sexta-feira, 2 de maio de 2014

"Benfica offside trap from this Juventus corner is a thing of a beauty". E Benfica a jogar todos os momentos. Quando a Juventus o permitia...



"I had to watch this live a few times to believe it, never seen that tactic before "

"that's unreal... Every little detail "

Comentários retirados do twitter de @Paddypower

offside corner benfica por allasfcb




A movimentação defensiva no golo anulado à Juventus

video

Mas há sempre quem pense que os jogadores se lembram de se mover todos ao mesmo tempo e em conjunto de forma tauromáquica. Aqui. Sem o trabalho. O grande trabalho. De um treinador de nível Mundial. 

55 comentários:

Moscatel Com Gelo disse...

E no lance do fora de jogo da jogada em que a bola entra na baliza é o Markovic que está mais à esquerda da defesa e que sobe no momento em que tem de subir.

Roberto Baggio disse...

Só para dizer que o Marko tem de continuar com Jesus. Para melhorar o comportamento quando está na linha defensiva. O resto já se sabe.

Unknown disse...

Fantastico como Garay sai no momento certo, pena Siqueira estar um pouco lento a subir.....!!!

Mt forte o Benfica e contra uma equipa com muita capacidade individual para resolver problemas....!!!!

Os 3 homens mais recuados, junto com buffon tem qualidade tencica individual muito forte....

Rafael Antunes disse...

Acho que já não há palavras...

Cada lance defensivo do SLB é uma aula...

Rafael Antunes disse...

Acho que já não há palavras...

Cada lance defensivo do SLB é uma aula...

Anónimo disse...

Daqui de caminho até os lançamentos laterais vão ser referência...
Quem vos ler fica com a ideia de que a Juventus esteve sempre controlada! Sugiro que leiam a estatística da Lusófona sobre o jogo! Isto se querem discutir futebol!
Se assim é o génio táctico porque falhou na LC? Pois é que Mourinho jogava com equipas desse nível, um mero pormaior! O grupo do Benfica era acessível, tirando o Psg! Aliás o plantel do Slb este ano foi reforçadíssimo nesse propósito! Era de longe o melhor plantel da liga portuguesa e na lc um pouco abaixo do psg!

Paolo Maldini disse...

a ver se não perco as estatisticas... plantel um pouco abaixo do psg ... lol

Anónimo disse...

No grupo em que estava inserido! Para quem gosta de dar uma de intelectual do futebol, lidas mal com fatos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Centro de Jogo II disse...

E se vocês quiserem dar uma olhadela pelo lance do Ivanovic do ano passado na final foi em tudo muito idêntico. 2º poste mais frágil e menos agressivo com o André Almeida a disputar a bola com Ivanovic e o Jardel completamente aos papéis em termos de ajuste de apoios e avaliação de trajétórias. E depois, se o Artur calha a defender o remate de Ivanovic, ali estaria Oscar... em fora-de-jogo !!! Claro que ali o "criminoso" foi o Gaitan por não ter ficado no 1º poste, enfim. O problema de se olhar a resultados de acções, e não aos princípios que determinam essas acções é este... Num dá golo, treinador horrível, no outro não, treinador excelente. Até tenho medo do que algumas pessoas diriam se o Benfica sofre golo neste canto... Já estava tudo errado outra vez !! Saudações desportivas, Miranda M.

Gandaia disse...

"Resposta" de José Mourinho hoje às declarações de Eden Hazard:

“Eden is a player who is not mentally ready to look back to his left-back and leave his life for him. When the comment come from a player like Eden, it’s normal because he’s not a player ready to sacrifice himself 100% for the team and the team-mates. And the comments weren’t critical. I’m not happy. I speak all season and I try to improve him all season.”

Hélder disse...

Por acaso acho que o JJ tem de trabalhar mais os lançamentos. Manda-lhe a dica anonimo, pode ser que ele te oiça.

