domingo, 11 de maio de 2014

Escolha dos leitores. Prémios Lateral Esquerdo.

Revelação do ano: William Carvalho 62%

Melhor jogador do ano: Enzo Pérez 43%

Treinador do ano: Jorge Jesus 60%

Equipa do ano - Sistema 1x4x4x2 de Jesus

-> Guarda Redes - Oblak 48%
->Lateral Esquerdo - Siqueira 48%
->Defesa Centro - Luisão 46%
-> Defesa Centro - Garay 32%
->Lateral Direito - Cédric 31%
->Médio Defensivo - William 72%
->Médio Centro - Enzo 78%
->Médio Ala - Gaitan 74%
->Médio Ala - Markovic 10%
->Avançado - Rodrigo 52%
->Avançado - Jackson 21%

O Lateral Esquerdo discorda do Guarda Redes. A nossa escolha é Rui Patrício.
Discorda do Lateral Esquerdo. A nossa escolha é Alex Sandro.
Discorda do Lateral Direito. A nossa escolha é Maxi Pereira. 

38 comentários:

Aza Delta disse...

Não tenho quaisquer dúvidas de que o Alex Sandro é sem dúvida o melhor lateral (tanto na esquerda e direita do campeonato).

Mas acham assim tão convictamente que ele foi o que melhor se exibiu esta época? vi alguns jogos do Porto em que as suas exibições deixaram muito a desejar.

Apesar de o achar lateral com melhores capacidades, não o achei o melhor lateral esquerdo deste último campeonato.

Roberto Baggio disse...

Eu achei. Tanto que para mim, foi o que permitiu aguentar o Porto mesmo naquele estado péssimo. Para mim, ele Fernando e Jackson, estiveram excepcionais dentro da desorganização do FCP.

Anónimo disse...

Concordo com o blog... o GR então... Por mais benfiquista que seja o Oblak só foi decisivo contra a Juve e Porto. (fora do campeonato)

O Patrício faria muito mais sentido.

FranciscoB disse...

Alex quê?

Ricardo Ferreira disse...

é a 1ª vez que comento aqui, costumo tentar seguir e perceber o Futebol, em vez das "jogatanas de bola" que costumava apreciar.

Quando falam no Maxi como lateral do ano, escolhem pela competência que demonstrou (enquadrada nas rotinas/entruzamento da equipa)? é que apesar de ver nele o esforço e a garra, muitas vezes se não tiver um colega a compensar as subidas deles descompensa muito toda a lateral.

Em relação à eleição do Oblak, aceito se utilizarem como argumento o facto de ter sofrido muito poucos golos, e se ficar "provado" que ele organiza a defesa e é bastante comunicativo (características que eu atribuo a Luisão e a JJ)

PS: Sim, sou benfiquista.

Ricardo Ferreira disse...

é a 1ª vez que comento aqui, costumo tentar seguir e perceber o Futebol, em vez das "jogatanas de bola" que costumava apreciar.

Quando falam no Maxi como lateral do ano, escolhem pela competência que demonstrou (enquadrada nas rotinas/entruzamento da equipa)? é que apesar de ver nele o esforço e a garra, muitas vezes se não tiver um colega a compensar as subidas deles descompensa muito toda a lateral.

Em relação à eleição do Oblak, aceito se utilizarem como argumento o facto de ter sofrido muito poucos golos, e se ficar "provado" que ele organiza a defesa e é bastante comunicativo (características que eu atribuo a Luisão e a JJ)

PS: Sim, sou benfiquista.

Daniel Martins disse...

"A nossa escolha é Maxi Pereira". Ora aqui está uma frase que nunca pensei ler no Lateral-Esquerdo :)

DC disse...

O Maxi nunca entraria em nenhuma equipa minha, nem que fosse selecção da distrital. De resto concordo com a equipa do Baggio. Embora até goste mais do Montero que do Rodrigo. Mas como o Leonardo Jardim deixou de apostar nele no final da época...

