sábado, 12 de abril de 2014

Que a sorte sorria aos corajosos

Que sorria a Lito Vidigal.

Com pouquíssimo tempo para impor e trabalhar novas ideias, soltou lá para dentro os mais inteligentes, os mais talentosos. Os melhores.

Tiago Silva, Fernando Ferreira e Miguel Rosa sempre em simultâneo. Não há Bilhetes de Identidade nas escolhas.

Tudo é possível porque a mudança foi feita mesmo no limite. 

25 comentários:

Tomcat disse...

Finalmente.

Depois do festival do Tiago Silva na Luz pensei que nunca mais deixasse o onze. Enganei-me, claro, que ele é fraquinho fisicamente e é preciso é músculo. Enquanto não mudarmos esta mentalidade, bem podemos suspirar por mais portugueses nos grandes e melhor selecções...

Tomcat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Teixeira disse...

Hoje estou por eles. Gosto do Belenenses, sempre gostei e gosto do caráter simpático que o atual treinador possui. Foi realmente uma pena a saída do Van Der Gaag. Fiquei sempre com a ideia que eles podiam dar mais. Mesmo vimaranense, espero que o Beleneses ganhe uma vez que o Vitória já tem a manutenção garantida e está fora da Europa.


PS: Aqui na cidade critica-se muito o treinador. Percebo algumas críticas, o futebol praticado roça o medíocre e assenta em demasia no jogo direto. A verdade é que a qualidade individual não abunda e o treinador além de ter ganho uma taça de Portugal, tem feito omeletes sem ovos (resultados). Confidenciou-me um amigo que trabalha na formação do clube um episódio, no mínimo, caricato. Um dia estava a assistir ao treino de seniores. O Douglas tinha acabado de receber uma bola rasteira e devolveu imediatamente para um dos centrais. Moreno, capitão berrou algo do género "Porque não meteste na frente? Nos jogos não metes longo? Porque é q no treino fazes diferente?". Ele diz que ficou completamente escandalizado e diz que na formação se trabalha bem melhor. É pena, realmente...

Paolo Maldini disse...

Gonçalo, o ano passado fui um grande crítico do Vitória, mesmo tendo os resultados q tem. este ano n tenho acompanhado tanto... e as criticas foram as mesmas q fazes aqui tb..


Curiosidade. na época passada estive no Belem x Vitória. E este ano n vou estar pq estarei a trabalhar. Se n, tb estaria.

Paolo Maldini disse...

se permites só uma pequena provocação... o ano passado em Lisboa tiveste uma sorteeeeee...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Que acham dele, Maldini? No jogo contra o FCP pareceu-me ter a equipa bem montada em organização defensiva.

Já quando esteve em Angola também fiquei com essa sensação, mas depois com bola eram só transições... Pim, pim, pim lá pra cima e o tempo todo a esticar o jogo.

Jogadores muito afastados uns dos outros e quase nenhuma movimentação entre sectores. Também é verdade que na banda é cada pezudo que até mete dó.

Do pouquíssimo que vi dele no Belém pareceu-me ter evoluído um bocado...

Caeiro disse...

hoje vai dar azul mafriend

Anónimo disse...

Inteligente da parte do Lito ir chamar o Maciel.

Verrati disse...

Exactamentr anonimo , o facto de ter ido buscar o Maciel foi jogada de mestre.
Na teoria Maciel e TOP!! Fantástico mesmo talvez o sucessor do Prof Vitor Frade. Acredito que o treino seja todo planeado por ele e ai nao deve falhar nada tal como acredito que os criativos em campo e Maciel no banco nao e mera coincidencia. Que achas de Maciel , Maldini?

Laranja disse...

Já o conheço desde que treinou aqui o clube da minha vila, o Ribeirão, na altura pegou no clube à 7ª Jornada, com o GDR para descer, e ainda foi vencer a Série A da II Divisão, praticou o melhor futebol da história do clube, com ideias muito boas do que é o futebol actual. Quando ele entrou no Belem eu disse a muitos colegas meus "O Belem fica na 1ª Liga", e eles fizeram de mim louco, tem-se visto, grande Lito Vidigal, com potencial para um grande.

Fred disse...

