segunda-feira, 7 de abril de 2014

Silva vs Gaitan



Estava a ver o jogo com o Maldini e lembrei-me logo disto

Quando chegou, Gaitan era um brinca na areia com um potêncial tremendo. Com o passar dos anos transformou-se num jogador fantástico, que cada vez mais dá tudo pela equipa. Sabe que o colectivo é o mais importante e percebeu que o sucesso da equipa é também o seu sucesso.

46 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Muito, muito bom! Qualidade individual para dar e vender! O JJ é mesmo especial.. Mais tarde ou mais cedo todos percebem que o importante é o colectivo. Tenho ouvido rumores que vai sair no final da época, ouviste algo?

AbraXas disse...

a jogada que dá o primeiro penalty (3º golo) devia entrar em todos os compêndios de futebol.era fixe um vídeo com a jogada toda, desde que a troca de bola começa

Unknown disse...

Mal vi este golo, lembrei me do post do Silva...gaitan tarnspira classe.....com um colectivo forte, mais forte se torna.....

André Almeida, dentro de todas as suas limitações consegue com este colectivo fazer um grande jogo.....!!

Markovic esta tb muito mais equipa do que era....as vezes que tocou de primeira para se desmarcar de novo e levar os adversários foram algumas, na boa pressão que o rio ave estava a fazer na fase inicial....

Unknown disse...

Apesar de achar que as situações não são as melhores para comparar (a jogada do Gaitas pedia muito mais uma resposta colectiva), é de facto uma grande demonstração de colocar o colectivo à frente do individual. Mas nestes últimos anos o Gaitán já vinha demonstrando a sua maior preocupação com a equipa. Penso que este ano está a ser mais solidário a nível táctico e posicional, notando-se uma maior preocupação defensiva (Não estou a dizer que o ano passado não a tivesse, digo que a melhorou), mais regular e melhor fisicamente.

Grande jogo e grande jogador.

João Silva disse...

porra este blog esta a mudar mentalidades, fui ao estádio e tive oportunidade de ver o golo e tudo o que antecedeu. So me veio este pensamento "tal como no lateral esquerdo li...é o nosso Silva"
Gaitan superou tudo na jogada, o colectivo primeiro e descobriu uma solução ainda melhor, porque provavelmente, tal como Silva, se rematasse tinha muitas hipóteses de sucesso, mas porque nao tornar algo de 80% para 99%? tudo isto em segundos...
Obrigado Berkamp, precisava de um confirmação da sintonia lol

Cumps

Paolo Maldini disse...

um destaque para algo que me pareceu casual, mas que fez toda a diferença. O que me pareceu foi que o Silvio falha a recepção...
mas aconteceu o que tem de acontecer... se há linha de passe dentro sem oposição, a bola tem de entrar lá! E depois a recepção do Gaitán para dentro também... e claro...em vez de lhe dar uma trivela, procurar o colega em melhor situação...

só vi a 1a parte do jogo, mas a movimentação ofensiva idealizada pelo treinador aliada à qualidade técnica e de decisão dos jogadores do SLB dá sp uma dinâmica mt boa.

Unknown disse...

Como o outro "unknown" disse sobre o Marko, é incrível o crescimento dele a todos os níveis. Ele veio jogador da bola e em menos de um ano tornou-se jogador de futebol. E com 19 anos.

João Silva disse...

Unknowm, mas bem que o Almeida ouviu das boas na primeira parte :P

Paolo Maldini disse...

só uma correcção, agora que revi o lance. o Gaitán n recebeu p dentro...simulou e deixou correr p dentro. Faz toda a diferença... O silvio podia ter arrancado p a linha e tirado o cruzamento... qs de certeza q seria mais aplaudido do que assim... o resultado é q é diferente.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Gaitán a jogar mais por dentro, e com uma mentalidade diferente (pelo menos aparentemente), tornou-se um jogador que cumpre tudo aquilo que lhe é pedido e que pode atingir o que ele quiser.

É como diziam aqui em relação ao Isco (outro gajo espectacular): tem classe até a andar!

Baresi disse...

Vejo o lance do 1º golo, e mais de metade do golo é obra de Gaitan.
Depois vejo o lance do golo dele, e são estes momentos que fazem com que ele ainda ande por cá a mandar as suas pinceladas.
Faz-me confusão ver um jogador da classe dele, mandar um charuto daqueles para a área, sem nexo nenhum (a não ser que estivéssemos a falar de raguebi)
Porque se ele fosse mais consistente (e já vi seguramente mais de 50 jogos ao vivo dele, e tenho a minha opinião), com certeza que ele já não estaria no Benfica por esta altura.

Abraço.

Gandaia disse...

Um pequeno pormenor é o festejo de Gaitán no momento em que Rodrigo marca.

LGS disse...

Só eu é que acho que o "passe" do Silvio foi sem querer?...

Depois, grande trabalho do Gaitan e boa finalização do Rodrigo.

José Marinho disse...