Roberto Baggio disse...

DC, nem numa minha. Mas esta não é a minha equipa. Eu sou o gajo que mais odeia o Maxi e o Sálvio à face da terra. No entanto, no passado tive de engulir o Sálvio, e este ano tenho de engulir o Maxi. Isto porque o Maxi esteve à bom nível. Para mim, o melhor LD da liga, este ano, ao nível do rendimento.

batistuta disse...

Muita bem. Vê-se bem os clubes que são. Este ano então deves ter fartado de 'engulir'..
O Maxi nem na selecção distrital? Pois é, é só titular no Benfica há anos e na sua selecção, há-de ter pouco valor... Vocês são uns líricos..
Rui Patrício melhor do que Oblak? Só se for no número de jogos, expliquem-me em que o do SCP é melhor...

Anónimo disse...

"Gosto mais do Montero do que Rodrigo"

ah
ahaha
ahahahaha
ahahahahahaha
...BAH!!

Roberto Baggio disse...

Lírico é um tipo que chega aqui, diz que não concorda, faz birra, chora, e ainda quer justificações looooooooool. É preciso ter lata.

Duarte disse...

Penso que o Siqueira produziu mais que o Alex Sandro (para mim claramente o melhor LE do nosso campeonato) este ano, no inicio considerava-o uma aberraçao porque entrava constantemente a queima, por vezes deposicionava a defesa e mesmo a atacar nao tomava a melhor decisao, mas evoluiu imenso e os jogos contra o Porto na TL (tudo bem que era o Quaresma) e contra a Juventus nas duas maos o homem fez jogos fabulosos do ponto de vista defensivo e do ponto de vista de construçao a sair a jogar com bola.
O Alex Sandro este ano esteve horrivel, tanto que acabou por nao ir ao Mundial, quando tinha todas as condiçoes para ir.
Na frente de ataque porem um displicente Jackson que fez um campeonato muito aquem em deterimento do Lima acho muito injusto, este sistema do JJ se resulta muito se deve ao trabalho que o Lima faz entre linhas, um jogador que como PL peca imensa na finalizaçao mas que compensa imenso com o trabalho de apoio aos extremos com tabelas para diagonais e apoio a defesa a segurar o trinco.

Roberto Baggio disse...

"O Alex Sandro este ano esteve horrivel, tanto que acabou por nao ir ao Mundial, quando tinha todas as condiçoes para ir."

A sério? Não sabia mesmo. Já agora,
Quando é que foi convocado por Scolari? Entrava no lugar de Marcelo, Maxwell, ou Filipe Luiz?
É que eu não me lembro de ele ter sido convocado. Nem me lembro de ter sido falado por Scolari, mas posso estar enganado.
Quanto ao estar horrível, bem, não concordo. Sendo que vi a grande maioria dos jogos do Porto e ele esteve nessa grande maioria muito bem. Cumpria defensivamente, cumpria do ponto de vista ofensivo, como nenhum na liga. Mas lá está, isto é a minha opinião sobre ele este ano, que não se baseia em dois ou três jogos, ou apenas aos jogos do final da temporada. Pelo que podes discordar, como a maior parte discorda, e não vejo problema nisso.
Cumps

Roberto Baggio disse...

Já agora, sobre o Jackson, é mais competente na "construção" e "criação" que os dois PL do SLB. Ah, e ainda faz mais golos.
Cumps

Duarte disse...

O Alex Sandro do ano passado para mim só era inferior ao Filipe Luiz deste ano (que não percebi como não vai ao Mundial).
Sobre o Alex Sandro, se viste os jogos contra o Benfica, TP e Liga na luz, viste que quer Salvio quer Markovic abusaram do homem.
Dizer que cumpre bem defensivamente contra as outras equipas da liga diz muito pouco.
Baggio so queria saber a tua opiniao sobre o fim de epoca do Siqueira e sobre a evoluçao que teve desde o inicio da epoca e se achas que neste momento o Alex Sandro e mais forte que o Siqueira?
Cumps

Roberto Baggio disse...