Fui treinado por esse senhor no GD Ribeirão. Apesar de na altura ser júnior fiz vários treinos com o plantel sénior e aprendia imenso nessa oportunidades.
É um treinador sereno com ideias próprias que gosta que a sua equipa seja organizada em campo. Sabe também escolher bem quem o secunda o que em muitos casos é meio caminho andado para o sucesso.

Cumprimentos

hertz disse...

Nao sei se foi aqui ou se foi no "Posse de Bola" que puseram aquele video dos 81 cruzamentos do United. Dava para fazer um vídeo parecido com o jogo de hoje do Sporting...

Anónimo disse...

Como voces fazem varias vezes com Quaresma, e relacionam a presença dele em campo com os resultados.

Tiago Silva em campo 0-1.
Tiago Silva de fora 3-0.

Com Tiago Silva em campo, o processo ofensivo emperra.

Atenção que até tenho a mesma opinião que voces em relação a estes 2 jogadores, mas é para verem que esses argumentos que usam por vezes, fazendo correlações no minimo duvidosas, podem sempre dar para os 2 lados.

Abraço

Laranja disse...

E mais, no ano em que esteve no GD Ribeirão (07/08) com o objectivo de se manter tranquilamente, defrontou o Chaves de Leonardo Jardim (com o objectivo de subir) e derrotou-o duas vezes, dominando tranquilamente os jogos que fez, numa, fora, deu 3-0 a jogar com 10... Saudades desses tempos

Joao Rodrigues disse...

Sou adepto do Belém, e ando a pedir há meses que os 3 jogassem juntos, só assim e que não descemos.

Esta situação era de tão fácil resolução, quando o Gaag saiu era acertar na escolha do treinador e não passávamos este sofrimento, só espero irmos a tempo de nos safarmos, há ali tanta qualidade que não compreendo como estamos tão mal na classificação.

E verdade que tanto o Rosa como Fernando ou o Tiago já chegaram a estar parados mais de um mês, mas mesmo assim podíamos fazer mais.

Paolo Maldini disse...

anónimo, podem dar p os 2 lados. Se mostrares ai o Tiago Silva a desperdiçar 9 em cada 10 ataques...

Já agora, a 2a parte foi contra 10. Tb podes dizer com Lito Vidigal, Tiago Silva, Rosa e Fernando F sp titulares, 7 pts em 4 jogos. Sendo q a derrota foi no Dragão, a jogar mais de metade com 10... Sem eles... é fazer as contas.

Joao Rodrigues disse...

O Tiago sofre um penalty, e oferece dois golos na primeira parte, com as coisas a correrem normalmente o Belenenses estava a ganhar 3.1 ao Guimarães ao intervalo e o Tiago era o maior, mas e normal que o Lito o tenha tirado pareceu-me no campo que não estava a haver espaço para ele conseguir jogar entre linhas.

Anónimo disse...

Maldini leste bem o que escrevi?

Tu podes fazer as contas que quiseres, o futebol nao é matematica. Nao podes colocar o Tiago Silva nos 7 pontos porque foi titular ontem quando saiu quando tava 0-1. Ou ele é que fez a táctica quando tava no banco? É como fazer as contas de FCP com Quaresma e sem Quaresma, isso não é 1 correlação de A=B, há muitos outros factores a ter em conta. No caso do FC Porto, Lucho também já não está, entre muitos outros factores.


Por isso é que não consigo perceber esses argumentos. Porque se tu me dizes 7 pontos em 4 jogos com Tiago Silva em campo é mentira.

Com ele em campo, são 4 jogos, 1V,1E e 2D. 2 golos marcados, 3 sofridos. Sem ele em campo ontem 45´, 3 golos. Isso são os numeros que voces utilizam. Por isso nao posso concordar com esses argumentos numéricos.

E volto a repetir que sou da mesma opinião que vocês em relação ao Tiago Silva e ao Quaresma, apenas refiro que não podem usar os numeros quando vos convem e esquecê-los quando já nao dá jeito.

Videos são voces os especialistas em faze-los. Não tenho os numeros estatisticos de ontem porque nao é isso que me interessa. Mas Tiago Silva ontem perdeu muito mais bolas do que o habitual e muito pouco vertical. Mas façam la o video com todas as jogadas de ontem.

É como os videos que fizeram do Ola John no Hamburgo. No 1.º jogo amigavel esteve bem, fizeram logo um video. No campeonato so fez jogos de *****, nao vi video nenhum. Assim fica facil.