Baresi, o Gaitán, no lance em que acaba por marcar não atira um charuto para a frente. O que ele faz nessa jogada distingue os jogadores mentalmente mais preparados para tomadas de decisão mais arriscadas. O que ele faz é aproveitar o espaço à sua frente e no tempo certo. Opta pela variação do centro do jogo, que aproveita o desposicionamento defensivo do Rio Ave. Naquela situação, condução de bola leva a perda de tempo e a uma perda de vantagem do Benfica numa situação prometedora de ataque rápido. Grande decisão que o resto da jogada valida como reflexão em movimento. É isso que Gaitán aporta à equipa. Pensamento útil, génio e qualidade muito acima da média. O melhor jogador da Liga portuguesa.

Pedro Lucas disse...

vejo o lance e entrando no campo dos cenários hipotéticos, parece-me ser indiscutível que Quaresma na mesma situação remataria à baliza e provavelmente marcaria um golão que levaria meio mundo a pedir a sua convocatória para o mundial... a proposito de Mundial... golos de trivela não dão automaticamente direito a manifestações e convocatória por decreto, cá por Portugal? Só pergunto isto por causa do golo do Gaitan. É que isto, com sorte, ainda naturalizamos o argentino à pressa e pedimos à FIFA para o utilizarmos no Brasil.

M disse...

ontem a ver o jogo lembrei-me de vós, a propósito de critérios, do Rodrigo e tal...

veja-se o lance do primeiro golo, de como o Gaitas faz ultimo passe, nao cedendo à tentação de rematar (aquela questão do rematar tem boas hipoteses de marcar, mas se passar a colega melhor colocado, as hipotese sao maiores...) e depois, nos minutos que se seguem, o Rodrigo, tb já aqui mencionado acerca do seu (em deficit) criterio de passe, em 2 situações, tentar rematar com colegas melhores colocados....1ª nao deu nada, 2ª caiu para o Gaitas, que lá "trivelou" o assunto...

Lateral Esquerdo, a mudar percepções do jogo desde....à uns tempos!! :)

abraço de leitor assíduo

Pedro disse...

Gaitan este ano está soberbo.

Roberto Baggio disse...

"Um pequeno pormenor é o festejo de Gaitán no momento em que Rodrigo marca."

Um GRANDE pormenor. Rodrigo virar-se para a bancada para festejar, mas no entanto lembrar-se de agradecer o passe ao Gaitan.

Isso acontece em 90 de cada 100 golos do Barcelona, o jogador agradecer sempre a assistência do colega, correndo na sua direcção, apontando para ele,e depois festejar com público.

Prosinecki disse...

Mais um diamante lapidado por Jorge Jesus. Mais uma vez a retirar o melhor do jogador e a colocá-lo ao serviço da equipa.
Eu curvo-me perante ambos.
Amém

Paolo Maldini disse...

Baresis, Prosineckis, Maldinis, Baggios, Begkamps... este blog está mt forte... lol

HerrKommandant disse...

Gaitán é classe pura.
Penso que depois da saída em janeiro de Matic o argentino é sem dúvidas o melhor jogador deste campeonato.

Anónimo disse...

José Marinho

Essa foi a definição mais eloquente para um barranco para a frente.
Na minha terra diz-se "É à Bombarral".

Rodrigo Paulo

DC disse...

Baggio, falei desse pormenor noutro dia com amigos por causa do golo do Mangala com centro do Quaresma. O Quaresma é o único que não vai abraçar o Mangala.
Também em muitos momentos do Real de Mourinho se via nos festejos dos golos os problemas de balneário. E ainda hoje, digamos, faz alguma diferença ter alguém a festejar a apontar para si mesmo ou alguém a festejar a beijar o escudo.

Quanto ao Gaitan, grande jogador. Mas o melhor do campeonato foi Enzo. O Gaitan parece-me que já vai tarde (26 anos) para ter uma grande carreira num grande clube.

DC disse...

Maldini, se isto continuar assim reservo já o nick Deco :D

Roberto Baggio disse...

Se fores o Deco faço já uma vénia XD

Baresi disse...

Com todo o respeito, o que valida o golo de Gaitan foi a acção do Rodriguez ao cortar a bola não para a linha de fundo, não para a linha lateral, mas sim para o centro do terreno.
Não acredito que Rodrigo ganhe muitas bolas de cabeça ao central do Rio Ave, mas com certeza que o Gaitan deve ver algo nos treinos que nós não temos acesso.
Não deixa de ser um charuto para a frente de Gaitan, quando tinha tempo e espaço para definir melhor a jogada.

Baresi disse...

E um golo nunca é sinónimo de validação de uma má decisão por parte de um jogador.

Roberto Baggio disse...

"a acção do Rodriguez ao cortar a bola não para a linha de fundo, não para a linha lateral, mas sim para o centro do terreno."

A isso chama-se assistência hahahah

"Não deixa de ser um charuto para a frente de Gaitan, quando tinha tempo e espaço para definir melhor a jogada."