E o linkzinho da estatista da lusofona? ou é só vir mandar a laracha e bazar? eu vi uma estatista do daily planet em que o benfica dominou em todos os pontos!

O plantel do SLB é um pouco abaixo do PSG. Tens mm o Lima e o Rodrigo em boa conta! Ganda benfiquista!!!

ADexterA disse...

Claro que nao esteve sempre controlada e aí surgiu a sorte dos Campeões: dos poucos lances em que me recordo da armadilha do fora-de-jogo ter falhado, o Lichtsteiner falhou a receção.

No entanto, muito mérito para o trabalho defensivo do Benfica. Na minha opiniao o jogo reflectiu exactamente aquilo que o Maldini e o Baggio escreveram nos posts anteriores sobre o poderia fisico da Juve. 1ªs e 2ªs bolas quase sempre ganhas (inclusive usando cotovelos..) e alguma falta de imaginação em organização ofensiva. O Luisão e o Garay agradeceram. Mesmo assim muita dificuldade para o Benfica sair a jogar. Curioso que a entrada do André Almeida pareceu estabilizar completamente o SLB e viu-se um SLB com mta tranquilidade a jogar com 10 (teve uns bons treinos).

Miguel Guerra disse...

"Sugiro que leiam a estatística da Lusófona sobre o jogo! Isto se querem discutir futebol!"
"e na lc um pouco abaixo do psg! "
Há malta que não devia escrever nada depois de almoço...

Benfiquista Tripeiro disse...

É uma vergonha este tipo de análises? E da chuva ninguém fala? E do vento? E da cor da bola? E dos calções pretos do Benfica?

Pois é, estivesse o Benfica a jogar com calções brancos e se tivesse chuvido durante menos 5 minutos, queria ver o Jesus a aguentar-se. Por favor vejam o boletim metereológico lusófono! Isto se querem discutir futebol!

venis disse...

Pq é que os anónimos são sempre aqueles que mais piada e azia têm?!

NunoC disse...

ehehe plantel um pouco abaixo do PSG. Hilariante.

Quanto à derrota na champions, o jogo decisivo na Grécia contou com um Roberto intransponível. O futebol também tem o seu quê de aleatório. O melhor não ganha sempre. O (segundo) melhor desse grupo não passou.

De resto, quem insiste em dizer baboseiras depois destes dias de posts brilhantes e respostas no ponto nesta caixa de comentarios, é um caso perdido.

M.C. disse...

" Sugiro que leiam a estatística da Lusófona sobre o jogo! Isto se querem discutir futebol! "

Mais um que acha que o futebol é um ciência exata ...

Tiago Santos disse...

"Plantel um pouco abaixo do PSG", claro que sim. Cardozo e Ibrahimović dois gémeos separados a nascença.
E parei por aqui porque já me estava a rir demais.

Tiago disse...

O 11 de ontem custou entre 50 a 60 milhões de euros.
Nos últimos 5 anos o benfica gastou mais de 200 milhões.
Vamos parar de fingir que o Jesus faz omeletes com migalhas ou transforma água em vinho, ok?

Harrison disse...

