ou do Koscielny, ou do Pique.

Pedro Sousa disse...

Por vezes super valorizamos jogadores demais... Hummels é sem duvida um bom jogador, mas longe do top! Retirar contexto de um jogo em que a sua equipa esteve na maioria do tempo atacar é um exemplo como podemos descontextualizar um jogador, uma vez que um central tem muito mais funções que sair a jogar, como aqui é mostrado...

Claramente na construção de jogo é acima da média, lançando bem seus colegas e saindo bem no espaço e soltando a preceito, mas como já vi muitos jogos dele, posso afirmar que quando o Dortmund precisa de defender mais em bloco baixo, sendo pressionado, ele tem muitas limitações! Também limitado aquando 1x1 perde muitas bolas, e um defesa tem de ser forte não só atacar, mas especialmente a defender que é a sua principal função, senão jogava a médio ofensivo!! Mais, pegar num jogo atipico, e colecionar uma serie de lances com os melhores momentos dele, não é inteligente para alguns leitores que já o viram jogar em outras condições de jogo, porque como disse anteriormente tem características que não o fazem um central de primeira água, porque em situações defensivas não é tão forte! O que não faltam são videos com os melhores momentos de jogadores pela internet, tal como são apresentados a muitos clubes para os comprarem, mas um jogador deve ser avaliado não num jogo unicamente com determinadas características, mas em situações diferentes de jogo com os pontos fortes e fracos de cada jogador!

Fica o conselho!

Abraço

Interior-Direito disse...


Entretanto, Benfica 4-0 Real Madrid, embora os espanhóis com menos um muito cedo.

Um grande resultado mas quem é que viu o jogo para comentar a equipa do Tralhão?

Baggio?

Roberto Baggio disse...

Não vi. Vou sacar e analisar Até a expulsão. Mas pelo resultado parece uma boa exibição. Vamos ver.

Roberto Baggio disse...

Pedro Sousa,

No mundo, só conheço dois claramente melhores, defemsivamente. Que já citei acima.
Quanto a avaliação, poder-se-ia dizer o mesmo ao Quaresma, que só foi avaliado nos lances do último terço, por exemplo.
No entanto, o foco é para as situações de jogo onde o jogador deve ter comportamentos de médio ofensivo. Ou seja, sempre que tem bola. Diz outro jogo qualquer, eu faço download e faço o favor de voltar a colocar outro vídeo com acções ofensivas iguais, e ainda faço outro a mostrar todas as acções defensivas. Isto claro, desde que não me indiques jogos imediatos às lesões. Se calhar pensas, e mal, que é a primeira vez que analisámos Matts Hummels. Desde o jogo contra Portugal no Euro que o seguimos atentamente, e há outras análises sobre ele. Aqui e no Posse de Bola.
Agradeço o conselho, que não é nada que não saiba, ou faça. Por exemplo, defensivamente, Hummels dá 100-1 à dupla do Real Madrid. E ofensivamente, muda o 1 para 0. Se isso não é ser top, se ser top não é entrar directamente no onze de Todas, sem excepção, equipas do mundo, não sei o que será.

Jorge Carolo disse...

Concordo com analise ao excelente central que é este alemão!!!

É tão bom em todos os momentos do jogo!!

Percebe-o tão bem!!

Mais do que o Lewadowski o Bayern precisava era deste central, sendo que o Mandzukic também é um avançado de valor, quanto a mim.

Por outro lado, confesso que estou totalmente de acordo, com a qualidade e excelente dupla que Hummels faria com qualquer um dos centrais que referistes, admiro-os a todos, sendo que nem todos são consensuais, como por exemplo Koscielny (que aprecio) ou Dante, que considero um dos jogadores que tem evoluído mais nas mãos de Guardiola. Nota-se perfeitamente que entende melhor o jogo.

Gajo Rude Gullit disse...

Hummels à parte, que é um jogador que bastante admiro, o que é interessante notar no movimento de rejuvenescimento do futebol alemão, para além da aposta em jovens talentos (nacionais e internacionais), que crescem nas escolas dos clubes e têm espaço para lançamento regular nas equipas principais, é a forma como isso também se reflecte no mercado de transferências.

O Dortmund não tem assim tantos jogadores formados nas suas escolas, mas tem uma excelente política de recrutamento dentro de revelações e novos valores dentro do campeonato alemão.

Quem se indignou do Goetze e do Lewandowski, esquece-se que o Reus também foi sacado a outro Borussia via cláusula de rescisão e o próprio Klopp já falou nisso.

Acho que até o Hummels é das escolas do Bayern, salvo erro.

Por cá, não sei se as equipas B não são mais que um remendo e se não continuamos a dar tiros nos pés reduzindo a margem para o aparecimento e progressão consistente de talentos assim.
Podemos só estar um lugar abaixo da Alemanha no ranking da FIFA, mas na realidade ainda estamos bem mais separados do que isso...

Luis Santos disse...

Percebes a minha reacção durante o jogo, não? lol

Já agora, também está muito bem treinado o Kirch para ocupar a posição quando o Hummels sai a jogar. Se calhar, demasiado "treinado". Parece quase automático e às vezes podia esperar mais um bocado para dar linha de passe.

Andrea Pirlo disse...

Fantástico, melhor central com bola, sem dúvida! Espero q não saia. O Borussia tem q se tornar num dos "tubarões". O Lewa q seja o ultimo a sair para o Bayern, assim é impossível competir com eles na Liga.

Dennis Bergkamp disse...

Parece um adulto no meio dos putos.

Quando vejo um treinador "entrar" no treino de benjamins, é isto que se vê. Linhas que mais ninguém vê, capacidade para colocar a bola onde os olhos descobrem as linhas. Inteligência muito superior a todos em redor.

Hummels é isto.

Impressionante!

Unknown disse...

Oh, Baggio, não é exagero dizeres que o Hummels dá 100-1 ao Pepe? É que o Ramos tacticamente não é bom, mas o Pepe é assim tão mal? Sinceramente não tenho um grande conhecimento posicional do Pepe, portanto a minha pergunta é mesmo curiosidade.

Andrea Pirlo disse...

Bergkamp,

Não é bem inteligência, é mais conhecimento. Com o conhecimento q têm + qualidade técnica, criatividade naquela posição, q não é usual, da nisso de parecer um adulto no meio de putos.

Roberto Baggio disse...

Claro que é um exagero, mas é só para que se compreenda bem a diferença.

Dipeca disse...

RB, a dado momento falas do Pique num dos comments. O que acham os participantes do forúm deste jogador? Eu, pessoalmente acho sobrevalorizado, aliás aquele video do golo (http://possedebolla.blogspot.pt/2014/02/zona-sem-contencao-nao-e-zona.html) que da RS que vocês colocaram é um de mtos erros que ele comete..