Ola John desde que esta na Alemanha.

13 jogos do Hamburgo.

Ola John jogou 5 jogos 45´ ou mais = 5 derrotas. Média de 0 pontos / jogo. 3 golos marcados / 16 sofridos.

Nos 8 jogos em que não jogou (num deles apenas 3´, nos outros 0´) = 3 vitórios, 2 empates, 3 derrotas. 10 golos marcados / 8 sofridos.

Como tu dizes. Com ele e sem ele, é só fazer as contas.

Por isso quando é para falar de Quaresma convém usar os números, quando é do Ola já não interessa.

Usem todos os argumentos que têm utilizado, que sendo certos ou não, são coerentes com aquilo que é a vossa concepção do jogo. Mas só não usem numeros quando vos convem e como vos convem.

Abraço

Anónimo disse...

Joao, escreveste muito bem. "Com as coisas a correrem normalmente... o Tiago era o maior". Por isso é que nao se pode utilizar os numeros so por usar. Porque como fazem diversas vezes aqui com outros jogadores, poderia eu escrever "Com Tiago Silva em campo foi o que se viu, saiu e foram logo 3 batatas". O que não tem lógica nenhuma. Volto a referir que para mim, TS é um jogador fantástico.

Verrati disse...

Que acham do Maciel?

Gajo Rude Gullit disse...

Pelo que sei, com algumas referências internas, o Lito é acima de tudo um bom motivador e que consegue puxar a equipa para perto de si, com reforço do que é efectivamente um "espírito de equipa".

A nível de trabalho táctico, creio que rodear-se dos adjuntos certos é a solução ideal para compensar algumas lacunas próprias.

Ainda assim depois da letargia do Marco Paulo (que dificilmente se pode dizer que tem estofo para liderar uma equipa sénior na primeira liga), apesar de ser um claro "desenrasca" no durante/pós Van der Gaag, parece-me que o Lito é exactamente o que o Belém precisa para uma ponta final onde a garra e o querer vão fazer muita diferença.

Roberto Baggio disse...

"29 golos em 14 jogos havia sido o registo do FC Porto antes Quaresma na presente época. 16 em 11 pós Quaresma (mas hey... Ricardo somou 5. A culpa há-de estar em outrem...). Um jogo em branco antes de Ricardo, quatro jogos sem marcar com Quaresma. Como facilmente se depreenderá é muito redutor explicar queda tão acentuada com a presença de um único jogador. Mas, já aqui, logo após a derrota na Madeira haviamos afirmado que o jogar do FC Porto, naquele momento já totalmente centrado num jogador que tinha chegado ao clube apenas algumas semanas antes, não iria correr nada bem."

Do qual, para quem não sabe ler, realço: "Como facilmente se depreenderá é MUITO redutor explicar queda tão acentuada com a presença de um único jogador."

Noutro Post: "As coisas nunca se explicam de forma demasiado simplista, mas é curioso que antes de Quaresma o FC Porto tinha apenas uma derrota e 9 pontos perdidos em 14 jogos. Depois da chegada do talentoso português, foram mais quatro derrotas e um total de 14 pontos perdidos em apenas 10 jogos, na Liga."

Do qual para quem não sabe ler, realço: "As coisas nunca se explicam DE FORMA DEMASIADO SIMPLISTA"

Para quem quiser voltar a ler, e repensar tudo o que diz. Aí fica.
Para quem continuar a ter dificuldades de interpretação, continuará assim.

Um Abraço e tudo de bom :)

Gonçalo Matos disse...

A minha opinião sobre o Vidigal é que é um treinador normal. Nunca vi de especial das suas outras equipas.. Por outro lado, se souber escolher as pessoas certas vai ter sucesso, à 'custa de outros'.. Quem falou do Ribeirao era sobre o Maciel ou Vidigal? Nao percebi..

Roberto Baggio disse...

PS: Gosto muito do Maciel, na vertente teórica do treino. Sou leitor dos seus artigos/entrevistas/intervenções.

Jorge Duarte disse...

Baggio, onde é que encontras "material" do Maciel ? Sou espectador assíduo dos treinos de Belenenses e gosto da sua maneira de trabalhar. Obrigado.