A sério, ainda há pessoas muito fechadas só na liga portuguesa... O PSG tem jogadores de nível muito superiores ao Benfica, no que diz respeito à qualidade individual: Thiago Silva, Verratti, Pastore, Lavezzi, Lucas Moura, Ibrahimovic, Cavani... é tudo gente capaz de sair a passear (em condução ou através de passe) por bolsas de pressão e com dois toques deixar linhas adversárias para trás.
A Juventus tem também um lote de jogadores fantásticos que fazem o mesmo que os do PSG e estão a um patamar inacessível aos clubes portugueses: Vidal, Pirlo, Chiellini, Pogba, Tévez, Asamoah, Cáceres, Giovinco, Buffon, Llorente... Ontem a nível defensivo, e com a vantagem de estar um árbitro inglês a apitar, a Juventus abafou muitas vezes o Benfica na primeira fase de construção. São monstros físicos na defesa mais baixa (Lima e Rodrigo não respiraram) e a pressionar alto estão em todo o lado (Asamoah e Pogba são rapidíssimos e fortes).
Contra o Olympiakos sim, o Benfica esteve mal na Luz, no entanto foi bastante infeliz na forma como perdeu na Grécia em que jogou muito bem e justificou uma eventual passagem à fase seguinte.
Outra coisa que faz a diferença é que nessa fase da época o Benfica não tinha esta união toda entre os jogadores como hoje tem. Isso faz toda a diferença no comportamento tático da equipa. Estão todos nas pontas dos pés para subir a tempo como mostra este post. Mesmo num canto em cima do final do jogo em que sofrer um golo seria fatal, e onde «irracionalmente» as circunstâncias levariam a que instintivamente os jogadores se amontoassem na linha de golo ou em cima dos adversários, o Benfica reage assim: organizado, solidário e acima de tudo confiante na força do coletivo para fazer face a tanta qualidade individual.
Claramente um exemplo de que a união faz a força. E neste aspeto Jesus tem sido excelente: pegou num conjunto de bons jogadores (não pegou em meia duzia de amigos e ganhou à Juventus) e fez deles uma força coletiva brutal. A «humildade» que os jogadores tanto falam este ano é precisamente a consciência de que os outros são melhores individualmente e que para vencer é necessário ir buscar a força no coletivo. Isto é uma lapalissada, mas fazê-lo é bem mais difícil do que pensá-lo. Jesus montou o Benfica 2013/14 para fazê-lo.

Roberto Baggio disse...

Kkkkkkk o Chelsea também tem pior plantel que o SLB kkkkkk

Jorge disse...

So vi o final do jogo e quando vi este lance pensei imediatamente em voces, mas tenho uma pequena duvida.
Neste lance os jogadores do Benfica sobem imediatamente para a linha da bola quando normalmente manteem duas linhas, uma ao nivel da bola e outra mais atras em cobertura. Nao ha aqui uma contradicao em termos de risco nas duas abordagens?
Este e um lance de bola parada, mas uma equipa que estude esta forma de defender pode aproveita-la com jogadores a subirem atempadamente. por exemplo se o Buffon em vez de se fazer a bola, sem qualquer possibilidade de sucesso, tivesse avancado e preparado para um ressalto teria grandes possibilidades de ganhar a bola.
Como portista gostaria de vos pedir a traducao para ingles destes posts todos sobre o JJ para os distribuir por essa Europa fora. ;)

jose disse...

Ontem estava a ver o jogo na ITV aqui em Inglaterra, e os comentadores no final , referiram esse lance e tambem outros acerca da organizacao defensiva do Benfica. (Dois dos comentadores eram o Gordon Strachan e o Les Ferdinand).

Da mesma maneira que criticaram uma das opcoes do Gaitan na primeira parte, a ir presionar o Buffon, deixnado muito espaco no meio para a Juve.

João Nogueira disse...

É de facto incrível a inteligência neste tipo de lance de bola parada defensiva! Penso que o que ele imaginou, antes de treinar a equipa para este momento do jogo, foi que se no momento em que o jogador adversário cabecear a bola para a baliza só a direcção do cabeceamento (se vai ou não à baliza e para que lado vai) e o que o guarda redes faz importam. Logo se a equipa a partir desse momento do cabeceamento subir em bloco, qualquer jogador que tente ir na recarga a uma possível defesa do guarda redes estará em fora de jogo. Como é que eu nunca vi isto antes... De facto estamos sempre a aprender com quem vê o jogo melhor que nós.

Abraço!

Rafael Antunes disse...

Jorge não sei se consigo perceber o que tentas dizer...

Ali fazer duas linhas arriscas pôr em jogo o pessoal que ficou "acampado" precisamente pela linha defensiva estar "na linha da bola".

GB Oeiras disse...