"O Alex Sandro do ano passado para mim só era inferior ao Filipe Luiz"

Então e o estatuto do Marcelo não conta? E o Maxwell, quantos jogos viste dele?

E o facto de ser superior aos outros, significaria que Scolari iria convoca-lo? É que, não me parece. Nunca foi convocado para nenhum jogo, nesta nem noutra época. Pelo que não me parece.

"Sobre o Alex Sandro, se viste os jogos contra o Benfica, TP e Liga na luz, viste que quer Salvio quer Markovic abusaram do homem."

Pudera!!!! os da frente do SLB são fortíssimos no 1x1. Diz-me um jogador do mundo que não sofra com eles, numa situação de 1x1?

O 1x1, é o atributo menos importante num defesa. Há coisas muito mais importantes que isso.

"Dizer que cumpre bem defensivamente contra as outras equipas da liga diz muito pouco"

E se fores por aí, o Siqueira é humilhado no 1x1, por qualquer extremo da liga. E o que é que isso diz sobre ele? E sobre o Maxi?

"Baggio so queria saber a tua opiniao sobre o fim de epoca do Siqueira e sobre a evoluçao que teve desde o inicio da epoca e se achas que neste momento o Alex Sandro e mais forte que o Siqueira?"

Acho que evoluiu muito. E acho que tem muito mais por onde evoluir. Mas também acho que nunca chegará ao nível do Alex. Porque um é mais inteligente que outro, sendo que as qualidades físicas e técnicas se aproximam (apesar de haver diferenças, não fundamentais).

Anónimo disse...

Sinceramente nao entendo a eleição de Patricio na baliza. Sou Benfiquista e aprecio todas as qualidades (que sao muitas ) de Oblak mas nem assim era ele a minha escolha. Melhor Guarda-redes da liga impõe-se que seja o GR que foi mais preponderante, o que mais pontos salvou a equipa ao longo do ano. Patricio e principalmente Oblak quase nem na bola tocavam a maioria dos jogos. Colocaria à frente de ambos o Vagner do Estoril, o GR do Rio Ave (nao me recordo do nome) e até o Ricardo da Académica.

Joao Bombom Policarpo

Roberto Baggio disse...

" Patricio e principalmente Oblak quase nem na bola tocavam a maioria dos jogos."

Tens mesmo a certeza que viste muitos jogos do Sporting?
Cumps

Anónimo disse...

Apenas não concordo com a escolha do Cedric para lateral direito. É um jogador banal. Maxi oela epica que fez deveria ser a escolha. Dps no LE Siqueira esta bem como estaria se fosse Alex Sandro, que é de longe o lateral com mais potencial do nossa campeonato. Na frente quer o Bebé, quer o Lima poderiam tb figurar nesta equipa. Na baliza quanto a mim Oblak é indiscutível, grande parte do sucesso do Benfica desta época passou por ele e pela segurança e serenidade que transmite. Será concerteza um dos grandes Gr do mundo a breve prazo.

cumprimentos. Paulo Marques

João Campos Costa disse...

Tudo certo, menos o Alex Sandro. Sou portista e gosto dele, é um optimo jogador, mas ele teve uma época péssima!

Perdi a conta à quantidade de passes falhados e pior ainda, à quantidade de vezes que perdeu a bola ainda em zona defensiva que originou problemas à defesa.

Não o estou a crucificar, até porque imensos desses erros foram fruto de falta de apoios e linhas de passe. Contudo, factos são factos, e ele esteve mal a maioria da época.

Anónimo disse...

"Sobre o Alex Sandro, se viste os jogos contra o Benfica, TP e Liga na luz, viste que quer Salvio quer Markovic abusaram do homem."

