segunda-feira, 30 de junho de 2014

Controlo da profundidade

A importância de ter um Guarda Redes que é mais um jogador em campo. Hoje, em grandes equipas, que joguem com um bloco altíssimo, é essencial que ele faça parte das tarefas defensivas. E que esteja contemplado no modelo de jogo por forma a controlar melhor o espaço nas costas da última linha defensiva. Sem esquecer a importância que ele tem na primeira fase de construção, por forma a contornar a pressão adversária. Procurando os colegas melhor colocados em posições adiantadas, servindo constantemente como linha de passe (cobertura ofensiva) aos colegas da última linha. Ter Neuer é ter metade do trabalho feito.
As impressões do primeiro jogo contra Portugal, bem como no jogo contra o Gana, mantêm-se. Gosto dos princípios ofensivos, exceptuando a falta de largura, como havia afirmado algures na caixa de comentários após o jogo com a selecção nacional.

32 comentários:

Marte 8 disse...

A melhoria da Alemanha quando Lahm foi para a Lateral-Direita foi evidente. Não se percebe a escolha daqueles centrais para a lateral

Anónimo disse...

Off Topic: Ter Vítor Pereira nos comentários é outra coisa. Pena é ainda estar lá o outro comentador lol.

Evolução estrondosa do Neuer a nível de jogo de pés e leitura de jogo. Incrível como Guardiola melhora o jogo da selecção do país onde se encontra.

Anónimo disse...

A fazer lembrar o Vitor Baía.

Miguel Borges disse...

Hoje mais uma vez tive de vos dar razão. Foi muito bom ouvir o Vitor Pereira a comentar o jogo Argélia-Alemanha, muito melhor que Tadeias, Bruno Prata, etc. Pena o jornalista ao lado não ter a mesma qualidade.

Pedro Ribeiro disse...

De facto, Neuer esteve brilhante, mesmo tendo de fazer pouquíssimas defesas.

Pessoalmente, não acho que a Alemanha seja tão forte quanto dizem. A linha defensiva sem Hummels é medíocre. Se por exemplo compararmos a qualidade individual da defesa brasileira com a alemã, a diferença é abissal. Para além disso, a Alemanha não tem laterais, o que é um grande handicap para uma equipa com um jogo interior muito forte, mas que sem largura não é assim tão complicado contrariar. Não sei até se não seria melhor recolocar Lahm na lateral. É um dilema. Por estranho que pareça numa selecção destas, a manta parece curta.

Roberto Baggio disse...

Sem Hummels, e sem Lahm. O Grozkreuts poderia jogar facilmente como lateral, e garantia largura em profundidade. A dupla de centrais é ridícula. Boateng e Mertesacker, bahhh fazem-me náuseas lol

Marco Morais disse...

Baggio, o que é que achas do Lahm nos momentos defensivos?

Roberto Baggio disse...

Agora é que me lixaste Marco hahahahah
É que eu não queria dizer isso a ninguém :)

Hélder disse...

O Neuer é uma besta. Está ao nível do Messi para guarda-redes. Já o ano passado era uma besta, este ano é o melhor jogador do Bayern.

Se o Oliver vem para o Porto, espero bem que este Benji fique na Alemanha

Hélder disse...

O Neuer é uma besta. Está ao nível do Messi para guarda-redes. Já o ano passado era uma besta, este ano é o melhor jogador do Bayern.

Se o Oliver vem para o Porto, espero bem que este Benji fique na Alemanha

Luís Carvalho disse...

VP em grande forma no comentário, com ele deu para aprender. Já agora não era preferível meter na esquerda o schmelzer que ficou fora dos convocados nem sei bem porquê. Centrai caoticos ao nível de um bruno Alves.

FC disse...

Ver este "metercháquer" a jogar mete dó.
Se ele perde 90% das bolas pelo ar (contra um Slimani em forma, mas mm assim), qual é o seu verdadeiro ponto forte? Barreira nos livres?

Eu colocava Lahm e Grosskreuts nas laterais, e deixava o khedira no meio. A questão é: a diferença de khedira para lahm é menor que diferença de Lahm para laterais? Eu diria que sim, sem sombra de dúvidas.

Excelentes comentários do VP, lembrou-me o Mourinho no Euro 2004. O execrável "relator" de serviço da rtp andou a assassinar a pronúncia dos alemães (xurrel?).

Roberto Baggio disse...

FC, o teu comentário é lindo, soltei uma gargalhada a esta hora que nem te passa hahahahahahaha cosa bella!

até eu que n percebo nd de línguas (pt incluido) sei como se pronuncia o nome dele XD heheheh

Maurício Oliveira disse...

Baggio como nesse time da Alemanha voce conciliaria a questão de criação de linhas de pase no corredor central, com a largura necessaria mas deficiente no time alemão?

DC disse...

O Schmelzer está lesionado, tenho a certeza, e penso que o Grosskreuz também.
O Low pode não ser um génio mas não ia colocar estes laterais se tivesse o Schmelzer.
Além disso as lesões do Gundogan, Bender e Kreus também o obrigam a usar mais o Lahm no meio-campo.

João Nogueira disse...

Baggio, de facto ter o Vitor Pereira a comentar foi como ter uma aula de futebol em directo! ;) Assim aprende-se e percebe-se coisas que ás vezes passam ao lado ao ver um jogo. Porque com os outros comentadores é só falar da cor das chuteiras, das namoradas deles, se são boas ou más pessoas e alguns ateimam no "mertercharcker" durante 120 minutos.