Isso foi uma resposta mesmo ignorante!!! Achas que o benfica tem um plantel um pouco abaixo do psg??? So os 3 homens da frente no psg valem quase mais que todo o 11 inicial do benfica...

Roberto Baggio disse...

Jorge, não. Na bola parada é uma só linha. Caso contrário comprometes a coordenação defensiva. E depois, havendo duas linhas, teria de ser uma à frente da linha da bola e não o contrário. Isto nas bolas paradas. Depois, dizer que isso tudo é influenciado pela distância da baliza. E nota bem a reacção de Oblak que já se preparava para cair sobre Pogba, logo a seguir à defesa dele. Mas repito, na bola parada, é uma linha só que se deve formar.

Jorge disse...

Rafael:

O Benfica quando defende em jogo corrido tem uma linha defensiva a altura da bola e outra mais atras em cobertura.
Neste lance a area entre a bola e a baliza esta vazia, qualquer bola que caia ali, que nao seja controlada pelo Oblak, e meio-golo.

Ace-XXI disse...

1 pouco abaixo é favor... Mas acaba por ter razão quando diz que estas a comparar contextos diferentes, Mou está a lutar pela conquista da liga inglesa e da champions enquanto JJ está a competir a 1 nível completamente diferente basta ver o que se passou em paris para perceber a diferença.

Jorge disse...

Roberto:

Mas essa linha e formada no momento em que a bola e jogada, uma vez que a bola e jogada para a linha ou para ligeiramente a frente da linha (na perspectiva da defesa) sobe a defesa toda para a linha da bola (como neste lance) ou e importante garantir cobertura? Depende da localizacao da bola parada?
Obrigado pelas respostas.

Anónimo disse...

"O 11 de ontem custou entre 50 a 60 milhões de euros."

Tiago,

E não é esse o valor do Pogba?! E o do Llorente? e o do Vidal? e o dos outros todos que lá andam?!

Paolo Maldini disse...

Ace, se o JEsus fosse a Paris com o Tondela ainda ias achar a diferença entre ele e o Mourinho maior. A sério, que é assim tão difícil de perceber?!

A propósito o Chelsea com o plantel campeão europeu de há 2 épocas e com 120M Libras investidas só esta época, sofreu o mm do Benfica em Paris. Apenas marcou um golo mais.

Roberto Baggio disse...

"Mas essa linha e formada no momento em que a bola e jogada, uma vez que a bola e jogada para a linha ou para ligeiramente a frente da linha (na perspectiva da defesa) sobe a defesa toda para a linha da bola (como neste lance) ou e importante garantir cobertura? Depende da localizacao da bola parada? "

Depende sempre do local onde a falta é marcada. Se for bem dentro da área, repara que o comportamento é sempre ficar na linha da bola. Isto porque os adversários não têm a inteligência de baixar, ou de meter em jogadores que vêm de trás. A tendência, pela proximidade da baliza é que se precipitem. Pelo que é um risco. Certo. Mas estando o GR e a equipa preparada, dificilmente o adversário consegue aproveitar. Muito dificilmente. E o SLB faz isso sempre. Sobem logo todos para os deixar fdj. O adversário não treina normalmente este tipo de movimentos coordenados no ataque.

Rafael Antunes disse...

Jorge:

O comentário do João Nogueira define bem o pensamento neste tipo de lance.

Em bola corrida há sempre a linha de contenção e a linha de cobertura (as tais duas linhas que falas), mas aqui é outro momento distinto como disseste.

A linha de contenção e de cobertura podem fundir-se quando a bola se aproxima da linha de fundo onde deixa de haver profundidade para "cobrir", ou dentro da área dependendo da situação, mas aqui já é uma questão pessoal do treinador, cada um pensa de forma diferente. Uns optam por 2 linhas dentro da área, outros linha defensiva na linha da bola...

Roberto Baggio disse...

Rafael,

Coberturas na linha da bola. Dentro da GA, sempre na linha da bola. Se for atrás, que seja meio metro XD.
É a minha ideia.