O Alex Sandro é só o melhor defesa lateral do campeonato no 1x1 e queres usar isso como argumento para dizer que ele é pior que o Siqueira ...

Quanto ao "ser abusado" no 1x1 pelo salvio e pelo markovic não sei que jogos viste.

José Lemos disse...

O Siqueira fez, de longe, uma época melhor que o Alex Sandro - que é um jogador TOP mas esta época esteve muito abaixo do que sabe e pode.

Detestar o Salvio? Lá está, não é um prodígio na tomada de decisão, mas um jogador muito bom! Porque, velha discussão, tomada de decisão nem sempre é tudo :)

Quanto ao resto, estamos de acordo, embora o Estoril merecesse ali alguém (no banco, vá).




José Lemos disse...

Ah! E estamos de acordo, apenas e só porque o Oblak fez metade dos jogos do Patrício.

Roberto Baggio disse...

José , abraço xD

Fernando Redondo disse...

Poucas vezes falou.se do Silvio neste blogue, das vezes que se falou nao discordei das análises que foram feitas, especificamente no principio da época. No entanto, acho que só valorizamos devidamente um elemento da nossa equipa quando este não joga. Pegando exactamente nessa perspectiva, quando jogou o Maxi pelo Silvio (ex: Tottenham na Luz e Porto no Dragao) os espaços concedidos aos extremos adversários e espaço nas costas foram demasiados comparativamente. Raramente ultrapassado no 1x1 e no recurso à falta nem há comparação entre os 2´s(até o Ruben Amorim nao percebe como o Maxi nao foi expulso este ano!:)). Ofensivamente... Maxi claramente superior.

Um abraço

P.s- Para Kd uma análise ao discurso do Vitor Pereira no +Futebol(fiquei impressionado com a clarividência! )

Roberto Baggio disse...

Melhor trinco do mundo ->>>
http://possedebolla.blogspot.pt/

Eu prefiro o Sílvio

Anónimo disse...

Apesar de gostar muito do Maxi, de saber que honra e sente a camisola, de saber que controla o balneário, discordo da sua eleição: são inúmeras as vezes que descompensa o seu lado quando sobre sem critério. Vi quase todos os jogos na Luz esta época e acho que gostei mais de o ver a atacar do que a defender...

Quanto ao Patrício, também discordo: não é mau, mas dá grandes "casas" todas as épocas. Também não concordo com o Oblak, apesar de o achar muitíssimo mais seguro que o Moraes - quase não teve trabalho desde que atingiu a titularidade, devido ao excelente trabalho da defesa. O eleito deveria ser um guarda-redes com "muito trabalho" e que tenha feito a diferença em termos pontuais.

Do Porto apenas Jackson merece a chamada ao 11, assim como do Sporting só o WC.

Fernando Redondo disse...

Obrigado Baggio.
Do Oblak, tb partilhava da opiniao que tinha "sorte" de nunca ser testado a sério, até começar a reparar por ex. nas bolas aereas... deixou de haver aquela tremideira do Artur (que no ano passado bem custou pontos ao Benfica). novamente falo de valorizarmos de um jogador kd nao está em campo. O cruzamento do Quaresma para o Penalty do Porto sobre o Jackson, penso que se fosse o Oblak em vez do Paulo Lopes a bola nem xegava perto do avançado para ser discutido no jogo aereo. Terminando, se falarmos das defesas em prol do GR se calhar os melhores eram do Belenenses; do Olhanense..., pk foram postos á prova muito mais vezes :)

Roberto Baggio disse...

"O cruzamento do Quaresma para o Penalty do Porto sobre o Jackson, penso que se fosse o Oblak em vez do Paulo Lopes a bola nem xegava perto do avançado para ser discutido no jogo aereo. "

é isso mesmo. a segurança que ele transmite.
eu quando jogava, e tinha um GR na baliza, sentia que podia fazer tudo, podia errar, etc. Ele tava lá defendia. Sentia segurança, conforto. Quando tinha um gr cada bola que se aproximava da baliza me causava pânico.

