domingo, 4 de maio de 2014

É tarefa de um treinador motivar jogadores milionários sem mais nada para ganhar.

E quem será responsável por motivar ou aconselhar a uma profunda reflexão o treinador, se o próprio não é mais o mesmo de outrora? 

"Há coisas que não podes resolver. Oscar foi o nosso melhor jogador durante meses, entre agosto e dezembro. Foi absolutamente fantástico. Desde então tem tido altos e baixos. Chegou a uma fase crucial da época na mó de baixo. Consigo imaginar que, daqui a umas semanas, ele estará na mó de cima e que durante o Mundial ele esteja em alta"

Mas não foi só Oscar a ser alvo de críticas. O Special One, que já tinha criticado Hazard por não dar tudo em campo e David Luiz, que disse que a época do Chelsea era uma m..., "atirou-se também aos jovens do plantel, avisando-os que têm de dar mais na próxima época.
"Não consegues ter sucesso com todos os jogadores. Podes tentar, mas, no fundo, isso cabe a eles. Todos os que estão em idade jovem têm de melhorar. Não consegues que jogadores como John Terry ou Ashley Cole melhorem. Se os manteres nas posições em que jogam, tudo bem. Todos os outros têm de melhorar. Se o Schurrle tem estado a fazer uma boa época? Não tem sido má, mas a próxima terá de ser melhor. Mohamed Salah, Oscar, Willian, Eden Hazard ... todos eles estão numa fase em que têm de melhorar" Mourinho

A própria liderança de Mourinho parece ter mudado totalmente. Antes José construía com sucesso as relações interpressoais com os jogadores com base na qualidade do trabalho. Esforçava-se para lhes apresentar o melhor trabalho possível. E era assim que ia obtendo o reconhecimento de todos quanto os que lhe cruzavam o caminho. Jogassem ou não. E isto é de uma dificuldade tremenda. Todavia, hoje, Mourinho não parece mais interessado em conquistar ninguém. Crê que há que o seguir porque é... Mourinho. Vale-se do estatuto. 

Depois de virar mais de metade de um plantel contra si em Madrid, prepara-se para conseguir proeza semelhante em Londres. Declarações como as que fez criticando a qualidade individual dos avançados seriam absolutamente impensáveis no Mourinho que foi referência para abrirmos este espaço. Completamente irreconhecível. Tal como as suas equipas.

15 comentários:

Daniel Martins disse...

Também já pensei nisto. E esta guerra com os jogadores na praça pública é péssima a todos os níveis. Que vantagens é que traz? Nenhuma!

Acho que o Mourinho está a precisar de um ano sabático. Aliás, se o Pep parou um ano por causa dos problemas dele (cansaço, incapacidade de motivar os jogadores..), este Mourinho está a precisar de uma pausa de cinco anos.

Pedro disse...

Isto sim é uma grande viragem de Mourinho. E assim, desta forma, Mourinho arrisca-se a cair do pedestal em que se encontrava. Uma das suas enormes armas era a forma como os jogadores davam tudo em campo por ele (basta recordar qqr palavra dos jogadores do Inter e da primeira passagem pelo Chelsea).

Estas criticas todas aos jogadores não auguram nada de bom para Mourinho.

A passagem pelo Real causou mesmo muita mossa em Mourinho e está dificil dele conseguir superar isso.

Paolo Maldini disse...

o isto sim, só surge pq ele ja n trabalha as equipas como antes. Se n fosse assim, n precisaria de estar sp a criticá-los... escondendo o facto de a responsabilidade do Chelsea n saber jogar em organização ofensiva é dele. E mta sorte tem em ter gajos que mm sp em inferioridade resolvem.

Ele pensa que 5 reforços (mais 2 deverão sair da equipa de JJ... juntando a outros 3 q foi buscar a JJ) vão ser suficientes... mas se ele próprio não melhorar, no fim da época estará a criticar os 5 de novo...

Anónimo disse...

Tudo verdade o q se diz neste post e nestes comentários...
Mourinho "q não se ponha a pau" não...
Demorou alguns anos a chegar lá acima e a ser reconhecido e idolatrado por muitos, mas é num instantinho enquanto despencará do alto aos trambolhões, até se estatelar com estrondo lá em baixo...

jose guinote disse...

