sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sevilla de Emery. Debilidades defensivas. Por onde explorar.

Com preguiça de olhar para à equipa sevilhana do ponto de vista ofensivo. Mas, com a certeza de que tem bons princípios. Muita gente no corredor central, tabelas, apoios frontais, velocidade. Qualidade técnica. Mas, como não me farto de dizer, neste tipo de jogos (a eliminar, finais) a organização defensiva é um DETALHE super importante. Pelo que, ainda que com as ausências que vão ser notadas, o SLB pode encarar o jogo com confiança. A sua maior força é o colectivo, independentemente dos nomes que entrem em campo.

Unay Emery tem conceitos teóricos muito interessantes, para os processos ofensivos, e defensivos, como se pode ver aqui. No entanto, estando no seu segundo ano na equipa, as dificuldades da sua equipa em mostrar as ideias do treinador, no processo defensivo são evidentes. Já havia sido analisado no Posse de Bola, e no Lateral Esquerdo, relembro, no entanto, os artigos aqui, aqui, e aqui.

22 comentários:

EK disse...

Um amigo disse-me que, caso Jesus saia para o Mónaco (não acredito), era este que gostava que o substituísse.
Eu dei-lhe 3 nomes. Roberto Martinez, Vítor Pereira e Marco Silva. Exactamente por essa ordem. Sempre preferindo que Jesus fique. O que achas Baggio?

Unknown disse...

Viva Baggio

Antes de mais os meus parabéns pelos blogs (LE e PB). Embora já os siga há bastante tempo, é a primeira vez que comento. Acho que só agora começo a perceber um pouquinho de futebol para poder entrar nestes debates.
Quanto ao post, o que lá vem só me faz lamentar ainda mais as ausências de Enzo. A facilidade com que ele ultrapassa a contenção ia levar com certeza a muitas situação de igualdade e mesmo superioridade no ataque pelo centro. Assim, e com Markovic também de fora vamos depender quase sobretudo de Gaitán para aproveitar esses espaços centrais entre a defesa e o meio campo porque Rodrigo embora apareça muitas vezes nessa zona, quando consegue enquadrar bem continua na maior parte das vezes a decidir mal, como ainda se viu na final da taça da Liga.
Continuem o bom trabalho para que mais pessoas como eu possam começar a olhar para o jogo com outra forma de ver.

Abraço

Luís Ramos

Roberto Baggio disse...

Acho bem

JoãoMPN disse...

parece me que se tudo correr dentro da normalidade o benfica ganha facil... o rio ave é mais dificil que o sevilha...

Roberto Baggio disse...

Não creio que o Rio Ave seja de forma alguma mais difícil. Mas acredito que o Benfica é favorito. Mas para colocar as coisas no ponto certo, o Sevilha é mais difícil que o Tottenham, por exemplo.

Luís, obrigado. E sim, na máxima força o SLB era ultra favorito.

kchron disse...

A mobilidade de Rodrigo e Lima, e as entradas dos extremos vao desposicionar tanto aquela defesa...

Jorge Carolo disse...

Sulejmani no Ajax jogava frequentemente na direita, aproveitando com frequencia o espaço interior, principalmente por ser canhoto, visto que quando joga na esquerda se cola demasiado à linha à semelhança de Salvio...

Espero sinceramente que JJ lhe chama à atenção para isso e que Gaitan esteja nos seus dias...

Por ultimo seria também importante que quer Ruben e principalmente André Gomes procurem romper a contenção e aproveitar para lançar Rodrigo nas auto estradas daquela defesa...

Baggio,

Sucintamente,em termos ofensivos quais julgas serem os pontos mais fortes do Sevilha? Tem bons princípios?

Cumprimentos

David J. Pereira disse...

Bom dia!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca, para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

Hélder disse...

Encontrei o blog contrário ao vosso

http://vidadofutebol.blogspot.pt/

para quando um artigo de discussão entre os autores?

abcs

Hélder disse...

Encontrei o blog contrário ao vosso

http://vidadofutebol.blogspot.pt/

para quando um artigo de discussão entre os autores?

abcs

Anónimo disse...

É como o Lopes (Lopetegui): na teoria parece bem, vamos a ver na prática.
Mas espero mesmo que a teoria se cumpra, porque é de facto uma óptima oportunidade para dar cabo da maldição de Gutman.

Ps: não supersticioso, mas nisto sou muito.

Prosinecki disse...

Baggio,

Palpites para o meio-campo a apresentar?

Cumps

Anónimo disse...

"O Sevilha mais forte que o tottenham"

Baggio, estas a por-me assustado lol

Ac.

Roberto Baggio disse...

Jorge, tem, deixei acima no texto um pequeno pequeno resumo.
Prosinecki, A.Gomes e Amorim, Sulej, Gaitan.
Acho que Jesus vai jogar assim.
Hélder, cada um tem a sua ideia. Cabe a cada um defender dentro do seu espaço. Não há discussão nenhuma.

Roberto Baggio disse...

Eles atacam com bons princípios.

moskow disse...

preferia o A. Almeida a 6 em vez do A. Gomes sinceramente...mas acho que o Baggio tem razão...

Anónimo disse...

Prosinecki?

Benfiquista Tripeiro disse...

André Gomes atrás e Rúben Amorim à frente, certo?

Ou ao contrário?

Hugo Lopes disse...

Viva Baggio,

Não tenho o hábito de comentar mas hoje abri a excepção para falar do teu treinador preferido cá do burgo :)

Sei que admiras o trabalho do Jesus mas privilegias o Vítor Pereira, por materializar o jogo, essencialmente em posse.

Ele está no Mais futebol e está a ser um espectáculo.

Sou benfiquista e aprendi a admirar o Vitó aqui convosco.

Ele falou do Lucho, por causa da pergunta sobre a idade dos jogadores e ele abriu logo o livro, mencionando que era ele que pautava os equilíbrios da sua equipa, que era a extensão dele em campo, e que quase nem precisavam falar.

Depois, abriu o livro sobre aquilo que tem que ter na sua equipa. Disse que era um doente pela organização :).
Mencionou que nós, adeptos, adoramos ver a bola numa baliza e noutra, que isso é futebol, é espectáculo. Para ele é desorganização e não concebe que a sua equipa conceda tantas oportunidades de golo.

Talvez o programa não seja o ideal para explanar muito das sua ideias, mas estou a gostar muito.

Abraço e continuem "munta" fortes

Roberto Baggio disse...

Hugo, não vi. E não acredito que tenha dito algo que surpreenda ou que não tenha dito antes. Conheço muito bem o " bicho ", e não é por acaso que, para mim, é o melhor.
Cumprimentos e obrigado

André Lobo disse...

Parece-me que o Benfica independentemente das ausências vai acabar por ganhar, com muito mais dificuldade é certo mas vai fazê-lo. A diferença coletiva é grande e acho que fará a diferença.

Baggio,

Fal-se cada vez mais na saída do Leonardo Jardim de Alvalade e a sua substituição por Marco Silva. Apesar de reconhecer muito mérito ao Jardim, não gosto do futebol das suas equipas e não me parece que o Sporting vá passar daquilo que é hoje como coletivo,pelo menos a nivel ofensivo, por isso não achas que Marco Silva seria até um upgrade em relação ao madeirense?

Roberto Baggio disse...

"não achas que Marco Silva seria até um upgrade em relação ao madeirense?"

André, Só vendo