quarta-feira, 14 de maio de 2014

Emery - A força do Benfica é o colectivo

"Although Benfica may be missing some of their key players for the final, Emery doesn’t see them detracting from just how dangerous an opponent the Portuguese side are, as a team.

They’re important, but not decisive for their team, because they’ve made a lot of rotations and utilised a lot of players. Their structure won’t change and even with individual changes, their team remains the same.”

Mais do que os nomes, o SLB vale pelo modelo. Durante a antevisão da final, Emery disse por várias vezes que mesmo alterando muitas vezes os jogadores, o Benfica jogava sempre da mesma maneira.

Isto mostra duas coisas:
1º que o que a equipa faz em campo tende a ser o mais parecido possivel, independentemente de quem joga, sendo que tal só é possivel graças ao  (bom) treino .
2º que Emery não viu as coisas com atenção. Jogar Sálvio não é igual a jogar Markovic. O comportamento deles é diferente e provoca coisas diferentes nos colegas e consequentemente no jogo. Jogar Cardozo não é igual a jogar Lima ou Rodrigo.

12 comentários:

Roberto Baggio disse...

Ele disse, também, que o que muda é o toque individual dos jogadores, o resto é igual.
O Benfica é um enorme colectivo

Rui Dias disse...

Diria mais... Jogar o oblak não é igual a jogar o Artur (de qualquer forma parece me óbvio quem jogará), jogar maxi não é o mesmo que jogar o A.almdeida e que jogar o Amorim não é o mesmo que jogar o fejsa (obviamente não está em causa qual o melhor - o mesmo para o LD).

No fundo a equipa tem um enorme conjunto e a maquina está tão bem conduzida que pouco falha. se as ideias são boas e se para além disso são transmitidas de forma clara a um conjunto com qualidade então acontece o que aconteceu ao Benfica este ano.

Entendo o que o emery quis dizer e, não Na íntegra pois conheço o plantel do Benfica e a diferença específica entre a forma como cada jogador faz a posição, concordo com a ideia.

Mas a realidade é que se fosse literalmente como ele diz o Benfica seria claramente favorito.

Se o meio campo escolhido engrenar poderá se-lo na mesma.

Veremos...

Valter Ribeiro disse...

Rui Dias:


Subscrevo na íntegra

T. disse...

O Emery não tem de dizer tudo o que pensa nem tudo o que sabe num conf de imprensa. Pode falar de forma genérica, sem aprofundar muito.... :)

Jorge Carolo disse...

Só espero é que o Emery não abdique das referencias defensivas hxh...

Estive a ver excertos e concordo com o que disseste Baggio, relativamente aos princípios ofensivos do Sevilha... Surpreenderam-me não pensei que fossem tão evoluídos, dada o fraco comportamento defensivo.

Uma nota para o que me pareceu nas TD uma agressividade (nem sempre no bom sentido da palavra) grande embora sem critério e feita de forma aleatória... Se o arbitro começa a puxar pelos cartões, os espanhois correm o risco de jogar com menos... Logo agr q o Benfica é q estava habituado a fazê-lo...

Julgo que logo à noite vai ser um jogo interessante em que vamos ter dois modelos e ideias completamente diferentes, com vantagem para o Benfica, contudo a raça que os espanhois impõe, associado a um eventual bom começo de jogo, poderá-se tornar numa partida ainda mais difícil do que muitos esperam!!!

Ahh e para equilibrar ainda mais as coisas já se sabe q Marko não vai jogar...

Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

O Jesus não estava a contar com ele. Preparou o jogo sem o Marko.
Quanto ao resto, sim, o ataque é bom. Daí ter dito que estes são mais perigosos que os Spurs, e que fazia sentido dizer que o Rio Ave é mais complicado. Vai ser um bom jogo hoje, porque eles gostam de atacar.

Jorge Carolo disse...

Achas correto o q JJ fez neste jogo contra o Porto, em utilizar os 2 Andrés sendo que um deles certamente será titular na final de hj?

Se reparares tanto um como outro antes deste jogo haviam feito apenas o ultimo jogo à 10 dias atrás 4 de Maio contra o Vitoria de Setubal... Se não tivessem jogado na ultima jornada achas q seria mt tempo sem competir? Ou achas q JJ arriscou para dar alguma estabilidade à equipa?

Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

Seria muito tempo sem competir. Mais de uma semana sem jogar é muito. Tinham que jogar para estarem "carregados" para a final.
Ali cometi um erro, o Rio Ave não é mais difícil que o Sevilha.

Jorge Carolo disse...

Se o Sulejmani entrar para o lugar do Marko, acho que até é capaz de fazer melhor figura do que se fosse Salvio e, por conseguinte Ivan. Dado estar habituado a fazê-lo nos tempos de Ajax... Contudo JJ tem de lhe abrir os olhos para certos mecanismos q ele ainda não domina...

Achas q o Sulej se vai safar??

Sam disse...

Também creio que dizer o que diz, não é sinonimo de desconhecimento. Uma conferencia de imprensa é apenas isso, e tem a sua função.

Roberto Baggio disse...

Acho que sim. Vai fazer um bom jogo. Até pela agressividade que os outros metem na bola

Gandaia disse...

Entretanto Leonardo Jardim assinou pelo Monaco...