Não foi bem charuto. Charuto para mim são bolas metidas à toa, sem critério, sem ver. Mas que foi uma decisão ridícula foi.
Naquela situação o defesa tem sempre vantagem, a não ser que esteja a disputar o lance contra o Mandzukic.

Rafael Antunes disse...

Na repetição nota-se que o Sílvio falha claramente o domínio da bola... :D

Mas isso não invalida a grande qualidade posta no lance pelo Gaitan, e mesmo Rodrigo naquilo que é bom... Mas o golo "é do Gaitan"... Parece fácil

Andrea Pirlo disse...

O Sílvio é um bocado fraco na recepção, logo na pré-época reparei nisso.

Quanto ao lace do Gaitán, é o q se exige a um jogador de um grande clube. Não vejo nada de extraordinário. Estas comparações com o David Silva, não fazem sentido.

DC, faz isso xD

Votei Enzo para o melhor jogador da Liga. E clubite na votação de Guarda-Redes é óbvia.

Abraços

Paolo Maldini disse...

Pirlo, o melhor gr em Portugal (era?) é o Helton. Mas, esta época é Patrício de caras! Os jogos que vi, esteve sempre a um nível assombroso. Ainda este foi igual, apesar depois de ter borrado a pintura... qd foi mais importante agarrou o Sporting.

Não sei como se pode responder Oblak... que ainda ninguém percebeu bem o que pode dar, uma vez que o Benfica está há quase 4 meses quase sem deixar que rematem...

João Silva disse...

O ghilas nao ta na votaçao? Fazia sentido caramba e se calhar o fernando alexandre nao era mal metido...

Cumps

Paolo Maldini disse...

o ghilas praticamente não jogou jogo nenhum... mm q eu o considere fantástico... isto é o melhor da época. E aí nem ele nem Cardozo podem estar...

Baresi disse...

Maldini

CArdozo 106min por golo (11 golos época)
Slimani 110 min (9)
Montero 125min (16)
Jackson 129min (27)
Rodrigo 132min (14)
Lima 149min (18)
Guilhas 175min (4)

É só uma curiosidade e vale o que vale.

Abraço

Paolo Maldini disse...

eu retiro sp os penaltys dessas equações... n é q n contem...

João Silva disse...

e Maldini a votaçao dos laterais...epa uma monopolizaçao dos 3 grandes: Maxi/Silvio/Cedric...Babanco tem feito uma epoca bastante regular por exemplo

Cumps

Andrea Pirlo disse...

De acordo Maldini.

O Jackson, que eu considero o melhor avançado em Portugal (ainda preciso de ver mais do Ghilas), só não tem mais golos, assistências e melhores exibições, por causa do estúpido do Quaresma.

Roberto Baggio disse...

João Silva,

O Babanco é fraquinho. É um pouco como o Quaresma, que só está incluído para ter piada.

Agora mais a sério, acho que não há como competir com aqueles 3.

Abraço

Wayne Rooney disse...

Está um jogador de top, joga mais no coletivo mas sem nunca perder a criatividade... já merecia a seleção

Baresi disse...

Acho que o lateral esquerdo da Acadêmica qualquer coisa... Algo a rever

Paolo Maldini disse...

tb reparei nele (Djavan ne?) num ou dois jogos que calhei ver da Académica. E há lá um médio que me falha agora o nome tb interessante.

Baresi disse...

Provavelmente Cleyton.
Mas o Djavan ficou-me na retina nos 2/3 jogos que vi. Fui ver, tem 26 anos, e para dar o salto esta seria a época certa.
Gostei bastante do Aly Gazahl do Nacional.
Dizem-me que o Vitória de Setubal tem 2/3 jogadores de bastante qualidade no meio campo e ataque, mas vi poucos jogos deles.

Jorge Carolo disse...

Baresi do Nacional gostei mais do Gomaa, do que o Ali Ghazal.

O primeiro parece-me muito completo, sendo que destaco a capacidade de pressão, a condução e a decisão tb não é má. No 2º gosto muito do posicionamento/ocupação dos espaços e tb capacidade de pressão, no entanto acho-o um pouco limitado tecnicamente.

O que achas do Gomaa??

Baresi disse...

Vi pouco de Gomaa, acho que tem poucos jogos feitos.
Veio com óptimas referências, e está no clube certo para crescer como jogador.
Não sei é se fica por cá na próxima temporada por estar emprestado, mas era interessante seguir a sua evolução.

Acho que o Nacional é o clube com fora dos "4 grandes" com mais qualidade individual nos seus jogadores. E andam sempre por lá algumas pérolas escondidas

Jorge Carolo disse...

Concordo contigo. Mas olha que do que vi do Gomaa parece-me jogador para outras andanças. Com 20 anos ainda para mais e sem estar ligado ao Nacional, podia ser uma boa aposta para os grandes...

Outro que também gosto é do Miguel Rodrigues.

Acho que pode chegar longe. Muito bom na saída de bola.

Válter disse...

não estar o Djavan é uma grande falha... é o melhor da académica quase todos os jogos (quando não é o Ricardo porque o sérgio encosta a equipa lá atrás)