quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sobre o novo treinador do FC Porto


24 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Se a operacionalização for sequer parecida com o discurso.. é bom que JJ continue.


Caso contrário o campeonato não vai ter piada nenhuma.

Se Jardim e Jesus continuarem, vai ser um campeonato fantástico.

Anónimo disse...

Há um ditado antigo de que eu gosto muito, "palavras leva-os o vento". A sabedoria popular nunca falha.





masterzen disse...



Não coloco em causa as ideias dele, parecem-me muito positivas e ao encontro do que se defende por aqui e pela maior parte dos comentadores dos posts.

Quem segue o Barcelona sabe que existem pelo menos duas dezenas de treinadores hoje em dia que numa entrevista dirão precisamente o mesmo.

A diferença estará na operacionalização do discurso que profere.
Não acredito que o Porto com esta opção parta a frente do Benfica e do Sporting e nem sequer em pé de igualdade.
Será um projecto a três anos onde é preciso mudar muita coisa, para quem gosta deste estilo de jogo é de facto uma bênção receber um treinador que se enquadre nestes parâmetros.

Se lhe venderem o Mangala, Fernando e Jackson então entrará no campeonato bem atrás dos outros dois concorrentes.

DC disse...

Eu ainda estou bastante inseguro sobre ele mas já me está a dar algum gozo ver os adversários a compará-lo com Quique Flores e a dizer que o discurso não interessa. Pelo menos algum medo já está a causar.

Roberto Baggio disse...

A comparação é certamente por ser... Espanhol... Só! Enfim.

DC disse...

Espanhol e magrinho. Se fosse gordo era com o Camacho :)

NSC disse...

O Paulo Fonseca também falava bem e propunha um modelo de jogo muito elogiado.

Roberto Baggio disse...

DC, fico impressionado com as tuas batalhas no blogue do Master xD
Abc e boa sorte com isso hehehehe

Fabio Correia disse...

Concordo Bergkamp, se Jesus e Jardim fiquem pode ser um campeonato fantastico, ainda mais com Vitor Pereira no Braga.
Falando dele, acham que se por acaso o Jesus sai no final da epoca o VP seria a melhor escolha para o SLB continuar na mesma dinamica. O seja os dois tem muitas semelhanças no que toca o aspecto defensivo, pressing, ocupação dos espaços, equipa em bloco etc. Única diferencia flagrante (para mim) é na construção, Porto de VP era melhor mas posso estar enganado. Enfim isso tudo para perguntar se o VP encaixaria bem no modelo actual do SLB ?

P.S : Desculpam meu mau português

DC disse...

Baggio, é uma batalha perdida. O VP é a raiz de todos os males por lá :P

Anónimo disse...

Qual era o blogue do Masterzen? o 442? Luta tem tido o DC, e com resultados diga-se, no Reflexão :D

Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

VP seria campeão no SLB. Mas nunca treinará o Benfica...

Carlos Rodrigues disse...

Em teoria, o Luís Campos também deveria ser dos melhores treinadores portugueses... ou o Luís Castro, ou o ex-adjunto do Castro... na prática, a vida é muito sinuosa... vamos ver como Lopetegui se desenrasca...

O pior é que os jogadores de verdadeiro valor acrescentado no FCP (Jackson, Mangala, laterais e Fernando) devem estar todos de saída ou mesmo quase todos e depois eu vejo um défice enorme de qualidade para aquilo que tem sido a bitola a que o FCP nos tem habituado...

Quanto a mim, o FCP tem problemas sérios para resolver no centro da defesa (saindo Mangala), no MC (mesmo que Fernando fique...) e até nos extremos. Só mesmo Ghilas se perfila como solução no caso de uma eventual saída de Jackson...

Roberto Baggio disse...

Carlos, o Luís Campos não pah. a sério que não XD. Ele é fraquito na teoria.

E como eu já disse, anteriormente, se o Porto não tiver qualidade que lhe permita expressar um modelo de jogo de GRANDE qualidade, não tem qualquer tipo de exigência nesse sentido. Logo, "qualquer" oscilação e mau resultado neste primeiro ano será aceitável. Se tiver qualidade individual que acompanhe as palavras, então o treinador terá de levar connosco XD

Cumps

Nuno Ferreira disse...

Lembram-se do Adriaanse?
Grande discurso e ideias. Vinha implantar a filosofia do Ajax
Os resultados comecaram a falhar e adeus conviccoes...
Vamos esperar

LUIS REIS disse...

Teoricos abundam no futebol, aliás se fosse pela teoria diria que muitos comentadores das nossas televisões seriam treinadores de excelência.