Tirando este aparte, nota-se a diferença da Alemanha a jogar com laterais que dão profundidade, em vez de laterais puramente defensivos. Com Lahm à direita foi outra conversa e penso que Grosskreutz ou mesmo Durm à esquerda seria muito melhores que Howedes. Já agora, o Muller percebe muito de futebol!

Quanto à Argélia, merece um aplauso. Tácticamente surpreenderam-me bastante ontem frente a uma equipa bastante forte, mostram bons principios de jogo, qualidade na decisão (excepto um ou outro erro e no prolongamento com o cansaço) e muita agressividade no momento de pressão após perda da bola, o que deixou os alemães, sobretudo na primeira parte, sem saber como contornar a situação.

Abraço!

Signori disse...

Sem dúvida, VP colocou bem o dedo na ferida, a Alemanha sem laterais a darem largura torna o jogo previsível, depois pouco fluído e dinâmico, exatamente por ser previsível, além de que assim tem dificuldades em encontrar espaços intralinhas. Assim o seu jogo é mais fácil de anular, surgindo mais perdas de bola em zona central na fase de construção (aconteceu muito no passe a solicitar o apoio vertical, era previsível que esse passe saísse, e o adversário reagia bem na antecipação), levando com alguns sustos na transição por causa disso. Já contra o Gana foi assim.

de qualquer maneira, gosto das movimentações interiores da Alemanha, da paciência, e do cinismo com que em 1/2 passes e com a qualidade das movimentações pode desmontar uma defesa. Com melhor largura, é para mim a principal candidata, gosto muito das suas movimentações pelo meio, há boas ideias ali, e a equipa quando tem a bola sabe muito bem o que fazer.

Roberto Baggio disse...

Maurício, não sei...

Anónimo disse...

foi interessante também como o VP chamou a atenção como é difícil de avaliar um jogo pela televisão. a raiz dos problemas da alemanha não foi visível nas imagens, sempre a seguir a bola, quando o jogo de certa forma "estava a acontecer na outra ala", onde faltou a largura.

ah, e adorei a menção ao Kelvin... 8p

DC disse...

Desculpem o off-topic mas apesar de saber que as estatísticas não explicam tudo, achei este artigo muito completo e bastante interessante. Acho que também vos pode interessar.

http://fivethirtyeight.com/features/lionel-messi-is-impossible/

Rui disse...

É excelente, talvez o melhor guarda-redes que a Alemanha tem desde Schumacher. Mas não acham que quem esteve mesmo brilhante foi o guarda-redes argelino? Para mim, fez a melhor defesa do Mundial (para além de outras excelentes intervenções).

Rui Sousa disse...

Baggio e a pergunta acerca do Lahm ? Elucida-nos :P

Pedro Ribeiro disse...

DC, esse artigo é fantástico. Mesmo que alguns indicadores estatísticos possam ser relativizados, não há dúvida que o seu conjunto dá uma boa ideia do quão genial é Messi (como se não se soubéssemos) e não desvaloriza Ronaldo, embora a inevitável comparação seja claramente favorável ao argentino.

Marco Morais disse...

Baggio, lá está =)) Não dizes tu, mas digo eu: inexistente!

A lesão do Mustafi vai ser a melhor coisa que aconteceu ao Löw.

Carlos Costa disse...

O comentador da RTP era péssimo, tirou-me parte do prazer de ver um jogo tão agradável.
Quando saiu o Mustafi até disse que Lahm podia ir para central, nunca ouvi maior disparate.
Depois entrou o "KheNdira", disse os nomes todos mal mas este foi o pior.

Anónimo disse...

Que dizer da exibição do Rojo hoje? Muito curioso.

DC disse...

O Rojo vai bater o recorde de cruzamentos num só jogo. Hoje foram 350 pelo menos.

Ricardo Perna disse...

Curioso o artigo de opinião/crónica do Luís Mateus no Maisfutebol. Não é um contributo técnico para a discussão, é mais poético, mas não deixa de ser na mesma linha... :)

http://www.maisfutebol.iol.pt/opiniao-falar-de-bola-nao-crucifiquem-mais-o-barbosa-cronica-argelia-luis-mateus-neuer-mundial-2014-selecao-argelia/53b20e5d0cf2feb17625dce1.html

Fábio disse...

Foi muito interessante ouvir o VP a falar constantemente em alguns temas. Notava-se por ex uma obsessão pelo controlo da profundidade...
Pena que em tantos jogos que já aconteceram, ele só ter comentado este (julgo eu) e o pior de tudo e que normalmente são muito muito maus os restantes... é que aprende-se a sério quando é ele a comentar. Já quando são outros, sinto-me a ficar cada vez mais burro.

Anónimo disse...

http://9gag.com/gag/a8WZK41

Anónimo disse...

só se fala em neymar, messi, james... para mim toni kroos merece tanto como esses ser hipotese para melhor do mundial ate agora.

nao e ele que esta nos highlights, nos golos todos, nas assistencias todas.

mas nao estando, esta em tudo naquela equipa. fabuloso.

Anónimo disse...

jazus agora a ler os comentarios é que me lembrei que falta aqui o Reus... a largura que daria ao ataque...