Rafael Antunes disse...

Sim, a minha também, mas acho que isso depende de uns para os outros...

Não queria estar a dizer que é sempre na linha da bola... Embora para mim, sim...

Paolo Maldini disse...

Pedro Ribeiro, fui buscar um comentário teu já com algum tempo, a outro post

Pedro Ribeiro disse...
Engraçada a referência a esse tipo de exercício em treino. Quando JJ passou por Braga, na pré-temporada, tive a oportunidade de assistir a vários treinos (bons tempos!). Esse tipo de exercício era obsessivo. Vi-o (com variantes) repetido milhentas vezes. Entrada de um adversário de fora para dentro, a definição de quem sai à bola (reagindo à zona), o ajustamento posicional colectivo subsequente na cobertura do espaço, mantendo o alinhamento defensivo - tudo era treinado à exaustão. Até me recordo de um episódio engraçado. Um desses treinos prolongara-se bastante (umas duas horas, creio), já ia anoitecendo, até que o Wender se vira para alguns adeptos e diz: liga aí para a Telepizza que o cara esqueceu a hora! O Wender sairia ainda antes da época começar, em conflito com JJ...

Jorge disse...

Percebido.
Obrigado Baggio e Rafael.

PAMA disse...

Se visse jogos do Benfica há mais tempo tinha aprendido mais cedo. Já se faz isto há anos, designadamente 5. Envolve sempre algum risco, como em quase tudo. É necessária muita coordenação e que ninguém se "esqueça". Não é à toa que as falhas que têm havido neste capítulo sejam de jogadores novos no clube, vide Cortez. Até neste lance é Marko, 1ª ano com JJ, o último a sair.

Gonçalo Matos disse...

Para a malta que acha que são os milhões que fazem com que a linha defensiva suba no momento certo, onde posso comprar um ordenador de subida de linhas em segunda mão? tenho 120M pra investir..

Agora a sério, será que a malta se esquece ou não repara que a maioria das equipas mais ricas da europa não tem este tipo de comportamentos colectivos??

Joao disse...

Sou sportinguista e o maior elogio que posso fazer a Jesus e que estes 5 anos me tem custado a passar. Nao consegui ver o jogo de ontem, mas para quem fala do PSG, podem ter a certeza que a equipa do Benfica actual nao e a mesma que iniciou a epoca. Merito para JJ que pos os jogadores a acreditar novamente nas suas ideias.

Prevejo que o benfica ganhara tudo que lhe resta disputar esta temporada, prevejo que Jorge Jesus se despeca em beleza, e que os ingratos terao a ressaca merecida na proxima temporada.

Cumprimentos e parabens aos jogadores e equipa tecnica pela segunda final europeia consecutiva.

Aza Delta disse...

Não percebo uma coisa: De que vale anular a maioria dos jogadores, se há um que ainda assim chega primeiro à bola e faz o cabeceamento?

Isto é, se tem sido golo naquele cabeceamento de que serveria esta armadilha de fora de jogo? Consideram simplesmente erro individual do defesa que não chega primeiro à bola?

Anónimo disse...

Na minha opinião, o plantel do Benfica é claramente inferior ao do PSG, mas é um plantel de um nível muito bom já num Liga Europa. Numa LC é um bom plantel, se considerarmos as 32 equipas. Mas mesmo assim aí só da para jogarem mesmo os melhores.

Fiquei muito satisfeito pelo controlo da profundidade por parte da linha da defesa ontem. Ajustavam-se perfeitamente à posição da bola, à direção dos passes, ao gesto do portador da bola (sempre resolveram as bolas longas, e muito bem executadas, dos centrais da Juve).

Do lado da Juve, penso que foram algo nabos em não colocar alguém a entrar desde trás para o 2ºP quando o Benfica subia a linha. Conseguiram uma vez, mas a receção falhou.