Engraçado é que no momento em que o fcp descurou toda a sua formação em que as suas equipas de formação não demonstram competitividade tenham ido contratar um treinador que as únicas virtudes conhecidas é o de trabalhar bem com jovens, não faz grande sentido

Existe claramente uma mudança no paradigma do futebol Português, não digo que forçamente que o Benfica vá ganhar no próximo ano, o que digo é que existe um novo equilibro de forças até de posições… Tenho de recuar muitos anos para ver o fcp e os clubes de lisboa de costas voltadas em simultâneo, a velha politica de dividir para reinar não me parece ser possível enquanto LFV e BC forem presidentes do Benfica e Sporting respetivamente.

Pinto da Costa, cuja perpetuação no poder não compreendo está a levar a divisões no interior do clube, não vejo uma preparação cuidada para a sua sucessão, consta que inclusive nos últimos tempos têm dado preferência ao filho criando uma desconfiança naqueles que o sempre rodearam e lhe foram fieis, com já referi, a necessidade que teve em mostrar a união de toda a direção é sinal evidente de alguma cissão interna, alguém acredita de que as noticias e Antero Henriques próximo do PSG foram mera coincidência???? O clube demonstra também alguma fragilidade a nível financeiro, nomeadamente em termos de liquidez, levando mesmo ao bater da porta do seu diretor financeiro antevendo que maus ventos se aproximam…

Fala-se com alguma insistência numa mudança de ciclo, claramente é o que está a acontecer, não digo, nem sequer arrisco que o Benfica possa tomar conta da hegemonia do futebol português a curto prazo pelo menos da forma tão marcante que o fcp conseguiu, é um processo gradual, mas arrisco-me a dizer que o fará sem duvida alguma a médio prazo.

O Benfica por estas alturas é o clube que melhor trabalha na formação, veja-se os resultados que têm obtido nos últimos 2 anos e da quantidade de jogadores que o clube fornece ás seleções jovens, a aproveitamento virá a seu tempo até porque as exigências financeiras são cada vez maiores, muito do futuro dos clubes passa por esta vertente

Há 30 anos o Rio Ave chegou a uma final da taça de Portugal que perdeu com o fcp, mais ou menos coincidente com uma mudança de ciclo, engraçado que 30 anos depois o Rio Ave marque presença na Final da Taça de Portugal, desta vez contra o Benfica e que poderá também ser um ponto de viragem


masterzen disse...


Baggio,

Já tenho um blog e não sei de nada?!!
Ahahahahahah

Andam a escrever por mim e não sei? Qual é o link?

Abraço


LGS disse...

"VP seria campeão no SLB. Mas nunca treinará o Benfica..."


Elabora lá mais sobre isso Baggio. Achas isso por ele ou pelo SLB (dirigentes e/ou adeptos)?

Posso estar a fazer confusão, mas tenho impressão de ter lido algures, pouco depois de ele chegar às arábias, que ele não punha de lado a hipótese de treinar o Benfica ou o Sporting.


Abraço

Marco Morais disse...

Pronto! o Lopetegui é um teórico e ninguém se lembrou de ver a Espanha sub-21 jogar. Procurem os jogos online (se quiserem até vos deixo o site). É um senhor que tem dois campeonatos da Europa conquistados, com um futebol excelente.

"Mas, Marco, ele tinha a melhor equipa!"

Pois tinha. Mas claro nunca ninguém falhou com grandes equipas. Assim de repente até me lembro do Fernandez que teve aquele que era de longe o melhor plantel que me lembro no Porto. Isto em termos de potencial? E o que foi ganho? Uma Final da Intercontinental, contra uma equipa que não lembra a ninguém.

O Lopetegui tem ideias e tem provas dadas. Operacionalizar um modelo de jogo daquela excelência numa selecção - onde os períodos para treinar são bastante curtos - não me deixa dúvidas. Aliás esse para mim não é um argumento contra. É aliás - como já repararam - bem a favor. Claro que os dois campeonatos da Europa lhe caíram por acaso no bolso.

Não digo com isto que seja certo o triunfo. No entanto não me parece que seja uma aposta arriscada.

Passem aqui e comentem o meu texto sobre o 'tegui-taka':

www.facebook.com/agambeta

Marco Morais disse...

Curiosamente o VP até pode ser uma boa opção para... o Sporting.

Hoje fala-se, com insistência, num princípio de acordo entre Leonardo Jardim e os 'árabes' do Mónaco.

Paolo Maldini disse...

marco, no rojadirecta os jogos ja n tao lá... arranjas site p os sacar?abraço

Marco Morais disse...

Arranjo pois! neste site dá para os veres sem precisares de sacar. Fazes uma pesquisa na barra 'custom search' da google com 'spain u21' e é só escolheres.

http://livefootballvideo.com/fullmatch

Anónimo disse...

Baggio , seria interessante fazer uma analise ao modelo de lopetegui nos sub21 , o que achas ?

Roberto Baggio disse...

Eu não acho, honestamente, interessante modelos de selecções. Pode ser que o Maldini ou o Bergkamp discordem e façam. A selecção tem muitas diferenças.
Sobretudo porque o modelo é transversal à todos os escalões.
Mas como disse, pode ser que os outros discordem e façam.
Cumps