Mourinho perdeu o glamour que fez dele o special one. Faça o que fizer estas duas últimas épocas são o epílogo de uma carreira notável em que o final não confirma o brilhantismo dos primeiros passos e das grandes conquistas. O Chelsea não joga nada e, sobretudo, joga muito menos do que aquilo que é o potencial dos seus jogadores. É uma das mais aborrecidas equipas do top 10 mundial. O Hazard tem toda a razão. Com este discurso alucinado em que as jovens estrelas são por ele responsabilizadas pelos insucessos Mourinho coloca a Abramovitz um dilema: manter ou não o treinador português na próxima época.

Anónimo disse...

Maldini, quem achas que serão esses 2 do Benfica a ir para lá?
Arrisco Rodrigo e?

Ivan

João disse...

Maldini, quem é que achas que ele vai buscar ao Benfica?

Nuno Neves disse...

Pela primeira vez vê-se os jogadores de forma acérrima a criticarem o trabalho dele... Continuem o excelente trabalho que têm feito

O Bandido disse...

Artur Jorge pt. II.

Anónimo disse...

Mourinho versão Benfica is back on

Anónimo disse...

estao a ver o chelsy norwich? mais uma vergonha... uma oportunidade em 45' e no contra ataque depois de um roubo de bola do Matic e um grande passe... que equipa miseravelzinha...e n falo do norwich q levou 4 em Man Utd e 7 no City... Mourinho neste momento é treinador para uma equipa que lute pela europa... jogar só em contra-ataque!

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog, há poucos sitios onde se fala mesmo de futebol, do jogo.

Realmente o Mourinho tem descido alguns degraus, especialmente no relacionamento dos jogadores.
E se na altura em que ele ingressou na primeira vez no Chelsea, O Abramov€c era o grande bilionario no futebol. nos dias de hoje há mais por vários clubes na europa dispostos a dar milhoes pelos melhores jogadores do Chelsea. E se o Mourinho não ganha, nem aproveita os bons valores que tem (Hazard, Oscar, etc), sem eles acho que ainda será mais dificil vencer.
Se o Mourinho vier pescar na Luz, acho que um dos que leva é o Garay, acho que é superior ao Terry e ao Cahill em todos os momentos do jogo.

MiguelDuarte

DC disse...

Sempre defendi o Casillas. Tinha a certeza que um jogador com 15 anos de Real, 15 anos no topo, não passava a ser mau profissional dum dia para o outro.
Rejeitou falar de árbitros e o Mourinho tentou tramar-lhe a vida. Pediu aos adjuntos para começarem a lançar rumores sobre ele, foi mandando recados pela imprensa, falou com Ancelotti especificamente sobre ele, etc...
Mas passado uma época, Casillas continua a aceitar não jogar no campeonato, e continua a demonstrar a sua qualidade nas taças.

Mourinho é isto, ego e nada mais.

Costa disse...

mourinho sempre criticou em público jogadores seus: desde o tempo de benfica (sabry, anyone??) passando pela 1a incursão no chelsea (ricardo carvalho queixou-se 1a vez que mourinho implicava sempre com ele nos treinos e este, publicamente, chamou-o...burro, inter (balotelli) e já nem falo de madrid...
Até no Porto sobrou para Baía.
a única diferença está nos resultados da equipa, mas daí a dizer que isso se deve também à mudança de estilo de gestão de jogadores, parece-me um exercício gratuito de bota abaixo...

Gandaia disse...

Parece que há mais:

José Mourinho ficou naturalmente descontente com o que viu da sua equipa no jogo deste domingo com o Norwich, que terminou com igualdade a zero.

Segundo revela o jornal «Daily Mail», o treinador português não escondeu o seu desagrado e apontou o dedo a vários jogadores, entre eles Nemanja Matic, contratado em janeiro ao Benfica.

A mesma fonte garante que Mourinho terá mesmo dito ao médio sérvio que começava a ter sérias reservas sobre se teria tomado a decisão certa na sua contratação. O episódio terá decorrido ao intervalo da partida, sendo que Mohamed Salah, também contratado em janeiro passado ao Basileia, terá sido igualmente confrontado com as críticas do treinador português.