Até é uma pergunta que faço: acham que jogadores do nível da Juve conseguem perceber, no calor do jogo, que deveriam, por exemplo, usar um canto curto (mesmo com as estacas que têm) e colocar alguém a entrar desde trás?



Luis Santos disse...

Boas!

No 2o vídeo, o fora de jogo é feito aquando do passe, certo? Se a vossa leitura é a mesma: não é um risco enorme fazer isso? No caso, chegava um dos 2 jogadores da Juve mais perto do Oblak estar um bocado mais atrás que conseguia ter a bola na pequena área.

Paolo Maldini disse...

aza delta, claro. há um erro/falha individual de quem não corta a bola!o objectivo é n deixar rematar, óbvio...aquilo é só preparando o eventual erro, garante-se q n há recarga.

Luis, demoraram a ler o lance. Principalmente pq n sao jogadores da linha defensiva. não tão tão rotinados

Anónimo disse...

"plantel um pouco abaixo do PSG"

Em que? Media de idades? Ou de altura?

Pelo amor da santa...

Pedro Paz disse...

Falhou na LC? O Zenit, por exemplo, apurou-se com 6 pontos, o Benfica foi eliminado com 10 pontos! Situação anormal que os atirou para a LE.. São factos, vá... Não são estatísticas da Lusófona...

Miguel Barata disse...

Falhou na LC sim, 3 vezes até. Não apaga tudo o que de bom faz na Liga Europa, mas não pode ser escondido. 1 passagem da fase de grupos em 4 tentativas já elimina sorte/azar e imponderáveis.

Acaba até por ser interessante, porque me parece que Leverkusen, Fenerbahce, Juventus e Tottenham não serão inferiores a Schalke, Spartak, Lyon e Olympiakos. Terá mais a ver com o Benfica de Jesus tipicamente melhorar a partir de Novembro/Dezembro.

Alberto disse...

Sim a eliminação do Benfica na Champions deveu-se ao fraco inicio de época. Mesmo assim fez 10 pontos, e só um azar enorme na Grécia levaram à eliminação.

A ler alguns comentários por aqui e mesmo na imprensa, o Benfica tinha um plantel com a obrigação de lutar pela Champions com Reais e Bayerns.

Paolo Maldini disse...

mais do q o azar enorme na grécia, parece-me que o jogo da luz foi fortemente condicionado pela chuvada. n sei se se recordam mas a bola a partir dos 30 min por ai deixou de rolar. n rolava mm nada (creio q se fosse num jogo nacional teria sido adiado). e o jogo tornou-se diferente... só com futebol directo, nada próprio do slb das ultimas épocas.

Anónimo disse...

Enquanto o relvado estava em boas condições, o benfica estava a levar banhada do Olympiakos

Anónimo disse...

Maldini revê o jogo. Enquanto não havia chuvada o Olympiakos estava muito por cima. Estava no estádio e o Benfica só conseguiu sair do sufoco que estava a levar quando começou a chuvada.

Anónimo disse...

Não é verdade. O Olympiakos não estava a dar banhada, a banhada era dada pela chuva. O Olympiakos entrou melhor mas o campo nunca esteve em boas condições. No segundo tempo apesar das condições piorarem o Benfica esteve muito melhor do que o Olympiakos.

Anónimo disse...

Mais treteiros, o Olympiakos na primeira parte estava por cima do Benfica, revejam o jogo com olhos de ver... Mas vale tudo neste blog ? Até deturpar a verdade ? Na 2º parte começa a chover bastante e inicialmente com isso beneficia o Benfica, porque começa a utilizar o jogo direto para o Cardozo, coisa que o Olympiakos tem mais dificuldade...
Caramba há um lance para o Olympiakos com ainda 1 - 0 para os gregos, com a baliza apenas à frente e quando vai para se isolar a bola prende na relva...
Se não se acreditam ouçam o relato pelo menos... A chuva na primeira parte foi muito pouca e não teve influência na má entrada em jogo do Benfica...
Sejamos imparciais...