Para mim o Patrício foi o melhor. Salvou o Sporting um N nr de vezes. Tanto para segurar resultados, como para manter a vantagem ampla (2 ou mais golos), como para que o adversário n ficasse em vantagem. Jogos atrás de jogos assim. Para mim, Patricio.

DC disse...

O Siqueira comprometeu a equipa muito mais que o Alex. Simplesmente a equipa respondia colectivamente melhor. A expulsão do Siqueira contra o Porto é de amador, podia (e devia se o Porto tivesse treinador) ter acabado com a eliminatória da taça. Não acabou e o pessoal acaba por se esquecer da estupidez dele, como se esqueceu doutras (ele até foi expulso mais que uma vez).

Roberto Baggio disse...

"Simplesmente a equipa respondia colectivamente melhor."

O pormenor que nunca te escapa.

Abraço :)

Ozil disse...

DC: És claramente parcial nas tuas análises. Maxi jogador de distrital? Siqueira a comprometer mais que Alex Sandro? Tira os óculos azuis!

markez disse...

Para mim apenas n percebo escolher o Maxi com base na época... e o Alex com base na qualidade intrinseca... porque esta época o Alex esteve muito mal em termos defensivos e n foi no 1x1... em termos de 1x1 concordo com o que alguém aqui disse... é provavelmente o melhor lateral no 1x1 defensivo... a sua força e capacidade de explosão fazem com que mm os alas explosivos se veja à rasca... o problema foi o alinhar com o resto da defesa... foi um caos... qq cruzamento da direita ou tabela era ver o Alex a ver só bola... a culpa em parte é do treinador mas para alguém supostamente tão inteligente a jogar parece-me q poderia ser mais autónomo no alinhamento com os resto dos colegas. O Siqueira n vi muitos jogos no inicio de época mas sinceramente fiquei impressionado com a sua qualidade... apenas uns excessos de confiança (ainda assim comprometedores) e facilitismos de quem sabe que tem qualidade.

cumps

Anónimo disse...

Eu discordo no trinco, porque apesar de reconhecer muito valor ao William, acho que o Fernando teve melhor rendimento. De resto, acho que entre o Siqueira e o Sandro é close...

Isto não quer dizer que o Sandro não seja muito melhor que o Siqueira (e o mesmo vale para o Danilo), mas isto é um prémio deste ano, e temos que ser sinceros, o Alex Sandro, por n motivos, esteve bem abaixo do que é capaz.

Depois há jogadores no Porto que em qualidade para mim são superiores a nomes no onze, mas a verdade é que fazendo a equipa uma má época, pouco se pode fazer dado a natureza do prémio.

Cumprimentos,

red wings disse...

No úlitmo jogo do campeonato,o Sálvio USOU-o e bem!!!

Luís Suarez disse...

Rui Patricio, Alex Sandro e Jackson....

No Rui até sou capaz de ter a minha dúvida, mas como é óbvio que o Oblack explodiu nesta segunda parte da época, em casa diferenciador os golos sofridos e os títulos separam os dois. Nesse caso Oblak ganha.

Alex Sandro e Jackson, até vou começar pelo Jackson.

Se o Porto este ano não chegou mais longe em todas as competições nacionais foi pela quantidade enorme de falhanços que teve o Jackson (também a nível europeu mas isso não interessa para aqui). O Lima jogou muito mais e de uma forma bem superior ao Jackson.

Quanto ao Alex Sandro, se uma equipa como inteiro joga mal e ainda por cima um jogador joga ainda pior nos jogos mais decisivos isto contra Benfica e Sporting, como é óbvio que não pode ser o melhor da época. Um jogador muito infantil nas abordagens aos lances.

Luís Suarez disse...

Este Blog perdeu toda a credibilidade com este post ao dar a sua "opinião"